Вы находитесь на странице: 1из 16

Questo 46: Do princpio da durao das coisas criadas.

Conseqentemente devemos considerar o princpio da durao das coisas criadas. E sobre este assunto, trs questes se discute:

Art. 1 Se a universalidade das criaturas, designada atualmente pela denominao de mundo, comeou ou existiu abeterno. Art. 2 Se artigo de F ou concluso demonstrvel que o mundo comeou. Art. 3 Se a criao das coisas teve um princpio temporal.

Art. 1 Se a universalidade das criaturas, designada atualmente pela denominao de mundo, comeou ou existiu abeterno.

(II Sent .. dist. I, q. 1, a. 5; II Cont. Gent., cap. XXXI; seqq.; De Pot., q. 3, a. 17; Quodl., III, q. 14, a. 2; Compend. Theol., cap. XCVIII; VIII Phys., Lect. II; I De coel. et mund., 1ect. VI, XXIX; XII Metaphys., lect. V).

O primeiro discute-se assim. Parece que a universalidade das criaturas, atualmente de-signada pela denominao de mundo, no co-meou, mas existe abeterno.

1. Tudo o que comeou a existir foi, antes, possvel; do contrrio seria impossvel o existir. Ora, o ser possvel a matria, potencial em relao ao ser que existe pela forma, e ao no-ser que privao. Se pois o mundo comeou a existir, antes foi matria. Mas no pode ser matria sem forma. Ora, a matria do mundo com a forma o mundo. Logo, o mundo existiu antes de comear a existir, o que impossvel.

2. Demais. O que tem a virtude de existir sempre no pode ora ser e ora no ser, porque uma coisa perdura no ser enquanto a virtude dela o permite. Mas todo incorruptvel tem a virtude de existir sempre, pois esta no se limita a um determinado tempo de durao. Logo, nenhum incorruptvel pode ora ser e ora no ser. Mas tudo o que comea a existir, ora e ora no . Por onde, nenhum incorruptvel comea a existir. H porm muito seres incorruptveis no mundo, como os corpos celestes, e todas as substncias intelectuais. Logo, o mundo, no comeou a existir.

3. Demais. Nada do que ingnito co-meou a existir. Mas o Filsofo diz que a matria e o cu so ingnitos. Logo, a univer-salidade das coisas no comeou a existir.

4. Demais. Vcuo onde no h, mas pode haver corpo. Ora, se o mundo comeou a existir, onde agora est o corpo do mundo antes no havia corpo nenhum, embora pudesse hav-lo; pois, do contrrio, agora a no estaria. Logo, antes do mundo, havia o vcuo, o que impossvel.

5. Demais. O comear de novo a ser movido em virtude do princpio que o motor ou o mvel tem atualmente em estado que antes no tinha; pois por isso um ser movido. Por onde, antes de qualquer movimento de novo incipiente, houve outro e, logo, o movimento sempre existiu. E portanto tambm o mvel, pois o movimento no existe seno no mvel.

6. Demais. Todo movente ou natural ou voluntrio. Ora, nenhum comea a mover sem que preexista algum movimento, pois a natureza sempre opera do mesmo modo. Por onde, sem que preceda alguma mutao em a natu-reza do movente ou no mvel, no comea a existir, pelo movente natural, um movimento que antes no existia. Mas, a vontade, sem imutao prpria pode retardar em fazer o que prope. Ora,

tal no se d seno em virtude de alguma imutao imaginada pelo menos, relati-vamente ao tempo. Assim, quem quer fazer uma casa amanh e no hoje, espera exista amanh, o que hoje no existe; e, ao menos, espera que dia de hoje passe e o de amanh chegue; ora, isto no vai sem mudana, pois o tempo o nmero do movimento. Conclui-se portanto que, antes de qualquer movimento incipiente de novo, existiu outro. E assim conclui-se o mesmo que antes.

7. Demais. Tudo o que est sempre no seu princpio e sempre no seu fim no pode co-mear nem acabar; pois, o que comea no est no fim, e o que acaba no est no princpio. Ora, o tempo sempre est no seu princpio e no seu fim, pois no existe do tempo seno o momento presente, fim do pretrito e princpio do futuro. Logo, o tempo no pode comear nem acabar. E, por conseqncia, nem o movimento, do qual o tempo o nmero.

8. Demais. Deus anterior ao mundo, ou por natureza somente ou tambm por du-rao. Se s por natureza, ento, sendo Ele abeterno, tambm o mundo o . Se porm anterior pela durao, como o anterior e o pos-terior na durao constituem o tempo, ento antes do mundo existia o tempo, o que im-possvel.

9. Demais. Posta a causa suficiente, posto fica o efeito; pois a causa qual se no segue o efeito imperfeita e necessita de outra que o faa seguir-se. Ora, Deus a causa suficiente do mundo: final, em razo da sua bondade; exemplar, em razo da sua sabedoria; e efetiva, em razo do seu poder, como resulta do que j antes se viu. Como, porm, Deus abeterno, tambm o mundo o .

10. Demais. De quem a ao eterna tambm o efeito o . Ora, a ao de Deus a sua substncia eterna. Logo, tambm o mundo eterno.

Mas, em contrrio, a Escritura: (Jo 17, 5) Pai, glori-ficai-me a mim em ti mesmo, com aquela glria que eu tive em ti antes que houvesse mundo, e (Pr 8, 22): O Senhor me possui no princpio de seus caminhos, desde o princpio, antes que criasse coisa alguma.

Soluo. Nada existe abeterno, exceto Deus; o que no impossvel de se provar. Pois, j se demonstrou antes que a vontade de Deus a causa das coisas. Portanto, existem neces-sariamente as coisas que Deus quiser necessa-riamente, porque a necessidade do efeito depende da necessidade da causa, como diz Aristteles. Ora, j antes se demonstrou que, falando em absoluto, Deus no quer necessariamente seno a si mesmo. Logo, no necessrio Deus querer que o mundo sempre existisse; mas o mundo existe enquanto Deus assim o quiser, porque a existncia do mundo depende da vontade de Deus como da sua causa. Logo, no necessrio que o mundo tenha existido sempre; e isso no pode ser provado por demonstrao.

Nem as razes que para isso apresenta Aris-tteles so demonstrativas pura e simplesmente, mas s de certo modo, isto , para contraditar as razes dos antigos que ensinavam que o mundo comeou; mas segundo certos modos na verdade impossveis. O que se ver por uma trplice considerao. Primeira, porque tanto na Fsica como tratado Do cu , rejeita certas opinies, como as de Anaxgoras, Empdocles e Plato, contra as quais apresenta razes contra-ditrias. Segunda, porque, sempre que trata desta matria, traz os testemunhos dos antigos; o que no prprio de quem demonstra, mas dequem persuade com probabilidade. Terceira, porque expressamente diz haver certos problemas dialticos dos quais no temos as razes; como se o mundo eterno.

Donde a resposta primeira objeo. O mundo, antes de existir, foi possvel, no por certo pela matria, potncia passiva, mas pela potncia ativa, Deus. E tambm no sentido em que se diz que alguma coisa absolutamente possvel, mas no por alguma potncia, seno pela s natureza dos termos, que no se repug-nam entre si; sentido em que o possvel se ope ao impossvel, como claro pelo Filsofo.

Resposta segunda. O que tem a virtude de existir sempre, desde que a tem, no pode ora existir e ora no existir; mas, antes que a tivesse, no existia. Por onde, a razo apresen-tada por Aristteles no conclui pura a simples-mente que os seres incorruptveis no comearam a existir; mas que no comearam a existir, ao modo natural pelo qual o comeam os seres gerveis e corruptveis.

Resposta terceira. Aristteles na Fsica, prova que a matria ingnita porque no tem um sujeito do qual ela seja; no tratado Do Cu, porm, que o cu ingnito porque no gerado de nenhum contrrio. Por onde, claro que de nenhum modo se conclui seno que a matria e o cu no comearam por gerao, como alguns ensinavam, sobretudo do cu. Ns, porm, dizemos que a matria e o cu vieram ao ser pela criao, como resulta claro do que j foi dito.

Resposta quarta. Para a noo do vcuo no basta defini-lo como aquilo no que nada est; mas se requer que ele seja um espao capaz de conter um corpo e no qual no haja nenhum corpo, como claro por Aristteles. Ns, porm, dizemos que no houve lugar nem espao antes do mundo.

Resposta quinta. O motor primeiro exis-tiu sempre do mesmo modo; no assim, porm, o primeiro mvel que, tendo comeado a existir, antes no existia. Contudo no comeou a exis-tir por mutao, seno por

criao, que no mutao, como j antes se disse. Por onde, claro que a razo dada por Aristteles procede contra os que admitiam os mveis eternos, mas o movimento no-eterno, como se v pelas opi-nies de Anaxgoras e Empdocles. Ns, porm, ensinamos que, desde que os mveis comearam, o movimento sempre existiu.

Resposta sexta. O agente primeiro um agente voluntrio; e embora tivesse a von-tade eterna de produzir algum efeito, contudo no o produziu eterno. E nem necessrio pressupor-se qualquer mutao, mesmo por imaginao de tempo. Pois, um o modo de se inteligir o agente particular, que pressupe al-guma coisa para causar outra; e outro o de se inteligir o agente universal, que produz o todo. Assim, o agente particular produz a forma e pressupe a matria; e por isso importa que pro-duza uma forma proporcionada matria de-vida. Por onde, e racionavelmente, nele se leva em conta o produzir a forma em tal matria e no em tal outra, pela diferena que vai de matria a matria. No , porm, racionvel a Deus, que simultaneamente produza a forma e a matria; mas o dele pensar-se que produz a natureza congruente com a forma e com o fim. Porm o agente particular pressupe o tempo, como pressupe a matria. Por onde, e racionavelmente, nele se leva em conta ao agir num tempo posterior e no no anterior, por imagina-o de suceder o tempo ao tempo. Mas do agente universal, que produz o ser e o tempo, no se pode pensar que atue agora e no antes, por imaginao de um tempo depois de outro, como se o tempo se lhe propusesse ao; e deve-se pensar que deu ao seu efeito, quanto e quando quis, o tempo, conforme julgava conve-niente para demonstrar o seu poder. Assim, o mundo leva mais manifestamente ao conheci-mento do divino criador, no tendo existido sempre, do que sempre tendo existido; pois se manifesto, do que no existiu sempre, que tem causa, no o do que sempre existiu.

Resposta stima. Como diz Aristteles, a anterioridade e a posterioridade existem no tempo do mesmo modo que no movimento.

Por onde, princpio e fim devem ter, no tempo, a mesma acepo que tm no movimento. Su-posta porm a eternidade do movimento, neces-srio que qualquer momento, em relao ao mo-vimento, seja deste princpio e termo; o que se no dar se o movimento comeou. E a mesma a noo do momento do tempo. Assim, claro que a objeo, instando quanto ao momento, como sendo sempre o princpio e o fim do tempo, pressupe a eternidade do tempo. Por isso Aristteles apresenta essa objeo contra os que, admitindo a eternidade do tempo, negavam a do movimento.

Resposta oitava. Deus anterior ao mundo pela durao. Anterior, porm, no de-signa a anterioridade do tempo, mas a da eter-nidade. Ou, ainda, designa a eternidade do tempo imaginado e no realmente existente; assim como quando se diz acima do cu nada h, acima designa um lugar imaginrio somente, segundo o que, possvel imaginarem-se outras dimenses acrescentadas s do corpo celeste.

Resposta nona. Assim como o efeito resulta da causa agente natural, ao modo da forma desta; assim resulta do agente voluntrio segundo a forma por este preconcebida e definida, como j antes se viu. Embora, pois, Deus seja abeterno a causa suficiente do mundo, deve-se, contudo, admitir o mundo produzido por ele enquanto isso estava na predefinio da sua vontade; isto , tendo o ser depois de no o ter tido, para que mais manifestamente declare o seu autor.

Resposta dcima. Posta a ao segue-se o efeito, segundo a exigncia da forma, que princpio da ao. Mas nos agentes voluntrios, o que concebido e predefinido tomado como a forma, que princpio da ao. Logo, da ao eterna de Deus no resulta um efeito eterno, mas o efeito que Deus quiser, como, p. ex., existir depois de no ter existido.

Art. 2 Se artigo de F ou concluso demonstrvel que o mundo comeou.

(II Sent., dist. I, q. 1. art. 5; II Cont. Gent., cap. XXXVIII; De Pot., q. 3, a. 14; Quodl., XII, q. 6, a. 1; Opusc. XXVII, De AEternitate Mundi).

O segundo discute-se assim. Parece no ser artigo de f que o mundo comeou mas concluso demonstrvel.

1. Pois tudo o que feito tem o princpio da sua durao. Ora, pode-se provar demons-trativamente que Deus a causa efetiva do mundo; e, mesmo, assim o admitiram os filsofos mais provveis. Logo, pode-se provar demons-trativamente que o mundo comeou.

2. Demais. Se necessrio admitir-se o mundo como feito por Deus, ou o foi do nada ou de alguma coisa. Ora, no de alguma coisa, porque ento a matria do mundo lhe seria an-terior; contra o que, procedem as razes de Aris-tteles ensinando que o cu ingnito. Logo, necessrio admitirse o mundo como feito do nada, e, assim, tendo o ser depois do no-ser e, portanto, como tendo comeado.

3. Demais. Tudo o que opera pelo inte-lecto opera comeando de um certo princpio, como claro por todas as coisas artificiais. Ora, Deus agente pelo intelecto. Logo, opera comeando de um certo princpio. E, portanto o mundo, que seu efeito, nem sempre existiu.

4. Demais. manifesto que certas artes e a habitao das regies comearam em deter-minados tempos. Ora, isto no se daria se o mundo sempre tivesse existido. Logo, manifesto que ele nem sempre existiu.

5. Demais. certo que nada pode se equiparar a Deus. Mas, se o mundo sempre existiu equipara-se a Deus pela durao. Logo, certo que ele nem sempre existiu.

6. Demais. Se o mundo sempre existiu, dias infinitos precederam um determinado dia. Ora, no se pode percorrer o infinito. Logo, nun-ca se teria chegado a esse determinado dia, o que manifestamente falso.

7. Demais. Se o mundo eterno tambm a gerao o . Logo, um homem foi gerado por outro, ao infinito. Ora, o pai a causa eficiente do filho, como diz Aristteles. Logo, nas causas eficientes, pode-se proceder at ao infinito, o que refutado pelo mesmo filsofo.

8. Demais. Se o mundo e a gerao sem-pre existiram, infinitos homens j existiram. Ora, a alma do homem imortal. Logo, existiriam atualmente infinitas almas humanas, o que impossvel. Por onde e necessariamente, po-de-se saber, e sem que o seja somente pela f, que o mundo comeou.

Mas, em contrrio. Os artigos da f no se podem provar demonstrativamente, porque a f se refere ao que se no v, como diz a Escritu-ra (Heb 11). Mas que Deus o Criador do mundo, de modo que este tenha comeado, artigo de f; pois dizemos Creio em um s Deus, etc.; e, ademais, Gregrio escreve que Moiss profetizou do passado, dizendo No princpio criou Deus o cu e a terra por onde exprimiu a novidade do mundo. Logo, o comeo do mundo s se conhece pela re-velao. E logo, no pode ser provado demons-trativamente.

Soluo. Que o mundo no existiu sem-pre s se sabe pela f e no pode ser demons-trativamente provado, como j antes se disse do mistrio da

Trindade. E a razo disto que no se pode dar uma demonstrao de que o mundo comeou, tirada do prprio mundo. Pois o princpio da demonstrao aquilo que a coisa . Ora, cada ser, segundo a natureza da sua espcie, faz abstrao do lugar e do tempo e, por isso, se diz que os universais existem em toda parte e sempre. Por onde, no se pode de-monstrar que o homem, o cu ou a pedra no existissem sempre. Semelhantemente, tambm a demonstrao no pode ser tirada do agente voluntrio. Pois, a vontade de Deus no pode ser investigada pela razo, seno no tocante s coisas que, em absoluto, so necessariamente queridas por Ele, como j se disse. Pode,porm, a vontade divina ser manifestada ao homem pela revelao, na qual se apoia a f. Por onde, pode-se acreditar que o mundo comeou, no porm demonstr-lo nem o saber pela cincia. E til atentemos nisto, no v algum, presumindo demonstrar o que de f, apresentar razes no necessrias, matria de irriso aos infiis, que ficariam pensando que ns cremos, por tais razes, nas coisas de f.

Donde a resposta primeira objeo. Como diz Agostinho6, dupla a opinio dos fi-lsofos que ensinaram a eternidade do mundo. Pois admitiam que a substncia do mundo no provm de Deus; e destes o erro intolervel e, portanto, por si mesmo refutado. Outros admi-tiam o mundo eterno, mas diziam que foi feito por Deus. Pois no querem tenha o mundo incio no tempo, mas incio na sua criao; assim que, de um modo apenas inteligvel, ele sempre seja feito. E, como diz o mesmo autor, encontraram um meio para explicarem o seu pensa-mento. Pois assim como, dizem, um p calcando desde toda a eternidade na poeira, sempre estaria por baixo o vestgio, que ningum duvidaria ter sido causado pelo p; assim tambm o mundo sempre existiu, se sempre existiu quem o fez. Mas para o entendermos devemos considerar que a causa eficiente, que age por movimento, neces-sariamente precede no tempo o seu efeito, pois este existe no termo da ao e necessrio seja todo agente princpio da ao. Se a ao, porm, for instantnea e no sucessiva, no necessrio a causa eficiente seja anterior ao que feito, como patente na iluminao. Por onde dizem que, de ser Deus a causa

ativa do mundo no se segue necessariamente seja ante-rior ao mundo na durao, porque a criao que produziu o mundo no uma mutao sucessiva, como j antes se disse.

Resposta segunda. Os que admitem o mundo eterno dizem que ele foi feito, por Deus, do nada; no que tenha sido feito depois do nada, no sentido em que entendemos o vocbulo criao; mas porque no foi feito de alguma coisa. Assim, alguns deles no recusam o nome de criao, como se v claramente em Avicena9.

Resposta terceira. Essa a objeo de Anaxgoras, que apresenta Aristteles. Mas no conclui com necessidade seno quanto ao intelecto que, deliberando, investiga o que deva ser feito; o que semelhante ao movimento. Ora, tal o intelecto humano, mas no o divino, como j antes se viu.

Resposta quarta. Os que admitem a eternidade do mundo admitem que uma regio infinitas vezes se mudou de inabitvel para habitvel, e vice-versa. E semelhantemente, que as artes, por diversas corrupes e acidentes, infinitas vezes foram inventadas e de novo cor-rompidas. Donde vem o dizer Aristteles que ridculo concluir de tais mutaes particulares, a novidade total do mundo.

Resposta quinta. Mesmo que o mundo sempre tenha existido, nem por isso se equipa-raria Deus na sua eternidade, como diz Bocio; porque o ser divino o ser totalmente simultneo, sem sucesso, o que se no d com o mundo.

Resposta sexta. Um percurso sempre se entende de termo a termo. Ora, sejam quantos forem os dias passados que se quisessem, da at o dia

atual finito o nmero dos dias e pude-ram ser percorridos. Porm a objeo procede-ria se, postos os extremos, os meios fossem infinitos.

Resposta stima. Nas causas eficientes em si mesmas impossvel proceder at ao infinito, como, p. ex., se as causas requeridas para um efeito se multiplicassem ao infinito; assim, se, uma pedra fosse movida por um basto e este pela mo, e isto ao infinito. Mas no se reputa por impossvel o poder proceder-se at ao infi-nito, por acidente, nas causas agentes; de modo que, por exemplo, todas as causas, multiplicadas ao infinito se ordenem a uma s causa, sendo porm a multiplicao delas acidental. Assim, se um artfice usa de muitos martelos, por aci-dente, porque um se quebra aps outro, resulta por consequncia que tal martelo entra em ao depois de tal outro. E semelhantemente sucede a tal homem, capaz de gerar, o ser gerado por outro, pois gera enquanto homem e no enquan-to filho de outro homem. Por onde, todos os homens, que geram, tm o mesmo grau, nas causas eficientes a saber, o grau de gerador particular. E, portanto, no impossvel que o homem seja gerado pelo homem, ao infinito. Mas s-lo-ia, se a gerao de tal homem depen-desse de tal outro e do corpo elementar e do sol e assim ao infinito.

Resposta oitava. Os que admitem a eternidade do mundo fogem, de muitas maneiras, a esta objeo. Assim, uns no reputam por impossvel existirem infinitas almas em ato, como se v em Algazel, por se tratar, dizem, de um infinito por acidente. Mas isto j foi refutado antes. Outros, porm, afirmam que a alma se corrompe com o corpo. Outros, ainda, que, de todas as almas s remanesce uma. Outros, por fim, como se refere Agostinho, admi-tiam que haja um circuito de almas, por isto que as almas separadas dos corpos, aps um deter-minado currculo temporal, de novo voltam a eles. E de todas estas opinies vamos tratar nos artigos seguintes. Devemos, todavia, considerar que a objeo supra particular; por ela pode-ria dizer algum que o mundo foi eterno, ou, pelo menos,

alguma criatura, como o anjo; mas no o homem. Ns porm indagamos universalmente, se alguma criatura existe abeterno.

Art. 3 Se a criao das coisas teve um princpio temporal.

(II Sent., dist. 1, q. 1, a. 6).

O terceiro discute-se assim. Parece que a criao das coisas no teve um princpio tem-poral.

1. Pois, o que no est no tempo no est em algum tempo. Ora, a criao das coisas no foi no tempo; porque, por ela, a substncia produzida quanto ao ser, e o tempo no mede a substncia das coisas, sobretudo das incor-preas. Logo, a criao no teve um princpio temporal.

2. Demais. O Filsofo prova que tudo o que est vindo a ser esteve vindo a ser, e, assim, todo vir ser implica anterioridade e posterio-ridade. Ora, o principio do tempo, sendo indi-visvel, no tem anterior e posterior. Logo, como o ser criado de certo modo vir ser, parece que as coisas no tiveram um princpio temporal.

3. Demais. Tambm o prprio tempo foi criado. Ora, o tempo, sendo divisvel, no pode ter um princpio temporal, pois o princpio do tempo indivisvel. Logo, a criao das coisas no teve um princpio temporal.

Mas, em contrrio, diz a Escritura (Gn 1, 1): No princpio criou Deus o cu e a terra.

Soluo. As palavras da Escritura No princpio criou Deus o cu e a terra so cons-trudas de trplice maneira, para excluir trs erros. Pois,

alguns ensinaram que o mundo sempre existiu e o tempo no teve princpio. E para excluir esse erro se constri No princpio isto , do tempo. Outros, porm, ensinaram serem dois os princpios da criao: um, dos bens; outro, dos males. E, para excluir este se constri: No princpio, isto , no Filho. Pois assim como o princpio efetivo apropriado ao Pai, por causa do seu poder; assim, o princpio exemplar o ao Filho, por causa da sua sabe-doria. De modo que o dito da Escritura (Sl 103, 24), Todas as coisas fizeste com sabedoria, se en-tenda no sentido que Deus fez tudo no Princpio, isto , no Filho, segundo as palavras do Apstolo (Cl 1, 16): Nele, isto , no Filho, foram criadas todas as coisas. Outros, por fim, disseram que os seres corpreos foram criados por Deus, me-diante as criaturas espirituais. E, para excluir este erro constri-se: No princpio criou Deus o cu e a terra, isto , antes de todas as coisas. Pois quatro seres se admitem como simultaneamente criados, a saber: o cu empreo, a ma-tria corprea chamada terra, o tempo e a na-tureza anglica.

Donde a resposta primeira objeo. No se diz que as coisas foram criadas num princpio temporal, como se o princpio do tempo fosse a medida da criao; mas que, simultaneamente com o tempo, foram criados o cu e a terra.

Resposta segunda. Essa expresso do Filsofo se entende do vir a ser por movimento ou que termo deste. Porque, como foroso admitir, em qualquer movimento, uma posio de anterioridade e outra de posterioridade, antes de qualquer movimento imaginado, isto en-quanto alguma coisa movida e vem a ser deve-se admitir um anterior e tambm algo que vir depois. Pois o princpio ou o termo do movimento, no movimento em ato, como j antes se disse. Por onde, alguma coisa criada, que anteriormente no o era.

Resposta terceira. Nada vem a ser seno segundo o que . Ora, da essncia do tempo o momento; por onde, no pode ele vir a ser seno

segundo algum momento; no que no tempo o momento seja primariamente tempo, mas que, por ele, comea o tempo.

Вам также может понравиться