Вы находитесь на странице: 1из 19

Departamento de Cincias Sociais e Humanas Grupo Disciplinar de Geografia

Prof. Daniel Maurcio Dias

O RELEVO
conjunto de formas da superfcie terrestre, isto , o resultado das irregularidades da crosta terrestre. Declive inclinao de uma dada superfcie. Vertente Superfcie lateral de uma elevao.

A altitude
Distncia, em metros, medida na vertical, entre o nvel mdio das guas do mar e um dado lugar: Altitude positiva acima do nvel mdio das guas do mar; Altitude negativa abaixo do nvel mdio das guas do mar.

As Principais Formas de Relevo


1. MONTANHAS apresentam grandes desnveis, com vales profundos e picos muito altos, e altitudes geralmente superiores a 1000 metros.

Alpes, localizados na Europa Ocidental

2. Planaltos
De forma aplanada e com altitudes superiores a 200 metros, so antigas montanhas que, ao longo dos tempos foram desgastadas pela eroso.

Planalto Central das Beiras

3. Colinas
Elevaes de altitude geralmente inferior a 400 metros, de formas arredondadas e fraco declive vertentes com inclinao pouco acentuada.

Colinas no Qubec - Canad

4. Vales
Espaos entre duas reas elevadas. As vertentes podem ser mais ou menos inclinadas ou abruptas. So, por vezes, atravessados por cursos de gua.
Vale do Douro

5. Plancies
De forma plana e altitudes inferiores a 200 metros: umas resultaram da aco da eroso, outras da deposio de sedimentos transportados pelos rios plancies aluviais.

peneplancie alentejana

O relevo do mundo planisfrio fsico

Relevo dos Continentes 1. SIA

Himalaias - Monte Evereste: pico mais alto dos Himalaias e o mais elevado do mundo, com 8848 metros de altitude. Plancies do Ganges, do Huang-Ho e Iansequio (6380 km de extenso)

Plancie do Ganges suas margens

2. Amrica do Sul

Cordilheira dos Andes Aconcgua o pico mais elevado com 6959 m de altitude. Maior plancie bacia do rio Amazonas, com 6440 km de extenso.

3. Amrica do Norte

Montanhas Rochosas maior pico: Monte Logan 6050 m Monte McKinley 6194 m Plancie do MississipiMissouri, com 6019 km de extenso

4. frica

Quilimanjaro, na Tanznia, com 5895 m de altitude Plancies do Baixo Nilo, no rio Nilo, que tem 6695 km

5. Europa

Cordilheira do Cucaso monte Elbrus: 5 648 m Alpes Monte Branco 4808 metros de altitude Plancie europeia: percorrida por numerosos rios, o maior o Rio Volga 3 688 km

6. Ocenia

Alpes Meridionais da Ilha do Sul (Nova Zelndia) Monte CooK: 3764 metros altitude; Na Grande Bacia Artesiana fica o sistema fluvial MurrayDarling tem 2570 km de extenso.

A Rede Hidrogrfica

Rios e Riachos: Agentes erosivos

Rios e afluentes: uma rede organizada


Bacias hidrogrficasrea drenada por uma rede hidrogrfica. Rede hidrogrfica conjunto formado pelo rio principal e os seus tributrios (afluentes e subafluentes).

Tipos de vales
Vale em V ou garganta vale encaixado, estreito e profundo, em forma de V, junto nascente. Vale em V aberto ou U vale profundo em V aberto, onde o relevo menos acidentado e a velocidade das guas diminui curso mdio do rio. Vale em caleira aluvial pouco profundo, em regies mais planas, o rio diminui a sua velocidade e acumula mais detritos.

FIM

Cordilheira dos Andes Amrica do Sul

Вам также может понравиться