Вы находитесь на странице: 1из 30

SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAO DE MINAS GERAIS SUBSECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAO BSICA SUPERINTENDNCIA DE EDUCAO INFANTIL E FUNDAMENTAL DIRETORIA DE ENSINO

FUNDAMENTAL

BOAS PRTICAS PARA AMPLIAR AS HABILIDADES DE MATEMTICA DOS ALUNOS DO CICLO COMPLEMENTAR

EIXO ESPAO E FORMA


Capacidades (Matriz Curricular)
1.5 - Identificar e conceituar paralelismo e perpendicularismo entre retas.

Competncias
C2. Identificar figuras geomtricas e suas propriedades

Contedos de Matemtica
- Retas e segmentos de reta. - Direo horizontal e vertical. - Retas paralelas, concorrentes e perpendiculares;

Descritores da Matriz de Referncia SIMAVE/PROEB


D2 Identificar posies relativas de retas no plano (paralelas e concorrentes) D3- Relacionar figuras tridimensionais (cubo e bloco retangular) com suas planificaes.

1.8 - Identificar e conceituar elementos de figuras geomtricas, como faces, vrtices, arestas e lados. 1.9 - Identificar figuras tridimensionais e bidimensionais, reconhecendo suas partes. 1.10 - Identificar semelhanas e diferenas entre poliedros (cubo, prisma, pirmide e outros) e no poliedros (esfera, cone, cilindro e outros) relacionando com suas planificaes. C3. Reconhecer transformaes no plano

- Formas geomtricas espaciais e planas nos mais diferentes contextos. - Caracterizao dos elementos das figuras geomtricas espaciais: superfcies, bases, construes, nmero de faces, vrtices e arestas. - Semelhanas e diferenas ente as formas geomtricas espaciais e planas.

-Slidos geomtricos espaciais: classificao; elementos de um poliedro; propriedades comuns e diferenas entre poliedros e corpos redondos (no poliedros); planificao (composio e decomposio) de poliedros, cone e cilindro. 1.6 - Identificar tringulos - Figuras geomtricas planas; e quadrilteros (quadrado, retngulo,trapzio, paralelogramo, losango) observando as posies relativas entre seus lados (paralelos, concorrentes, perpendiculares)

D5- Identificar quadriltero (quadrado, retngulo, trapzio, paralelogramo, losango), observando as posies relativas ente seus lados.

Sugestes de atividades Capacidade 1.5 da Matriz Curricular: Identificar e conceituar paralelismo e perpendicularismo entre retas.

D2 Identificar posies relativas de retas no plano (paralelas e concorrentes)


RETAS

Vamos imaginar que as ruas desse mapa fossem retas.

Observe cada rua e responda se elas se cruzam ou no. a) Rua Pardal e Rua Canrio. _____________________ b) Rua Sabi e Rua Pardal. _______________________ c) Rua Canrio e Rua Bem-te-vi. __________________ d) Rua Bem-te-vi e Rua Tico-Tico. _____________________

FIQUE LIGADO! Quando duas retas esto em um mesmo plano, caminham na mesma direo e no se cruzam, so retas paralelas.

Duas retas que esto em um mesmo plano, se cruzam e tm um ponto em comum so retas concorrentes.

PROFESSOR: 1. Entregue aos alunos uma folha de papel ofcio. Pea que dobrem a folha ao meio e, novamente, ao meio. Pea que abram a folha. Depois de aberta, a folha ficou marcada, conforme as linhas tracejadas no desenho abaixo.

Agora, pea que pintem cada uma das linhas que indica uma dobra. Essas linhas se encontram? ____________________ As retas que passam por essas dobras pintadas por voc so chamadas ______________. 2. Agora, pegue outra folha e dobre como mostra as figuras.

Dobre

Desdobre

Torne a dobrar

E desdobre.

. Pinte cada uma das linhas que indica uma dobra. a) Quantas linhas voc obteve? _____________________________________________________ b) As retas que passam pela nova dobra se cortam? _________________________ c) As retas que passam por essas dobras so ______________________________.

Observe bem o detalhe dessas imagens! A seguir, complete com as informaes corretas!

Rua em que mora Marcelo

ESCOLA M E R C A D O

Rua em que mora Gustavo

. Gustavo e Marcelo so alunos do 5 Ano e frequentam a mesma escola, localizada Rua ____________________que paralela Rua ______________________________. . Gustavo mora na Rua __________________________, prxima Praa Silvio Romero. . J Marcelo mora na Rua _______________________, concorrente Rua ___________________________. . A Praa Slvio Romero muito conhecida pelas crianas e moradores do bairro. A sua localizao tem, como referncia, a proximidade com o ________________. . Para chegar mais rpido escola, Marcelo segue pelo caminho em linha reta, saindo de sua casa na Rua _____________________________________. Esta rua paralela Rua ________________________________________.

Capacidade 1.8 da Matriz Curricular: Identificar e conceituar elementos de figuras


geomtricas como faces, vrtices e arestas.

Capacidade 1.10 da matriz curricular: Identificar semelhanas e diferenas entre


poliedros (cubo, prisma, pirmide e outros) e no poliedros (esfera, cone, cilindro e outros) relacionando com suas planificaes.

D3- Relacionar figuras tridimensionais (cubo e bloco retangular) com suas planificaes SLIDOS GEOMTRICOS
Olhando nossa volta, podemos encontrar objetos que lembram formas geomtricas.

Professor, nesse momento converse com os alunos sobre as formas dos objetos, suas caractersticas e os nomes que recebem os slidos geomtricos. 1 A partir da observao dessa cena, escreva o nome dos objetos que lembram a forma de slidos geomtricos. a) Esfera _____________________________ b) Paraleleppedo ________________________ c) Cone _______________________________ d) Cilindro ____________________________ e) Prisma de base triangular _____________________ f) Pirmide de base quadrada _____________________

Poliedros so figuras geomtricas formadas por trs elementos bsicos: vrtices, arestas e faces.

Cada uma das partes planas de um cubo, assim como de qualquer poliedro, chama-se face.

As linhas retas, de encontro das faces (dobras da caixa), so o que chamamos de arestas do poliedro.

Os pontos de encontro das arestas so chamados vrtices.

O cubo um slido geomtrico. Ele apresenta ______ arestas; ______ vrtices; ______ faces.

2 Copie, recorte e monte os poliedros. Depois, em seu caderno, complete os quadros.

Nome da figura ________________ ___ arestas ___ faces ___ vrtices

Nome da figura ________________ ___ arestas ___ faces ___ vrtices

Nome da figura ________________ ___ arestas ___ faces ___ vrtices

DESAFIO
Observe, cuidadosamente, esta figura: Ser que voc consegue resolver? Leia as pistas! um slido geomtrico formado por seis faces retangulares. Tem a forma parecida com a de uma caixa de pasta de dentes. Tambm chamado de bloco retangular. As faces planas opostas so paralelas. Complete as linhas com as letras que formam o nome desse slido geomtrico:

P __ __ __ __ __ __ __ P __

P __ __ __

As figuras geomtricas espaciais que, tambm, recebem o nome de slidos geomtricos, so divididas em: poliedros e corpos redondos.

Nos poliedros, as superfcies planas so as faces. o encontro de duas faces forma uma aresta. o encontro das arestas se d nos vrtices. Os objetos que rolam com facilidade tm toda a superfcie ou parte dela arredondada. Esses objetos tm a forma dos slidos geomtricos chamados de corpos redondos.

H objetos que no rolam com facilidade, apenas se deslocam.

- Pea para os alunos trazerem de casa: caixas vazias de modelos variados, latas e outros objetos que encontrarem com a forma de slidos geomtricos; - Pea que separem os objetos em grupos de poliedros e slidos geomtricos redondos, depois os divida em 3 grupos, em carteiras encostadas no quadro de giz, com as seguintes identificaes: 1 grupo Rolam muito 2 grupo Rolam pouco 3 grupo Difceis de rolar

- Deixe que os alunos observem e experimentem o movimento desses slidos. - Com os alunos nos seus lugares, apresente o primeiro grupo de slidos para os alunos: os que rolam muito. Realce a caracterstica deles. Mostre que so redondos e anote esta caracterstica no quadro, acima da carteira do 1 grupo.

- Apresente o 3 grupo: o dos que so difceis de rolar. Chame a ateno dos alunos para o fato de que estes no possuem partes redondas. Escreva essa caracterstica no quadro, acima do 3 grupo. - Por ltimo, apresente o 2 grupo: dos que rolam pouco. - Entregue uma cartela de poliedros para os alunos e pea que anotem os nomes dos slidos abaixo nas colunas mais indicadas.

Cartela de poliedros
Nome do poliedro Rolam muito Justificativa

Rolam pouco

Difceis de rolar

Ateno: Depois que os alunos classificarem os poliedros acima, pedir que pensem em outros poliedros que conheam e no foram apresentados no exerccio. Pedir que escrevam o nome deles no mesmo quadro justificando a sua classificao.

Escreva o nome do slido geomtrico que voc lembra ao olhar para cada uma das imagens:

____________________

____________________

____________________

___________________ _

____________________

____________________

____________________

____________________

________________________

____________________ ____________________

Capacidade 1.6 da Matriz Curricular: Identificar tringulos e quadrilteros (quadrado, retngulo, trapzio, paralelogramo, losango) observando as posies relativas entre seus lados (paralelos, concorrentes, perpendiculares).

D5. Identificar quadrilteros (quadrado, retngulo, trapzio, paralelogramo, losango) observando as posies relativas entre seus lados. POLGONOS
Todas as figuras planas, ou seja, figuras que s podem ser construdas em um mesmo plano, so bidimensionais, isto , tm apenas duas dimenses: comprimento e largura. (bi significa dois.) So chamadas de Polgonos. - Construa com os alunos os polgonos abaixo e converse sobre as caractersticas de cada um (nmero de lados, lados iguais, lados paralelos...).

RETNGULO

LOSANGO TRINGULO

TRAPZIO

QUADRADO

PARALELOGRAMO

- Observe o campo de futebol. Identifique as figuras planas que podemos encontrar.

Esta imagem A Gare um dos quadros mais conhecidos da pintora brasileira Tarsila do Amaral. A artista plstica pintou, com criatividade e cor, formas e ideias geomtricas, em 1925, encantando a todos que conhecem a sua obra de arte.

Pesquise no dicionrio o significado da palavra Gare: ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ Quantos quadrilteros voc consegue contar nessa figura? ___________________________________________________________________ - Observe os polgonos abaixo:

RETNGULO

TRINGULO

TRAPZIO

HEXGONO

- Escreva os nomes dos polgonos que so quadrilteros. _________________________ _____________________________

- Qual dos polgonos possui exatamente dois lados paralelos e dois lados no paralelos? _________________________________________

- Das figuras a seguir, quais no so quadrilteros? C B A E F M D

G H J

- Escreva as letras que correspondem s figuras que no so quadrilteros no espao abaixo:

EIXO GRANDEZAS E MEDIDAS


Capacidades (Matriz Curricular)
2.6- Comparar os conceitos de rea e permetro de figuras planas, usando materiais concretos e malhas quadriculadas em situaes do cotidiano.

Competncias
C5. Medir Grandezas

Contedos de Matemtica
- Medida de comprimento de superfcie: . conceito de permetro e rea; . calculo de permetro e da rea de figuras desenhadas em malha quadriculada. - comparao de permetro e rea de duas figuras.

Descritores da Matriz de Referncia SIMAVE/PROEB


D11- Resolver situaoproblema envolvendo o clculo de permetro de figuras planas, desenhadas em malhas quadriculadas.

2.7- Resolver situao-problema envolvendo o clculo do permetro e da rea de figuras planas, desenhadas em malhas quadriculadas. C6. Estimar e 2.5 Estabelecer comparar grandezas relaes entre o horrio de incio e termino e/ou o intervalo da durao de um evento ou acontecimento.

D12- Resolver situaoproblema envolvendo o clculo da rea de figuras planas, desenhadas em malhas quadriculadas.

- Medida de tempo: hora, minutos, segundos. - Instrumentos de medida de tempo: relgios digitais e analgicos (de ponteiros).

D10- Estabelecer relaes entre o horrio de incio e termino e/ou o intervalo da durao de um evento ou acontecimento.

Sugestes de atividades
Capacidade 2.6 da Matriz Curricular: Comparar os conceitos de rea e permetro de figuras planas, usando materiais concretos e malhas quadriculadas em situaes do cotidiano.

D11- Resolver situao-problema envolvendo o clculo de permetro de figuras planas, desenhadas em malhas quadriculadas. D12- Resolver situao-problema envolvendo o clculo da rea de figuras planas, desenhadas em malhas quadriculadas.
- Observe a construo de um quadrado com palitos de fsforo

- Agora a sua vez. Construa formas geomtricas com palitos de fsforos: a) Um tringulo com seis palitos. b) Um retngulo com seis palitos. c) Um quadrado com oito palitos. - Construa a letra T usando palitos de fsforos, como mostra a figura abaixo.

- Quantos palitos voc usou? _____________________________ - Faa o mesmo, construindo as letras L, E e F, registrando a quantidade de palitos usados para montar cada uma. Desafio: . A figura abaixo tem 8 palitos no seu contorno. Construa uma nova figura com os mesmos palitos, com outra forma.

- Construa novamente a letra T, mas dessa vez preencha-o com outros palitos, formando quadradinhos.

- Faa o mesmo, construindo as letras L, E e F, registrando a quantidade de quadradinhos usados para montar cada um. LETRA PALITOS DO CONTORNO QUADRADINHOS FORMADOS

E F L T

Quando voc mede o contorno da figura, voc est calculando o permetro da figura. Quando voc encontrou a quantidade de quadradinhos que cobrem a superfcie, voc determinou a rea.

Contextualizando:
Adriana est preparando uma pequena festa de aniversrio para o seu filho.

Ela vai forrar toda a superfcie do tampo da mesa, para isso precisar calcular a rea desse espao. Como a mesa retangular, devemos multiplicar a medida do comprimento pela medida da largura.

1m

2m
. A rea do tampo dessa mesa ______ m. . A mesa vai ficar mais enfeitada quando for colocada uma fita na borda da mesa. Para saber a quantidade de fita que deve ser comprada, calculamos o permetro do tampo da mesma mesa. Ento deve-se comprar _____ m de fita. - Alberto vai colocar piso no cho de toda sala de sua casa. Para saber quanto de cermica vai comprar necessrio determinar a rea do cho dessa sala. Essa sala ficar com um acabamento melhor se for colocado um rodap. Para isso, precisamos do permetro do cho.

4m

2m . O contorno do cho dessa sala mede ____ m. . A rea do cho dessa sala ____ m.

Considerando cada quadradinho com 1m de lado.

Considere os polgonos da malha quadriculada. Cada quadradinho da malha tem rea igual a 1 cm. Encontre os exemplos de polgonos com:

a) mesma rea e mesmo permetro; ______________________________ b) mesma rea e permetros diferentes; __________________________ c) mesmo permetro e reas diferentes; __________________________ d) reas diferentes e permetros diferentes; ______________________ Capacidade 2.5 da Matriz Curricular: Estabelecer relaes entre o horrio de incio e termino e/ou o intervalo da durao de um evento ou acontecimento.

D11- Estabelecer relaes entre o horrio de incio e termino e/ou o intervalo da durao de um evento ou acontecimento. MEDIDAS DE TEMPO
Observe o relgio. Os ponteiros marcam as horas, os minutos e os segundos.

Este relgio est marcando: _____horas e _____ minutos e _____ segundos

Neste relgio digital, o segundo aparece no visor.

Este relgio est marcando: ___________________

FIQUE LIGADO: Um dia tem 24 horas. Uma hora tem 60 minutos. Um minuto tem 60 segundos. Meio-dia e meia significa meio-dia (12 horas) mais meia hora (30 minutos), ou seja, 12 horas e 30 minutos

- Francisco, irmo mais velho de Luiza, resolveu desafi-la com algumas situaes problemas. Ajude-a nesses desafios: 1. Ontem voc descansou um pouco depois do almoo. Voc deitou s 14h e levantou s 17h. Quanto tempo voc dormiu?

2. Voc entra na escola s 7h30min e sai s 11h30min. Quanto tempo voc fica na escola?

3. Seu xarope deve ser tomado de seis em seis horas. Se voc tomou uma dose s 15h20min, qual o horrio em que deve tomar a prxima dose?

4. No convite para uma festa havia o horrio de incio s 18h30min e do trmino s 22h. Quanto tempo podia-se ficar nessa festa?

5. Tia Celina comeou a fazer ginstica s 14h10min e fez isso durante 40 minutos. A que horas ela terminou o seu exerccio?

EIXO NMEROS E OPERAES / LGEBRA E FUNES


Habilidades da Matriz de Referncia SIMAVE/PROEB
D20-Identificar diferentes representaes de um mesmo nmero racional.

Competncias

Capacidades

Contedos de Matemtica
- Numerais em diferentes contextos (nibus, telefones, placas de carro, listas, tabelas, grficos, etc..) - Fraes; - Situaes-problema envolvendo frao. - Nmeros decimais: inteiros e dcimos. - Estabelecer relaes entre nmeros decimais e frao. - Situaes-problema envolvendo nmeros decimais.

C7- Conhecer e 3.2- Reconhecer e utilizar nmeros utilizar nmeros naturais e racionais no contexto dirio. 3.7- Explorar diferentes significados das fraes em situaes problema. 3.8- Comparar e ordenar nmeros racionais de uso frequente na representao decimal. 3.6- Localizar na reta numrica a posio de nmeros naturais e racionais.

- Representao na reta numrica.

D21Localizar nmeros racionais na forma decimal na reta numrica D18- Resolver situao-problema com nmeros naturais, envolvendo diferentes significados da multiplicao.

C8- Realizar e 3.5- Resolver situao-problema aplicar envolvendo adies, operaes

subtraes, multiplicaes. Divises com nmeros naturais, por meio de estratgias pessoais e do uso de tcnicas operatrias convencionais.

- Composio e decomposio de nmeros por parcelas, fatores, ordens e classes. -Resoluo de situaes-problema envolvendo as quatro operaes(adio e subtrao, multiplicao e diviso) - Expresso numrica simples com os nmeros naturais.

SUGESTO DE ATIVIDADES Capacidade 3.7 da Matriz Curricular: Explorar diferentes significados das fraes em
situaes problema.

D20-Identificar diferentes representaes de um mesmo nmero racional.

NMEROS FRACIONROS E DECIMAIS


PIZZARIA MIL OPES
Como o prprio nome indica, nessa pizzaria o fregus tem vrias opes para montar a sua pizza. Tem pizza de: mussarela, calabresa, atum, frango, escarola, lombo, presunto, palmito e alho. Que tipo de pizza voc prefere? ______________________________ E seus colegas de grupo? __________________________________ Complete o desenho da pizza que poderia agradar a todos do seu grupo.

Depois do show, os 10 componentes de um grupo musical foram pizzaria Mil Opes. Eles tm dinheiro para pagar apenas uma pizza.

Garom! Voc pode fazer uma pizza Dividida em 10 Pedaos?

CLARO QUE SIM! AQUI O


FREGUS QUEM MANDA. E VOCS QUEREM PIZZA DO QU?

Que frao da pizza cada um vai comer? Depois de muita conversa, decidiram por:
da pizza, de mussarela da pizza, de atum da pizza, de calabresa da pizza, de alho

Quantas pessoas escolheram pizza de mussarela?_______________ Quantas escolheram de atum? __________ E de alho? ___________

Enquanto esperavam a pizza, o compositor do grupo fez um versinho e os dois cantores tomaram nota. O cantor Pedrinho anotou: E o cantor Tom anotou: No fique triste amigo, essa fome vai passar. Se no for com de pizza, ser de tanto cantar. Escreva como se l No fique triste amigo, essa fome vai passar. Se no for com 0,1 de pizza, ser de tanto cantar.

___________________________________

Escreva como se l 0,1 ____________________________________ Complete : O nmero um dcimo pode ser representado pela frao _____ ou pelo nmero decimal _____ Enfim, a pizza chegou...

Escreva uma frase sobre a pizza dos 10 amigos, usando uma representao fracionria. _________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ Escreva a mesma frase usando uma representao decimal. _________________________________________________________________________ - Pinte as figuras conforme os nmeros indicados e complete a tabela com o que est faltando. Figura Frao Nmero Decimal Leitura

0,7

Trs dcimos

Capacidade 3.6 da Matriz Curricular: Localizar na reta numrica a posio de nmeros


naturais e racionais.

D20- Localizar nmeros racionais na forma decimal na reta numrica. A RETA NUMRICA

Neymar da Silva Santos Jnior nasceu em 5 de fevereiro de 1992. Conhecido por Neymar ou tambm Neymar Jr., um futebolista brasileiro que atua como atacante. Atualmente, joga pelo Santos e tambm defende a Seleo Brasileira.
Fonte: http://www.neymaroficial.com/Carreira

imagensgratis.com.br

Desde sua estreia como jogador de futebol profissional, Neymar j tem muitas conquistas. Veja algumas delas:

Veja como podemos representar os nmeros em uma reta numrica. Cada acontecimento importante na vida do jogador Neymar foi registrado e marcado na reta numrica. A reta numerada acima obedece a uma sequncia numrica: 2003, 2004, 2005, 2006, 2007, 2008... Observe, agora, esta reta numrica:

Veja que os nmeros foram marcados, obedecendo a uma sequncia. Escreva a sequncia da reta numerada. ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ Vamos descobrir o segredo da formao desta reta? De 1 450 passa para 1 500. Quantos nmeros esto entre 1450 e 1 500 incluindo o 1 500? Simples, vamos usar a subtrao. Sempre usando o nmero maior como minuendo e o menor como subtraendo. 1 550 1 500 = _________ E entre 1 600 e 1 550? 1 600 1 550 = __________ Veja que entre 1 500 e 1 450 temos 50 nmeros. Mas, ateno com os extremos! Voc percebeu que, em todos os intervalos desta reta numrica, h 50 nmeros? isso mesmo!!! Os nmeros pulam de 50 em 50! Parabns! Voc acaba de descobrir o segredo de formao da reta numrica acima.

ATIVIDADES
1 - Jaqueline est procurando a casa de sua amiga. Esta casa est, na reta numrica, envolvida por um retngulo.

241

246

256

O nmero da casa da amiga de Jaqueline : A) 241 B) 246 C) 247 D) 251 Qual o segredo de formao desta reta? ___________________________________________________________________

O Minotauro uma figura mitolgica criada na Grcia Antiga. Com cabea e cauda de touro num corpo de homem, este personagem povoou o imaginrio dos gregos, levando medo e terror. De acordo com o mito, a criatura habitava um labirinto na Ilha de Creta que era governada pelo rei Minos.
ocultismo.forumeiro.com

2- Monteiro Lobato publicou um livro infantil com este nome e que relata as aventuras dos netos de Dona Benta na Grcia Antiga. O ano de publicao do livro est assinalado, pela seta, na reta numrica.

1900

2000

2020

2040

O ano que representa a publicao do livro Minotauro A) 1 980 B) 1 960 C) 1 939 D) 1 920 Qual o segredo de formao desta reta? ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________

- Nmeros decimais na reta numrica:


Pea aos alunos que observem a rgua, ente os nmeros existem vrios tracinhos. Esses tracinhos representam que entre um nmero e outro h uma subdiviso em 10 partes, cada parte representa um dcimo.

Os nmeros inteiros (0,1,2,3,4,5,...) podem assumir subdivises (uma outra diviso) formando o conjunto dos nmeros racionais (que englobam os nmeros inteiros e essas subdivises), por exemplo, entre o nmero 0 e o nmero 1 podemos encontrar os nmeros 0,2 e 0,62. ATIVIDADES
1. Em uma maratona, os corredores tinham que percorrer 3 km, entre uma escola e uma Igreja. Joaquim j percorreu 2,7 km, Joo percorreu 1,9 km, Marcos percorreu 2,4 km e Mateus percorreu 1,5 km.

- Represente os nmeros equivalentes a cada corredor na reta acima. - Responda: . Qual o corredor representado pela letra L? ____________________________ . Qual o corredor representado pela letra M? _____________________________ . Qual o corredor representado pela letra N? _____________________________ 2. Marcos foi ao mdico fazer exames de rotina. Assim que seu mdico o viu, pediu que ele subisse na balana para se pesar. A seta, na reta numrica abaixo, mostra onde est o ponteiro da balana.

Quantos quilos o ponteiro indica? A) 63,5 Kg B) 63 Kg C) 64,5 Kg D) 64 Kg

Capacidade 3.5 da Matriz Curricular: Resolver situao-problema envolvendo adies,


subtraes, multiplicaes. Divises com nmeros naturais, por meio de estratgias pessoais e do uso de tcnicas operatrias convencionais.

D18- Resolver situao-problema com nmeros naturais, envolvendo diferentes significados da multiplicao. DIFERENTES SIGNIFICADOS DA MULTIPLICAO
MULTIPLICAO COMO ADIO DE PARCELAS IGUAIS - Vou fazer doce de abacaxi e preciso comprar 6 abacaxis. Veja o preo da unidade.

Quanto irei gastar na compra dos abacaxis? Podemos somar o preo de cada abacaxi. 2 + 2 + 2 + 2 + 2 + 2 = _______ Ou podemos utilizar a multiplicao como adio de parcelas iguais. 6 (abacaxis) x 2 (reais) = _____ Ento, irei gastar R$ ___________ na compra dos abacaxis.

- Em um dia, leio 8 pginas deste livro. Quantas pginas terei lido ao final de 9 dias? Posso somar _______________________________= ____ Ou multiplicar 8 (pginas) x 9 (dias) = ________ Ao final de 9 dias, terei lido ____ pginas. MULTIPLICAO UTILIZADA EM SITUAES DE COMBINAES Observe a promoo abaixo:

PROMOO Venha conferir!!!!

teclimpe.com.br

unilever.com.br

obailedopantanoazul.wordpress.com

H 4 tipos de detergente e dois tipos de sabo em p. S preciso de um par desses produtos. Qual vou levar? Vamos montar as possveis combinaes de detergente e sabo em p.

limo

maa

coco

neutro

Como so 4 possibilidades de detergente e 2 possibilidades de sabo em p, multiplicamos _____ (detergentes) x _____ ( sabo em p) = _____ possibilidades de compra.

MULTIPLICAO UTILIZADA PARA CONTAR ELEMENTOS EM UMA ORGANIZAO RETANGULAR Observe como esto arrumadas as plantas do milharal:

COLUNA

LINHA Como posso saber quantos ps de milho h no milharal? Os ps de milho esto organizados de forma retangular. Vamos contar quantas linhas e colunas temos? _____ colunas e _____ linhas. ______ x ______ = ________ H, no milharal, __________ ps de milho. Vamos verificar o total de quadradinhos no retngulo abaixo?

So ______ colunas e _______ linhas. Portanto, ______ x ______ = ______ No retngulo, h ______ quadradinhos.

MULTIPLICAO COMO IDEIA DE PROPORO Como vocs j sabem, eu gosto muito de cozinhar. Aprendi uma receita de bolo de milho. Que delcia!

Receita de Bolo de Milho Cremoso Este feito no liquidificador Praticidade poderia ser o nome desse bolo. Ingredientes 3 ovos inteiros 1 lata de milho verde (escorrida a gua) 1 lata de leite condensado 100g de coco ralado 1 colher de sopa de manteiga 1 colher de sopa de fermento Modo de Preparo Bater os ingredientes no liquidificador por mais ou menos 4 minutos. Colocar o que foi batido em uma forma mdia de bolo ingls previamente untada e enfarinhada. Assar em forno mdio a 180C/356F pr-aquecido por 30 minutos. O bolo ficar mido porque no leva farinha. Est receita rende 2 formas de bolo ingls de tamanho e profundidade mdias. Mas esta receita para toda a turma do Stio no d. Precisamos fazer, pelo menos, trs vezes esta receita. Para trs receitas sero necessrios: Colher de sopa de manteiga: 1 x 3 = ___________________ Colher de sopa de fermento: 1 x 3 = ___________________ Quantidade de ovos: 3 x 3 = ____________________

Lata de leite condensado: 1 x 3 = ____________________

Coco ralado: 100g x 3 = ______ g de coco.

Lata de milho: 1 x 3 = ____________________

Todos os ingredientes da receita foram multiplicados por ______.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS PREFEITURA MUNICIPAL DO RIO DE JANEIRO. Caderno pedaggico Matemtica 5 ano. 2 bimestre 2012. NCLEO DE APOIO A MUNICIPALIZAO DO ENSINO. Caderno 5 ano Ensino Fundamental.

Elaborado por: Janeth Betnico Equipe Central PIP ATC

Entender como os alunos pensam meio caminho andado para faz-los avanar cada vez mais.

Вам также может понравиться