Вы находитесь на странице: 1из 6

Distncia Focal, Zoom e Crop: entendendo os mm da lente.

A definio fsica de distncia focal que ela representa a distncia entre o centro tico de uma dada lente delgada e seus pontos de foco, quando o meio em que se encontram inseridos o plano principal do objeto e o plano principal da imagem o mesmo (como ocorre na maioria das situaes em que fotografamos), ento a distncia focal imagem e a distncia focal objeto sero iguais.

A distncia focal interessa para a fotografia, pois possibilita determinar qual o ngulo de viso de uma objetiva quando foto grafando um objeto focalizado sobre uma dada mdia. Para determinar o ngulo de viso que uma lente ter ao projetar a imagem de um objeto sobre uma determinada mdia, basta aplicar o teorema de Pitgoras sobre o tringulo formado pela mdia e os raios de luz que passam pelo centro tico da lente, atingindo os extremos da mdia para formar a imagem.

Como podemos perceber, o tringulo formado ter como altura a distncia entre a mdia e o centro tico da lente e como base o tamanho da mdia. A distncia entre a mdia e a lente pode ser obtida atravs da equao de Gauss, que descreve a relao entre a distncia focal e as distncias do objeto e da imagem em relao ao centro tico da lente, a equao de Gauss dada por:

Onde Df a distncia focal, Do distncia do objeto em foco em relao ao centro tico da lente e Di a distncia entre a mdia (onde deve se formar a imagem do objeto em foco) e o centro tico da lente. Como podemos perceber pela equao de Gauss, quanto mais distantes do centro tico estiverem os objetos, mais prximas estaro suas imagens do foco imagem, isso faz com que a mdia tenha que ficar mais prxima do ponto de foco conforme o objeto em foco se afasta da objetiva e mais distante do ponto de foco conforme o objeto em foco se aproxima da objetiva.

Com isso podemos dizer que, para obter nitidez em objetos distantes as lentes da cmera sero posicionadas de forma que o foco imagem fique prximo da mdia, enquanto para objetos mais prximos podemos dizer que as lentes da cmera sero posicionadas de forma que o foco imagem

fique mais distante da mdia. Quando a distncia entre o objeto fotografado e o centro tico da lente for muito maior do que a distncia focal (o que ocorre com freqncia na prtica), a distncia entre a mdia e o ponto de foco imagem ser muito prxima da distncia focal, portanto podemos calcular o ngulo de viso aproximado de uma lente para um objeto distante a partir da prpria distncia focal, pois neste caso a diferena entre a distncia focal e a distncia da imagem em relao ao centro tico da lente seria insignificante quando aplicada no clculo do ngulo de viso. Como exemplo podemos imaginar nossa objetiva de 50mm fotografando um objeto a 5 metros de distncia do centro tico da lente, assim teramos:

Fica claro pelo exemplo acima que quando tratamos de um objeto distante a diferena entre a distncia da mdia e a distncia foc al muito pequena para afetar significativamente o clculo do ngulo de viso (no para o ajuste do foco, onde essa pequena variao pode comprometer seriamente a nitidez da imagem), portanto para efeito prtico, o clculo do ngulo de viso em situaes corriqueiras pode ser feito tendo como distncia aproximada a prpria distncia focal. Sabemos pelo teorema de Pitgoras que a tangente de um dado ngulo em um tringulo retngulo dada pela equao:

Onde CO o cateto oposto do tringulo, CA o cateto adjacente do tringul o e o ngulo procurado. Para obtermos o tringulo retngulo necessrio para o clculo atravs do teorema de Pitgoras usamos a altura de nosso tringulo, que a distncia da imagem (Di ) arredondada para a distncia focal, como cateto adjacente do tringulo retngulo, o cateto oposto ser igual a metade da diagonal da mdia (DM), sendo assim o ngulo ir equivaler exatamente metade do ngulo viso coberto por nossa objetiva. Como exemplo do clculo do valor aproximado do ngulo de viso de uma objetiva, fotografando objetos distantes, podemos imaginar uma objetiva com distncia focal de 28mm, formando uma imagem em um filme convencional no formato 135, cuja diagonal til 42,4mm:

Portanto nossa lente de 28mm, quando usada em uma mdia do formato 135 para fotografar objetos distantes, ir produzir um ngulo viso diagonal aproximado de 74,31. Normalmente o valor aproximado do ngulo de viso funcional para a grande maioria das condies de dia a dia, a ressalva fica por conta das fotografias prximas ou das macro fotografias. De posse destas relaes possvel obter os ngulos de viso vertical, horizontal, diagonal e suas aproximaes, em qualquer tamanho de mdia e em qualquer distncia focal. Estas relaes tambm deixam claro que quando variamos o tamanho da mdia ou a distncia focal, tem os uma variao do ngulo de viso do conjunto, de forma que quanto maior a distncia focal menor o ngulo de viso e quanto menor a mdia menor o ngulo de viso do conjunto.

Portanto, quando mantemos as dimenses da mdia, uma lente com distncia focal de 300mm ir apresentar um ngulo de viso menor do que uma lente com distncia focal de 70mm, ao passo que a mesma lente com distncia focal de 70mm apresentaria um ngulo de viso menor em uma cmera com mdia APS (23,7mm x 15,6mm) do que em uma cmera com mdia do formato 135 (35,0mm x 24,0mm). Alguns Exemplos da relao da distncia focal na formao da imagem podem ser vistos a seguir.

As objetivas fotogrficas tambm so classificadas segundo a distncia focal por trs nomenclaturas, que tm origem na relao entre a distncia focal e a diagonal da mdia. Distncia Focal->Denominao Maior do que a diagonal da mdia->Teleobjetivas Igual diagonal da mdia->Normais Menor do que a diagonal da mdia->Grande-angulares As teleobjetivas so conhecidas por seu ngulo de viso mais fechado, que provocam a sensao de aproximao do objeto, as objetivas normais tm por caracterstica um ngulo de viso mais natural quando relacionado com a viso humana e sua perspectiva, enquanto as grande-angulares so objetivas que possuem um ngulo de viso mais aberto, abrangendo um espao maior do quadro e provocando a sensao de afastamento dos objetos.

Com o uso intenso das cmeras do formato 135 (que foram dominantes no passado), foi criada uma associao entre distncia focal e o ngulo de viso de uma dada lente, isso porque o tamanho da mdia usada era quase sempre o mesmo (as tradicionais pelculas de 35mm), assim o que produzia as variaes no ngulo de viso eram exatamente as mudanas da distncia focal, ou seja, no lugar de medir o ngulo de viso de uma dada objetiva criou-se o hbito de associar a idia de um dado ngulo de viso a uma certa distncia focal. Este hbito, consolidado por um longo perodo de dominncia dos sistemas 135, criou um problema quando foram lanados os equipamentos de fotografia digital, pois cada cmera possua um tamanho de md ia diferente, derrubando por terra a padronizao de mdia que existiu por um longo perodo de tempo. Isso forou os fabricantes a criarem os fatores de converso (tambm chamados de fatores de Crop), para que o fotgrafo pudesse estimar o ngulo de viso de sua lente, a partir do ngulo esperado por uma objetiva equivalente no sistema 135. No exemplo abaixo temos as diferenas entre os ngulos de viso de uma cmera com mdia 135 e uma cmera com mdia APS.

Para sabermos qual seria a distncia focal no sistema 135, que produziria o mesmo ngulo de viso de uma lente de 28mm instal ada em um sistema APS, bastaria preenchermos a equao abaixo:

Onde, o ngulo de viso na mdia 135, o ngulo de viso na mdia APS, DM135 a diagonal da mdia 135, Df135 distn cia focal da mdia 135, DMaps a diagonal da mdia APS e Dfaps a distncia focal da mdia APS. Ento para termos em uma cmera do sistema 135 o mesmo ngulo de viso dado por uma distncia focal de 28mm em uma cmera de sistema APS, teramos:

Portanto a distncia focal que produziria o mesmo ngulo de viso no sistema 135 que uma distncia focal de 28mm no sistema A PS seria 42mm. Note que sendo 1,5 . Dfaps = Df135 podemos afirmar que o ngulo de viso de uma dada distncia focal em um sensor APS ser sempre equi valente ao ngulo de viso de uma lente com distncia focal 1,5 vezes maior em uma mdia do formato 135. Esta relao foi denominada de Crop ou Fator de Corte e ao ser multiplicado a uma dada distncia focal, em um dado formato, este fator possibilita saber a distncia focal qu e teria o mesmo ngulo de viso em um equipamento com uma mdia de outro formato. Alguns fabricantes chegam a indicar as distncias focais de seus equipamentos na forma de distncia focal equivalente em formato 135, isso para viabilizar o entendimento dos ngulos de viso pelos usurios habituados a este padro. necessria ateno por parte do fotgrafo para saber se o que est sendo indicado a distncia focal real ou a distncia focal equivalente ao mesmo ngulo de viso em outro sistema, pois a distncia focal real quem determina fatores como a profundidade de campo e o prprio ngulo de viso da objetiva. Muitas objetivas possibilitam uma variao da distncia focal, o quociente da mxima distncia focal pela mnima distncia fo cal de uma objetiva denominado Zoom, o Zoom indica apenas quantas vezes a mxima distncia focal de uma objetiva maior do que a sua mnima distncia focal.

As objetivas Zoom costumam indicar o intervalo de distncias focais que conseguem atender pela notao Min-Max mm, onde Min a distncia focal mnima em nmero absoluto, Max a distncia focal mxima em nmero absoluto e mm a unidade de milmetros para ambas as distncias focais. Alguns exemplos de lentes Zoom so: Notao da lente Mnima distncia focal Mxima distncia focal Zoom Mximo ngulo de viso* Mnimo ngulo de viso* 35-70mm 35mm 70mm 2X 62,45 33,73 200-400mm 200mm 400mm 2X 12,11 6,07 15-35mm 15mm 35mm 2,33X 109,49 62,45 28-105mm 28mm 105mm 3,75X 74,31 22,85 18-200mm 18mm 200mm 11,11X 99,38 12,11
* ngulos de viso calculados para objetos distantes e para a diagonal de uma mdia no formato 135.

Diferente do que muitos esto habituados a pensar, o Zoom no capaz de nos indicar o ngulo de viso de uma dada lente, sen do que lentes com o mesmo Zoom podem apresentar intervalos de ngulos de viso diferentes e assim produzir resultados diferentes, portanto o que realmente precisamos saber para manipularmos o enquadramento de uma imagem a distncia focal e no o Zoom de um dado dispositivo tico.

Pessoal, este artigo baseado em um dos captulos do curso de fotografia avanada da Teia do Conhecimento http://www.teiadoconhecimento.com, portanto gostaria de pedir a todos que caso queiram reproduzir qualquer parte deste artigo entrem em contato comigo antes OK? Lembrem-se que este material protegido pela lei de direitos autorais. Espero que ajude a todos.
Autor: Leo Terra Este artigo baseado em um captulo do curso Fotografia Avanada da Teia do Conhecimento. Disponvel no Mundo Fotogrfico

Вам также может понравиться