Вы находитесь на странице: 1из 3

Voc entrou em uma verso antiga do site Guia Vegano, por favor clique aqui para acessar a verso

atualizada do site!

Home Quem Somos


Loja

Quais so os exames laboratoriais que podemos utilizar ?


Alguns exames podem auxiliar no diagnstico.

Camisetas Livros
Servios

Hemograma:
Pode demonstrar a anemia (hemoglobina e hematcrito reduzidos) e o tamanho da clula (a parte do hemograma que mostra o tamanho o VCM volume corpuscular mdio). Se a anemia se torna mais grave ocorre diminuio das clulas de defesa (neutropenia) e das plaquetas (trombocitopenia). Ateno !!! Pessoas com baixa concentrao de B12 no sangue podem mostrar clulas de tamanho normal. Portanto: hemograma normal no significa B12 normal no sangue !! No entanto, raro encontrar deficincia clnica importante de B12 sem alterao no hemograma. Lembra daquele estudo comentado anteriormente da ndia com 15.000 pessoas, quase todas vegetarianas que demonstrou que 54 % tinham baixas concentraes sanguneas de B12 ? Esse estudo demonstrou que apenas 10 pacientes por ano eram vistos no hospital local com anemia megaloblstica.

Adoo Animal Calendrio Vegano Galeria de fotos Veg Frum


Acervo

Dr. Eric Slywitch Entrevista Tudo ou quase tudo sobre a Vitamina B12 Pergunte ao Dr. Eric Macrobitica Sobre o autor Dr. George Guimares O mito da proteina Vegetarianismo Veganismo Alimento primordial Sobre o autor Prof. Luiz Eduardo Carvalho Alimentos Naturais

Artigos Ativismo Cozinha Viva Links interessantes Lista de Restaurantes Nutrio Produtos Receitas cozidas Substncias & Insumos Apoios Entre em contato

Reticulcitos:
So as clulas vermelhas jovens. Na deficincia de B12 os seus nveis sanguneos ficam reduzidos (para o grau da anemia).

Dosagem de B12 no sangue:


o mtodo padro para diagnosticar deficincia de B12 (definida quando o valor est abaixo de 150 pg/ml). No entanto j foi observado deficincia em pessoas com nveis normais de B12 no exame (valores de 200 a 300 pg/ml). ** Estudo realizado em Londres demonstrou que os nveis sanguneos de 1.000 amostras consecutivas de indianos (predominantemente vegetarianos) eram em mdia de 198 pcg/ml. Os nveis encontrados em caucasianos com dietas mistas eram em mdia de 334 pcg/ml. ** As concentraes sanguneas de B12 foram baixas em

Dra. Mrcia C. T. Martins Alimentos enriquecidos com B12 Dr Marlia Fernandes Sobre a autora Homocistena Quinoa: a Semente da Hora! Dr Nancy Appleton

O consumo excessivo de acar pode acabar com o seu corpo 76 modos do acar acabar com a sade Suplementos de B12

54 % dos 15.000 indianos (predominantemente vegetarianos) estudados.

cido Metilmalnico:
Na deficincia de B12 ocorre aumento do cido metilmalnico (esse aumento no ocorre na deficinciia de B9). Esse aumento pode ser detectado no sangue e na urina. Antibiticos podem reduzir e a doena renal pode aumentar o nvel sanguneo desse cido. Valores normais: 0,1 a 0,4 micromol/l. Na deficincia de B12: 50 a 100 micromol/l.

Homocistena:
Se eleva na deficincia de B12 (e tambm na de B9 e B6). Algumas doenas como hipotireoidismo e doena de Down podem alterar o nvel desse composto.
CANCER - O PODER DA ALIMENTAAO NA PREVENAO E TRATAMENTO Autora: Caroline Bergerot Editora: CULTRIX Assunto:MEDICINA E SAUDE Veja entrevista com a autora Compre este livro (Livraria Cultura)

Teste de supresso com desoxiuridina :


Utiliza-se as clulas da medula ssea. O teste de relativa dificuldade tcnica na execuo. Atualmente est restrito rea de pesquisa. Consegue diferenciar a causa (falta de B9 ou B12).

Holotrascobalamina II:
a protena que transporta a B12 no sangue. No realizado no Brasil. Apenas 1 laboratrio em So Paulo faz a coleta desse exame e o envia ao exterior. Como voc pode imaginar, extremamente caro.

Dosagem sangunea de anticorpo anticlula parietal e de anticorpo bloqueador do fator intrnseco:


Serve para diagnosticar a anemia perniciosa. O anticorpo bloqueador do FI mais especfico (praticamente no existem indivduos sem anemia perniciosa com exame positivo).

Dosagem de folato (vitamina B9) no sangue:


Pode ser usado na dvida da etiologia da anemia (B 12 ou B9).

Ateno !! Todo exame laboratorial deve ser corretamente interpretado com a associao do quadro clnico e dos outros exames laboratoriais.
Como voc viu acima pode ser um pouco complicado o diagnstico por apenas um exame ou pelo quadro clnico.
Autor: Dr. Eric Slywitch Este o primeiro livro que ensina como montar o cardpio vegetariano atravs dos grupos alimentares, para qualquer tipo de dieta vegetariana, 100% embasado em artigos cientficos.

Apenas um mdico com experincia na rea pode avaliar com preciso esses exames e associ-los com as alteraes clnicas. Voltar Prxima

This work is licensed under a Creative Commons License.

Вам также может понравиться