Вы находитесь на странице: 1из 6

Adolescncia

Piaget acreditava que o julgamento moral das crianas baseava-se em seu desenvolvimento cognitivo. medida que o desenvolvimento moral progride, o foco da preocupao se desloca do eu para o mundo social mais amplo. Kohlberg argumentava que, enquanto nos desenvolvemos intelectualmente, passamos por at seis estgios de pensamento moral, do raciocinio simples e concreto para um raciocnio mais abstrato e baseado em princpios. Os estgios so agrupados em 3 nveis bsicos: Nvel pr convencional Desenvolve-se durante o incio da infncia Moralidade ligada aos interesses pessoais para evitar punio ou ganhar recompensas concretas. Ex:se voc deixa sua namorada morrer, vai se meter em encrenca. Se voc salva sua namorada, ser um heri. Nvel convencional: desenvolve-se durante o final da infncia e incio da adolescncia Moralidade ligada a leis e regras sociais: para ganhar aprovao ou evitar desaprovao. Sendo capazes de assumir as perspectivas dos outros, os adolescentes podem aprovar aes que lhe valero aprovao social ou que ajudaro a manter a ordem social. Ex: se voc roubar a droga, todos vo pensar que um criminoso. Nvel ps- convencional: pode-se desenvolver da adolescncia em diante (raciocnio abstrato/ estgio operatrio formal) Moralidade ligada a princpios abstratos: afirmar direitos consensuais (convencionados entre as pessoas) e princpios ticos pessoais ex: as pessoas tem o direito de viver se voc roubar a droga, voc no estar vivendo conforme seus ideais. Erik Erikson argumentou que cada estgio da vida tem seu problema psicossocial, uma crise que precisa de soluo. Crianas confiana/autonomia (independncia)/iniciativa Crianas em idade escolar competncia Adolescncia busca de identidade Os adolescentes ensaiam, eus diferentes para cada situao. Muitas vezes essa confuso de papis resolvida pela gradativa reformulao de uma autodefinio que unifica os vrios eus num sentimento coerente e concreto de quem se uma identidade. Erikson argumentou que o estgio da identidade adolescente seguido, no incio da vida adulta, por um desenvolvimento da capacidade para a intimidade, a capacidade de estreitar relacionamentos emocionais. Sexo e conexo social- a luta normal para criar uma identidade separada descreve os homens como mais individualistas do que as mulheres. As mulheres esto menos preocupadas do que os homens em se considerarem individualidades separadas e mais interessadas em fazer conexes. Separao dos pais- quando os adolescentes, comeam a formar suas prprias identidades, comeam a se separar de seus pais.

Vulnerabilidade: Fatores individuais: (conflitos, particularidades do individuo e da adolescncia, mudanas cerebrais) Fatores sociais: (famlia, grupo social, escolarizao, autonomia) Fatores contextuais: (varia de acordo com a cultura onde est inserido)

Insero Laboral
Possibilidade de transformar a realidade dos jovens em estado de vulnerabilidade; Dificuldade de insero no mercado de trabalho = vivncia negativa. As vivncias laborais trazem consequncias psicolgicas, fsicas e sociais para o indivduo (Koller, etc al 2009 Com essa investigao, percebemos que a escolha traz sentimentos que, muitas vezes, no so agradveis, tais como: medo, dvida, angstia, confuso, incerteza, receio e insegurana. Esses sentimentos surgem pelo fato de os adolescentes atriburem a si mesmos a responsabilidade da escolha, e que essa denir seu futuro, alm do mais, por meio da prosso que os adolescentes ocuparo seu lugar na sociedade Ainda, no relato dos adolescentes, descartada a possibilidade de inuncia da famlia em sua escolha, porm percebemos que, ao se referirem histria de vida, esto sendo inuenciados pela famlia, pelos amigos e pelas relaes sociais estabelecidas. Outro aspecto levantado que os adolescentes entrevistados consideram necessrio, para uma escolha satisfatria, o gosto pela prosso futura e a satisfao pessoal Levenfus (1997) considera a Orientao Vocacional Ocupacional um processo abrangente que envolver a busca do conhecimento de si mesmo, caractersticas pessoais, sociais do orientando Segundo Lisboa (1997) esperado que a identidade ocupacional seja influenciada pelas figuras parentais e outros seres significativos fora dela. Soares (1987) afirma que a criana j estabelece identificaes, consciente ou inconscientemente, e assume e experimenta essas papis que vo servir de base para o estabelecimento da identidade futura. As profisses dos pais geralmene influenciam de forma decisiva maneira de ver o mundo profissional do jovem. Sua identidade profissional estar marcada pela satisfao ou no que seu pai tenha no seu trabalho e a prpria identidade alcanada pelos pais no exerccio dirio de seus trabalhos influi na percepo do jovem Wainberg (1997) ressalta que a Orientao Profissional no um momento isolado, particular. Faz parte de um processo maior de busca da identidade pessoal que inicia j antes desde o nascimento com os planos e expectativas dos pais em relao ao futuro do beb. portanto uma srie de decises tomadas ao longo dos anos.

O papel do Orientador Profissional consiste em possibilitar ao adolescente o seu autoconhecimento, bem como, a identificao de seus interesses e definio de seu projeto de vida. A escola uma experincia organizadora central na vida dos adolescentes. Papalia Estudos demonstram a relao estresse e a transio para o ensino mdio, principalmente nas meninas, em funo da sobrecarga de mudanas de vida. Papalia, 2000. Queda no rendimento escolar -> inicio da adolescncia (negao das mudanas corporais), adolescncia mdia (falta de vnculos com grupos que permitam criar sua identidade), adolescncia final (medo do futuro, sentimento de incapacidade) O estudo das causas do insucesso escolar precisa levar conta trs realidades: o aluno, o meio social e a instituio escolar (Benavente, 1976). Segundo a Teoria de Super a identidade a principal fora na escolha da carreira do adolescente: 1. CRISTALIZAO (13-14 anos)- os talentos e interesses limitam as possibilidades de carreira do adolescente. Decises provisrias. Usam a imaginao para experienci-las. 2. ESPECIFICAO (18 anos) limitam mais as possibilidades de carreira aprendendo mais sobre determinadas reas. 3. IMPLEMENTAO (20 anos) entram no mercado de trabalho e aprendem a profisso diretamente. Segundo a Teoria de Holland (1985, 1987,1996), as pessoas acham o trabalho satisfatrio quando as caractersticas fundamentais de um emprego ou profisso se adaptam a personalidade do trabalhador.

Amizades
Embora, em geral, os amigos tendam a provir do mesmo meio social e terem afinidades quanto a personalidade, interesses e objetivos, pode ocorrer a atrao pelos opostos, geralmente porque o jovem encontra no amigo alguma qualidade que considera desejvel mas que ele mesmo no possui, ou que potencialmente tem mas reprime. Pereira, 2005, pg.103

Familia
Quando crianas idealizam os pais como modelos a serem seguidos. Na adolescncia comeam questionamentos e a figura de pais perfeitos se acaba. Lutos: 1. Perda do corpo infantil: ansiedade frente as transformaes corporais, as quais exigem dele uma reformulao de seus mundos interno e externo.

2. Perda dos pais da infncia: crticas e questionamentos e a busca por figuras de identificao fora do mbito familiar. Fase caracterizada pela dependncia x independncia do jovem em relao aos pais. 3. Perda da identidade e do papel scio-familiar infantil: o adolescente, no sendo mais criana e no sendo ainda um adulto, tem dificuldades em se definir nas diversas situaes de sua cultura. A maior ou menor elaborao desses lutos levar ao estabelecimento ou no de pontos de fixao e posteriores regresses aos mesmos, com consequente maior ou menor predisposio sade ou doena mental. Eizirik e cols. 2001 Uma vez tendo o jovem atenuado a rigidez superegica da infncia, superando proibies infantis em relao a masturbao, jogos sexuais e explorao do prprio corpo, tambm na medida que se sente mais seguro em relao a sua identidade masculina, inicia-se a aproximao com o sexo oposto. Eizirik, 2001. As primeira aproximaes em relao s meninas tm o objetivo narcisita de reforo de auto-estima e do sentimento de masculinidade e experimentaes para o conhecimento do prprio corpo. Eizirik, 2001. Sentindo-se mais potente e podendo tolerar a aproximao feminina, e, ao mesmo tempo, necessitando dessa aproximao afim de poder projetar os seus aspectos femininos, o adolescente se surpreende com o sentimento novo de desejo, amor por uma mulher. Eizirik, 2001. Para o adolescente fundamental que ele possa contar com o refgio ao qual possa recorrer aps suas incurses exploratrias no mundo extrafamiliar. (Mahler, 1979) Segundo Buhrmester e Furman (1990), medida que os adolescentes comeam a se separar de suas famlias e passar mais tempo com os colegas, eles tm menos necessidade de obter gratificao emocional atravs dos irmos. Maakaroun, Souza e Cruz (1991) sinalizam alguns critrios para o convvio familiar saudvel: adaptao - utilizao de recursos disponveis para resolver as crises; participao - compartilhamento de problemas e solues; garantir a individualizao e independizao no processo de crescimento; dispor do carinho, afeto, preocupao e liberdade para expressar as distintas emoes; compartilhando o tempo e recursos entre cada membro da famlia.

Relaes Afetivas
Nos relacionamento afetivo, os adolescentes evoluem em um ciclo que oscila entre a paixo e o luto. Apaixonam-se, pois o novo objeto, no incio um representante muito prximo dos objetos originais (pai e me), idealizado. Entretanto, a seguir desidealizado, sendo vivido novo luto. Essa sucesso de paixes e lutos permitem ao indivduo elaborar progressivamente o luto maior em decorrncia da renncia dos pais de infncia.

A famlia, o mundo adulto, os adolescentes e o isolamento, so os ambientes que o adolescente circula servem como refgios psquicos, ordem para a confuso, e evitao do sentimento de abando e solido. (Meltzer) At hoje, o estudo da adolescncia centralizou-se somente no adolescente. Este enfoque estar sempre incompleto enquanto no se levar em conta o outro lado do problema: a ambivalncia e a resistncia dos pais em aceitar o processo de crescimento. Aberastury, 1981

Pontos de Passagem
Os ritos de passagem so cerimnias e rituais que ocorrem nos pontos de transio, onde h intensa mudana de uma condio a outra na vida de um indivduo ou grupo social. Eizirik e cols. 2001. Ameniza a angstia e a dor do luto pela situao anterior e adapta nova situao. Estgios dos ritos de passagem, segundo Van Gennep (Eizirik, 2001): Separao quando o indivduo privado ou afastado de suas funes normais por meio de diferentes costumes por um perodo de tempo em que se d a transio; Incorporao quando o indivduo trazido de volta para o convvio social agora assumindo o seu novo status social.

Identidade Sexual
Fatores que influenciam a formao Biologia; Aprendizagem; Meio social; Vivncias infantis.

Estgios da Formao da Identidade No-Heterossexual de Richard Troiden 1 Sensibilizao, sentir-se diferentes em experincias durante a segunda infncia Uma bola atirada em mim era como se fosse uma bomba. 2 Auto reconhecimento; confuso de identidade: atrao por membros do mesmo sexo na puberdade Sou homossexual? 3 Assumindo a identidade mas no totalmente aceita voc se enxerga como homossexual agora, mas no tem certeza em relao ao futuro. 4 Compromisso, integrao da identidade: adota a homossexualidade como um modo de vida Sou homossexual!

Identidade
Segundo Erikson (1950), a busca pela identidade um processo saudvel calcado nas realizaes dos estgios anteriores e no um tipo de enfermidade de maturao (PAPALIA, 2000). A PERSONALIDADE RESULTA DA INTERAO CONTNUA DE TRS DIMENSES: BIOLGICA SOCIAL INDIVIDUAL

Trip da Neurose: Raiva Medo Culpa Perverso ausncia desse trip. Criamos as crianas sem investimento libidinal suficiente para que ela se torne neurtica. Isso se d quando a criana sente medo e ns tiramos o medo dela quebrando os mitos e as razes de ter o medo que uma proteo que usamos. Quando sente raiva, eliminamos a raiva dando algo em troca para que a raiva cesse. Quando sente culpa a me entra em culpa e acaba cessando isso na criana. Os pais atuais no do limites aos filhos pelo medo de perd-los e sentir culpa.

Вам также может понравиться