Вы находитесь на странице: 1из 4

1

Objetivos Educacionais - Objetivos operacionais e eficincia da aprendizagem


Joo Alvcio Sossai Do Departamento de Prtica de Sade Pblica da Faculdade de Sade Pblica da USP Av. Dr. Arnaldo, !" So Paulo, SP #rasil

Foi veri$icado em %ue medida a aprendi&a'em pode ser si'ni$icativamente in$luenciada pela in$orma(o aos estudantes antes do ensino, sobre o %ue esperado deles como resultado do ensino. )s su*eitos %ue participaram deste estudo eram alunos de + classes de "a srie do !, -rau. Dos !+. su*eitos, /0 de duas classes constituiram o 'rupo e1perimental 2-34 e ! de duas outras classes constituiram o 'rupo de controle 2-54. )s su*eitos do -3 receberam ob*etivos operacionais redi'idos claramente en%uanto %ue os do -5 no receberam nen6uma in$orma(o sobre ob*etivos. Foram comparados os -3 e -5 como um todo, os -3 e -5 de n7vel socio8econ9mico alto e bai1o, os -3 e -5 com notas altas e bai1as, levando em conta, de um lado, mudan(as em con6ecimentos, atitudes e prticas e, de outro, mudan(as apenas em con6ecimentos. 3mbora os -3 apresentaram consistentemente maior aprendi&a'em do %ue os -5, os resultados no $oram conclusivos. :uando se comparou os di$erentes 'rupos, observou8se %ue di$eren(as si'ni$icativas na aprendi&a'em ocorreram em al'uns, mas distribu7das ao acaso. ;<=>)DU?@) A determina(o da%uilo %ue se pretende com a educa(o um problema %ue sempre interessou os responsveis pela orienta(o dos mais *ovens. 3n%uanto esta %uesto estava circunscrita A es$era do lar e da $am7lia, no apresentava maiores preocupa(Bes para os diversos 'rupos sociais como ocorre em 'rande parte at 6o*e. C medida %ue parte considervel do papel educativo da $am7lia e dos 'rupos de re$erDncia primrios $oi sendo trans$erida para o 3stado ou para as or'ani&a(Bes $ormais 2escolas4, a determina(o dos ob*etivos da educa(o passou a ser preocupa(o de $ilEso$os e educadores. A%uilo %ue era pretendido pela 3scola em rela(o a seus alunos passou a ter rela(o com o destino de um pa7s ou na(o.

5om o desenvolvimento da tecnolo'ia e com a crescente modi$ica(o de toda a estrutura social, novos valores sur'iram e1i'indo mudan(as sucessivas do sistema de ensino dos diversos pa7ses. 3n%uanto os ideais da educa(o medieval eram voltados para valores 6umanistas, de ordem $ilosE$ica e reli'iosa, uma sociedade tecnocrata preocupa8se com a $orma(o do 6omem e$iciente, %ue produ&a o m1imo com o m7nimo de es$or(o. 3n%uanto os ideais 6uman7sticos se constituiam em al'o di$7cil de ser de$inido, a adapta(o ao mundo das m%uinas re$ere8se a coisas e1atas e mensurveis. Diante desta revolu(o drstica na sociedade e %ue se evidenciou principalmente na se'unda metade deste sculo, modi$ica(Bes pro$undas tiveram %ue ser introdu&idas nas or'ani&a(Bes educacionais tendo em vista as novas e1i'Dncias de uma sociedade altamente industriali&ada. 5omo no poderia dei1ar de ser, o in7cio desse processo de modi$ica(o deveria se iniciar pela rede$ini(o dos ob*etivos da educa(o. A preocupa(o a'ora a de educar o 6omem para um mundo onde predominam a mecani&a(o e a automa(o, para um mundo %ue e1i'e alto n7vel de especiali&a(o como condi(o para uma adapta(o ra&ovel. <estas circunstFncias o indiv7duo deve preparar8se para $uncionar como uma pe(a dentro de um sistema, onde a preciso e a e$iciDncia so caracter7sticas $undamentais. 3ste novo es%uema, no %ual deve estar inclu7do o 6omem, e1i'e, portanto, %ue as a'Dncias educacionais encontrem uma nova $orma de determinar seus ob*etivos, de maneira a ser poss7vel especi$icar, com clare&a e preciso, os comportamentos dese*veis ao $inal de um per7odo em %ue o indiv7duo $or submetido a um con*unto de est7mulos previamente plane*ados. <ovas estrat'ias de ensino derivadas de tecnolo'ia do ensino tDm demonstrado a e$iccia de se determinar de antemo os comportamentos esperados apEs uma sesso de ensino ou con*unto de sessBes. Diversas ra&Bes *usti$icam a maior e$iciDncia de um pro'rama de ensino plane*ado em $un(o de ob*etivos claramente de$inidos. 3ntre elas, pode8se citar a possibilidade de sele(o de estrat'ias ade%uadas A consecu(o dos ob*etivos e de or'ani&a(o de se%GDncias Etimas do contedo de ensino. Uma %uesto, entretanto, %ue parece de capital importFncia para o ensino e a aprendi&a'em, no tem recebido a devida aten(o dos pes%uisadores. 3sta %uesto re$ere8se A possibilidade de se conse'uir maior e$iciDncia no processo de modi$ica(o do comportamento, in$ormando aos indiv7duos sobre os ob*etivos pretendidos pelo instrutor, antes de submetD8los As situa(Bes estimuladoras espec7$icas, tendo em vista conse'uir as mudan(as esperadas.

) presente trabal6o tem por $inalidade primordial o estudo deste problema cu*a importFncia para a educa(o em 'eral e para a educa(o em sade, em especial, ser discutida oportunamente.

H. =3>I;<)J)-;A )s diversos especialistas %ue desenvolveram trabal6os relacionados A determina(o de ob*etivos educativos utili&am uma terminolo'ia variada %ue, com $re%GDncia, provoca discussBes desprovidas de sentido. 3ssa terminolo'ia inclui as mais variadas e1pressBes para indicar o %ue c6amaremos de Kob*etivos educativosK. 3ntre os termos ou e1pressBes utili&ados podemos citarL $ins educacionais, metas educacionais, ob*etivos 'erais, ob*etivos espec7$icos, ob*etivos instrucionais, ob*etivos operacionais. 5om base na literatura tradicional pode8se a$irmar %ue, na determina(o dos ob*etivos da educa(o, se procurava distin'uir dois tiposL os ob*etivos a lon'o pra&o e os ob*etivos a curto pra&o. )s primeiros eram c6amados de K$ins ou metas educacionaisK e os se'undos simplesmente de Kob*etivos educacionaisK. )utra nomenclatura %ue encontrada com $re%GDncia para indicar ob*etivos a lon'o e a curto pra&o a de c6amar os ob*etivos a lon'o pra&o de K'eraisK e os a curto pra&o de Kespec7$icosK. =rabal6os mais recentes introdu&em os termos KinstrucionalK e KoperacionalK para indicar ob*etivos a curto pra&o e ao mesmo tempo redi'idos de maneira clara e precisa, e1pressando comportamentos observveis. Atualmente tem8se de$inido ob*etivo educativo como o comportamento esperado de um indiv7duo ou 'rupo apEs submetD8lo a uma situa(o de ensino8aprendi&a'em. )s ob*etivos educativos podem e1pressar de maneira mais ou menos 'enrica um comportamentoM podem ser, portanto, mais 'erais ou mais espec7$icos. <o 6 um critrio absoluto para se determinar o n7vel de 'eneralidade ou de especi$icidade de um ob*etivo. Um ob*etivo espec7$ico espec7$ico em rela(o a outro mais 'enrico %ue c6amado de 'eral. Por outro lado, este mesmo ob*etivo 'eral pode ser espec7$ico em rela(o a outro. A rela(o entre ob*etivos 'erais e espec7$icos sE pode ser observada %uando comparamos os ob*etivos de um determinado pro'rama ou %uando comparamos ob*etivos do mesmo pro'rama proposto em vrios n7veis, tais como nacional, estadual e municipal.

)s termos KinstrucionalK e KeducacionalK se e%uivalemL o termo KinstrucionalK tradu&ido do in'lDs KinstructionalK %ue, literalmente, si'ni$ica Kda instru(oK ou Kdo ensinoK. )ra, a educa(o ocorre atravs do processo de ensino8 aprendi&a'em. 3mbora nem todo ensino leve A mudan(a de comportamento num sentido educativo, pode8se di&er %ue sempre %ue 6ouver educa(o 6 ensino. Do ponto de vista de um sistema, todo ensino deve ser no sentido educativo. Da7 poder8se di&er %ue o pro$essor en%uanto ensina est educando. De maneira 'eral, portanto, pode8se considerar os termos ou e1pressBes Kob*etivo educacionalK e Kob*etivo instrucionalK como si'ni$icando a mesma coisa, pois %uando al'um ensina em nome de uma ;nstitui(o, sua inten(o a de educar. Pelo e1posto, pre$erimos o termo KeducacionalK ou KeducativoK 2um e%uivale ao outro4 ao invs de KinstrucionalK. Fundamentando8se na literatura sobre o assunto e, principalmente, tendo em vista a e1periDncia prtica, pode8se concluir %ue a terminolo'ia mais simples e mais $uncional deve levar em conta os se'uintes conceitosL a. )b*etivo educativo ou educacional %ual%uer senten(a ou enunciado %ue e1presse um comportamento esperado de um indiv7duo ou 'rupo apEs submetD8lo a uma situa(o de ensino8aprendi&a'em. b. Um ob*etivo educativo pode ser 'eral ou espec7$ico. Um ob*etivo 'eral e1pressa de maneira 'lobal um comportamento. )s comportamentos e1pressos pelos ob*etivos 'erais implicam processos mais comple1os e so atin'idos ao $inal de um per7odo de tempo ra&ovel, di$7cil de ser determinado. )s comportamentos e1pressos pelos ob*etivos espec7$icos devem ser 'eralmente atin'idos a curto pra&o ou pelo menos, num espa(o de tempo de$inido. 31emplos de ob*etivos espec7$icos so os comportamentos esperados dos alunos de uma classe apEs uma sesso de estudo ou apEs uma unidade de ensino. c. A operacionalidade de um ob*etivo re$ere8se A preciso de sua reda(o. :uando um ob*etivo, 'eral ou espec7$ico, e1pressa claramente um comportamento, de maneira a no permitir mltiplas interpreta(Bes, di&emos %ue operacional, ou %ue est redi'ido de maneira operacional.

Вам также может понравиться