Вы находитесь на странице: 1из 7

INTRODUO TERICA

A qumica analtica um ramo da qumica, que consiste num conjunto de tcnicas e mtodos que tm como objectivo determinar a composio qumica quantitativa e qualitativa de um determinada amostra de matria. Este um ramo muito importante no nosso quotidiano, visto que a qumica analtica que nos informa sobre os constituintes dos produtos que consumimos diariamente, bem como a quantidade que eles apresentam, concluindo assim se os produtos podem ou no ser consumidos sem o risco do consumidor ficar doente. Estes resultados vm, geralmente, expressos nos rtulos das embalagens. Visto o grau de importncia da qumica analtica nas nossas vidas, necessrio ter em conta passos fundamentais, num processo analtico comum: 1 - Recolha da amostra 2 - Preparao da amostra, para posterior anlise 3 - Determinao da incerteza e do grau de confiana dos resultados Existem dois tipos de qumica analtica: Qumica analtica quantitativa Qumica analtica qualitativa O tipo de qumica analtica que utilizmos no nosso trabalho experimental foi a qumica analtica qualitativa. A qumica analtica qualitativa, tem como objectivo dar resposta questo o que ?, o que implica o reconhecimento das espcies constituintes da amostra a analisar. A amostra sujeita a determinados tratamentos antes de ser analisada, a fim de se apresentar na forma em que a sua anlise se torne mais simples. Estas anlises diferem consoante o tipo de matria de que constituda a amostra. Se a amostra for constituda por matria orgnica, pode fazerse uma anlise elemental (consiste na identificao dos principais elementos qumicos constituintes) e uma identificao de compostos simples, numa amostra complexa. No caso da amostra ser constituda por materiais inorgnicos, a anlise j feita de outra forma. Isto porque os tratamentos prvios a que se sujeita a amostra podem conduzir formao de ies em soluo, identificando-os de seguida. Esta identificao tem por base alteraes nas propriedades indi viduais de cada io (cor, libertao de gases, etc.) Existem dois mtodos de anlise qumica qualitativa. Eles so: Mtodos fsicos baseiam-se na relao entre a composio qumica de uma substncia e as suas propriedades fsicas.

Exemplos: a cromatografia, a anlise fosforescncia e a anlise espectral.

por

fluorescncia

Mtodos qumicos transformam o elemento ou o io a identificar, num composto que possui caractersticas que no permitem o erro na identificao da partcula em anlise. podem ser efectuados

Estes mtodos de anlise qumica qualitativa atravs de :

Ensaios por via seca Ensaios por via hmida Classificao de caties Classificao de anies

Os ensaios por via seca, necessitam que o material em estudo, bem como os reagentes se encontrem no estado slido. Para realizar este tipo de ensaios tambm necessrio que a reaco se realize por aquecimento a alta temperatura. Um exemplo de ensaios por via seca o ensaio de chama, que se baseia numa propriedade caracterstica que os compostos metlicos apresentam. Assim quando expostos chama do Bico de Bunsen, os compostos metlicos, conferem chama a cor caracterstica do catio presente na amostra. Os ensaios por via hmida so os mais vulgares e tm por base as reaces entre cidos, bases e sais em soluo aquosa identificando assim o os ies presentes na amostra. O resultado de uma reaco por via hmida avaliado pelas caractersticas da substncia formada: gs (incolor ou no), precipitado (fase slida num meio lquido) ou substncia solvel. A classificao analtica dos caties tem por base a diferena de solubilidade dos seus cloretos, sulfuretos, hidrxidos e carbonatos. A classificao mais comum a classificao que associa os elementos referidos , em grupos. A identificao de anies recorre a uma classificao baseada nas reaces dos diferentes anies com solues aquosas de nitrato da prata e de cloreto de brio. Quando utilizada esta classificao, os principais anies aparecem associados em quatro grupos (grupo sulfato, grupo carbonato, grupo cloreto, grupo nitrato) A identificao dos ies de uma amostra pode ser feita de uma forma sistemtica ou fraccionria.

No caso, de misturas, uns constituintes podem inferir na identificao dos outros, marcando os resultados. Nesta situao recorre-se a uma anlise sistemtica, isto , uma anlise feita segundo uma sucesso ordenada de reaces de identificao dos constituintes. Esta sucesso, que se chama marcha sistemtica de anlise, construda de forma que cada constituinte s comea a ser identificado depois de terem sido identificados e eliminados da soluo todas as outras espcies que interferem na sua identificao, isto , que reagem com o reagente utilizado. Na anlise sistemtica, os ies da mistura separam-se em grupos de acordo com reaces tpicas com determinados reagentes, chamados reagentes gerais. No nosso trabalho experimental procedemos identificao de alguns ies ( NH4 + , K + , PO43- , NO3- ) e compostos presentes num adubo comercial (Substral). Os adubos podem ser classificados quanto ao nmero de fertilizantes que o constituem e quanto sua origem. Classificando um adubo quanto ao nmero de fertilizantes que o constituem, deve-se considerar que: O adubo simples, se contem apenas um dos elementos principais (N, K, P) O adubo composto, se contem dois ou trs elementos principais (NPK, NK, PK, NP). Exemplo: Substral

Se se classificar um adubo quanto sua origem, podemos classific-lo como: Adubo orgnico provm da transformao de detritos vegetais e animais. Contm, S, Mg, Ca, Na e a maioria dos micronutrientes, para alm de N, P, K. logo, so adubos compostos. Adubo mineral provm de rochas eruptivas (basalto), sedimentares e salinas. Resulta ainda de snteses ou transformaes industriais.

Na identificao do catio amnio, utilizam-se bases fortes, pois este vai libertar amonaco, como demonstra a equao: NH4 + (aq) + OH - (aq) NH3 (g) + H2 O (l) O amonaco libertado pode ser identificado por uma das seguintes reaces: Mudana de cor do papel vermelho de tornesol Observao dos fumos brancos, ao aproximar uma vareta molhada em HCl concentrado.

HCl (g) + NH3 (g)

NH4 Cl (s)

Na identificao do io K+, necessrio eliminar o NH4 + (quando existem em simultneo) porque este pode causar interferncias na pesquisa. Para identificar o io K+, adiciona-se-lhe cido tartrico (H2C 4 H4 O6). Se se formar um precipitado porque existe K+. A equao desta reaco : K+ (aq) + H2 C4 H4 O6 (aq) KHC4 H4 O6 (s) + H + (aq)

Para a identificao do io PO43-, fazem-se vrias reaces traduzidas pelas equaes: 3 Ag + (aq) + PO43- (aq) PO4 3- (aq) + 2 H3 O+ (aq) Ag + (aq) + 2 NH3 (aq) 3 Ba2+ (aq) + 2 PO43- (aq) Mg2+ (aq) + PO43- (aq) + NH4+ (aq) Ag3PO4 (s) H2 PO4- (aq) + 2 H2 O [Ag(NH3)2] + (aq) Ba3(PO4)2 (s) MgNH4 PO4 (s)

Na identificao do io NO3-, reduzimos este io a nitrito e posteriormente a NH3. As equaes que traduzem a reduo a nitrito so: NO3- (aq) + Zn (s9 + 2 H+ (aq) 2NO2- (aq) + 2I - (aq) + 4 H+ (aq) NO2- (aq) + Zn2+ (aq) + H2 O (l) I2 (s) + 2NO (g) + 2H2 O (l)

A seguinte equao traduz a reduo do mesmo io a NH3: NO3-(aq) + 7OH-(aq) + 4Zn(s) 4ZnO22-(aq) + NH3(g) + 2H2 O(l)

Para esquematizar a separao dos ies existentes numa soluo aquosa, pode utilizar-se um diagrama de fluxo, como o indicado na prxima folha.

Soluo com os caties de todos os gr upos.

Precipitado ies do 1 grupo

Soluo com caties dos restantes grupos

Precipitado ies do 2 grupo

Soluo com caties de todos os grupos

Precipitado ies do 3 grupo

Soluo com caties de todos os grupos

Precipitado ies do 4 grupo

Soluo com os Na , K+, NH4+ e Mg2+


+

ies

5 grupo (no se forma precipitado com nenhum dos reagentes gerais dos outros)

CONCLUSO Na finalizao deste trabalho prtico conclumos que: o adubo Substral um adubo composto, constitudo por azoto, fsforo e potssio. Na primeira experincia que realizmos, a fim de identificar a presena do io NH4+. Assim, adicionmos ao adubo H 2 O e soluo e NaOH. De seguida, separmos, afim de se formarem duas amostras. Na amostra 1, colocmos a soluo em papel vermelho de tornesol, ficando este com uma tonalidade azul. Na amostra 2, adicionmos HCl concentrado e libertaram-se fumos brancos. - Foi confirmada a presena do io NH4 +. Na segunda experincia que realizmos, a fim de se identificar a presena do io K +. assim adicionmos NaOH e cido actico. De seguida, adicionmos cido tartrico e etanol, formando-se um precipitado verde claro. - Foi confirmada a presena do io k+ Na terceira experincia que realizmos, a fim de identificar a presena do io PO4 3-, fizemos trs amostras diferentes. Na amostra 1, adicionmos AgNO3, formando-se um precipitado branco. De seguida separmos esta amostra em duas. Na primeira adicionmos a soluo NH3, dissolvendose o precipitado. Na segunda, adicionmos a soluo HNO3 e o precipitado tambm se dissolveu. Na amostra 2, adicionmos BaCl2 e formou-se um precipitado branco (leitoso); de seguida, adicionmos a soluo de HNO3 e formou-se de novo um precipitado branco. Na amostra 3, a dicionmos a soluo magnesiana, e volto a formar-se um precipitado branco. - Foi confirmada a presena do io PO43Na quarta experincia que realizmos, a fim de identificar a presena do io NO3-, fizemos trs amostras diferentes. Na amostra 1, adicionmos H2 SO4 concentrado e difenicalanina e obtivemos uma soluo de cor azul escuro/arroxeado. Na amostra 2, adicionmos soluo de Kl, cido actico e zinco em p, obtendo assim uma soluo de cor amarela com precipitado de zinco. Ao adicionarmos soluo de cozimento de amido, obtivemos uma soluo azul escuro muito intensa. Na amostra 3, adicionmos zinco em p, soluo de NaOH e colocmos uma gota desta amostra num pedao de papel vermelho de tornesol, ficando este com uma colorao azul escura. - Foi confirmada a presena de NO3Atravs dos resultados obtidos nas experincias, conclumos que o adubo Substral contm os ies NH4 +, K+, PO43- e NO3-.

Este trabalho prtico poder ter sido afectado por erros sistemticos ou acidentais, e/ ou erros de paralaxe.

Вам также может понравиться