Вы находитесь на странице: 1из 10

Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri Instituto de Cincia e Tecnologia - ICT Disciplina: Fenmenos Trmicos e pticos Professor:

Olavo Cosme da Silva

Acelerao da Gravidade E Lei de Boyle-Mariote

Discentes: Amanda B. Fonseca Heitor M. A. Neves Lorrayne Silva Mariana F. Moura

Diamantina 2013

INTRODUO: Acelerao da gravidade


Um pndulo simples um corpo ideal que consiste de um fio leve e inextensvel de comprimento L, tendo na extremidade inferior, por exemplo, uma esfera de massa m (que fica suspensa); a extremidade superior fixada em um ponto, tal que ele possa oscilar livremente em um plano vertical (resistncia do ar desprezvel), com amplitudes pequenas (
mximo

= 15o).

Quando o pndulo deslocado de sua posio de equilbrio, ele oscila sob a ao da fora peso (a ao da gravidade), apresentando um movimento peridico podendo assim determinar o perodo do movimento. As foras que atuam sobre a esfera de massa m so: a fora peso p e a fora de trao T (fig.1). Durante os ltimos trs sculos, o pndulo foi o mais confivel medidor de tempo, sendo substitudo apenas nas ltimas dcadas por oscilaes atmicas ou eletrnicas.

Figura 1: Pndulo Simples

A fora centrpeta, Fc, que mantm o pndulo na trajetria de um arco circular, a resultante da fora de trao T que o fio exerce e da componente da fora peso p y na direo do raio, que imprime a acelerao centrpeta, ac: ac = V2 / R Podemos determinar a acelerao da gravidade local, medindo a acelerao tangencial e o ngulo de um pndulo simples.

g = - a t / sen Perodo do pndulo simples: Quando o ngulo for muito pequeno (aproximadamente 3o) sen aproximadamente igual a . Neste caso o pndulo executa um movimento harmnico simples (MHS) e o perodo pode ser calculado pela expresso: T=2 (L / g )1/2

Fazendo uma anlise um pouco mais detalhada observamos que quando afastamos a massa da posio de repouso e a soltamos, o pndulo realiza oscilaes. Ao desconsiderarmos a resistncia do ar, as nicas foras que atuam sobre o pndulo so a tenso com o fio e o peso da massa m. Desta forma:

A componente da fora peso que dada por P.cos se anular com a fora de Tenso do fio, sendo assim, a nica causa do movimento oscilatrio a P.sen. Ento: No entanto, o ngulo , expresso em radianos que por definio dado pelo quociente do arco descrito pelo ngulo, que no movimento oscilatrio de um pndulo x e o raio de aplicao do mesmo, no caso, dado por , assim:

Onde ao substituirmos em F:

Assim possvel concluir que o movimento de um pndulo simples no descreve um MHS, j que a fora no proporcional elongao e sim ao seno dela. No

entanto, para ngulos pequenos, aproximadamente igual a este ngulo.

, o valor do seno do ngulo

Ento, ao considerarmos os casos de pequenos ngulos de oscilao:

Como P = mg, e m, g e so constantes neste sistema, podemos considerar que:

Ento, reescrevemos a fora restauradora do sistema como:

Sendo assim, a anlise de um pndulo simples nos mostra que, para pequenas oscilaes, um pndulo simples descreve um MHS. Como para qualquer MHS, o perodo dado por:

e como

Ento o perodo de um pndulo simples pode ser expresso por[i]:

Perodo, frequncia, e velocidade angular de um pndulo simples. O perodo de um pndulo, T, o tempo que ele leva para dar uma oscilao completa, ou seja, o tempo que leva para sair da sua posio inicial e voltar para a mesma posio. Para medir este tempo vamos medir o tempo nmero determinado de oscilaes, n: T= t/n t que leva para dar um

A frequncia o nmero de oscilaes, n, que o pndulo executa em uma unidade de tempo, t.

Lei de Boyle Mariotte


Robert Boyle descobriu, em 1662, uma lei que relaciona presso e volume, para temperaturas constantes. Outro cientista chamado Edme Mariotte, publicou esta mesma lei em 1676, de modo que hoje a conhecemos como Lei de Boyle-Mariotte. A qual uma lei experimental e menciona a influncia da presso sobre o volume de um gs. temperatura constante, o volume ocupado por determinada massa gasosa inversamente proporcional sua presso. Se, por exemplo, duplicarmos a presso, o volume ficar reduzido metade. Verifica-se, experimentalmente, que para um gs com presso no muito elevada e temperatura constante, a presso e o volume esto relacionados pela seguinte equao:

pV = K onde, p a presso, V o volume e K uma constante que depende do gs para uma determinada temperatura. Portanto, de acordo com a equao supracitada, se uma amostra de um gs sofrer uma transformao a temperatura constante, o produto da presso pelo volume ocupado permanecer constante. Assim, se 0 p e 0 V forem valores iniciais e p e V os valores finais da presso e volume, ento p0 V0 = pV . Isto significa que, num gs ideal, a presso inversamente proporcional ao volume, ou seja, se, por exemplo, o volume do gs duplicar, a presso diminui para metade. Considera-se um gs ideal como sendo uma aproximao da realidade, dado que um gs ideal constitudo por partculas sem volume, no existindo foras de interao entre elas. O estudo do comportamento dos gases de grande interesse, tanto pelos fenmenos naturais que envolvem a compreenso dos gases quanto pelas aplicaes prticas desse estudo.

OBJETIVO :
Apresentar resultados de duas prticas onde num primeiro experimento o objetivo determinar o valor de acelerao da gravidade local, utilizando como meio de analise um pndulo simples. E num segundo experimento verificar se a relao entre presso e volume na prtica coerente com a teoria, ou seja se so realmente inversamente proporcionais.

MATERIAIS:
1 conjunto para montagens diversas; 1 cronmetro; 1 trena; 1 esfera metlica; Barbante; 1 aparato de medida de presso e volume; 1 trip delta.

PROCEDIMENTOS:
Experimento 1 Acelerao da gravidade. 1. Mediu-se a acelerao da gravidade utilizando a esfera metlica, o barbante e o cronometro. 2. Amarrou-se a esfera ao barbante e pendurou-se a uma haste, montando assim um pendulo simples. 3. Mediu-se com a trena o comprimento do fio. 4. Deslocou-se a esfera de modo a formar um pequeno ngulo conforme indicado na figura abaixo.

5. Mediu-se o tempo de 10 oscilaes completas do pendulo, com o cronometro, a fim de determinar o perodo. 6. Utilizou-se a formula do perodo do pendulo para determinao da acelerao da gravidade.

7. Faa cinco medidas com diferentes comprimentos e calcule a mdia da acelerao da gravidade.

Experimento 2 Lei de Boyle- Mariote.

1.

No aparato experimental, representado pela foto acima, colocou-se o mbolo na posio 20 mL.

2. Efetuou-se a vedao de todo equipamento. 3. Foram observadas as unidades de presso no manmetro. Utilizando-se a unidade de psi. 4. Pressionou-se cuidadosamente o embolo e preencheram-se os dados numa tabela para diferentes volumes. 5. Anotaram-se os resultados para discusso.

RESULTADOS E DISCUSSO:

Experimento 1: Como descrito na introduo, para um pequeno ngulo, possvel determinar a acelerao da gravidade utilizando-se o perodo de oscilao do pndulo e o comprimento de seu fio. Essa relao pode ser denotada atravs da equao ( ), que se manipulada se torna:

Em seguida aps a obteno dos clculos para se determinar a gravidade (g), a partir da equao descrita abaixo. Para cada uma das medidas do comprimento. Pode-se calcular g utilizando seguinte formula: | |

Onde (media das gravidades) igual a 9,62:

Comprimento l(m) 0,2 0,3 0,4 0,5 0,6 0,7 0,8

Tempo t (s)

Periodo T(s)

Gravidade (m/s)

9,19 11 12,68 14,50 15,69 16,81 18,06

0,919 1,1 1,268 1,450 1,569 1,681 1,806

9,34 9,78 9,81 9,38 9,61 9,77 9,67

0,28 -0,16 -0,19 0,24 0,01 -0,15 -0,05

Tabela 1: Comprimento do fio, tempo de 10 oscilaes, acelerao da gravidade e seu desvio.

Com os dados obtidos construiu-se o grfico perodo por comprimento (T(s) x L(m)).

Experimento 2: Sabendo-se que a presso atmosfrica ao nvel do mar foi expressa nessa unidade como p0 = 14,69 psi. e que iniciou-se o manmetro medindo 0 psi.

Ao Pressionar cuidadosamente o embolo; obteve-se os seguintes dados; variando o volume da seringa e observando o valor da presso no aparelho de medida de presso.

Volume (mL) 20 15 10 5 1

Presso (psi) 14,69 16,69 19,68 24,69 29,69

Presso X Volume 293,8 250,35 196,9 123,45 29,69

Os valores da presso relatado na tabela, o valor medido no manmetro somado ao p0 = 14,69 psi. De acordo com estes dados, o volume inversamente proporcional a presso, assim como o esperado.

CONCLUSO: Diante do primeiro experimento realizado pode-se concluir que medida que se aumenta o comprimento do pndulo o tempo de oscilao, ou seja, seu perodo aumenta. Sendo tambm que a fora peso atua como sendo uma fora restauradora. J no segundo experimento pode-se concluir que foi satisfatrio, pois assim como a teoria, os resultados mostraram que a presso de um gs ideal inversamente proporcional ao seu volume.

REFERENCIAS:
TIPLER, P.A.; MOSCA, G. Fsica para Cientistas e Engenheiros. V. 1. 5 ed. Rio de Janeiro, RJ: Livros Tcnicos e Cientficos, 2006. HALLIDAY, RESNICK, WALKER. Fundamentos de Fsica. v. 2. 8 ed. Editora LTC, 2009.

http://www.sofisica.com.br/conteudos/Ondulatoria/MHS/pendulo.php. acessado dia 31 de julho de 2013 http://educar.sc.usp.br/licenciatura/2001/pendulo/PenduloSimples_HTML.htm. acessado dia 31 de julho de 2013

http://pt.shoong.com/exact-sciences/chemistry/1908788-lei-boyle-mariotte/ dia 31 de julho de 2013 http://www.e-escola.pt/topico.asp?id=540 acessado dia 31 de julho de 2013

acessado

Вам также может понравиться