Вы находитесь на странице: 1из 7

Experincia de Reynolds

Objetivo
O experimento descrito neste relatrio teve por objetivo a determinao do nmero de Reynolds para a verificao prtica do embasamento terico adquirido em aulas, ou seja, visualizar a relao entre o nmero de Reynolds e a turbulncia do regime.

Embasamento terico Massa especfica


A relao da massa de um fluido com o volume que ocupa chamada Massa Especfica(), supondo que o fluido contnuo e homognio ento =m/V. A unidade de massa especfica no SI o kg/m3. S teremos a massa especfica se o fluido em questo for continuo e homogneo, de outra forma, o que estaremos obtendo uma caracterstica do corpo chamada densidade.

Fludo Newtoniano
Um fluido newtoniano um fluido em que cada componente da tenso cisalhante proporcional ao gradiente de velocidade na direo normal a essa componente. A constante de proporcionalidade a viscosidade. Nos fluidos newtonianos a tenso diretamente proporcional taxa de deformao. Como exemplo, pode-se citar a gua e o ar.

Princpio de aderncia
Estabelece que, em um escoamento, a regio do fluido imediatamente em contato com uma superfcie slida permanece imvel. Foi comprovado experimentalmente que esse princpio vlido para muitas situaes de interesse, embora no em todas. Em particular, o princpio pode ser usado para fluxos de fluidos Newtonianos homogneos e no muito rarefeitos.

Viscosidade
A viscosidade uma propriedade caracterstica dos lquidos e gases reais e newtonianos que se caracteriza pela medida da resistncia ao escoamento que um fludo oferece quando se encontra sujeito a um esforo tangencial. Para exemplificar vamos considerar a experiencia realizada por Newton.

A Experincia das duas placas realizada por Newton:


Consideremos um fluido em repouso entre duas placas planas. Suponhamos que a placa superior em um dado instante passe a se movimentar sob a ao de uma fora tangencial. A fora Ft , tangencial ao fluido, gera uma tenso de cisalhamento(). O fluido adjacente placa superior adquire a mesma velocidade da placa (princpio da aderncia ) As camadas inferiores do fluido adquirem velocidades tanto menores quanto maior for a distncia da placa superior ( surge um perfil de velocidades no fluido conforme o Grfico 1). Tambm pelo princpio da aderncia, a velocidade do fluido adjacente placa inferior zero. Como existe uma diferena de velocidade entre as camadas do fluido, ocorrer ento uma deformao contnua do fludo sob a ao da tenso de cisalhamento.

Grfico 1

Para um fludo newtoniano, a fora F necessria para manter o gradiente de velocidade dv/dx, entre planos adjacentes de um fludo de rea A, dada pela seguinte expresso matemtica:

= .

v y

onde uma constante denominada por coeficiente de viscosidade. Esta viscosidade denominada de viscosidade absoluta ou dinmica (). A unidade do Sistema Internacional de Unidades (S.I.) o Newton segundo por metro quadrado (Ns/m2).

Viscosidade Cinemtica
freqente, nos problemas de mecnica dos fluidos, a viscosidade dinmica aparecer combinada com a massa especfica, dando origem viscosidade cinemtica().

A unidade do Sistema Internacional de Unidades o metro quadrado por segundo


(m/s).

Rep e Reynolds
Os fluidos podem ser encontrados em seu estado natural de repouso ou em outras trs formas, quando submetidos a uma fora qualquer. Escoamento laminar; Escoamento intermedirio; Escoamento turbulento.

Estes escoamentos podem se manifestar em um regime variado ou permanente. Um movimento, cujo regime seja do tipo Permanente(Rep), caracterizado como sendo quele que, tomando um ponto qualquer do fluido como referncia, suas propriedades no sofrem alteraes no decorrer do tempo. Este fato no observado em um regime do tipo Variado onde, ao menos, uma de suas propriedades sofrem alteraes. Para caracterizar o comportamento de um fluido, devemos recorrer ao Nmero de Reynolds (Re valor adimensional), que caracterizar o tipo de escoamento que ocorre na tubulao considerada. O nmero a ser obtido, dever aparecer da seguinte forma: Se Re < 2000, o escoamento laminar; Se 2000 < Re <2400, o escoamento intermedirio; Se Re > 2400, o escoamento turbulento.

O nmero de Reynolds representado matematicamente por: Re = .v.D v.D =

Onde: = massa especfica; v = velocidade do fluido; D = dimetro do tubo; = viscosidade dinmica; = viscosidade cinemtica.

Croqu

Procedimento
Foram realizados trs experimentos para identificao dos trs tipos de regime (laminar, transitrio e turbulento). Utilizando o mtodo de variao da vazo (e consequentemente variao da velocidade) obteve-se a variao dos regimes. A vazo foi ajustada atentando-se para que o sistema se mantivesse em regime de escoamento permanente durante todo o processo. Com uma proveta e um cronometro foram mensurados o volume e o tempo obtendo-se a vazo. Nesta etapa importante salientar que, para facilidade da medio do volume, a proveta foi colocada de forma inclinada de modo a ocorrer o escoamento da gua pelas paredes de vidro e a diminuio de bolhas utilizando uma faixa da proveta acima do zero (por exemplo, 100 mL a 400 mL). Aps a determinao do tipo de regime, foi introduzido um corante no sistema para a visualizao da turbulncia no regime de escoamento. Aps a coleta dos dados mencionados, foi possvel calcular os parmetros para a obteno do nmero de Reynolds. Os clculos utilizados esto descritos neste relatrio na seo Memorial de Clculos. Os resultados dos experimentos (incluindo as imagens que facilitam a visualizao dos regimes de escoamento) esto na tabela 1 deste relatrio na seo Resultados.

Resultados
Tentativa Laminar: Re< 2000 V (ml) 100 t (s) 6 Q (L/min) 1 v (cm/s) 3,68 Reynolds 884,19

Transio: 2000 < Re < 2400

400

9,846

2,44

8,98

2155,189

Turbulento: Re > 2400

500

6,6

4,55

16,75

4018,73

Tabela 1 Resultados e imagem dos regimes de escoamento

Concluso
Com a introduo de um corante na gua foi possvel constatar a turbulncia do regime. Quando o filete escoa retilineamente pela tubulao, sem ocorrer sua mistura com a gua, o escoamento dito laminar. No caso de mistura rpida com a gua, resultando na diluio do filete, o escoamento demostra atingir o regime turbulento. Quanto maior o resultado do nmero de Reynolds o regime ficou mais turbulento, sendo possvel comprovar a teoria que George Gabriel Stokes desenvolveu em 1851 e que posteriormente foi popularizada por Osborne Reynolds em 1883 (RE<2000 = Laminar ; 2000 < Re < 2400 = Transitrio ; Re > 2400 = Turbulento). Podemos concluir que um regime passa de laminar para transitrio e posteriormente para turbulento quando um ou mais parmetros que afetem a vazo forem aumentados (velocidade, dimetro, presso etc.).

Bibliografia:
Apostila Sistemas Mecnicos I FATEC Mecnica dos Fluidos BRUNETTI, Franco Editora Person

Вам также может понравиться