Вы находитесь на странице: 1из 8

POLIESTIRENO - PS / PSAI

DATASHEET

Reviso: 2.2 07/Fevereiro/2013 Pg. 1 / 8

O Poliestireno uma das mais antigas resinas sintticas. Foi em 1831 que um polmero vtreo transparente foi descoberto e pouco tempo depois, proposto para uso prtico. Mas seu desenvolvimento comercial demorou at o momento em que os mtodos satisfatrios para a produo do monmero do estireno fossem encontrados, e at a descoberta de um meio de evitar a polimerizao durante o carregamento ou estocagem. O primeiro plstico industrial de poliestireno foi introduzido na Alemanha em 1930. A produo nos Estados Unidos iniciou-se em 1937, porm, em quantidades relativamente insignicantes at 1946. Ento, as tremendas facilidades para a produo de estireno, que foram obtidas graas ao programa de borracha sinttica da Segunda Guerra Mundial, tornam-se acessveis para a produo de plsticos. O Poliestireno um termoplstico que se caracteriza por sua dureza, sua facilidade de processamento e seu baixo custo. Sua colorao excelente. disponvel em vrios tipos apropriados para vrias aplicaes e processamentos. No resiste a solventes e gorduras, devendo ser limpo com sabo neutro ou lcool isoproplico. completamente inodoro, inspido e atxico; queima como chama fuliginosa, amarela-alaranjada, lentamente, e no se extingue; possui boa estabilidade dimensional e pequena absoro de umidade. Possui excepcionais propriedades eltricas que permanecem constantes numa ampla faixa de temperatura e freqncia. Quimicamente, resistente aos cidos fortes e aos lcalis insolvel com hidrocarbonetos alifticos e alcois inferiores. solvel em steres, hidrocarbonetos aromticos, alcois superiores e hidrocarbonetos clorados. O Poliestireno resistente ao impacto, sua resistncia trao e seu mdulo de elasticidade so inferiores ao do poliestireno comum, enquanto que o alongamento pode melhorar de 10 a 40%; aumentando-se o alongamento, o material melhora a sua tendncia quebra, contudo, forando-se alm de um determinado ponto, a rea que sofreu tenso torna-se branca. Pode-se inserir metais na fabricao de suas peas; a presena de elastmeros afeta suas propriedades eltricas aumentando as pedras de potncia; com absoro de gua de duas a trs vezes, sua resistncia trmica diminui e sua resistncia intempries menor do que a do poliestireno comum.

CARACTERSTICAS Baixo custo Brilho Processamento fcil, quando cristal possui transparncia cristalina Baixa absoro de umidade Altamente resistente impactos (quando aditivadas) Resistncia ao calor (inamvel)

PRINCIPAIS APLICAES Comunicao visual Embalagens Peas tcnicas Termoformagem Bandejas descartveis Box para banheiro
(11) 3871-7888

comercial@vick.com.br

TELEVENDAS: (19) 3772-7200

POLIESTIRENO - PS / PSAI
DATASHEET

Reviso: 2.2 07/Fevereiro/2013 Pg. 2 / 8

FORMATO Chapas

CORES Cristal Branco Translcido

Poliestireno - PS Cristal fundamental um homopolmero de estireno. Dependendo do tipo de processamento, o material recebe pequenas quantidades de lubricantes, tanto de ao externa como interna. Isto vem a facilitar o uxo nas extruses e moldagens.

Poliestireno - PS Luminria As caractersticas do Poliestireno Leitoso para Luminria descrito neste tema so idnticas s do material cristal. fundamental um homopolmero de estireno. Dependendo do tipo de processamento, o material recebe pequenas quantidades de lubricantes, tanto de ao externa como interna. Isto vem a facilitar o uxo nas extruses e moldagens. O Poliestireno comum tambm conhecido pelo nome de Poliestireno regular, no modicado ou cristal. A diferena que h do Poliestireno leitoso para Luminria que o mesmo recebe uma pigmentao branca para uso em luminrias em elevadores, shopping centers, residncias, etc. Deve-se ressaltar que este material no deve ser confundido com o poliestireno de alto impacto, visto que o poliestireno leitoso luminria no recebe carga na sua formulao que lhe d tais caractersticas.

Poliestireno - PS Translcido Facilmente colvel, impresso por silk screen ou oset e pintado a revlver.
Densidade Caractersticas Resistncia Qumica Aplicao Cores 1,07 g/cm Boa rigidez, tima moldabilidade e atxico No resiste a solventes e gorduras, devendo ser limpo com sabo neutro ou lcool isoproplico Armrios de banheiro, brinquedos Azul e Vermelho (Sob Consulta)

comercial@vick.com.br

TELEVENDAS: (19) 3772-7200

(11) 3871-7888

POLIESTIRENO - PS / PSAI
DATASHEET
BOLETIM TCNICO - PS CRISTAL
Norma ASTM D-1238 Elongao na ruptura ASTM D-638 ASTM D-638 ASTM D-790 Resistncia ao impacto IZOD (espessura 3,2 mm) Temperatura de amolecimento Vicat Densidade Contrao no molde ASTM D-256 ASTM D-1525 ASTM D-792 -

Reviso: 2.2 07/Fevereiro/2013 Pg. 3 / 8

Valores Tpicos da resina veculo 2,5 - 25,0 g /10 min 1,7 - 2,5% 3200 - 3300 Mpa 75 - 95 Mpa 23 J/m 85 - 101C 1,05 g/cm 0,3 - 0,6%

Este produto est em conformidade com FDA (Food and Drug Administration) para uso em embalagens alimentcias; Este produto est classicado conforme UL 94 HB.

Aditivo Anti U.V. Estabilizador de luz classicado como aditivo de anti envelhecimento visando bloquear ao da radiao U.V. que incide nos produtos, evitando degradao e proporcionando maior durabilidade.

Extruso A extrusora alimentada diretamente com o composto acima, passando de slido para pastoso, e calandrado nas espessuras solicitadas.

Camadas Monocamada

Norma Mnima 1,50 Mxima 5,00 Mnima 800

Largura (mm) Mxima 1100

Acabamento Brilho Mecnico De 1,50 a 5,00 mm (espessura)

Filme de Proteo Superior+Inferior De 1,50 a 5,00 mm (espessura)

comercial@vick.com.br

TELEVENDAS: (19) 3772-7200

(11) 3871-7888

POLIESTIRENO - PS / PSAI
DATASHEET
Propriedades Alta resistncia trmica e mecnica. Aplicao

Reviso: 2.2 07/Fevereiro/2013 Pg. 4 / 8

Brinquedos, utenslios domsticos, embalagens para cosmticos, recipientes para alimentos, etc.

Embalagem Filme em polietileno envolvendo as chapas formando os pacotes, lme strech envolvendo os pacotes aps completar o palete, cantoneira nas laterais superiores e ta de arquear na transversal.

Armazenamento Conservar o produto afastado de fontes de ignio, luz solar direta, calor, temperaturas elevadas e materiais incompatveis (agentes oxidantes, materiais combustveis e hidrocarbonetos aromticos derivados de benzeno).

comercial@vick.com.br

TELEVENDAS: (19) 3772-7200

(11) 3871-7888

POLIESTIRENO - PS / PSAI
DATASHEET
POLIESTIRENO ALTO IMPACTO (PSAI)

Reviso: 2.2 07/Fevereiro/2013 Pg. 5 / 8

Dentre as diversas tentativas que foram realizadas para melhorar a resistncia ao impacto do poliestireno, a mais eciente foi aquela que previu a incorporao de elastmeros em propores variadas, segundo as propriedades desejadas do produto nal. Vrias experincias tm mostrado que o estireno-butadieno com 25%, no mximo, de estireno, o elastmero mais adequado para esta nalidade. Variando o teor de elastmero que incorporado ao polmero, tem-se os poliestirenos de mdio e alto impacto. Geralmente este teor de elastmero se encontra entre 5 e 10%. Industrialmente, dispe-se de dois mtodos para a adio do elastmero, que so: Por mistura mecnica, que consiste na mistura do poliestireno com a borracha por intermdio de moinho de dois rolos tipo "bunbury", ou numa extrusora, de preferncia com duas roscas; Por gratizao (copolmero enxertado), aplicando o processo grate, obtm-se o poliestireno modicado diretamente no reator de polimerizao. Dessa forma, promove-se a dissoluo da borracha em estireno, seguindo-se polimerizao da mistura pelas tcnicas de massa, soluo ou suspenso.

A polimerizao em suspenso efetivada dissolvendo-se a borracha e o catalisador no estireno, seguindo-se disperso, por agitao, em gua desmineralizada, com um agente de suspenso adequado, que pode ser lcool polivinlico. A polimerizao processada por meio de aquecimento. Durante a polimerizao, ocorre formao de partculas microscpicas de borracha, que se dispersam na matriz de poliestireno. A presena destas partculas de borracha altera as propriedades mecnicas do poliestireno, havendo o aumento da resistncia ao impacto e da sua resistncia qumica sob tenso (environmetal stress cracking). Em contrapartida, a adio de borracha promove perda da transparncia do material, tornando-a leitosa. As chapas de PSAI, so produzidas tendo por base a resina de PSAI (ou HIPS em ingls) e pigmentadas em diversas cores. Este tipo de Poliestireno, tambm conhecido como Poliestireno de Alto Impacto (PSAI), largamente utilizado na comunicao visual (interna), devido excelente aderncia de tinta no processo de serigraa, bem como na confeco de placas com vinil adesivo. Por outro lado, outra aplicao comum a este produto na termoformagem de peas, tambm conhecida como vacuum formagem, cujo objetivo moldar o poliestireno (atravs de moldes e temperatura) no formato desejado. Outra informao importante que os poliestirenos comumente comercializados no mercado no possuem aditivo anti-UV. Portanto, devido baixa resistncia intempries, e falta de aditivo anti-UV, no recomendado o uso destas chapas para uso externo.

comercial@vick.com.br

TELEVENDAS: (19) 3772-7200

(11) 3871-7888

POLIESTIRENO - PS / PSAI
DATASHEET
CARACTERSTICAS Boa resistncia mecnica; Boa resistncia ao calor (inamvel). PRINCIPAIS APLICAES Embalagens Industriais; Termoformagem; Comunicao Visual

Reviso: 2.2 07/Fevereiro/2013 Pg. 6 / 8

FORMATO Chapas

CORES Branco Amarelo Vermelho Azul Verde Preto Cinza Laranja

BOLETIM TCNICO - PSAI


Caracterstica Resistncia trao na ruptura Alongamento na ruptura Mdulo elstico por trao Resistncia exo Resistncia ao impacto IZOD (espessura 3,2 mm) Temperatura de amolecimento Vicat Densidade Contrao no molde Norma ASTM D-638 ASTM D-638 ASTM D-638 ASTM D-790 ASTM D-256 ASTM D-1525 ASTM D-792 Valores Tpicos da resina veculo 23 37 Mpa 55 66% 1930 2200 Mpa 47 Mpa 145 J/m 98 99 C 1,04 g/cm 0,3 0,7%

*As informaes contidas so de responsabilidade do fabricante.

OUTRAS INFORMAES Este produto est em conformidade com FDA (Food and Drug Administration) para uso em embalagens alimentcias; Este produto est classicado conforme UL 94 HB.

comercial@vick.com.br

TELEVENDAS: (19) 3772-7200

(11) 3871-7888

POLIESTIRENO - PS / PSAI
DATASHEET
Masterbatch

Reviso: 2.2 07/Fevereiro/2013 Pg. 7 / 8

um concentrado de pigmentos, corantes e/ou aditivos que so dispersos em uma resina denominada resina veculo, usado em segmentos da indstria de transformao plstica. Aditivo Anti U.V. Estabilizador de luz classicado como aditivo de anti envelhecimento visando bloquear ao da radiao U.V. que incide nos produtos, evitando degradao e proporcionando maior durabilidade. Extruso A extrusora alimentada diretamente com o composto acima, passando de slido para pastoso, e calandrado nas espessuras solicitadas. CARACTERISTICA DA CHAPA EM PSAI
Camadas Espessura (mm) Mnima Mxima 0,50 0,30 0,80 0,60 1,70 0,90 4,80 1,80 6,00 4,90 0,90 1,80 1,90 4,80 4,90 6,00 Largura (mm) Mnima Mxima 500 1100 400 1200 300 1300 300 1400 300 1300 300 1300 300 1350 300 1300

Monocamada

Bi-camada e Tri-camada

Acabamento: Fosco Brilho Mecnico Alto Brilho Textura: Casca de Laranja Areia Digital Pirmide Superior Inferior Superior Inferior

Somente monocamada De 0,30 a 6,00 mm (espessura) De 0,90 a 6,00 mm (espessura) At 1100 mm (largura mxima) At 1300 mm (largura mxima) At 1200 mm (largura mxima) At 1200 mm (largura mxima) De 0,90 a 6,00 mm (espessura) De 1,30 a 6,00 mm (espessura) De 0,30 a 1,80 mm (espessura) De 0,30 a 1,80 mm (espessura)

Filme de Proteo: Tratamento Corona:

comercial@vick.com.br

TELEVENDAS: (19) 3772-7200

(11) 3871-7888

POLIESTIRENO - PS / PSAI
DATASHEET
Propriedades: Boas propriedades mecnicas e de impacto. Aplicao:

Reviso: 2.2 07/Fevereiro/2013 Pg. 8 / 8

Em embalagens de alimentos, descartveis, indstria de mveis, eletrodomsticos, eletro eletrnicos, brinquedos, utenslios domsticos, indstria de refrigerao, calados e etc.

PRESERVAO DO PRODUTO Embalagem: Filme em polietileno envolvendo as chapas formando os pacotes, lme strech envolvendo os pacotes aps completar o palete, cantoneira nas laterais superiores e ta de arquear na transversal. Armazenamento: Conservar o produto afastado de fontes de ignio, luz solar direta, calor, temperaturas elevadas e materiais incompatveis (agentes oxidantes, materiais combustveis e hidrocarbonetos aromticos derivados de benzeno). NOTA Este Boletim Tcnico poder ser alterado sem aviso prvio. As informaes contidas nesse documento so de responsabilidade do fabricante.

comercial@vick.com.br

TELEVENDAS: (19) 3772-7200

(11) 3871-7888

Вам также может понравиться