Вы находитесь на странице: 1из 9

CARGO: ANALISTA DE SANEAMENTO FORMAO:

Cincias Sociais Sociologia

O fraco nunca perdoa. O perdo a caracterstica do forte.

UnB/CESPE EMBASA

De acordo com o comando a que cada um dos itens a seguir se refira, marque na folha de respostas, para cada item: o campo designado com o cdigo C, caso julgue o item CERTO; ou o campo designado com o cdigo E, caso julgue o item ERRADO. Para as devidas marcaes, use a folha de respostas, nico documento vlido para a correo das suas respostas. Nos itens que avaliam conhecimentos de informtica, a menos que seja explicitamente informado o contrrio, considere que todos os programas mencionados esto em configurao-padro, em portugus e que no h restries de proteo, de funcionamento e de uso em relao aos programas, arquivos, diretrios, recursos e equipamentos mencionados.

CONHECIMENTOS BSICOS
1

10

13

16

19

A Lua que se ergue no cu desde sexta-feira passada um astro diferente daquele a que a humanidade se acostumou. Fazia tempo que se especulava sobre a existncia de gua em forma de gelo sob o pedregoso solo lunar, principalmente por causa da presena de hidrognio nas regies dos polos, mas nunca se havia obtido uma prova concreta. A evidncia surgiu com a anlise das informaes colhidas pela sonda Lcross da agncia espacial norte-americana. Os cientistas apresentam quatro hipteses para explicar a presena de gua na Lua. Ela pode ter chegado ao satlite a bordo de cometas, astros formados por gelo e poeira. Outra hiptese leva em conta o fato, hoje amplamente aceito pela cincia, de que a Lua seja um pedao da Terra que se desprendeu aps um enorme impacto com outro astro. Assim, a gua lunar teria origem na Terra. Outra teoria diz que a gua chegou ao satlite por meio dos ventos solares, tempestades de partculas constantemente liberadas pelo Sol. Entre essas partculas, est o hidrognio, que pode ter interagido com o oxignio contido nas rochas lunares. Por fim, h a possibilidade de a gua ter chegado Lua por intermdio das nuvens moleculares que atravessam o sistema solar em alta velocidade.
Veja, 18/11/2009, p. 123 (com adaptaes).

10

13

16

Com seus 5 milhes de quilmetros quadrados, a Amaznia representa 3,6% da superfcie seca do planeta, rea equivalente a nove vezes o territrio da Frana. O rio Amazonas, o maior do mundo em extenso e volume, despeja no mar, em um nico dia, a mesma quantidade de gua que o Tmisa, que atravessa Londres, leva um ano para lanar. O vapor de gua que a Amaznia produz por meio de evaporao responde por 60% das chuvas que caem nas regies Norte, Centro-Oeste, Sudeste e Sul do Brasil. Mesmo agora, com o reconhecimento de sua grandeza, a floresta amaznica permanece um domnio da natureza em que o homem no bem-vindo. No entanto, vivem l 25 milhes de brasileiros, pessoas que enfrentaram o desafio do ambiente hostil e fincaram razes na poro norte do Brasil.
Veja, 9/2009, Edio Especial, p. 22 (com adaptaes).

Acerca dos aspectos lingusticos do texto acima e das ideias nele desenvolvidas, julgue os itens a seguir.
1

Julgue os prximos itens com relao s ideias desenvolvidas no texto acima e sua organizao lingustica.
11

2 3

5 6 7

9 10

Depreende-se do texto que a explicao sobre a presena de hidrognio em regies polares da lua ainda carece de comprovao cientfica definitiva. O texto critica os resultados da pesquisa cientfica. Mantm-se a correo e o sentido do texto caso a orao um astro diferente daquele a que a humanidade se acostumou (R.1-2) seja reescrita do seguinte modo: um astro diferente do que a humanidade estava acostumada. O trecho nunca se havia obtido uma prova concreta (R.5-6) preservaria sua correo gramatical se fosse reescrito, flexionando-se o substantivo no plural, do modo seguinte: nunca se haviam obtido provas concretas. A substituio de apresentam (R.8) por tm apresentado mantm a correo gramatical do texto. A substituio de na Lua (R.9) por Lunar mantm a correo gramatical do perodo. O trecho Outra hiptese leva em conta o fato, hoje amplamente aceito pela cincia, de que a Lua seja um pedao da Terra que se desprendeu aps um enorme impacto com outro astro (R.10-12) pode ser substitudo, sem alterar o sentido do texto, pelo seguinte: Outra hiptese atm-se ao fato, amplamente aceito pela cincia atual, de a Lua ser um pedao da Terra que desprendeu quando de uma enorme coliso com outro astro. As expresses por meio (R.14) e por intermdio (R.18) podem, sem prejuzo do sentido e da correo gramatical do texto, ser substitudas pela expresso a bordo (R.9), ressalvado o efeito de repetio vocabular. O emprego da vrgula logo aps solares (R.14) justifica-se para marcar o incio do aposto subsequente. O desenvolvimento das ideias do texto permite concluir que a palavra possibilidade (R.17) remete quarta hiptese acerca da presena de gua na Lua.

A ideia central do texto acima, apresentada no primeiro perodo, explicitada nos demais, como argumentao secundria. Com a supresso de certos termos de natureza acessria, o perodo O rio Amazonas, o maior do mundo em extenso e volume, despeja no mar, em um nico dia, a mesma quantidade de gua que o Tmisa, que atravessa Londres, leva um ano para lanar (R.4-7) pode ser reescrito, sem prejuzo da correo gramatical, na forma a seguir: O rio Amazonas despeja no mar a mesma quantidade de gua em que o Tmisa leva um ano. Ao se deslocar o termo em um nico dia (R.5), sem vrgulas, para logo aps o termo o maior do mundo em extenso e volume (R.4-5), preservam-se a correo gramatical e o sentido do texto. O perodo vivem l 25 milhes de brasileiros, pessoas que enfrentaram o desafio do ambiente hostil e fincaram razes na poro norte do Brasil (R.13-16) mantm-se correto gramaticalmente se reescrito do modo a seguir: vivem l 25 milhes de brasileiros, que enfrentaram o desafio do ambiente hostil e fincaram razes, na poro norte do Brasil. Tal como referido no texto, a iniciativa de 25 milhes de brasileiros (R.14) que fincaram razes na poro norte do Brasil (R.15-16) ratifica o fato de estar em curso um reconhecimento poltico e social da magnitude da floresta amaznica.

12

13

14

15

UnB/CESPE EMBASA

Uma empresa promotora de eventos cinematogrficos confeccionou flderes ilustrados cada um com uma tabela de seis linhas e seis colunas contendo anagramas da palavra CINEMA, como a mostrada na figura abaixo.
C A M E N I I C A M E N N I C A M E E N I C A M M E N I C A A M E N I C

A respeito desses flderes, julgue os itens a seguir.


16

Considere que cada 6 anagramas distintos da palavra CINEMA, usados para formar as linhas das tabelas includas nos flderes, deem origem a um tipo de flder. Nesse caso, se todos os anagramas da palavra CINEMA forem usados e se cada anagrama for usado apenas uma vez, ser possvel confeccionar menos de 150 tipos diferentes de flderes. A quantidade de tabelas diferentes que possvel construir, como a ilustrada acima, de modo que no haja ocorrncia da mesma letra em uma linha ou coluna, superior a 24 milhes.

17

A lgica proposicional trata de argumentaes elaboradas por meio de proposies, isto , de declaraes que podem ser julgadas como verdadeiras (V) ou falsas (F), mas nunca como V e F simultaneamente. As proposies normalmente so simbolizadas por letras maisculas do alfabeto e alguns smbolos lgicos so usados para compor novas proposies. Uma conjuno, proposio simbolizada por AvB, lida como A e B e julgada como V somente quando A e B forem V, e F, nos demais casos. Uma implicao, proposio simbolizada por AB, lida como se A, ento B, e julgada como F somente quando A for V e B for F, e V nos demais casos. A lgica de primeira ordem tambm trata de argumentaes elaboradas por meio de proposies da lgica proposicional, mas admite proposies que expressem quantificaes do tipo todo, algum, nenhum etc. A partir dessas notaes e definies, julgue os itens que se seguem.
21

Julgue os itens seguintes com relao a contagem.


18

Suponha que uma empresa, ao promover um concurso para a escolha de seu novo logotipo, tenha recebido 52 propostas diferentes. Nesse caso, se 5 dessas propostas sero escolhidas como finalistas, a quantidade de possibilidades diferentes para tal escolha ser inferior a 2 milhes. Considere que a secretaria de saneamento de um estado tenha destinado recursos para melhorar a qualidade da gua de 20 municpios: 11 deles com menos de 10 mil habitantes e os outros 9, com mais de 10 mil habitantes. Para o incio das obras, a secretaria escolher 4 dos municpios com menos de 10 mil habitantes e 2 dos municpios com mais de 10 mil habitantes. Nesse caso, a quantidade de possibilidades diferentes de escolha da secretaria ser inferior a 10 mil. Considere que uma empresa seja composta de 9 setores (departamentos e divises) e que esses setores devam ser divididos em grupos ordenados de 3 elementos cada para a escolha das novas instalaes; a ordem dos setores no grupo determina a prioridade na escolha das instalaes. Desse modo, ser possvel formar mais de 400 grupos diferentes.

Considerando que as proposies A, B, BC e [AvB][CD] sejam V, ento a proposio D ser, obrigatoriamente, V. Caso a proposio Se a EMBASA promover aes de educao ambiental, ento a populao colaborar para a reduo da poluio das guas seja V, a proposio Se a EMBASA no promover aes de educao ambiental, ento a populao no colaborar para a reduo da poluio das guas tambm ser V. Considerando que as proposies As pessoas que, no banho, fecham a torneira ao se ensaboar so ambientalmente educadas e Existem crianas ambientalmente educadas sejam V, ento a proposio Existem crianas que, no banho, fecham a torneira ao se ensaboar tambm ser V.

19

22

23

20

RASCUNHO

UnB/CESPE EMBASA

Em relao aos sistemas operacionais Windows e Linux, julgue os itens a seguir.


24 25

Julgue o item abaixo, relativo aos aspectos tcnicos na prestao dos servios pblicos de saneamento bsico.
34

No Windows, o conceito de arquivo representado por meio de um atalho exibido na rea de trabalho. No sistema operacional Windows, o cone Meu computador permite exibir o contedo de uma unidade de armazenamento em uma nica janela. O Windows Explorer permite a visualizao do contedo de uma pasta por meio de quatro modos de exibio: cones grandes, cones pequenos, listas e detalhes.

A legislao aplicvel permite que a instalao hidrulica predial ligada rede pblica de abastecimento de gua seja alimentada tambm por outras fontes.

26

Julgue os prximos itens, referentes aos aplicativos Microsoft Office e BrOffice.org.


27

No aplicativo Writer do pacote BrOffice.org, a partir do menu Arquivo, possvel acessar a opo Recarregar, que substitui o documento atual pela ltima verso salva. No aplicativo Excel do pacote Microsoft Office, ao ser inserida na clula D20, a sequncia (A1 + B1) * C1, permitido atribuir a essa clula o resultado da soma dos contedos das clulas A1 e B1, multiplicado pelo contedo da clula C1.

28

Acerca de conceitos de Internet e intranet, julgue os itens seguintes.


29

O princpio do poluidor-pagador tem origem em recomendao editada em 1972, pela Organizao para a Cooperao e o Desenvolvimento Econmico, sobre os princpios diretores relativos aos aspectos econmicos das polticas ambientais. Mais tarde, comeou-se a falar tambm no princpio do usurio-pagador. Ao tempo em que o primeiro princpio determina que os custos relativos a preveno e combate poluio, e reparao dos danos ambientais devem ser suportados por aquele que polui, o segundo traduz a ideia de que a apropriao de um bem coletivo (gua, por exemplo) por uma pessoa ou comunidade d coletividade o direito a uma contraprestao financeira. Acerca desse tema, especialmente quanto forma de cobrana pelo uso da gua no Brasil, julgue os itens subsequentes.
35

Para especificar como o servidor deve enviar informaes de pginas web para o cliente, a Internet utiliza o protocolo de comunicao HTTP (hypertext transfer protocol), enquanto a intranet utiliza o HTTPS (hypertext transfer protocol secure). O Internet Explorer permite que os endereos dos stios visitados nos ltimos dias, a partir de um mesmo computador, possam ser automaticamente armazenados e buscados em uma lista Favoritos.

30

Na fixao dos valores a serem cobrados pelo uso dos recursos hdricos, devem ser observados, nos lanamentos de esgotos e demais resduos lquidos ou gasosos, o volume lanado e seu regime de variao e as caractersticas fsico-qumicas, biolgicas e de toxicidade do afluente. Os valores arrecadados com a cobrana pelo uso de recursos hdricos sero aplicados prioritariamente na bacia hidrogrfica em que foram gerados e sero utilizados tambm no pagamento de despesas de implantao e custeio administrativo dos rgos e entidades integrantes do Sistema Nacional de Meio Ambiente (SISNAMA).

36

Acerca dos princpios fundamentais dos servios pblicos de saneamento bsico, julgue o item abaixo.
31

Considere a seguinte situao hipottica. O prefeito de um municpio baiano, verificando que grande parte da populao desse municpio no tinha acesso a gua potvel, procurou a Fundao Nacional de Sade para celebrar um convnio para a construo de uma estao de tratamento de gua. Celebrado o ajuste, a estao foi construda. Dias aps a festa de inaugurao da obra, os moradores do municpio perceberam que no estavam se beneficiando da nova estao de tratamento, pois, na localidade, no havia rede subterrnea e ligaes prediais para levar a gua tratada s casas e edificaes da cidade. Nessa situao, houve violao ao princpio fundamental da integralidade na prestao dos servios pblicos de saneamento bsico.

Com relao ao Sistema Estadual de Saneamento Bsico do Estado da Bahia, julgue o item seguinte.
37

O Sistema Estadual de Saneamento Bsico do Estado da Bahia constitudo pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano (rgo superior), pelo Conselho Estadual das Cidades (rgo coordenador) e pelos rgos ou entidades do Poder Executivo estadual responsveis pela execuo das aes relativas Poltica Estadual de Saneamento Bsico (rgos executores).

A respeito da outorga de direitos de uso de recursos hdricos, julgue os itens seguintes.


32

Acerca dos convnios de cooperao, julgue o item a seguir.


38

Independe de outorga pelo poder pblico o uso de recursos hdricos para a satisfao das necessidades de pequenos ncleos populacionais, distribudos no meio rural ou urbano. A utilizao de recursos hdricos da Unio na prestao de servios de esgotamento sanitrio por empresa pblica criada por determinado estado para esse fim no estar sujeita a outorga de direito de uso.

33

Os municpios baianos podem celebrar convnios de cooperao com o estado da Bahia, visando gesto associada de servios pblicos de saneamento bsico. Esse convnio poder autorizar que, para a prestao de servios pblicos de abastecimento de gua e de esgotamento sanitrio, o municpio celebre contrato de programa diretamente com a EMBASA sem licitao.
3

UnB/CESPE EMBASA

Moradores esto ligando seus imveis rede de esgotos O servio de esgotamento sanitrio de Rio de Contas BA entrou em operao em agosto de 2009. Ainda em fase de testes, o sistema est coletando e tratando os esgotos de 150 imveis que j esto ligados rede implantada pela EMBASA. Os 780 imveis que ainda no tm ligao de esgoto esto recebendo visita de assistentes e agentes sociais para que seus moradores preencham e assinem declarao autorizando a empresa a fazer a ligao ou se comprometendo a ligar seu imvel por conta prpria rede.
Internet: <www.embasa.ba.gov.br>.

46

Com base na situao tratada na notcia acima, julgue o item seguinte.


39

Caso os moradores no promovam a ligao dos respectivos imveis rede coletora no prazo assinalado pelos agentes, podero sofrer penalidades. A interrupo do suprimento de gua uma das penalidades s quais esto sujeitos os moradores e efetuada, quando necessrio, pela EMBASA em articulao com o Centro de Recursos Ambientais.

Considere a seguinte situao hipottica. Devido ao reduzido nmero de escolas pblicas existentes em determinado municpio baiano, o prefeito desse ente federado resolveu autorizar a construo de uma escola com trs salas de aula. Ao avaliar o custo da obra, verificou a autoridade que no poderia contratar tal servio por meio de dispensa de licitao. Sabendo que faltava pouco tempo para o incio do ano letivo e que a modalidade prego segue um procedimento simplificado, decidiu o prefeito instaurar um processo administrativo visando contratao de uma empresa de engenharia por meio dessa modalidade. Nessa situao, agiu corretamente o prefeito ao adotar tal modalidade.

Quanto aos encargos da concessionria de servio pblico, julgue o seguinte item.


40

O edital e o contrato de concesso de servio pblico podem prever como obrigaes da concessionria a promoo de desapropriaes e a constituio de servides autorizadas pelo poder concedente. Nesse caso, cabe concessionria o pagamento da indenizao ao proprietrio do bem afetado pela interveno.

Em determinado municpio baiano, choveu alm do esperado para o ms de outubro de 2009, o que provocou deslizamentos, enchentes, destruio de pontes, de casas e de parte do comrcio local. Em razo dos grandes estragos causados pelas chuvas, o prefeito da cidade promoveu a abertura de diversos procedimentos administrativos, tendo em vista a contratao, mediante dispensa de licitao, de empresas de engenharia para a execuo das obras necessrias ao atendimento da situao emergencial. Considerando a situao hipottica acima apresentada, julgue os itens que se seguem com fundamento na Lei Estadual n. 9.433/2005 e suas alteraes.
47

Julgue os itens seguintes, a respeito dos princpios bsicos e das definies acerca da licitao pblica.
41

Sendo realizada uma licitao para a compra de veculos movidos a biocombustvel, a administrao no pode receber, ao trmino do certame, um veculo movido a dsel, uma vez que, se o fizer, estar violando o princpio da indistino. Considere a seguinte situao hipottica. O responsvel pelas contrataes em certa secretaria de governo da Bahia editou uma norma interna determinando que, nos editais de licitao ou em seus anexos, no deveriam ser includos os oramentos estimados nem as planilhas de quantitativos e preos unitrios, uma vez que tais informaes poderiam direcionar o resultado da licitao. Nessa situao, agiu corretamente a autoridade, ao editar a referida norma. Na execuo indireta de obras ou servios pelo poder pblico, ocorre o regime de empreitada por preo unitrio, quando se contrata a execuo da obra ou do servio por preo certo de unidades determinadas.

42

No ser vlida a referida contratao por meio de dispensa de licitao em caso de situao emergencial que tiver por objetivo evitar o desabamento do cinema da cidade, porquanto essa hiptese de dispensa de licitao se destina a evitar prejuzos em equipamentos pblicos. As contrataes feitas por meio de dispensa de licitao para atendimento de situao emergencial sero vlidas para as obras que possam ser concludas no prazo mximo de 180 dias consecutivos e ininterruptos, contados da ocorrncia da emergncia ou calamidade.

48

43

Julgue o item abaixo, acerca dos contratos administrativos.


49

No que concerne s modalidades de licitao, nos termos da Lei Estadual n. 9.433/2005 e suas alteraes, julgue os itens de 44 a 46.
44

45

vedada a utilizao da modalidade tomada de preos para parcelas de uma mesma obra ou servio sempre que o somatrio de seus valores caracterizar a hiptese de concorrncia. No se aplica essa regra, contudo, quando se tratar de parcelas de natureza especfica, que possam ser executadas por pessoas ou empresas de especialidade diversa daquela do executor da obra ou servio. Os valores definidos como limites para a aplicao das modalidades convite, tomada de preo e concorrncia, no estado da Bahia, so maiores do que os valores fixados pela Unio, na sua rea de competncia, para situaes idnticas.

A administrao pode modificar unilateralmente os contratos administrativos para adequ-los s finalidades de interesse pblico, desde que mantido o equilbrio econmico-financeiro original dos contratos. No entanto, no pode rescindi-los unilateralmente em razo de superveniente declarao de inidoneidade do contratado para licitar e contratar com a administrao.

No que se refere a convnio, julgue o item a seguir.


50

vedada a previso de pagamento de taxa de administrao ou de qualquer outra forma de remunerao ao convenente no instrumento de celebrao do convnio.
4

UnB/CESPE EMBASA

CONHECIMENTOS ESPECFICOS
Considerando que o surgimento do paradigma da sociedade informacional se associou, a partir da dcada de 80 do sculo XX, ao processo de expanso e reestruturao do capitalismo, julgue os itens seguintes, a respeito da sociedade informacional.
51

Stakeholders so atores (internos ou externos) que afetam ou so afetados pelos objetivos ou resultados de uma dada organizao em diferentes extenses, na medida em que renem entre um e trs atributos bsicos: poder, legitimidade e urgncia.
Ronald K. Cf. Mitchel, Bradley R. Agle, Donna Wood, J. Toward. A theory of stakeholder identification and salience: defining the principle of who and what really counts. Academy of Management Review, v. 22, n. 4, 1997, p. 853-86.

A sociedade informacional tem por objetivo utilizar a informao adquirida para atuar sobre as tecnologias, criando implementos novos ou adaptando-os a novos usos. Nessa sociedade, a informao parte integrante de toda atividade humana, individual ou coletiva, portanto, todas essas atividades tendem a ser afetadas diretamente pela nova tecnologia. As novas tecnologias possibilitam a implementao material da lgica de redes, que caracteriza todo tipo de relao complexa, em qualquer tipo de processo. A tecnologia favorece processos reversveis, permite modificaes desses processos por reorganizao de componentes e tem alta capacidade de reconfigurao. Verifica-se crescente convergncia de tecnologias, principalmente a microeletrnica, as telecomunicaes, a optoeletrnica e os computadores.

52

Considerando o texto acima, julgue os itens a seguir.


63

O stakeholder do tipo exigente tem urgncia e poder sem legitimidade, podendo usar a coero, sob a forma de aquisies hostis, sabotagem, greve, terrorismo, entre outros.

53

64

O stakeholder do tipo dominante tem urgncia e legitimidade sem poder, o que o torna dependente de outros stakeholders dentro e fora da organizao.

54

Com referncia ao trabalho imaterial na sociedade capitalista atual, julgue os seguintes itens.
65

55

No contexto do trabalho imaterial, no existe mais o estar fora do trabalho, na medida em que os instrumentos que caracterizam esse tipo de trabalho permitem que suas atividades sejam exercidas a qualquer tempo e em qualquer lugar.

Com relao ao mtodo de pesquisa utilizado nas cincias sociais, julgue os itens a seguir.
56

No ponto de partida da operao de pesquisa, o pesquisador, ao identificar um problema, deve procurar uma explicao racional para a situao a ser compreendida ou aperfeioada. O pesquisador deve estar ciente de que suas hipteses e as concluses de sua pesquisa so absolutas. As cincias sociais, cada vez mais, se demarcam umas em relao s outras, cada uma tendo seu prprio setor de atividade. Em pesquisa social, os termos problema e problemtica so sinnimos.

66

O trabalho imaterial se caracteriza por ser cognitivo, comunicacional, afetivo e ligado linguagem.

57

67

No capitalismo atual, observa-se que o paradigma da tecnologia da informao evolui no sentido de seu fechamento como um sistema.

58

68

Do mesmo modo que nas formas anteriores de trabalho, o aspecto cooperativo do trabalho imaterial imposto e organizado de fora.

59

69

Na produo informacional, os lugares de produo podem ser desterritorializados e tendem existncia virtual.

Julgue os seguintes itens, referentes s relaes entre o Estado e a sociedade brasileira, de acordo com o socilogo Francisco de Oliveira.
60

A pesquisa-ao pretende produzir um conhecimento da pedagogia de mudana da prxis. A respeito desse assunto, julgue os itens que se seguem.
70

Para o autor, no Brasil, as polticas sociais se transformaram em antipolticas de funcionalizao da pobreza. O autor aponta que, no comeo dos anos 80 do sculo passado, a combinao da reestruturao produtiva com a globalizao forneceu as bases para um enorme avano da produtividade do trabalho, que levou o trabalho formal a se transformar em regra na sociedade brasileira. Segundo o autor, a ausncia de crescimento capitalista no permite explicar a profunda desigualdade social no Brasil, pelo contrrio, o intenso crescimento durante um sculo talvez esteja, paradoxalmente, entre suas causas mais importantes.

Da perspectiva ontolgica da pesquisa-ao, importa conhecer a realidade social foco da pesquisa, de forma a transform-la.

61

71

A imbricao entre pesquisa e ao faz que o pesquisador, inevitavelmente, faa parte do universo pesquisado, o que, de alguma forma, anula a possibilidade de uma postura de neutralidade e de controle das circunstncias de pesquisa.

62

72

A pesquisa-ao requer uma metodologia que instaure no grupo uma dinmica de princpios e prticas dialgicas, participativas e transformadoras.
5

UnB/CESPE EMBASA

Para Moscovici, sujeito e objeto no so funcionalmente distintos, eles formam um conjunto indissocivel. Isso quer dizer que um objeto no existe por si mesmo, mas apenas em relao a um sujeito (indivduo ou grupo); a relao sujeito-objeto que determina o prprio objeto. Ao formar sua representao de um objeto, o sujeito, de certa forma, o constitui, o reconstri em seu sistema cognitivo, de modo a adequ-lo ao seu sistema de valores, o qual, por sua vez, depende de sua histria e do contexto social e ideolgico no qual est inserido.
A. J. A. Mazzotti. A Abordagem estrutural das representaes sociais. In: Psicologia da Educao. So Paulo, PUC/SP, n. 14/15, p.17-37, 2002.

Julgue os prximos itens, referentes dinmica das organizaes.


81

De acordo com a teoria do desenvolvimento organizacional, a organizao a coordenao de diferentes atividades de contribuintes individuais com a finalidade de efetuar transaes planejadas com o ambiente. Cultura organizacional o conjunto dos hbitos, crenas, valores, interaes e relacionamentos sociais tpicos de cada organizao. A caracterstica mais marcante de qualquer cultura organizacional sua impermeabilidade a alteraes, independentemente de mudanas internas ou externas organizao. Pode-se definir liderana como um comportamento estruturado na credibilidade e na confiana, elementos fundamentais para que ocorra a promoo da mudana organizacional. As organizaes estruturadas no trabalho em equipe tentam evitar condies opressivas de trabalho, substituindo-as por processos e polticas que estimulem as pessoas a trabalharem, efetivamente, em grupo voltado para objetivos comuns.

82

83

Tendo o texto acima como referncia inicial, julgue os itens que se seguem, acerca das representaes sociais.
73

Representao social uma construo de conhecimentos que permite aos homens tornar inteligvel a realidade fsica e social, possibilitando sua insero em um grupo social. A ancoragem, processo sociocognitivo que atua na construo das representaes sociais, pode ser definida como a transformao de uma ideia, de um conceito, ou de uma opinio em algo concreto. Entre as funes da ancoragem, destaca-se a modulao individualizada, que possibilita ao ser humano a elaborao de representaes sociais ligadas a sua histria e a suas experincias pessoais.

84

74

85

75

Acerca da metodologia cientfica, julgue os itens subsequentes.


86 87

Mtodo cientfico o conjunto de processos que o cientista deve empregar na sua investigao. Entre os tipos de conhecimento, destaca-se o conhecimento filosfico, que se distingue do mtodo cientfico por sustentar suas anlises na experimentao. Entre as caractersticas do conhecimento religioso ou teolgico, est o dogmatismo, ou seja, a certeza da verdade sustentada pela razo. Observao, identificao do problema, levantamento de hipteses, experimentao e generalizao dos resultados so etapas do mtodo cientfico. Argumento de autoridade consiste em admitir verdade ou doutrina com base no valor intelectual ou tico daquele que a prope e no configura obstculo investigao cientfica.

Um dos insights mais importantes da compreenso sistmica da vida o reconhecimento de que as redes so o padro bsico de organizao de todos os sistemas vivos. Os ecossistemas so compreendidos como teias alimentares (ou seja, redes de organismos); os organismos so redes de clulas, rgos e sistemas de rgos; e as clulas so redes de molculas. A rede um padro comum a todas as formas e nveis de vida. Onde quer que haja vida, h redes.
F. Capra. Uma nova concepo de vida. Conferncia proferida no Colquio do Projeto Reflexes 2004 A Mudana dos Paradigmas na Universidade: Crise ou Oportunidade? PUC/RS.

88

89

90

Com referncia sociedade em rede, julgue os itens a seguir.


76

O paradigma informacional, caracterstico da sociedade fundamentada no conhecimento, exige uma nova organizao do trabalho, por meio da integrao sistmica das unidades, de prticas gerenciais interativas, da produo e utilizao intensiva de informaes. Sociedade em rede uma sociedade globalizada, baseada em alta tecnologia, em que a nfase da produo econmica recai sobre o setor de servios e sobre a utilizao intensiva do conhecimento por meio das inovaes tecnolgicas. O conceito de sociedade em rede, tambm denominada sociedade industrial, surgiu na Revoluo Industrial inglesa do sculo XVIII. A sociedade em rede no redefiniu a noo de territrio, mantendo seu conceito tradicional, que se caracteriza como uma rea delimitada fisicamente, ocupada ou possuda por animais ou grupos de pessoas. A cidadania cultural, que abrange, entre outros, o acesso informao e a apropriao da produo cultural, tem seu exerccio dificultado pela sociedade em rede.

Acerca da pesquisa social, julgue os itens que se seguem.


91

77

Pesquisa social pode ser definida como o processo que, sem a utilizao o mtodo cientfico, possibilita a obteno de novos conhecimentos acerca da realidade social. Apesar de marcada pela valorizao de mtodos quantitativos para descrever e explicar os fenmenos sociais, a pesquisa social vem abrindo promissor espao para a utilizao de mtodos qualitativos. Indicador social uma medida, geralmente quantitativa, usada para substituir, quantificar ou operacionalizar um conceito social abstrato. A utilizao de mtodos qualitativos usualmente impede o pesquisador de utilizar instrumentos quantitativos. Entre as tcnicas menos comuns para obteno de dados em pesquisa social, destacam-se observao, entrevista, questionrio e escalas sociais.
6

92

78

93

79

94 95

80

UnB/CESPE EMBASA

Lula pede reforma internacional em discurso ONU


1

10

13

16

19

22

25

28

31

34

37

40

43

46

49

52

55

58

Senhor Presidente, H exatamente um ano, no limiar da crise que se abateu sobre a economia mundial, afirmei, desta tribuna, que seria um grave erro, uma omisso histrica imperdovel, cuidarmos apenas das consequncias da crise sem enfrentarmos as suas causas. Mais do que a crise dos grandes bancos, essa a crise dos grandes dogmas. O que caiu por terra foi toda uma concepo econmica, poltica e social tida como inquestionvel. O que faliu foi um insensato modelo de pensamento e de ao que subjugou o mundo nas ltimas dcadas. Foi a doutrina absurda de que os mercados podiam autorregular-se, dispensando qualquer interveno do Estado, considerado por muitos um mero estorvo. Foi a tese da liberdade absoluta para o capital financeiro, sem regras nem transparncia, acima dos povos e das instituies. Foi a apologia perversa do Estado mnimo, atrofiado, fragilizado, incapaz de promover o desenvolvimento e de combater a pobreza e as desigualdades; a demonizao das polticas sociais, a obsesso de precarizar o trabalho, a mercantilizao irresponsvel dos servios pblicos. A verdadeira raiz da crise foi o confisco de grande parte da soberania popular e nacional dos Estados e dos governos democrticos por circuitos autnomos de riqueza e de poder. Afirmei que era chegada a hora da poltica. Disse que governantes e no tecnocratas arrogantes deveriam assumir a responsabilidade de enfrentar a desordem mundial. O enfrentamento da crise e a correo de rumo da economia mundial no poderiam ficar apenas a cargo dos de sempre. Os pases desenvolvidos e os organismos multilaterais onde eles eram hegemnicos foram incapazes de prever a catstrofe que se iniciava e, menos ainda, de preveni-la. Os efeitos da crise se espalharam por todo o mundo, golpeando inclusive e sobretudo queles que h anos vinham reconstruindo suas economias com enormes sacrifcios. No justo que o custo da aventura especulativa seja assumido pelos que nada tm a ver com ela: os trabalhadores e as naes pobres ou em desenvolvimento. Passados doze meses, constatamos que houve alguns progressos mas que persistem muitas indefinies. Ainda no h uma clara disposio para enfrentar, no mbito multilateral, as graves distores da economia global. O fato de ter sido evitado o colapso total do sistema parece ter provocado em alguns um perigoso conformismo. A maioria dos problemas de fundo no foi enfrentada. H enormes resistncias em adotar mecanismos efetivos de regulao dos mercados financeiros. Pases ricos resistem em realizar reformas nos organismos multilaterais, como o FMI e o Banco Mundial. incompreensvel a paralisia da Rodada de Doha, cujo acordo beneficiar sobretudo as naes mais pobres do mundo. H sinais inquietantes de recadas protecionistas. Pouco se avanou no combate aos parasos fiscais. Mas muitos pases no ficaram de braos cruzados. O Brasil um dos ltimos, felizmente, a sentir os efeitos da crise hoje um dos primeiros a sair dela. No fizemos nenhuma mgica. Simplesmente havamos preservado nosso sistema financeiro do vrus da especulao. Havamos reduzido nossa vulnerabilidade externa, passando da condio de devedores de credores internacionais.
Folha Online, 23/9/2009.

O discurso presidencial transcrito ao lado aborda os principais temas mundiais da atualidade, como o neoliberalismo, a globalizao, o papel do Estado, a industrializao e a democracia entre as naes. Com relao a esses assuntos, julgue os itens a seguir.
96

A autorregulao dos mercados um dos principais dogmas do neoliberalismo. 97 A citada demonizao das polticas sociais (R.19-20) diz respeito a uma poca na qual no havia a implantao de polticas pblicas que conferissem garantias aos direitos da cidadania, ento esquecidas em nome da teoria neoliberal do Estado mnimo. 98 No terceiro pargrafo, o discurso faz meno aos grandes confiscos econmicos, como foram, por exemplo, os do Plano Cruzado e o Plano Collor, na poca em que as teorias neoliberais ainda estavam em voga. 99 Em prol de um mundo multipolar, pases como a ndia e o Brasil advogaram, na Rodada de Doha, que os pases ricos, principalmente os Estados Unidos da Amrica e os da Unio Europeia, derrubem suas barreiras tarifrias e importem mais produtos agrcolas dos pases pobres. 100 So chamados parasos fiscais as cidades nas quais h pouca ou nenhuma incidncia de impostos sobre o livre trnsito de produtos comerciais, gerando facilidades fiscais para a fixao das empresas, em um mecanismo de fortalecimento das economias locais. Texto para os itens de 101 a 105

20 anos da Constituio Cidad


1

10

13

16

19

22

25

28

31

34

Talvez para muitos tenha passado despercebida a data de 5 de outubro, domingo em que a Constituio brasileira completou vinte anos da sua promulgao. Talvez para muitos tambm remanesa incompleta a compreenso do significado desse documento que trouxe o Brasil mais uma vez e definitivamente para o lado das naes democrticas, que so justamente aquelas em que os direitos fundamentais tm seu ambiente mais propcio ao respeito e realizao. Falar de Estado de Direito falar de estado constitucional, de estado de legalidade, de estado democrtico e tambm, por que no, de estado de separao de poderes e de estado de direitos fundamentais. Tudo, na verdade, uma questo de ponto de vista e de nfase: sob a perspectiva do Estado e mais poltica do que jurdica, fala-se de separao de poderes; ainda sob a perspectiva do Estado e mais jurdica do que poltica, fala-se de constitucionalidade e legalidade; mas, sob a perspectiva e nfase do cidado, fala-se de direitos humanos e de direitos fundamentais. Foi exatamente para criar essa nova realidade democrtica de trs lados inseparveis (o poltico, o jurdico e o humanitrio) que a Assembleia Constituinte nos legou em 5 de outubro de 1988 a Carta que Ulysses Guimares batizou de Constituio Cidad. Com toda razo, em primeiro lugar, porque na esteira de constituies democrticas mais antigas, a brasileira tambm trata Dos Direitos e Garantias Fundamentais antes de estabelecer a disciplina Da Organizao do Estado, o que no parece muito, mas revela o esprito democrtico a permear o pensamento constitucional, priorizando o cidado e no o Estado. Com razo, em segundo lugar, porque no h no mundo, em termos quantitativos, constituio que atribua aos seus cidados mais direitos fundamentais do que a brasileira de 1988. Da efetiva concretizao de todas essas prerrogativas ainda estamos longe, mas que cada um de ns possui muito mais direito hoje do que h vinte anos, disso no tenhamos a menor dvida.
Costa Machado, professor da Faculdade de Direito da USP. Coluna: Seus direitos fundamentais leis e cidadania. Internet: <www.veja.abril.com.br> (com adaptaes).

UnB/CESPE EMBASA

Considerando o texto anterior, julgue os itens a seguir, acerca da histria da participao social brasileira e da Constituio Brasileira de 1988 (CF).
101

Produo e consumo: interlocues possveis entre o desenvolvimento sustentvel e o mundo do trabalho


Apesar de constituir fato social e funcionar como um sistema de comunicao que emite sinais sobre culturas e sociedades, o consumo ocasiona impactos socioeconmicos e ambientais nas entrelinhas do crescimento que proporciona. Grande parte desses impactos, entretanto, nos passam despercebidos todos os dias, especialmente quando falamos de uma espcie de consumo invisvel, necessrio profuso dos bens e servios que nos cercam estamos nos referindo ao consumo de gua, energia, lixo e combustveis fsseis, embutido e raramente contabilizado na produo dos cones da cultura de consumo.
Luciane Lucas. Instituto Ethos /UERJ /ESPM-SP (com adaptaes).

A CF recebeu o apodo de Constituio Cidad pelo fato de seu texto, antes da promulgao, ter sido aprovado em plebiscito nacional, validando essa Constituio como carta magna pelo voto direto dos cidados. Os direitos fundamentais aos quais se refere o texto tm origem e amparo na Declarao Universal dos Direitos da Pessoa Humana, um dos primeiros documentos oficiais da Organizao das Naes Unidas, proclamado em 1948. Conforme se l no incio do terceiro pargrafo, da expresso trs lados inseparveis (o poltico, o jurdico e o humanitrio) (R.20-21), infere-se, que a raiz histrico-social da ideologia democrtica do ocidente fundamenta-se no movimento trabalhista ingls, que defendia a no interveno do Estado na economia. A CF, ao completar 20 anos de sua promulgao, recebeu por parte de crticos neoliberais a acusao de ser impraticvel. Baseia-se essa crtica no fato de ela tratar prioritariamente dos direitos e garantias fundamentais antes mesmo de tratar da organizao do Estado. A incluso de captulos sobre meio ambiente e ndios na CF, alm de criar uma srie de direitos individuais no estado de direito brasileiro, retirou os temas meio ambiente e ndios do debate geral da sociedade, formulando debates parte do generalista.

102

103

A partir do texto acima, e tendo em vista os conflitos existentes entre a chamada cultura de consumo, defendida pelo industrialismo, e a cada vez maior e mais urgente necessidade de sustentabilidade ambiental para o planeta, correto afirmar os processos que caracterizam o consumo invisvel incluem
110

104

o aumento do consumo de pescado, sem o devido respeito aos perodos de defeso e aos criadouros naturais como mangues, lagoas litorneas e arrecifes de coral. o aumento da quantidade e variedade de cosmticos consumidos diariamente per capita. a produo de alimentos embalados sob medida para consumo rpido, para uma s refeio. o transporte diuturno de mercadorias em carros movidos a biogs. a utilizao de fibras sintticas na confeco de roupas, bem como a relativa variedade de publicaes semanais sobre o tema em grandes tiragens. o armazenamento de ovos de galinha caipira em ambientes umidificados e termorregulados.

111 112 113 114

105

115

No que diz respeito ao controle social, no Brasil, um dos processos sociais que tem tido mais frequncia e xito o processo de criao e implantao, nos trs nveis de governo, das unidades de conservao (UCs) da natureza. A respeito desse assunto, julgue os itens a seguir.
106

No que diz respeito histria da educao ambiental e ao desenvolvimento sustentvel, julgue os itens a seguir.
116

A criao de UCs um dos processos sociais que legalmente requerem a realizao de consulta pblica como forma de controle social. Na formao do conselho gestor de uma UC federal, devem estar assentados os representantes de poderes, rgos e foras do governo federal, no havendo espao para a representao de foras estaduais e municipais. Estas, por sua vez, esto, respectivamente, representadas nos conselhos das UCs estaduais e municipais. No processo de consulta pblica para a criao de UC, o rgo executor competente deve indicar, de modo claro e em linguagem acessvel, as implicaes existentes para a populao residente no interior da rea proposta. J a populao residente no entorno da rea ter oitiva especfica, que acontecer aps a criao da UC, no momento mais apropriado do processo de sua implantao. Audincia pblica e consulta pblica so dois nomes diferentes para o mesmo mecanismo de controle social. Trata-se apenas de uma diferena de nomenclatura devida s distintas culturas de quem esteja no momento fazendo uso desse procedimento de controle social.

A chamada Carta de Belgrado constitui um dos mais importantes documentos oficiais no que concerne histria da educao ambiental. A Declarao sobre o Ambiente Humano, fruto da Conferncia de Estocolmo em 1972, considerada o ponto de partida dos entendimentos internacionais acerca dos conceitos inter-relacionados de desenvolvimento sustentvel e de educao ambiental, pois colocou pela primeira vez, oficialmente, a responsabilidade do homem sobre o seu meio ambiente. A criao do Programa das Naes Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), sediado em Nova Iorque (EUA), foi resultado da Conferncia da Biodiversidade, a Rio-92, que estabeleceu novos conceitos acerca de educao ambiental. As decises internacionais sobre meio ambiente tm sido historicamente tomadas pelos pases ricos, de forma unilateral, em detrimento da opinio dos pases em desenvolvimento e dos pases pobres, j que os ricos promovem as conferncias internacionais em seus prprios territrios, obtendo assim controle dos resultados de tais reunies. Em que pese o histrico da participao brasileira nos debates internacionais ocorridos desde a Declarao Universal dos Direitos Humanos em 1948, passando pela conferncia de Estocolmo em 1972, e culminando com a conferncia Rio-92, somente em 1999 que o Brasil passou a contar com a Lei n. 9.795, que instituiu a Poltica Nacional de Educao Ambiental.
8

117

107

118

108

119

109

120

Вам также может понравиться