Вы находитесь на странице: 1из 2

Agrupamento de Escolas do Concelho de Aljezur EBI/JI de Aljezur Ano Letivo 2013/2014 CINCIAS NATURAIS 8 ANO Nome: Ficha de Trabalho

2 N ___ Turma ___ Os Fatores Abiticos 1. As andorinhas-do-mar migram para locais de dias longos. 1.1. Indica o fator abitico que motiva a migrao. 1.2. Define fotoperodo. 1.3. Refere outro animal cujo comportamento seja influenciado pelo fotoperodo. 2. Existem plantas que s florescem no Vero, quando as noites so curtas e os dias longos. Explica se estas plantas so influenciadas pelo fotoperodo e d um exemplo de uma planta com este comportamento. 3. Para cada animal referido na coluna I, encontra-se, na coluna II, a situao que se sucede, quando fatores abiticos se alteram. Faz a correspondncia entre as duas colunas. Coluna I Coluna II A Migrao para pases mais quentes B Mudana da cor da pelagem C Hibernao D Crescimento das hastes, para os combates do Outono ___ outubro de 2013

1. Arganaz 2. Lebre-do-rtico 3. Veado 4. Andorinha

4. Indica como se denominam: 4.1. Animais que procuram locais bem iluminados. D um exemplo. 4.2. Plantas que se desenvolvem melhor em zonas sombrias. D um exemplo. 4.3. Animais que so mais ativos no anoitecer. D um exemplo. 5. As distncias percorridas por diferentes animais so dificilmente comparveis. No entanto, so as aves migradoras que percorrem as maiores distncias. A figura representa a rota migratria das toutinegras. Estas aves reproduzem-se na Europa durante a Primavera e Vero e passam o Inverno em frica.
Comportamento Animal, Animais de todo o mundo (adaptado)

5.1. Classifica como verdadeira (V) ou falsa (F) cada uma das seguintes afirmaes. A. As toutinegras atravessam a Espanha, no sentido da Europa para a frica, no Inverno. B. As toutinegras atravessam a Espanha, no sentido da Europa para a frica, na Primavera. C. As toutinegras atravessam a Espanha, no sentido de frica para a Europa, no Inverno. D. No Inverno, as toutinegras encontram maior abundncia de alimento na Europa. E. Na Primavera, as toutinegras reproduzem-se na Europa.

6. Seleciona, a alternativa que classifica corretamente as afirmaes 1, 2 e 3, relativas ao fator temperatura. Afirmaes 1. Os seres vivos que mantm a temperatura corporal constante independentemente da temperatura ambiental so homeotrmicos. 2. Os seres vivos que variam a temperatura corporal de acordo com a temperatura ambiental so homeotrmicos. 3. Quando a temperatura ambiental desce para determinados valores alguns animais hibernam. ___A) 1 verdadeira; 2 e 3 so falsas. ___B) 1 e 2 so verdadeiras; 3 falsa. ___C) 2 e 3 so verdadeiras; 1 falsa. ___D) 1 e 3 so verdadeiras; 2 falsa. 7. Relaciona os nmeros dos conceitos da coluna I com as afirmaes da coluna II. COLUNA I COLUNA II

1. Fototropismo 2. Fotoperodo 3. Estivao 4. Pluviosidade 5. Humidade

A. A migrao noturna de certas aves efetuada na poca do ano em que as noites so mais longas. B. O camelo um animal adaptado a habitats desrticos. C. A maioria das plantas cresce em direo a uma fonte de luz. D. Os caracis diminuem a sua atividade quando a temperatura ultrapassa os valores tolerados pelo seu organismo. E. A distribuio das espcies vegetais muito influenciada pela quantidade de chuva, que cai em cada regio.

8. Numa dada rea do Plo sul, foi feito um estudo sobre a influncia da temperatura sobre uma populao de pinguins. Fez-se idntico estudo para uma populao de gafanhotos numa regio montanhosa de Portugal. Observa os grficos das figuras seguintes.

8.1. Qual a temperatura tima para a atividade do gafanhoto? 8.2. Indica a temperatura mnima em que o gafanhoto pode viver. 8.3. Qual dos seres suporta maior amplitude trmica? 8.4. Como classificas o gafanhoto quanto forma como tolera variaes de temperatura?

Bom trabalho!

Вам также может понравиться