Вы находитесь на странице: 1из 14

ESCRITA SPELHADA: atividades para interveno

SUMRIO

INTRODUO .......................................................................................................................... 3 1 ATIVIDADES PARA INTERVENO ................................................................................ 4 2 INDICAO DE LEITURA ................................................................................................ 11 CONCLUSO .......................................................................................................................... 12 OBRAS CONSULTADAS ...................................................................................................... 13

www.psicosol.com

Pgina 2

INTRODUO

comum no incio do processo de alfabetizao as crianas escreverem com letras espelhadas. Considera-se este um estgio normal do processo de aprendizagem da linguagem escrita, e que, portanto, no deve ser patologizado. Porm, algumas crianas levam um tempo maior para compreender que as letras tm uma posio nica que as definem como tal. Indiferentemente do ritmo de aprendizagem, que individual, todas as crianas sero beneficiadas com uma mediao adequada. Esta apostila, que composta de 10 sugestes de atividades ldicas, foi elaborada com o intuito de auxiliar os mediadores (professores, pais...) a intervir de maneira divertida, e, principalmente, com eficincia no aprendizado do alfabeto, para assim, corrigir a possvel escrita espelhada. As atividades levam em considerao que no so os olhos que lem e sim o crebro, e que h neurnios em toda extenso do corpo, capazes de auxiliar os aprendentes na formao da imagem mental das letras.

www.psicosol.com

Pgina 3

1 ATIVIDADES PARA INTERVENO

Antes de qualquer atividade que tenha como objetivo promover uma aprendizagem, seja ela qual for, sempre necessrio uma investigao acerca dos conhecimentos prvios dos aprendentes. No caso da aprendizagem do alfabeto recomendvel investigar se as crianas possuem as noes de: frente, atrs, em cima, abaixo, antes, depois... Caso no possuam, muito importante que sejam realizadas intervenes especficas para promover a aquisio das mesmas. Agora sim, aps certificar-se de que as crianas j possuem as noes acima citadas, inicia-se a interveno para a aprendizagem do alfabeto. Uma boa maneira de iniciar a mediao explicar s crianas que diferentemente dos objetos que no mudam sua identidade apesar de sua posio no espao, - o lpis um lpis mesmo se estiver na horizontal, vertical... - com as letras isso no acontece. Precisamos salientar aos aprendentes que as letras tm uma posio nica que as definem. Um L perde sua identidade se escrito ao contrrio. J a letra b se for espelhada para a sua esquerda passar a ser d. Feita esta introduo hora de mos obra.

Atividade 1 Materiais: letras em EVA; venda para os olhos; tampa ou caixa de sapato; areia. Procedimento: Vendar os olhos do aprendente e apresentar uma a uma as letras em EVA (no todas no mesmo dia) na posio correta e pedir para que passem as mos, e verbalmente descrevam como so as letras (auxiliar nas primeiras vezes). Aps, retirar a venda dos olhos e pedir que
www.psicosol.com Pgina 4

escrevam a letra na caixa com areia. Caso o aprendente realize o movimento espelhado, dever ser mostrado novamente a letra e ensinar o movimento correto.

Atividade 2 Materiais: letras em EVA; venda para os olhos; fita adesiva. Procedimento: Vendar os olhos do aprendente. Sobre uma mesa ou no cho, fixar com fita adesiva algumas letras repetidas, mas em rotaes aleatrias. Apresentar para a criana uma letra, em posio correta, igual a que foi escolhida para dispor sobre a mesa. A criana dever ser orientada para manusear a letra e verbalizar o seu nome (auxiliar caso seja necessrio). Aps, pedir que encontre sobre a mesa, apenas utilizando o tato, quais letras que esto na posio correta. Caso o aprendente no acerte dever ser repetido o procedimento. Assim sucessivamente at que ele obtenha o maior nmero de acertos.

www.psicosol.com

Pgina 5

Atividade 3 Material: massinha de modelar. Procedimento: Orientar as crianas a produzirem as letras com a massinha de modelar. Para esta atividade necessrio nas primeiras vezes mostrar as letras. Caso escrevam espelhado, mostrar a letra na posio correta e perguntar: a que voc fez est na mesma posio que a minha? Ou ento: A sua letra est igual a de seu colega? Aps esta interveno, pedir para corrigir, ajudando caso seja necessrio.

Atividade 4 Materiais: argila; jornal; mesa ou carteira. Procedimento: Forrar as mesas ou carteiras com jornal. Repetir o procedimento da Atividade 2. Aps as letras secarem podero ser pintadas com guache.

www.psicosol.com

Pgina 6

Atividade 5 Materiais: letras escritas em papel carto; cronmetro; fita adesiva. Procedimento: Espalhar em uma mesa letras iguais, mas em rotaes diferentes. O aprendente dever recolher da mesa, o mais rpido possvel, as letras que estiverem na posio correta. recomendvel que ele tenha uma letra modelo nas primeiras vezes que realizar esta brincadeira.

Atividade 6 Materiais: letras escritas em papel carto ou letras em EVA; cronmetro. Procedimento: Espalhar em uma mesa, vrias letras iguais, mas em posies diferentes. O aprendente dever o mais rpido possvel selecionar as letras que esto na posio incorreta e organiz-las. possvel iniciar esta atividade com poucas letras. Exemplo: duas corretas e duas incorretas e aos poucos ir aumentando o grau de dificuldade com um maior nmero de letras.

www.psicosol.com

Pgina 7

Obs.: Algumas crianas sentem-se incomodas com o cronmetro, ento possvel realizar a atividade sem o mesmo.

Atividade 7 Materiais: quadro; bolinha de ventosa. Procedimento: Escrever no quadro letras repetidas em rotaes aleatrias. O aprendente dever jogar a bolinha de ventosa nas letras que esto na posio correta. recomendvel ter uma letra modelo.

Atividade 8 Materiais: folhas de papel A4; canetinhas coloridas.

www.psicosol.com

Pgina 8

Procedimento: Escrever de forma pontilhada letras iguais em rotaes diferentes. O aprendente dever passar a canetinha somente por cima do pontilhado em que as letras estejam na posio correta. recomendvel uma letra modelo nas primeiras vezes que realizar esta atividade.

Atividade 9 Materiais: letras; campo aberto; objetos variados (borracha, bola, miniaturas de frutas ou animais...); cronmetro. Procedimento: Espalhar letras em rotaes aleatrias (em rvores, bancos, paredes...) e colocar objetos prximo a elas. O aprendente dever recolher os objetos o mais rpido possvel somente onde as letras estiverem na posio correta. Aps o mediador ter se certificado que ele pegou os objetos nas letras corretas, o aprendente dever escrever a letra no cho (com o dedo, ou com graveto ou palito de picol) ou em uma caixa de areia. Em alguns casos ser necessrio uma letra modelo.

www.psicosol.com

Pgina 9

Tambm possvel fazer a brincadeira sem a utilizao do cronmetro.

Atividade 10 Materiais: pasta arquivo (com plstico); 26 folhas de papel A4; canetinha; flanela. Autor: Desconhecido. Procedimento: Escrever em cada folha A4 uma letra em tamanho grande, contendo ao lado setas para indicar a direo do movimento da letra. Aps, colocar uma a uma as folhas dentro dos plsticos da pasta. Os aprendentes podero passar a canetinha por cima do plstico, seguindo as orientaes das setas. Em seguida, limpar o plstico com a flanela.

www.psicosol.com

Pgina 10

2 INDICAO DE LEITURA

ARTIGOS

PASSOS, Solange Moll. Escrita Espelhada. Que bicho esse? Disponvel em < http://www.psicosol.com/artigos/page/5/> Acesso em 11 abril 2011).

ZORZI, Jaime Luiz. As inverses de letras na escrita o "fantasma" do espelhamento. 2000. Disponvel em < http://www.filologia.org.br/soletras/15sup/As%20invers%C3%B5es%20de%20letras%20na% 20escrita-%20o%20'fantasma'%20do%20espelhamento.pdf>. Acesso em 11 fevereiro 2011.

www.psicosol.com

Pgina 11

CONCLUSO

Espera-se que esta apostila tenha contribudo para auxiliar o mediador na interveno da correo da escrita espelhada. Porm, cabe salientar que o mais importante em uma interveno a maneira que o mediador se posiciona em relao s possveis dificuldades que a criana possa estar apresentando, ou seja, mais do que a atividade em si, o que faz a diferena a mediao adequada, com pacincia, persistncia, incentivos e muitos elogios. Cada criana tem o seu tempo de aprendizagem, isto no desqualifica nenhuma delas. importante que o mediador respeite esse ritmo individual e tambm no desanime aps uma interveno sem sucesso. Porque possvel que seja necessrio repetir as atividades em dias diferentes e/ou de maneiras diferentes. No entanto, todos tm condies de aprender!

www.psicosol.com

Pgina 12

OBRAS CONSULTADAS

ANTUNES, Celso. Jogos para a estimulao das mltiplas inteligncias. 12. ed. Petrpolis:Vozes, 2003. BEYER, Hugo Otto. O fazer psicopedaggico: a abordagem de Reuven Feuerstein a partir de Piaget e Vygotsky. Porto Alegre: Mediao, 1996. DAVIS, Ronald D. O dom da dislexia. Rio de Janeiro: Rocco, 2004. FISCHER, Julianne; TAFNER, Malcon Anderson. Alfabetizao ao alcance de suas mos. Blumenau: Estdio Criao, 2005. MACEDO, Lino de; NORIMAR, Ana Lcia Scoli Petty, PASSOS, Norimar Christe. Os jogos e o ldico na aprendizagem escolar. Porto Alegre: Artmed, 2005.

ARTIGOS CONSULTADOS

PASSOS, Solange Moll. Escrita Espelhada. Que bicho esse? Disponvel em < http://www.psicosol.com/artigos/page/5/> Acesso em 11 abril 2011). ZORZI, Jaime Luiz. As inverses de letras na escrita o "fantasma" do espelhamento. 2000. Disponvel em < http://www.filologia.org.br/soletras/15sup/As%20invers%C3%B5es%20de%20letras%20na% 20escrita-%20o%20'fantasma'%20do%20espelhamento.pdf>. Acesso em 11 fevereiro 2011.

www.psicosol.com

Pgina 13

www.psicosol.com

Pgina 14

Вам также может понравиться