Вы находитесь на странице: 1из 5

Advrbios e Locues Adverbiais

Advrbio a classe gramatical das palavras (invariveis) que modificam um verbo ou um adjetivo ou um outro advrbio (mas nunca um substantivo) acrescentando uma determinada particularidade que determina as circunstncias em que a ao ocorre. Locuo adverbial so duas ou mais palavras desempenham a mesma funo de um advrbio, geralmente formada de uma preposio e um substantivo. Podemos considerar doze categorias diferentes de advrbios: Tempo
hoje, logo, primeiro, ontem, tarde, outrora, amanh, cedo, dantes, depois, ainda, antigamente, antes, doravante, nunca, ento, ora, jamais, agora, sempre, j, enfim. Locues Adverbiais: s vezes, tarde, noite, de manh, de repente, s vezes, de vez em quando, de quando em quando, a qualquer momento, de tempos em tempos, hoje em dia.

Lugar
aqui, antes, dentro, ali, adiante, fora, acol, atrs, alm, l, detrs, aqum, c, acima, perto, a, abaixo, onde, aonde, longe, debaixo, algures, defronte, nenhures. Locues Adverbiais: a distncia, distncia de, de longe, de perto, em cima, direita, esquerda, ao lado, em volta, por aqui.

Modo
bem, mal, melhor, pior, assim, alis, depressa, devagar, como, debalde, sobremodo, sobretudo, sobremaneira, quase, principalmente. Locues Adverbiais: pressa, passo a passo, de cor, em vo, em geral, de soslaio, frente a frente, de viva voz.

Quantidade
muito, pouco, mais, menos, demasiado, quanto, quo, tanto, to, assaz, que (equivale a quo), tudo, nada, todo, bastante, quase. Locues Adverbiais: em excesso, de todo, de muito, por completo.

Afirmao
sim, certamente, realmente, decerto, efetivamente. Locues Adverbiais: sem dvida, de fato, por certo, com certeza.

Negao
no, nem, nunca, jamais. Locues Adverbiais: de modo algum, de jeito nenhum, de forma nenhuma

Dvida

Excluso

Incluso

acaso, porventura, possivelmente, apenas, exclusivamente, salvo, ainda, at, mesmo, inclusivamente, provavelmente, qui, talvez. seno, somente, simplesmente, s, tambm, alm, inclusive. Locues Adverbiais: por certo, unicamente. Locues Adverbiais: alm disso, quem sabe

Ordem
depois, primeiramente, ultimamente. Locues Adverbiais:

Designao
Eis Locues Adverbiais:

Interrogao
onde? como? quando? porque? Locues Adverbiais:

Manual de Portugus ComunicAtivo de Lus Aguilar 2

Advrbios de Tempo e Locues Adverbiais de Tempo


Advrbios de tempo: hoje, logo, ontem, amanh, nunca, sempre, outrora, breve, cedo, tarde, agora, afinal, enfim, antes, depois, j, jamais, amide (de vez em quando), doravante, primeiro, dantes, ainda, ento, ora, primeiramente, provisoriamente, constantemente, antigamente, imediatamente, sucessivamente. Locues adverbiais de tempo: s vezes, tarde, noite, de manh, de repente, s vezes, de vez em quando, de quando em quando, a qualquer momento, de tempos em tempos, hoje em dia Alguns exemplos de advrbios e locues adverbiais de tempo 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 A Genoveva saiu de casa apressadamente. O Sebastio saiu rapidinho da sala de aulas. Hoje fazemos o exame de Portugus, amanh faremos a sua correo. Antes, os estudantes estudaram gramtica e lxico, tendo feito a reviso de toda a matria, ontem, vspera do exame. O regresso do artista outrora conhecido como Cat Stevens, agora, com o nome de Yusuf Islam, est marcado para breve. O Cristiano Ronaldo enfrenta falta de energia constantemente, nos jogos da seleo. Quem dir que cedo ou tarde para fazer isto ou aquilo? Retroceder nunca, render-se jamais! A independncia do Quebeque foi provisoriamente adiada dizem os independentistas. Como deve ser, afinal, o desenvolvimento das aulas de Portugus? E assim sucessivamente...

11 Meu Deus, dai-me pacincia, mas tem de ser j! 12 Os estudantes distraem-se amide. 13 H vida depois da morte? 14 O que o incomoda agora no saber para onde ir. 15 Ele deve prestar imediatamente todos os esclarecimentos. 16 De repente, a capital do Haiti v-se em runas. 17 De manh dorme, tarde levanta-se e noite deita-se. 18 A qualquer momento a nossa equipa de reportagem entrar em contato com a nossa redao. 19 Os terramotos ocorrem de tempos em tempos.

Advrbios de Lugar e Locues Adverbiais de Lugar


Advrbios de lugar: abaixo, acima, adentro, adiante, afora, fora, a, alm, ali, aqui, aqum, atrs, c, dentro, embaixo, externamente, l, longe, perto, antes, acol, detrs, onde, aonde, debaixo, defronte, algures (em algum lugar), alhures (em outro lugar), nenhures (em nenhum lugar). Locues adverbiais de lugar: a distncia, distncia de, de longe, de perto, em cima, direita, esquerda, ao lado, em volta, por aqui. Alguns exemplos de advrbios e locues adverbiais de lugar 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 O Bogdan tem prestaes muito abaixo das suas possibilidades. O advrbio acima designado um advrbio de lugar. O Thibaut mora perto da Universidade de Montreal, mas fica muito longe da casa da namorada. A Isabella colocou a pasta atrs da porta do escritrio. Gostaria de ter aqui, no Canad, uma escola de lnguas - disse o Roy. Deixem os livros ali naquele canto da sala. Os pulmes so revestidos externamente por uma membrana chamada pleura. Se voc vier comigo a ns vamos adiante. A Vanessa saiu detrs da cmara de filmar. Quem quer passar alm do Bojador Tem que passar alm da dor, diz o poeta Fernando Pessoa.

11 De c para l e de aqui para a. 12 A Universidade de Montreal fica esquerda do Oratrio So Jos e o metro fica direita do CEPSUM. 13 Empresrio assassinado dentro de casa, em Porto Seguro. 14 O filme Mar Adentro joga com o dentro e o fora. 15 Assinar embaixo conforme o bilhete de identidade. 16 O Olivier leu o texto todo de cima a baixo. 17 Os pelos em volta dos olhos e perto do nariz do meu cachorro esto a cair. 18 Algures em Portugal, h uma estrada para nenhures. 19 Neste jogo decisivo ningum quer ficar de fora. 20 Deitaram abaixo todos os sobreiros.

Advrbios e Locues Adverbiais de Quantidade ou de Intensidade


Os advrbios de quantidade ou de intensidade referem-se ao grau de uma quantidade indefinida ou de uma quantidade evocada globalmente e apresentam-se sob a forma de advrbios simples ou de locues: Advrbios de quantidade ou de intensidade: bastante, mais, menos, to, muito, pouco, quase, quanto, tanto, demasiado, demais, assaz, quo, que (equivale a quo), tudo, nada, todo. Locues adverbiais de quantidade ou de intensidade: em excesso, de todo, de muito, por completo. Alguns exemplos de advrbios e locues adverbiais de quantidade e intensidade: 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 O Bill Gates tem dinheiro em excesso. Eu tenho hoje mais dinheiro do que tinha ontem. Esgotei, por completo, o crdito que tinha no banco. As coisas esto hoje mais / demasiado / muito caras, depois do aumento da TPS e TVQ. Nos saldos gasta-se muito menos dinheiro e compram-se muitas coisas. So muitos os que tm muito / demasiado dinheiro, enquanto outros quase nada tm. O Cristiano Ronaldo o futebolista mais bem pago do mundo. Fui s compras e estou muito contente com o que comprei, mas acho que trouxe coisas demais. Ele to rico, que nem sabe quanto dinheiro tem. H muitas coisas mais importantes do que o dinheiro. pena que sejam to caras.

Manual de Portugus ComunicAtivo de Lus Aguilar

Advrbios e Locues Adverbiais de Modo


So os advrbios mais numerosos de todos e, geralmente, formam-se a partir do sufixo mente. Advrbios de modo: bem, mal, melhor, pior, assim, alis, depressa, devagar, como, debalde, sobremodo, sobretudo, sobremaneira, quase, principalmente. Locues adverbiais de modo: pressa, passo a passo, de cor, em vo, em geral, de soslaio, frente a frente, de viva voz. Alguns exemplos de advrbios de modo: 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 Quando se empregam dois ou mais advrbios de modo terminados em mente s no ltimo aparece a terminao: Dir-se-ia que tudo naquele paraso murado se movimentava ldica e religiosamente. V como eu fao o meu oramento. Amanh, vais faz-lo assim. Essa conta est bem feita, mas esta est mal e aquela tambm. Vai devagar com o carro que compraste. Este acesso ao 4 piso est melhor sinalizado, alis se assim no fosse no o teramos escolhido. Ele chegou muito tempo depois de ns de ns que chegmos duas horas antes. Trabalhei rdua e intensamente para conseguir ter um bom resultado no exame. A estudante expos educadamente os seus pontos de vista. Os grevistas ainda que tivessem razo, agiram mal. H estudantes que olham os professores de soslaio. Ela fala muito bem portugus. Procurou em vo na Internet informao pertinente sobre advrbios O Padre Antnio Vieira viveu no Brasil e pregou, de viva voz, aos ndios brasileiros. Passo a passo, o Nicholas, progride na compreenso das mesclises. E para dizer a verdade alegro-me que seja assim. Depressa me apareceu um intrprete de chins. Ao longo de quase trinta anos estudou lingustica. Abriu a porta bem devagar. Em todo o caso bem ou mal viveu feliz a sua vida.

Miguel Torga
Lus Aguilar Todos os Direitos Reservados

Вам также может понравиться