Вы находитесь на странице: 1из 14

SUMRIO

INTRODUO ............................................................................................................ 4 DESENVOLVIMENTO ............................................................................................... 5 BIBLIOGRAFIA ........................................................................................................ 16

INTRODUO

A Bacia Hidrogrfica do Alto Tiet corresponde rea drenada pelo rio Tiet desde suas nascentes em Salespolis, at a Barragem de Rasgo. Compreende rea de 5.888 km2, com extensa superfcie urbanizada e integrada por 35 municpios. Caracteriza-se por apresentar seus regimes hidrulico e hidrolgico extremamente complexo, em virtude das profundas alteraes introduzidas por obras hidrulicas e por efeitos antrpicos bastante diversos. Os principais contribuintes do rio Tiet nas suas cabeceiras so os rios Claro, Paraitinga, Jundia, Biritiba-Mirim e Taiaupeba que, juntamente com o prprio rio Tiet, compem o quadro dos mais importantes mananciais de abastecimento da regio, destacando-se os reservatrios Ponte Nova, Jundia e Taiaupeba, projetados e implantados para abastecimento pblico como finalidade principal e, secundariamente, para controle de enchentes A Regio Metropolitana de So Paulo, com seus 19.300 milhes de habitantes, abastecida, em sua maior parte, por trs grandes sistemas produtores: Sistema Cantareira, Sistema Guarapiranga - Billings e Sistema Alto Tiet.

A Regio Metropolitana de So Paulo possui baixa disponibilidade hdrica por habitante, comparvel s reas mais secas do Nordeste brasileiro. Isto ocorre por estar localizada numa regio de cabeceira e por ser o maior aglomerado urbano do pas, apesar de contar com ndices pluviomtricos na faixa de 1.400 mm por ano. Para se sustentar, depende da importao de gua de bacias vizinhas, como o caso do Sistema Cantareira, uma reverso das cabeceiras do Rio Piracicaba, ao norte da Bacia do Alto Tiet. Mais ainda, a extensa ocupao urbana gera riscos extremamente altos de poluio e contaminao de todos os mananciais ali localizados. As tentativas de expanso deste sistema, as quais iro requerer novas reverses, dependero de negociao com as bacias vizinhas, j que a regio, como um todo, apresenta fortes demandas de abastecimento, industrial e agrcola.

DESENVOLVIMENTO Caracterizao da Bacia Alta Tiet

A Bacia do Alto Tiet a montante da barragem de Pirapora abrange uma rea de drenagem de 5.888 km2, includa a bacia integral do rio Pinheiros com as sub- bacias dos reservatrios Billings e Guarapiranga. A bacia hidrogrfica do Alto Tiet tem um comprimento de cerca de 130 km, e larguras variando entre menos de 10 at pouco mais do que 70 km. As linhas de drenagem apresentam ntida orientao segundo as direes E-W a ENE-WSW, ou direes ortogonais a estas, como consequncia do forte controle estrutural exercido pelas rochas constituintes. Quanto s nascentes do rio Tiet so tradicionalmente referidas a um local denominado Nascentes do Tiet localizado no municpio de Salespolis, prximo divisa com o municpio de Paraibuna. Esta localidade, porm abrange uma rea constituda pelas ramificaes de diversos pequenos contribuintes, tornando muito difcil a definio do talvegue principal do rio e assim seu verdadeiro ponto de origem. H inclusive, conforme o mapeamento utilizado (I.G.G., I.G.C. ou I.B.G.E.), uma certa disperso entre as vrias nascentes indicadas por cada um deles Adotando-se o critrio de maior extenso do talvegue que corresponde ao ponto mais distal da bacia, e da cota mais elevada, menciona-se o ponto definido no mapeamento I.G.C. cujas coordenadas U.T.M.so N= 7.390.825 e E=425.070, ponto este situado no entorno da cota 1.115 m. Esta nascente se situa a 230km de distncia de Pirapora, extenso esta medida ao longo do talvegue intensamente meandrado do rio, conforme ainda se verifica no trecho a montante da Penha e alm de Mogi das Cruzes. A bacia do rio Tiet abrange diversos municpios citando-se, de jusante para montante: Pirapora do Bom Jesus, Santana do Parnaba, Barueri, Cotia, Jandira, Carapicuba, Osasco, So Paulo, todos os municpios do ABC, Guarulhos, Itaquaquecetuba, Po, Suzano, Mogi das Cruzes, Biritiba Mirim, Salespolis e Paraibuna.
5

A bacia do Alto Tiet constitui-se por uma vasta rede de tributrios contabilizando-se no trecho quase uma centena. Vrios deles se destacam no apenas pela magnitude de suas reas de drenagem e pelos caudais que geram, com grandes prejuzos s atividades urbanas, mas tambm pela importncia que representam, seja nos aspectos histricos da regio, seja por sediar importantes projetos de engenharia nas reas energtica, de abastecimento e hidrulica. Destacam-se, com base nas amplitudes das reas de drenagem, no sentido de montante para jusante: Na margem direita: rios Paraitinga, Baquirivu-Guau, Cabuu de Cima e Juqueri. Na margem esquerda: rios Claro, Biritiba-Mirim, Jundia, Taiaupeba-Au, Aricanduva, Tamanduatei, Pinheiros, Cotia e So Joo do Barueri.

Vazo

Conforme o Plano Estadual de Recursos Hdricos 2004/2007 (CRH 2006), a produo hdrica superficial das sete sub-bacias pertencentes Bacia do Alto Tiet apresenta as seguintes caractersticas: Qlp (vazo mdia de longo perodo) = 84m3/s; Q7,10 (vazo mnima mdia de 7 dias consecutivos e 10 anos de perodo de retorno) = 20m3/s; QP95% (vazo mnima de 95% de permanncia no tempo) = 31m3/s.

Uso dos Recursos Hdricos e Demanda A Bacia Hidrogrfica do Alto Tiet apresenta forte escassez de gua, sendo que o consumo total de gua dessa bacia excede, em muito, sua prpria produo hdrica (Plano da Bacia do Alto Tiet CBHAT 2002).
6

A produo de gua para abastecimento pblico est hoje em 63,0 m3/s, dos quais 31,0 m3/s so importados da Bacia do Rio Piracicaba, localizada ao norte da Bacia do Alto Tiet. Outros 2,0m3/s so provenientes de outras reverses menores dos rios Capivari e Guaratuba. Este volume atende a 99% da populao da bacia. A Bacia do Alto Tiet consome ainda 2,6 m3/s para irrigao. A demanda industrial parcialmente atendida pela rede pblica (15% do total distribudo) e parte por abastecimento prprio atravs de captaes e extrao de gua subterrnea. O crescimento da demanda ocorre no somente pelo crescimento da populao e dos setores industriais, agrcola e de servios, mas tambm pela necessidade de extenso da rede distribuidora. Encontra-se em execuo na bacia um conjunto de obras, constitudo por duas represas (Biritiba Mirim e Paraitinga) e estruturas de interligao (tneis, canais e instalaes de recalque), que se constituir na derradeira expanso significativa de oferta de gua a partir de mananciais superficiais, denominado Sistema Produtor Alto Tiet.

Vegetao A bacia do alto tiete apresente 1.773 km de vegetao natural remanescente, que ocupa aproximadamente 30% da rea da UGRHI. A categoria de maior ocorrncia a Floresta Ombrfila Densa. As classes de uso que compem a cobertura vegetal representam 56,59% da RMSP, distribudas da seguinte forma: Mata: Esta classe destaca-se por sua importncia ambiental, inclusive quanto paisagem, ocupando 34,27% (2.723,33 km2) da rea total da RMSP. Desenvolve-se em uma faixa descontnua, acompanhando o reverso imediato da escarpa da Serra do Mar e a sua maior extenso ocorre na poro extremo-meridional dos municpios de So Paulo, Mogi das Cruzes, So Bernardo do Campo, Salespolis e Biritiba-Mirim. Como conjuntos ainda significativos, por usa amplitude, citam-se as matas do Planalto de

Caucaia, no municpio de Cotia, a oeste da Regio Metropolitana, e da Serra da Cantareira, ao norte dos municpios de So Paulo e Guarulhos. Capoeira: Distribuda descontinuamente em todos os municpios, esta classe representa 7,51% da RMSP, ocorrendo com freqncia nas adjacncias das reas de mata, as quais podem vir a recompor o padro de mata, dependendo de seus estgios e da garantia das condies de regenerao. Campo: As reas desta classe tambm merecem destaque pelas suas dimenses totais na RMSP (13,20% ou 1.049, 42 km2), concentradas a leste/nordeste, mormente nos municpios de Guararema e Salespolis. Vegetao de vrzea: Os seus 126,80 km2 (1,59%) esto distribudos ao longo dos principais cursos dgua, destacando-se os Rios Tiet e Embu-Guau.

Solo e Relevo O conhecimento e compreenso do arcabouo geolgico da regio da Serra do Mar, onde se implanta a bacia hidrogrfica do Alto Tiet, so fundamentais para o melhor entendimento das caractersticas fisiogrficas que governam o escoamento hidrulico da bacia e, portanto do seu comportamento hidrolgico. Inicialmente h que se destacar a grande heterogeneidade dos litotipos constituintes do embasamento rochoso, datado das fases Mdia e Superior da Era Proterozica. O segundo aspecto, talvez mais marcante, refere-se estruturao geolgica dessas rochas submetidas, j desde a sua origem, a processos tectnicos de grande amplitude. Mesmo em era geolgica bem mais recente no Cenozico ocorreram importantes reativaes destes processos e que se somaram aos eventos tectnicos anteriores, mas que se tornaram fundamentais para o condicionamento da conformao fisiogrfica da bacia. Em sntese, as rochas existentes, originalmente de natureza sedimentar, foram submetidas, por tenses compressivas, a vrios ciclos de dobramentos. Nestes
8

processos, aos quais se somaram, mesmo tardiamente, no final do Proterozico, injees de magmas de natureza principalmente grantica, aquelas massas rochosas iniciais tiveram suas caractersticas petrogrficas originais profundamente modificadas, transformando-se em rochas metamrficas, como xistos, filitos, quartzitos e migmatitos. Concomitantemente, ou pouco aps tais processos, ocorreram numerosos e extensos falhamentos do tipo transcorrente, os quais consistem na mobilizao horizontal dos macios rochosos devido ao de grandes esforos que causam sua ruptura. Com tal tipo de falhamento a mobilizao das massas rochosas se d horizontalmente, ao longo de planos subverticais de grande extenso. Ressalte-se que os planos ao longo dos quais ocorreram esses cisalhamentos se orientavam predominantemente segundo NE, direo esta praticamente coincidente com a orientao predominante j apresentada pelas foliaes do complexo rochoso metamrfico recm constitudo, como sua xistosidade e bandeamentos, por exemplo. Quanto s reativaes dos processos tectnicos, ocorridas na Era Cenozica, to importantes para a atual estruturao da Bacia do Alto Tiet, relacionam-se elas com a subsidncia e o soerguimento de massas rochosas, causadas pelo arqueamento, ou elevao, da crosta terrestre (Reativao Wealdeniana). Com isto, os antigos planos dos cisalhamentos transcorrentes ocorridos durante o Proterozico, por j se constiturem nas regies mais frgeis dos macios rochosos, foram reativados. Agora, porm, os blocos rochosos passaram a se mobilizar verticalmente, por meio de cisalhamentos classificados como falhas normais e dando origem aos denominados rifts, que so vales alongados que sofreram depresso entre dois conjuntos de falhas. Os blocos rochosos tm conformao alongada, tambm segundo a direo geral E-NE W-SW, apresentando-se escalonados e basculados no sentido N-NW. Como peculiaridade observa-se que os desnivelamentos ocorreram sempre de modo a abater os blocos situados nos setores SE das falhas. A faixa de rifts estende-se, na Serra do Mar, paralelamente linha de costa, por quase 1.000km com ocorrncias marcantes desde o estado do Paran, at o Rio de Janeiro. Os fenmenos de soerguimento e abatimento tiveram como conseqncia a incidncia de outros processos geolgicos importantes, como intruses de magmas e intensificao de processos erosivos.

Como concluso, destaca-se o fato de que devido magnitude e sucesso dos eventos geolgicos ocorridos, em particular a ltima reativao tectnica cenozica, a conformao fisiogrfica, alm de outras feies geomorfolgicas da bacia hidrogrfica do Alto Tiet, foram fortemente influenciadas sendo a elas condicionadas. Entre tais efeitos destaca-se, inicialmente, a prpria morfologia da bacia hidrogrfica, que nitidamente longilnea e orientada segundo E-NE, com seu eixo maior medindo cerca de 130km de extenso e o eixo menor variando entre 20 e 80km. A direo geral ENEWSW, que a direo ao longo da qual as rochas so tambm estruturadas e ao longo da qual ocorreram os dobramentos, os cisalhamentos e, mais recentemente, as mobilizaes verticais dos blocos rochosos, passou a se constituir num forte condicionante morfolgico da bacia, ressaltando-se o fato de ser esta a orientao preferencial da drenagem. Tambm em decorrncia da ao do conjunto de fatores geotectnicos resultaram, na bacia, feies geomorfolgicas e conformaes fisiogrficas particularizadas, agora atenuadas devido ao processo denudacional que vem atuando. Mencionam-se, por exemplo, a elevada densidade da drenagem, os entalhamentos de vales, ombreiras ngremes, mormente nas reas de cabeceiras, conformaes particularizadas das sees transversais dos vales, descontinuidade das linhas de drenagem em conseqncia de processos de captura fluvial, citando-se tambm alterao do padro de drenagem ao longo de um mesmo curso dgua.

Caracterizao Geomorfolgica Com base no Mapeamento Geomorfolgico do Estado de So Paulo, a Bacia Hidrogrfica do Alto Tiet se constitui, em quase sua totalidade, por trs Unidades de Relevo Regional: a Unidade denominada Planalto Paulistano / Alto Tiet, a Unidade Planalto de So Paulo e a Unidade das Plancies Fluviais. Ocorre tambm uma quarta Unidade de Relevo Regional, restrita, porm, subbacia do rio Juqueri, situada na poro de jusante da rea em estudo: trata-se da Unidade denominada Planalto de Jundia. A Unidade Planalto Paulistano / Alto Tiet tem ocorrncia predominante e integra, como todas as demais, o compartimento Planalto Atlntico, pertencente
10

Unidade Morfoestrutural Cinturo Orognico do Atlntico. condicionada a reas de constituio cristalina e teve sua gnese vinculada sucesso de eventos geotectnicos ocorridos durante o Proterozico e reativados durante o Cenozico, acima j descritos. Ressalta-se aqui novamente que a reativao cretcea foi marcante para a regio, pois produziu escarpas acentuadas como as Serras do Mar e da Mantiqueira, alm dos diversos rifts, que so vales profundos. Esta unidade morfolgica, atualmente sob a ao de processos erosivos generalizados de denudao, caracteriza-se pela configurao de morros mdios e altos de topos convexos, com altimetria predominantemente compreendida entre 800 e 1.000m, e declividades entre 10% e 20%. Destaca-se a presena de trs serras que atingem altitudes compreendidas entre 1.000m e 1.150m: Itapeti, Cantareira e Itaqui. O padro da drenagem do tipo dendrtico, comumente controlada pelos lineamentos estruturais das rochas. Pedologicamente, tendo em vista os litotipos geradores, em que predominam xistos, migmatitos e granitos, so do tipo podzlico Vermelho-Amarelo e Cambissolos. Conforme ser visto mais adiante, os parmetros que envolvem as formas de dissecao, representados pelo entalhamento dos vales e pela densidade de drenagem, classificam a rea como possuindo nvel de fragilidade potencial mdio. A concluso a de que esta Unidade est sujeita a fortes atividades erosivas, envolvendo movimentos de massa e eroses lineares em voorocas. A segunda Unidade de Relevo Regional identificada na bacia o denominado Planalto de So Paulo, restrito s reas de ocorrncia de sedimentos tercirios e abrange grande parte da Regio Metropolitana. As formas de relevo apresentadas tambm indicam a atividade de processos denudacionais, com formas de relevo de colinas e de patamares aplanados. Os vales apresentam-se em suas cabeceiras bastante entalhados, sendo o processo menos intenso nos patamares. Altimetricamente, os patamares aplanados se situam no entorno de 740m e as colinas entre 760m e 800m. As vertentes das colinas apresentam declividades variando entre 20% e 30%. Os solos so predominantemente Latossolos Vermelho-Amarelos e Vermelho Escuros. Constituindo a Unidade de Relevo Regional das Plancies Fluviais citam-se as reas situadas ao longo do rio Tiet e de seus principais afluentes. Conforme
11

j mencionado, constituem-se por sedimentos aluviais, apresentando as plancies declividades inferiores a 2%. Em So Paulo esto altimetricamente situadas entre as cotas 720-730m. Pedologicamente so constitudas por solos Glei Hmico e Pouco Hmico. A constituio predominantemente arenosa, as constantes inundaes e as oscilaes do lenol fretico, geralmente elevado, conferem regio um elevado potencial de fragilidade, significando alta erodibilidade destes terrenos. Finalmente, menciona-se a Unidade Planalto de Jundia, que conforme j assinalado, est restrita, na rea da Bacia do Alto Tiet, apenas bacia do rio Juqueri. Os modelados dominantes so de colinas e morros baixos, de topos convexos, com declividades das vertentes de 30-40%. A altimetria dominante situa-se entre 800 a 900 metros. A drenagem do tipo dendrtica.

12

Rio, Classe e Abrangncia do trecho.

-Baquirivu-Guau 3 Rio Baquirivu-Guau e todos os seus afluentes, com exceo do reservatrio do Tanque Grande e seus afluentes at a confluncia com o Rio Tiet, no Municpio de Guarulhos. -Biritiba-Mirim 1- Rio Biritiba-Mirim e todos os seus afluentes at a barragem da represa de Biritiba-Mirim, no Municpio de Biritiba-Mirim. -Botujuru 3 Ribeiro do Botujuru e todos seus afluentes at a confluncia com o Rio Tiet, no Municpio de Mogi das Cruzes. -Capivari-Monos 1 Sistema Capivari e Monos e todos os seus afluentes at a barragem da SABESP. -Cotia 1 At a Barragem das Graas, no municpio de Cotia. -Cotia 3 Rio Cotia e todos seus afluentes desde a Barragem das Graas at a Barragem de Isolina, na divisa dos municpios de Barueri e Carapicuba. -Guarar 3 Rio Guarar e todos os seus afluentes at o ponto de captao de gua de abastecimento para o Municpio de Santo Andr. -Itaim 4 Ribeiro Itaim e todos os seus afluentes at a confluncia com o Rio Tiet, no Municpio de So Paulo. -Itapevi 3 Ribeiro Itapevi e todos os seus afluentes at a confluncia com o Ribeiro Sapiat, no Municpio de Itapevi; -Itaquera 4 Rio Itaquera e todos os seus afluentes at a confluncia com o Rio Tiet, no Municpio de So Paulo. -Jundia 1 Rio Jundia e todos os seus afluentes at a barragem do Reservatrio do Jundia, no Municpio de Mogi das Cruzes. -Juquer 1 Rio Juqueri e todos seus afluentes at a barragem da SABESP, no Municpio de Franco da Rocha (reservatrio Paiva Castro).

13

-Juquer 3 Rio Juqueri e todos os seus afluentes desde a barragem da SABESP at a entrada no Reservatrio de Pirapora, com exceo do Ribeiro Borda da Mata ou Botucaia at a confluncia com o Ribeiro Euzbio, no Municpio de Franco da Rocha. -Juqueri 4 Rio Juqueri e todos os seus afluentes, com exceo do Rio Juqueri-Mirim, no seu trecho integrante do Reservatrio de Pirapora, nos Municpios de Santana de Parnaba e Pirapora do Bom Jesus. -Juqueri-Mirim 3 Rio Juqueri-Mirim e todos os seus afluentes at a entrada no Reservatrio de Pirapora, no Municpio de Cajamar. -Lajeado 4 Ribeiro Lajeado e todos os seus afluentes at a confluncia com o Rio Tiet, no Municpio de So Paulo. -Paraitinga 1 Rio Paraitinga e todos os seus afluentes at a barragem do reservatrio Paraitinga I, no Municpio de Salespolis. -Pinheiros 4 Canal de Pinheiros e todos os seus afluentes, no Municpio de So Paulo. -Sapiat 3 Ribeiro Sapiat e todos os seus afluentes at a confluncia com o Ribeiro Itapevi, no Municpio de Itapevi. -Taiaupeba 1 Rio Taiaupeba e todos os seus afluentes at a barragem do reservatrio do Taiaupeba, na divisa dos municpios de Suzano e Mogi das Cruzes. Tamanduate 4 Rio Tamanduate e todos os seus afluentes, com exceo do Rio Guarar, at a confluncia com o Rio Tiet, no Municpio de So Paulo. -Tiet 1 Rio Tiet e todos os seus afluentes at a barragem de Ponte Nova, na divisa dos municpios de Salespolis e Biritiba-Mirim. -Tiet 3 - Rio Tiet e todos os seus afluentes da margem direita, desde a confluncia com o Ribeiro Botujuru at a confluncia com o Rio Itaquera, no Municpio de So Paulo; - Todos os afluentes da margem esquerda do Rio Tiet compreendidos entre a confluncia com o Rio Botujuru at a confluncia com o Rio Itaquera, com exceo dos rios: Jundia at a confluncia com o Ribeiro Orop, Taiaupeba at a barragem do reservatrio Taiaupeba, Guai, Crrego Trs Pontes, Ribeiro Itaim e Ribeiro Lajeado.

14

-Tiet 4 Rio Tiet e todos os seus afluentes desde a confluncia com o Rio Itaquera at a Barragem de Pirapora, no Municpio dePirapora do Bom Jesus, com exceo dos trechos de afluentes j classificados. -Trs Pontes 4 Ribeiro Trs Pontes e todos os seus afluentes at a confluncia com o Rio Tiet, na divisa dos municpios de So Paulo e Itaquaquecetuba. -Res. Cantareira 1 Reservatrio da Cantareira e todos seus afluentes no Rio Cabuu de Baixo at as barragens, no Municpio de So Paulo. -Res. Cabuu 1 Reservatrio do Cabuu e todos seus afluentes no Rio Cabuu de Cima at a barragem, no Municpio de Guarulhos. -Res. Billings 1 - Represa Billings, brao dos rios Boror, Taquacetuba, Pedra Branca e Capivari e todos os seus afluentes e montante do primeiro cruzamento com alinha de alta tenso da Light, nos municpios de So Paulo e So Bernardo do Campo; - Represa Billings, brao do Rio Pequeno e todos seus afluentes a montante do cruzamento com a Via Anchieta, no Municpio de So Bernardo do Campo. -Res. Guarapiranga 1 - Represa do Guarapiranga e todos seus afluentes com exceo do Rio Embu-Mirim e seus afluentes at a barragem no Municpio de So Paulo. -Res. do Engordador 1 Reservatrio do Engordador e todos seus afluentes at a barragem, no Municpio de So Paulo. -Res. do Tanque Grande 1 Reservatrio do Tanque Grande e todos seus afluentes at a barragem, no Municpio de Guarulhos

15

BIBLIOGRAFIA

FUSP - Fundao de Apoio Universidade de So Paulo. (2002). Plano da Bacia do Alto Tiet. Relatrio Final. Verso 2.0. Documento disponvel na

Internet http://www.sigrh.sp.gov.br/sigrh/ftp/relatorios/CRH/CBHAT/ PBAT%20RELATORIO%20FINAL.pdf. Documento disponvel na

Internet http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/upload/meio_ambiente/arqui vos/EIA_Capitulo_II_MeioFisico_parte3.pdf

16

Вам также может понравиться