Вы находитесь на странице: 1из 10

Universidade Federal de Minas Gerais Escola de Engenharia Departamento de Engenharia Eletrnica Laboratrio de Comunicaes

Modulao FM

Alunos: Rafael Quinteiro Leite 2007015417 Pedro Vitor Ferreira 2010016852

Belo Horizonte, Outubro de 2013

1. Fundamentao Terica
Na modulao FM, o sinal modulante controla ou a frequncia ou a fase da portadora. A grande vantagem da modulao FM a amplitude constante do sinal modulado que resulta numa transmisso em potncia mxima sempre. Alem disso existe a possibilidade de eliminao de rudos na amplitude do sinal modulado. Porm, tal modulao apresenta como desvantagem a necessidade de uma maior banda por canal. Como a modulao em frequncia e uma operao no linear, existem dificuldades para a anlise com as tcnicas de Transformada de Fourier.

Esta

modulao

consiste

na

variao

da

frequncia

da

portadora

proporcionalmente ao sinal da mensagem. O sinal FM possui a expresso:


() = 0 (0 + ( ))

Em que o ndice de modulao em frequncia. definido por:


=

e
f = desvio de frequncia, fm = frequncia do sinal modulado, cf = coeficiente do modulador FM, A = amplitude maxima do sinal de mensagem.

A frequncia instantnea dada por:


() = 0 + ()

Em que 0 a frequncia da portadora sem modulao, cf*a(t ) determina o desvio de frequncia causado pela aplicao da informao m(t), e cf a constante do modulador FM.
A frequncia instantnea varia em torno do seu valor central proporcionalmente ao sinal modulador. O ndice de modulao fornece uma medida relativa do desvio de frequncia em relao frequncia do sinal modulador.

A decomposio em srie de Fourier do sinal modulado FM pode ser expressa por:


() = 0 cos(0 + ) = 0 () cos(0 + )

Teoricamente, a largura de faixa de uma onda FM infinita. A regra de Carson uma forma prtica de se determinar esta largura:
= 2 ( + 1) ()

Na prtica utilizamos o CI LM566 um VCO (Oscilador Controlado por Tenso), que gera onda quadrada no pino 3 em funo da tenso na entrada no pino 5. A frequncia do oscilador dada por: 2 ( )
0 = 1 1

O efeito o de um modulador FM, onde a frequncia do sinal modulado na sada varia com o sinal modulante de entrada.

2 Desenvolvimento da aula
2.1 Materiais
Osciloscpio; Analisador de espectros; Gerador de udio; Protoboard;

Fonte de tenso;

CI LM 566; Potencimetro de 10k_; Resistores: 1k_, 4.7k_, 6.8k_ e 10k_ (2); Capacitor: 1nF (2)

2.2 Procedimentos

2.2.1 O circuito modulador FM da figura 1 foi montado.

Figura 1 Circuito de um modulador FM

Neste circuito, a frequncia central depende de que relaciona essa dependncia :

. A equao

Onde,

2.2.2

Com

fechada

aplicamos na

mensagem

um

sinal

senoidal:

2.2.3 Ajustamos o potencimetro at a onda ficar simtrica e com frequncia mxima

2.2.3 Foi aumentada a amplitude da mensagem e pudemos ver que, a velocidade de variao da frequncia no sinal modulado maior quanto maior a amplitude e frequncia do sinal de mensagem:

O coeficiente do modulador FM foi calculado: = /; = 5; = 1,5; = 3,3/ 2.2.4 Mudamos a frequncia da mensagem para 2kHz. Observamos que as informaes de amplitude e frequncia da mensagem e esto embutidas na portadora modulada, na forma de desvio mximo e velocidade de desvio.

2.2.5 Ajustamos a frequncia deste sinal pra 2 kHz. Estimamos BW pela regra de Carson e comparamos com o BW medido com o analisador de espectro. Pela regra de Carson obtemos: = 2 (2 + 12) = 28

2.2.6 Ajustamos a frequncia deste sinal para a portadora ser menor possvel:

2.2.7 Variamos a frequncia e percebemos quanto maior a frequncia menor o BW:

Concluso
Nesta prtica realizamos com xito o estudo do circuito modulador FM utilizando o circuito integrado LM566. Este circuito tem como uma de suas principais caractersticas a simplicidade de implementao. Observamos os princpios deste tipo de modulao e observamos em laboratrio o seu comportamento na variao de alguns parmetros como frequncia do sinal modulante, frequncia da portadora sem modulao, forma de onda do sinal modulante entre outros. A grande vantagem da modulao FM a sua qualidade de udio e imunidade a rudo. A maioria das formas de rudo esttico e eltrico esto naturalmente presentes no AM. Os receptores FM tambm apresentam uma caracterstica conhecida como efeito de captura. Se dois ou mais sinais de FM esto na mesma frequncia, o receptor de FM ir responder ao sinal mais forte e ignorar o resto. A qualidade de udio de um sinal FM aumenta conforme e seu desvio aumenta, o qual o porque das estaes comerciais de FM usarem uma banda de frequncia mais larga. Esta maior banda de frequncia necessria uma das desvantagens do FM se comparada a outros tipos de modulao.

Sugesto
Sugerimos que novas prticas de modulao FM sejam adicionadas ementa do curso para que o aluno familiarize mais com esse tipo de modulao, considerando seu grau de importncia nos meios de comunicao.

Вам также может понравиться