Вы находитесь на странице: 1из 4

O Cdigo Civil de 1916, nascido sob a influncia da Revoluo Francesa, adotava os valores do "Estado Liberal".

O marido era o chefe da sociedade conjugal, funo que exercia com a colaborao da mulher. No exerccio dessa atividade, cabia ao marido prover a manuteno da famlia. A obrigao de sustentar a mulher, cessava para o marido, quando ela abandonava a habitao conjugal, e a este recusava voltar. At a entrada da Constituio Federal de 1988, no nosso ordenamento jurdico, esses valores citados, estavam definidos no Cdigo Civil de 1916. Porm a chegada do Estado Social, Democrtico de Direito, agrega novos valores, ao nosso ordenamento jurdico. A dignidade da pessoa humana, como valor espiritual e moral inerente pessoa, que se manifesta singularmente na autodeterminao consciente e responsvel da prpria vida; tambm a igualdade entre homens e mulheres. A idia de dignidade da pessoa humana encontra no novo texto constitucional total aplicabilidade em relao ao planejamento familiar, considerada a famlia clula da sociedade. O princpio da igualdade constitucional (artigo 5 da CF), assegura a todos os cidados o direito de tratamento idntico pela lei. A igualdade se configura como uma eficcia transcendente, de modo que toda situao de desigualdade persistente entrada em vigor da norma constitucional deve ser considerada no recepcionada, se no demonstrar compatibilidade com os valores que a Constituio Proclama. Portanto, cabe ao intrprete, aplicar a lei, de maneira igualitria, sem estabelecimento de diferenciaes em razo de sexo, religio, convices filosficas ou polticas, raa, classe social. "O princpio isonmico revela a impossibilidade de desequiparaes fortuitas ou injustificadas". (STF - 2. T. Ag.207.130-1/SP - rel. Min Marcos Aurlio. Afirma o artigo 5, I, da CF, que homens e mulheres so iguais em direitos e obrigaes, nos termos desta Constituio. A interpretao desse dispositivo torna inaceitvel a discriminao em razo do sexo, sempre que o mesmo seja eleito com o propsito de desnivelar materialmente o homem e a mulher, aceitando-o, porm, para atenuar os desnveis. A CF nos arts. 7, inciso XVIII e XIX; 143, pargrafo 1 e 2, 202, I e II, prev tratamentos diferenciados, de igual forma o legislador infraconstitucional poder atenuar os desnveis no tratamento em razo do sexo; porm, jamais beneficiando um deles. Em virtude da tica constitucional, o atual Cdigo Civil, em vrios dispositivos estabelece: o casamento, com base na igualdade de direitos e deveres dos cnjuges, (art.1.511), que homem e mulher so responsveis pelos encargos da famlia (art. 1.565), que a sociedade conjugal ser exercida em colaborao, pelo marido e pela mulher (art.1.567), que os cnjuges so obrigados a concorrer, na proporo de seus

bens e rendimentos do trabalho, para o sustento da famlia e educao dos filhos (art.1.568), enfim a igualdade entre o homem e a mulher presente na legislao infraconstitucional. Obviamente todos os dispositivos citados se aplicam a unio estvel, que tambm uma forma de constituir famlia. Portanto, no mais possvel atribuir somente ao marido ou companheiro, o sustento da famlia. Os cnjuges e companheiros, na proporo de seus bens e dos rendimentos, assumem mutuamente os encargos da famlia. No caso de dissoluo da sociedade conjugal ou da unio estvel, a regra para estabelecer alimentos entre o casal, obviamente dever atender o princpio constitucional da igualdade, entre homens e mulheres, artigo 5, inciso I, da CF. Os alimentos entre cnjuges e companheiros, fundamenta na mtua assistncia, e entre parentes na solidariedade. Destarte, no se exaurindo o vnculo entre parentes, os alimentos so permanentes, irrenunciveis. Entre cnjuges e companheiros a situao se modifica. Marido e mulher, ou mesmo companheiros, no so parentes, so consortes companheiros, enquanto durar a comunho de vida. Da que, quando do fim da comunho de vida, os alimentos podero ser determinados entre o casal de forma consensual ou pelo juiz condutor do feito. Importante considerao: o direito de pleitear alimentos devido ao homem e a mulher. A mulher que desfruta de condies fsicas e mentais para o trabalho, deve concorrer para o seu sustento e da prole. De igual forma o homem. Exerccio de profisso determina condies prprias de subsistncia. Porm, atenuando os desnveis que a igualdade constitucional pode ensejar, exemplificaria a situao da mulher, que sempre exerceu a funo "do lar", que manteve um vnculo de dependncia com o marido ou companheiro, no se profissionalizando. Em situaes dessa natureza, os alimentos devem ser fixados e mantidos, pois esto inseridos no direito vida, o mais fundamental de todos os direitos. Cabe ao Estado assegurar o direito vida em sua dupla acepo: o direito de continuar vivo e a segunda de se ter vida digna quanto subsistncia. Outro fato importante: vale a dispensa dos alimentos, ou renncia, quando da dissoluo da sociedade conjugal? A minha resposta afirmativa. Na interpretao civilconstitucional, o artigo 1.707, do Cdigo Civil, veda a renncia ao direito a alimentos, somente entre parentes. Essa ilao fruto das seguintes premissas: os alimentos fixados entre parentes se fundamenta na solidariedade, e via de regra no se exaure. J os alimentos entre cnjuges e companheiros se alicera na mtua assistncia; e terminada a unio, cessa o fundamento para os alimentos. O ex-cnjuge, ou excompanheiro, necessitando de alimentos dever pleitear de seus parentes, os quais sejam: ascendentes, descendentes e colaterais, de 2. grau,( artigos 1.696 e 1.697, do Cdigo Civil).

Portanto, alimentos aps a dissoluo da sociedade conjugal, somente na hiptese de j estar avenado pelas partes ou fixado pelo Juzo da Famlia, quando da separao judicial, extrajudicial ou divrcio. De igual forma, alimentos uma vez pactuado pelo casal, ou mesmo fixado pelo Juzo, quando da separao ou divrcio, ocorrendo a exonerao dos mesmos,( artigo 1.699 do Cdigo Civil), no podem ser restabelecidos pretexto de hipossuficincia econmica, ou mesmo doena. Mais uma vez insisto, aos parentes que deve o excnjuge ou ex-companheiro, buscar alimentos. O STJ entendeu: "Ser vlida e eficaz a clusula de renncia a alimentos constante da separao judicial, no permitindo ao ex-cnjuge que renunciou, a pretenso de ser pensionado ou voltar a pleitear o encargo, porm, se quando da dissoluo da separao judicial, as partes pactuaram pela renncia aos alimentos, no mais ocorrer a possibilidade de obt-los, por ilegitimidade ativa. (REsp. 701.902/SP, Rela. Mina. Nancy Andrighi, 3, Turma, 15.09.2005). H dois projetos no Congresso Nacional, no sentido de inserir no artigo 1.707 do CC, que "os alimentos so renunciveis na separao judicial, divrcio e dissoluo da unio estvel". Portanto, a "irrenunciabilidade"somente ter aplicabilidade nos casos que envolvam o "parentesco". Assim, a interpretao do Direito Civil sob a tica da Lei Maior e dos princpios que norteiam o atual Cdigo Civil, socialidade, eticidade e a operabilidade, devem ser aplicados para todo o ordenamento jurdico civil. Termino ressaltando, h de ser acolhida a autonomia da vontade privada das partes com os padres mnimos, socialmente reconhecidos, de lealdade e lisura para a proteo de ambas as partes. A segurana jurdica estruturada pela boa-f objetiva e a funo social devero ser delimitadores da autonomia das partes.

Bibiliografia: Alexandre de Moraes, Direitos Humanos Fundamentais, 6. Edio, editora Atlas, 2005 - So Paulo - SP. Maria Luiza Povoa Cruz, Separao Divrcio e Inventrio Por Via Administrativa, 2. Edio, Editora Del Rey, 2007, Belo Horizonte - MG.

Maria Luiza Pvoa Cruz juza da 2 Vara de Famlia e Sucesses de Goinia e presidente do IBDFAM-GO.

Fonte: IBDFAM

Вам также может понравиться