Вы находитесь на странице: 1из 2

RESENHA CRTICA

Marcos Phillipe Vieira Neves1


SEVERINO, Antnio J. A busca do sentido da formao humana: tarefa da Filosofia da Educao. Educao e Pesquisa, Peridico da Universidade de So Paulo, So Paulo, v. 32, n. 3, set./dez. 2006, p. 619-634.

Neste artigo, Antnio Joaquim Severino consegue alcanar uma formidvel sntese sobre as mudanas do conceito de Educao em trs eras diferentes da histria da cultura ocidental: antiguidade e idade mdia; moderna; e contempornea. Em sua anlise consegue estabelecer uma indicao sobre novos sentidos para a educao atual, marcada fortemente pela sociedade industrial do capitalismo. Seu conceito de formao cultural tem como base as ideias da Escola de Frankfurt. Em sua busca de esclarecimentos, sobre quais fundamentos se define hoje a Educao, Severino comea pelo perodo da antiguidade e da poca medieval. Nele, a Educao foi estabelecida sob o signo da tica. Neste caso ela vista como empreendimento tico-formativo, num processo que Severino denomina como de autoconstituio do sujeito como pessoa tica, numa clara referncia Paideia grega e latina. Com o iluminismo e a constituio da moderna sociedade burguesa e mercantil, somado formao dos estados como entidade polticas e autnomas, a Educao vige sob o signo da poltica. Assim dimenses ticas tais como conscincia, liberdade moral, perfeio humana e vontade livre somente ganham consistncia com a insero dos indivduos no corpo social. O sujeito vive agora em uma realidade densa e forte que dita e impe de fora regras a que ele deve seguir. Na contemporaneidade, embora seja um pensamento ainda em construo, sendo difcil sua apreenso em toda a sua magnitude e profundidade, Severino v a Educao entre duas vertentes contrastantes. Uma delas aparece na crtica pura e simples da razo, conforme o pensamento do psestruturalista e ps-modernista, que o autor condena, por dirigir-se para o irracionalismo. A segunda a Teoria Crtica da Escola de Frankfurt, principalmente aquela ancorada nas ideias de Adorno. A razo que vista pelos ps-modernos como opressora e no como libertadora, recebe de Adorno uma crtica quanto ao seu mau uso, abrindo uma porta para uma prtica pedaggica libertadora. Com a escola frankfurtiana, chega-se Educao denominadaformao cultural. Ela, por seu lado, recebe um sujeito que no tem molde onde se encaixar, ou medidas para se medir, um sujeito contingente, com precarssimas referncias histricas para se guiar em sua existncia, condenado a construir para si mesmo uma configurao prpria no prevista nem previsvel. Certamente, o leitor encontra nessa anlise ao menos um ponto de partida onde ele pode situar o olhar crtico para uma prtica pedaggica tendo em vista a desalienao do indivduo.

Aluno do Curso de Ps-Graduao em Didtica e Metodologia do Ensino Superior

Antnio Severino professor titular, aposentado, de Filosofia da Educao na Faculdade de Educao da USP. Autor de vrios livros, dentre eles A filosofia contempornea no Brasil, publicado pela Editora Vozes.

Вам также может понравиться