Вы находитесь на странице: 1из 4

AMARELO DE CAFEEIROS, PELA FALTA DE MANGANS E FERRO

J.B. Matiello, Eng Agr Mapa-Fundao Procaf e C.A. Krohling, Eng Agr Incaper

Plantas de caf bem amareladas, distribudas na lavoura, algumas vezes em conjunto de poucas plantas, ao lado de outras cuja folhagem apresenta colorao verde normal. O que ser isso, indagam produtores de diferentes regies do pais, tanto em reas de caf arbica como de conillon. Existem diferentes causas que levam ao amarelecimento da folhagem de cafeeiros, a mais comum a deficincia de nitrognio, real ou induzida por estiagem prolongada, por stress de carga alta, por sistema radicular deficiente, por pragas-doenas de razes etc, porm as plantas nunca ficam completamente amareladas. Outra causa de amarelecimento da folhagem, mais restrito parte alta das plantas e s folhas mais novas devida ao efeito do frio depositado sobre a copa das plantas, sendo esta uma causa presente em cafeeiros conillon, plantados em zonas de mediana a altas altitudes. A causa do amarelecimento geral de cafeeiros, que aqui chamamos de amarelo, a ocorrncia de deficincia de mangans e de ferro, as quais, normalmente, caminham juntas. Estas deficincias nutricionais ocorrem em solos pobres nesses nutrientes, como solos muito arenosos ou de cor esbranquiadas, que contem menos de 10-20 ppm desses nutrientes, ou pela induo de deficincias, causa essa mais comum. Dois tipos de indutores so encontrados provocando o amarelo dos cafeeiros, ou seja, causando deficincias graves de ferro e mangans. So eles o uso excessivo de calcrio, elevando demasiadamente o pH, e a falta de arejamento do solo, ficando o mesmo com excesso de umidade. No caso de uso excessivo de calcrio, as deficincias esto relacionadas com a correo excessiva do solo, sendo frequente, neste caso, a deficincia de mangans, j que a cada unidade de pH que se eleva a disponibilidade desse micro-nutriente fica reduzida em 20 vezes. Este problema frequente nos primeiros anos aps o plantio, pois, mesmo em rea de cafezal velho, com solo j corrigido, erra-se ao colocar mais calcrio na cova-sulco de plantio. Tambm, em lavouras adultas pode haver uso excessivo de calcrio, que, como se v, prejudicial. Na induo por rea de solo pouco arejada, onde, especialmente no perodo chuvoso, as plantas ficam submetidas a excesso de umidade, ocorre, principalmente, a deficincia de ferro, pois sob condies de umidade, o ferro pouco se oxida e, assim, existe pouca disponibilidade do Fe+++ , que a forma melhor absorvida pelas plantas.

Fundao Procaf
Alameda do Caf, 1000 Varginha, MG CEP: 37026-400 35 3214 1411 www.fundacaoprocafe.com.br

Amarelo do cafeeiro, entre plantas normais, por deficincia de ferro, em plantas arbica, na Zona da Mata de Minas, induzida por excesso de calcrio na cova.

Amarelo geral em cafeeiros conillon (acima) e detalhe(abaixo) por uso excessivo de calcrio, na regio do Espirito Santo

Fundao Procaf
Alameda do Caf, 1000 Varginha, MG CEP: 37026-400 35 3214 1411 www.fundacaoprocafe.com.br

Fundao Procaf
Alameda do Caf, 1000 Varginha, MG CEP: 37026-400 35 3214 1411 www.fundacaoprocafe.com.br

Ramo com sintomas tpicos de carncia de Mn, direita ao lado do normal, esquerda .

Cafeeiros conillon, amarelados pelo acumulo de frio na parte superior da copa, tendo ao fundo cafeeiros arbica, mais altos e menos sensveis ao frio Domingos Martins-ES

Cafeeiros com amarelo, associando deficincias de ferro e mangans, ao lado de cafeeiros normais,em Castelo-ES
Fundao Procaf
Alameda do Caf, 1000 Varginha, MG CEP: 37026-400 35 3214 1411 www.fundacaoprocafe.com.br

Вам также может понравиться