Вы находитесь на странице: 1из 96

www.autoresespiritasclassicos.

com

J. Herculano Pires

O Mistrio do Ser ante a Dor e a Morte


Uma viso atual da problemtica existencial luz da Filosofia, da Religio e da Ci ncia

William Turner A Quinta Praga do Egito

Contedo resumido
"ste # um estudo da problemtica existencial luz da Filosofia, da religio e da ci ncia. $ardec pes%uisou os fen&menos paranormais e com um pun'ado de livros e uma revista embaixo do bra(o restabeleceu a verdade crist estrangulada por rabinos e cl#rigos in%uisidores. )omando como base a colossal obra de *#on +enis, O Problrma do Ser, do Destino e da Dor , ,erculano procura desenvolver mais amplamente as importantes %uest-es da origem e destino do .er, com base na realidade cient/fica e filos0fica atual.

1ara Samuel ala!a!ian %ue desceu entre os supostos destro(os da 2rca de 3o#, no 4onte 2rarat, foi escravo dos bedu/nos no deserto, barbeiro em 5uenos 2ires e barbeiro nos Dirios Associados de .o 1aulo, na Rua 6 de 2bril, onde me contava anedotas arm nias, e um dia me perguntou7 81or %ue temos de sofrer tanto neste mundo e morrer sem ter conseguido nada9: .e .amuel no entendeu esta resposta, estaremos %uites, pois muita coisa %ue ele me contou, na l/ngua da )orre de 5abel, misturando rabe, arm nio, espan'ol e portugu s, eu tamb#m no entendi. ; principal # %ue no rosto envel'ecido e cansado de .amuel, tocado pela sombra da morte, passou um sopro de alegria %uando eu l'e disse %ue a sua pergunta me levara a escrever um livro.

Sum"rio
; %ue todos devemos saber......................................................< =. ;s Capatazes de +eus...............................................................> ?. ;s 4ecanismos do .ens/vel...................................................=@ @. +o .ens/vel ao Antelig/vel......................................................?B <. ; 4undo sem +or..................................................................?C D. 2 *agosta de .artre................................................................@D E. ;s Camin'os Ancertos da "xperi ncia....................................<= 6. 2s Revolu(-es Conceptuais...................................................<6 >. ;s Camin'os "scusos da 4oral.............................................D@ C. ; Controle Ftico da 4oral.....................................................DC =B. 2 ./ntese "st#tica da Consci ncia..........................................ED ==. ;s 1erigos da Consci ncia 1rtica.........................................6? =?. ; .er 4oral.............................................................................>B =@. 2 Certeza da Gida 2p0s a 4orte...........................................>6 Fic'a de Adentifica(o *iterria..............................................CD

O #ue todos de$emos sa!er


; avan(o do con'ecimento nos Hltimos dois s#culos, e particularmente neste s#culo, deuInos, pela primeira vez no mundo, os dados necessrios para o esclarecimento cient/fico da problemtica existencial, ou seJa, da natureza e da condi(o do 'omem. ; desenvolvimento da razo e, conse%Kentemente, das t#cnicas de pes%uisa abriuInos possibilidades decisivas de uma penetra(o mais profunda no mist#rio de n0s mesmos. *ibertamoInos da sistemtica filos0fica e do emaran'ado contradit0rio das proposi(-es teol0gicas, para encararmos o problema do 'omem com realismo, sem os temores e os embara(os da supersti(o e da religio. 4as a pesada 'eran(a dos mil nios de obscurantismo, alimentados pela magia primitiva, pelo temor do sagrado, pela nebulosidade dos conceitos formais sobre as coisas e os seres, tudo isso em conflito com a mentalidade mitol0gica, as concep(-es materialistas, a ferocidade das institui(-es religiosas, gerava um pandem&nio %ue no podia levar a nada. )odos tin'am e no tin'a razo, mas vencia a sem-razo dos mais poderosos. 2tualmente, apesar dos pesares, a metodologia cient/fica e as t#cnicas romperam as antigas barreiras, gra(as aos resultados positivos de suas atividades, criando condi(-es mais favorveis a um tratamento obJetivo do problema do 'omem. 3ossa viso atual oferece mais op(-es racionais para uma tomada de posi(o realista e liberta de perturba(-es da metaf/sica fide/sta. 2centuouIse nas massas a tend ncia pelas descobertas cient/ficas e definiuIse a exist ncia de uma elite do saber %ue disp-e de recursos para afugentar as fascina(-es da mentira piedosa. Lueremos 'oJe a verdade provada e no apenas o carimbo oficial dos supostos donos da infalibilidade consagrada pela evidente falibilidade 'umana. "ssa # a razo de voltarmos, neste livro, s teses antigas sobre o 'omem e particularmente sobre os temas de *#on +enis em

seu livro O Problema do Ser, do Destino e da Dor . 3o repisamos esses temas, mas procuramos desenvolv Ilos mais amplamente na perspectiva filos0fica e cient/fica dos nossos dias. 2 posi(o de +enis, ligada aos fins do s#culo passado e princ/pios deste s#culo, # ainda bem recente. 4as o aceleramento cultural de 'oJe encurtou as fases, antes seculares, da complementa(o de dados substanciais em diversos rumos da problemtica. 3o se trata, pois, de uma reviso arbitrria de obra clssica e consagrada culturalmente, %ue continua vlida e necessria, na sua inteireza de pensamento e linguagem, mas de um desenvolvimento tamb#m necessrio dos temas do grande pensador da *orena, %ue teria 'oJe novos dados para enfrentar. Goltaire, na %uase pol mica de %ue o poeta Maston *uce, contemporNneo de ambos, nos d numa rpida informa(o em seu livro Vida e Obra de Lon Denis . ;s leitores de +enis vero %ue no nos ativemos ao seu es%uema e nem tentamos reformular as suas proposi(-es. 1rocuramos apenas aJustar a sua temtica realidade dos nossos dias. GalemoInos de nossa afinidade com +enis e sua obra para continuar tratando do assunto, com a maior amplitude poss/vel, no desenvolvimento atual da cultura. "ssa # uma exig ncia do nosso tempo, considerada como indispensvel em todos os ramos do con'ecimento. Cada fase do desenvolvimento cultural cria novo clima e oferece maiores possibilidades para o trabal'o intelectual. 2s obras clssicas correspondem s diversas fases do passado e so consideradas completas em si mesmas, obras feitas e intocveis na sua dignidade de testemun'as da grandeza do seu tempo. F crime desfigurIlas a pretexto de atualizIlas, como fazem 'oJe as religi-es crists em suas novas edi(-es da 5/blia. "ssa viola(o criminosa Ocrime moral e crime cultural ao mesmo tempoP s0 ocorre, por estran'o %ue pare(a, Justamente nas reas religiosas, %ue consideram sagradas as obras da revela(o. AgnorNncia e interesse imediatista de venda e de proselitismo so as molas dessa criminalidade religiosa. 4as no se pode negar a cada #poca o direito e o dever de elaborar as suas pr0prias obras, %ue testemun'aro as condi(-es culturais de seu tempo.

3o tocante ao problema %ue enfrentamos neste livro, a necessidade de uma atualiza(o epistemol0gica se imp-e, no aproveitamento das novas condi(-es surgidas para o mel'or e mais completo con'ecimento do problema luz dos novos dados obtidos pela pes%uisa 'ist0rica e cultural em geral. 2nte o avan(o cient/fico e filos0fico da atualidade, com reflexos profundos no plano religioso, a concep(o geral do mundo, a mundivid ncia especulativa ou dogmtica do 'omem comum, negativa ou positiva, ampliouIse nas perspectivas c0smicas. 4aterialistas e espiritualistas, racionalistas e fide/stas, romperam a estreiteza de suas convic(-es acan'adas. Uma nova revolu(o cop#rnica explodiu no interior das bastil'as, das AgreJas e por trs das mural'as do $remlin. 1or toda a )erra, como num desafogo de mil nios, a mente popular e a das elites abriramIse sofregamente para a percep(o do ilimitado. ; curioso # %ue essa abertura ocorreu sobre os destro(os da segunda conflagra(o mundial, num misto generalizado de temor e esperan(as. "ssa virada do finito para o infinito confirmou a validade das utopias, segundo a tese de $arl 4ann'eim. 2 descoberta cient/fica da percep(o extraIsensorial comprovou a capacidade 'umana de antecipar mentalmente as realidades futuras. Fomos obrigados Q literalmente obrigados Q a aceitar uma nova cosmoviso, em %ue o 'omem no mais aparece como o bicho da terra , to pequeno, de Cam-es, mas a F nix eg/pcia de asas misteriosas, %ue vence o tempo, o espa(o e a morte. )odas as nossas id#ias sobre a realidade nossa e do mundo foram postas em c'e%ue. 2 mat#ria foi virada no avesso pela descoberta da antimat#ria, perdeu sua solidez em troca da fluidez, %ue considervamos uma 'eresia cient/fica, e o espa(o f/sico e imutvel dispersouIse na multiplicidade dos 'iperespa(os. .omente os al#rgicos ao futuro, na expresso de RemR C'auvin, continuaram a bater no peito, como beatos inconvers/veis, repetindo os credos de um passado sombrio. Como na teoria aristot#lica de pot ncia e ato, bastaInos abrir as plpebras ap0s o sono para %ue a viso da alvorada nos atualize na realidade nova. ;s %ue %uiserem continuar de ol'os fec'ados podero faz Ilo, como toupeiras %ue se recusam a sair da cova.

2 liberdade do 'omem s0 # limitada por ele mesmo. ; seu pr0prio despertar depende do seu deseJo ou no de ver o raiar do .ol. "stimular nos leitores esse deseJo # a principal finalidade deste livro provocado por um vel'o arm nio de esp/rito Jovem, curtido nas dores do mundo.

%. Os Ca&ata'es de Deus
2s explica(-es religiosas sobre a dor e a morte ap0iamIse at# 'oJe em conceitos mitol0gicos provenientes da mais alta 2ntigKidade. ;riginamIse da id#ia primitiva e, portanto, simpl0ria da cria(o do mundo pelos deuses. "sses deuses, por sua vez, no passam de criaturas 'umanas divinizadas, %ue regem o mundo em %ue vivemos e todo o Universo atrav#s de poderes mgicos %ue se manifestam na realidade sens/vel em forma de decretos irrevogveis. Ca/mos assim nas garras de um fatalismo totalitrio, do %ual no podemos escapar de maneira alguma. 3ascemos, vivemos e morremos como peixes de um a%urio ou como os galinceos de um vasto galin'eiro, criados apenas para o corte impiedoso dos interessados em lucros. 2 vontade 'umana no conta. ;s deuses nos criam, alimentam e devoram. .omos animais de corte %ue se contentam com as ra(-es e as v/timas inferiores %ue nos permitem ca(ar. ; mximo %ue podemos fazer # suplicar de mos postas %ue os deuses no se es%ue(am de nos dar as ra(-es e de tratarInos de maneira benigna. +ispomos do recurso das sHplicas e da obedi ncia, dos ritos de submisso, dos louvores obrigat0rios aos deuses para, pelo menos, conseguirmos algumas concess-es ben#volas dos poderosos, mas sempre na certeza de %ue iremos para o sacrif/cio mais cedo ou mais tarde. Contamos tamb#m com a prote(o poss/vel de alguns capatazes generosos, %ue podem aliviarInos %uando %uiserem. Com o advento do 4onote/smo, da cren(a de um +eus .upremo Hnico, nossa miservel condi(o subumana no mel'orou muito. ; .en'or implacvel Jamais concordou em concederInos a alforria. Continuamos presos como os negros nas senzalas e tentamos revoltas inHteis, %ue s0 serviram para aumentar as nossas dores. ; +eus .upremo # irasc/vel e pode irritarIse com as nossas pretens-es. ; c'icote da dor est sempre

erguido sobre os nossos lombos e a morte sempre espreita para nos ceifar. ;s raios de SHpiter podem cair sobre as nossas cabe(as a %ual%uer momento, sem sabermos por %ue motivo. +eus no precisa de motivos e no se preocupa com arrazoados de esp#cie alguma. 2pesar dessa irredut/vel e trgica viso da vida, continuamos a viver, pois gostamos de estar vivos e detestamos a morte. 2 dor mais insuportvel se torna suportvel %uando nos lembramos das amea(as dos capatazes de +eus sobre as penas eternas. 2 id#ia de uma eternidade de dores nos perturba e preferimos esperar vivos a 'ora do corte. .0 os %ue se desesperam e no encontram al/vio algum na vida acabam apelando para a morte. +esse impasse resultou a rebelio das senzalas no plano mental, com as tentativas de golpe de "stado da Filosofia e das Ci ncias. ; 1ositivismo, o 4aterialismo, o 1ragmatismo e outros ismos da mesma esp#cie tentaram abrir algumas brec'as de liberdade nas mural'as da vida, para libertIla. 4as ca/ram numa situa(o desesperadora, pois tiraram dos 'omens as poucas esperan(as %ue l'es restavam. ; 5uda e o Cristo c'efiaram revoltas mais aceitveis. 4as o 5uda apelava para a fuga e o Cristo pareceu suspeito, por se dizer Fil'o de +eus. ;s capatazes puseram a boca no mundo, com amea(as terr/veis para os %ue se bandeassem para o lado inimigo. "ra perigoso arriscar um ol'o para %uem s0 possu/a dois. .urgiram os m/sticos do terceiro ol'o, mas os 'omens sensatos desconfiaram de uma cilada, em virtude da pr0pria posi(o es%uiva desse ol'o estepe. 3a pr0pria 5/blia 'ebraica %ue os capatazes diziam, com autoridade indiscut/vel, ser a 1alavra de +eus, figurava o pacto de 3o# com Aav# Oo +eus dos SudeusP, povo esperto firmado logo ap0s o +ilHvio. 3esse pacto estava clara a posi(o de +eus, %ue exigira duas coisas da ,umanidade7 o povoamento total da )erra e a reserva absoluta de todo sangue derramado para a alimenta(o do .en'or. 2t# 'oJe os Judeus ortodoxos mant m matadouros rituais em %ue o sangue dos animais abatidos # reservado exclusivamente para +eus. 2 fim de evitar abusos, os capatazes inventaram %ue a alma de todos os seres est no sangue, de maneira %ue, com os c'ouri(os, o 'omem corria o

risco de engolir almas de animais e animalizarIse. Ficou claro %ue +eus era carn/voro, %uando 3o# l'e fez um altar no 4onte 2rarat, ap0s o +ilHvio, e Aav# debru(ouIse guloso sobre as carnes assadas %ue o esperto 3o# pusera para ele no altar. Aav# no comeu as carnes, mas aspirou gulosamente as deliciosas emana(-es da%ueles assados, em %ue o sangue das v/timas subia nas espirais de fuma(a. Luem visse Aav# na%uele momento, de narinas escancaradas para no perder o menor fiozin'o de fuma(a aliment/cia, podia compreender a importNncia do sangue 'umano Oo mais preciosoP nos ban%uetes celestiais. " %uem visse as matan(as coletivas no mundo e as fogueiras acesas febrilmente pelos in%uisidores compreenderia a razo da%uele dispositivo do pacto %ue dizia7 81ovoai toda a )erra, enc'eiIa com vossa descend ncia:. Aav# exigia todo o sangue dos animais e da 'umanidade para a maior produ(o dos frigor/ficos celestiais. ;s capatazes de +eus tamb#m compreenderam isso e criaram taxas especiais a serem pagas pelos %ue, ritualmente impedidos de comer carne em dias santificados, recebessem licen(a especial, de maneira a %ue no se diminu/sse a matan(a universal de %ue resultariam os esto%ues de sangue. 1or tudo isso o sangue se tornou a mais preciosa das coisas nos ritos e sacramentos das AgreJas. 1ois nem mesmo o sangue sagrado do Cordeiro de +eus 'avia sido poupadoT +eus perdoava tudo aos 'omens, menos a dor e a morte, sem as %uais no seriam poss/veis as matan(as. "sse %uadro, toscamente esbo(ado, da )rag#dia Universal, pode despertar os 'omens para uma compreenso mais clara e precisa do significado da dor e da morte na )erra. Continuamos, ainda 'oJe, submetidos fascina(o dessas id#ias arcaicas, com %ue ainda se alimentam teologias e filosofias sanguinrias por todo o mundo. "n%uanto no nos livrarmos dessa fascina(o cruenta no c'egaremos compreenso real do %ue so a dor e a morte na vida 'umana e continuaremos a viver sem saber por %ue o fazemos. 3ossa vida 'umana tem o sentido estran'o de uma concesso condicionada s exig ncias interesseiras de um grande monop0lio celestial do sangue. " continuaremos a derramar o sangue dos animais e dos nossos semel'antes para

agradar a um +eus insacivel. 1or mais inven(-es e con%uistas %ue fizermos, no passaremos da condi(o desses trogloditas %ue continuam em matan(as selvagens e brutais nos pa/ses mais supostamente civilizados deste planeta ensangKentado. Asso prova %ue a Civiliza(o no passa de uma domestica(o de feras indomveis. 4ais de vinte grandes Civiliza(-es desfilaram pelo planeta at# 'oJe, segundo os clculos de )oRnbee, e os 'omens continuam os mesmos. 2s dores do mundo aumentaram, a a(o das Civiliza(-es mostrouIse contradit0ria, eliminando males antigos e criando novos e mais terr/veis males. ; progresso das Ci ncias e das )#cnicas foi enorme. ; 'omem voa mais seguro e mais veloz %ue os pssaros, c'egou a pousar na *ua e voltar )erra, mas enfermidades terr/veis se espal'aram pela )erra, como as vrias formas cancer/genas, os enfartes, os distHrbios nervosos, ps/%uicos e mentais e assim por diante. Givemos no mundo do terror, da inseguran(a, carregando em n0s mesmos o germe dos males %ue nos assaltaro e nos mataro na 'ora prefixada de Fdipo. +evastamos a )erra, polu/mos a atmosfera %ue temos de respirar, li%uidamos as defesas ecol0gicas naturais, envenenamos o c#u e o mar. 2s perspectivas de novas dores e trag#dias inevitveis so muito maiores e mais amea(adoras do %ue nos mil'-es de anos decorridos. C'egamos ao cHmulo de voltar ao canibalismo e aos massacres genocidas. 2umentamos muito a nossa capacidade de produzir novas, mais agudas e mais espantosas formas de dor para toda a ,umanidade. 1arece evidente %ue, mais do %ue o acaso ou o destino, somos n0s os produtores dos males %ue nos afligem. "stamos na 'ora de perguntar se a dor # realmente uma das alavancas da evolu(o 'umana e da evolu(o geral, ou # apenas um subproduto de nossas loucuras industrializantes. .eria a dor, como supusemos at# agora, um meio de desenvolvimento da sensibilidade ou uma forma de seu embotamento9 )entamos suprimiIla atrav#s de anest#sicos e somos for(ados a multiplicI la por meio de mecanismos infernais. Lual # a fun(o da dor, da mis#ria, do sofrimento individual e coletivo no mundo em %ue vivemos9 2s crian(as c'oram ao nascer com medo do mundo ou

por piedade de si mesmas9 .o mHltiplos os problemas da atualidade mundial, envolta em sangue, desespero e lgrimas. .abemos %ue iremos morrer, mas cada morte aumenta as dores do mundo e em cada enterro ou crema(o desaparece um ente %uerido %ue lan(a os vivos em novas angHstias. 3o descobrimos ainda nen'um meio de dominar as dores %ue nos perseguem, como 'ienas famintas, desde %ue nascemos at# o momento fatal da morte.

(. Os Mecanismos do Sens)$el
; mundo do sens !el e o mundo do inteli" !el, em %ue 1lato divide a realidade, encerram os mist#rios da morte e da vida. )emos no sens !el o mundo morto da mat#ria bruta ou compacta, e no inteli" !el o mundo da mat#ria refinada e vibrtil, animada e dotada de sensibilidade. 2pesar do dualismo aparente, esses dois mundos se fundem na realidade Hnica do pondervel universal, 'oJe inteiramente acess/vel aos nossos instrumentos ou aparel'os externos e extracorp0reos de percep(o. ; +eus b/blico dos Judeus, 'erdeiro das tradi(-es mgicas do "gito, arrancou o mundo do nada, do vazio da sua cartola, mas os deuses gregos, s#rios e modestos, preferiram arrancIlo da realidade subJacente das coisas, %ue constitui o plano do sens !el. +eucalio e 1irra, os 'er0is do dilHvio grego, repovoaram a Mr#cia catando pedras e atirandoIas para trs, sem ol'Ilas, para no perturbarem o milagre da converso dessas pedras em seres 'umanos. "ssa parbola aparentemente ing nua cont#m o segredo da rela(o entre o sens !el e o inteli" !el. ;s primeiros Judeus nasceram do barro de Ur, na 4esopotNmia, mas os primeiros gregos nasceram das pedras de +elfos, onde ergueriam mais tarde o ;rculo de 2polo. 2pesar de nascidos do barro, do limo da )erra, como diz o texto sagrado, os Judeus se arrogaram o t/tulo racial de Fil'os de +eus. )oda essa est0ria # muito curiosa e c'eia de subentendidos e significados ocultos, %ue somente 'oJe se tornam transparentes. ;s orculos gregos viam mais longe %ue os profetas Judeus. 4as o %ue mais nos interessa, confirmando os poderes intuitivos dos gregos, # a revela(o dos mecanismos do sens !el, no processo de transforma(o das pedras em 'omens. 3a lin'a atomista posterior, fil0sofos gregos, como *eucipo e +em0crito, mostrariam %ue a pedra, insens/vel em si mesma, era sens/vel nossa percep(o, carregando em suas entran'as catal#pticas o

germe oculto da 'umanidade p0sIdiluviana. 2s entran'as da pedra constitu/amIse, como 'oJe sabemos, de torvelin'os at&micos. 2 in#rcia aparente da pedra velava, na realidade, o futuro nas franJas do G#u de Usis. 2 'eran(a eg/pcia da Mr#cia arcaica, consubstanciada na mitologia da pedra e nas muta(-es da metempsicose, permitia aos gregos compreender os mecanismos do sens !el. 2 gesta(o secreta das energias at&micas no ventre das pedras no amea(ava o mundo com explos-es destruidoras, mas, prometendoIl'e antes a multiplica(o das esp#cies vivas, desde as misteriosas favas de 1itgoras, at# o repovoamento da ,#lade ap0s a Muerra do 1eloponeso. Recon'ecida a fun(o geradora do mineral, tornavaI se poss/vel a compreenso das rela(-es entre os vrios reinos naturais. 2l#m disso, a concep(o monista do mundo e do Universo, antecipada na matemtica l/rica de 1itgoras, com sua mHsica das esferas siderais e a teoria do isolo/smo, segundo a %ual a )erra era um ser vivo, levaria compreenso de %ue o sens !el e o inteli" !el no eram mundos ant/podas, mas fundidos e interpenetrados. "ssa realidade panorNmica, captada pela intui(o grega, preparouInos para aceitarmos mais tarde, em tempos amargos do planeta, %ue a dor no tin'a fun(-es puramente 'umanas. 3o # apenas o 'omem %ue sofre com a dor, mas toda a estrutura sens/vel do gigantesco organismo de um Universo vivo. .endo assim, no podemos atribuir as dores do mundo, %ue levaram .c'open'auer loucura, apenas s a(-es 'umanas. Foi o %ue $ardec percebeu, nas suas pes%uisas esp/ritas, ao verificar %ue as mesasIgirantes eram movidas, no por cargas el#tricas ou magn#ticas, como supusera a princ/pio, mas por emiss-es ectoplsmicas dirigidas intencionalmente e controladas por intelig ncias reveladoras dos arcanos da natureza. $ardec, de origem palingen#sica celta, percebeu a profundidade e a extenso dessa renova(o dos conceitos do seu tempo, mas viuIse obrigado a restringirIse s condi(-es culturais m#dias da sua #poca para, como professor e didata ex/mio, preparar com sua obra os camin'os do futuro. .empre %ue $ardec se restringe ao aspecto 'umano dos problemas esp/ritas o faz por necessidade

metodol0gica, pois a "uropa do seu tempo no estava em condi(-es de poder enfrentar com proveito as id#ias avan(adas %ue devia apresentar e defender. 3em se%uer os problemas at&micos 'aviam se desenvolvido. Conv#m lembrar %ue as ra/zes celtas e, portanto, dru/dicas de $ardec estavam ligadas, de um lado, Filosofia Mrega da rea socrtica, e de outro lado aos ensinos do Cristo, na 1alestina. 2rist0teles referiuIse aos celtas como o Hnico povo fil0sofo %ue 'avia encontrado no mundo, e o pr0prio $ardec incumbiuIse de estabelecer o confronto, na #e!ista $sp rita, dos princ/pios do Cristianismo e do "spiritismo com a doutrina tr/plice dos druidas. F 'istoricamente evidente essa tr/plice liga(o, como $ardec o provou no seu estudo citado. +epois de sua morte, $ardec voltou ao assunto numa comunica(o mediHnica em %ue considerou a Fran(a como uma esp#cie de refletor dos pensamentos renovadores do 2lto. "m O $!an"elho Se"undo o $spiritismo considerou .0crates e 1lato como precursores das id#ias crists, restabelecendo as liga(-es espirituais entre a 1alestina do tempo de Sesus, a Fran(a e a Mr#cia antiga. .o essas as tr s fontes da Cultura "sp/rita. 2 Universidade "sp/rita do futuro ter a incumb ncia de aprofundar os estudos desse problema de importNncia fundamental para a "ra C0smica de %ue J nos aproximamos. 3o plano m/stico da ,ist0ria Crist, a lenda piedosa da fuga de 4adalena para a Fran(a, ap0s a crucifica(o do Cristo, pode ser considerada como uma prova po#tica da liga(o dos bardos celtas OpoetasIsacerdotesP com o surto literrio do Romantismo, exposto no manifesto de Gictor ,ugo como produto do impacto do Cristianismo no mundo. 3o foi Itoa %ue o tHmulo de $ardec em 1aris foi esculpido nos moldes de um d0lmen dru/dico, fixando na pedra os altares rHsticos das florestas celtas. ; princ/pio Vardeciano da unidade se%Kente, %ue ele expressou da maneira mais simples e didtica7 8)udo se encadeia no Universo:, refleteIse na sua vida e na sua obra. 2 Mr#cia, a 1alestina e a Fran(a formam o patamar do novo mundo %ue nasce das entran'as minerais do planeta e envolve toda a )erra na rede sutil e ao mesmo tempo poderosa de uma nova

concep(o da vida, do 'omem e do mundo. 3essa concep(o, a dor nos revela a sua face oculta. 2 mecNnica dos tomos, semel'ante mecNnica dos astros, teve a imensa teia de a(-es e rea(-es %ue abrange o finito e o infinito em suas mHltiplas express-es. " nessa teia se insere a flu/dica das m&nadas, no conceito plat&nico %ue *eibniz desenvolveu em nosso tempoW a m&nada plat&nica # a idia, semel'ante %orma aristot#lica %ue modela as coisas e os seres. 3a sua ess ncia # apenas um ponto invis/vel no espa(o e sua pe%uenez escapa s nossas possibilidades de avalia(o matemtica. 3a sua m/nima estrutura encerra a mxima pot ncia. F a s/ntese mxima. 4enor %ue as 'omeomerias de "mp#docles, formas infinitesimais dos 0rgos e dos membros das coisas e dos seres, %ue se aJustam na forma(o material desses 0rgos e membros. F o s men invis/vel e impondervel do pensamento de +eus %ue fecunda a mat#ria. ,enri 5ergson viuIas em caudais, na sua genial concep(o do #lan vital infiltrandoIse na mat#ria para aglutinar os seus elementos no processo da evolu(o criadora. ,egel antecipara essa viso na sua teoria est#tica, descrevendo a epop#ia do belo em luta com a mat#ria, desde as formas monstruosas da arte oriental antiga, nos templos indianos, at# o artesanato das cria(-es est#ticas da "uropa. 2 Ci ncia atual, nas pes%uisas sobre os centros padronizadores dos 0rgos e membros de corpos animais, especialmente de ratos, mostraram %ue as 'omeomerias no so uma cria(o imaginria e ing nua, mas a percep(o, antecipada pelos gregos, das formas padronizadoras existentes nos corpos. +eslocandoIse um bra(o de frente de um embrio de rato para o lugar de uma perna traseira, e viceIversa, a perna cresce como bra(o e o bra(o como perna. 2 curiosa id#ia das 'omeomerias aparece ento como uma forma de percep(o dos padr-es ocultos no corpo. ConfirmouIse tamb#m, com essas pes%uisas, a intui(o de Claude 5ernard sobre a necessidade de um modelo energ#tico para o corpo 'umano. 3as recentes e famosas pes%uisas da Universidade de $irov, na UR.. Q reJeitadas pelo "stado 4aterialista dogmtico, mas sustentadas pelos cientistas pes%uisadores Q, estes fizeram a descoberta do

corpoIbioplsmico do 'omem, modelo e sustentador do corpo f/sico, ao %ual deram essa denomina(o por ser ele o corpo %ue d vida ao corpo material e constitu/do de plasma f/sico. 1es%uisadores da Universidade de 1rentice ,all, dos "stados Unidos, confirmaram essa descoberta e a divulgaram em livro editado pela Universidade. ;s mecanismos do sens !el foram assim descobertos. )rataIse de processos at&micos e subat&micos, nos %uais interv m a antimat#ria e as m&nadas. "stas representam o elemento espiritual, designadas pelo 1rofessor R'ine, na 1arapsicologia, como extraf/sicos. F gra(as a essa conJuga(o de for(as, somente agora comprovadas pela pes%uisa cient/fica obJetiva, %ue os mecanismos do sens !el transformam o reino mineral em vegetal e este em reino animal, do %ual surgiu na )erra o Reino ,ominal, configurado na "sp#cie ,umana. "m todo esse vasto, profundo e multimilenar processo da evolu(o criadora, a dor se manifesta nos atritos, desaJustes e dispers-es de elementos, despertando a sensibilidade mondica atrav#s de est/mulos e desenvolvimentos sucessivos. $ardec sustentou essa teoria, %ue J confirmara em suas pes%uisas da Ci ncia "sp/rita, na segunda metade do .#culo XAX. *#on +enis a sintetizou na sua con'ecida expresso po#tica7 82 alma dorme na pedra, son'a do vegetal, agitaIse no animal e acorda no 'omem:. Mustave MeleR, em seu livro Do &nconsciente ao 'onsciente , sustentou a exist ncia do dinamismo-ps quico-inconsciente , como elemento universal determinante dos processos evolutivos em todos os reinos da 3atureza. $ardec antecipou a teoria da transcend ncia das atuais Filosofias da "xist ncia, sustentando, com base em suas pes%uisas esp/ritas, %ue o Reino ,ominal evolui para a 2ngelitude, no desenvolvimento das potencialidades do 'omem. 2 2ngelitude # a condi(o ang#lica %ue a ,umanidade dever atingir na sua evolu(o terrena, transferindoIse para os 4undos .uperiores das constela(-es c0smicas. +essa maneira a dor se apresenta, fora dos limites estreitos da concep(o antropom0rfica, como uma decorr ncia natural dos processos evolutivos em todo o Cosmos. F uma conse%K ncia dos esfor(os despendidos pelas coisas e os seres, em luta com os

obstculos internos e externos com %ue todos n0s e todas as coisas e seres se deparam nos camin'os da evolu(o universal. )oda estase ad%uirida configura uma situa(o de impasse %ue ter de ser rompida pelos mecanismos do sens !el. .ofre a pedra, sofre o vegetal, sofre o animal e sofre o 'omem em cada curva implacvel do desenvolvimento de suas potencialidades. +enis viu isso com clareza ao afirmar %ue a dor 8# uma lei de e%uil/brio e educa(o:, referindoIse especialmente ,umanidade. 2 essa lei universal nada e ningu#m pode fugir. ; universo # teleol0gico, dirigeIse, em tudo e em toda parte, a finalidades definidas. 3o # isso %ue vemos ao nosso redor, desde %ue nascemos at# morrermos9 Um fato assim to evidente, incessantemente repetido, J trs em si mesmo o selo natural da sua comprova(o, %ue s0 os esp/ritos sistemticos podem p&r em dHvida. 3o tocante reencarna(o 'umana, %ue # apenas um detal'e da lei grega da palingenesia, do constante e inevitvel renascimento de todas as coisas e todos os seres, trazemos em nossa pr0pria consci ncia a certeza secreta de termos de passar por esse processo. 4as na reencarna(o 'umana o problema da dor se complica com a presen(a no 'omem da consci ncia de si mesmo e de seus deveres. 2(o e rea(o so inevitveis, em todos os planos, mas o 'omem tem a vantagem de saber %ual # o seu destino e como pode e deve empregar o seu livreIarb/trio para alcan(ar os obJetivos superiores da sua destina(o c0smica. "le # o responsvel Hnico pelas suas op(-es e os seus atos, pensamentos, deseJos e palavras. ; perdo de +eus pode auxiliI lo em suas situa(-es desesperadas, mas s0 ele mesmo pode redimirIse, corrigindo e superando os seus erros. 1esa sobre os seus ombros a responsabilidade moral %ue ad%uiriu na sua evolu(o espiritual. 3en'um sacerdote e nen'uma entidade espiritual pode livrIlo dos compromissos %ue assumiu. +eus no o castiga nem o recompensa. ; )ribunal de +eus est instalado em sua consci ncia e ele mesmo se condena e se pune, no uso pleno da sua liberdade. .eus sofrimentos e angHstias nasceram de sua pr0pria consci ncia e s0 nela podem apagarIse. +eus l'e conferiu a Jurisdi(o de si mesmo. 2 dor %ue o aflige

no # castigo de +eus, mas # fogueira %ue ele mesmo acendeu e pode apagar por si mesmo. "ssa solido do 'omem # a sua pr0pria grandeza. "le tem nas suas mos o poder de fazer e desfazer o seu destino, de se fazer maldito ou se tornar divino.

*. Do Sens)$el ao +ntelig)$el
; reino mineral cont#m, na sua dinNmica secreta, todas as potencialidades da cria(o. 1ermanece em xtase Ocomo adormecidoP suJeito apenas movimenta(o externa %ue l'e # dada pelo vento, pela c'uva, pelos desn/veis das camadas de terra interiores, pelos abalos s/smicos e as erup(-es da pirosfera nas explos-es vulcNnicas. 2nte a extenso tran%Kila e im0vel dos areais no deserto, das montan'as e geleiras impass/veis, os 'omens se Julgam sen'ores absolutos de um mundo morto. 4as a intui(o mondica os adverte %ue a vida palpita sob os disfarces da morte. ;s panoramas maJestosos da solido externa sugeremIl'e o formigar oculto das pot ncias em gesta(o. ;s vendavais, os rios, os temporais e os sismos l'e mostram %ue, sob a in#rcia aparente das coisas ' uma trepida(o secreta. 2s m&nadas modelam em sil ncio as formas das coisas e dos seres, as constela(-es at&micas atritamIse com as sementes mondicas, fazendoIas germinar. 2s pot ncias adormecidas acordam no ventre das camadas minerais e determinam a partog nese das primeiras flora(-es vegetais. 3a se%K ncia dessas atividades secretas os vegetais despertam as pot ncias animais e nessas se manifestam os primeiros sintomas da intelig ncia subJacente em cada gro de areia, em cada fol'in'a t/mida de relva. 2ssim como no cadver %ue se retira intacto de um tHmulo em %ue no se desfez, e ao ser exposto infiltra(o do ar come(a a se desfazer em vermes pululantes, a terra morta explode em movimenta(o incessante e o mundo fervil'a nas manifesta(-es vitais. 2 %u/mica da vida rompe o sil ncio mortal e desencadeia a prolifera(o dos seres. 2 dor fulgura pela primeira vez nas fibras do sens !el, revelando a passagem mgica deste para o inteli" !el. ; 'omem, se J existisse, como o figuramos neste %uadro gen#sico, poderia ento perceber as primeiras manifesta(-es da intelig ncia incubada nas estruturas

aparentemente mecNnicas das coisas e dos seres. ; princ/pio inteligente se revela no tropismo das ra/zes %ue penetram no solo em busca de gua, na corola das flores %ue se voltam para a luz do .ol, no instinto dos animais %ue buscam alimento e prote(o, desenvolvendo as proles e construindo suas tocas como se obedecessem a es%uemas previamente tra(ados. 2 imagem ancestral da )erra morta # atualmente revista pelos astronautas %ue pousam na *ua. )estemun'o de +eus, o 'omem assiste epop#ia da M nese planetria Q num minHsculo recorte do Universo Q e o faz atrav#s da se%K ncia das gera(-es terrenas, na magia telHrica e espantosa das reencarna(-es progressivas da sua pr0pria esp#cie. ; %ue a M nese 5/blica nos apresenta num es%uema fantasioso, 2 Ci ncia do 'omem reconstr0i no tempo com seus dados obJetivos, col'idos nas entran'as do planeta. ; grande laborat0rio guarda os seus registros na pr0pria carne da )erra para %ue o 'omem possa reconstruir o seu pr0prio passado na consulta mem0ria planetria. +es/gnio, inten(o, atividade criadora, previso, tudo isso ressalta das investiga(-es cient/ficas na crosta terrena e nos dep0sitos de f0sseis. 2tribuir tudo isso ao acaso seria negar a casualidade como se%K ncia de ocorr ncias sem sentido. .eria fazer do acaso um ser casualmente inteligente. 2 Ci ncia no se alimenta de acasos, mas de causas. .o estas %ue importam para a tomada de consci ncia do 'omem diante da realidade universal. 2s mistifica(-es forJadas na Filosofia, na )eologia e na Ci ncia, para afastar a presen(a de uma Antelig ncia .uprema na realidade c0smica Oou minimizIlaP, so manifesta(-es evidentes de uma vaidade de pigmeus africanos escolarizados. ; 'omem ainda no disp-e de possibilidades para uma investiga(o dessa natureza em amplitude c0smica. 2s opini-es dos sbios, como dizia $ardec, so vlidas na medida em %ue se aJustam especialidade do sbio. 2 verdade sobre o Cosmos # con'ecida ainda em termos arrasadoramente insuficientes para %ue algu#m possa negar a evid ncia, comprovada at# agora na pes%uisa de dados obJetivos, de %ue a estrutura inteligente do Cosmos s0 pode ser explicada pela a(o de uma Antelig ncia C0smica. ;s mecanismos do sens !el e a evolu(o do inteli" !el na )erra

esto decisivamente comprovados pelas pes%uisas cient/ficas. Lual%uer refuta(o dessa evid ncia s0 ter valor %uando apoiada em pes%uisas da mesma ordem. Fora disso, s0 temos opini-es pessoais %ue nada valem no campo cient/fico. 3a Ci ncia "sp/rita a prova da exist ncia de +eus # dada em termos rigorosamente cient/ficos, pelo exame obJetivo e l0gico da estrutura da realidade c0smica. 2 concluso l0gica # de bronze, como assinalou Ric'et, a %uem os mais significativos fen&menos parciais no conseguiram convencer. ; veredicto final de $ardec foi assim resumido7 83o ' fen&meno inteligente sem causa inteligente, e a grandeza do fen&meno corresponde necessariamente grandeza da causa:. 1odemos acrescentar %ue no ' grandeza maior, mais evidente e mais comprovada do %ue a da Antelig ncia C0smica revelada em todos os aspectos con'ecidos do Cosmos. "ssa rigorosa posi(o cient/fica s0 pode ser contestada por meio de sofismas facilmente elaborados por criaturas opiniticas. 2 dor, em seus mHltiplos aspectos, f/sicos e morais, ac'aIse entran'ada na realidade c0smica como elemento necessrio da evolu(o universal, %ue decorre dos processos naturais de desenvolvimento das potencialidades gen#sicas atrav#s da passagem da pot ncia a ato. )odo ato # um parto e todo parto # doloroso. .0 podemos supor um mundo sem dor imaginando o completo desenvolvimento de todas as potencialidades das coisas e dos seres, o %ue no passaria de pura especula(o imaginativa. 3os mundos em %ue a mat#ria densa predomina, como o nosso, o esp/rito ainda est suJeito s leis f/sicas e viriais, ou seJa, biof/sicas. ;s longos ciclos evolutivos necessrios ao desenvolvimento das potencialidades mostramInos %ue o processo no # imediato ou mgico, mas lento e gradual, regido ao mesmo tempo pelas leis f/sicas, biol0gicas e espirituais. 2s rela(-es entre esp/rito e mat#ria implicam sempre em contrastes dial#ticos de a(o e rea(o, de luta e fuso, antes %ue atinJam o plano dial#tico da fuso 'armoniosa, segundo a concep(o de ,ammeleim. 3as primeiras fases gen#sicas o esp/rito Ono caso designado apenas como princ pio inteli"ente P atrai a mat#ria dispersa, como o /m atrai a limal'a, e aglutina a mat#ria aos

es%uemas formais do proJeto divino. Ancorporada a mat#ria ao esp/rito, a fuso se realiza obJetivando a s/ntese. 4as esta vai ser o resultado de um duplo e rec/proco apresamento7 o da mat#ria pelo esp/rito e o do esp/rito pela mat#ria. 2 dor reponta naturalmente desse embate de pot ncias adversas. 1or isso $ardec definiu a mat#ria como 8o la(o %ue prende o esp/rito:. "ssa priso rec/proca do esp/rito mat#ria e da mat#ria ao esp/rito prolongaIse no tempo e no espa(o, na dura(o necessria para %ue as potencialidades do esp/rito se desenvolvam. )odos sabemos, por experi ncia pr0pria, como os deseJos imediatistas da mat#ria se op-em aos anseios de transcend ncia do esp/rito e viceIversa. 1or isso Unamuno considerou o 'omem como um drama e os existencialistas atuais recon'eceram, inclusive .artre, %ue o obJetivo do 'omem # a transcend ncia. +o materialismo filos0fico passamos, em plena era pragmatista e materialista, concep(o do 'omem como esp/rito, o %ue foi uma vit0ria inegvel e irredut/vel de $ardec. ; princ/pio do inteli" !el em 1lato no se refere apenas intelig ncia dos seres, mas tamb#m inteligibilidade de todas as coisas. 1raticamente, o inteli" !el # a c'ave da compreenso geral do mundo, sem a %ual a porta do saber no se abriria para a ,umanidade. 1assar do sens !el ao inteli" !el e%uivale a uma escalada espiritual %ue leva os seres do plano da simples percep(o das coisas ao plano complexo da compreenso de toda a realidade. 3a Ci ncia "sp/rita esse princ/pio plat&nico aparece como aplica(o do m#todo racional explica(o da realidade. 3a Filosofia "sp/rita ele # a Razo de +eus ordenando o mundo, Justificando o 'omem e aJustando o pensamento 'umano ao real. 3a Religio "sp/rita ele # o sustentculo Hnico da f#, pois s0 a f# racional, como sustenta $ardec, pode enfrentar a razo face a face, de igual para igual, em todas as fases da evolu(o 'umana. 2 f# dogmtica, cega e irracional, %ue se ap0ia em opini-es tiradas de vel'as tradi(-es mitol0gicas e folcl0ricas, murc'a nos camin'os da evolu(o na medida em %ue a Razo do 4undo vai se revelando intelig ncia 'umana. ; emurc'ecer da f# dogmtica # amargo e trgico, mergul'ando as religi-es

formalistas e dogmticas no c'arco dos interesses materiais, fato %ue 'oJe estamos presenciando em todo o mundo. .o dolorosas as manobras feitas pelo dogmatismo opressor para sustentarIse em p# ou de c0coras na corrente evolutiva. 2o contrrio disso, a f# racional ou raciocinada acompan'a e no raro antecipa as posi(-es novas do pensamento na busca da verdade leg/tima e natural. ; 'omem trs em si mesmo, na sua consci ncia e na sua afetividade, o impulso fide/sta. +escartes, na sua busca introspectiva da realidade, mergul'ando no co"ito, em profunda cogita(o filos0fica, descobriu a id#ia de um ser supremo e perfeito em si mesmo e declarou %ue a id#ia de +eus est no 'omem como a marca do obreiro em sua obra. $ant observou %ue essa id#ia # o mais elevado conceito formulado pela mente 'umana, pois encerra em si mesma a s/ntese da realidade universal. $ardec, em suas pes%uisas psicol0gicas sobre a %uesto, concluiu %ue o 'omem trs em si a lei de adora(o, %ue se comprova no plano 'ist0rico pelas manifesta(-es universais, de todos os povos e de todas as fases da evolu(o 'umana. 2 exig ncia constante dos ritos de adora(o em todas as condi(-es existenciais do 'omem revela a natureza &ntica dessa lei e todas as condi(-es do 'omem provam %ue ela tem sua fonte no pr0prio onto, ou seJa, no pr0prio ser da criatura 'umana. +isso resulta %ue o 'omem # um ser religioso. 4as a religio, para $ardec, embora se manifeste 'istoricamente em processos rituais, no se prende a essas formas de simples exterioriza(o, definindoIse, na sua expresso mais leg/tima, como adora(o /ntima e consciencial. Corroborando isso, 5ergson uniu a religio moral, considerando %ue a verdadeira religio # individual e absorvente, no se conformando com as religi-es formais e coletivas. 1estalozzi, %ue foi mestre de $ardec, J 'avia afirmado, antes da tese bergsoniana, %ue a verdadeira religio # a 4oralidade. 2 dor marca a religio em todos os seus aspectos, revelando %ue a sua origem est no impulso de transcend ncia do 'omem. +essa maneira, o conceito antropom0rfico da dor, como castigo de +eus, resultante do pecado, seJa como problema de consci ncia ou como resultante crmica, proveniente de a(-es

mal#ficas em vidas anteriores ou remorsos decorrentes dessas a(-es na vida presente, no passa de um res/duo do antropomorfismo %ue assinala as fases iniciais do desenvolvimento 'umano. 2 palavra )arma # indiana e prov#m do sNnscrito, mas vulgarizouIse na cultura esp/rita pelo fato de reduzir a expresso esp/rita e%eitos da lei de a(o e rea(o numa s0 palavra. 2 tend ncia ao antropomorfismo, natural no 'omem, contribuiu poderosamente para integrIla na linguagem esp/rita, sem nen'um preJu/zo doutrinrio %uanto sua significa(o. 2 +outrina "sp/rita tem a sua terminologia pr0pria, espec/fica, %ue no pode ser alterada ou atualizada, como pretendem alguns novidadeiros. 4as isso no impede %ue um termo ou outro, absorvido naturalmente pelo meio esp/rita, a ponto de se tornar usual, seJa aceito pelos estudiosos. 2lguns Jovens afoitos e alguns vel'otes novidadeiros %uerem transformar a terminologia esp/rita num saco de gatos, sem o menor respeito tradi(o e estrutura da doutrina. 3a lingK/stica em geral a lei de absor(o de termos enxertados permite esses enxertos %uando eles podem facilitar o trNnsito das l/nguas, sem preJu/zo das estruturas lingK/sticas em %uesto. "m geral, a pr0pria linguagem afetada por esses atentados terminol0gicos reJeita os termos impr0prios, devolvendoIos praia, como faz o mar com os detritos lan(ados nas suas guas. 2s estruturas lingK/sticas, como todas as demais, defendemIse das intromiss-es de terminologia estran'a. ; caso da palavra )arma # um dos poucos %ue foram pacificamente aceitos em todo o mundo, e essa aceita(o universal # a Hnica forma de legitima(o do novo termo na antiga terminologia. Asso ocorre %uando as leis de euforia e de afinidade conceptual no repudiam o termo e no # uma pessoa, nem um grupo de novidadeiros ou uma institui(o doutrinria %ue decide sobre a aceita(o. 1or influ ncia do antropomorfismo desenvolveuIse no meio doutrinrio esp/rita a id#ia restritiva de %ue todo aleiJo ou situa(o an&mala # de natureza crmica. 3o obstante, o pr0prio $ardec adverte %ue muitos desses transtornos ocorrem por causa das imperfei(-es da mat#ria densa, de %ue se constitui o nosso mundo. Foi o %ue ,egel postulou em sua teoria da evolu(o

est#tica e 5ergson recon'eceu na sua teoria do #lan vital. 2 restri(o antropom0rfica do )arma desfigurou a aplica(o indiscriminadamente aos casos de acidentes reencarnat0rios. Uma crian(a nasce com defici ncia numa perna ou num bra(o e logo um sabereta esp/rita promove a suposta devassa do seu passado, acusandoIa de crimes inverificveis. 1recisamos compreender %ue o esp/rito reencarnante tem o seu passado e trs o seu )arma, mas tamb#m enfrenta uma nova experi ncia em %ue est suJeito a acidentes vrios na fecunda(o e na gesta(o, no parto, nos problemas da 'ereditariedade biol0gica e assim por diante. 2ssim como temos em nosso destino a programa(o e o livreIarb/trio, temos tamb#m na experi ncia da reencarna(o o )arma e a margem naturalmente livre da nova experi ncia natalina. F verdade %ue a programa(o crmica leva em conta os acidentes provveis, mas a margem de liberdade # indispensvel na experi ncia reencarnat0ria, e %ue acima dos obJetivos de resgate existe o interesse bsico de aprendizado e desenvolvimento das potencialidades. 2 teoria fatalista de "spinosa, em sua formula(o matemtica irredut/vel, no corresponde +outrina "sp/rita de causaIefeito, precisamente por nos mostrar o mundo asfixiado numa estrutura sem liberdade e, portanto, sem op(-es, sem margem para a experi ncia do esp/rito. )odas as possibilidades experienciais do 'omem estariam sumariamente exclu/das do processo da vida, ante esse despotismo divino, %ue na verdade no seria divino, mas satNnico. 1or outro lado, as fun(-es essenciais do inteli" !el estariam obstru/das, condenandoIse o esp/rito a uma vida terrena de trabal'os for(ados, sem a m/nima possibilidade de op(o. 2 pr0pria interven(o de +eus e a atividade dos esp/ritos protetores estariam fatalmente barradas diante dessa programa(o de computador eletr&nico. F for(oso considerarIse tamb#m a impiedade e at# mesmo a imoralidade da permanente exibi(o dos crimes do passado nos aleiJ-es da atual exist ncia. "ntre os gregos 'ouve correntes filos0ficas %ue anteciparam o fatalismo espinosiano de maneira rid/cula, admitindoIse, na teoria do eterno retorno, %ue na reencarna(o os 'omens

voltavam s aldeias e casas estritamente semel'antes s do passado, com todas as suas del/cias. 2o inv#s do progresso, da evolu(o das coisas e dos seres, ter/amos apenas a repeti(o inHtil e permanente das situa(-es e condi(-es anteriores. .0crates mostrou a insanidade dessas teorias de ra/zes mitol0gicas e antecipou a teoria livre da reencarna(o esp/rita. "xistem, naturalmente, os c/rculos viciosos das reencarna(-es repetitivas, a %ue se apegam esp/ritos irresponsveis e indolentes, mas # a esses %ue *zaro se refere, numa de suas mensagens inclu/das em O $!an"elho Se"undo o $spiritismo , advertindo %ue os guias da 'umanidade em marc'a faro esses indolentes avan(ar, com a dupla a(o do freio e da espora, %ue corresponde a(o da consci ncia e da dor sobre esses retardatrios. +e %ue serviriam os protetores e a a(o ben#fica das prova(-es dolorosas, se a programa(o dos destinos fosse absoluta e, portanto, esmagadora9 $ardec lembra %ue nen'um esp/rito se reencarna para repetir o passado criminoso, pois nen'um processo reencarnat0rio tem por finalidade o mal, mas apenas o bem. ;s %ue fracassam na reencarna(o, retornando s prticas anteriores, so nufragos e no predestinados. Cada reencarna(o implica uma misso e no existem miss-es criminosas. F tempo de reexaminarmos essas %uest-es, evitando as perguntas fr/volas %ue muitas vezes se nos deparam no meio esp/rita, como esta7 81or %ue sofrem os animais9: .ofrem por%ue evoluem e por%ue toda evolu(o, consciente ou inconsciente, # sempre acompan'ada das dores do parto %ue anunciam as transi(-es evolutivas para planos superiores. 3ada se faz sem esfor(o e, portanto, sem dor. 3ingu#m supera a gravita(o sem esfor(o e dor. F necessrio o explodir dos foguetes espaciais para %ue o 'omem sinta a presso atmosf#rica e a gravita(o terrena para se lan(ar no espa(o sideral. ; 'omem no # mais do %ue um dos elementos ativos da natureza, como os vegetais e os animais. CabeIl'e, em conJuga(o com os demais elementos, trabal'ar a terra, modificIla, preparIla para o futuro, sacrificandoIse ao lado dos seres massacrados por ele em suas experi ncias evolutivas. )endo atingido o desenvolvimento mental necessrio para l'e

dar supremacia sobre os demais, no se conformou com a sua condi(o animal e atingiu a duras penas a condi(o superior do subumano, de %ue ainda 'oJe no conseguiu libertarIse. 1roclamouIse fil'o Hnico de +eus, com direitos de 'erdeiro exclusivo sobre toda a cria(o, e no se suJeitou s exig ncias da 'umildade e da simplicidade para prosseguir na escalada, J ento de ordem moral e no f/sica. ; mito grego de 1rometeu, %ue roubou o fogo do c#u, dInos a medida do atrevimento 'umano. 2 inconforma(o com a dor e a morte # simbolizada no mito pelo roubo do fogo divino e a condena(o de 1rometeu, entregue aos abutres do Cucaso, simboliza a condena(o da esp#cie 'umana s condi(-es perec/veis das esp#cies animais. 2 imola(o voluntria do Cristo, para salvar a ,umanidade do seu orgul'o estHpido e orientIla nos camin'os mais suaves da 'umildade e do sacrif/cio, foi o socorro da ,umanidade Cr/stica, dos mundos superiores do Cosmos, tentando despertar o 'omem terreno para o seu engano desastroso. .e o exemplo do Cristo e os seus ensinos tivessem sido aceitos no estar/amos mais num mundo de provas e expia(-es, mas ter/amos o Reino de +eus implantado e florescente na )erra. 3o plano moral %ue o 'omem atingiu, dotado das luzes da consci ncia, bastaria a sua aceita(o da 'umildade para %ue o desenvolvimento de suas potencialidades divinas se acelerasse. Anfelizmente, empolgados pelo orgul'o e a arrogNncia, continuamos a considerarInos como os privilegiados de +eus e nos embriagamos com o vin'o dos ton#is inHteis de ./sifo, %ue rodamos sem cessar at# o cume da montan'a e o deixamos rodar encosta abaixo sem nen'um proveito. 3osso orgul'o no nos permite aceitar a condi(o 'umana, %ue nos suJeita s doen(as, dor e morte. Ca/mos na contradi(o de son'ar com a eternidade da vida carnal, es%uecidos de %ue a carne # um simples agregado at&mico suJeito dissolu(o temporal. 2ni%uilamos o pr0prio planeta em %ue vivemos e ateamos fogo a n0s mesmos, tentando superar a morte com alucin0genos %ue a abreviam e com o rid/culo expediente dos cadveres congelados. )aman'o foi o nosso orgul'o, %ue acabamos nos frigor/ficos como animais de corte.

,. O Mundo sem Dor


)oda a nfase deste cap/tulo podia ser representada por uma pgina em branco. 2 evolu(o da dor e%uivaleria instala(o universal do nada, esse conceito vazio, segundo $ant, esse zero absoluto da antiIrealidade, essa nega(o da nega(o, em termos dial#ticosW seria o princ/pio de tudo o %ue no # nem pode ser. 1itgoras, para figurar a solido de +eus antes da Cria(o, recorreu id#ia do Uno, o nHmero =, sem proced ncia nem conse%K ncia, im0vel no Anefvel. .artre, em nosso tempo doloroso, para devolver o 'omem ao nada de %ue teria sa/do, teve de recorrer contradi(o de uma f0rmula dial#tica %ue levaria o pensamento frustra(o total de si mesmo. 3o ' sa/da para a id#ia do nada, seno no solipsismo da volta ao nada, %ue nada # nem pode ser. 2 imagina(o pitag0rica teve pelo menos a coer ncia de recorrer ao acaso, admitindo um estremecimento do = no inefvel, %ue multiplicaria a unidade, desencadeando a +#cada, o nHmero =B %ue deu nascimento ao )odo. Fil0sofos e te0logos cristos vangloriamIse at# 'oJe da originalidade da 5/blia, %ue fez +eus tirar o mundo do nada, tirar o real do irreal. 4as a 5/blia # um livro Judeu e no cristo. ConfiguraIse nessa vangl0ria a gl0ria v de um roubo do nada. 3a verdade, o nada s0 pode existir em termos de relatividade, o %ue, subordinandoIo ao todo, anula toda a sua pretenso existencial. 1ara o nada existir seria necessria a exist ncia dos elementos formais do nada, %ue no seriam 8nada:, mas alguma coisa. )udo isso pode parecer uma cogita(o vazia, mas no #, pois se processa nos %uadros 'ist0ricos do pensamento antigo e moderno, levandoInos a uma concluso mentalmente obJetiva7 o nada # uma impossibilidade do pensamento.

Como a dor # um elemento do sens !el, c'egamos a outra concluso inevitvel7 o mundo sem dor # uma abstra(o gratuita %ue s0 existiria no imaginrio absoluto e inconse%Kente, pois a excluso da dor implicaria necessariamente a inexist ncia de %ual%uer atividade. .eria o mundo da morte absoluta, sem a esperan(a da ressurrei(o, %ue acarretaria a dor absoluta. 3esse solipsismo do absurdo c'egamos a outra impossibilidade do pensamento7 a da defini(o absoluta de +eus. 3ada mais podemos fazer do %ue aceitar a sua realidade como ela se apresenta na introJe(o imemorial da nossa consci ncia profunda, em %ue +escartes a encontrou na sua cogita(o assombrosa, ou negIla, negando ao mesmo tempo toda a realidade. "ssa exig ncia da nega(o total decorre das condi(-es epistemol0gicas da nossa cultura, %ue no permite mais a fragmenta(o do saber, com as posi(-es il'adas de campos gnosiol0gicos il'ados e enfeudados em prov/ncias espHrias do Con'ecimento. ,oJe o Con'ecimento # um s0, o maci(o do .aber, no admitindo uma Ci ncia dos homens mais do que homens e outra dos homens simplesmente homens da diviso estrat#gica de +escartes. 2 unifica(o do .er produziu, ao mesmo tempo, a fragmenta(o profissional das especialidades, no plano da prtica cient/fica, e massividade da generaliza(o globalizante. ;u admitimos a exist ncia de +eus como Consci ncia C0smica abrangente ou a reJeitamos como impossibilidade l0gica Ona *0gica 2ntiga e na *0gica 4odernaP, de maneira %ue os capatazes de +eus foram banidos de seus cargos e expulsos do processo cultural. Foi o %ue +ilt'eR colocou de maneira precisa em seu ensaio sobre A *ra"dia da 'ultura , em %ue o aumento de con'ecimentos supera a capacidade individual da mente 'umana. 2 Filosofia das Ci ncias abrangeu numa viso gestltica, globalizante, os setores dispersos da investiga(o. 2 cren(a foi afastada como posi(o ing nua do passado e a f# tornouIse con'ecimento comprovado. $ardec postulou a preval ncia da f# como certeza decorrente da experi ncia e da prova. Foi ainda mais longe, mostrando %ue a Revela(o, instrumento divino do .aber, # ao mesmo tempo 'umana e

divina, pois os cientistas revelam com mais seguran(a %ue os profetas. +enis 5radleR, ante as experi ncias mediHnicas de %ue participou nos "stados Unidos, proclamou7 8"u no creio, eu seiT: So'n *aurence, biof/sico da 32.2, declarou num simp0sio em .o 1aulo7 8; nHcleo do tomo no tem massa e rege a constela(o at&mica. )entamos agora descobrir o nHcleo do 'omem:. "ssa viso cient/fica e geral da realidade no permite mais a antinomia cren(a e saber, %ue propiciou no passado sombrio o poder eclesistico sem limites do fanatismo religioso. 3o ' mais lugar para fanatismos de %ual%uer esp#cie no mundo atual, iluminado pelas esperan(as da "ra C0smica. ;s fanticos ideol0gicos so os Hltimos abencerrages do nosso s#culo, condenados de maneira inapelvel extin(o total. ;s esp/ritas, primeiros c'amados para a compreenso da Ci ncia Antegral Q e %ue na sua maioria refugiaramIse num beatismo de sacristia Q, esto intimados a aliJar dos ombros as cargas do misticismo igreJeiro para poderem assumir a 'eran(a do s#culo. ; con'ecimento epid#rmico da doutrina %ue 'erdaram os transformaram em adversrios de si mesmos. .0 l'es resta um camin'o a seguir7 o rompimento com os compromissos sectrios das religi-es formalistas em %ue foram criados e alimentados, pelo aprofundamento coraJoso no estudo dos seus princ/pios doutrinrios. 2 deforma(o sistemtica do 'omem, no mundo inteiro, pelos te0logos e cl#rigos, na explora(o do medo morte, no terror do sagrado e no com#rcio deslavado da simonia, transformou os 'omens em criaturas servis, 'ip0critas e levianas, incapazes de encarar com seriedade e coragem os problemas espirituais. 2 ra(a de v/boras %ue o Cristo enfrentou e denunciou em Serusal#m espal'ouIse por toda a )erra, contagiando a ,umanidade. ; meio esp/rita no podia escapar a esse contgio. 2 mais vigorosa e libertria doutrina J surgida no mundo converteuIse, nas mos de multid-es ignorantes e obtusas, em novo muro de lamenta(-es. ;s beatos das religi-es dogmticas trocaram de pele mas no perderam suas man'as. .ubstitu/ram os ritos cat0licos pelos passes e preces, a gua benta pela gua flu/dica e os rosrios de repeti(-es medrosas pelos colares de contas de Af, na magia primitiva das religi-es mgicas da selva,

negras e ind/genas. 2 marafa ou cac'a(a de lcool de cana, principalmente na 2m#rica, substituiu nos batu%ues da macumba os vin'os sacramentais de uva. 3o pandem&nio das supersti(-es os deuses africanos e americanos demonstraram aos ing nuos %ue a sabedoria divina no est nos livros, mas na boca dos exus, no batu%ue dos tambores e nas defuma(-es de c'arutos e ervas milagrosas. 2 miscigena(o religiosa Ona verdade mgica e selvagemP gerou ento as religi-es mesti(as de %ue tratou "uclides da Cun'a, sucedNneos mais fceis dos complicados sacramentos dos padres paramentados. 2 linguagem e os ritos da selva substitu/ram os instrumentos sagrados de ouro e prata e o latim incompreens/vel. 2s prticas da Mo#cia arcaica, ou magia negra, os batismos de sangue animal em cabe(as raspadas e 'umil'adas derrotaram os ritos batismais de gua. "ra inevitvel o abandono do livro, do estudo, da reflexo sobre problemas superiores, nesse meio bastardo em %ue o analfabetismo e a ignorNncia eram regra e praxe de virtudes salvadoras. 3o meio esp/rita a infiltra(o das prticas selvagens, gra(as ao analfabetismo geral e a repulsa das criaturas simples aos problemas culturais, conseguiu infiltrarIse. 2 confuso comodista entre simplicidade e estupidez levou muitos esp/ritas simpl0rios a deixar a doutrina de lado como inHtil inven(o de gente letrada e vaidosa. 3os meios culturais o reflexo dessa situa(o desastrosa levou comodistas altamente considerados a moverem campan'as difamat0rias contra a doutrina e seus adeptos, em nome de um Cristianismo desfigurado e de uma cultura cient/fica mentirosa. 2 obra de $ardec ficou confinada a poucas pessoas de bomIsenso e livres de preconceitos. "ra mais uma curiosidade do s#culo XAX do %ue uma formula(o doutrinria superior. Como se isso no bastasse, criaturas de pretensa sapi ncia, consideradas semiIsbias por seus t/tulos acad micos, num meio em %ue a cultura era luxo e no dever, aceitaram mistifica(-es rid/culas como a de Roustaing como complemento necessrio da obra Vardeciana, 8mais voltada para a Ci ncia dos 'omens do %ue para a Ci ncia divina:. Como pode manterIse, at# 'oJe, em institui(o respeitvel por seu passado essa mix0rdia indigna9

)oda uma mitologia do absurdo se mistura s realidades claras da doutrina Vardeciana, a come(ar pelo nascimento mitol0gico de Sesus, gerado numa falsa gravidez de tipo 'ist#rico na reformula(o dos evangel'os por entidades visivelmente trapaceiras com a finalidade Hnica de ridicularizar a doutrina racional e cient/fica do "spiritismo. "ntretanto, na mesma 'ora %ue isso acontece, as Ci ncias confirmam em suas pes%uisas, sem o saber e sem o %uerer, os princ/pios da doutrina ultraJada e reJeitada. 3o precisar/amos de mais evidente prova da impossibilidade de um mundo sem dor. ; ensino e abnega(o de Sesus transformaIse 'istoricamente em motivos de lutas sangrentas por dois mil nios. 2 obra modelar de $ardec Q modelo de racionalidade, fundada em pes%uisas cient/ficas da fenomenologia paranormal, modelo de crit#rio cient/fico, modelo de abertura para novas perspectivas no campo do Con'ecimento, modelo de respeito s leis naturais, modelo de corre(o Justa e pac/fica dos erros clamorosos do passado, modelo cartesiano da busca da verdade sem precipita(o e sem preconceitos, foi simplesmente reJeitada como anticient/fica e supersticiosa por abrir s Ci ncias novos camin'os de busca no sens !el e no inteli" !el. 3o faltava, se%uer, ao mestre sacrificado, as credenciais da cultura universitria, como pedagogo, continuador da obra de 1estalozzi, m#dico e professor de Ci ncias 4#dicas, diretor de estudos da Universidade de 1aris, com suas obras aprovadas e adotadas pela Universidade. ; %ue 'ouve de dor nesse epis0dio 'ist0rico moderno foi suficiente para provar %ue estamos ainda muito longe de podermos son'ar com um mundo de paz eterna, como %ueria $ant. .ofreu $ardec, sofreu sua esposa 2m#lie 5oudet, sofreram os compan'eiros e colaboradores do mestre. 1or%ue toda luta pela evolu(o, nos mundos inferiores, # sempre marcada pela dor em todos os seus aspectos. 4as agora, %ue at# mesmo na rea materialista ideol0gica da )erra, a obra de $ardec se imp-e por sua inegvel legitimidade, # necessrio %ue os esp/ritas enfrentem a grande tarefa de estudI la, pes%uisIla e elevIla ao plano %ue l'e cabe na atualidade.

"studar $ardec, pondo de lado todas as tentativas de desfigura(o da mesma %ue foram semeadas no meio doutrinrio por seus pretensos superadores, J # uma contribui(o, por modesta %ue seJa, ao recon'ecimento da abnega(o do mestre. " mais do %ue isso, o estudo s#rio, consciencioso e respeitoso dessa obra monumental # um dever de todos os %ue a seguem como filosofia de vida, mesmo %ue trope(ando nas pedras do camin'o. "ssa obra representa um momento culminante do desenvolvimento cultural da )erra. " a )erra necessita dela, 'oJe mais do %ue nunca. .e o movimento esp/rita no revelar condi(-es para compreender a 'eran(a Vardeciana, estaremos falidos perante n0s mesmos.

-. A .agosta de Sartre
2 morte nos espera na sala de partos, %uando no se precipita a ir buscarInos no ventre. CostumaIse dizer %ue come(amos a morrer ao nascer e essa # uma verdade biol0gica. 4as, apesar dessa naturalidade milenria da morte, no nos acostumamos com ela, por uma razo muito simples, %ue # o gosto pela vida. "ntretanto, %uando a vida se prolonga demais, perde pouco a pouco o seu gosto. ; envel'ecimento # uma forma de expulso. 2 vel'ice no # uma ceifadora es%uel#tica, mas uma bruxa %ue nos enxota da vida com sua vassoura voadora. 2 situa(o do vel'o atirado como %ue num dep0sito de autom0veis gastos e enferruJados # a de um pingKim na 1raia Mrande7 a temperatura o castiga, as Juntas l'e d0em, a saudade o oprime, a gua do mar parece gua c'oca de lagoa tropical, ele %uer arrancarIse dali e gritar %ue est vivo, mas falecemIl'e as energias e a disposi(o. "le se acaba, mas ainda no se acabou e a c'amazin'a t nue da esperan(a, a Hltima a apagarIse, bruxoleia ir&nica em seu cora(o de casa assombrada. " ainda surgem os poetas gozadores %ue, como 5ilac, dizem coisas assim7 8"nvel'e(amos rindo, como as rvores fortes envel'ecem, agasal'ando os pssaros nos ramos, dando sombra e consolo aos %ue padecem:. F demaisT "les no t m mais ramos, nem for(a, nem capacidade para rir ou sorrir, sua sombra # es%uel#tica e seu consolo mal d para o consumo pr0prio. Contam %ue Gictor ,ugo envel'eceu trotando na sala com os netos nas costas, %ue o faziam feliz. Conta .imone de 5eauvoir, nas suas mem0rias da maturidade, %ue Sean 1aul .artre, ao sentir %ue envel'ecia, preferiu enlou%uecer e come(ou a ser perseguido por enorme lagosta %ue o acompan'ava por toda parte, amedrontandoIo. "le, %ue no gostava dos psicanalistas, pois um deles J o 'avia convencido de %ue era uma personalidade mutilada, pois no possu/a o superego, preferiu assim mesmo um tratamento

anal/tico. .imone arranJouIl'e uma Jovem enfermeira e esta se engra(ou com o doente e o doente com ela. Asso provava %ue a vel'ice no estava to pr0ximaW restavam for(as ao fil0sofo para con%uistas amorosas. 4ul'er decidida e prtica, apesar de fil0sofa, .imone mandou a enfermeira embora, espantou a lagosta e tomou conta do compan'eiro antes %ue fosse tarde. .artre continuou a envel'ecer, gastou suas Hltimas energias na sua volumosa obra 'r tica da #azo Dialtica e acabou perdendo o seu Hnico ol'o, pois foi pice"o desde crian(a e sempre viu o mundo enviesado, com um ol'o s0. 2 vel'ice o abateu e ele 'oJe confessa %ue no vai bem das pernas, como nunca foi da bola. "sse nov/ssimo epis0dio da ,ist0ria da Filosofia mostraInos %ue o gosto pela vida # de uma resist ncia a toda prova. 4as ' outros fatos %ue provam o contrrio. 1or exemplo7 o fil0sofo argentino Sos# Angenieros temia mais a vel'ice do %ue a morte e dizia no %uerer passar dos %uarenta anos. Como passou, suicidouIse. 4as # claro %ue a prefer ncia pela morte foi for(ada e no voluntria. ; certo, o normal, # o vel'o apagarIse naturalmente como lamparina %ue esgotou o azeite. ;s %ue se preveniram no suic/dio ou na loucura ainda conservavam mais mocidade do %ue podiam supor. "stas parbolas servem para mostrar %ue, embora nos acompan'ando desde o nascimento, a morte # uma compan'eira indeseJvel. ,eidegger lembra %ue at# na linguagem comum usamos o reflexivo se para afugentar a morte, como na expresso7 84orreIse:, onde o se transfere a morte para os outros. 4orremos, mas sempre a contragosto. 4as %uando nos convencemos realmente de %ue a morte # apenas uma mudan(a, como dizia Gictor ,ugo depois de suas experi ncias esp/ritas com 4adame de Mirardin, recebemos a morte com alegria, pois ela nos tira o fardo das costas e nos leva ao encontro dos amigos e seres %ueridos %ue foram antes de n0s para o outro mundo. )alvez ten'a sido por essa certeza %ue ,ugo se divertia com os netos en%uanto a esperava. ;s romanos, particularmente na RepHblica, gostavam de exaltar a vel'ice. 2 senectude J na%uele tempo dava os frutos

geralmente balofos ou amargos das subgera(-es de senadores. C/cero insistia na importNncia da maturidade %ue dava repouso alma, amortecendo as in%uieta(-es da carne. Casos como o de 4arco 2nt&nio e Cle0patra ilustravam bem o perigo das fases 'er0icas da Juventude. Com essa teoria conseguiram envel'ecer Roma, %ue se afundou na perverso da vel'ice impotente, mas ainda de fogo aceso, em 'omenagem aos deuses. 1assaram, com o tempo, a confiar mais nos gansos do Capit0lio do %ue em suas legi-es aguerridas e acabaram massacrados pelos brbaros. 3o podemos enfeitar a vel'ice com sugest-es ilus0rias. "la # simplesmente o processo natural de desgaste das coisas materiais no decorrer do tempo. 1or isso diz o vagabundo de $nut 2msun7 82 vel'ice no nos d experi ncias nem sabedoria, mas cabelos grisal'os e rugas:. " acrescenta, lembrando a empfia e as tolices dos sbios em todo o mundo7 8+eus me livre de ser um sbio:. .artre no # sbio, mas fil0sofo, ou seJa, amante da .abedoria. 3a posi(o de amante dessa divindade et#rea, sempre se manteve em guarda contra o carrancismo dos 'omens casados com divindades de carne e osso, geralmente demasiado exigentes. 2ceitou %ue Suliette Mrecco se fizesse 4usa do "xistencialismo no Caf# de Fiore, onde gostava de escrever. Considerou a seriedade como falsa categoria filos0fica e, mesmo agora, depois dos sessenta anos e cego, declara s revistas parisienses %ue no gosta de conversar com pessoas de mais de @B anos de idade. "ra natural %ue arranJasse, ao sentir %ue envel'ecia, uma compan'eira sem compromissos para o acompan'ar na vel'ice. 2 enorme lagosta %ue o seguia pelas ruas de 1aris era um fantasma desinibido, explorado e devorado impiedosamente pelos franceses, %ue na loucura por lagostas c'egaram %uase a provocar uma guerra de lagostas com o 5rasil. Asso mostra %ue .artre, inimigo de mitos e mit0logos, fugia com sua lagosta das terr/veis 'omenagens %ue os be0cios costumam prestar aos sbios %ue envel'ecem Q glorificadores de si mesmos s custas da gl0ria al'eia. 3en'um desses aproveitadores se sentiria bem numa solenidade acad mica em %ue a enorme lagosta aparecesse nas costas do fil0sofo, como o bacal'au nas costas do antigo propagandista de "mulso de .cott. )alvez a

Hnica vantagem da vel'ice seJa o agu(amento da cr/tica e da irrever ncia nos vel'os inteligentes, %ue afiaram no correr dos anos a sua lNmina de ironia. ; sorriso ir&nico de Goltaire contribuiu mais para a liberta(o dos 'omens das garras da moral burguesa do %ue o sorriso suspeito e enganador da 4ona *isa. ;s burgueses no se livraram at# 'oJe da subservi ncia dos burgos medievais. 2 ironia brota da intelig ncia, e %uando trs ainda o c'eiro da terra no corta ao l#u, mas poda. 1odar a burguesia da sua ramagem de subservi ncia # semear no solo as sementes de um novo mundo, livre de milionrios e mendigos. "le viveu com um p# na cova e o outro na plataforma de foguetes do Cabo Canaveral. )odos envel'ecemos, mas Goltaire soube transformar o seu desgaste orgNnico em refinamento do esp/rito afiandoIo como lNmina de naval'a. ;s cl#rigos o amaldi(oaram por toda parte e o consideraram morto e enterrado, mas $ardec provou a sua sobreviv ncia em suas pes%uisas mediHnicas da 1assage .aintY2nne, em 1aris. .0 ' uma maneira de fugirmos ao envel'ecimento, %ue # preservando a nossa liberdade espiritual, pois o esp/rito no envel'ece. ;s %ue se fazem independentes em meio servido geral podem sorrir como Goltaire da arrogNncia dos estHpidos, covardes e venais, %ue esmagam os indefesos com os recursos de suas castas exploradoras, em nome de +eus e das institui(-es criadas pelos ego/stas. ; sorriso de Goltaire salvou o soneto de 5ilac, pois se pudermos envel'ecer como ele, usando o sorriso ir&nico ante a farNndola dos falsificadores da esp#cie 'umana, aJudaremos o mundo a se livrar das aves de rapina. 2 lagosta de .artre foi uma encena(o inconsciente com esse mesmo sentido. ; envel'ecimento orgNnico est tamb#m suJeito a(o do psi%uismo. 2 vontade de cada um pode acelerar ou retardar os processos do desgaste orgNnico. .imone mesmo, apesar de sua posi(o agn0stica, recon'ece %ue no podemos c'amar a ,umanidade de esp#cie 'umana, por%ue ela supera as condi(-es da animalidade em suas transforma(-es incessantes para um !ira-ser imprevis/vel.

2s rea(-es psicol0gicas provocadas pelo envel'ecimento so as mais variadas. 3as pessoas %ue temem a morte os sintomas da vel'ice geralmente provocam pNnico e sensa(o de marginaliza(o. , os %ue se revoltam e procuram todos os disfarces poss/veis para manterem apar ncia Juvenil. ;s %ue encaram com realismo o problema procuram apenas os recursos da gerontologia, tentando apenas evitar o aceleramento do processo. " ' os %ue, maneira dos antigos romanos, entregamI se ao prazer de uma vida crepuscular, mais contemplativa do %ue ativa, gozando a perigosa placidez da aposentadoria real ou emocional. ; temperamento de .artre no se adapta a essas formas de acomoda(o. +e certa maneira ele se compensou com a evoca(o da lagosta gigante, %ue l'e dava a sensa(o do perigo, beira da loucura, %ue l'e garantia, ao mesmo tempo, a sensa(o Juvenil de pendurarIse na boca de um abismo e a possibilidade de sentirIse gal ao lado da enfermeira. .imone confessa %ue se ralou de ciHmes, o %ue deve ter refor(ado a perman ncia psicol0gica da lagosta. ; caso mais curioso de entrega ativa vel'ice ocorreu com o famoso escritor colombiano Gargas Gilla, %ue passou a maior parte de sua vida na "uropa, considerandoIse intelectualmente franc s e emocionalmente italiano. 3o prefcio de sua novela +bis, sucesso rococ0 entre os anos ?B e @B em todo o mundo, encarava a vel'ice como a fase fantstica da vida, %ue l'e tirava as possibilidades do real mas o compensava com a possibilidade de evocar suas antigas lutas e paix-es num clima de paz e encantamento. FiguravaIse dotado de 8umas asas t nues e leves: %ue l'e permitiam !oar ao crep,sculo sobre os campos de seus antigos combates, c'eios dos destro(os de suas vit0rias passadas. 3em tudo # dor nas dores do mundo. 2 imagina(o 'umana # capaz de doirar com reflexos de um sol interior as paisagens cinzentas. Gargas Gilla se dizia capaz de evocar suas antigas emo(-es, fazendoIas ressuscitar do estado catal#ptico %ue 'aviam ca/do, com a vantagem de no se apresentarem com as trepida(-es in%uietantes do passado. 4uitos Jovens son'aram, ao l Ilo, com as del/cias do envel'ecimento, mas poucos

conseguiram passar pelos arcos de triunfo dessa viso legendria.

/. Os Camin0os +ncertos da E1&eri2ncia


;s adultos e os vel'os se apegam experi ncia da vida como seu galardo e prova indiscut/vel de sabedoria e autoridade. 4as as novas gera(-es se revoltam, de uma forma ou de outra, contra essa pretenso das gera(-es envel'ecidas. ; conflito de gera(-es no decorre simplesmente das diferen(as etrias, dos desn/veis da idade. ; processo da experi ncia constituiIse de dois elementos fundamentais7 a con%uista progressiva do mundo dos adultos pelos Jovens, %ue come(am pelo instinto de imita(o %ue caracteriza as fases infantis e molda os Jovens pelo comportamento, o vesturio e as regras sociais e morais dos av0s e dos pais. 1or isso, na educa(o antiga as crian(as e os adolescentes eram considerados como adultos em miniatura. 2 revolu(o pedag0gica de Rousseau produziu o primeiro impacto nessa sistemtica, abrindo as perspectivas da educa(o moderna, fundada na 1sicologia da AnfNncia e da 2dolesc ncia e na orienta(o #tica das novas gera(-es. ;s m#todos de amoldagem foram pouco a pouco cedendo lugar aos processos de desenvolvimento das potencialidades. 1estalozzi, mais educador do %ue pedagogo, o %ue vale dizer mais prtico do %ue te0rico, deu aos fins da educa(o um sentido universalista, segundo o %ual o educando no devia amoldarIse ao passado, mas lan(arIse ao futuro. $ant recon'eceu %ue a educa(o tin'a por obJetivo real, no a acomoda(o, mas o deslocamento do ser no espa(o e no tempo, em busca da perfei(o. Goltava ao princ/pio socrtico do desenvolvimento das potencialidades ocultas no educando. Cada ser trazia em si a sua pr0pria sabedoria, cabendo ao educador proceder no educando o parto do esp/rito, com a revela(o das suas potencialidades. 2 educa(o se transformava, assim, no processo de desenvolvimento no educando de toda a sua perfectibilidade poss/vel, ou seJa, de toda a perfei(o %ue o ser pode atingir. "ssa # a educa(o universal da ,umanidade,

%ue no se confunde com a adapta(o do ser aos usos e costumes, cren(as e viv ncias de uma determinada sociedade. 2o examinar essa proposi(o, descobrimos de imediato as molas secretas da evolu(o 'umana, %ue $ardec, disc/pulo e continuador da pedagogia pestalozziana, revelou, atrav#s de suas pes%uisas dos fen&menos paranormais, a natureza do 'omem, integrandoIo na realidade c0smica como uma unidade palingen#sica %ue, como todas as coisas, no se perde nem se destr0i com a morte corporal. 2 "conomia +ivina no permitia o desperd/cio sem sentido de sua maior e mais bela con%uista, %ue # a forma(o do ser 'umano. 3ada se perde, tudo se transforma. 2 teoria posterior, baseada em $ardec, no d/namoIpsi%uismo de Mustave MeleR, confirmavaIse claramente na descoberta desse vetor ou unidade energ#tica do processo evolutivo. 83ascer, viver, morrer, renascer ainda e progredir sem cessar, essa # a lei:, proclamou $ardec, repetindo o ensino de Sesus a 3icodemos. "ssa descoberta cient/fica do "spiritismo, %ue as Ci ncias posteriores foram obrigadas a confirmar, desde Ric'et at# R'ine, marcou o maior avan(o do Con'ecimento ,umano na segunda metade do s#culo XAX, abrindo os camin'os do espantoso progresso cient/fico do nosso s#culo. "ra natural %ue os povos da 2ntigKidade, apesar das intui(-es da sabedoria grega clssica, no tivessem podido entrar no uso e gozo desse con'ecimento, por falta dos recursos e do clima libertrio %ue s0 apareceriam mais tarde. 2 agressividade dos s#culos de arb/trio era end0gena, brotava das entran'as do 'omem como 'eran(a das fases primrias em %ue a razo era esmagada pela brutalidade da for(a em suas m/nimas manifesta(-es. "ssa 'eran(a ainda pesa sobre n0s, mas a abertura do nosso s#culo facilitar a extin(o dos seus Hltimos res/duos, apesar da resist ncia dos instintos animalescos %ue carregamos. 2 experi ncia favorece a adapta(o do 'omem ao mundo, mas a inseguran(a do 'omem ante a variedade das situa(-es %ue enfrenta o leva a criar e manter dispositivos de seguran(a %ue so cristaliza(-es da experi ncia embargando as vias de acesso ao futuro. 1odemos ver isso com nitidez nas estruturas sociais de

todos os tempos. 2s for(as de defesa da sociedade convertemIse em dispositivos de represso %ue as transformam em mecanismos r/gidos de asfixia da liberdade. ; ensaio de +enis em Rougemont, A A!entura Ocidental do -omem , confrontando as condi(-es massivas das tribos e das 'ordas com as massivas civiliza(-es orientais, tornou transparente essa afinidade 'ist0rica dolorosa. "sparta venceu 2tenas, engrenando de novo o cidado ateniense na opressividade das estruturas brutais, agora desenvolvidas ao mximo na racionalidade antiIracional da expanso tecnol0gica. 2 civiliza(o crist negouIse a si mesma por medo de suas pr0prias cria(-es e apego sua suposta perfei(o. 2 advert ncia de Sesus7 8%uem se apega a sua vida perd IlaI: foi aplicada s avessas na tradu(o latina dos romanos. 2o se conluiar com o Amp#rio, a AgreJa Crist perdeu o sentido da sua vida espiritual e se profanou na aventura ocidental das con%uistas a ferro e fogo. ; mesmo aconteceu na rotina da vida familial, onde a autoridade dos pais, voltada para a seguran(a dos fil'os, despertouIl'es a revolta ante as exig ncias contrrias ao impulso de renova(o das novas gera(-es. Angenieros proclamou em As .or(as /orais %ue a Juventude toca a rebate em toda renova(o. +eweR mostrou %ue a fun(o das novas gera(-es no # a de se acomodar s experi ncias das gera(-es passadas, mas a de reelaborIlas de acordo com as exig ncias dos novos tempos. 4as o apego dos 'omens s estruturas cristalizadas e prescritas e aos formalismos 'ip0critas negou aos fil'os o direito de cumprir os seus deveres, estabelecendo, assim, conflito de gera(-es com todos os excessos do desespero e da angHstia, a c'amada angHstia existencial dos nossos dias. 2 experi ncia tem a sua validez limitada pelas condi(-es de cada #poca. ; processo experiencial # regido pelas leis da evolu(o, na medida dos novos problemas %ue surgem. 2 escala de valores de uma #poca tornaIse perempta na #poca seguinte. +isso decorre a inaplicabilidade das normas do passado ao comportamento 'umano da #poca seguinte. 2 id#ia de %ue a moral decorre dos usos e costumes J se torna caduca em nossos dias, dado o avan(o do con'ecimento no

campo das Ci ncias ,umanas, particularmente no plano psicol0gico e no ontol0gico. Mra(as s contribui(-es de 5ergson, Ren# ,ubert, $ersc'ensteiner e R'ine ficou demonstrado %ue a moral decorre das leis extraf/sicas da consci ncia, manifestadas atrav#s do pensamento. 2o contrrio do %ue se pensava at# agora, os usos e costumes no surgem apenas dos meios sociais em organiza(o, mas tamb#m e sobretudo das exig ncias conscienciais do 'omem. ;s costumes OmoraisP %ue parecem determinar a moral, na verdade so determinados, orientados e disciplinados pelas exig ncias conscienciais provenientes das aspira(-es de ordem, paz e felicidade inscritas na mente e na afetividade 'umana e proJetadas pela vontade no plano das atividades prticas. 2 experi ncia concreta no mundo revela ao 'omem os meios de a(o mais compat/veis com a%uelas aspira(-es. ;s instintos animais em evolu(o, nos processos evolutivos para o plano 'ominal, desenvolvidas as suas potencialidades, convertemIse em imperativos conscienciais %ue .0crates e $ant J 'aviam previsto em suas intui(-es antecipadoras. "m cada nova gera(o esses imperativos conscienciais se renovam, modificando o panorama moral do planeta. 2s fases de aparente retrocesso correspondem aos per/odos de conflito em %ue a consci ncia luta contra o apego ao passado. "m nosso tempo # vis/vel essa luta contra preconceitos formais e 'ipocrisias cristalizadas e J ' muito rompida pelas exig ncias da vida prtica. )oda moral leg/tima se imp-e inevitavelmente pela pr0pria for(a da sua autenticidade. 3a reelabora(o da experi ncia as novas gera(-es %uebram os tabus do passado, destroem os preconceitos e arrancam as mscaras da 'ipocrisia institucionalizada. 2ldous ,uxleR revela, em O 01nio e a Deusa, a condi(o conflitiva a %ue c'egou a moral vitoriana na Anglaterra atual, no mais elevado plano da intelectualidade. +os destro(os da Hltima conflagra(o mundial a moral saiu esfarrapada em todo o mundo. 3o se trata de uma decad ncia ou at# mesmo, como %uerem alguns retardatrios, da morte da moral, mas de uma renova(o profunda %ue tem de remover pesados escol'os custa de grandes sacrif/cios e duras

vergon'as. 1assado esse per/odo de transforma(o, o g nio no se mostrar to es%uizofr nico ao peso da sua intelig ncia e a deusa no ser to leviana e inconse%Kente. Amp-eIse a volta naturalidade nas rela(-es sociais, afastandoIse os escol'os dos formalismos mentirosos com sua carga de 'ipocrisia aviltante, deformadora da criatura 'umana. ; 'omem deca/do ter de reabilitarIse ao peso da sua pr0pria consci ncia. .uas aspira(-es de pureza, bondade e Justi(a prov m da m&nada divina Q a id#ia de +eus no 'omem Q, %ue nunca foi nem poder ser afetada pelas crises da instabilidade social. ; avan(o cultural no se faz ao acaso das circunstNncias. F regido por leis %ue o conduzem com seguran(a nas vias precisas. .artre pregou e anunciou uma nova moral existencial %ue no c'egou a formular. .ustentando a nadifica(o do 'omem na morte, no dispun'a de condi(-es para a tarefa %ue se propun'a. .imone tentou socorr Ilo, publicando um ensaio sobre uma poss/vel moral da ambigKidade %ue, nas suas contradi(-es, no passou de um ovo gorado. ,ubert, na sua mod#stia e discri(o, formulou o $squisse Dune /oralit , estabelecendo as bases do seu *rait 0nrale de Pda"o"ie , duas contribui(-es vlidas para as perspectivas do futuro mundial. 3o *rait ,ubert se coloca numa posi(o pedag0gica tipicamente esp/rita, oferecendo uma viso interligada e dinNmica do processo moral e do processo educacional %ue corresponde s exig ncias crescentes do nosso tempo. ; predom/nio de +eweR nas escolas e centros universitrios do 5rasil barrou a penetra(o entre n0s dessas contribui(-es de ,ubert. )ivemos a oportunidade de introduzir esses trabal'os de ,ubert na Cadeira de ,ist0ria e Filosofia da "duca(o da Faculdade de Filosofia, Ci ncias e *etras de 2rara%uara, do Moverno do "stado de .o 1aulo, na ocasio destinada a integrar a Universidade Federal desse "stado. Contamos com a colabora(o entusistica do 1rofessor Rivadvia 4ar%ues SHnior, nosso assistente, membro do Consel'o "stadual de "duca(o, e %ue posteriormente, ao deixarmos o cargo, doutorouIse e con%uistou a Cadeira por Concurso, com bril'antismo %ue l'e era caracter/stico. 1ouco depois o 1rofessor Rivadvia veio a falecer e a nossa tentativa

foi frustrada. 2 contribui(o de ,ubert voltou ao es%uecimento. Fizemos o %ue pod/amos.

3. As 4e$olu56es Conce&tuais
;s grandes revolucionrios no pegam em armas. .0crates realizou a Revolu(o Filos0fica da Mr#cia sem disparar uma flec'a no mundo do seu tempo e nos mundos do futuro. 5uda abandonou o 1alcio Amperial e deflagrou sob a rvore da medita(o a Revolu(o "spiritual do ;riente %ue atingiu e abalou todos os %uadrantes da )erra. Sesus de 3azar#, %ue no era pr/ncipe, mas operrio, desencadeou com palavras e exemplos a Revolu(o Crist %ue abateu o Amp#rio dos C#sares e mudou a 0rbita do 1laneta. $ardec pes%uisou os fen&menos paranormais e com um pun'ado de livros e uma revista em baixo do bra(o restabeleceu a verdade crist estrangulada por rabinos e cl#rigos in%uisidores. )odas as demais revolu(-es, feitas com armas e matan(as, enc'eram o mundo com trop#is de cavalgadas destruidoras e s0 conseguiram produzir arrepios superficiais e passageiros no mundo dos 'omens. 1or%ue todas as transforma(-es leg/timas, nas coisas e nos seres, procedem sempre de processos end0genos %ue nascem das entran'as da realidade. 3ada se transforma sem %ue algu#m consiga tocar com a ponta dos dedos a mola secreta das estruturas. Luem %uiser mudar a face da )erra dos ,omens Ocomo "xup#rR c'amou o nosso mundoP ter primeiro de mudar a mentalidade 'umana, o conceito %ue o 'omem faz de si mesmo e do mundo. 1or isso as revolu(-es produzidas pelas novas gera(-es so sempre eficazes. ;s Jovens no entram no cenrio terreno empun'ando armas. C'egam fracos e inscientes, desprovidos de experi ncias, de cabelos negros e doirados, sem a marca branca e impiedosa do tempo. 4as trazem nas suas moc'ilas secretas, sob a capa de sorrisos ing nuos, o seu arsenal de conceitos, de id#ias vivas e dinNmicas, %ue vo aos poucos lan(ando no pano verde dos cassinos da ambi(o, em lances %ue vo deslizando como fic'as de marfim com efeitos progressivos, gotas detergentes de

verdade nas engrenagens da ambi(o e da mentira. $ardec advertiu7 82s crian(as nascem vestidas com a roupagem da inoc ncia:. 3o seu desenvolvimento psicol0gico elas vo revelar as diretrizes %ue trazem por baixo das vestes ing nuas as a%uisi(-es da experi ncia palingen#sica com %ue, como %ueria 2r%uimedes, removero a )erra da sua 0rbita. ,umberto 4ariotti, fil0sofo argentino, com alguns de seus livros traduzidos no 5rasil, escreveu curioso ensaio sobre a *eoria Aparencial da 'rian(a, %ue foi publicado em tradu(o na revista $duca(o $sp rita, lan(ada em .o 1aulo pela "ditora "dicel. "studos dessa natureza, feitos por pessoas categorizadas culturalmente, deviam merecer mais aten(o e interesse dos estudiosos da doutrina. ;s problemas da educa(o vocacional dependem, para o seu esclarecimento cient/fico, de estudos e pes%uisas nesse sentido, em conJuga(o com as pes%uisas sobre a reencarna(o, 'oJe em pleno desenvolvimento mundial, com trabal'os como os de Aan .tevenson, da Universidade da Calif0rnia, J publicados entre n0s, de Zladimir RaiVov, da Universidade de 4oscou, de ,amendras 3at 5anerJee, da Universidade de RaJast, na Undia, e assim por diante. Recentemente, numa entrevista concedida revista italiana 0ente, 4onsen'or 1isoni, e2pert do Gaticano em fenomenologia paranormal, revelou experi ncias positivas %ue teve em pes%uisas esp/ritas, acentuando %ue a AgreJa no # contrria a essas pes%uisas, discordando apenas de aspectos doutrinrios do "spiritismo %ue conflitam com a dogmtica cat0lica. Asso prova %ue a revolu(o conceptual do "spiritismo est em franco desenvolvimento no mundo, proJetandoIse na rea pragmtica dos "stados Unidos, na rea cat0lica e at# mesmo na rea materialista da UR... F inacreditvel %ue, no 5rasil, pessoas de recursos e institui(-es cient/ficas oficiais e particulares no se mostrem sensibilizadas com o %ue se passa nesse campo. .em recursos financeiros ade%uados no se pode instalar e manter um Centro de 1es%uisas, devidamente aparel'ado, para as investiga(-es %ue, em nosso pa/s mediHnico, teriam possibilidades muito maiores. ;s %ue podem contribuir para o avan(o da cultura esp/rita e no o fazem respondero pelo seu comodismo e a sua indiferen(a, numa fase de condi(-es to favorveis como a %ue estamos atravessando. ;s recursos

financeiros no podem servir apenas para a suposta compra de um lugar no c#u, atrav#s de gestos caritativos, es%uecendoIse a importNncia do desenvolvimento cultural. 2s revolu(-es conceptuais avan(am por si mesmas, mas se no tiverem o apoio necessrio dos 'omens de recursos, podero sofrer preJu/zos graves em seu desenvolvimento. 2s novas gera(-es constituem o no!o %ue enfrenta o !elho, segundo a con'ecida proposi(o dial#tica %ue os materialistas tiraram do "vangel'o. ; no!o cresce como planta frgil e desamparada, en%uanto o !elho se desenvolve com facilidade, amparado por estruturas suficientemente desenvolvidas e lucrativas. ;s lucros do no!o no so materiais, mas espirituais. .0 os esp/ritos abnegados, desapegados de interesses lucrativos materiais, so capazes de compreender %ue o no!o representa o futuro da ,umanidade e pode abrir novas perspectivas espirituais no panorama conflitivo e atordoante do mundo, em fase de transi(o como o nosso est enfrentando. 2 revolu(o conceptual esp/rita eclode com maior rigor e encontra mais possibilidades em nosso pa/s. 4as so precisamente os 'omens dotados de poder financeiro os %ue so c'amados para sustentar as batal'as em curso. 2i dos %ue se omitirem nesta 'ora decisiva, pois sero responsveis por atrasarem o avan(o da nova concep(o da realidade. Como Sesus advertiu7 se eles se calarem, at# as pedras clamaro. 2 palavra, o gesto, a m/mica, o rito e o sinal exprimem pensamentos. .0crates, %ue no se empavonava no saber, mas no nin'o dos sofistas, essas galin'as poedeiras de absurdos e trapa(as, descobriu o conceito. "ra um ovo leg/timo escondido nas pal'as, do %ual devia sair a verdade das coisas. )ratou do caso com afinco e descobriu %ue no fundo do po(o do palavr0rio sof/stico a verdade permanecia intocvel na forma de um ovo7 nua e pura, branca e silenciosa. 4uito mais importante %ue o ovo de Colombo, o ovo de .0crates era o Hnico alimento poss/vel da verdade, %ue os sofistas matavam m/ngua. +esligouIse do bando tagarela, procurou a me, %ue era parteira, aprendeu com ela a arte do parto e aplicouIse aos esp/ritos grvidos %ue no sabiam o %ue fazer da sua gravidez. Come(ou a perguntar aos

%ue o procuravam, a cada palavra %ue eles diziam7 *o ti3 ou7 ; %ue # isso9 +e palavra em palavra, de pergunta em pergunta, obrigavaIos a botar pela boca o ovo da verdade. 2 revolu(o anticonceptual dos sofistas, feita por galin'olas implumes %ue no sabiam distinguir os ovos nas pal'as do nin'o, foi logo desbaratada. .0crates, apesar de feio e desaJeitado, sem a elegNncia pedante dos sofistas, tornouIse o maior sbio da Mr#cia. Luando o +eus 2polo, no seu ;rculo de +elfus, revelou isso a um parente do fil0sofo, .0crates ac'ou %ue a 'onraria era demasiada para ele. 4as como J tivera provas de %ue 2polo no mentia, resolveu ciscar as pal'as da sabedoria ateniense, %ue estavam c'eias de ovos gorados. "nto recon'eceu a razo de 2polo e disse ao parente7 82polo tem razo, sou o maior dos sbios gregos por%ue sou o Hnico entre eles %ue sabe %ue nada sabe:. 2 sabedoria # 'umilde, branca e ing nua, um ovo de galin'a %ue pode sustentar o mundo. 2i dos %ue engolem ovos de cobra, pois as serpentes nascem e proliferam nas suas entran'as. ,oJe, tantos s#culos passados, os novos sofistas, amantes do din'eiro, vaidosos e arrogantes como os antigos, descobriram a t#cnica de envenenar os ovos atrav#s das ra(-es com %ue alimentam as galin'as. 1recisamos policiar as granJas para evitar %ue a Gerdade seJa de novo atirada no fundo dos po(os artesianos, %ue so mais fundos e mais frios %ue os do tempo de .0crates. ; conceito # a id#ia clara, definida, precisa, %ue a nossa mente formula na capta(o direta das coisas vis/veis e invis/veis. Uma revolu(o conceptual no se faz com palavras, mas com a realidade oval do conceito. Fazer %ue os 'omens ten'am consci ncia plena do sentido real de cada palavra %ue pronunciam # a Hnica maneira de se revolucionar beneficamente o mundo, onde a maioria das criaturas vivem da mentira. +eus no se ilude, mas deixa %ue os 'omens se enrolem nos palavr0rios vazios para aprenderem a distinguir os ovos das pal'as. Luando algu#m pronunciava a palavra Justi(a, .0crates perguntava7 *o ti3 " como a resposta era sempre comprida e confusa, ele aplicava o m#todo da me parteira, pois a%uele rumoreJar sem sentido mostrava %ue o interlocutor estava na 'ora

do parto. ;brigavaIo, ento, a separar os ovos e dar luz os pintain'os da verdade. 2s revolu(-es conceptuais no surgem por acaso, no so promovidas por nen'um ide0logo, nem conduzidas por militares. .o processos gen#sicos, nascem das entran'as da realidade, nas fases de matura(o do mundo e se desenvolvem impulsionadas por fatores 'ist0ricos. ; "spiritismo no # uma teoria do 4undo ou da ,ist0ria, nem uma revela(o prof#tica. Como acentuou *#on +enis, ele representa uma s/ntese natural e espontNnea da realidade, %ue se imp&s consci ncia 'umana atrav#s de fatos, de experi ncias concretas, destruindo as falsas teorias de m/sticos e sbios e confirmando as 'ip0teses e teorias leg/timas. $ardec no forJou a +outrina "sp/rita, limitouIse a observar os fatos, pes%uisar os fen&menos, submet Ilos a incessantes e repetidas pes%uisas, para depois coordenar os resultados e formulando, por fim, a Codifica(o, esse monumento de l0gica indestrut/vel %ue os cientistas de 'oJe se v em obrigados a comprovar ante as novas descobertas das Ci ncias. ; Cristo despe a sua tHnica de estamen'a e as sandlias de couro para revelarIse numa ressurrei(o conceptual nas pginas de $ardec. 2 ressurrei(o na carne se confirma como reencarna(o e a ressurrei(o espiritual # confirmada pelos cientistas sovi#ticos, materialistas, nas investiga(-es da Universidade de $irov. ; destino transcendente do 'omem se imp&s Filosofia "xistencial da atualidade, confundindo o pensamento de .artre, para %uem a morte # a frustra(o do ser e alentando o pensamento de ,eidegger, para %uem a morte # o momento em %ue o 'omem se completa ao inv#s de acabarIse. ;s conceitos esp/ritas correspondem s exig ncias psicol0gicas, e as falsidades, calHnias opostas +outrina "sp/rita ru/ram por si mesmas, minadas pela sua pr0pria insufici ncia. 2 revolu(o conceptual esp/rita prossegue, nesta fase de violenta evolu(o cient/fica acelerada, com todos os seus princ/pios fundamentais confirmados. Luando e onde se verificou na )erra um caso cultural semel'ante9 ; "spiritismo no aceita nem repele desafiosW limitaIse a mostrar aos desafiantes a comprova(o dos seus princ/pios pelas provas fornecidas pelas pes%uisas de seus

adversrios. isso aumenta enormemente a responsabilidade dos esp/ritas nesta fase decisiva da evolu(o da )erra. ;s conceitos esp/ritas correspondem exig ncia psicol0gica da verdade7 a rela(o direta e real da percep(o com o obJeto.

7. Os Camin0os Escusos da Moral


; desenvolvimento cient/fico, exigindo peso e medida como crit#rio sensorial de toda a realidade sens/vel, negou s Ci ncias a possibilidade de operar no plano do esp/rito. $ant c'egou ao extremo de usar o processo dial#tico como divisor entre o cognosc/vel e o incognosc/vel. ; mundo se dividiu em dois planos, o da Jurisdi(o do sens0rio e o da Jurisdi(o do extraI sensorial. Com isso, a intelig ncia, a mente e a consci ncia foram derrubadas de seus pedestais e tiveram de naturalizarIse no plano f/sico para se colocarem ao alcance dial#tico das ci ncias. +euIse ento a inverso de valores %ue submeteu o esp/rito mat#ria. 2s Ci ncias aceitaram essa diviso como crit#rio metodol0gico de seguran(a para as suas pes%uisas e relegaram as %uest-es metaf/sicas ao arb/trio da suposi(o e da f# dogmtica. 2t# 'oJe, no obstante o avan(o do con'ecimento extraIsensorial, no plano cient/fico este # encarado como espHrio e suspeito pelos guardies mais fi#is do acervo cient/fico. 2 moral teve de mesclarIse a mores, aos costumes, para submeterI se aos crit#rios de validez das Ci ncias. Fora do plano dial#tico das contradi(-es o 'omem tornouIse uma ave sem asas. F claro %ue muita incompreenso varreu e varre at# o momento a interpreta(o do pensamento Vantiano, mas o decreto filos0fico do grande pensador passou a vigorar arbitrariamente, imantando a mentalidade cient/fica s exig ncias do sens0rio. Luando R'ine proclamou, na Universidade de +uVe O"U2P a natureza extraf/sica da mente e do pensamento, mais de oitenta por cento dos psic0logos americanos puseram em dHvida as pes%uisas parapsicol0gicas, embora confessassem Jamais 'aver tomado ci ncia das pes%uisas do bruxo atrevido. )emos com isso uma prova assustadora do poder do normativo nas atividades te0ricas e prticas do con'ecimento. .e

os romanos antigos podiam tomar a nuvem por SHpiter, os cientistas atuais no esto livres de fazer o contrrio, tomando Suno pela nuvem. F o %ue ainda agora acontece no epis0dio da descoberta do corpoIbioplsmico do 'omem. 2s ditaduras so to nefastas no plano pol/tico como no plano cient/fico. 5ergson assinalou dois tipos de moral como fundamentais em nosso mundo7 a moral aberta, %ue corresponde ao plano social e est ligada s religi-es estticas ou dogmticas, e a moral %echada, dos sbios, 'er0is e mrtires, %ue corresponde s religi-es dinNmicas e individuais. ; primeiro tipo se abre no plano social, abrangendo as religi-es tradicionais e dogmticas, cuJa in#rcia s0 agora est sendo rompida pelas exig ncias da evolu(o. 1arece contradit0ria a classifica(o de 5ergson, mas no #. 2 sociedade # um fen&meno social abrangente, en%uanto o indiv/duo # uma unidade fec'ada, pela %ual a moral escapa novamente para o seu pedestal metaf/sico, rebelde ao formalismo e dogmtica da realidade sensorial. ; pr0prio $ant recon'eceu isso ao afirmar %ue %uem possui a arte ou a sabedoria no necessita de religio, %ue socorre os %ue no atingiram as espirais superiores da evolu(o espiritual. 4as muito antes de 5ergson, J 1estalozzi, mestre de $ardec, assinalara a exist ncia das religi-es animais, provenientes das eras primitivas e carregadas de supersti(-es selvagens, apegadas carne e ao sangue. 2 essas religi-es da selva corresponde a moral tribal ou de tipo tribal remanescentes no campo da moral aberta. F nelas %ue tril'amos os camin'os escusos da moral e # delas %ue nascem as incongru ncias, as leis criminosas e sacrificiais da c'amada moral comum das comunidades retardatrias. 2 contradi(o mais c'ocante desses tipos de moral aberta e moral fec'ada corresponde s normas %ue conflitam com as exig ncias vitais do 'omem e os preceitos religiosos s ordena(-es divinas %ue exigem a multiplica(o da esp#cie 'umana para maior gl0ria de +eus. 2 moral das ordens religiosas celibatrias condena o sexo e a sexualidade como pecado, e como essa condena(o se estende ao meio social e religioso, a ordena(o divina do multiplicai-!os transformaIse numa contradi(o violenta, %ue nen'um sofisma teol0gico pode

atenuar luz dos textos e da razo. +eus manda e desmanda, aben(oa e amaldi(oa ao mesmo tempo e no mesmo sentido, segundo o princ/pio l0gico de contradi(o. 2 moral da ambigKidade, de .imone de 5eauvoir, no pode ser condenada pelos cl#rigos, pois # apenas uma racionaliza(o cultural da moral crist dominante nos meios religiosos. ; sacramento do matrim&nio, %ue para as igreJas # ato divino irrevogvel, # contradit0rio em si mesmo, pois consagra o pecado carnal das rela(-es sexuais. 2o mesmo tempo, esse pecado mortal se transforma em virtude, pois # dele %ue depende o povoamento da )erra ordenado por +eus. 2 vida # sagrada, mas o ato %ue permite s criaturas 'umanas a realiza(o do processo evolutivo das almas e o desenvolvimento pleno do amor # pecaminoso. "ssas contradi(-es se refletem na moral comum dos povos, produzindo a mais degradante criminalidade, a dos assassinatos por amor. F natural %ue a mente 'umana ten'a se conturbado ante o desenvolvimento dos conceitos superiores no alvorecer das civiliza(-es, mas no # aceitvel %ue essa conturba(o ten'a atravessado os s#culos e os mil nios, como se o cultivo da razo no pudesse influir com suas leis no reaJustamento das criaturas realidade. $ardec mostrou %ue esse reaJustamento se efetua na sucesso das gera(-es, mas a teimosia dos religiosos sistemticos negou essa possibilidade ao negar a realidade flagrante da reencarna(o. .em esta c'ave do mist#rio 'umano os povos aturdidos preferiram atirarIse ao gozo natural da vida a se entregarem s infindveis %uerelas da metaf/sica do absurdo %ue caracterizou o mil nio medieval. 2 prova disso est na reJei(o feroz das igreJas de tipo rab/nico id#ia palingen#sica, 'oJe recon'ecida cientificamente como um processo universal dos ritmos telHricos, confirmado na observa(o geral dos reinos naturais, desde o mineral at# o 'ominal. ; orgul'o 'umano Q %ue nasceu com o despertar da intelig ncia em grau ativo apenas em nossa esp#cie Q recusaIse a aceitar a incluso do 'omem nesse ritmo grandioso da evolu(o planetria. Como sempre, o orgul'o # cego e no permite ao 'omem ver %ue a sua excluso absurda da lei geral o rebaixa ao inv#s de engrandec Ilo. ; 'omem %ue

renega a sua ascend ncia animal na )erra no percebe %ue, com essa atitude antiIracional animalizaIse a si mesmo, reJeitando e negando o poder do seu entendimento e refuta o "vangel'o nas suas bases l0gicas. 4ais curiosa e at# mesmo ris/vel # a sua pretenso desvairada de atribuir a si mesmo um privil#gio %ue Sesus reJeitou ao se proclamar fil'o do 'omem. 2 natureza metaf/sica da moral implica a sua misso disciplinadora no plano 'umano. ; esp/rito # o elemento estruturador de toda a realidade f/sica. 1or isso, a moral, teoria do comportamento espiritual, passa ao plano da prtica em fun(o normativa, imolandoIse no plano f/sico das rela(-es 'umanas, em plena imola(o cr/stica. ;s 'omens a entregaro a 1ilatos e Caifs e ela seguir os camin'os escusos da mentira e da 'ipocrisia, tentando salvIlos. 1estalozzi viu claramente esse drama da moral e recon'eceu nela a face do 4essias. 1or isso fundou a 1edagogia Filantr0pica, tornandoIse um ladro de crian(as, %ue arrancava das estradas viciosas do mundo para levIlas s suas escolas deficitrias. 3esse esfor(o de abnega(o total ele procurava, como .0crates, arrancar a verdade das profundezas da alma infantil e oferec Ila aos adultos %ue, como Rousseau descobrira, 'aviam sofrido a %ueda na sociedade. Con'ecendo e temendo o abismo de ambi(-es e acomoda(-es impuras em %ue a sociedade mergul'ara, 1estalozzi tentou salvI la atrav#s das crian(as abandonadas. 2s religi-es abastardadas pelas supersti(-es e pelos interesses materiais no tin'am condi(-es para socorrer os 'omens, perdiamIse com eles nos vales de impureza da antiga Asrael, de %ue fugiam os sacerdotes temerosos de contgio. +a/ a concluso a %ue c'egou 1estalozzi7 sobre os tipos deturpados das religi-es do 'omem concupiscente, preso s ambi(-es 'umanas, pela mat#ria, como passarin'os no visco, pairava a religio superior e pura %ue ele c'amaria de 4oralidade. Foi isso %ue levou $ardec a colocar o problema religioso, no "spiritismo, como simples conse%K ncia moral da revela(o espiritual do Cristo I o adversrio do )emplo, de suas leis 'ip0critas de pureza formal, de suas trapa(as indignas e sua explora(o sistemtica das popula(-es famintas e sofredoras. .omente no seu Hltimo discurso, na .ociedade 1arisiense de

"studos "sp/ritas Q %ue ele classificava como institui(o cient/fica e no religiosa Q, poucos meses antes de morrer, $ardec explicou as raz-es morais por%ue nunca c'amara o "spiritismo de religio. Lueria evitar %ue ele fosse confundido pelos 'omens com as religi-es abastardadas da simonia e da mentira em nome de +eus. ; psico-dinamismo-inconsciente de Mustave MeleR, %ue o fisiologista 1oper agora restabelece no plano cient/fico, na teoria dos seus *r1s /undos do -omem, a partir do fen&meno da consci ncia, sem tratar das anterioridades dif/ceis, recolocaIse na pauta das exig ncias da pes%uisa cient/fica atual e comprova o acerto e a validade das pes%uisas de $ardec. 3a mesma lin'a de pensamento, respaldando a Ci ncia "sp/rita e suas bases filos0ficas, temos agora o desenvolvimento da 1arapsicologia de R'ine e 4c+ougal, as pes%uisas sovi#ticas da Universidade de $irov sobre o corpoIbioplsmico dos seres vivos e a obra monumental mais es%uecida e de flagrante atualidade de Frederic' 4Rers, em colabora(o com ,enrR .idgwric' e "dmund MurneR, A Personalidade -umana e Sua Sobre!i!1ncia . 2 esse panorama temos ainda de acrescentar as pes%uisas de Constantin Raudive, na 2leman'a, sobre a grava(o de vozes espirituais inaud/veis, as pes%uisas da 1sicologia da 4orte nos "stados Unidos, pela +outora Ross, e as pes%uisas sobre a reencarna(o. +e todo esse conJunto resulta o fen&meno atual do Ps4ch 5oom, a exploso ps/%uica mundial a %ue a "nciclop#dia 5ritNnica, em seus volumes de Ci ncia, registrou com ilustra(-es fotogrficas significativas em suas edi(-es recentes. 3o # fcil ao encruado materialismo cient/fico dos marxistas e correntes paralelas descartarIse da realidade nova %ue se firma nas ci ncias atuais, no atrav#s de simples 'ip0teses e teorias, mas de pes%uisas de fen&menos materiais. 2 4etaf/sica alem renasce das cinzas, no como a F nix lendria, mas como a evid ncia palpvel das apari(6es tan" !eis de $ardec, confirmadas por CrooVes, Ric'et, .c'renVI3otzing, Friedric' [\llner e, recentemente, nas pes%uisas dos fen&menos teta pelo 1rofessor 1ratt na 1arapsicologia.

RestabeleceIse assim o prest/gio da moral como fen&meno metaf/sico verificvel em suas manifesta(-es f/sicas. 2 moral religiosa, mercenria e criminosa, 'ip0crita e destruidora das energias vitais, segundo a tese de 4arcuse, rompe a sua intransig ncia milenar, esmagadora dos surtos renovadores da vida em ascenso. ;s 'omens voltam a perceber o sopro do esp/rito na carne e no sangue dos novos tempos.

8. O Controle 9tico da Moral


2 moral flui da consci ncia. )oda a experi ncia vital e espiritual do 'omem, no decorrer dos processos evolutivos, concentrouIse no princ/pio inteligente, ap0s o desenvolvimento poss/vel de suas potencialidades, estruturando o intelecto, %ue # a pr0pria intelig ncia 'umana. ; centro aglutinador forma o epicentro mondico %ue estrutura a consci ncia. "sta reflete em si mesma os anseios naturais de transcend ncia da alma, %ue # o esp/rito individualizado, ess ncia espec/fica do 'omem. 2 lei %ue rege essa ess ncia # a #tica, %ue nas l/nguas latinas sobrep-eI se tradicionalmente moral e a controla. )oda a normativa prtica da moral # regida pelos princ/pios te0ricos da #tica. ; conJunto sincr&nico #ticoImoral constitui a consci ncia. 2 maioria dos 'omens, pertencente categoria do homo %aber ou 'omem prtico, subordinaIse moral. 2 minoria intelectual, %ue forma a categoria do homo sapiens ou dos 'omens do saber, forma a elite consciente da sociedade, contrabalan(ada na estrutura social pela subIelite prtica, ligada ao plano das atividades prticas ou profissionais. "sse # o plano do senso comum ou bomIsenso, servido pela mente, %ue # a captadora e disciplinadora de toda a realidade material. 2 razo # a fun(o organizadora e disciplinadora da experi ncia nas rela(-es do 'omem com o mundo, as coisas e os seres. ;s impulsos instintivos, a afetividade e a vontade esto subordinados orienta(o do senso prtico e sofrem perturba(-es com as poss/veis interfer ncias das instNncias superiores, no obstante necessrias ao desenvolvimento total, mas progressivo da evolu(o 'umana. $ardec tomou como medida das situa(-es do esp/rito o seu maior ou menor grau de apego ao mundo material, como se pode ver na "scala "sp/rita.

)odo esse es%uema # apenas uma tentativa de disciplinar a nossa compreenso do sistema intelectoImoral da condi(o 'umana na terra. 3o devemos tornIlo como es%uema fixo, mas como es%uematiza(o de estruturas e processos dinNmicos do esp/rito, principalmente para bem entendermos a significa(o e a fun(o de todo o ser no processo da vida e particularmente no processo existencial da evolu(o 'umana. ; es%uema psicanal/tico, basicamente formado pelas instNncias do &d, do $"o e do Supere"o, com seus fen&menos de introJe(o e seus complexos, no abrange toda a dinNmica da personalidade. Freud era um desbravador, como $ardec, mas desprovido dos recursos de sondagem paranormal do mestre esp/rita. Sung, %ue era m#dium, teve de romper com ele ante a sua averso cient/fica aos problemas espirituais. 2 reJei(o violenta e sincr&nica da Ci ncia, da Religio e da Filosofia dos fins do s#culo passado ao "spiritismo, com a cobertura da imprensa e de todas as institui(-es culturais da #poca, negou %ual%uer aten(o ao trabal'o de $ardec e reduziu o movimento doutrinrio a pe%uenos e esparsos grupos de investigadores an&nimos, desprovidos de condi(-es cient/ficas, salvo alguns nomes %ue foram impiedosamente anatematizados como traidores da Ci ncia e estimuladores de supersti(-es populares. "m conse%K ncia dessa presso universal, inteiramente apoiada e estimulada pelos poderes oficiais, a Ci ncia "sp/rita, coberta de apodos e calHnias, caiu na posi(o da pedra reJeitada da parbola. 4as era sobre ela, como 'oJe se v , %ue o "dif/cio Cultural do futuro devia erguerIse. ,oJe, cabe aos esp/ritas estudiosos, cultural e cientificamente capacitados, aprofundar os veios da minera(o Vardecista em todo o mundo. 1ioneira, inclusive, da investiga(o e da sustenta(o da pluralidade dos mundos 'abitados, a Ci ncia "sp/rita abrange a totalidade dos problemas cient/ficos atuais, muitos deles J comprovados pelas pes%uisas de laborat0rio e pelas tentativas de incurs-es astronuticas no Cosmos. .e o controle #tico da moral funcionar como deve, tentando vencer os preconceitos e a ignorNncia ilustrada %ue ainda mant#m o seu cerco expanso e desenvolvimento da Ci ncia

"sp/rita, ela aJudar os c#ticos, materialistas, empiristas e pragmatistas da atualidade a vencerem a alergia ao futuro de %ue fala RemR C'auvin, para o con'ecimento urgentemente necessrio da verdade esp/rita nestas v#speras da "ra C0smica. .eria muito dif/cil e demasiado rid/culo, para n0s, pisarmos no limiar da 3ova "ra com a esmagadora carga de incompreens-es e res/duos selvagens e mitol0gicos de %ue no %ueremos nos desapegar. Felizmente tem sido cada vez mais fre%Kentes e alentadoras as manifesta(-es favorveis cultura esp/rita em nosso meio cultural, por todo o mundo. 3o obstante, tornaIse cada vez mais necessria, no meio esp/rita, a vigilNncia contra as incurs-es de criaturas pretensiosas, evidentemente desprovidas do senso de suas pr0prias medidas, sem aptid-es nem con'ecimentos suficientes para incurs-es temerrias no campo cient/fico e cultural em geral em nome do "spiritismo. "ssas incurs-es vaidosas causam mais preJu/zos doutrina e sua pureza do %ue todas as agress-es dos adversrios, como dizia $ardec dos adeptos demasiado entusiastas do seu tempo, cuJo fanatismo l'e dava muito trabal'o. Falta aos esp/ritas em geral forma(o doutrinria. +iante do aceleramento atual da evolu(o cient/fica, eles se conturbam ou se exaltam. Gendo %ue as proposi(-es esp/ritas so aceitas de maneira auspiciosa, acreditamIse dotados de uma sabedoria %ue os sbios no possuem e JulgamIse capazes de escrever e divulgar novidades cient/fica em nome da doutrina. ;utros, pelo contrrio, se amedrontam com invas-es atrevidas, como as da 1arapsicologia, no campo dos princ/pios esp/ritas, e passam a repelir as contribui(-es dos cientistas atuais, com autoI sufici ncia de megal&manos. "m contraposi(o, o mesmo acontece nos meios religiosos, onde padres e frades inscientes, viciados num autoritarismo milenar no plano cultural, atrevemIse a explorar as faculdades de m#diuns interesseiros e ignorantes, fazendoIse de entendidos num assunto %ue s0 con'eceram, em toda a sua vida, atrav#s das elabora(-es mentirosas dos meios clericais, destinadas apenas a defender os interesses materiais de suas igreJas. Lue os cl#rigos fa(am isso, v l, pois foram criados, educados e estimulados na id#ia de uma falsa autoridade

divina, %ue sempre l'es garantiu a impunidade nas pretens-es mais descabidas e a capacidade de ensinar e pregar de cara limpa os maiores absurdos. 4as os esp/ritas no possuem essa tradi(o de casta e precisam compreender as suas responsabilidades nesta 'ora de transi(o. ; esp/rita %ue %uiser dar um pio nas pol micas atuais deve primeiro mergul'ar no estudo da doutrina em profundidade, mesmo %ue dispon'a dos mais importantes t/tulos universitrios ou esteJa colocado nas mais altas posi(-es sociais. ;s analfabetos ilustres so em regra mais analfabetos %ue os outros. 1recisamos convencerInos de %ue, no tocante aos problemas esp/ritas, estamos todos ainda na escola material. .e formos suficientemente prudentes e despretensiosos para voltarmos a nos alimentar no exuberante seio materno da doutrina, poderemos pelo menos evitar semear Joio na seara. 2 #tica profissional estabelece normas e diretrizes para a moralidade dos consult0rios m#dicos, dos gabinetes dentrios, dos 'ospitais, das bancas de advogados e at# mesmo dos confeiteiros e dos Joal'eiros. 2 primeira dessas normas exige o con'ecimento da profisso. ;s esp/ritas precisam tomar consci ncia da #tica doutrinria, se realmente %uiserem aJudar a doutrina na sua expanso necessria. 2s tribunas esp/ritas no existem para encena(-es e exibi(-es de orat0ria de tipo bac'arelesco, mas para esclarecimento das multid-es %ue afluem s institui(-es doutrinrias em busca de con'ecimento e no para se deleitarem com palavr0rios retumbantes. 2 finalidade do "spiritismo # conduzirInos ao con'ecimento da verdade, da%uilo %ue realmente #, e no adormecerInos com cantigas de ninar nos bra(os da iluso. ; muito falar pode enc'er o mundo de palavras, mas se essas palavras no encerrarem conceitos em sua sonoridade, nada mais so do %ue falat0rios de sofistas. Um pregador esp/rita novato procurou o vel'o Soo 1ita, de 4ato, para consultIlo sobre o %ue devia pregar. 1ita rangeu os dentes fortes de portugu s da 4adeira, seus ol'os bril'aram por baixo das pestanas brancas de 1apai 3oel e ele disse7 83o pregue nem fa(a discursos. "nsine o %ue souber, depois de 'aver lido e estudado $ardec. Fiz mil'ares de prega(-es e me arrependo de meus entusiasmos. 3a verdade, conversando depois

com os ouvintes %ue me elogiavam, tive a surpresa de verificar %ue de todos os meus falat0rios, s0 uma pessoa 'avia aprendido alguma coisa7 eu mesmo, %ue aprendi a conter a l/ngua.: 1ita tin'a razo. +e outra feita um amigo e admirador o encontrou na plataforma de uma esta(o do interior, aguardando o trem. 2briu os bra(os e exclamou7 8.eu 1ita, %ue felicidade encontrar o sen'or a%ui, um mestre, um verdadeiro ap0stoloT: 1ita tirou o corpo do abra(o e respondeu7 8"sts redondamente enganado, amigo, eu no sou um ap0stolo, mas uma pHstula.: +e outra feita ainda, falando sobre a dignidade 'umana, no Centro *uz e Gerdade de 4ar/lia, disse7 8; 'omem ruim # a pior coisa %ue existe no mundo. F pior %ue o pior dos animais. Um boi ruim, arrombador de cercas, %ue vive c'ifrando os outros bois, o dono o mata e aproveita tudo o %ue o seu corpo oferece7 o couro, a carne, os ossos, os c'ifres e at# mesmo os cascos. 4as de um 'omem ruim nada se aproveita. 4orto, tem de ser enterrado s pressas para no empestar a casa com o seu mau c'eiro.: 3esses ap0logos reais transparece o perfil da nova moral %ue o "spiritismo nos trs. .uas normas reJeitam as complica(-es e ritos do passado, simplificam os processos da vida, substituem as parolagens pela explica(o didtica, o formalismo pela naturalidade, os aplausos pelo debate, a 'ipocrisia dos louvores pela pergunta socrtica7 8; %ue # isso9: 2 moral esp/rita # obJetiva, exige a verdade da prova, p-e de mol'o as revela(-es fabulosas, no admite a mentira, a 'ipocrisia, a falsidade nas rela(-es sociais. 2 verdade # a sua ess ncia, pois # a verdade a moral leg/tima, %ue no contradiz a realidade nem transforma o amor em crime e as exig ncias vitais em vergon'a e pecado. 1or isso mesmo, o pecado no pertence sua terminologia. +urante mil nios os beatos bateram no peito dizendo7 830s, pecadores:, e continuaram pecando em todos os sentidos. 2gora o pecado acabou, desgastouIse no tempo, deixou de existir. 2 moral esp/rita obriga o 'omem a despirIse de seus modismos e de suas fantasias para encarar a realidade face a face e ver a sua pr0pria face no espel'o do seu meio social, %ue l'e reflete os defeitos e as virtudes, os erros e os acertos nas conse%K ncias de suas atitudes e do seu comportamento. .er o %ue #, no fingir nem

tergiversar, essa # a exig ncia bsica da verdadeira moral. Uma assembl#ia esp/rita de elogios mHtuos e salamale%ues no # esp/rita, ser %uando muito espirit0ide, ou seJa, uma falsifica(o rid/cula de reunio esp/rita. +o contrrio, o "sp/rito da Gerdade teria perdido o seu tempo e $ardec a abnega(o de toda a sua vida.

%:. A S)ntese Esttica da Consci2ncia


3a corrente neoVantiana do Relativismo Cr/tico, Ren# ,ubert estuda o desenvolvimento da consci ncia como processo dial#tico da consci ncia. 1oper toma a consci ncia, nos seus estudos fisiol0gicos, como o %ue ocorre na constitui(o cerebral sem sabermos como. F a partir do seu aparecimento %ue ela interessa no plano cient/fico. 2pesar dessa concesso generosa aos fisiologistas, estes no o pouparam. "ntendem %ue 1oper entrou numa fase de decad ncia pr#Isenil. 4as $ant, J no s#culo XGAAA, 'avia tratado do assunto ao enfrentar a cr/tica dos c#pticos e dos empiristas. 1ara ,ubert, a consci ncia aparece como no processo do desenvolvimento fisiol0gico do ser, %uando este se apercebe de %ue #. 3arciso faz a descoberta de si mesmo no espel'o do lago. ContemplaIse aturdido com a sua pr0pria beleza e desperta para a busca do seu destino. "sse # o momento culminante da s/ntese &ntica, a%uele em %ue o onto grego se define como criatura real, completa, integrada num corpo material em %ue os poderes da )erra e do C#u se fundem, revelando a /ntima rela(o de carne e esp/rito na facticidade do ser 'umano. "ssa facticidade, esse fazer de poderes invis/veis e indefin/veis, desprendeIse do mist#rio das coisas e se torna realidade viva e atuante. ; ser # ento apenas uma criatura biol0gica, como todas as %ue o cercam, e atiraIse s atividades compuls0rias da vida. 3arciso # o adolescente, enamorado de si mesmo, mas a compulso das for(as vitais o leva con%uista do mundo. ; ser biol0gico de in/cio impreciso se transforma em ser social %ue se relaciona com outros seres. 3a busca do desenvolvimento ontog nico transp-e as fronteiras da carne na busca das suas origens descon'ecidas. .ua consci ncia indefinida se define nas atividades prticas da sobreviv ncia. 4as a lembran(a de sua imagem no lago revelaIl'e o ar%u#tipo ideal %ue ele deve atingir, atra/do pela viso estran'a do belo.

AnstalaIse nele o processo dial#tico %ue faz o l7tus, flor do mist#rio, romper a superf/cie l/%uida do lago e desabroc'ar na terceira dimenso do ser %ue # a dimenso est#tica. 3arciso atingiu em si mesmo a s/ntese total da consci ncia est#tica. Genceu as etapas do seu desenvolvimento ontog nico e transformouIse no 'omem. 3o # mais um ser como os outros, # um 'omem, sen'or do mundo e criador de beleza. +esse momento em diante ele no se limita a ser e viver, mas entra na temporalidade criadora da exist ncia. .abe %ue existe, %ue avan(a no existencial em busca da "terna 5eleza. 2os pragmatistas e materialistas %ue se op-em a essa interpreta(o do mito de 3arciso, alegando %ue os son'os e os mitos morreram no ;limpo, "rnst Cassirer responde com sua teoria da transcend ncia 'orizontal e da transcend ncia vertical. 4ostra %ue o ser # transcend ncia na temporalidade, segundo ,eidegger, e transcend ncia vertical na busca incessante de +eus. 2 transcend ncia 'orizontal se processa no plano social, com o rompimento gradual dos limites do lar, da escola, do meio estudantil, para se proJetar na %ueda aparente da vida prtica, segundo Rousseau. " ali, na %ueda pecaminosa e na morte, em %ue .artre s0 viu a frustra(o, Cassirer v e assiste a passagem de 3arciso para a dimenso da "terna 5eleza, reencontrando a marca do belo na autoIrecupera(o da sua pr0pria beleza. 2 consci ncia est#tica atualizou a beleza ideal de 3arciso, pois o 'omem, segundo ,eidegger, se completa na morte. 2 posi(o desses dois fil0sofos, to diferentes e to confluentes na ,ist0ria e na Filosofia atual, particularmente ante a problemtica do ser, da vida, da exist ncia e da morte, # das mais curiosas. ,eidegger no se considera existencialista, mas um fil0sofo do ser, empen'ado na descoberta desse mist#rio plat&nico. Anvestiga a exist ncia por%ue nela o ser se mostra de maneira mais acess/vel abordagem filos0fica. 4as a verdade # %ue todo o movimento existencialista se desenvolve nesse mesmo sentido, o %ue mostra %ue o problema do existir engloba inevitavelmente o ser. .artre c'egou a considerar ,eidegger como um m/stico do ser. 2 posi(o de .artre denuncia a sua forma(o francesa, com indisfar(veis ra/zes em 2ugusto Comte

e Goltaire. +etesta e ironiza a tradi(o m/stica alem, no podendo entender seno como %ueda na fragilidade 'umana a sua aceita(o do transcendente. Luando .artre prop-e evidentes absurdos como estes7 8o 'omem # uma paixo inHtil:, 8a ess ncia do 'omem # um suspenso na exist ncia:, 8a morte # a nadifica(o do ser: e assim por diante, as marcas de Comte e Goltaire aparecem, n/tidas e indisfar(veis em seus flancos de potro sem freios. "le rompe com toda a sistemtica do pensamento e toda a tradi(o metaf/sica, fazendo tilintar os guizos da ironia volteriana. .e Goltaire tin'a um p# na cova, como ele mesmo dizia, .artre J nasceu na cova e nela pretende dissolverIse e dissolver o 'omem como c'ama de fogoIftuo. +e onde tira ele a sua nadifica(o, num Universo pleno, estruturado em leis, como %ueria "spinosa, e al#rgico ao nada, esse conceito vazio de $ant9 2s incongru ncias sartreanas denunciam buracos e abismos de leviandade em seu pensamento. " foi precisamente isso o %ue fez o seu sucesso, to contrrio seriedade profunda dos bardos celtas %ue figuram na sua genealogia gaulesa. ; %ue # e como podemos entender a ess ncia do 'omem como um suspenso na exist ncia9 .artre coloca o nascimento do ser nas entran'as da dial#tica 'egeliana. ; ser # o em-si fec'ado em si mesmo e %ue de repente, como a unidade pitag0rica, estremece na sua solido e se proJeta na exist ncia como para-si em busca de comunica(o. "is o ser na exist ncia, ansiando pela transcend ncia. 4as esse ser # vazio, desprovido de ess ncia, %ue vai elaborar no processo existencial. .ua ess ncia # elaborada na exist ncia e por isso permanece em suspenso at# %ue ele a complete. Feita de suas atividades existenciais, a ess ncia paira sobre o ser no percurso existencial at# morte, %ue # a frustra(o do ser. "nto, o 'omem desaparece, mas a sua ess ncia fica na exist ncia como res/duo das suas atividades. .artre cai em c'eio na imortalidade memorial de Comte, essa p/fia inscri(o de um nome na galeria dos mortos ilustres ou 'er0icos, cuJa ilustra(o e cuJo 'ero/smo a ferrugem se incumbe de devorar. )odo o #lan vital e espiritual do 'omem nada mais era do %ue um son'o vo.

.artre sustenta, na se%K ncia dos seus disparates filos0ficos, %ue a consci ncia # vazia, nada tem em si mesma, pois reflete apenas a realidade circundante. 2s categorias Vantianas da razo seriam uma balela. 4as ,ubert retoma a tradi(o Vantiana e mostra %ue as categorias decorrem das experi ncias da consci ncia e so as pr0prias experi ncias em fun(o dinNmica no plano consciencial. 2 importNncia do belo, %ue em $ant era fundamental, como em 1lato, retoma a sua potencialidade na corrente atual e neoVantiana do Relativismo Cr/tico. 1ara $ardec o belo constitu/aIse num obJetivo superior do processo evolutivo. .ua teoria do 5elo inclui o aperfei(oamento das ra(as 'umanas, %ue se aproximam da beleza suprema na propor(o do desenvolvimento de suas potencialidades an/micas. ; belo no prov#m de disposi(-es anat&micas ou de elementos materiais. F um reflexo da alma no corpo. 2 perfei(o an/mica determina a beleza de um rosto ou de um corpo. .endo uma s/ntese dial#tica gerada pela tese e a ant/tese da consci ncia prtica e da consci ncia te0rica, a consci ncia est#tica # a realiza(o completa da consci ncia e nela se conJugam todos os poderes conscienciais da criatura. 2s fun(-es est#ticas da consci ncia controlam a afetividade 'umana e estabelecem as liga(-es simpat#ticas no plano social. 4as sua fun(o mais importante # a de propiciar ao ser uma viso superior do mundo, propiciando aos artistas o dom/nio das formas, o segredo das cores e dos sons, a 'armonia e o e%uil/brio das propor(-es no s0 no fazer art/stico, mas em todas as atividades do 'omem. 3a sua condi(o de s/ntese, a consci ncia est#tica rege o bomIsenso, o gosto, o comportamento social do 'omem, as suas atitudes e todo o seu fazer em todas as circunstNncias. 3os mundos superiores Q disse 4ozart numa comunica(o mediHnica em 1aris Q as fun(-es da consci ncia est#tica influem decisivamente em todas as atividades criadoras do esp/rito, refinando a mat#ria e aprimorando as produ(-es naturais. 2 influ ncia emotiva do belo eleva as almas e estimula os sentimentos 'umanos. )odas essas conse%K ncias seriam imposs/veis se no passssemos de criaturas com cabe(as de purunga, funcionando como espel'os c&ncavos deformantes.

1odeIse alegar %ue as fun(-es extraterrenas da consci ncia est#tica no passam de suposi(-es imaginosas. $ardec sustentou sempre a necessidade de pes%uisas para a comprova(o de certos dados transmitidos por via mediHnica. "le no aceitou as informa(-es dadas por 4ozart e 5ernard 1allissR atrav#s do m#dium Camille Flammarion, e nem mesmo considerou ver/dicos os desen'os famosos de Gictorien .ardou sobre a poss/vel vida em SHpiter. 2catouIas como manifesta(-es curiosas da mediunidade e sugest-es do %ue poderia 'aver em mundos superiores condi(o da )erra. "xplicava sempre %ue a Ci ncia "sp/rita tem por obJetivo o mundo espiritual %ue se revela atrav#s de fen&menos suscept/veis de controle e das repeti(-es necessrias verifica(o da realidade. 4as, como vimos, os problemas da consci ncia est#tica so puramente terrenos, adstritos condi(o 'umana. Asso, entretanto, no exclui a possibilidade das dedu(-es poss/veis, %ue constituem uma tend ncia natural da mente em seus procedimentos racionais. $ardec aceitou como 'ip0tese uma informa(o mediHnica sobre a *ua e a sua posi(o na 0rbita da )erra. 2t# 'oJe o acusam de 'aver aceitado um absurdo. 4as ele e Flammarion explicaram antecipadamente %ue aceitavam a informa(o em termos de teoria, pois at# a%uele momento no 'avia nen'uma teoria cient/fica capaz de explicar a posi(o lunar. Anforma(-es de Meorges, um esp/rito curioso, sobre 4arte, foram tamb#m aceitas liminarmente, sob a expectativa de verifica(-es cient/ficas do futuro. 1or sinal %ue essas informa(-es se aJustam aos principais aspectos de 4arte observados atualmente atrav#s de sondas espaciais enviadas %uele planeta. Meorges dizia %ue 4arte era mundo inferior )erra, tendo atmosfera diferente da nossa, gua e vida rudimentar, inclusive vida 'umana tamb#m rudimentar, mais ou menos semel'ante condi(o f/sica e vital dos pigmeus africanos. 2s informa(-es minuciosas sobre a vida em marte, 'oJe divulgadas no meio esp/rita, no passaram pelo crit#rio de $ardec e no seriam aceitas por ele nem mesmo como 'ip0tese. Como acentuou Ric'et, $ardec nunca se desviou de sua orienta(o cient/fica nas suas pes%uisas esp/ritas.

2dversrios gratuitos da doutrina, %ue sempre os 'ouve para todas elas, criticaram a lin'a cient/fica de $ardec, entendendo %ue ele procurava explorar o prest/gio da Ci ncia na #poca. 4as a posi(o metodol0gica do mestre respondeu a essas tolices e a sua influ ncia sobre os cientistas provou o contrrio. 2 serena firmeza e a coragem moral desse 'omem acabaram por atrair o interesse dos expoentes da cultura mundial. 2 casin'a 'umilde da Rua dos 4rtires, em 1aris, em %ue ele vivia, era constantemente visitada pelos pr/ncipes, cientistas e artistas de toda a "uropa, ansiosos por con'ecer de perto as suas atividades na decifra(o racional e experimental do enigma da "sfinge. 4as a prova maior e esmagadora da sua seriedade foi a sua pr0pria obra, cuJa clareza, coer ncia l0gica e comprova(o cient/fica da #poca e posterior continua a influir em nosso s#culo, nesta antev#spera da "ra C0smica. .ua teoria da evolu(o serviu de amparo a Russel Zallace para corrigir os excessos materialistas de +arwin, e sua teoria da ,umanidade C0smica, %ue no se limita )erra mas se expande na pluralidade dos mundos 'abitados, tem 'oJe a san(o te0rica de grandes figuras da Ci ncia. .ua teoria dos mundos interpenetrados superou em nossos dias s 'ip0teses sobre os mundos paralelos, surgidas com a descoberta da antimat#ria na cosmogonia paracient/fica de )eil'ard de C'ardin. F vis/vel o interesse %ue $ardec despertou recentemente entre os cientistas sovi#ticos Q provocando uma crise ideol0gica na UR.. Q, o %ue prova a solidez de sua obra. "le decifrou o mist#rio da vida e da morte. 3o tocante aos m#todos de pes%uisa, ensino e divulga(o da doutrina, # incr/vel o %ue ele fez, praticamente sozin'o. 2s Ci ncias do paranormal, suscitadas por ele em todo o mundo, no conseguiram fugir ao seu es%uema metodol0gico de pes%uisas. Criticar a 8ingenuidade: de $ardec tornouIse comum entre os sbios da #poca, mas a maioria dos cr/ticos acabou de bra(os com ele nos mesmos camin'os da sua re!ela(o cient %ica, como ele a c'amava. "le descobriu e provou o %ue # o 'omem, como e por %ue vive na )erra e por %ue morre, sem Jamais se vangloriar dessa fa(an'a e Jamais aceitar %ue o

endeusassem. ;s %ue ainda 'oJe o atacam e o criticam no sabem o %ue fazem.

%%. Os Perigos da Consci2ncia Pr"tica


2 evolu(o da consci ncia se processa em etapas determinadas pelas necessidades do 'omem. "ste # um fato concreto %ue revela a impossibilidade de uma interpreta(o puramente metaf/sica do fen&meno da consci ncia. Como vimos no mito de 3arciso, os prim0rdios nebulosos e ao mesmo tempo po#ticos da consci ncia e%uivalem ao desenvolvimento psicobiol0gico da infNncia e da adolesc ncia. .uperada essa fase, consciencialmente de dura(o indeterminada, a tomada de consci ncia do ser em face da realidade do mundo o impele ao dom/nio das circunstNncias. +a/ por diante no # mais o son'o, as aspira(-es vagas da alma e as exig ncias sociais %ue vo efetuar a integra(o dos vetores conscienciais no plano do real. $ant torceria o nariz ante essa expresso, pois no acreditava no real mas numa suposi(o do real produzida pela apar ncia das coisas. 3o tempo de $ardec, em meados e fins do s#culo XAX, o problema J mudara de figura e se desembara(ara com o avan(o cient/fico do s#culo XGAAA, na verdade mais t#cnico do %ue cient/fico. 4ostrara a possibilidade de uma tecnologia do fazer imediato. ; conceito dos manuais, das coisas colocadas ao alcance das mos, come(ava a formarIse antes das cogita(-es de ,eidegger. 2s coisas se mostravam manipulveis na sua forma aparencial, %ue passava pela realidade intr/nseca. 2s pes%uisas de $ardec mostraram %ue a rela(o causaIefeito abria camin'o mais fcil para a comprova(o da natureza real das coisas. 2 consci ncia prtica arrastava os 'omens a atrevimentos bem sucedidos. "la era um fen&meno selvagem %ue nascera nos primeiros contatos do 'omem com a natureza. 1ara se derrubar uma rvore, fazer uma cabana ou escavar num tronco uma canoa no se precisava saber mais do %ue maneJar instrumentos apropriados. "ssa familiaridade com as coisas naturais, de efeitos pouco ou nada estudados em nossa cultura, estabeleceu o elo

necessrio entre duas #pocas, a das civiliza(-es agrrias e a da sofistica(o oriental. " foi gra(as 'eran(a agrria %ue o ;cidente no se perdeu no sono milenar dos c'ineses e indianos, sem contar as extens-es da 2rbia, da 1#rsia, do "gito e at# mesmo do Amp#rio fantstico de )amerlo, nas %uais o esp/rito 'umano permaneceu em estado de del/rio on/rico, fascinado em sua atividade pelas florestas milenares, as montan'as e o mist#rio das terras semIfim. 3esse estado sonambHlico as popula(-es cultivaram suas tradi(-es e elaboraram t#cnicas minuciosas, JulgandoIse na plena posse da realidade imutvel. " %uando foram despertando para a transitoriedade da%uilo %ue parecia eterno, fugiram para o esconderiJo da interioridade atrav#s do artesanato das miniaturas, como se com isso pudessem escapar grandeza indomvel da geologia desmedida. 3o ;cidente, com suas terras ex/guas, mares e rios de fcil acesso e a tradi(o das guerras de con%uista, a situa(o era inversa e permitiu a aventura ocidental do 'omem, gerada na in%uietude das instabilidades, descer nas popula(-es il'adas, exigindo a expanso do mundo, demasiado pe%ueno para as ambi(-es de con%uistas. ; %ue salvou a 2m#rica e todo o continente, tamb#m milenarmente adormecido entre selvas e amplid-es desesperantes, foi a migra(o dos povos europeus, tangidos por suas lutas religiosas e sectrias. F evidente a influ ncia telHrica e mesol0gica nas muta(-es subse%Kentes, mas no se pode es%uecer o fato bsico, dominante, %ue estava na in%uieta(o 'umana, no mist#rio do d/namoIpsi%uismo de MeleR com suas exig ncias de transcend ncia, %ue 'oJe dominam o nosso tempo nas tentativas da pes%uisa c0smica, nos ensaios da astronutica e no Ps4chic 5oom ou exploso ps/%uica %ue abala toda a estrutura da supostamente s0lida cultura materialista, at# mesmo nas reas mais infensas metaf/sica, como a da UR.. e sua 0rbita de influ ncia. Cam-es, ante a fHria do mar %ue engolia embarca(-es e 'omens na costa africana, exclamou desolado7 8; 'omem, esse bic'o da )erra to pe%ueno:. 4as nesse bic'o das infiltra(-es secretas da es%uistossomose, no "gito dos grandes templos de pedras milenares, 'avia o poder oculto %ue tanto pode construir como destruir. 3o mist#rio invis/vel da m&nada leibnitziana, essa 'eran(a plat&nica, o impulso de transcend ncia

rompia as estruturas materiais de toda a civiliza(o fara&nica. ; esp/rito retomava o controle vis/vel da realidade instvel para lan(ar o 'omem nas superdimens-es do Cosmos. 1lotino, no desenvolvimento do 3eoplatonismo, teve a viso plena dos destinos do 'omem como alma e formulou a sua famosa teoria das almas !ia8oras, %ue ap0s a morte corporal se libram na dire(o dos planos superiores, ansiando pela felicidade suprema e eterna. .o as almas dos mortos %ue escaparam da rotina terrena e se lan(aram no Anfinito. 2rrebatadas pelo impulso de transcend ncia, atingem as regi-es da bemI aventuran(a, mas no conseguem acomodarIse na suposta paz da in#rcia espiritual. An%uietamIse e come(am a sentir de novo a atra(o dos planos inferiores. Fascinadas pela gravidade da mat#ria precipitamIse na sua voragem, reencarnandoIse para a continua(o de suas experi ncias interrompidas demasiado cedo. ; destino borboleteante das almas in%uietas as manter no Jogo das ascens-es e %uedas em %ue desenvolvero suas potencialidades para um dia se fixarem nos planos felizes. $ardec, nas suas investiga(-es psicol0gicas e mediHnicas, deu a essas almas o nome de esp ritos errantes. Sean Zaltier, talvez o mais recente cr/tico de $ardec, ironiza a posi(o do mestre, c'amandoIo tamb#m de esp/rito errante. 1or sinal %ue $ardec Jamais repudiou esse t/tulo comum, pois sempre considerouIse, como todo mundo, suJeito aos condicionamentos das leis naturais, seJam elas materiais ou extraf/sicas, segundo as recentes express-es de R'ine. .eria pretenso, de nossa parte, %uerermos contradizer Zaltier. ; esp/rito errante # o %ue erra entre o C#u e a )erra, nas encarna(-es sucessivas, desenvolvendo suas %ualidades divinas. Confirmando a teoria de 1lotino, $ardec no adotou a designa(o de almas viaJoras, em virtude de sua defini(o de alma, %ue a localiza na )erra como 8o esp/rito %ue anima um corpo:. "ssas idas e voltas do esp/rito nas reencarna(-es sucessivas no representam nen'uma esp#cie de castigo, mas to somente o pr0prio deseJo e esfor(o do esp/rito para atingir a condi(o %ue l'e permita ligarIse em definitivo a planos mais elevados, s 'ip0stases mais elevadas dos mundos superiores.

"ssa viso pragmtica dos processos espirituais parece demasiado fria e mecNnica para criaturas 'abituadas, atrav#s de mil nios, na sucesso das civiliza(-es teocrticas, a encarar a vida terrena como uma condena(o de +eus para os esp/ritos rebeldes OSuda/smoP ou uma concesso de regalias e privil#gios O4itologiaP, nas %uais +eus ou os deuses so paternais e esto sempre atentos %uanto aos seus pupilos. "sse antropomorfismo religioso marcou todas as fases da evolu(o 'umana, por corresponder a uma necessidade afetiva do 'omem. Luem se interessar por um aprofundamento maior da posi(o de $ardec ante esse problema, perceber as dificuldades %ue ele encontrou Junto aos 'omens do seu tempo, numa civiliza(o ainda submetida ao clima medieval, para colocar a %uesto dos castigos e recompensas num es%uema racional, livre das influ ncias milenares de um religiosismo antropoc ntrico. $ardec teve de contornar dificuldades religiosas, sociais, pol/ticas, cient/ficas e particularmente as da tradi(o religiosa popular, num mundo %ue 'avia sido formado num fide/smo irracional, orgul'oso, voluntarioso e autoritrio. )eve suas obras %ueimadas pelo 5ispo de 5arcelona em pra(a pHblica e s0 no foi %ueimado por%ue se encontrava na Fran(a. 2ndr# +umas declarou sucursal da revista /anchete, em 1aris, recentemente, %ue $ardec escreveu O $!an"elho Se"undo o $spiritismo para atender s pessoas %ue, aceitando a realidade esp/rita, deseJavam encontrar um meio de concilia(o da f# tradicional com o "spiritismo. 3o foi essa a razo. $ardec considerou o "spiritismo, desde os primeiros resultados das suas pes%uisas, como um renascimento do Cristianismo deformado pela dogmtica das igreJas. "le mesmo conta, em Obras P7stumas, nas suas anota(-es /ntimas, %ue come(ara a escrever esse livro no deseJo de esclarecer %uest-es dos textos sagrados %ue 'aviam sido deturpados pela casu/stica igreJeira. 3o disse a ningu#m o %ue estava fazendo, mas os esp/ritos se manifestaram dandoIl'e apoio e aJuda. "le no pretendia mais do %ue isso. 2 f# esp/rita racional devia substituir a f# dogmtica e irracional. Luando publicou o livro recebeu aplausos e apodos, mas no se abalou com nada disso. 2 tarefa estava cumprida e os esp/ritas J

contavam com uma verso dos "vangel'os em %ue a f# crist se apresentava na sua ess ncia real, fundamentada nas pes%uisas 'ist0ricas, no exame livre e racional dos textos antigos e em %ue as opini-es dos cl#rigos eram substitu/das por explana(-es mediHnicas dos "sp/ritos. "sse livro tornouIse uma esp#cie de guia prtico do aspecto religioso do "spiritismo, resistindo impvido a todas as cr/ticas e agress-es dos adversrios da doutrina e dos pr0prios esp/ritas %ue, levados pelo entusiasmo cient/fico, s0 %ueriam ver na doutrina explica(-es cient/ficas. ; livro de SeanI5aptiste Roustaing, Os 9uatro $!an"elhos , em tr s grossos volumes no original franc s e em %uatro na tradu(o brasileira, decalcado em $ardec, mas carregado do mais pesado e nebuloso misticismo cat0licoImedieval, deturpa(o evidente e afrontosa da +outrina "sp/rita, foi reJeitado por $ardec, %ue l'e apontou os absurdos, tanto do ponto de vista religioso %uanto do cient/fico e do racional. 3o # um livro esp/rita, mas uma deturpa(o completa da doutrina, c'eio de fbulas rid/culas e destinado a ridicularizar o "spiritismo. $ardec evitou os debates inHteis a respeito, %ue s0 poderiam servir para tumultuar o movimento esp/rita em desenvolvimento. .ua posi(o perante essa obra clericalista foi, como sempre, de uma firmeza serena e inabalvel. 2s institui(-es esp/ritas %ue ainda 'oJe aceitam, reeditam e divulgam essa obra de um primarismo infantil trabal'am ingenuamente contra o "spiritismo. ; exame dessas %uest-es nos mostra como funciona a consci ncia prtica %uando regida pela s/ntese da consci ncia est#tica Ocaso de $ardecP e como funciona por si mesma, sem o desenvolvimento consciencial necessrio Ocaso de RoustaingP. 2 posi(o de $ardec, aceitando o aspecto religioso da doutrina e procurando disciplinIlo na estrutura conceptual da doutrina, revela a lucidez, a coer ncia e a disciplina interna de uma consci ncia plenamente realizada, en%uanto a de Roustaing evidencia o descontrole de uma consci ncia ainda apegada a uma viso terrena e temporal da realidade espiritual. 2 consci ncia prtica antecipa a consci ncia te0rica, por%ue o 'omem come(a no fazer. +a sua experi ncia no fazer, onde se

faz a si mesmo e faz o mundo, ambos sua semel'an(a, acaba por fazer o pr0prio +eus sua imagem e semel'an(a. .0 depois desse fazer instintivo # %ue ele se apresta para o desenvolvimento das potencialidades da teor#tica em sua mente. .eu pr0prio desenvolvimento psicofisiol0gico est suJeito a esse es%uema. *ogo %ue o pensamento entra em a(o consciente, desembara(andoIse das gangas do son'o, esse deus noturno da infNncia e da adolesc ncia submete as fun(-es da teoria s exig ncias da prxis. 2 )eoria do 4undo # elaborada pela mente com os elementos emp/ricos da praticidade. 4as na propor(o em %ue a teor#tica prova a sua eficcia, o pensamento se liberta da tutela do fazer e assume o controle dos processos mentais. F nesse momento %ue se instala a dial#tica da consci ncia, no es%uema 'egeliano de teseIant/teseIs/ntese. ", conse%Kentemente, a liberdade de pensar e fazer instaura o dom/nio da razo na Jurisdi(o de si mesma. +a/ por diante o 'omem # o seu pr0prio sen'or e os abismos do arb/trio e da viol ncia l'e oferecem as mHltiplas e infinitas op(-es do poder. .e ento a consci ncia est#tica no assumir as suas fun(-es superiores de supercontrole, na forma de s/ntese consciencial, o processo da consci ncia fal'ou e ter de ser revisado e refeito nas sucessivas exist ncias a %ue o ser se submeter por vontade pr0pria, ante a pane geral dos seus sistemas de controle e orienta(o. 2 alma viaJora de plotino recon'ece a sua incapacidade para o exerc/cio da liberdade e anseia por voltar s contri(-es da mat#ria densa. +eus no imp-e nen'um castigo a essa criatura %ue J sofre em si mesma as conse%K ncias dos seus descontroles. 1or outro lado, o %ue seguiu o es%uema geral e universal da forma(o do ser espec/fico do 'omem no receber nen'um pr mio ou recompensa, seno os decorrentes do desenvolvimento 'armonioso do seu es%uema &ntico. Sesus de 3azar# no foi o unig nito nem o primog nito de +eus Q ambas, classifica(-es absurdas de um antropomorfismo sem sentido. 2 teoria Vardeciana da solidariedade dos mundos e das migra(-es de popula(-es planetrias, 'oJe geralmente aceita pelos 'omens de razo, mostra %ue os te0logos no obedeceram aos sinais de trNnsito da rea divina do pensamento.

3o se pode descartar a lei de adora(o desse es%uema &ntico. "la se imp&s nas pes%uisas 'ist0ricas e antropol0gicas como uma caracter/stica do 'umano em todos os tempos, em todas as latitudes do planeta e em todas as culturas, desde as mais primitivas s mais avan(adas. 2 id#ia de +eus no 'omem # uma constante universal inegvel. +essa lei resulta o instinto de submisso do 'omem aos totens e tabus, aos mitos da crendice popular e aos das mais refinadas mitologias, como a eg/pcia, a grega e a romana. 2 diviniza(o dos caci%ues nas selvas, dos Reis e Amperadores nas civiliza(-es e o respeito geral pelas figuras endeusadas so conse%K ncias da a(o dessa lei. ; ar%u#tipo divino rege a constela(o de todos os ar%u#tipos da consci ncia. ; materialismo ideol0gico da atualidade # simplesmente uma fuga realidade ontogen#tica do 'omem, %ue no # metaf/sica, mas f/sica, biol0gica e ontops/%uica. ] figura antropom0rfica do deus b/blico, san'udo e sanguinrio, os materialistas atuais contrap-em uma tela em branco e vazia, representando o nada %ue simplesmente no existe em parte alguma nem pode existir, segundo as pr0prias conclus-es da F/sica sovi#tica em suas mais refinadas pes%uisas na )erra e no Cosmos. 2 %uesto religiosa, colocada assim em termos pol/ticos e configurada em viol ncia estatal contra a consci ncia livre dos 'omens, enfra%uece as defesas do "stado. 3en'uma pessoa medianamente culta pode 'oJe %uerer sustentar, e muito menos impor aos povos, uma suposta certeza do nada %ue no encontra apoio nas fontes cient/ficas do saber. F to absurda essa tentativa de imposi(o do ate/smo s massas populares de uma na(o, como a de impor pela for(a a divindade do 1apa e do seu poder celeste, o %ue se tentou durante o mil nio medieval. ; pior # %ue temos, nessa dial#tica impraticvel, a impossibilidade dial#tica de ambas as partes. 2 tentativa de se opor ao Criador, em termos de tese e ant/tese, come(a pelo pressuposto incluso da exist ncia de ambos, Criador e criatura. 1or outro lado, se negarmos a realidade de um deles, a dial#tica # imposs/vel, e se negarmos a tese e a ant/tese cairemos no solipsismo total e sem sa/da. 3o # poss/vel sustentarIse o nada na presen(a inc&moda e universal do )odo. " por essas e outras, desfiguradas na cr/tica rebarbativa de .artre, configuraIse l/mpida e pura a concep(o esp/rita, Hnica

s/ntese real da realidade, %ue se comprova naturalmente na s/ntese evidente da consci ncia est#tica. 2 consci ncia prtica est naturalmente ligada aos instintos de conserva(o e a%uisi(o do 'omem. .ua fun(o # vital e no propriamente moral. "la responde pelas varia(-es temporais das normas de moral verificadas pela pes%uisa sociol0gica, %ue determinou o conceito amb/guo de moral originado dos usos e costumes, com base nas exig ncias de produ(o de alimentos e de ri%uezas das vrias regi-es e na(-es. Corresponde, portanto, necessidade de normas para a estrutura(o e manuten(o do meio social. 2 prxis consciencial no pode limitarIse aos obJetivos da consci ncia prtica, pois as aspira(-es da consci ncia 'umana pairam mais alto. 3otamIse os efeitos dessa subdial#tica no meio social obJetivo, em %ue os 'omens %ue se enri%uecem procuram tamb#m aJustarIse aos interesses culturais da nova classe social a %ue se transferem e procuram integrar na mesma os seus familiares. ; fen&meno de ambival ncia da cultura nos meios sociais, onde os intelectuais so ao mesmo tempo inveJados e desprezados Ocomo incapazes de enri%uecerP, decorre dessa contradi(o da consci ncia prtica. +esse conflito necessrio e intr/nseco da consci ncia prtica com a prxis consciencial nasce a consci ncia te0rica, %ue # a tese do processo evolutivo do 'omem social, moral e espiritual. ; esp/rito %ue atingiu a s/ntese consciencial da consci ncia est#tica # o g nio, o 'er0i, o mrtir, se necessrio, %ue sabe dar a cada obJetivo da consci ncia o seu valor exato e est sempre disposto a sacrificarIse pelos obJetivos superiores, auxiliando a ,umanidade a superar as suas limita(-es temporais. Frederic' 4Rers considerou a mente supraliminar como adaptada vida terrena e a mente subliminar como adaptvel vida espiritual de ap0s morte. ; ser trs em si mesmo os dispositivos ade%uados a cada uma das etapas da sua evolu(o futura. Como todas as almas possuem a mesma natureza fundamental e as mesmas potencialidades, $ardec provou em suas pes%uisas Q e a 1arapsicologia comprovou atualmente Q o princ/pio de igualdade de todos os 'omens em sua origem, natureza e destina(o.

%(. O Ser Moral


; problema do ser # fundamental em toda a Filosofia. 4as as defini(-es filos0ficas no o definem, antes prop-em. Luando dizemos ser humano fazemos uma especifica(o perigosa, pois ca/mos no perigo de tomar essa expresso como sin&nimo da palavra 'omem. " isso no # correto, pois o 'omem # mais do %ue o ser e, ao mesmo tempo, o ser # mais do %ue o 'omem. $ardec referiuIse, em O Li!ro dos $sp ritos , 8ao ser do corpo:. .er # a%uilo %ue #. 1or isso, numa das metforas da 5/blia, Aav#, o deus dos Judeus, %ue %ueria passar como o .er .upremo, disse7 8"u sou 2%uele %ue #:. 2 pretenso alegrou os fil'os de +eus, o povo eleito, mas no passava de uma afirma(o amb/gua. 2 palavra ser foi arrancada, como a costela de 2do, do verbo ser, mas no deu nen'uma "va e sim um proteu semel'ante ao da palavra alma, %ue $ardec sentiuIse no dever de definir para evitar confus-es. Luando falamos de +eus como .er, sempre o elevamos grandeza suprema. 4as %uando falamos do 'omem como ser nos referimos ao %ue o 'omem #. , no 'omem, portanto, vrios elementos conJugados7 o corpo, a alma Q o corpo espiritual ou perisp/rito Q, as faculdades 'umanas normais e paranormais e a especificidade do ser 'umano, %ue # diferente de todos os demais seres. "xiste a pedra e o ser da pedra, o cavalo e o ser do cavalo, a borboleta e o ser da borboleta e assim por diante. ; ser # uma entidade metaf/sica, no vis/vel nem tang/vel, uma ess ncia e no uma forma. 3ingu#m pode matar um ser, mas apenas a sua representa(o f/sica. 2 imortalidade do 'omem no se define como privil#gio do 'omem, mas do ser. , seres de razo Q matemticos, l0gicos e ideol0gicos Q e todos eles se relacionam com o ser 'umano sem Jamais se confundirem com este. 3o # fcil definir o ser, mas no se pode olvidIlo ou negIlo. ; %ue # na sua facticidade &ntica, na forma(o ontogen#sica de suas virtualidades

espec/ficas, no pode deixar de ser, pois se integra na realidade total como forma essencial e incessantemente autogeradora, por%ue o ser se define, em Hltima instNncia, como necessidade teleol0gica de toda a realidade. 1or isso o ser aqui existencial de ,eidegger %ue pretende ser concreto, na sua facticidade temporal, completo na sua ess ncia e forma, ambas 'umanas, no passa de um fantasma Ono sentido grego do termoP, uma apari(o no a%ui e no agora, %ue se esvai na temporalidade, na frustra(o aparente da morte sartreana, vestindoIse da apar ncia biol0gica para continuar a ser na realidade ontol0gica pura. 2 morte aparece ento como o no ser, a nega(o do ser em %ue se repete sempre na solido da iner ncia f/sica do morrer. ; no do ser # apenas o reverso do sim %ue o afirmou no plano sensorial, contrapondoIse sua eterna realidade metaf/sica. ; ser nos d as costas e desaparece. 3o est mais ao nosso alcance. 4as sabemos %ue, apesar disso, permanece em n0s, em nossa mem0ria, em nossa afetividade, em nossa saudade, na 'istoricidade em %ue nos inserimos Juntamente com ele, na sua ess ncia %ue se derrama em n0s e em nosso redor. Gerificamos %ue ele vive apesar da morte e %ue no podemos descartIlo de maneira alguma. C'egamos compreenso de %ue ele nos deixou, mas ao mesmo tempo ficou. ; %ue nos apavora na morte no # a morte em si mesma, mas a aus ncia %ue se abre em nosso conv/vio e %ue # realmente impreenc'/vel. .abemos, de maneira profunda Oem nossa consci ncia do realP %ue todos morremos e sabemos tamb#m, com a mesma certeza, oriunda de nossas experi ncias, %ue o .er no se acaba, no se extingue, mas precisa ontologicamente de se completar na morte, como ,eidegger afirma em contraposi(o leviana teoria da frustra(o sartreana. ; %ue nos faz sofrer no # a morte, mas a nossa recusa realidade da vida, %ue leva sempre a morte atrelada ao seu carro como inevitvel corolrio das atividades existenciais do 'omem. )oda a s#rie de experi ncias %ue constitui uma exist ncia vai fatalmente desembocar na morte. ; ato de morrer # um fec'ar de portas para o mundo. ; .er se engolfa em si mesmo, desliga os contactos com a realidade sens/vel e volta solido do em-si como coisa, isolado

em sua autoIiner ncia. )udo se consumou na realidade poss/vel. CabeIl'e ento, na sua cNmara escura, proJetar na tela da mem0ria o seu pr0prio drama para assistiIlo sozin'o e avaliar os seus resultados, as conse%K ncias para a nova abertura existencial %ue vai se abrir para ele nas 'ip0stases de 1lotino. 3essa retrospec(o avaliativa o .er assimila em Hltima instNncia as suas con%uistas existenciais e as consolida em si mesmo. 3o ser mais, nunca mais, o %ue era, mas carregar o %ue era como disposi(-es e elementos destinados elabora(o do %ue ser. ; temor e a nusea da morte se convertero em anseio de renova(o e esperan(a, no segundo a tese de Mabriel 4arcel, mas segundo a teoria do encontro com o ;utro, de $ierVegaard, no Hnico dilogo ento poss/vel, pois o ;utro # +eus, %ue o .er reencontra na transcend ncia vertical de $arl Saspers. .omos obrigados a tratar esse problema da Filosofia "sp/rita na sua perspectiva pr0pria e na linguagem correspondente, em conota(o com as posi(-es filos0ficas atuais, por%ue s0 assim se pode demonstrar a preciso e a clareza do pensamento esp/rita, em flagrante contraste com a nebulosidade das teologias fantasmag0ricas %ue as religi-es maso%uistas nos cevaram por mil nios nos 'orrores da dor e da morte. ,oJe essas mesmas religi-es tentam romper o ergstulo de suas concep(-es negativas com apelos leviandade sensorial das inova(-es rituais em termos de seculariza(o e mundanismo. 3o # poss/vel nen'uma reformula(o de sistemas e de princ/pios sem o aprofundamento filos0fico dos problemas fundamentais do 'omem. 2 posi(o filos0fica existencial, como a abordam, do .er na exist ncia Q pois o .er do 'omem # o Hnico realmente acess/vel s nossas investiga(-es Q, exclui de imediato as fabula(-es teol0gicas oriundas da pretenso da vaidade 'umana a servi(o do obscurantismo. 2 4oral, na sua mais alta expresso, # %uesto de e%uil/brio e orienta(o do pensamento com a afetividade. Lual%uer desvio nesse sentido, com vistas a interesses secundrios, como a nfase excessiva dada razo ou a nfase contrria, dada ao sentimento, negam todos os valores e a pr0pria ess ncia da moralidade. 2 prova dessa premissa nos # dada pela

'ist0ria, mostrando %ue a nfase do sentimento levou o mundo de volta aos tempos de barbrie, com brutalidade elevada ao %uadrado da estupidez em nome de +eus e a nfase da razo levou a cultura mundial ao materialismo supostamente cient/fico, negando o 'omem e seus direitos, a come(ar da nega(o de +eus. +e um lado, o dom/nio interesseiro, medroso e 'ip0crita dos beatos na salva(o pr0pria em detrimento da ,umanidade, de outro lado a opresso dos ide0logos insens/veis, met0dicos e man'osos, tripudiando em benef/cio pr0prio e de suas greis sobre a liberdade 'umana. 2 forma(o do .er 4oral, como $ardec acentuou, s0 # poss/vel nas sociedades livres e orientadas pela razo e o sentimento em e%uil/brio. .em o desenvolvimento da afetividade temos apenas a razo fria e es%uemtica, %ue # o cadver da razo. .em o desenvolvimento da razo s0 temos os instintos solta, na deteriora(o progressiva do pensamento sem bHssola. )oda es%uematiza(o desses campos fundamentais das energias 'umanas leva fatalmente degenera(o do 'omem, pela asfixia de suas potencialidades divinas. 2rrancar o 'omem da animalidade, o %ue vale dizer arrancIlo da brutalidade e da irresponsabilidade, submetendoIo a princ/pios de ordem moral puramente abstratos, com amea(as e promessas depois da morte, # minar a estrutura de suas experi ncias obJetivas no mundo, perturbandoIl'e o desenvolvimento psicoImental com dHvidas e suspeitas %ue o levam distor(o do pensamento na dire(o de interesses bastardos e conse%Kentemente degenera(o moral. 3o se trata da moral comum ou social, apegada a costumes, preconceitos e supersti(-es, mas da moralidade consciencial em %ue se funda a conduta dos seres conscientes de suas responsabilidades no mundo dos 'omens. 2s condena(-es morais do meio social so geralmente proferidas por indiv/duos e tribunais desprovidos de autoridade moral e at# mesmo sem capacidade avaliativa nesse plano. ; ser moral no se entrega ao arb/trio da incompet ncia de Julgadores primrios. RebelaIse contra esses Julgamentos e mant#m a sua conduta com a serenidade e a firmeza dos seus princ/pios morais inabalveis.

Sesus foi condenado pela moral farisaica. .0crates pela moral ateniense. "ssas condena(-es s0 serviram para engrandecer na ,ist0ria e na "spiritualidade os dois condenados. ; ser moral # o supremo obJetivo da evolu(o 'umana na )erra. "le encarna em nossa pobre ,umanidade o ar%u#tipo, ou seJa, o modelo da perfei(o 'umana poss/vel em nosso mundo. Um passo al#m o proJeta fora da 0rbita terrena, no plano da angelitude. 3o se iludam, por#m, os %ue acreditam na santifica(o, na angeliza(o atrav#s de m#todos de certos mestres de sabedoria infusa. ;s pr0prios anJos no so cria(o espec/fica e privilegiada, mas o resultado da evolu(o do 'omem, e no %uerem passar por divindades mitol0gicas. 3o se identifica o ser moral pela mansido da voz, pelos gestos delicados e as atitudes de santidade artificial. 2 'eran(a divina do 'omem # natural e se desenvolve nas duras batal'as da carne. 2s criaturas serficas sofrem sempre de anemia ou defici ncia das faculdades mentais. ; ser moral s0 se distingue dos outros pela retido de uma conduta escrupulosa e segura, mas no exagerada ou fingida, mas comedida e firme. 2 sofistica(o religiosa veste muita gente com peles de ovel'a, muitas vezes adornada com peles de raposa. ; ser moral se configura no prot0tipo natural do 'omem7 franco, leal, firme em suas convic(-es, avesso mal/cia e ao palavr0rio vazio, despido do infantilismo da vaidade pessoal, das id#ias de grandeza, voltado sempre para os problemas s#rios da dignidade 'umana. Sesus multiplicou os pes para saciar a fome da multido, mas tamb#m multiplicou o bom vin'o nas bodas de Can para estimular a alegria. 2 alegria espontNnea e Justa # um dos seus apangios, ao contrrio do %ue pensam os c'oramingas e as carpideiras. 2 alegria # luz %ue ilumina o cora(o das criaturas e as profundezas do Anfinito. ;nde a treva se implanta surge o bril'o de uma estrela ou a irradia(o de uma constela(o. ; 'omem s#rio e preocupado com a verdade sabe sorrir e provocar a alegria ao seu redor. ;s casmurros so criaturas doentes, t/midas, carregadas de recal%ues e de fobias. 4as os %ue fingem alegria intencional e nunca se preocupam com nada podem ser debil0ides ou espertal'-es. 2 verdadeira virtude nunca est nos extremos, como sustentava 2rist0teles, mas no meio. ; ser moral se define como tal pelo seu e%uil/brio na

balan(a das atitudes, sem se acumpliciar Jamais com as trapa(as dos extremistas da consci ncia prtica ou da consci ncia te0rica. 2 consci ncia est#tica, na sua condi(o de s/ntese total, permiteI l'e ver com preciso o momento em %ue deve entrar na luta dos contrrios, evitando abusos e desmandos %ue podem p&r em perigo a evolu(o moral e #tica do mundo. ; desenvolvimento consciencial implica o aumento constante da responsabilidade. ; ser prtico ou o ser te0rico, apegados aos aspectos normativos da a%uisi(o de experi ncias e sua assimila(o, podem errar com mais liberdade suas diretivas existenciais. 4as o ser moral, %ue acumulou experi ncia e saber e aprimorou sua capacidade de intui(o, tem o dever de manterI se vigilante, ativo e destemido no plano de a(o de sua Jurisdi(o. )odo ser moral converteIse naturalmente num vigilante do processo evolutivo em sua rea espec/fica. "ssa a razo por %ue ele se levanta contra os prevaricadores e os trNnsfugas, sempre ansiosos por se acomodarem em suas posi(-es, evitando discrepNncias de opini-es na estHpida suposi(o de %ue a paz do pNntano agradaria mais a +eus do %ue a luta pela defesa da verdade. 3o epis0dio evang#lico da expulso dos vendil'-es do )emplo, Sesus apareceu Q e ainda 'oJe aparece aos ol'os dos cordeirin'os mansos, nascidos apenas para balar ao crepHsculo Q como envolvido por impulsos contrrios ao seu minist#rio de amor. 4as a verdade # %ue 'avia mais amor na face irada do 4essias, ante o desrespeito dos 'omens prticos elevada fun(o espiritual do )emplo, do %ue nos rabinos ungidos com 0leo sagrado, %ue permitiam a profana(o por conveni ncias venais. 1ara Sesus, o certo era afugentar os prevaricadores, para %ue eles no manc'assem a sua consci ncia imatura, servindo ainda de mau exemplo aos %ue vin'am na retaguarda evolutiva. ; plano de +eus estava muito acima dos interesses convencionais e pol/ticos do rabinato conciliador e interesseiro. 2 viso de um ser moral, regido pela consci ncia est#tica, no se limitava s conveni ncias imediatas dos seres prticos ou ret0ricos, empen'ados na continuidade de seus neg0cios rendosos.

2 men(o de .0crates e Sesus, para exemplificar a complexidade da evolu(o consciencial, no %uer dizer %ue todo ser moral ten'a de possuir o mesmo grau consciencial desses ar%u#tipos 'ist0ricos. Como se v na "scala "sp/rita de $ardec, em cada ordem de seres ' sempre grada(-es %ue escalonam os tipos afins em posi(-es diversas. ; %ue interessa, pois, na luta do 'omem pelo seu desenvolvimento consciencial, no # a con%uista de posi(-es no escalonamento moral, mas a con%uista incessante, nas experi ncias existenciais, de um grau a mais de percep(o dos problemas morais.

%*. A Certe'a da ;ida A&<s a Morte


3o ' nen'uma possibilidade de dHvida sobre a continua(o da vida 'umana ap0s a morte. )udo %uanto sabemos sobre a 3atureza, as coisas e os seres mostraInos %ue as formas vivas esto suJeitas a morrer, mas no a se extinguirem. 2 extin(o total, absoluta, de %ual%uer coisa ou ser implica um ilogismo, um contraIsenso no campo do con'ecimento, uma viola(o das leis admitidas at# 'oJe em nosso es%uema epistemol0gico. .e, por um lado, nada se acaba nem se perde, tudo se transforma na 3atureza, por outro lado, como estabeleceu $ardec com a expresso7 8)udo se encadeia no universo:, a nossa concep(o poss/vel da realidade universal # monista, no podendo admitir nada separado ou isolado na estrutura do Universo. .e uma fol'a de relva se perder em definitivo, com a nadifica(o total de todos os seus elementos constitutivos, toda a nossa mundivid ncia ruir, nada mais nos cabendo fazer do %ue uma reviso total dos nossos con'ecimentos. 2 F/sica atual tornou ainda mais inviolvel essa estrutura monista, com suas descobertas no campo at&mico e subat&mico. 3o se trata apenas de teorias, de suposi(-es ou intui(-es, mas do resultado evidente e suficientemente provado e comprovado das pes%uisas cient/ficas. "sse monismo, al#m disso, no # apenas constatado no macrocosmo, mas tamb#m nas estruturas microsc0picas, pois cada uma delas, por mais isolada ou estran'a %ue se apresente, # sempre um reflexo do monismo c0smico, dividindoIse em unidades interligadas interiormente e ligadas exteriormente a outros campos de for(as estruturados segundo esse mesmo princ/pio. +essa maneira a morte, como frustra(o e nadifica(o do ser, simplesmente no pode existir. 2 impossibilidade, nesse caso, no # apenas l0gica ou filos0fica, mas tamb#m gen#sica, Jur/dica e metaf/sica. ;s campos de for(as no cosmos e os centros

padronizadores das estruturas orgNnicas, desde o mineral ao 'ominal, mostram %ue a realidade # uma rede de causas e efeitos reciprocamente conJugados, com a determina(o espec/fica de Jurisdi(-es inviolveis, como, por exemplo, a Jurisdi(o de si mesmo conferida ao 'omem atrav#s da consci ncia. Menesicamente temos a interdepend ncia das coisas, dos seres, dos fatos, das palavras, dos pensamentos, dos sentimentos e assim por diante, de tal maneira %ue o cair da fol'a seca de uma rvore, o desabroc'ar de uma flor, o canto de um pssaro ou o sussurro do vento est na depend ncia das leis %ue ordenam e regem a totalidade do real. Foi por isso %ue "spinosa deu sua doutrina pante/sta a inflexibilidade de um fatalismo arbico, tipicamente islNmico. 3o obstante, o pr0prio "spinosa admitiu, na teoria da natura naturans e natura naturata a duplicidade necessria da substNncia e do modo, em %ue a Jurisdi(o se infiltra no desenvolvimento livre de suas atividades. ,artmann negaria mais tarde o sentido teleol0gico da rs como finalidade 'umana, mas no como finalidade intr/nseca do )odo. 2 impassibilidade de "spinosa em face da morte, confiante no seu retorno a +eus, confirma a tese de ,eidegger sobre o dilogo entre o ,omem e o ;utro como Hnica possibilidade de comunica(o, ao mesmo tempo em %ue explica a nega(o da comunicabilidade 'umana por ele alegada, pois em Hltima instNncia s0 pode comunicar ao .er .upremo a sua angHstia existencial. "ssa posi(o, aparentemente il0gica e contraditada pelo desenvolvimento mundial dos meios de comunica(o no plano sensorial, nada significa ante a Hnica forma vlida de comunica(o profunda e integral da criatura com o Criador. Remanescia no te0logo $ierVegaard a 'eran(a da tradi(o Judaica da comunica(o vertical, mais tarde adotada e proclamada por Saspers como uma realidade &ntica. 2 intui(o de "spinosa captava, apoiada na 'eran(a b/blica, a realidade essencial da imortalidade do ser. "ncontramos nesse epis0dio, talvez, a mais l0gica explica(o da cria(o do 'omem imagem e semel'an(a de +eus. 3o se trata da semel'an(a modal, baseada na teoria do modo, como pensaram os te0logos cristos, mas da semel'an(a plat&nica

proveniente de .0crates na teoria do conceito. Asso %uer dizer %ue o conceito de +eus, fragmentandoIse no sens/vel, na proJe(o da imagem real de +eus nas sombras da caverna, deu ao Cristianismo, %ue no soube recon'ec Ila, a Hnica forma poss/vel de identifica(o da criatura com o Criador. 3essa identifica(o temos tamb#m a Hnica prova realmente ontol0gica da imortalidade do 'omem como ser. ; ser do 'omem se define essencialmente como esp/rito, sem o %ual o corpo material sem vida nem consci ncia seria um abortivo, segundo a clssica expresso do 2p0stolo 1aulo. ;s %ue no aceitam essa concep(o do 'omem colocamIno e colocamIse abaixo do n/vel da animalidade. +esclassificamIse a si mesmos na escala ontol0gica. 2 densidade da mat#ria em nosso mundo terreno # suficiente para mostrar s criaturas capazes de racioc/nio %ue vivemos numa condi(o inferior. Friedric' [\llner, em suas experi ncias f/sicas, na Universidade de *eipzig, sobre as dimens-es da mat#ria, obteve resultados positivos e explicou os fen&menos paranormais como produzidos por entidades espirituais da %uarta dimenso. "laborou a teoria dessa nova dimenso da realidade, dando in/cio ao %ue c'amou de F/sica )ranscendental. 2 possibilidade dessas pes%uisas parecia absurda na%uele tempo, em meados do s#culo XAX. [\llner demonstrou %ue essa possibilidade decorria da estrutura 'ierr%uica do universo em sua totalidade unitria. Como $ardec, provou %ue a passagem de seres e obJetos de uma dimenso para outra dava origem a uma fenomenologia %ue sempre existira, mas para a %ual somente alguns cientistas se interessavam. 2 F/sica )ranscendental no era uma ci ncia abstrata, mas concreta, assentada em bases fenom nicas. Conseguiu mesmo verificar %ue certos obJetos Q como nos fen&menos de apport Opassagem de um obJeto material atrav#s de paredes e tampas de madeira ou de metalP Q produziam calor ao serem transportados de uma dimenso para outra. 4as os seus colegas o consideraram perturbado e no levaram a s#rio as suas pes%uisas. ,oJe as pes%uisas da F/sica avan(aram al#m dessa descoberta, provando %ue [\llner tin'a razo. 4as os preconceitos religiosos, a dogmtica asfixiante das

igreJas e os pr0prios preconceitos cient/ficos impediram at# 'oJe %ue a mem0ria de [\llner fosse restabelecida em nossa cultura incipiente e medrosa, comodista e interesseira, na sua dignidade de pioneiro. .e os obJetos podem passar de uma dimenso da mat#ria para outra, em %ue permanecem ocultos ao nosso sens0rio, e isso pode ser provado cientificamente de maneira irrefutvel, %ual a impossibilidade existente para %ue os seres possam tamb#m, e com mais razo, transitar de um plano para outro9 3o livro O 'osmos e seus Sete $stados , de 4. Gasiliev e $. .taniuVovic', lan(ado pela "ditorial 1az, de 4oscou Q baseado em resultados das pes%uisas astronuticas Q, dizem os autores7 8Universo, ilimitado no espa(o, sem come(o nem fim no tempo, infinitamente diverso, %ue no se repete no espa(o e no tempo, o %ue sabe o 'omem atual a teu respeito9 ,abitando num sistema de astro pouco luminoso, colocado num arrabalde provinciano da Malxia, longe do luminoso nHcleo central da mesma, densamente povoado. Give sobre um dos planetas mais modestos, %ue # um gro de areia entre os mil'ares de mil'-es %ue comp-em somente a nossa il'a estelar, morando no fundo de uma nuvem pouco transparente de gs %ue rodeia o planeta. ; %ue pode esse 'omem saber de ti, Universo, desde este rinco perdido9 3o passaram ainda %uin'entos anos do momento em %ue ele descobriu pela primeira vez o teu planeta, viaJou ao teu redor e s0 recentemente ele con'eceu, a princ/pio de modo especulativo, as primeiras leis %ue o ligam e abrangem o espa(o, a velocidade e o tempo. Faz pouco tempo %ue ele tocou o segredo da constitui(o da tua substNncia.: "sta confisso dos materialistas sovi#ticos sobre a nossa condi(o e posi(o no Cosmos bastaria para acordar as mentes %ue se congelaram numa concep(o estupidamente dogmtica do Universo e do ,omem. Givemos num planetinho minHsculo de um sistema solar cosmicamente insignificante e nos atrevemos a dogmatizar, religiosa e cientificamente, sobre %uest-es %ue desafiam as nossas possibilidades de pes%uisas eficazes. .omos praticamente Q como dizia o *obo do 4ar de SacV *ondon Q minHsculos pedacin'os de fermento %ue se arrogam o dom/nio

do saber universal. )e0logos modernos c'egaram a anunciar a 4orte de +eus em nosso tempo, suicidandoIse sem o perceber ante a cova %ue o louco de 3ietzsc'e abriu para enterrar o cadver divino. 3o seria sensato pingarmos umas gotas de 'umildade na cida e rid/cula pretenso desse fermento9 2 reJei(o das ci ncias ao "spiritismo decorre dessa pretenso 'umana %ue denuncia o infantilismo da nossa ,umanidade, apegada aos tabus e supersti(-es da selva. 2s pes%uisas de $ardec, louvadas e repetidas pelos grandes cientistas da #poca, %ue comprovaram o seu acerto, serviram para a avalia(o da nossa imaturidade. $ardec mesmo denunciou esse resultado, lamentando %ue os 'omens aparentemente mais s#rios revelassem uma leviandade assustadora %uando se pronunciavam sobre o problema esp/rita. 2s ci ncias do s#culo passado condenaram uma doutrina eminentemente cient/fica para se defenderem das supersti(-es. "ram ci ncias medrosas, por%ue incipientes, %ue se apegavam s suas descobertas como o avarento ao seu cofre. )endo lutado contra o dogmatismo e a viol ncia eclesistica, essas ci ncias adotaram os mesmos m#todos e a mesma posi(o de seus algozes, passando a condenar, ridicularizar e caluniar os %ue avan(avam al#m dela, embora usando todo o rigor cient/fico em suas pes%uisas. Ridicularizaram $ardec por se interessar pela dan(a das mesas, e $ardec perguntouIl'es se isso era mais rid/culo do %ue o interesse de Malvani pela dan(a das rs. Luando Flammarion declarou, coraJosamente, %ue a teoria da reencarna(o era o corolrio necessrio da teoria da pluralidade dos mundos 'abitados, acusaramIno de visionrio. ,oJe os cientistas mais esclarecidos no recusam a 'ip0tese, %ue cada vez mais se imp-e nos meios cient/ficos, da exist ncia de mundos 'abitados em todo o Cosmos e a reencarna(o deixou de ser uma %uesto religiosa para se transformar em obJeto de graves e insistentes pes%uisas cient/ficas. Com o pouco %ue avan(amos nesse meio s#culo de pes%uisas c0smicas, como acentuaram Gasiliev e .taniuVovic', J nos vemos lan(ados na rota de Flammarion. 2 posi(o esp/rita foi mais cient/fica do %ue a das ci ncias do s#culo passado, por%ue

inteiramente aberta, antidogmtica e confiante no valor da pes%uisa. Ric'et c'egou a louvar o esp/rito cient/fico de $ardec e a recon'ecer %ue $ardec nunca fizera uma s0 afirma(o %ue no se baseasse em resultados de pes%uisas. ;s retr0grados %uiseram ento invalidar as pes%uisas de $ardec, ao %ue o mestre respondeu convidandoIos a pes%uisar. 3o 'ouve Jamais uma contraprova cient/fica das pes%uisas de $ardec, mas apenas encena(-es, muitas vezes teatrais, como no caso das materializa(-es de Gila Carmem, na 2rg#lia, com um coc'eiro do Meneral 3oel, residente franc s despedido pelo general por ser mentiroso e ladro, %ue levaram ao palco para mostrar como burlara os cientistas presentes. Anterrogado a respeito por Jornalistas, Ric'et respondeu %ue se tratava de uma %uesto de op(o. 8Luem %uiser Q disse ele Q pode ficar com o coc'eiro.: ,oJe podemos dizer o mesmo, no tocante aos padres e frades %ue tentam transformar a 1arapsicologia em nova forma de nega(o do "spiritismo7 Luem %uiser, fi%ue com esses padres e frades peloti%ueiros, exibidores de falsos fen&menos de magia teatral em palcos e televis-es. 4as %uem preferir os cientistas, %ue leiam e estudem os seus livros, antes de se atreverem a dar palpites sobre o %ue no con'ecem. 3os trec'os do livro sovi#tico %ue reproduzimos acima transparece a lei de adora(o, %uando vemos os cientistas se dirigirem ao Universo como a uma entidade c0smica. 5asta trocarmos a palavra Universo pela palavra +eus para termos uma impreca(o religiosa divindade. F uma nova demonstra(o de %ue, como afirmou +escartes, a id#ia de +eus est no 'omem como a marca do obreiro na sua obra. 2nte o esplendor e a grandeza das constela(-es no Anfinito, os f/sicos materialistas sovi#ticos se curvam reverentes. "m outro trec'o, em seguida, amea(am o +eus Universo com o poder do 'omem %ue pouco a pouco vai aprendendo a dominIlo. Goltamos imagem do pedacin'o de fermento %ue cresce no navio pirata do *obo do 4ar. ; fermentin'o atrevido no se sente 'umilde, tornandoIse ainda mais arrogante para amea(ar o Universo. 3o ' dHvida %ue a epop#ia c0smica do nosso tempo # empolgante, mas usIla como bravata no fica bem a cientistas. 1or%ue estes sabem, ou

devem saber, por obriga(o profissional, %ue o 'omem s0 consegue fazer alguma coisa na 3atureza depois de interrogIla sobre as suas leis e submeterIse a obedec Ilas. Frances 5acon J advertira, %uando se estabeleciam as leis do m#todo cient/fico, %ue a Ci ncia # um ato de obedi ncia a +eus. Luando os cientistas deixam de obedecer rigorosamente a essas leis, seus foguetes explodem e suas sondas espaciais no enviam informa(-es )erra. ; trgico regresso da cpsula da nave espacial sovi#tica .aRoz )erra, com seus tripulantes mortos sem tempo de piscar, por causa de um defeito de calefa(o na nave, mostra a necessidade da obedi ncia rigoros/ssima aos poderes superiores %ue o fermentin'o atrevido pretende ignorar. "(a de Lueiroz, em A 'idade, p-e um estudante materialista de Coimbra a fazer uma demonstra(o da inexist ncia de +eus. )irando um pataco portugu s do bolso, o estudante d o prazo de cinco minutos a +eus para fulminIlo com um raio. 1assado o tempo, ele guarda o rel0gio dizendo7 8"st provado %ue +eus no existe:. "ssas fanfarronadas acad micas ainda se repetem na abertura da "ra C0smica. 2 Ci ncia "sp/rita, fundada por $ardec, revela a sua inteireza em todos os sentidos7 nasceu de pes%uisas rigorosas de fen&menos materiais, suJeitas a confrontos e repeti(-es, aplicando o m#todo indutivo, no aceitando coisa alguma %ue no pudesse ser provada dessa maneira. "ntendendo %ue o m#todo de pes%uisa deve corresponder natureza do obJeto, $ardec formulou a metodologia necessria e a divulgou amplamente. 2berta a todas as possibilidades do con'ecimento cientifico, no deixou dogmas, declarando %ue con%uista cient/fica provinda de outras fontes, mas realmente comprovada, poderia modificar a estrutura doutrinria flex/vel. Criaturas inscientes e levianas tomaram essa fran%uia como um convite mix0rdia e ao sincretismo, lan(ando teorias absurdas e at# mesmo rid/culas em nome da doutrina. $ardec sempre as repeliu atrav#s de exames e verifica(o experimental. 3en'uma ci ncia se mostrou to cient/fica como essa, nem to s0lida na inteireza dos seus princ/pios. , dogmas no "spiritismo, afirmam criaturas desavisadas. $ardec mesmo falou no dogma da

reencarna(o, mas no como dogma de f# e sim como dogma de razo, princ/pio doutrinrio en%uanto vlido. 1or mais estran'o %ue pare(a aos %ue descon'ecem o "spiritismo, o dogma da exist ncia de +eus # tamb#m de razo e no de f#, fundandoIse no princ/pio seguinte7 8)odo efeito inteligente tem uma causa inteligente, e a grandeza do efeito nos prova a grandeza da causa:. 2ssim, a prova de exist ncia de +eus est em n0s mesmos e na 3atureza, pois a nossa intelig ncia e toda a estrutura inteligente do Universo provam a exist ncia de uma Antelig ncia .uprema. Luerem uma prova mais obJetiva do %ue a 3atureza terrena somada grandeza do Cosmos9 1odem tran%KilizarIse os %ue perderam seres amados na voragem da morte. 3ada se perde, tudo se transforma. ; 'omem deixa o corpo na )erra e passa naturalmente para outra dimenso da mat#ria, %ue se refina e aprimora na escalada gloriosa das 'ip0stases de 1lotino. 2 imortalidade do ser 'umano foi provada sempre nas pes%uisas esp/ritas mais rigorosas e continua a provarIse nas investiga(-es atuais em todo o mundo. , sempre um reencontro nossa espera, nas dimens-es infinitas do Cosmos. 2 morte do corpo no # a morte do ser. "ste apenas se liberta da priso material para prosseguir sua evolu(o no tempo e no espa(o. ;s mortos no morreram, so almas viaJoras %ue partiram para mundos mais belos e livres. QBQ

=ic0a de +denti>ica5?o .iter"ria


S. ,"RCU*23; 1AR". nasceu em ?D^BC^=C=<, na antiga 1rov/ncia do Rio 3ovo, 'oJe 1rov/ncia de 2var#, [ona .orocabana e desencarnou a BC^B@^=C6C, em .o 1auloW fil'o do Farmac utico Sos# 1ires Corr a e da pianista 5onina 2maral .imonetti 1ires. Fez seus primeiros estudos em 2var#, Ata/ e Cer%ueira C#sar. Revelou sua voca(o literria desde %ue come(ou a escrever. 2os C anos fez o seu primeiro soneto, um decass/labo sobre o *argo .o Soo, da cidade natal. 2os =E anos publicou seu primeiro livro, Sonhos Azuis OcontosP, e aos => o segundo livro, Cora(o Opoemas livres e sonetosP. S possu/a seis cadernos de poemas na gaveta, colaborava nos Jornais e revistas da #poca, da prov/ncia de .o 1aulo e do Rio. )eve vrios contos publicados com ilustra(-es na #e!ista da Semana e :o /alho. Foi um dos fundadores da Unio 2rt/stica do Anterior, %ue promoveu dois concursos literrios, um de poemas, pela sede da U2A em C. C#sar, e outro de contos, pela .e(o de .orocaba. 4rio Mraciotti o incluiu entre os colaboradores permanentes da se(o literria de A #azo, em .o 1aulo, %ue publicava um poema de sua autoria todos os domingos. )ransformou O=C?>P o Jornal pol/tico de seu pai em semanrio literrio e 0rgo da U2A. 4udouIse para 4ar/lia em =C<B Ocom ?E anosP, onde ad%uiriu o Jornal Dirio Paulista e o dirigiu durante seis anos. Com Sos# Meraldo Gieira, [oroastro Mouveia, ;s0rio 2lves de Castro, 3ic'emJa .igal, 2nat'ol Rosenfeld e outros promoveu, atrav#s do Jornal, um movimento literrio na cidade e publicou "stradas e Ruas OpoemasP %ue Frico Ger/ssimo e .#rgio 4illiet comentaram favoravelmente. "m =C<E mudouIse para .o 1aulo e lan(ou seu primeiro romance, O 'aminho do /eio, %ue mereceu cr/ticas elogiosas de 2fonso .c'imidt, Meraldo Gieira e Zilson 4artins. )rabal'ou como rep0rter, redator, secretrio, cronista parlamentar e cr/tico literrio dos Dirios Associados; "xerceu essas fun(-es na Rua 6 de 2bril por cerca de trinta anos.

2utor de oitenta livros de Filosofia, "nsaios, ,ist0rias, 1sicologia, 1arapsicologia e "spiritismo, vrios de parceria com C'ico Xavier, e lan(ou recentemente a s#rie de ensaios Pensamento da $ra '7smica e a s#rie de romances e novelas .ic(o 'ienti%ica Paranormal; 2legava sofrer de grafomania, escrevendo dia e noite. 3o tin'a voca(o acad mica e no seguia escolas literrias. .eu Hnico obJetivo era comunicar o %ue ac'ava necessrio, da mel'or maneira poss/vel. Mraduado em Filosofia pela U.1, publicou uma tese existencial7 O Ser e a Serenidade;

=+M

Вам также может понравиться