Вы находитесь на странице: 1из 3

Exerccio 1: (UFF 2009) bito do autor Algum tempo hesitei se devia abrir estas memrias pelo princpio ou pelo

fim, isto , se poria em primeiro lugar o meu nascimento ou a minha morte. Suposto o uso vulgar seja comear pelo nascimento, duas consideraes me levaram a adotar diferente mtodo: a primeira que eu no sou propriamente um autor defunto, mas um defunto autor, para quem a campa foi outro bero; a segunda que o escrito ficaria assim mais galante e mais novo. Moiss, que tambm contou a sua morte, no a ps no intrito, mas no cabo: diferena radical entre este livro e o Pentateuco. (Machado de Assis. Memrias pstumas de Brs Cubas.)

Assinale a afirmativa que no corresponde ao texto de Machado de Assis.

A) Este narrador em primeira pessoa uma alternativa ao narrador intimista tradicional, que tem seu ponto de vista absolutamente limitado pelas circunstncias e pelo que o narrador-personagem pode conhecer a partir delas. B) Este narrador em primeira pessoa uma alternativa ao narrador onisciente, tradicional do Realismo. C) Memrias pstumas de Brs Cubas foi publicado depois que Machado de Assis morreu, razo pela qual Machado declara que no propriamente um autor defunto, mas um defunto autor, para quem a campa foi outro bero. D) A hesitao expressa pelo narrador (pr em primeiro lugar seu nascimento ou sua morte) no faz parte do repertrio tradicional de autores realistas ou naturalistas. E) O narrador declara que um defunto autor, para quem o tmulo foi um outro bero porque somente depois de morto ele resolveu produzir a narrativa que o vai transformar em autor. 1. (Fuvest/GV) O Romance Memrias Pstumas de Brs Cubas publicou-se num momento significativo da Literatura Brasileira, tanto para a carreira de Machado de Assis, como para o desenvolvimento da prosa no Brasil. Tornou-se um divisor de guas entre: a prosa romntica e a realista-naturalista. o romantismo e o cientificismo literrio. os remanescentes clssicos e a necessidade de modernizao. o esprito conservador e o esprito revolucionrio. a prosa finissecular e a imposio renovadora da poca.

(Fuvest) - Texto para a questo 2: "Algum tempo hesitei se devia abrir estas memrias pelo princpio ou pelo fim, isto , se poria em primeiro lugar o meu nascimento ou a minha morte. Suposto o uso vulgar seja comear pelo nascimento, duas consideraes me levaram a adotar diferente mtodo: a primeira que eu no sou propriamente um autor defunto, mas um defunto autor, para quem a campa foi outro bero; a segunda que o escrito ficaria assim mais galante e mais novo." (Machado de Assis, Memrias pstumas de Brs Cubas). 2. Considerando-se este fragmento no contexto da obra a que pertence, correto afirmar que, nele, O discurso argumentativo, de tipo racional e lgico, apresenta afirmaes que ultrapassam a razo e o senso comum. A combinao de hesitaes e autocrtica j caracteriza o tom de arrependimento com que o defunto autor relatar sua vida improdutiva. As hesitaes e dvidas revelam a presena de um narrador inseguro, que teme assumir a conduo da narrativa e a autoridade sobre os fatos narrados. As preocupaes com questes de mtodo e as reflexes de ordem moral mostram um narrador alheio s meras questes literrias, tais como estilo e originalidade. As consideraes sobre o mtodo e sobre a lgica da narrao configuram o modo caracterstico de se iniciar o romance no Realismo.

(Fuvest 2000) Texto para a questo 3: "(...) e tudo ficou sob a guarda de Dona Plcida, suposta, e, a certos respeitos, verdadeira dona da casa. Custou-lhe muito a aceitar a casa; farejara a inteno, e doa-lhe o ofcio; mas afinal cedeu. Creio que chorava, a princpio: tinha nojo de si mesma. Ao menos, certo que no levantou os olhos para mim durante os primeiros dois meses; falava-me com eles baixos, sria, carrancuda, s vezes triste. Eu queria angari-la, e no me dava por ofendido, tratava-a com carinho e respeito; forcejava por obter-lhe a benevolncia, depois a confiana. Quando obtive a confiana, imaginei uma histria pattica dos meus amores com Virglia, um caso anterior ao casamento, a resistncia do pai, a dureza do marido, e no sei que outros toques de novela. Dona Plcida no rejeitou uma s pgina da novela; aceitou-as todas. Era uma necessidade da conscincia. Ao cabo de seis meses quem nos visse a todos trs juntos diria que Dona Plcida era minha sogra. No fui ingrato; . fiz-lhe um peclio de cinco contos, - os cinco contos achados em Botafogo, - como um po para a velhice. Dona Plcida agradeceu-me com lgrimas nos olhos, e nunca mais deixou de rezar por mim, todas as noites, diante de uma imagem da Virgem, que tinha no quarto. Foi assim que lhe acabou o nojo." (Machado de Assis, Memrias pstumas de Brs Cubas)

3. Considerado no contexto da obra a que pertence, este excerto revela que: a dominao dos proprietrios era abrandada por sua moralidade crist, que os inclinava caridade e benevolncia desinteressada. a dependncia da proteo dos ricos podia forar os pobres a transigir com seus prprios princpios morais. os brancos, mesmo quando pobres, na sociedade escravista do Imprio, demonstravam averso ao trabalho, por consider-lo prprio de escravos. os senhores mais re. nados, mesmo numa sociedade escravista, davam preferncia a criados brancos, mas, dada a escassez destes, eram obrigados a grandes concesses para conserv-los. os agregados, de que Dona Plcida exemplo tpico, consideravam- se membros da famlia proprietria e, por isso, tornavam- se indolentes, resistindo a aceitar os empregos que lhes eram oferecidos.

(Fuvest) Texto para a questo 4: "Este ltimo captulo todo de negativas. No alcancei a celebridade do emplasto, no fui ministro, no fui califa, no conheci o casamento. Verdade que, ao lado dessas faltas, coubeme a boa fortuna de no comprar o po com o suor do meu rosto. Mais; no padeci a morte de Dona Plcida, nem a semidemncia do Quincas Borba. Somadas umas coisas e outras, qualquer pessoa imaginar que no houve mngua nem sobra, e, conseguintemente que sa quite com a vida. E imaginar mal; porque ao chegar a este outro lado do mistrio, achei-me com um pequeno saldo, que a derradeira negativa deste captulo de negativas: - No tive filhos, no transmiti a nenhuma criatura o legado da nossa misria." (Machado de Assis, Memrias pstumas de Brs Cubas)

4. O texto evidencia, com clareza, pelo menos uma das caractersticas principais de Machado de Assis: o pessimismo ingnuo dos escritores realistas e naturalistas do sculo XIX. a linguagem rebuscada, de tal modo ambgua, que quase prejudica a compreenso do sentido. um pessimismo irnico, disfarado sob a aparncia de conformidade indiferente. o gosto pela frase lapidar, carregada de expresses inusitadas. a capacidade de sintetizar, em apenas um pargrafo, todo o enredo do romance.

Вам также может понравиться