Вы находитесь на странице: 1из 8

O ESTUDO DO LUGAR COMO POSSIBILIDADE PARA SE COMPREENDER O MUNDO: A VISO DOS EDUCANDOS DO 5 E 6 ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE O LUGAR

ARELI DA SILVA ANDRADE


Prefeitura Municipal de Gravat/Secretaria de Educao/silvaareli@hotmail.com

ALLAN RODRIGUES DE SIQUEIRA


Licenciado em Geografia/allansiqueira@hotmail.com

CLLIO CRISTIANO DOS SANTOS


Universidade de Pernambuco/clegeo2@yahoo.com.br

RESUMO Este trabalho reflete sobre a importncia do emprego do conceito geogrfico de lugar no 5e 6 ano do ensino fundamental como ferramenta para se iniciar a leitura do mundo. Devido ao fato da Geografia ser uma cincia que vem sendo solicitada para explicar os fatos que ocorrem tanto em nvel local quanto global, necessrio que os educandos aprendam a ler os acontecimentos que ocorrem em sua volta. Esse fato nos leva a analisar se os educandos conseguem realizar uma leitura acerca do mundo. Conclumos que eles possuem dificuldade na leitura do mundo, pois no conseguem ler seu prprio espao. Diante dessa problemtica temos como objetivo demonstrar que este fato pode ser superado a partir do estudo do conceito de lugar, visando o desenvolvimento da aprendizagem da leitura do seu cotidiano e consequentemente do mundo. Para alcanar nosso objetivo foi realizada uma pesquisa onde verificamos o entendimento dos educandos acerca do conceito de lugar. Foi analisado que a partir do estudo do lugar, partindo do seu cotidiano, o educando pode iniciar sua leitura do mundo. Tambm foi visto que os conhecimentos prvios do educando contribui para a construo de uma aprendizagem significativa que o ajude na leitura do mundo. Palavras-chave: Ensino, Lugar, Alfabetizao Geogrfica, Aprendizagem Significativa. ABSTRACT

This paper reflects on the importance of using the geographical concept of place on the 5th and 6th year of primary education as a tool to start reading the world. Because geography is a science that has been requested to explain the events that occur both locally and globally, it is necessary that students learn to read the events that occur around you. This fact leads us to examine whether the students can do some reading about the world. We conclude that they have difficulty in reading the world, because they can not read your own space. Given this issue we aim to demonstrate that this fact can be overcome by studying the concept of place, aiming at the development of learning to read your daily life and consequently the world. To achieve our goal we conducted a survey which found the students' understanding about the concept of place. It was considered that from the study of the place, from your daily routine, the student can start your reading of the world. It was also seen that the prior knowledge of the student contributes to building a meaningful learning that will help in reading the world.
Keywords: Teaching, Location, Geographic Reasoning, Meaningful Learning.

INTRODUO

A Geografia exerce um importante papel na vida dos indivduos, pois atravs dela possvel compreender fatos e fenmenos que ocorrem no espao geogrfico. Compreender o mundo em que vivemos leva-nos ao exerccio da cidadania. Contudo, para que possamos compreender o mundo atual necessrio realizarmos a leitura dele.

Ler o mundo ler o espao geogrfico, o espao vivido pelo ser humano, onde realizamos nossas atividades, compreender que as paisagens que vemos so o resultado da vida em sociedade do ser humano na busca pela sobrevivncia. O estudo do lugar levar o educando a compreender o seu espao, a analisar como este se comporta e se relaciona com o global. Compreender o seu espao o primeiro passo para se iniciar a leitura do mundo.

A IMPORTNCIA DO ENSINO DE GEOGRAFIA

A reflexo sobre a realidade dos povos uma caracterstica importante do ensino de Geografia, pois essa reflexo possibilita o educando a pensar de maneira crtica sobre o seu espao, observando e analisado as transformaes que nele ocorrem, para poder intervir de maneira consciente. Com a globalizao, o mundo passa a vivenciar novos conflitos e inquietaes, pois esta unificou o mundo atravs do capital. Neste momento percebe-se a importncia do ensino de Geografia, pois atravs dela possvel compreender as transformaes que esto ocorrendo a nossa volta. Sobre a importncia de se ensinar Geografia, Cavalcanti (2003) nos diz que a Geografia tem a finalidade de ajudar a formar um raciocnio geogrfico e concepes mais estruturadas sobre o espao, fazendo com que o educando pense sobre os fatos de forma crtica, e compreendam sua participao na vida em sociedade. Oliveira (1998) tambm ver que o ensino de Geografia deve proporcionar ao educando a capacidade de interpretar, analisar e pensar a realidade sabendo que esta passvel de transformao. Diante do exposto possvel notar que para os autores, uma das funes do ensino de Geografia justamente a de levar o educando a pensar sobre seu espao. Contudo, para que isso ocorra necessrio que os educandos possuam um raciocnio geogrfico que os possibilite fazer a leitura do seu espao. Para ajudar na formao desse raciocnio, Foucher (2003, p. 21-23), aponta duas perguntas: aonde e por que ai?. Essas perguntas possibilitaro o educando a ir alm da localizao geogrfica, despertando o interesse de se saber por que isso ou aquilo ocorreu em um determinado lugar. A Cartografia associada s perguntas aonde? E por que ai nesse lugar?, ajuda o educando a localizar os acontecimentos e fazer relaes entre eles, contribuindo assim para a formao de um raciocnio geogrfico e formao do cidado. Outra pergunta desta vez apresentada por Cavalcanti (2002, p.14), : como esse lugar?. Essas trs perguntas reunidas

ajudam a estimular o pensamento crtico do educando levando-o a realizar uma leitura da realidade. Sobre a leitura da realidade, atualmente o ensino de Geografia tem dado nfase para se trabalhar com os conhecimentos prvios dos educandos como pode ser visto em Straforini (2001), Cavalcanti (2002) e Callai (2005). As experincias dos educandos podem e devem ser trabalhados em sala de aula, levando o educando a pensar sobre sua realidade, seu espao, sobre as transformaes que ocorrem no seu lugar.

ALFABETIZAO GEOGRFICA E APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA

No universo acadmico existem vrios trabalhos que mostram a importncia da alfabetizao geogrfica nas sries iniciais, como por exemplo: Callai (2005) e Straforini (2001). Nesses trabalhos discutida a possibilidade dos educandos aprenderem a Geografia nas sries iniciais a partir da leitura do mundo, do seu cotidiano. Toda criana ao ingressar na escola para aprender a ler, j traz consigo uma experincia com o mundo a sua volta, essas experincias so os conhecimentos prvios que devem ser utilizados pelo educador para que a aprendizagem seja significativa para o educando. Segundo a teoria da aprendizagem significativa de Ausubel, Pelizzari et al (2002), diz que os conhecimentos prvios dos educandos devem ser valorizados para que a aprendizagem se torne eficaz e significativa para eles.

A aprendizagem muito mais significativa medida que o novo contedo incorporado s estruturas de conhecimento de um aluno e adquire significado para ele a partir da relao com seu conhecimento prvio. Ao contrrio, ela se torna mecnica ou repetitiva, uma vez que se produziu menos essa incorporao e atribuio de significado, e o novo contedo passa a ser armazenado isoladamente ou por meio de associaes arbitrrias na estrutura cognitiva. (PELIZZARI et al, 2002, p. 38). A construo da aprendizagem significativa depender da ligao dos conhecimentos do aluno (conhecimento prvio) com os conhecimentos novos (conhecimento aprendido na escola). A partir do desenvolvimento de uma aprendizagem significativa a alfabetizao geogrfica pode se tornar mais eficaz, pois levar em considerao os conhecimentos que os educandos trazem consigo, desse modo a leitura do mundo ter incio a partir do mundo conhecido por eles.

Para se conseguir ler o espao necessrio que tambm haja uma alfabetizao cartogrfica, ou seja, alm das letras, das palavras, dos nmeros, os educandos precisam aprender a ler a linguagem cartogrfica, pois ela a base para o ensino e aprendizagem da Geografia. O processo de alfabetizao atravs da linguagem cartogrfica faz com que o ensino de Geografia se torne mais significativo, pois cria condies para que as crianas faam a leitura do mundo a partir de suas representaes. Da a necessidade de que essa alfabetizao cartogrfica ocorra no incio da escolaridade. Mas quando no ocorrer, cabe aos educadores das sries posteriores que fiquem atentos a isso e identifiquem o problema para tentarem preencher a lacuna existente.

O ESTUDO DO LUGAR

Um importante conceito para se iniciar a leitura do mundo o de lugar. Mas o que o lugar? O lugar antes de tudo uma frao do espao. Para a Geografia humanstica o lugar o espao que nos familiar, o nosso espao vivido, porque no cotidiano da prpria vivncia que as coisas vo acontecendo e, assim, configurando o espao, dando feio ao lugar (CALLAI, 2005, p.235). Muitos livros didticos utilizam essa abordagem para iniciar o estudo do lugar, visto que ela a que mais se aproxima da realidade do educando. No entanto os educandos no podem ficar limitados apenas ao lugar que lhes familiar, eles precisam compreender que o seu lugar faz parte de um todo, que ele est interligado com outros lugares. O lugar no pode ser visto de forma isolada, por isso necessrio que o estudo avance para uma concepo histrico-dialtica1 onde os problemas, os fatos ocorridos sejam analisados de forma local e global, de maneira que os educandos possam ver o seu lugar no mundo, pois no lugar onde ocorrem transformaes geradas por estmulos internos e externos que ditam a vida das pessoas que o habitam. Atravs do estudo do lugar os educandos devem compreender que o que se passa em um lugar depende da totalidade de lugares que constroem o espao (SANTOS, 1986, p.122). No atual estgio de desenvolvimento tecnolgico, de economias interligadas, de globalizao, no cabe mais estudar os lugares de forma isolada. Para os educandos realizarem a leitura do mundo necessrio que eles conheam o seu lugar, com suas necessidades, sua administrao, suas reas de lazer. Ao estudar o lugar o

Nessa concepo o lugar deve ser estudado levando em considerao que ele est inserido em um mundo globalizado

educando estar se apropriando de sua histria, estar entendendo os processos que contriburam para a formao do seu lugar. Segundo Pontuschka, 1999 (apud STRAFORINI 2001, p.48), o lugar vivido pelo educando deve ser o ponto de partida para se estudar o mundo, pois o estudo pode passear do local para o global e ao retornar ao local vim carregado de novas informaes.

METODOLOGIA

O estudo foi realizado na Escola Municipal Professor Mrio Matos, no municpio de Garanhuns. A pesquisa foi realiza no ano de 2008, no ms de outubro. Participaram desta pesquisa quarenta (40) educandos, sendo dez (10) do 5 ano A e B, e dez (10) do 6 ano A e C. Visando alcanar o objetivo proposto, e assim confirmar ou no a nossa hiptese de que os educandos possuem dificuldades para realizar a leitura do mundo em que vivem, realizamos uma pesquisa a partir de uma anlise direta, onde atravs de entrevistas e questionrios buscamos respostas sobre como os educandos compreendem o conceito de lugar. Os educandos envolvidos na pesquisa foram divididos em dois grupos, sendo o primeiro grupo formado por educandos do 5 ano A e B, e o segundo por educandos do 6 ano A e C. A Escola campo de pesquisa possui duas turmas do 6 ano com 36 educandos cada, e trs turmas do 6 ano, sendo as turmas A e B composta de 34 educandos e a turma C por 35 educandos. Devido ao fato da 5 srie A ser muito semelhante com a 5 srie B em relao faixa etria, foi prefervel trabalhar com as turmas A e C, pois diferentemente da B, a turma C possui um nmero considervel de educandos fora da faixa etria. Foram aplicados questionrios com o objetivo de apreender como os educandos compreendiam o conceito de lugar. Tambm foi realizado cinco encontros para obtermos todas as informaes necessrias para esta pesquisa, cujo resultado est aqui presentes.

A VISO DOS EDUCANDOS SOBRE O LUGAR

Diante do que foi exposto na primeira parte deste trabalho, possvel verificar que o estudo do lugar pode ajudar o educando a iniciar a leitura do mundo e quando esse estudo feito a partir dos conhecimentos prvios dos educandos ele se torna mais significativo por isso, com o objetivo de verificar a viso do educando sobre o lugar foi realizada uma pesquisa com educandos do 5 ano A e B e 6 ano A e C do ensino fundamental de uma escola pblica situada no espao urbano do municpio de Garanhuns, PE no ano de 2008.

Para sabermos qual era o entendimento dos educandos sobre o lugar, foi solicitado que respondessem um questionrio que tinha como objetivo verificar como eles compreendiam o conceito de lugar. importante ressaltar que esta pesquisa foi por amostragem, entretanto no foi dado nfase aos procedimentos estatsticos e os resultados devem ser vistos como guia para uma reflexo da situao que foi apresentada. Na pesquisa realizada com os educandos do 5 ano foi solicitado que eles respondessem ao questionrio destinado a sabermos qual era o entendimento deles sobre o lugar onde vivem. A maioria dos educandos tentou descrever o municpio de Garanhuns apontando apenas seus pontos tursticos, outros procuraram descrever o lugar fornecendo pontos de referncia de suas casas. Ao serem indagados sobre que lugares de Garanhuns eles conheciam, os educandos citaram respectivamente: Relgio das Flores, Parque Euclides Dourado e o Cinema, no entanto, os educandos apresentaram dificuldades em apontar um ponto de referncia e ensinar um caminho para chegarmos nesses lugares. Provavelmente essa dificuldade se deu devido ao fato dos educandos residirem longe dos lugares referidos, o que faz com que eles no os frequentem com assiduidade. E um fato que pode ter contribudo para que esses lugares fossem bastante citados, pode ser devido frequncia com que eles aparecem na mdia, j que so pontos tursticos da cidade. Em relao ao entendimento de lugar, dos educandos do 6 ano muitos apresentaram dificuldades, alguns chegaram a declarar que no sabiam, outros entendem o lugar como sendo um ponto de localizao no espao. Contudo a maioria explicou o lugar aproximando-se com a perspectiva da Geografia humanstica2, pois percebemos que o educando mesmo de forma precria, faz referncia ao seu espao vivido. Talvez pela experincia que j possuem com o seu lugar. De forma geral eles associaram o lugar ao seu bairro e o caracterizaram como sendo calmo, feliz, bonito, e com paisagens (arborizado), alm de declararem gostar do lugar onde vivem. Os educandos no conseguiram explicar os fatores externos e internos que do tais caractersticas ao bairro que o seu lugar. Os educandos tambm no souberam traar um

Sobre o lugar, Cavalcanti (2004, p.89-90), nos apresenta trs perspectivas que atualmente tm sido o foco das discusses terico-metodolgicas. A primeira a viso humanstica, onde o lugar o nosso espao vivido, experinciado. A segunda a concepo histrico-dialtica, onde o lugar considerado no contexto do processo da globalizao, nesse sentido o lugar sofreria os impactos providos pela globalizao. O lugar no est s no espao, os seus problemas devem ser analisados em uma escala global. A terceira perspectiva coloca em questo a noo de totalidade, pois o lugar visto pela tica do pensamento ps-moderno, ou seja, o lugar no explicado pela sua relao com o global, com a totalidade.

percurso para chegarem aos lugares por eles referidos, como tambm no souberam apontar diferenas existentes entre o bairro que eles residem e o centro de Garanhuns, pois no possuem concepo das funes especficas de ambos os lugares. Tanto os educandos do 5 ano como os do 6 ano, apresentaram dificuldades para explicar o conceito de lugar e usa-lo para realizar a leitura no seu espao de vivncia e do mundo. Embora esse conceito j tivesse sido estudado, muitos educandos agiram como se nunca tivessem tido contato com o conceito de lugar, este fato demostra que a aprendizagem dos educandos no foi internalizada e nem significativa. Na teoria da aprendizagem significativa, Pelizzari et al, diz que Ausubel apresenta uma aprendizagem [...] que conduza o aluno a imaginar-se como parte integrante desse novo conhecimento atravs de elos, de termos familiares a ele. (2002, p. 41). O elo entre o novo conhecimento e velho torna-o mais prximo, aproveitvel e significativo para o educando, pois ele ir entender melhor sua realidade e refletir sobre ela. No caso dos educandos do 5 e 6 ano, eles demostraram no conhecer seu prprio lugar de vivncia, possivelmente o conceito de lugar foi trabalhado como algo muito distante da realidade deles, logo pouco aproveitvel e significativo.

CONCLUSO

A Geografia pode despertar o interesse no educando de desejar compreender o lugar onde ele vive, pois muitos assuntos abordados pela cincia geogrfica fazem parte do dia-a-dia das pessoas, e foi partindo desta premissa que desenvolvemos este trabalho para analisarmos como os alunos realizam a leitura do mundo utilizando o conceito de lugar. Atravs deste estudo, foi possvel constatar que realmente os educandos possuem certa dificuldade em analisar o mundo onde eles vivem, mesmo que essa anlise seja feita de um ambiente mais prximo a eles. Percebemos que esse fato se d na maioria das vezes porque os educandos no conseguem formar um raciocnio geogrfico e nem possuem uma aprendizagem que os possibilite relacionar os contedos vistos em sala de aula com os fatos que ocorrem no seu lugar de vivncia, como tambm no conseguem identificar a relao entre o seu lugar e outros lugares. De fato comprovamos que o conceito de lugar essencial para se iniciar a leitura do mundo, pois a maioria dos educandos relacionou este conceito com a perspectiva da Geografia humanstica, mas infelizmente no conseguiram ampliar esse entendimento para uma concepo histrico-dialtica, ou seja, no relacionaram seu espao vivido com o global. Vimos tambm

que a teoria da aprendizagem significativa pode contribuir para o desenvolvimento da leitura do mundo por parte dos educandos. Confirmamos nossa hiptese de que os educandos possuem dificuldades em realizar a leitura do mundo, logo no conseguem ler o mundo e nem os espaos a sua volta. Diante do exposto esperamos que este trabalho possa contribuir para a melhoria do ensino de Geografia e para a construo de novos trabalhos visto que a geografia uma cincia dinmica e como tal, precisa ser vista e revista diariamente. REFERNCIA BIBLIOGRFICA CALLAI, H. C. O estudo do lugar como possibilidade de construo da identidade e pertencimento. Disponvel em: <http://www.ces.uc.pt/lab2004/pdfs/HelenaCallai.pdf>. Acessadoem 03/04/08. As 9:35h CALLAI, H. C. Aprendendo a ler o mundo: a geografia nos anos iniciais do ensino fundamental. Cad. Cedes, Campinas, vol.25, n.66, p.227-247, maio/ago. 2005. Disponvel em: <http://www.cedes.unicamp.br>. Acessado em03/04/08. As 9:00h. CAVALCANTI, L. S. Geografia e prticas de ensino. Goinia: Alternativa, 2002. p 11-27. CAVALCANTI, L. S. Geografia escolar e construo de conhecimentos. 5 ed. So Paulo: Papirus, 2003. 191p. FOUCHER, M. Lecionar Geografia Apesar de Tudo. In. VESRNTINI. J. W. (org). Geografia e Ensino: Textos crticos. 7 Ed. Campinas, SP: Papirus, 2003. P.13-29 OLIVEIRA, A. U. Educao e Ensino de Geografia na Realidade Brasileira. In: OLIVEIRA, A. U. (org). Para onde vai o Ensino e Geografia? 6 Ed. So Paulo: Contexto 1998. p. 135-144. PELIZZARI, A. KRIEGL, M. L. BARON, M. P. FINK, N. T. L. DOROCINSKI, S. I. Teoria da Aprendizagem Significativa Segundo Ausubel. Rev. PEC, Curitiba, v.2, n.1, p.37-42, jul. 2001-jul. 2002. Disponvel em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br>. Acessado em: 06/04/2012. As 15:00 h. SANTOS, M. Por Uma Geografia Nova. 3 Ed. So Paulo: Hucitec, 1986. STRAFORINI, R. Ensinar geografia nas series iniciais: o desafio da totalidade mundo. Dissertao de mestrado. Campinas: Universidade Estadual de Campinas, 2001. 155p.

Вам также может понравиться