Вы находитесь на странице: 1из 2

Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) Unidade Acadmica de Letras Disciplina: Lingustica I Prof.

Rose Maria Leite de Oliveira Equipe: Clodoaldo Brunet Jos Soares Lizandra Tamara Andreza Rogrio Viviane de Sousa

Tema: As ideias de Chomsky/O gerativismo 1. O que Gramtica para Chomsky? Para Chomsky, o termo gramtica usado de forma dupla: o sistema de regras possudas pelo falante e ao mesmo tempo o artefato que o linguista constri para caracterizar esse sistema. A gramtica ao mesmo tempo um modelo psicolgico a atividade do falante e uma maquina de produzir frases. 2. O que props Chomsky com a gramtica gerativo-transformacional? A contribuio da teoria transformacional foi antes de tudo ideolgica: serviu para exorcizar a concepo comportamental da linguagem que sustentava o estruturalismo, que fosse capaz de descrever satisfatoriamente toadas as sequencias possveis da lngua em dois nveis de anlise: Estrutura Profunda e Estrutura Superficial. 3. O que Gramtica Universal? Entende-se por Gramtica Universal o conjunto das propriedades gramaticais comuns compartilhadas por todas as lnguas naturais, bem como as diferenas entre elas que so previsveis segundo o leque de opes disponveis na prpria Gramtica Universal. 4. Conceitue, considerando a teoria gerativista. a) Criatividade: o principal aspecto caracterizador do comportamento lingustico humano, aquilo que mais fundamentalmente distingue a linguagem humana dos sistemas de comunicao animal. b) Competncia: competncia lingustica o conhecimento interno e tcito das regras que governam a formao das frases da lngua. c) Desempenho: o uso concreto da lngua. So aquelas frases que de fato a pessoa pronuncia quando usa a lngua. 5. Analise os pares de frases abaixo, descreva e diga quantas estruturas superficiais e quantas estruturas profundas eles possuem. Se quiser, voc pode fazer uma descrio atravs de diagramas.

a) Jos est apto ao trabalho/Jos est ansioso pelo trabalho. Nas frases h duas estruturas profundas e duas estruturas superficiais. SN=Jos SV=est (auxiliar)/apto (partcula) SP=ao SN=Jos SV=est (auxiliar)/ansioso (partculas) SP=pelo

SN=trabalho SN=trabalho

b) Quinta-feira nevou em Londres/Nevou quinta-feira em Londres. Nas frases h apenas uma estrutura profunda, a de que nevou na cidade de Londres em uma quinta-feira; E h duas estruturas superficiais: SN=Quinta-feira SV=nevou SP=em SN=Londres SV=Nevou SN=quinta-feira SP=em SN=Londres c) O rapaz matou o vizinho/O vizinho foi morto pelo rapaz. Nestas frases h uma estrutura profunda, a de que o vizinho morreu e que o rapaz o matou; E h duas estruturas superficiais: DET=O SN=rapaz SV=matou DET=o SN=vizinho DET=O SN=vizinho SV= foi (auxiliar)/morto (partcula) SP=pelo SN=rapaz 6. Que crticas podem ser feitas Teoria Padro na primeira faze de estudos do gerativismo? Podem ser feitas varias crticas Teoria Padro, tais como: os linguistas no gostariam de contar com um instrumento que alterasse uma estrutura profunda em uma superficial que nada tivesse em comum com a profunda, isto no seria produtivo. Deveria haver alguns limites nas operaes que as transformaes poderiam executar. No deveria se permitir que as regras transformacionais mudassem o significado. 7. O que a Teoria dos Princpios e Parmetros segundo Chomsky? Para procurar descrever a natureza do funcionamento da gramtica universal, os gerativistas formularam uma teoria chamada de princpios e parmetros. Essa teoria possui pelo menos duas fazes: a fase da teoria da regncia e da ligao (TRL) e o programa minimalista (PM). As pesquisas dessas teorias foram e ainda so desenvolvidas na rea da sintaxe. 8. Como Chomsky pensa a Aquisio da Linguagem pela criana? Para Chomsky, a capacidade humana de falar e entender uma lngua deve ser compreendida como resultado de um dispositivo inato, uma capacidade gentica, e por tanto, interna ao organismo humano, a qual deve estar fincada na biologia do crebro/mente da espcie e destinada a construir a competncia lingustica de um falante. Por exemplo, excluindo-se os casos patolgicos graves, todos os indivduos humanos, de todas as raas, em qualquer condio social, em todas as regies do planeta e em todos os tempos da histria foram e so capazes de manifestar, ao cabo de alguns anos de vida e sem receber instruo explcita para tanto, uma competncia lingustica a capacidade natural e inconsciente de produzir e entender frases.

Вам также может понравиться