Вы находитесь на странице: 1из 10

Osvaldo Nunes Alves

Terceirizao de Servios na Administrao Pblica

1. Introduo. 2. O que terceirizao. 3. A terceirizao e a administrao pblica. 4. Terceirizao e o Direito do Trabalho. 5. Vantagens e Desvantagens da Terceirizao. 6. Consideraes Finais. Referncias Bibliogrficas.

Introduo

A terceirizao de servios na Administrao Pblica tem crescido assustadoramente nos ltimos anos. Seu crescimento deve-se em parte necessidade de reduo dos quadros de pessoal do Estado. Em funo disto, a terceirizao utilizada pelo governo apresenta uma caracterstica peculiar que a distingue da terceirizao privada. Ocorre que o arcabouo legislativo no abarca todas as formas de terceirizao. O Poder Executivo dispe do Decreto n 2.271/97 que menciona as atividades que podem ser terceirizadas. Os demais poderes continuam sem regulamentao, recorrendo, quando necessrio, aos Termos de Ajuste de Conduta. Tema controverso, a terceirizao tem sido cada vez mais, discutida no s por aqueles que fazem parte da administrao pblica, mas tambm por estudiosos e interessados nas relaes trabalhistas entre a administrao pblica que contrata e a empresa contratada para fornecer a mo-de-obra terceirizada. Alguns crticos da terceirizao vem-na com um instituto que possibilita a burla, pelo contratante, da obrigatoriedade da realizao de concurso pblico. Atualmente vive-se sob o paradigma da globalizao que, de uma forma ampla, pode-se definir como um processo de interligao e interdependncia nos campos polticos e econmicos, principalmente. Tal acontecimento tem mudado drasticamente os padres da sociedade contempornea, provocando transformaes na economia mundial atravs de uma crescente ocorrncia nas terceirizaes.

A terceirizao juntamente com a terciarizao so fatos de extrema importncia para o bom funcionamento da economia mundial globalizada. A terciarizao, aumento da participao do setor tercirio no sistema produtivo, acarreta um acrscimo nos casos de subcontratao; ou seja, a transferncia de atividades imprprias para terceiros cada vez mais evidente por causa da crescente necessidade de prestadores de servios. H um grande questionamento do momento da origem de tal costume. Alguns afirmam que a externalizao de atividades comeou a ser praticada durante a Segunda Guerra Mundial, quando a excessiva procura por materiais blicos desencadeou uma concentrao na produo e que, para isso, foi delegado a outrem servios secundrios. Outros afirmam que seu incio coincidiu com o surgimento do primeiro desempregado, que provavelmente necessitou vender sua fora de trabalho a fim de manter um meio de sustento. Karl Marx, durante a sua defesa e sistematizao do socialismo, j apontava e criticava este comportamento capitalista atravs do conceito de mais-valia, onde a obteno dos lucros partia da explorao da mo-de-obra e era gradualmente reforada pela deteno dos meios de produo, que agiam como instrumento de manipulao e controle de trabalhadores. No Brasil tambm h uma espcie de dvida quanto ao incio exato da terceirizao. A primeira noo desta conduta veio com a abertura do mercado interno s multinacionais na dcada de 1950 que, influenciadas pelas recentes tendncias industriais (taylorismo e toyotismo), focalizavam os objetivos e princpios da empresa e convergiam todos os esforos para o xito do negcio. Contudo, percebe-se que a crise de 1929 ocasionou no Brasil um processo bastante semelhante: cafeicultores que viram como nica sada para o problema o investimento do restante de seu capital em indstrias empregaram terceiros para execuo de tarefas secundrias no intuito de poupar a verba destinada a mo-de-obra. O Projeto de Lei n1347, do Deputado Joo Alves, que posteriormente converteu-se na Lei n6019/74, apresentava como justificativa o fato do conjunto de trabalhadores temporrios ser representado por indivduos que no dispem de tempo integral para um emprego regular; que encontram dificuldade em encontrar um emprego fixo por causa da idade, principalmente; que ainda no decidiram sua profisso definitiva e desempenham vrias atividades a procura do emprego ideal e permanente; e, implicitamente, por pessoas que desejam aumentar seus rendimentos. A terceirizao , portanto, uma iniciativa presente no mundo globalizado e industrializado, reforando a idia que o setor tercirio encontra-se no seu momento mais prspero; e, o contgio gradativo desta atitude do setor privado para a Administrao Pblica fundamenta este novo pensamento.

O que Terceirizao A Terceirizao ocorre quando uma empresa contrata outra para executar parte ou um todo da sua atividade. uma descentralizao de servios, mediante contrato, em que a empresa contratada oferece a mo-de-obra objeto do contrato pactuado entre as partes. Segundo alguns autores, a Terceirizao surgiu no Brasil na dcada de 50, por

iniciativa de empresas privadas que, buscando reduzir custos de seus produtos e aumentar a competitividade com as empresas estrangeiras, contratavam servios ou produtos de outra empresa que se especializava exclusivamente nesta ou naquela atividade com o fito de melhor servir aos seus contratantes. Na concepo de Sergio Pinto Martins a terceirizao uma possibilidade de contratar terceiro para a realizao de atividades que no constituem o objeto principal da empresa. A contratao pode envolver tanto a produo de bens como servios, visando no s a reduo de custos bem como tambm maior agilidade, flexibilidade e competitividade empresa. No servio pblico a terceirizao uma forma de contratao de empresa prestadora de servio, fornecedora de bens, servios ou mo-de-obra para o desempenho de atividades que originalmente eram desenvolvidas pela empresa terceirizante. um instrumento utilizado pela administrao pblica para reduzir ou suprimir a participao do Estado em atividades no-essenciais, buscando diminuio dos gastos pblicos, aumento da qualidade e maior eficincia da mquina administrativa. A terceirizao , pois, a descentralizao de servios da atividade-meio da administrao pblica para uma empresa privada que os executar como sua atividadefim. Alguns crticos da terceirizao vem-na com um instituto que possibilita a burla pelo contratante, da obrigatoriedade da realizao de concurso pblico. De fato: se o rgo terceirizante alocar o pessoal contratado em atividade-fim, estar desviada a finalidade da contratao e, por conseqncia, incursa em irregularidade. H, entretanto, estudiosos que defendem a terceirizao da atividade-fim. o caso de Srgio Pinto Martins que diz no se poder afirmar, entretanto, que a terceirizao deva restringir-se a atividade-meio. A questo passa pela definio do que atividade-fim e atividademeio dentro do rgo terceirizante. Por vezes, a identificao parece difcil ou confusa levando o gestor, ainda que bem intencionado, a um iminente risco de erro.

A Terceirizao e a Administrao Pblica Novas formas de gesto poltica e econmica manifestaram-se durante as ltimas dcadas, destacando-se o neoliberalismo, que propunha a retomada dos princpios liberalistas adaptados s medidas econmicas modernas. Assim, at o incio do sculo XX, houve um Estado centralizador, abrangente e partidrio; entretanto, aps a crise do capital da dcada de 1970, surgiram questionamentos quanto ao papel do Estado nas relaes econmicas, prevalecendo, ao final, a idia de Estado Mnimo. Deste modo, surgiram duas vertentes principais: a limitao da participao do Estado nas atividades econmicas e a terceirizao das atividades no-produtivas, mesmo que pblicas. Portanto, a possibilidade de transferir atividades secundrias a outras pessoas mais competentes pareceu bem mais lucrativa ao Estado, que poderia reduzir o dficit estatal atravs da diminuio de custos. Todavia, houve uma necessidade de organizar
Zymler, Benjamin. Contratao Indireta de Mo-de-Obra Versus Terceirizao; Revista do Tribunal de Contas da Unio n 75, jan/mar 1998.

normas jurdicas reguladoras para evitar casos de corrupo; afinal, a possvel terceirizao de mo-de-obra favoreceria o nepotismo e as nomeaes pblicas, contrariando a legislao trabalhista. Baseado no inciso XX do art. 37 da Constituio, que afirma que: [...] Pela vigente ordem constitucional, em regra, o acesso aos empregos pblicos opera-se mediante concurso pblico, que pode no ser de igual contedo, mas h de ser pblico. As autarquias, empresas pblicas ou sociedades de economia mista esto sujeitas regra, que envolve a administrao direta, indireta ou fundacional, de qualquer dos poderes da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios [...]; conclui-se que o concurso pblico exigido em todas as fundaes e empresas ligadas ao governo. Com isso, surgem diversas indagaes quanto licitude da terceirizao, que s foi estabelecida no Decreto-Lei 200/67 art. 10, 7, de 25/02/1967, nas dadas condies: Captulo III da descentralizao Art.10. A execuo das atividades da Administrao Federal dever ser amplamente descentralizada. 7. Para melhor desincumbir-se das tarefas de planejamento, coordenao, superviso e controle e com o objetivo de impedir o crescimento desmesurado da mquina administrativa, a administrao procurar desobrigar-se da realizao material das tarefas executivas, recorrendo, sempre que possvel, execuo indireta, mediante contrato, desde que exista, na rea, iniciativa privada suficientemente desenvolvida e capacitada a desempenhar os encargos da execuo. Ao propor a descentralizao, a norma tinha a inteno de evitar que a mquina se agigantasse descontroladamente e que, desincumbida das atividades acessrias, desenvolvesse suas atividades-fim com eficincia, eficcia e economicidade. Assim, finalmente, tornou-se incontestvel a possvel substituio do Estado pela entidade privada em atividades acessrias. Posteriormente, a Lei n 5.645/70 veio especificar, minuciosamente, as funes que poderiam ser exercidas por terceirizados na Administrao Pblica. Com a regulamentao desse processo, vieram as obrigaes dos rgos pblicos, que vo desde a escolha da empresa prestadora de servio fiscalizao destas quanto ao cumprimento da lei trabalhista. Inicialmente, para a escolha da empresa e obteno de menor custo, abre-se licitao a fim de estudar detalhadamente cada possibilidade. Nesta etapa, verifica-se se os funcionrios que iro exercer os ofcios delimitados tm todos os direitos trabalhistas respeitados. Para isso, o rgo pode organizar uma comisso para inspecionar documentos e dados da empresa na tentativa de assegurar a legitimidade das informaes. Desse modo, caminha-se para o fechamento de contrato segundo a concesso, permisso ou autorizao. De acordo com o inciso II, do art. 2 da Lei n 8.987/95, concesso de servio pblico a delegao de sua prestao, feita pelo poder concedente segundo licitao, na modalidade de concorrncia, a pessoa jurdica ou consrcio de empresas que demonstre capacidade para seu desempenho, por sua conta e risco e por prazo

determinado; ou seja, concesso um acordo administrativo onde o Estado passa a outrem a realizao de obra pblica de modo que este feito seja de total responsabilidade da empresa escolhida. Normalmente, o capital destinado ao pagamento deste servio est diretamente relacionado com os possveis lucros provenientes desta obra. Permisso, por outro lado, um pacto administrativo parcial, arbitrrio e gratuito, por tratar-se de um servio que exigiria um enorme gasto pblico. E, finalmente, autorizao partiria do mesmo princpio da permisso, com o diferencial da delegao do servio ao particular de explorao. O desrespeito de qualquer uma dessas normas implica, para o rgo pblico, em anulao do contrato, punio da autoridade responsvel e multa. J a empresa privada punida com o fim do contrato e com a reteno de 11% de seu faturamento. Este preceito vlido tambm para os rgos que passam a ver a terceirizao como um substituinte dos concursos pblicos, sendo fundamental lembrar que os concursos pblicos continuam sendo exigidos em caso de contratao de mo-de-obra destinada a atividade-fim. Aos rgos que descumpriram a finalidade da terceirizao, descentralizando servios caractersticos de suas atividades prprias do quadro, o Tribunal de Contas da Unio determinou a substituio dos servidores terceirizados por outros aprovados em concurso pblico. O motivo por tamanha incidncia de irregularidades quanto aos terceirizados se deve pelo fato que a dependncia das parcerias se tornou to intensa que o cumprimento exato e total da lei poderia provocar uma interrupo no funcionamento do Estado. Assim sendo, a nica soluo encontrada foi a negociao que resultou em uma meta anual de trocas por funcionrios concursados. Torna-se necessrio, por fim, expor a origem de tais atitudes. Segundo o Decreto n 2.271/97, aplicvel administrao direta, autrquica e fundacional, a terceirizao legtima desde que no implique a execuo de atividades inerentes aos quadros prprios dessas entidades.

Terceirizao e o Direito do Trabalho Antes de qualquer coisa, de fundamental importncia recordar que esta conduta surgiu, essencialmente, para corroborar o progresso aliado a manuteno das conquistas sociais; em razo disso, a Justia do Trabalho, em busca da garantia do cumprimento pleno dos direitos trabalhistas, revisou a jurisprudncia ora consolidada a fim de produzir o enunciado 331 que revela os seguintes termos: Enunciado n331: Contrato de Prestao de Servios Legalidade TST - Reviso do Enunciado n256

I A contratao de trabalhadores por empresa interposta ilegal, formando o vnculo diretamente com o tomador dos servios, salvo nos casos de trabalho temporrio (Lei n6019, de 03/ 01/ 1974). II A contratao irregular de trabalhador, atravs de empresas interposta no gera vnculo de emprego com os rgos da Administrao Pblica Direta, Indireta ou Fundamental (art.37, II, da Constituio da Repblica). III No forma vnculo de emprego com o tomador a contratao de servios de vigilncia (Lei 7102 de 20/ 06/ 1983), de conservao e limpeza, bem como a de servios especializados ligados a atividade meio do tomador, desde que inexistente a pessoalidade e a subordinao direta. IV O inadimplemento das obrigaes trabalhistas, por parte do empregador, implica na responsabilidade subsidiria do tomador do servio quanto quelas obrigaes, desde que tenha participado da relao processual e conste tambm do ttulo executivo judicial. (Res. n23, de 17/ 12/ 1993 DJU de 21/ 12/ 1993). Desse modo, passaram a admitir as freqentes relaes terceirizadas aliadas s regras trabalhistas, visando um suposto princpio de igualdade e eliminao da diferena entre trabalho intelectual, mecnico e manual. Maurcio Godinho Delgado analisa esta medida da seguinte forma: Para o Direito do Trabalho, a terceirizao o fenmeno pela qual se dissocia a relao econmica de trabalho da relao justrabalhista que lhe seria correspondente. Por tal fenmeno insere-se o trabalhador no processo produtivo do tomador de servios sem que se estendam a este os laos justrabalhistas, que se preservam fixados com uma atividade interveniente.. igualmente importante salientar que a terceirizao no pode ferir preceitos da Declarao Universal dos Direitos do Homem nem Constituio, que asseguram a dignidade da pessoa humana. O autor anteriormente citado ressalta dois aspectos sob os quais esta dignidade deve ser tratada: Enquanto ser social, a pessoa humana tem assegurada por este princpio iluminador e normativo no apenas a intangibilidade de valores individuais bsicos, como tambm um mnimo de possibilidade de firmao no plano comunitrio circundante.; isto , o empregado deve ser considerado sob aspecto social e econmico, uma vez inserido em ambos os ramos. Uma prtica ilcita frequentemente realizada a imposio direta de demisso para admisso na nova empresa, quando h troca de prestadoras. O prejuzo deriva da perda de aviso prvio e outras perdas indiretas. Apesar disso, este comportamento continuadamente repetido por causa da necessidade de se manter o emprego. Para finalizar, de extrema importncia mencionar que todo este processo ocorre perante fiscalizao; onde os fiscais trabalhistas verificam as condies de trabalho baseados na Instruo Normativa n7/90. Encontra-se l todos os requisitos necessrios para uma contratao legal e com o aval do Ministrio Pblico do Trabalho. Vantagens e Desvantagens da Terceirizao Se h algum preceito incontestvel conhecido pelo ser humano , certamente, que toda deciso, por mais correta e sensata que possa parecer, ocasiona uma perda; ou seja, para todo bnus h um nus. Entretanto, as decises tornam-se bem mais complexas quando envolve verba pblica; afinal, os efeitos oriundos dessa opo afetaro uma grande quantidade de contribuintes. Por este motivo, quando se trata de

terceirizao associada ao servio pblico, as vantagens e desvantagens resultantes devem ser ponderadas exaustivamente. A primeira vantagem vista pode parecer um pouco bem bvia; contudo, questes muito evidentes podem ocultar as mais diversas interpretaes; exigindo explanaes detalhadas. Assim, afirmam que a terceirizao soluciona parte do problema da falta de pessoal provocada pelo contingenciamento de verbas do governo federal. Certamente, haver aquele que argumentar que o servidor concursado e respaldado pela lei poderia prontamente preencher a vaga. No entanto, a burocracia envolvida em todo processo de negociao (dificuldade em conseguir autorizao do Ministrio do Planejamento e certas dvidas jurdicas relacionadas ao regimento de contratao) destes novos funcionrios causa um excessivo atraso no desempenho dos organismos pblicos; isto , a falta de servidores terceirizados poderia causar uma parada na realizao do ofcio pblico. Por outro lado, uma profunda reflexo levaria qualquer expectador atento a concluir que o Estado tornar-se-ia dependente dos servios privados e a condio de subordinado no confortvel para o governo, que estaria sujeito h contestao sem possibilidade de rplica. Alm disso, fundamentando-se na mesma premissa, nota-se um ponto controverso que necessita esclarecimento. Funcionrios terceirizados no podem substituir os concursados em atividades especializadas e, caso seja feito, considerado pelo TCU como um suposto drible na legislao; visto que esta garante que os servidores pblicos devem ser admitidos por concursos pblicos, salvo ocupaes mencionadas na Lei n 5.645, de 1970. Destarte, geralmente, o proveito revela-se muito mais glorioso quando atinge um vasto nmero de indivduos. Assim sendo, estatsticas apontam que a subcontratao uma das principais responsveis pelo emprego formal do Pas, gerando mais de 1,5 milho de empregos diretos e com cerca de 25% de seu faturamento retido na fonte; o que permite a todos concluir que ainda h uma ampla possibilidade de crescimento e aumento na criao de mais empregos. Esta informao relaciona-se perfeitamente com a realidade, onde a fora de trabalho assalariada raramente est amparada por um simples contrato por conta dos altos custos dos encargos trabalhistas. Por isso, deduziram que muito mais prudente transmitir tal responsabilidade s sublocadoras. Ademais, este episdio contribui diretamente para a reduo no preo final do produto; afinal de contas, a empresa no ter mais despesas trabalhistas, o que diminui o custo da produo. No obstante, este fato prejudica diretamente uma das maiores conquistas da sociedade: a democracia. A transferncia das responsabilidades trabalhistas para uma empresa particular de certa forma restringe as reivindicaes laboristas e o resultado uma classe operria insatisfeita e inconformada; afinal, caso eles tentassem, eventualmente, requerer alguma melhoria, seriam, tranqilamente, substitudos por outros que facilmente contentar-se-iam com a suposta oportunidade. Um benefcio anlogo ao anterior o aumento da quantidade de micro, pequenas e mdias empresas, motivado pela renovao e intensificao das atividades do setor

tercirio. Todavia, falhas e fracassos so riscos constantes e fazem parte de qualquer incumbncia. No mbito da parceria, essa realidade dificulta as negociaes de todas as empresas prestadoras de servio; ou seja, o desastre de alguns gera um prejuzo na imagem de todos, depreciando a imagem geral do setor. Conquanto um desmedido desconto na produo seja bem lucrativo para o empresrio e favorvel para o consumidor, as condies as quais ele obtido devem ser examinadas cautelosamente. Profissionais gananciosos no avaliam os efeitos de suas resolues no momento em que optam por companhias terceirizadas mais baratas e inferiores. Tais contrataes irresponsveis afetam a qualidade do servio e, indiretamente, a qualidade do produto final; desconsiderando o prejuzo dos operrios, sofredores com a inadimplncia constantemente presente em empresas fraudulentas. A Federao Nacional das Empresas Prestadoras de Servio de Limpeza e Conservao (FEBRAC) afirma que a negligncia na fiscalizao das companhias citadas injustificvel e que parte da culpa dos contratantes satisfeitos com a escassez de dados referentes s sublocadoras. Esta ltima informao totalmente previsvel, visto que de conhecimento geral que raramente a culpa pertence a apenas uma das partes envolvidas na negociao e que tudo iniciou por causa da ambio excessiva do contratador. Maquiavel j profetizava esta deduo em sua mais prspera obra por intermdio do seguinte pensamento: A primeira conjectura que se faz da inteligncia de um senhor baseia-se no exame dos homens que ele tem sua volta. Quando so capazes e leais, pode-se considerar sbio, pois soube reconhec-los capazes e mantlos leais. Mas quando so de outro modo, pode-se sempre fazer um mau juzo dele, pois o primeiro erro, ele o fez nesta escolha.. No campo social, pode-se asseverar que a terceirizao age como objeto de excluso social e discriminao; uma vez que a contratao e remunerao diferenciada para funes e cargos equivalentes desenvolvem comparaes inevitveis entre temporrios e efetivos, gerando supostos status dentro da empresa. Observe a desigualdade no tratamento e o preconceito manifestado no seguinte relato: Os terceirizados sempre receberam menor remunerao, e tm condies de trabalho muito inferiores s dos empregados da Petrobrs. Os banheiros e vestirios colocados disposio deles so de baixa higiene e qualidade. O transporte feito em condies mnimas de atendimento. Apenas no ltimo ano, a Reduc disponibilizou as instalaes do seu restaurante para os empregados terceirizados. Isto s foi possvel devido reduo do efetivo prprio.. Com o testemunho dado, a intolerncia oficializada e a falta de igualdade de possibilidades so perfeitamente ilustradas, eliminando todo e qualquer resqucio de dvida ou descrena. Outro efeito social prtico a alienao. Segundo a doutrina do filsofo alemo Hegel, a alienao causa ao indivduo uma percepo do mundo indiferente conscincia e sua composio feita por coisas independentes umas das outras. Este processo sucede com alguns dos funcionrios temporrios, que no mais conseguem perceber o todo, apenas partes soltas e sem algum significado ou importncia. Ou at mesmo, segundo o marxismo, seria uma situao presente no sistema capitalista, onde o trabalho feito de modo separado do interesse e do conhecimento do operrio; assim, ao final da produo, o trabalhador no tem conscincia nem condies de acesso quilo que produziu. Muitos empregados sublocados no sabem o que a empresa onde trabalham produz.

Um ponto positivo igualmente merecedor de destaque o aumento da eficincia empresarial com maior versatilidade e agilidade nas deliberaes administrativas, proporcionando uma maior dedicao atividade fim. Ao concentrar sua ateno nos possveis resultados desta disposio, ver que a mais importante e evidente a melhoria da qualidade dos produtos, agora que h mais cuidado e ateno centrados neste propsito. No entanto, o outsourcing lida com um aspecto bem ntimo e delicado da sociedade moderna: a violao de sigilos bancrio e fiscal. J houve casos de terceirizados nesse campo que, desonestamente, revelaram senhas e dados secretos a pessoas desautorizadas. Casos assim induzem a populao a refletir se este setor deveria aceitar temporrios, j que no h nenhuma garantia da ndole de cada empregado; como trata o Decreto-lei n1.034, de 21 de outubro de 1969. Esta polmica leva a uma desconfiana doentia e real; pois, quem ir querer se expor a tal risco? Outro setor que constantemente sofre por causa de preocupaes e danos freqentes o setor tributrio. Como todos, os trabalhadores tambm lutam por aquilo que acreditam ser mais lucrativo e proveitoso a eles; por isso, alguns terceirizados constantemente sonegam impostos ao declararem serem do quadro fixo de funcionrios. O motivo por tal conduta simples e compreensvel: servidores contratados possuem certos benefcios que no so concedidos aos temporrios, como a dispensa fiscal do ISS (Decreto-lei n406/ 68, arts. 8 a 12). Assim, por mais ilcito que seja, eles afirmam ser contratado para receber algum desconto tributrio. Para finalizar, a maior polmica relacionada a este assunto encontra-se adiante: o baixo custo destes servios. Uma corrente de economistas afirma que a terceirizao custa um valor inferior contratao efetiva de pessoal. Todavia, ponderando cada gasto, percebe-se que a diferena desprezvel; pois, o que era destinado ao pagamento dos trabalhadores contratados ser entregue quase que inteiramente prestadora de servio e a cursos de especializaes e treinamento geral. Certamente algum afirmar que este ltimo tpico obrigao da sublocadora e haver uma rplica assegurando que isso no totalmente verdade: caso o treinamento seja transferido empresa, esta possui o direito de cobrar mais caro. No se pode, contudo, desprezar o prejuzo social causado pela terceirizao, como o fomento baixa estima incrementado por baixos salrios e instabilidade trabalhista. Consideraes Finais Ao cabo de muito tempo e ponderao necessrios aceitao, conclui-se que, a despeito de tantos prs e contras, a terceirizao vem garantindo seu espao na poltica moderna e na economia neoliberal. Entretanto, para que tal conduta permanea da maneira mais justa, preciso que os empregados, elo mais frgil desta corrente, tenham cada um dos seus direitos respeitados em sua totalidade; afinal, qual a utilidade de todas essas mudanas polticas seno garantir o benefcio coletivo? Por este exato motivo que o conjunto de possveis repercusses sociais deve ser estudado e analisado calmamente. Baseado neste intenso desejo, o governo tem tentado combinar a melhor opo para o estado e para o povo atravs de medidas de ao afirmativa, como: extenso do prazo para substituio de terceirizados por efetivos; permisso para execuo de

concurso pblico com contratao temporria vlida por um ano e troca parcial por efetivos. At ento, tais providncias tem conseguido um resultado satisfatrio medida que as substituies vo ocorrendo. Sabe-se que, antes de todo escndalo causado pela crise poltica e denncias de corrupo, a Unio planejava um amplo e detalhado cronograma de concursos a fim de continuar a reduzir o nmero de terceirizados que, segundo o TCU, aumentou no governo Lula em 28% no setor pblico. Mas h ainda muito trabalho adiante; afinal, mesmo que se alcance a quantidade ideal de concursados e contratados, dispondo assim de um suposto equilbrio, necessitaria esforo para manter esta condio. Leia a seguinte passagem para um melhor entendimento do que foi dito: Aqueles que somente pela sorte tornam-se, de cidados comuns, prncipes, com pouco trabalho conquistam, mas com muito conseguem manter. No tm dificuldade pelo caminho, pois voam, mas todas as dificuldades surgem quando atingem a meta.. Por fim, acredita-se que esta seja a melhor opo para desenvolver, nem que apenas pouco, a economia nacional baseado em exemplos externos e fatos anteriores. necessrio dar um pouco de crdito queles que so responsveis por esta escolha. Estimule-se a crer que tal deciso no foi tomada ao acaso e que j houve algum xito por tal sugesto, como se encontra no clebre clssico O Prncipe: Porque os homens, quase sempre, caminham por estradas batidas por outros e agem por imitao. Mesmo sem conseguir repetir completamente as mesmas experincias, nem acrescer s virtudes de quem imita, deve um homem prudente utilizar os caminhos j traados pelos grandes. Sendo excelentssimo imitador, se no alcanar o sucesso, que, ao menos, aprenda alguma coisa. Como o arqueiro prudente que vendo que seu objetivo est longe demais e conhecendo o prprio arco, mira bem mais alto do que o alvo.. Referncias Bibliogrficas: MARTINS, Sergio Pinto. A terceirizao e o direito do trabalho . 6. ed. rev. e amp. So Paulo : Atlas, 2003. GIOSA, Lvio Antonio. Terceirizao: uma abordagem estratgica . 5. ed. rev. e ampl. So Paulo : Pioneira Thomson Learning, 2003. KARDEC, Alan. Gesto estratgica e terceirizao . Rio de Janeiro : Qualitymark, 2002. CARELLI, Rodrigo de Lacerda. Terceirizao e intermediao de mo-de-obra: ruptura do sistema trabalhista, precarizao do trabalho e excluso social. Rio de Janeiro: Renovar, 2003 JACOBY, Jorge Ulisses. A terceirizao no Servio Pblico. ZYMLER, Benjamin. Contratao indireta de mo-de-obra versus terceirizao. J. COIMBRA, Pedro e M. Tibcio, Jos Arnaldo. Geografia: Uma Anlise do Espao Geogrfico 2 edio. So Paulo. Ed. Harbra Ltda. 2003. TAMDJIAN, James Onnig & Mendes, Ivan Lazzari Mendes. Geografia geral e do Brasil: estudos para a compreenso do espao. So Paulo. FTD. 2004. Associao dos Engenheiros da Petrobrs. Boletim n225, de 27/ 08/ 2001. MAQUIAVEL, Nicolau. O prncipe 9 edio. Rio de Janeiro. Ed. Paz e Terra. 1996.

10

Вам также может понравиться