Вы находитесь на странице: 1из 9

1. (Ufpe 2006) Uma "cmera tipo caixote" possui uma nica lente delgada convergente, de distncia focal f 20 cm.

!ual deve ser a distncia da lente ao filme, em cm, para "ue a imagem de uma pessoa "ue est# de p$ a %00 cm da cmera se&a focali'ada so(re o filme)

%. (>uvest 2002) Aerta m#"uina fotogr#fica $ fixada a uma distncia <B da superf;cie de uma mesa, montada de tal forma a fotografar, com nitide', um desen=o em uma fol=a de papel "ue est# so(re a mesa. 2. (Uer& 2006) * transatlntico disp+e de uma luneta astron,mica com aumento visual - igual a 10, composta por duas lentes convergentes. . distncia focal da o(&etiva $ igual a %0 cm. /m rela01o 2s lentes da luneta, determine3 a) suas converg4ncias5 () o tipo de imagem produ'ida por cada uma delas. 6. (Ufmg 2007) 8afael, fot9grafo lam(e: lam(e, possui uma cmara fotogr#fica "ue consiste em uma caixa com um orif;cio, onde $ colocada uma lente. <entro da caixa, =# um filme fotogr#fico, posicionado a uma distncia a&ust#vel em rela01o 2 lente. /ssa cmara est# representada, es"uematicamente, na >igura 1. ?ara produ'ir a imagem n;tida de um o(&eto muito distante, o filme deve ser colocado na posi01o indicada, pela lin=a trace&ada. @o entanto, 8afael dese&a fotografar uma vela "ue est# pr9xima a essa cmara. ?ara o(ter uma imagem n;tida, ele, ent1o, move o filme em rela01o 2 posi01o acima descrita. .ssinale a alternativa cu&o diagrama mel=or representa a posi01o do filme e a imagem da vela "ue $ pro&etada nele.

<ese&ando manter a fol=a esticada, $ colocada uma placa de vidro, com 7cm de espessura, so(re a mesma. @esta nova situa01o, pode:se fa'er com "ue a fotografia continue igualmente n;tida a) aumentando <B de menos de 7 cm. () aumentando <B de mais de 7 cm. c) redu'indo <B de menos de 7 cm. d) redu'indo <B de 7 cm. e) redu'indo <B de mais de 7 cm. 7. (Ufmg 200C) Dnia o(serva um l#pis com o aux;lio de uma lente, como representado na figura3

/ssa lente $ mais fina nas (ordas "ue no meio e a posi01o de cada um de seus focos est# indicada na figura. Aonsiderando:se essas informa0+es, $ A*88/D* afirmar "ue o ponto "ue mel=or representa a posi01o da imagem vista por Dnia $ o a) ?. () !. c) 8. d) E. 6. (-1 : cftpr 2006) @as afirma0+es "ue seguem, assinale (F) verdadeiro ou (>) falso. ( ) Gentes divergentes formam imagens redu'idas. ( ) /spel=os c,ncavos podem fornecer imagens direitas ou invertidas. ( ) /spel=os planos n1o formam imagens sim$tricas. ( ) ?essoas com miopia ou =ipermetropia n1o t4m a imagem formada exatamente em cima da retina. . se"u4ncia correta ser#3 a) F : > : > : F. c) F : F : > : >. e) F : F : > : F. () > : > : F : >. d) > : > : F : F.

C. (Ueg 2006) .s figuras a seguir mostram alguns raios de lu' em alguns espel=os esf$ricos e lentes.

10. (Unesp 200%) @a figura, K@ representa o eixo principal de uma lente divergente G, .L o tra&eto de um raio luminoso incidindo na lente, paralelamente ao seu eixo, e LA o correspondente raio refratado.

Eegundo a 9ptica geom$trica, $ A*88/D* afirmar "ue a) os raios tra0ados nas figuras H e HH est1o corretos. () os raios tra0ados nas figuras HHH e HF n1o est1o corretos. c) a imagem de um o(&eto formada pela lente HF pode ser real ou virtual. d) a imagem de um o(&eto formada pelo espel=o da figura HH pode ser real ou virtual. I. (Ueg 2007)

a) . partir da figura, determine a distncia focal da lente. () <etermine o taman=o e a posi01o da imagem de um o(&eto real de 6,0 cm de altura, colocado a 6,0 cm da lente, perpendicularmente ao seu eixo principal. 11. (>uvest 200%) Uma m#"uina fotogr#fica, com uma lente de foco > e eixo **M, est# a&ustada de modo "ue a imagem de uma paisagem distante $ formada com nitide' so(re o filme. . situa01o $ es"uemati'ada na figura 1. * filme, de 67 mm, re(atido so(re o plano, tam($m est# es"uemati'ada na figura 2, com o fotograma N correspondente. . fotografia foi tirada, contudo, na presen0a de um fio vertical ?, pr9ximo 2 m#"uina, perpendicular 2 fol=a de papel, visto de cima, na mesma figura. a) 8epresente, na figura 1, a imagem de ?, identificando:a por ?M (*(serve "ue essa imagem n1o se forma so(re o filme). () Hndi"ue, na figura 1, a regi1o .L do filme "ue $ atingida pela lu' refletida pelo fio, e os raios extremos, 8O e 8P, "ue definem essa regi1o. c) /s(oce, so(re o fotograma N da figura 2, a regi1o em "ue a lu' proveniente do fio impressiona o filme, =ac=urando:a. @*D/ / .<*D/3 /m uma m#"uina fotogr#fica a&ustada para fotos de o(&etos distantes, a posi01o do filme coincide com o plano "ue cont$m o foco > da lente.

@a tira apresentada, a personagem $ uma lente convergente. !uando os raios do sol, "ue constituem um feixe de raios paralelos, incidem na lente, os raios convergem para um ponto. ?ara esse ponto convergem tam($m os raios infravermel=os da radia01o solar e, por isso, $ alcan0ada uma temperatura (astante elevada. *u se&a, nesse caso, a lente $ "(otafogo". Aom (ase nas leis "ue regem a 9ptica geom$trica, $ H@A*88/D* afirmar3 a) Um espel=o c,ncavo fornece imagens reais, independente da posi01o do o(&eto. () . imagem de um o(&eto, fornecida por uma lente divergente, $ virtual, direita e menor "ue o o(&eto. c) . distncia focal dos espel=os s9 depende do raio de curvatura. d) . lu' emitida de um ponto luminoso (pe"ueno o(&eto) e refletida por um espel=o plano c=ega aos ol=os de um o(servador como se estivesse vindo de um ponto de encontro dos prolongamentos dos raios luminosos refletidos. @esse ponto, o o(servador ver#, ent1o, uma imagem virtual do o(&eto. e) . =ipermetropia deve:se ao encurtamento do glo(o ocular em rela01o ao comprimento normal. ?ortanto, deve:se associar ao ol=o uma lente convergente. J. (Unesp 2007) Aonsidere as cinco posi0+es de uma lente convergente, apresentadas na figura.

. nica posi01o em "ue essa lente, se tiver a distncia focal ade"uada, poderia formar a imagem real H do o(&eto *, indicados na figura, $ a identificada pelo nmero a) 1. () 2. c) 6. d) %. e) 7.

12. (>uvest 2006) . figura representa, na linguagem da 9ptica geom$trica, uma lente G de eixo / e centro A, um o(&eto * com extremidades . e L, e sua imagem H com extremidades .M e LM. Eupon=a "ue a lente G se&a girada de um ngulo Q em torno de um eixo perpendicular ao plano do papel e fi"ue na posi01o GR indicada na figura. 8esponda as "uest+es, na figura, utili'ando os procedimentos e as aproxima0+es da 9ptica geom$trica. >a0a as constru0+es auxiliares a l#pis e apresente o resultado final utili'ando caneta.

a) a posi01o da imagem da fonte, representando:a por GM. () a regi1o do tel1o, na aus4ncia do o(&eto, "ue @S* $ iluminada pela fonte, escurecendo:a a l#pis. (>a0a, a l#pis, as constru0+es dos raios auxiliares, indicando por . e .T os raios "ue permitem definir os limites de tal regi1o). c) a regi1o do tel1o, na presen0a do o(&eto, "ue @S* $ iluminada pela fonte, escurecendo:a a l#pis. (>a0a, a l#pis, as constru0+es dos raios auxiliares necess#rios para tal determina01o). 17. (Ufg 200C) /m um arran&o experimental, uma lente convergente, disposta frontalmente entre uma lmpada acesa de (ul(o transparente e uma parede, foi deslocada =ori'ontalmente at$ se o(ter uma imagem do filamento aumentada em 6 ve'es. Eendo 2,0 m a distncia da lmpada 2 parede, calcule a distncia focal da lente. 16. (Ufpe 200C) Um o(&eto luminoso e uma tela de pro&e01o est1o separados pela distncia < I0 cm. /xistem duas posi0+es em "ue uma lente convergente de distncia focal f 17 cm, colocada entre o o(&eto e a tela, produ' uma imagem real na tela. Aalcule a distncia, em cm, entre estas duas posi0+es.

a) Hndi"ue com a letra > as posi0+es dos focos da lente G. () 8epresente, na mesma figura, a nova imagem HR do o(&eto *, gerada pela lente GR, assinalando os extremos de HR por .R e por LR. 16. (Uff 2007) Um o(&eto luminoso de 2,0 cm de altura se encontra a uma distncia de 60 cm de uma lente convergente. . lente forma uma imagem, perfeitamente focali'ada e com o mesmo taman=o do o(&eto, so(re uma tela situada a uma distncia descon=ecida. a) Aom o aux;lio do tra0ado de pelo menos dois raios luminosos provenientes do o(&eto, no es"uema a seguir, es(oce sua imagem e descreva a nature'a (real ou virtual) e a orienta01o (direita ou invertida) da imagem.

1C. (Ufpe 200C) Um o(&eto de altura = 2,7 cm est# locali'ado a %,0 cm de uma lente delgada de distncia focal f UI,0 cm. <etermine a altura deste o(&eto, em cm, "uando o(servado atrav$s da lente.

() <etermine a distncia focal da lente e a distncia "ue ela se encontra da tela. c) Eupon=a "ue um o(&eto opaco cu(ra a metade superior da lente. !ue altera0+es ocorrer1o no taman=o e na luminosidade da imagem formada na tela) (aumento, diminui01o, ou nen=uma altera01o) 1%. (>uvest 2007) Uma fonte de lu' intensa G, praticamente pontual, $ utili'ada para pro&etar som(ras em um grande tel1o D, a 170cm de distncia. ?ara isso, uma lente convergente, de distncia focal igual a 20cm, $ encaixada em um suporte opaco a 60cm de G, entre a fonte e o tel1o, como indicado na figura ., em vista lateral. Um o(&eto, cu&a regi1o opaca est# representada pela cor escura na figura L, $, ent1o, colocado a %0cm da fonte, para "ue sua som(ra apare0a no tel1o. ?ara analisar o efeito o(tido, indi"ue, no es"uema a seguir3

a) 2,7 () 6,0 c) %,7 d) 7,0 e) 6,7

1I. (Ufpr 200C) Um estudante usando uma lupa so( a lu' do sol consegue "ueimar uma fol=a de papel devido 2 concentra01o dos raios do sol em uma pe"uena regi1o. /le verificou "ue a maior concentra01o dos raios solares ocorria "uando a distncia entre o papel e a lente era de 20 cm. Aom a mesma lupa, ele o(servou letras em seu rel9gio e constatou "ue uma imagem n;tida delas era o(tida "uando a lente e o rel9gio estavam separados por uma distncia de 10 cm. . partir dessas informa0+es, considere as seguintes afirmativas3 1. . distncia focal da lente vale f 20 cm. 2. . imagem das letras formada pela lente $ invertida e virtual. 6. . lente produ' uma imagem cu&o taman=o $ duas ve'es maior "ue o taman=o das letras impressas no rel9gio. .ssinale a alternativa correta. a) Eomente a afirmativa 1 $ verdadeira. () Eomente a afirmativa 2 $ verdadeira. c) Eomente a afirmativa 6 $ verdadeira. d) Eomente as afirmativas 1 e 6 s1o verdadeiras. e) Eomente as afirmativas 2 e 6 s1o verdadeiras. 1J. (Uf&f 2006) Aonsidere um o(&eto e uma lente delgada de vidro no ar. . imagem $ virtual e o taman=o da imagem $ duas ve'es o taman=o do o(&eto. Eendo a distncia do o(&eto 2 lente de 17 cm3 a) Aalcule a distncia da imagem 2 lente. () Aalcule a distncia focal da lente. c) <etermine a distncia da imagem 2 lente, ap9s mergul=ar todo o con&unto em um l;"uido, mantendo a distncia do o(&eto 2 lente inalterada. @este l;"uido, a distncia focal da lente muda para aproximadamente 67 cm. d) <etermine a nova amplia01o do o(&eto fornecida pela lente. 20. (?ucmg 2006) Um =omem de 1,I0 m de altura est# a %0 m de distncia de uma lente convergente de distncia focal de 0,02 m. . altura da imagem formada pela lente $, em mm3 a) 0,J () 20 c) %,7 d) 6,I 21. (Ufpe 2006) Uma pessoa com alto grau de miopia s9 pode ver o(&etos definidos claramente se a distncia at$ o o(&eto, medida a partir do ol=o, estiver entre 17 cm e %0 cm. ?ara enxergar um o(&eto situado a 1,7 m de distncia, esta pessoa pode usar 9culos com uma lente de distncia focal f : 60 cm. . "ual distncia, em cm, 2 es"uerda da lente, se formar# a imagem do o(&eto)

26. (Ufsc 2006) Um o(&eto colocado pr9ximo de uma lente pro&eta uma imagem de altura tr4s ve'es maior "ue ele e invertida. . distncia entre o o(&eto e a imagem $ de %0 cm. .ssinale a(s) proposi01o(+es) A*88/D.(E). (01) . distncia entre o o(&eto e a lente $ de 20 cm. (02) . distncia focal da lente $ de C,7 cm. (0%) . lente $ convergente. (0I) Uma lente divergente s9 pode formar imagens virtuais. (16) Uma lente convergente pode formar imagens reais e virtuais. 2%. (Unifesp 2006) Um estudante o(serva "ue, com uma das duas lentes iguais de seus 9culos, consegue pro&etar so(re o tampo da sua carteira a imagem de uma lmpada fluorescente locali'ada acima da lente, no teto da sala. Ea(e:se "ue a distncia da lmpada 2 lente $ de 1,I m e desta ao tampo da carteira $ de 0,66 m. a) !ual a distncia focal dessa lente) () !ual o prov#vel defeito de vis1o desse estudante) Vustifi"ue. 27. (Unesp 2006) Um pro&etor rudimentar, confeccionado com uma lente convergente, tem o o(&etivo de formar uma imagem real e aumentada de um slide. !uando esse slide $ colocado (em pr9ximo do foco da lente e fortemente iluminado, produ':se uma imagem real, "ue pode ser pro&etada em uma tela, como ilustrado na figura.

. distncia focal $ de 7 cm e o slide $ colocado a 6 cm da lente. . imagem pro&etada $ real e direita. Aalcule a) a posi01o, em rela01o 2 lente, onde se deve colocar a tela, para se ter uma (oa imagem. () a amplia01o lateral (aumento linear transversal). 26. (Unesp 2007) Uma cmara fotogr#fica rudimentar utili'a uma lente convergente de distncia focal f 70 mm para focali'ar e pro&etar a imagem de um o(&eto so(re o filme. . distncia da lente ao filme $ pM 72 mm. . figura mostra o es(o0o dessa cmara.

22. (Ufpe 2006) Um o(&eto, de altura = U 2,7 cm, est# locali'ado % cm 2 es"uerda de uma lente delgada convergente de distncia focal f U I,0 cm. !ual ser# a altura deste o(&eto, em cm, "uando o(servado atrav$s da lente)

?ara se o(ter uma (oa foto, $ necess#rio "ue a imagem do o(&eto se&a formada exatamente so(re o filme e o seu taman=o n1o deve exceder a #rea sens;vel do filme. .ssim3 a) Aalcule a posi01o "ue o o(&eto deve ficar em rela01o 2 lente. () Ea(endo:se "ue a altura m#xima da imagem n1o pode exceder a 66,0 mm, determine a altura m#xima do o(&eto para "ue ele se&a fotografado em toda a sua extens1o.

2C. (Unesp 2007) Uma pessoa, com certa defici4ncia visual, utili'a 9culos com lentes convergentes. Aolocando:se um o(&eto de 0,6 cm de altura a 27,0 cm da lente, $ o(tida uma imagem a 100 cm da lente. Aonsiderando "ue a imagem e o o(&eto est1o locali'ados do mesmo lado da lente, calcule a) a converg4ncia da lente, em dioptrias. () a altura da imagem do o(&eto, formada pela lente. 2I. (>gv 2007) <o lado de fora, pelo vitr, do (an=eiro, um (is(il=oteiro tenta enxergar seu interior.

60. (Ufu 2007) Um o(&eto (*) de 1 cm de altura $ colocado a uma distncia de 2 cm do centro de uma lente convergente (G) de distncia focal 1,7 cm, conforme figura a seguir.

<ese&a:se aumentar a imagem formada por este o(&eto, de modo "ue ela atin&a 6 ve'es a altura do o(&eto original. ?ara isso utili'a: se uma seguinda lente GT, de caracter;sticas id4nticas a G. >rustrado, o xereta s9 conseguiu ver as mltiplas imagens de um frasco de xampu, guardado so(re o aparador do (oxe, a 66 cm de distncia do vidro. <e fato, mal conseguiu identificar "ue se tratava de um frasco de xampu, uma ve' "ue cada uma de suas imagens, em(ora com a mesma largura, tin=a a altura, "ue no original $ de 20 cm, redu'ida a apenas3 (Hnforma0+es3 supon=a v#lidas as condi0+es de estigmatismo de -auss e "ue os ;ndices de refra01o do vidro e do ar se&am, respectivamente, 1,7 e 1,0.) a) 0,7 cm. () 1,0 cm. c) 1,7 cm. d) 2,0 cm. e) 2,7 cm. 2J. (Unicamp 2007) Um dos telesc9pios usados por -alileu por volta do ano de 1610 era composto de duas lentes convergentes, uma o(&etiva (lente 1) e uma ocular (lente 2) de distncias focais iguais a 166 cm e J,7 cm, respectivamente. @a o(serva01o de o(&etos celestes, a imagem (H) formada pela o(&etiva situa:se praticamente no seu plano focal. @a figura (fora de escala), o raio 8 $ proveniente da (orda do disco lunar e o eixo 9ptico passa pelo centro da Gua. Aalcule a "ue distncia x essa segunda lente GT deve ser colocada da lente G (ve&a a figura apresentada) para "ue a imagem formada se&a real, direita, e 6 ve'es maior "ue o o(&eto original. 61. (Ufpe 2007) Um estudante utili'a uma lente (iconvexa para pro&etar a imagem de uma vela, ampliada 7 ve'es, numa parede. Ee a vela foi colocada a 60 cm da lente, determine a distncia focal da lente, em cm. 62. (Unifesp 200%) Um estudante o(serva uma gota de #gua em repouso so(re sua r$gua de acr;lico, como ilustrado na figura.

a) . Gua tem 1.C70 Wm de raio e fica a aproximadamente 6I%.000 Wm da Derra. !ual $ o raio da imagem da Gua (H) formada pela o(&etiva do telesc9pio de -alileu) () Uma segunda imagem (HT) $ formada pela ocular a partir da"uela formada pela o(&etiva (a imagem da o(&etiva (H) torna:se o(&eto (*T) para a ocular). /ssa segunda imagem $ virtual e situa:se a 20 cm da lente ocular. . "ue distncia a ocular deve ficar da o(&etiva do telesc9pio para "ue isso ocorra)

Aurioso, perce(e "ue, ao ol=ar para o caderno de anota0+es atrav$s dessa gota, as letras aumentam ou diminuem de taman=o conforme afasta ou aproxima a r$gua do caderno. >a'endo alguns testes e algumas considera0+es, ele perce(e "ue a gota de #gua pode ser utili'ada como uma lente e "ue os efeitos 9pticos do acr;lico podem ser despre'ados. Ee a gota tem raio de curvatura de 2,7 mm e ;ndice de refra01o 1,67 em rela01o ao ar, a) calcule a converg4ncia A dessa lente. () Eupon=a "ue o estudante "ueira o(ter um aumento de 70 ve'es para uma imagem direita, utili'ando essa gota. . "ue distncia d da lente deve:se colocar o o(&eto) 66. (Unifesp 200%) Uma lente convergente tem uma distncia focal f 20,0 cm "uando o meio am(iente onde ela $ utili'ada $ o ar. .o colocarmos um o(&eto a uma distncia p %0,0 cm da lente, uma imagem real e de mesmo taman=o "ue o o(&eto $ formada a uma distncia pM %0,0 cm da lente. !uando essa lente passa a ser utili'ada na #gua, sua distncia focal $ modificada e passa a ser 67,0 cm. Ee mantivermos o mesmo o(&eto 2 mesma distncia da lente, agora no meio a"uoso, $ correto afirmar "ue a imagem ser# a) virtual, direita e maior. () virtual, invertida e maior. c) real, direita e maior. d) real, invertida e menor. e) real, direita e menor.

6%. (Unesp 200%) <isp+em:se de uma tela, de um o(&eto e de uma lente convergente com distncia focal de 12 cm. ?retende:se, com aux;lio da lente, o(ter na tela uma imagem desse o(&eto cu&o taman=o se&a % ve'es maior "ue o do o(&eto. a) . "ue distncia da lente dever# ficar a tela) () . "ue distncia da lente dever# ficar o o(&eto) 67. (Ufscar 2006) @o "uarto de um estudante =# uma lmpada incandescente locali'ada no teto, so(re a sua mesa. <eslocando uma lente convergente ao longo da vertical "ue passa pelo filamento da lmpada, do tampo da mesa para cima, o estudante o(serva "ue $ poss;vel o(ter a imagem n;tida desse filamento, pro&etada so(re a mesa, em duas alturas distintas. Ea(endo "ue a distncia do filamento da lmpada ao tampo da mesa $ de 1,7 m, "ue a distncia focal da lente $ de 0,2% m e "ue o comprimento do filamento $ de 12 mm, determine3 a) as alturas da lente em rela01o 2 mesa, nas "uais essas duas imagens n;tidas s1o o(tidas. () os comprimentos e as caracter;sticas das imagens do filamento o(tidas. 66. (Unesp 2006) Uma lente divergente tem uma distncia focal de :20cm. Um o(&eto de 2 cm de altura $ colocado frontalmente a 60 cm da lente. <etermine a) a posi01o da imagem desse o(&eto5 () a altura da imagem desse o(&eto. 6C. (Unesp 2006) Aonsidere uma lente esf$rica delgada convergente de distncia focal igual a 20 cm e um o(&eto real direito locali'ado no eixo principal da lente a uma distncia de 27 cm do seu centro 9ptico. ?ode:se afirmar "ue a imagem deste o(&eto $3 a) real, invertida e maior "ue o o(&eto. () real, direita e menor "ue o o(&eto. c) virtual, invertida e menor "ue o o(&eto. d) virtual, direita e maior "ue o o(&eto. e) virtual, invertida e maior "ue o o(&eto. 6I. (Unesp 2006) Um o(&eto de 2 cm de altura $ colocado a certa distncia de uma lente convergente. Ea(endo:se "ue a distncia focal da lente $ 20 cm e "ue a imagem se forma a 70 cm da lente, do mesmo lado "ue o o(&eto, pode:se afirmar "ue o taman=o da imagem $ a) 0,0C cm. () 0,6 cm. c) C,0 cm. d) 66,6 cm. e) 60,0 cm. 6J. (Ufc 2006) Uma lente delgada convergente (n 1,72) tem uma distncia focal de %0 cm "uando imersa no ar. /ncontre sua distncia focal, "uando ela estiver imersa num fluido "ue tem ;ndice de refra01o nf 1,61.

%0. (Unifesp 2007) Dendo:se em vista "ue as lentes s1o, na pr#tica, "uase sempre usadas no ar, a e"ua01o dos fa(ricantes de lentes costuma ser escrita na forma3 A (n : 1) X(1Y8) U (1Y8T)Z. @essas condi0+es, pode:se afirmar "ue a converg4ncia de uma lente plano:convexa de ;ndice de refra01o n 1,7 e cu&o raio da face convexa $ 8 20 cm $ a) 0,70 di () 1,0 di c) 1,7 di d) 2,0 di e) 2,7 di %1. (Ufscar 2006) Um livro de ci4ncias ensina a fa'er um microsc9pio simples com uma lente de glicerina. ?ara isso, com um furador de papel, fa':se um furo circular num peda0o de fol=a fina de pl#stico "ue, em seguida, $ apoiada so(re uma lmina de vidro. <epois, pingam:se uma ou mais gotas de glicerina, "ue preenc=em a cavidade formada pelo furo, "ue se torna a (ase de uma lente l;"uida praticamente semi: esf$rica. Ea(endo "ue o ;ndice de refra01o a(soluto da glicerina $ 1,7 e "ue o dimetro do furo $ 7,0 mm, pode:se afirmar "ue a verg4ncia dessa lente $ de, aproximadamente, a) U10 di. () :20 di. c) U70 di. d) :170 di. e) U200 di. %2. (Ufc 2006) Uma lente esf$rica delgada, constru;da de um material de ;ndice de refra01o n est# imersa no ar (n(ar) 1,00). . lente tem distncia focal f e suas superf;cies esf$ricas t4m raios de curvatura 8 e 8T. /sses parmetros o(edecem a uma rela01o, con=ecida como "e"ua01o dos fa(ricantes", mostrada na figura a seguir. Eupon=a uma lente (iconvexa de raios de curvatura iguais (8 8T 8), distncia focal fB e ;ndice de refra01o n 1,I (figura H). /ssa lente $ partida dando origem a duas lentes plano:convexas iguais (figura HH). . distncia focal de cada uma das novas lentes $3

a) 1Y2 fB. d) JY7 fB.

() %Y7 fB. e) 2fB.

c) fB.

%6. (Unifesp 200C) Uma das lentes dos 9culos de uma pessoa tem converg4ncia U2,0 di. Ea(endo "ue a distncia m;nima de vis1o distinta de um ol=o normal $ 0,27 m, pode:se supor "ue o defeito de vis1o de um dos ol=os dessa pessoa $ a) =ipermetropia, e a distncia m;nima de vis1o distinta desse ol=o $ %0 cm. () miopia, e a distncia m#xima de vis1o distinta desse ol=o $ 20 cm. c) =ipermetropia, e a distncia m;nima de vis1o distinta desse ol=o $ 70 cm. d) miopia, e a distncia m#xima de vis1o distinta desse ol=o $ 10 cm. e) =ipermetropia, e a distncia m;nima de vis1o distinta desse ol=o $ I0 cm. %%. (>gv 200C) /m plena aula, o professor de >;sica desco(riu acertadamente o motivo pelo "ual um de seus alunos tin=a "ue usar 9culos. <e posse dos 9culos desse aluno, verificou "ue am(as as lentes possu;am (ordos mais espessos "ue seus centros. /m seguida, ol=ando atrav$s de cada lente e voltando sua aten01o a um friso =ori'ontal na parede, girou:as paralelamente 2 parede, constatando "ue para am(as, o friso visto atrav$s das lentes, n1o sofria "ual"uer inclina01o. @aturalmente, as lentes em "uest1o eram a) cil;ndricas e convergentes. () cil;ndricas e divergentes. c) esf$ricas e convergentes. d) esf$ricas e divergentes. e) para(9licas e convergentes.

%7. (Ufrr& 2007) . express1o "grau" de uma lente de um 9culos $ empregada pela maioria das pessoas. @a realidade, pelos oftalmologistas $ definida como "dioptria", "ue corresponde numericamente ao inverso da distncia focal da lente, medida em metros. !ual deve ser o "grau" da lente de um 9culos "ue pro&eta a imagem de uma vela acesa numa tela colocada a %0 cm das lentes) %6. (Unesp 2006) Uma pessoa m;ope n1o consegue ver nitidamente um o(&eto se este estiver locali'ado al$m de um ponto denominado ponto remoto. @este caso, a imagem do o(&eto n1o seria formada na retina, como ocorre em um ol=o =umano normal, mas em um ponto entre o cristalino (lente convergente) e a retina. >eli'mente, este defeito pode ser corrigido com a utili'a01o de 9culos. a) /s"uemati'e em uma figura a forma01o de imagens em um ol=o m;ope, para o(&etos locali'ados al$m do ponto remoto. () !ual a verg4ncia da lente a ser utili'ada, se o ponto remoto de um ol=o m;ope for de 70 cm) %C. (Uel 2006) . tela da televis1o $ reco(erta por um material "ue emite lu' "uando os el$trons do feixe incidem so(re ela. * feixe de el$trons varre a tela lin=a por lin=a, da es"uerda para a direita e de cima para (aixo, formando assim a imagem da cena transmitida. Eo(re a forma01o da imagem na tela fotoluminescente, $ correto afirmar3 a) @a televis1o em preto:e:(ranco, =# apenas a emiss1o de duas cores3 a (ranca e a preta5 e as diferentes tonalidades de cin'a s1o proporcionadas pela varia01o da intensidade do feixe eletr,nico. () @a televis1o em cores =# tr4s feixes eletr,nicos com intensidades diferentes, "ue ao incidirem na tela proporcionam a emiss1o das tr4s cores prim#rias de lu'3 a'ul, vermel=o e verde. c) Aada regi1o da tela da televis1o em cores $ um emissor de lu', constitu;do por tr4s partes diferentes de material fotoluminescente, "ue emitem as cores prim#rias de lu' : a'ul, vermel=o e verde : dependendo da energia dos el$trons incidentes. d) @a televis1o em preto:e:(ranco, cada regi1o da tela $ composta por dois emissores de lu', "ue emitem nas cores preta e (ranca, conforme a intensidade do feixe eletr,nico. e) . emiss1o das tr4s cores prim#rias da tela de televis1o em cores depende da energia cin$tica com "ue os el$trons incidem3 o vermel=o corresponde 2 incid4ncia de el$trons de (aixa energia cin$tica, e o a'ul, 2 incid4ncia de el$trons de alta energia cin$tica. %I. (>uvest 2006) Uma pessoa idosa "ue tem =ipermetropia e pres(iopia foi a um oculista "ue l=e receitou dois pares de 9culos, um para "ue enxergasse (em os o(&etos distantes e outro para "ue pudesse ler um livro a uma distncia confort#vel de sua vista. : [ipermetropia3 a imagem de um o(&eto distante se forma atr#s da retina. : ?res(iopia3 o cristalino perde, por envel=ecimento, a capacidade de acomoda01o e o(&etos pr9ximos n1o s1o vistos com nitide'. : <ioptria3 a converg4ncia de uma lente, medida em dioptrias, $ o inverso da distncia focal (em metros) da lente. Aonsiderando "ue receitas fornecidas por oculistas utili'am o sinal mais (U) para lentes convergentes e menos (:) para divergentes, a receita do oculista para um dos ol=os dessa pessoa idosa poderia ser, a) para longe3 : 1,7 dioptrias5 para perto3 U %,7 dioptrias () para longe3 : 1,7 dioptrias5 para perto3 : %,7 dioptrias c) para longe3 U %,7 dioptrias5 para perto3 U 1,7 dioptrias d) para longe3 U 1,7 dioptrias5 para perto3 : %,7 dioptrias e) para longe3 U 1,7 dioptrias5 para perto3 U %,7 dioptrias %J. (Unifesp 2006) .s figuras mostram o @icodemus, s;m(olo da .ssocia01o .tl$tica dos estudantes da Unifesp, ligeiramente modificado3 foram acrescentados ol=os, na 1 figura e 9culos transparentes, na 2.

a) Eupondo "ue ele este&a usando os 9culos devido a um defeito de vis1o, compare as duas figuras e responda. !ual pode ser este prov#vel defeito) .s lentes dos 9culos s1o convergentes ou divergentes) () Aonsiderando "ue a imagem do ol=o do @icodemus com os 9culos se&a 27\ maior "ue o taman=o real do ol=o e "ue a distncia do ol=o 2 lente dos 9culos se&a de 2cm, determine a verg4ncia das lentes usadas pelo @icodemus, em dioptrias. 70. (?uccamp 2002) @as receitas de 9culos, inclusive os de "<. Lenta", cada lente $ descrita pelo nmero de dioptrias, "ue corresponde ao inverso da distncia focal "uando esta $ medida em metros. ?or exemplo, uma lente convergente de distncia focal 0,70 m tem 2,0 dioptrias, en"uanto outra lente divergente com f : 0,70 m tem : 2,0 dioptrias. !uando uma pessoa di' "ue os seus 9culos s1o de : 0,27 dioptrias, ela $ a) =iperm$trope e usa lentes divergentes de distncia focal 0,27m. () =iperm$trope e usa lentes convergentes de distncia focal %,0m. c) m;ope e usa lentes divergentes de distncia focal %,0m. d) m;ope e usa lentes convergentes de distncia focal 2,7m. e) pres(;ope e usa lentes convergentes de distncia focal 2,7m.

GABARITO
1. 21 cm 2. a) F 27 di () *(&etiva3 imagem real *cular3 imagem virtual. 6. %. 7. 6. C. I. J. XLZ X.Z XLZ X/Z XAZ X.Z XAZ () 60 cm. c) taman=o3 nen=uma altera01o luminosidade3 diminui01o 1%. a) U 60cm

10. a) f : 6cm () taman=o 1 cm e posi01o, do mesmo lado do o(&eto, a 2 cm da lente. 11. ver respostas na figura.

12. a) Aom a lente na posi01o G, a imagem $ real, invertida e do mesmo taman=o "ue o o(&eto. ?ortanto o o(&eto est# no ponto anti: principal o(&eto (.B), en"uanto a imagem est# locali'ada no ponto anti:principal imagem .]. . distncia focal corresponde a 6 unidades, pois o o(&eto se encontra a 6 unidades de distncia da lente, ^ poss;vel determinar os pontos focais por meio de um m$todo gr#fico. . partir de ., tra0a:se um raio de lu' "ue atinge a lente, paralelamente ao eixo /. * respectivo raio refratado passa por .M. . intersec01o entre o raio refratado e o eixo / da lente corresponde ao ponto focal imagem >.

17. f 16. d 1C. X<Z 1I. X<Z

0,6C7 m %0 cm

1J. a) sM : 60 cm () f 60 cm c) sMG 1J,7 cm d) m 1,6 20. X.Z 21. : 27 cm 22. 7 cm 26. 02 U 0% U 0I U 16 60 2%. a) 60cm () [ipermetropia ou pres(iopia. . nica certe'a "ue temos $ "ue a lente usada $ convergente, por pro&etar uma imagem real. 27. a) 60cm () . imagem $ ampliada cinco ve'es e o aumento linear $ :7 (imagem invertida) 26. a) 1,6m () J0cm 2C. a) 6,0di () 2,%cm 2I. X<Z 2J. a) 0,61cm () 16J,%cm

() . nova imagem HR do o(&eto *, gerada pela lente GR, pode ser o(tida pelo m$todo gr#fico, cu&os passos est1o descritos acima (foram omitidos do desen=o a lente G e o eixo principal /). 16. a) imagem real e invertida

60. x

C,C7 cm

61. 27 cm. 62. a) 1%0 di () C mm 66. X.Z 6%. a) 60 cm () 17 cm 67. a) 0,6 m e 0,C m () invertida com 6 mm de altura e invertida com 10,7 mm de altura. 66. a) 12cm da lente (virtual) () 0,Icm 6C. X.Z 6I. XAZ 6J. Aonsiderando a e"ua01o de [alle_3 1Yf (nYnM : 1).(1Y8 U 1Y8M) @o ar3 1Y%0 (1,72Y1 : 1).(1Y8 U 1Y8M) 1Y%0 0,72.(1Y8 U 1Y8M) X1Z @o fluido3 1Yf (1,72Y1,61 : 1).(1Y8 U 1Y8M) 1Yf 0,16.(1Y8 U 1Y8M) X2Z <ividindo mem(ro a mem(ro as express+es X1Z e X2Z tem:se3 fY%0 %0. %1. %2. %6. %%. 6,27 `f %0.6,27 160 cm X/Z X/Z X/Z XAZ X<Z

%7. "-rau" dioptria "ue $ igual numericamente ao inverso da distncia focal da lente (expresso em metros) Gogo, dioptria 1Y(0,%0m) 2,7 ma .ssim, "popularmente", dir;amos "ue a lente tem 2,7 graus ou 2,7 de dioptria. %6. a) ?ara um o(&eto colocado al$m do ponto remoto (?8), o cristalino ir# con&ugar uma imagem real, invertida e menor, posicionada antes da retina do ol=o m;ope.

() F %C. XAZ %I. X/Z

:2,0 di

%J. a) =ipermetropia convergente5 () 10 di 70. XAZ

ou

pres(iopia5

Вам также может понравиться