Вы находитесь на странице: 1из 7

De acordo com o comando a que cada um dos itens de 51 a 120 se refira, marque, na folha de respostas, para cada item:

o campo designado com o cdigo C, caso julgue o item CERTO; ou o campo designado com o cdigo E, caso julgue o item ERRADO. A ausncia de marcao ou a marcao de ambos os campos no sero apenadas, ou seja, no recebero pontuao negativa. Para as devidas marcaes, use a folha de respostas, nico documento vlido para a correo das suas provas.

CONHECIMENTOS ESPECFICOS
Julgue os itens seguintes, acerca da atividade de uma biblioteca de fornecer informaes sobre suas novas aquisies aos seus usurios.
51

A administrao de uma biblioteca envolve uma srie de tomada de decises, que incluem, por exemplo, aspectos relativos ao ambiente fsico, gesto de pessoas e de recursos materiais. Julgue os itens que se seguem relativos a esses temas.
62

Conhecer as necessidades de informao dos usurios e considerar os recursos humanos e financeiros que sero investidos so atribuies exclusivas do gerente da biblioteca, no podendo ser executada por um bibliotecrio de referncia. O treinamento de pessoal sobre tcnicas e mtodos de disseminao seletiva da informao um aspecto a ser considerado para atingir o objetivo dessa atividade. A utilizao de um folder adequada para divulgar os dados bibliogrficos dos novos documentos adquiridos pela biblioteca.

52

53

Com respeito tica profissional e ao mercado de trabalho do profissional da informao, julgue os itens a seguir.
54

Independentemente das novas denominaes para a profisso de bibliotecrio, o cerne da prtica profissional continua o mesmo e contempla o gerenciamento, a organizao, o armazenamento, o processamento e a disseminao da informao. No mercado de trabalho nacional, h um nicho ainda noocupado por bibliotecrios que inclui editoras, livrarias, empresas privadas, provedores de Internet, entre outros. Em relao aos colegas de profisso, o bibliotecrio deve evitar comentrios desabonadores sobre a atuao profissional, exceo dos seguintes casos: denncias e quando o bibliotecrio encontra-se em posio hierrquica superior.

Em atividades de processamento eletrnico de dados, a medio do nmero individual de toques sobre o teclado pode sempre ser usada como premiao de eficincia. 63 Na soluo de problemas ergonmicos em bibliotecas, fatores ambientais (rudos, iluminao, clima) e informaes visuais e operacionais so as nicas categorias passveis de avaliao ergonmica por meio de listas de verificao. 64 O uso de novas tecnologias e de recursos eletrnicos em bibliotecas afeta o planejamento do espao fsico de duas maneiras: se, por um lado, so necessrias reformas e ampliaes para acomodar novos equipamentos informticos, por outro, h uma tendncia de diminuio do acervo fsico, com o crescente uso e acesso aos peridicos eletrnicos, estabelecendo-se, assim, um equilbrio. 65 A criao de um programa que avalie as necessidades do espao fsico da unidade de informao deve contar, minimamente, com os seguintes critrios: qualidade, funcionalidade, flexibilidade e durabilidade. O desenvolvimento de colees em uma unidade de informao envolve procedimentos tcnicos e gerenciais, no intuito de atender clientela e mantenedora daquela unidade. Julgue os itens a seguir, acerca do desenvolvimento de colees.
66

55

56

67

A Cincia da Informao (CI) um campo cientfico que se relaciona com Biblioteconomia, Arquivologia e Museologia, sendo a atividade de pesquisa comum a todas. Julgue os itens a seguir, relativos a essas reas de conhecimento.
57 58

O objeto de estudo da CI a informao, em todos os seus aspectos e de todos os pontos de vista. Segundo a teoria das trs idades, o perodo de atividade o perodo durante o qual os documentos ativos so indispensveis manuteno das atividades quotidianas de uma administrao, at passarem diretamente para o perodo de inatividade. A Biblioteconomia tem por paradigma a biblioteca e as idias a ela relacionadas, j a CI tem por paradigma as idias concernentes aos processos que envolvem o movimento da informao em um sistema de informao humana. A Museologia est voltada unicamente para a preservao das evidncias materiais do homem. O estudo de caso uma investigao emprica que pesquisa fenmenos dentro de seu contexto real, em que o pesquisador, por meio de tcnicas apropriadas, tem controle sobre os eventos ou variveis.

68

69

59

60 61

70

No fluxograma de uma biblioteca, o acoplamento das atividades de seleo e aquisio por um smbolo de conexo indica que os tempos e valores correspondentes a cada operao devem ser compatibilizados. O processo de aquisio de colees deve ter uma poltica prpria, explicitada em um documento em que estejam definidas as prioridades, orientaes para alocao de recursos, fontes de financiamento, entre outras informaes, e que servir como um instrumento de orientao e integrao aos novos profissionais que venham a fazer parte da equipe de trabalho. A preciso, como um critrio de seleo de documentos, envolve avaliar a validade, segurana e confiana das informaes. Por esse motivo, o critrio de preciso no se aplica seleo de documentos eletrnicos porque no h filtros de informaes para avaliar esses aspectos na rede mundial de computadores. A elaborao de polticas que visem formao e ao desenvolvimento de colees envolve a tomada de decises relacionadas s diretrizes de preservao e conservao dos recursos informacionais, indicao do responsvel pela atividade de seleo, ao estabelecimento de diretrizes para a avaliao das colees e indicao de prazos para reviso das polticas, entre outras. O processamento tcnico e o armazenamento que sero empregados para materiais impressos adquiridos por uma unidade de informao tm de ser considerados no processo de compra e no planejamento oramentrio, pois refletem no custo total do material, exceo dos casos em que a verba advm de adiantamento.

UnB/CESPE IPEA

Cargo 5: Tcnico de Desenvolvimento e Administrao Perfil: Biblioteconomia, Documentao e Informao

O servio de referncia definido como uma interface entre a informao e o usurio, mediado pelo bibliotecrio de referncia. Julgue os itens subseqentes, relacionados a esse tema.
71

A Classificao Decimal de Dewey (CDD), como uma linguagem documentria, deve tornar possvel a comunicao usuriosistema. Julgue os itens seguintes, com relao CDD.
79

O objetivo secundrio de uma entrevista de referncia tentar determinar a resposta provvel do usurio, ou seja, obter uma idia do nvel, da forma e da quantidade de material que o usurio deseja. Utilizando perguntas abertas durante a entrevista, o bibliotecrio amplia as possibilidades de obter essas especificaes. O uso de chat no servio de referncia apresenta semelhanas com a entrevista de referncia tradicional, pois simula a interao ao vivo entre bibliotecrio e usurio. O atendimento ao usurio via correio eletrnico no necessita de investimentos vultosos em tecnologia e sua implementao se d pelo e-mail bsico e por formulrio web, caracterizando, assim, um servio de referncia digital assncrono.

A CDD, apesar de tentar abranger todo o conhecimento, conta com uma estruturao que dificulta a incluso de novos conceitos e uma viso mais moderna da cincia. Ao buscar uma maior especificidade de um assunto ou contedo, mais vivel utilizar outra linguagem documentria, relativa ao domnio em questo e no a CDD, porque ela no permite a combinao de assuntos complexos. Na CDD, uma subdiviso de forma sempre precede a notao de assunto, por exemplo, 330.5, se refere a um dicionrio de Economia. Para dividir um assunto pelo local, basta que o classificador recorra ao ndice e sob o nome do pas encontre a notao correspondente na classe Histria, utilizando a notao (4/9) para pases do mundo moderno, j que todo nmero colocado entre parnteses identifica uma subdiviso geogrfica.

80

72

81

73

82

Julgue os itens a seguir, com respeito aos documentos eletrnicos.


74

A preservao de documentos eletrnicos constitui um conjunto de aes destinadas a conferir viabilidade em longo prazo aos objetos digitais de valor contnuo. Essas aes incluem a preservao lgica, relacionada s questes de hardware e software, e a preservao intelectual, relacionada garantia de autenticidade e integridade do contedo intelectual dos documentos. Documentos eletrnicos na rede mundial de computadores que no so acessveis por meio de mecanismos de busca possuem como caracterstica a dinamicidade, isto , so gerados a partir de uma busca especfica em um banco de dados, constituindo a chamada Web profunda. A utilizao de linguagens de marcao internacionais abertas (como HTML e o XML) na produo de documentos eletrnicos permite a criao de documentos portveis, isto , documentos que independem de um determinado software,ou hardware, ou sistema operacional. A ferramenta wiki utilizada para a criao de documentos eletrnicos de forma colaborativa e apresenta como vantagens a facilidade de manuseio, criao e edio de contedos. Os repositrios digitais propiciam o armazenamento, a preservao, a disseminao e o acesso de documentos tcnicos e cientficos em formato eletrnico, garantindo o compartilhamento de contedos por meio de protocolos de interoperabilidade, tornando-os acessveis aos provedores de servios nacionais e internacionais.

Julgue os itens que se seguem, acerca da catalogao de filmes cinematogrficos, gravaes de vdeo e CD-ROMs segundo o Cdigo de Catalogao Anglo-Americano (AACR2).
83

75

Na catalogao de vdeos e filmes em fitas de vdeo do tipo VHS, consideram-se ttulos equivalentes os ttulos em outras lnguas, encontrados na fonte principal de informao, que so o prprio filme ou vdeo, o invlucro e a etiqueta, se forem partes integrantes do filme ou do vdeo em questo. A durao de um filme ou vdeo em fitas de vdeo do tipo VHS deve ser registrada entre parnteses, antecedida pela designao geral do material, seguida de outros detalhes fsicos e dimenses quando apropriados, empregando-se as mesmas abreviaturas utilizadas na descrio de CD-ROMs. Na catalogao de um CD-ROM que contm um sistema operacional, o ponto de acesso principal o ttulo e faz-se ponto de acesso secundrio para a empresa responsvel pelo contedo. Gravaes de vdeo e filmes, em geral, so obras resultantes da contribuio de vrias pessoas, e a forma mais comum de escolha do ponto de acesso o ttulo, de acordo com o captulo 21 da AACR2, em consonncia com a tradio norte-americana que no reconhece o diretor como autor. Na catalogao de um CD-ROM como material adicional, isto , publicado com outro item e destinado a ser usado com ele, apenas a descrio em nota a correta.

84

76

85

77

86

78

87

UnB/CESPE IPEA

Cargo 5: Tcnico de Desenvolvimento e Administrao Perfil: Biblioteconomia, Documentao e Informao

Julgue os itens seguintes, relacionados a bibliografia, princpios e padres de tratamento da informao.


88

98

A atual Declarao de Princpios Internacionais de Catalogao visa substituio e ao alargamento da Internacional Standard for Bibliographic Descriptions (ISBD), de apenas obras textuais a todo o tipo de materiais, e da simples escolha e forma de entrada, at todos os aspectos dos registros bibliogrficos e de autoridade utilizados em catlogos de bibliotecas. A bibliografia resultou da necessidade de organizao do conhecimento produzido pelo homem para melhor utiliz-lo, e sua origem remonta aos tabletes de terracota da biblioteca de Assurbanipal e aos pergaminhos da biblioteca de Alexandria. A norma ISO 2709 utilizada para o registro de dados bibliogrficos, isto , refere-se ao contedo, ao tamanho, estrutura e ao leiaute fsico contidos nos registros, atribuindo significados especficos aos designadores de contedo para permitir a comunicao e o intercmbio de registros bibliogrficos. Tiragens limitadas e dificuldades de distribuio de determinadas fontes bibliogrficas, como teses e dissertaes, afetaram a organizao e a publicao de bibliografias que cobrem a literatura cientfica e tecnolgica no Brasil. Uma bibliografia que adota um arranjo sistemtico dispensa o uso de um ndice alfabtico de assuntos.

Quanto revocao, a recuperao da documentao jurdica apresenta caractersticas distintas em relao documentao tcnico-cientfica. Apesar do grande volume de jurisprudncia e legislao produzida, o sistema de recuperao dessas informaes jurdicas deve ser desenhado de forma a obter um grau de revocao igual a 1. Os atos de carter normativo e os de carter judicial compem a documentao jurdica. No Brasil, a publicao desses tipos de atos do Poder Judicirio restringe-se ao Dirio da Justia.

99

89

90

No desenvolvimento de colees, a aquisio um processo administrativo que tem por objetivo assegurar a posse do material selecionado para uma biblioteca. Na administrao pblica, a aquisio por compra deve observar a legislao relativa licitao. Com respeito a esse tema, julgue os itens seguintes.
100 A compra de material bibliogrfico com valor total de

91

R$ 100.000,00 deve ser feita pela modalidade convite, observando-se as exigncias de habilitao jurdica e qualificao tcnica.
101 dispensvel de licitao a aquisio de material

92

bibliogrfico destinados exclusivamente pesquisa cientfica e tecnolgica com recursos concedidos por instituies de fomento pesquisa credenciadas pelo CNPq para esse fim especfico.
102 Os avisos contendo os resumos dos editais de licitao para

Com referncia a redes eletrnicas e no-eletrnicas, julgue os itens a seguir.


93

O objetivo de uma rede de longa distncia compartilhar recursos de computao, como, por exemplo, processadores e memrias em disco entre um grupo de usurios, utilizando as topologias em estrela, anel e barra. O advento das redes eletrnicas de telecomunicaes e de computadores foi determinante para ampliar a cooperao entre redes de bibliotecas, como o emprstimo entre bibliotecas e o intercmbio de registros bibliogrficos, a exemplo dos servios prestados s bibliotecas associadas ao Online Computer Library Center (OCLC). Para a comunicao em rede foi desenvolvido o conceito ISO/OSI, que apresenta sete camadas superpostas do meio fsico de comunicao e um modelo padro para protocolos em rede de aplicaes distribudas.

aquisio de material bibliogrfico para a uma biblioteca como a do IPEA devem ser publicados na seo 3 do Dirio Oficial da Unio. Julgue os itens seguintes, com relao padronizao de uma publicao seriada hipottica intitulada Boletim do Instituto de Pesquisa Econmica Aplicada, de acordo com as normas tcnicas da rea de documentao.
103 No ndice cumulativo da publicao recomenda-se que os

94

cabealhos para nomes prprios sejam elaborados conforme a AACR2. Dessa forma, correta a remissiva: ONU ver tambm Organizao das Naes Unidas.
104 Se o texto da publicao apresentado em mais de um

95

idioma, recomenda-se um sumrio separado para cada idioma, em pginas distintas.


105 Em cada fascculo, os resumos informativos dos artigos, com

Acerca da documentao geral e jurdica, julgue os itens subseqentes.


96

Com a introduo das tcnicas de documentao para a organizao da informao especializada, surgiram as publicaes denominadas ndices e resumos, as quais adotam o mtodo alfabtico de ordenao para evitar a disperso de referncias a assuntos correlatos. A necessidade de processamento analtico dos peridicos cientficos influenciou o surgimento da documentao, pois as tcnicas tradicionais da biblioteconomia, orientadas para os livros, no se aplicavam recuperao e ao acesso desse tipo de documento.

cerca de 50 a 250 palavras, devem ser precedidos da referncia bibliogrfica e seguidos das palavras-chave dispostas abaixo do resumo.
106 Segundo a norma de abreviao de ttulos de peridicos e

97

publicaes seriadas da ABNT, grafa-se a letra inicial dos substantivos com maiscula e a dos adjetivos em minsculas. Portanto, correta a seguinte abreviatura do ttulo da publicao B. Inst. Pesq. econ. apl.
107 As referncias bibliogrficas dos documentos citados nos

artigos devem ser ordenadas de acordo com o sistema de chamada utilizado no texto, que numrico ou autor-data.

UnB/CESPE IPEA

Cargo 5: Tcnico de Desenvolvimento e Administrao Perfil: Biblioteconomia, Documentao e Informao

As linguagens documentrias so utilizadas para representar o contedo dos documentos e para a recuperao da informao. Julgue os itens seguintes, acerca dessas linguagens.
108 Uma linguagem documentria representa um ponto de vista

particular sobre a realidade, caracterizado pelas necessidades dos usurios, pelas caractersticas de determinado sistema de informao e pela estrutura conceitual da(s) rea(s) do conhecimento coberta(s) por essa linguagem.
109 Nos tesauros, o vrtice de uma hierarquia do tipo gnero-

Julgue os itens subseqentes com respeito ao processo de internalizao, pelos indivduos, de conceitos, atitudes e habilidades necessrios interao com o universo informacional, denominado competncia informacional, alfabetizao informacional ou habilidade informacional (information literacy).
115 Entre as concepes de competncia informacional, a

espcie o gnero, enquanto que, na relao partitiva, o vrtice a parte que compe o todo.
110 Uma caracterstica comum linguagem natural e

concepo cognitiva tem como foco o acesso informao, com nfase na tecnologia da informao, e prioriza a abordagem do ponto de vista dos sistemas, com o aprendizado de mecanismos de busca e uso de informaes em ambientes eletrnicos.
116 A

linguagem documentria seu carter arbitrrio, ou seja, no h uma relao intrnseca entre as coisas e os nomes dados a elas. As diferentes formas de condensao do contedo dos documentos produzem diferentes representaes de contedo. Julgue os itens a seguir, relativos aos seguintes tipos de representao: os ndices e os resumos.
111 Os catlogos sistemticos e os arquivos invertidos so tipos

competncia informacional exige capacidade de aprendizado ativo, independente e permanente, sem implicar, no entanto, uma capacidade de avaliao crtica sobre o universo informacional. encontra respaldo em prticas curriculares, tais como o currculo integrado, e em modelos educacionais que preconizam a repetio da ao como forma de provocar uma resposta desejvel.

117 A educao voltada para a competncia informacional

de ndices, pois indicam a existncia e a localizao de um tpico em um documento ou em uma coleo de documentos.
112 Os ndices de citao possibilitam encontrar, para

O CD-ROM um meio de acesso informao que funciona como alternativa ao acesso em linha a bases de dados. Julgue os itens a seguir, acerca desses diferentes meios de consulta a bases de dados.
118 Recursos de busca tais como lgica booleana, truncamento,

determinado item bibliogrfico conhecido, itens bibliogrficos posteriores que o citaram. Uma deficincia desses ndices que no possibilitam a busca por palavraschave.
113 Os resumos indicativos fornecem mais pontos de acesso do

buscas em campos especficos e buscas em expresses so utilizados tanto para acesso em bases de dados em CD-ROM quanto para o acesso em linha a bases de dados.
119 A consulta a bases de dados em linha ou armazenadas em

que os resumos informativos e, portanto, maior o seu potencial de permitir alta revocao na recuperao de informaes.
114 Quanto funo, os resumos estruturados so mais eficientes

CD-ROM utiliza linguagens de comando e interfaces grficas baseadas em menus para definir as caractersticas e operaes necessrias busca.
120 Os custos fixos de assinatura de bases de dados em

do que os resumos indicativos e informativos na avaliao da relevncia de um documento.

CD-ROM so mais fceis de gerenciar do que os custos variveis relativos ao acesso a bases de dados em linha.

UnB/CESPE IPEA

Cargo 5: Tcnico de Desenvolvimento e Administrao Perfil: Biblioteconomia, Documentao e Informao

PROVA DISCURSIVA
Nesta prova, que vale 10 pontos, faa o que se pede, usando os espaos para rascunho indicados no presente caderno. Em seguida, transcreva o texto para a FOLHA DE TEXTO DEFINITIVO DA PROVA DISCURSIVA, nos locais apropriados, pois no ser avaliado fragmento de texto escrito em local indevido. Qualquer fragmento de texto alm da extenso mxima de trinta linhas ser desconsiderado. Na folha de texto definitivo, identifique-se apenas no cabealho da primeira pgina, pois no ser avaliado texto que tenha qualquer assinatura ou marca identificadora fora do local apropriado.

A inveno da imprensa e as quase ilimitadas possibilidades de edio eletrnica de documentos s fazem aumentar a angstia dos profissionais de informao, em face da necessidade de disciplinar a produo editorial, a fim de torn-la acessvel ao maior nmero de indivduos. O programa Controle Bibliogrfico Universal (CBU) e o uso de formato de registro e intercmbio de informaes bibliogrficas so propostas de alcance internacional para minimizar o problema de organizao e uso sem barreiras da informao.
Z. P. Oliveira,et al. O uso do campo MARC 9XX para controle bibliogrfico institucional. Ci. Inf., Braslia, v. 33, n. 2, p. 179-86, mai./ago./2004.

Considerando que o texto acima tem carter unicamente motivador, redija um texto dissertativo de no mximo 30 linhas acerca do seguinte tema. CONTROLE BIBLIOGRFICO DOS REGISTROS DO CONHECIMENTO

Ao elaborar seu texto, aborde, necessariamente, os seguintes aspectos:

< a origem e os objetivos do Controle Bibliogrfico Universal (CBU); < os meios e instrumentos do Controle Bibliogrfico Universal (CBU).

UnB/CESPE IPEA

Cargo 5: Tcnico de Desenvolvimento e Administrao Perfil: Biblioteconomia, Documentao e Informao

RASCUNHO
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30

UnB/CESPE IPEA

Cargo 5: Tcnico de Desenvolvimento e Administrao Perfil: Biblioteconomia, Documentao e Informao

Вам также может понравиться