Вы находитесь на странице: 1из 10

III SEMINRIO INTERNACIONAL ENLAANDO SEXUALIDADES

15 a 17 de Maio de 2013 Universidade do Estado da Bahia Campus I Salvador - BA

PERCURSOS HOMOERRTICOS PELA NOITE Andr Luiz dos Santos Paiva 1 Antnio Vladimir Flix-Silva 2

No trabalho toma-se como ponto de partida a novela Pela Noite, de Caio Fernando Abreu, com a finalidade de discutir a questo da produo errtica de subjetividades nos modos de vida gays. Discute-se a questo da identificao como sujeito gay, que ocorre numa interpelao identitria imposta pela heteronorma ainda na infncia; a homofobia presente nas experincias da infncia em relao aos meninos femininos; e a reinveno ertica dos prazeres do corpo, com destaque para o prazer interdito do cu. Conclui-se que o vagar e errar pelos caminhos da noite que forjam o carter criativo dos desejos e possibilidades dos personagens do conto e das homossexualidades atravs de uma desterritorializao identitria, investindo assim no carter errtico das experincias homoerticas, que podem reinventar-se constantemente na fabricao de novos desejos.

Palavras-chave: Homossexualidades, homofobia, cu, errtico.

Graduando em Psicologia na Universidade Potiguar - UnP. Bolsista de iniciao cientfica PIBIC/UnP. E-mail: alz.paiva@gmail.com 2 Doutor em Cincias Psicolgicas pela Universidad deLa Habana. Docente na graduao em Psicologia e psgraduao na Universidade Potiguar UnP. E-mail: wladyfelix@hotmail.com

III SEMINRIO INTERNACIONAL ENLAANDO SEXUALIDADES


15 a 17 de Maio de 2013 Universidade do Estado da Bahia Campus I Salvador - BA

Pela Noite metfora. Estar pela noite, vagar sem querer rumo, entrar numa brincadeira de esconder-se e mostrar-se de acordo com os jogos de luz e sombra nos mltiplos percursos da cidade... Talvez seja esse tambm o movimento das homossexualidades... Onde mostro? Quando mostro? Como mostro? Em que momentos aprazvel, ou ainda menos, apenas possvel, mostrar? Ser gay, para utilizar um termo ameno e palatvel para a maioria das pessoas, parece ser em nossa sociedade, assim como o som do sax na sala de Prsio, no incio de uma noite que no apontava fim, um soco! Um soco por retirar certezas, por lanar-nos a instabilidade. No exame de ultrassonografia, na maioria das gestaes surge uma primeira certeza. Atrelada a essa uma srie de outras, dentre as quais, sequer falada de to bvia, a de que tratar-se- de um sujeito heterossexual3. Mas a, vem o sax... O soco! que quando temos um filho criamos uma srie de expectativas, eis um dos socos que comumente, entre tantos outros, leva aqueles que um dia ousaram afirmar suas expresses de homossexualidade num lar heterocentrado4. Dentre as expectativas, obviamente estava a constituio de uma famlia heterossexual, monogmica e reprodutiva, cone da felicidade, basta uma zarpeada na TV e rapidamente se poder constatar. No entanto, essa promessa de certeza e verdade, frequentemente no cumprida... Como canta Caetano Veloso: foi mau papai, anoiteceu!5, e, nesse momento, nos dir Prsio, volta o sax. Quando volta o sax, volta o soco. Mas no um soc o duro, voc me entende? Um soco manso. Como se a tua barriga fosse uma almofada macia. Como se o prprio punho que bate estivesse meio acolchoado. Tudo macio. No h rudo. S uma coisa fofa. Uma dor lenta, vaga. Uma dor que comea a ser dor s aos poucos, no de repente, porque aos poucos que voc comea a perceber que ela existe, a dor.6 Fim do script pr-definido, agora necessrio inventar formas de vida. Considerando-se que o amor e a dor no so nunca necessariamente homossexuais. Ele[s] comport a[m] sempre um componente esquizo, um componente paranico, um devir planta, um devir mulher, um devir msica 7. A dor vem aos poucos, pois, para muitos, antes mesmo de saber de sua existncia, antes mesmo de reivindicar para si, outros iro lhe impor uma identidade, estabelece-se assim uma

3 4

BENTO, Berenice. O que transexualidade. 2ed., So Paulo: Brasiliense, 2012. Vide: O primeiro que disse (Itlia, 2010, 108 min. Direo: Ferzan Ozpetek). 5 VELOSO, Caetano. Perdeu. Disponvel em: <http://letras.mus.br/caetano-veloso/1306639/>, acesso em: 07/04/2013. 6 ABREU, Caio Fernando. Pela Noite. In.: ______. Tringulo das guas. Porto Alegre: L&PM, 2011, p. 108. 7 GUATTARI, Flix. Devir mulher. In.: ______. Revoluo molecular: pulsaes polticas do desejo. So Paulo: Brasiliense, 1981, p. 36.

III SEMINRIO INTERNACIONAL ENLAANDO SEXUALIDADES


15 a 17 de Maio de 2013 Universidade do Estado da Bahia Campus I Salvador - BA

verdadeira guerra aos meninos femininos8 que nem sabem o nome do que dizem que so... Interpela-se, d-se nomes, restringe-se9. Relembra Prsio: Sabe que quando eu saa na rua as meninas gritavam biiiiiiiiiicha! No, no era bicha! Nem veado. Acho que era maricas, qualquer coisa assim. - Fresco - Santiago disse. Era fresco que se dizia.10. A dor vem aos poucos, a no mais em relao apenas aos interpelados como gays, mas tambm para aqueles que o cercam e esperam que a promessa se cumpra, pois aos poucos que a esperana de que passe, de que apenas uma fase, vai indo embora11. O soco maior propriamente dito por vezes sequer se concretiza, silencia-se as homossexualidades de forma que h, com frequncia, aqueles que se resignam, que optam por negar desejos ou inventar formas mais confortveis, digamos, de vive-los, vide grande parte dos clientes de michs e as noites calmas em seminrios religiosos12. Para Prsio e Santiago Pao da Guanxuma tornou-se insuportvel, aquelas garotas todas gritando de manh bem cedo, quando eu ia para o colgio. Todos os dias. Ao meio-dia, quando voltava. Todos, todos os dias. God!, que inferno. Semana aps semana, ano aps ano13, a vida na metrpole se mostrou mais atrativa. O barbeiro, nico gay da cidade no teve a mesma sorte, suicidou-se,a alegria de viver no espera pela morte, pode estar em sua antecipao 14. Prsio dir que trata-se mesmo de assassinato: Aquelas garotas eram umas assassinas. - Olhou em volta, as pessoas, uma a uma. - Como eles, todos uns assassinos. Eles no perdoam, eles no aceitam. Eles no perdoam nunca, sabia? Eles no vo sacar que no se trata sequer de perdo.15 E quem dir que no?

BENTO, Berenice. Poltica da diferena: feminismos e transexualidade. In.: COLLING, Leandro (org.). Stonewall 40+ o que no Brasil?. Salvador: EDUFBA, 2011. 9 BENSUSAN, Hilan. A errncia e os incomensurveis efeminismos: sobre a erognese esquizotrans. Disponvel em: <http://esquizotrans.wordpress.com/2012/08/27/a-errancia-e-os-incomensuraveis-efeminismos-sobre-a-erogeneseesquizotrans-falade-hilan-bensusan-no-tiresias-de-natal-amanha/>, acesso em: 30/08/2012. 10 ABREU, ibidem, p.155. 11 CORNEJO, Giancarlo. A guerra declarada contra o menino afeminado. In.: MISKOLCI, Richard. Teroria Queer: um aprendizado pelas diferenas. Belo Horizonte: Autntica; editora UFOP, 2012, pp. 69-78. 12 Vide a obra literria: TREVISAN, Joo Silvrio. Em nome do desejo. 3 ed., Rio de Janeiro: Record, 2001. 13 ABREU, ibidem, p.156. 14 PASSETTI apud NOGUEIRA, Nadia. Morte e paixo, a negao do presente. In.: ______. Invenes de si em histrias de amor: Lota Macedo e Elizabeth Bishop. Rio de Janeiro: Apicuri, 2008, p.233. 15 ABREU, ibidem, p. 156.

III SEMINRIO INTERNACIONAL ENLAANDO SEXUALIDADES


15 a 17 de Maio de 2013 Universidade do Estado da Bahia Campus I Salvador - BA

No entanto, nem s de assassinatos literais vive a sociedad e heterosexista e, consequentemente, homofbica 16. no cotidiano que a violncia vai estar presente de forma bem mais sutil. Na pizzaria, Prsio alertar Santiago: em qualquer das hipteses as mammas cutucaro seus maridos ruins de cama repetindo baixinho, escandalizadas, guarda, amore, questi belli ragazzi, Dio mio, veados. Santa Madona, como que se diz veados em italiano?17 Ele, Prsio, na verdade parece ter uma verdadeira neurose, como ele mesmo denomina na novela, por essa questo, frente ao silncio de Santiago ele, um tanto quanto desesperado pede que o outro fale, pois caso contrrio as pessoas passaro a prestar ateno na mesa dos dois caras em silncio... Incio apaixonado ou triste fim de um relacionamento, pensaro. No entanto frente a essa concluso haveria necessariamente outra, desestabilizadora: veados! Grave erro, escndalo. Dir Prsio:Voc quer que pensem isso de voc, hein? Que ns somos veados, bichas, baitolas, putos, marices, xibungos, jaciras, frescos, peras, homossexuais, invertidos?18 Qual o peso dessas identidades? o peso de uma vida abjeta, que no importa; vida precria, dir Butler19, pelas quais no vale a pena derramar uma lgrima. As homossexualidades, ao que parece, trazem sempre a marca do que no deu certo, e mais, no deu certo porque no se quis que desse! Bem que foram mostrados os caminhos, verdade. Os caminhos? O caminho! Caminho que se deixa na metade, como nas brincadeiras de incio de adolescncia das quais Prsio e Santiago participavam. Foi numa dessas que Santiago fica no meio do caminho ao ir jogar bola e encontra um Prsio que gira at cair, que sonha em um dia ir para longe de Passo da Guanxuma. Que no meio da brincadeira de girar at cair se tocam, e gostam disso... Relembra Santiago, em silncio: num gramado, como uma sina, estranhamente inclinado, numa cidade do interior em que teriam sido os nicos, mesmo sem dizer, mesmo que eles prprios no soubessem ainda o que j sabiam sem sequer saber o nome, criava uma espcie de pacto mudo, sinuosa cumplicidade20.

16
17

BORRILLO, Daniel. Homofobia: histria e crtica de um preconceito. Belo Horizonte: Autntica, 2010. ABREU, ibidem, p. 152. 18 Idem, idem. 19 BUTLER, Judith. Vida precria. Contempornea. n1, v.1, jan-jun 2011, pp. 13-33. 20 ABREU, ibidem, p. 136.

III SEMINRIO INTERNACIONAL ENLAANDO SEXUALIDADES


15 a 17 de Maio de 2013 Universidade do Estado da Bahia Campus I Salvador - BA

Esse caminho, deixado pela metade, toma outros rumos, inesperados. Quem por eles enveredam tornam-se errticos21! Cometem o erro de, ao invs de copiarem um modelo j posto, inventar outras formas de viver. Ao invs de reproduo, inveno. Mas estranhamente o que reproduz o que pode ter valor, uma inveno, por melhor que se de, sempre trar a marca indelvel do erro, saiu da forma? No serve, por melhor que seja! Prsio est certo quando afirma: Se um deles discutir com voc, esse vai ser sempre o ltimo insulto que te jogaro na cara. O mais ofensivo, na opinio deles. Voc no vai passar nunca de um veado escroto. Uma aber-ra-o22, mas ao que parece nada pode mudar o desejo, no existe volta para quem escolheu o esquerdo23. Escolha. Sim, assim que preferimos chamar. No determinada por fatores biolgicos nem por certa dinmica psquica especfica motivada por, principalmente, arranjos familiares que, no por acaso, no se enquadram no modelo heteronormativo de famlia. No pretendemos fazer coro aos que buscam uma etiologia da homossexualidade, no h uma espcie a parte: eis aqui os homossexuais24
25

. em grande medida justamente essa ideia de causalidade e apartamento que

fomenta as violncias homofbicas de todos os tipos. No entanto, aqui tambm no queremos dar a sensao de que, por tratar-se de uma escolha, pode-se escolher outra coisa a qualquer momento. At mesmo saindo da questo das sexualidades, essa obsesso moderna, como nos diz Foucault (1988), at que ponto nossas opes podem ser alteradas a nosso bel prazer? Os modos como nos vestimos, comemos, nos comunicamos, so escolhas, e como tais foram sendo constitudas atravs de uma srie de fatores no lineares, no causais, no decorrer de nossas existncias. Escolha no se escolhe! Conclui Prsio: No consigo precisar o momento em que escolhi. Nem isso, nem qualquer outra coisa, nem nada. Foram me arrastando. No houve aquele momento em que voc pode decidir se vai em frente, se volta atrs, se vira esquerda ou direita. Se houve, eu no lembro. Tenho a impresso de que a vida, as coisas foram me levando 26.

21 22

BENSUSAN, ibidem. ABREU, ibidem, p. 156. 23 ABREU, idem, p. 216. 24 FOUCAULT, Michel. Histria da sexualidade I: a vontade de saber. Rio de Janeiro: Edies Graal, 1988. 25 DELEUZE, Gilles. Prefcio ao livro LAprs-Mai des faunes. In.: ______. Ilha Deserta: e outros textos. So Paulo: Iluminuras, 2006, pp. 357-62. 26 ABREU, ibidem, p. 208.

III SEMINRIO INTERNACIONAL ENLAANDO SEXUALIDADES


15 a 17 de Maio de 2013 Universidade do Estado da Bahia Campus I Salvador - BA

Prsio realmente at parece um tanto desconcertado com suas escolhas, dentre elas a sexual. Ora, a heterossexualidade ensinada de forma sistemtica e initerruptamente durante as vidas dos sujeitos em casa, na escola, na igreja, na rua, pela TV, tem com certeza seus efeitos pedaggicos. O meu problema um problema juvenil, de adolescente enrustido. Ou de burguesinho que fez a primeira comunho e vai se sentir eternamente culpado com a possibilidade do prazer. Tudo muito cristo27. Possibilidade de prazer. Algo que realmente parece deixar em extremo desconforto os mais conservadores... ou hipcritas, como preferirem. Que prazer esse o prazer das homossexualidades, notadamente as homossexualidades masculinas sem evidentemente se restringir a elas? um prazer que tambm desvia o caminho, um prazer que estabelece outra produo de imaginaes, erotismos e corpos. Sintetizamos: o prazer do cu! Sim, escutemos Prsio: o cu, no isso? No final das contas tudo se reduz a isso. Entre dois homens, amor igual a sexo que igual a cu que igual a merda28. Preciado29 vai dizer que vivemos em uma sociedade de homens castrados, no do falo, mas de cu. De fato, a livre circulao dos prazeres rapidamente interditada quando chegamos a essa regio longnqua do corpo. nus, nos corrigiro alguns. nus no, desse no somos castrados, nomeado pelos saberes hegemnicos numa demarcao de sua inveno e desde ento por ele normatizado e terapeutizado30. Quem quiser que tenha nus, ns fugimos da castrao, temos mesmo cu! E, por isso, com ele podemos fazer o que bem nos aprazer. Evidente que isso no soa bem, nem algo palatvel para muitos. Nem para Prsio! Amor entre homens tem sempre cheiro de merda. Por isso, eu no agento. Um ms, dois. Voc mascara, disfara, pe uma vaselina aqui, um sabonete ali. Mas o cheiro da merda continua grudado na tua pele. Eu no consigo aceitar que amor seja sinnimo de cu, de cheiro de merda31. A essa altura j entramos numa outra discusso, a do amor. Ora, se as homossexualidades podem ser vistas como experincias que abandonam o caminho na metade, que vagam pela noite criando novas possibilidades, no amor no havia de ser diferente. o amor tambm uma possibilidade nas
27 28

ABREU, ibidem, p. 172. Idem, p. 167. 29 PRECIADO, Beatriz. Terror Anal: apuntes sobre los primeros das de la revolucin sexual. In.: HOCQUENGHEN, Guy. El deseo homossexual. Espanha: Melusina, 2009, pp. 134-74. 30 SEZ, Javier; CARRASCOSA, Sejo. Por el culo: polticas anales. 2ed., Barcelona-Madrid: Egales editorial, 2011. 31 ABREU, ibidem, p. 168-9.

III SEMINRIO INTERNACIONAL ENLAANDO SEXUALIDADES


15 a 17 de Maio de 2013 Universidade do Estado da Bahia Campus I Salvador - BA

relaes homoerticas, apesar de que elas parecem ser vistas como relaes mais dadas ao que chamam de libertinagem, em geral nome empregado pelos setores mais conservadores da sociedade para denominar prticas libertrias nos exerccios das sexualidades, e esta, a libertinagem, est definitivamente desvinculada em nossa sociedade da ideia de amor. Sim, alm disso, e havendo ou no prticas sexuais mais ousadas, menos tradicionais, pode haver amor. Amor da sujeira, da descoberta dos corpos, j que as relaes sexuais no so dadas como as heterossexuais, no se ensina nas escolas, no se fala em casa, culpabiliza-se nas igrejas, probe-se at mesmo suas mnimas manifestaes nos espaos pblicos. Assim, a reterritorializao do corpo atravs do cu nas relaes homoerticas poderia ser entendida como uma possibilidade de prtica contra-sexual32 engajada na produo de um corpo sem rgos, corpo desterritorializado, aberto aos fluxos, inventor de si mesmo no ato de sua produo 33. E, nesse caso, talvez o homoerotismo desvincule-se da figura do casal gay, amor homoertico, entre iguais, talvez possa ser esse, independente dos gneros dos envolvidos, que no subestima os corpos, reinventa as relaes no momento mesmo de sua produo. Assim como gays, e infelizmente, cada vez mais frequentemente, imitam um modelo engessado e, por isso, fracassado, de relao pautada nos ditames da heteronormatividade, podem tambm os heteros devir amor em um modo de relacionamento homoertico, reinventando-o de preferncia, de modo que, quem sabe um dia, essas diferenciaes sequer faam sentido. Sobre o amor e o nojo de Prsio em relao as coisas do cu, Santiago dir: Se o toque do outro de repente for bom? Bom, a palavra essa. Se o outro for bom para voc. Se te der vontade de viver. Se o cheiro do suor do outro tambm for bom. Se todos os cheiros do corpo do outro forem bons. (...) Coisa de gente. Cheiros ntimos, secretos. Ningum mais saberia deles se no enfiasse o nariz l dentro, a lngua l dentro, bem dentro, no fundo das carnes, no meio dos cheiros. E se tudo isso que voc acha nojento for exatamente o que chamam de amor? Quando voc chega no mais ntimo. No to ntimo, mas to ntimo que de repente a palavra nojo no tem mais sentido. Voc tambm tem cheiros. As pessoas tm cheiros, natural. Os animais cheiram uns aos outros. No rabo. O que que voc queria? Rendas brancas imaculadas? Ser que amor no comea quando nojo, higiene ou qualquer outra dessas palavrinhas, desculpe, voc vai rir, qualquer uma dessas
32 33

PRECIADO, Beatriz. Manifiesto contra-sexual. Madrid: Opera Prima, 2002. DELEUZE, Gilles, GUATTARI, Flix. 28 de novembro de 1947 Como criar para si um corpo sem rgos. In.: ______. Mil plats Capitalismo e esquizofrenia, vol.3. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1996, pp. 8-27.

III SEMINRIO INTERNACIONAL ENLAANDO SEXUALIDADES


15 a 17 de Maio de 2013 Universidade do Estado da Bahia Campus I Salvador - BA

palavrinhas burguesas e crists no tiver mais nenhum sentido? Se tudo isso, se tocar no outro, se no s tolerar e aceitar a merda do outro, mas no dar importncia a ela ou at gostar, porque de repente voc at pode gostar, sem que isso seja necessariamente uma perverso, se tudo isso for o que chamam de amor. Amor no sentido de intimidade, de conhecimento muito, muito fundo. Da pobreza e tambm da nobreza do corpo do outro. Do teu prprio corpo que igual, talvez tragicamente igual34. Prsio e Santiago... No so esses os nomes dos dois, tudo no passou de uma invencionice de Prsio para que os dois pudessem viver a noite desvinculados as suas identidades cotidianas. Os nomes so outros, no ditos. Identidades criam-se. Sem nomes, os personagens se inventam, recriam-se errticos pela noite... E quem dera pudesse ser assim, simples, a reinveno das identidades, como Prsio tenta convencer Santiago quando ele resiste em aderir a seu novo nome: No tem o que entender. Tudo muito simples: a partir de agora voc se chama Santiago e eu me chamo Prsio35. Tudo muito simples, a partir de agora ns inventamos quem somos. Desde o incio ambos desejam um ao outro, desejam, mais do que sair, ficar no apartamento de Prsio onde se inicia a novela com o som do sax, que como um soco. No entanto, errticos que so, erraram pelos caminhos da cidade, no erro se fez outros desejos, a errncia, multiplicada e reunida pela cidade, faz dela uma imensa experincia social da privao do lugar uma experincia, verdade, esfarelada em deportaes inumerveis e nfimas, compensada pelas relaes e os cruzamentos desses xodos que se entrelaam (...)36. O erro, o acidente, mesmo que intencional, s pode ser considerado necessariamente ruim pelos inimigos do prazer, dos desejos que escapam as normas. Os percursos homoerticos pela noite realizados por Prsio e Santiago, para dar conta da multiplicidade dos desejos, necessitam ser, e aqui utilizamos um trocadilho de Bensusan37, tambm percursos homo errticos. No fim, Prsio e Santiago invadindo o dia dizem, acidentalmente, juntos: - Quero ficar com voc. Provaram um do outro no colo da manh. E viram que isso era bom38. Os errantes fabricam novos desejos. E nessa criao, bem humana, no h descanso.

34 35

Idem, p. 171. Idem, p.115. 36 CERTEAU apud NOGUEIRA, ibidem. 37 BENSUSAN, ibidem. 38 ABREU, ibidem, p. 216.

III SEMINRIO INTERNACIONAL ENLAANDO SEXUALIDADES


15 a 17 de Maio de 2013 Universidade do Estado da Bahia Campus I Salvador - BA

Referncias:

ABREU, Caio Fernando. Pela Noite. In.: _______. Tringulo das guas. Porto Alegre: L&PM, 2011, pp. 101-216. BENSUSAN, Hilan. A errncia e os incomensurveis efeminismos: sobre a erognese esquizotrans. Disponvel em: <http://esquizotrans.wordpress.com/2012/08/27/a-errancia-e-os-

incomensuraveis-efeminismos-sobre-a-erogenese-esquizotrans-falade-hilan-bensusan-no-tiresias-de -natal-amanha/>, acesso em: 30/08/2012. BENTO, Berenice. O que transexualidade. 2ed., So Paulo: Brasiliense, 2012. _______. Poltica da diferena: feminismos e transexualidade. In.: COLLING, Leandro (org.). Stonewall 40+ o que no Brasil?. Salvador: EDUFBA, 2011, pp. 79-110. BORRILLO, Daniel. Homofobia: histria e crtica de um preconceito. Belo Horizonte: Autntica, 2010. BUTLER, Judith. Vida precria. Contempornea, So Carlos, v.1, n1, jan-jun 2011, pp. 13-33. Disponvel em: <http://www.contemporanea.ufscar.br/index.php/contemporanea/article/view/18>. Acesso em: 02/02/2013. CORNEJO, Giancarlo. A guerra declarada contra o menino afeminado. In.: MISKOLCI, Richard. Teroria Queer: um aprendizado pelas diferenas. Belo Horizonte: Autntica; editora UFOP, 2012, pp. 69-78. DELEUZE, Gilles. Prefcio ao livro LAprs-Mai des faunes. In.: DELEUZE, Gilles. Ilha Deserta: e outros textos. So Paulo: Iluminuras, 2006, pp. 357-62. DELEUZE, Gilles, GUATTARI, Flix. 28 de novembro de 1947 Como criar para si um corpo sem rgos. In.: _______. Mil plats Capitalismo e esquizofrenia, vol.3. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1996, pp. 8-27. FOUCAULT, Michel. Histria da sexualidade I: a vontade de saber. Rio de Janeiro: Edies Graal, 1988. GUATTARI, Flix. Devir mulher. In.: _______. Revoluo molecular: pulsaes polticas do desejo. So Paulo: Brasiliense, 1981, pp. 34-7. NOGUEIRA, Nadia. Morte e paixo, a negao do presente. In.: _______. Invenes de si em histrias de amor: Lota Macedo e Elizabeth Bishop. Rio de Janeiro: Apicuri, 2008, pp. 221-37.

III SEMINRIO INTERNACIONAL ENLAANDO SEXUALIDADES


15 a 17 de Maio de 2013 Universidade do Estado da Bahia Campus I Salvador - BA

PRECIADO, Beatriz. Terror Anal: apuntes sobre los primeros das de la revolucin sexual. In.: HOCQUENGHEN, Guy. El deseo homossexual. Espanha: Melusina, 2009, pp. 134-74. _______. Manifiesto contra-sexual. Madrid: Opera Prima, 2002. SEZ, Javier; CARRASCOSA, Sejo. Por el culo: polticas anales. 2ed., Barcelona-Madrid: Egales editorial, 2011. TREVISAN, Joo Silvrio. Em nome do desejo. 3 ed., Rio de Janeiro: Record, 2001. VELOSO, Caetano. Perdeu. Disponvel em: <http://letras.mus.br/caetano-veloso/1306639/>, acesso em: 07/04/2013.

Вам также может понравиться