Вы находитесь на странице: 1из 20

DADOS DE IDENTIFICAO DO CANDIDATO

No deixe de preencher as informaes a seguir: Prdio Sala

Nome

N de Identidade

rgo Expedidor

UF

N de Inscrio

ATENO!
Abra este Caderno quando o Aplicador de Provas autorizar o incio da Prova. Observe se o Caderno est completo, contendo 56 (cinquenta e seis) questes de mltipla escolha das seguintes disciplinas: Biologia (10 questes), Qumica (10 questes), Fsica (10 questes), Histria (10 questes), Geografia (10 questes) e Sociologia (06 questes). Se o Caderno estiver incompleto ou com algum defeito grfico que lhe cause dvidas, informe, imediatamente, ao Aplicador de Provas. Uma vez dada a ordem de incio da Prova, preencha, nos espaos apropriados, o Nome do seu prdio e o Nmero da sua sala, o seu Nome completo, o Nmero do seu Documento de Identidade, o rgo Expedidor, a Unidade da Federao e o Nmero de Inscrio. Para registrar as alternativas escolhidas nas questes da prova, voc receber um Carto-Resposta de Leitura tica. Verifique se o Nmero de Inscrio impresso no Carto coincide com o seu Nmero de Inscrio. As bolhas constantes do Carto-Resposta devem ser preenchidas totalmente, com caneta esferogrfica azul ou preta. Voc dispe de 4 horas para responder prova, j incluso o tempo destinado ao preenchimento do Carto-Resposta. O tempo de Prova est dosado de modo que permita faz-la com tranquilidade. permitido, aps 3 horas do incio da prova, retirar-se do prdio conduzindo o seu Caderno de Prova, devendo, no entanto, entregar ao Aplicador de Provas o Carto-Resposta preenchido. Caso voc no opte por levar o Caderno de Prova, entregue-o ao Aplicador de Provas, no podendo, sob nenhuma alegao, deixar o Caderno em outro lugar dentro do recinto onde so aplicadas as provas. BOA PROVA!

EDUCAO A DISTNCIA / 2 DIA


BIOLOGIA

01. Voc foi convidado(a), como monitor(a) em uma aula de Cincias, para opinar sobre a relao entre algumas figuras de experimentos acerca da origem da vida na Terra e as afirmativas relacionadas a estas. Observe as figuras a seguir: Experimento 1 Experimento 2 Experimento 3

Fontes: figuras respectivamente adaptadas de http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://trabalhobiologia.hd1.com.br/imagens/; http://www.biologando.com.br/fatima/?p=54; http://www.agracadaquimica.com.br/index.php?acao=quimica/ms2&i=19&id=511

Analise as seguintes afirmativas: I. No experimento 1, Pasteur usou recipientes com animais mortos. Manteve alguns fechados com gaze e outros abertos e demonstrou que as larvas nasciam dos ovos depositados por moscas, comprovando a abiognese. II. No experimento 2, Spallanzani realizou experimentos com um caldo aquecido colocado em frascos pescoo de cisne, provando que os vermes s surgiam aps a quebra do gargalo e quando o caldo ficasse em contato com o ar. III. No experimento 3, Miller e Urey simularam a atmosfera primitiva e obtiveram aminocidos e algumas molculas orgnicas simples com base em compostos inorgnicos. IV. Os experimentos 1 e 2 se referem teoria da biognese, enquanto o experimento 3 se relaciona com a da evoluo molecular. Esto CORRETAS A) I e II. B) I, II e III. C) I, II e IV. D) II e III. E) III e IV.

02. De acordo com as informaes encontradas na imagem, assinale a alternativa CORRETA.

Fonte: http://www.sobiologia.com.br/conteudos/quimica_vida/quimica9.php

EDUCAO A DISTNCIA / 2 DIA

A) A figura representa uma protena terciria que possui vrias funes no organismo, dentre elas, a de participar da composio de enzimas. B) Os aminocidos unidos por pontes de hidrognio formam uma protena terciria de grande valor estrutural. C) Por meio de ligaes peptdicas, os aminocidos da figura unem-se, formando uma molcula proteica com estrutura primria. D) A protena da figura representa uma protena conjugada de estrutura primria. E) Os 39 aminocidos da figura esto unidos por meio de 40 ligaes peptdicas, representadas na sua estrutura secundria. 03. Observe a tirinha a seguir:

Fonte: http://depositodocalvin.blogspot.com/search/label/Criaturas - Tirinha 162

Nela Calvin faz aluso a uma ameba. Observe as afirmativas, a seguir, relacionadas a esse organismo e sua forma de alimentao ou locomoo por meio de pseudpodes e assinale a afirmativa CORRETA. A) A difuso facilitada ocorre a favor do gradiente de concentrao, mas depende da ao dos pseudpodes da membrana plasmtica para a entrada de glicose com gasto de energia. B) A fagocitose o englobamento de molculas grandes ou slidas por meio de expanses da membrana plasmtica, denominadas pseudpodes. C) A pinocitose a captura de molculas menores ou lquidas mediante a de invaginao da parede celular por meio de pseudpodes. D) O glicoclix um revestimento externo da membrana plasmtica, formado por celulose e lipdios que iro desempenhar funes imunognica e locomotora por meio de pseudpodes. E) Os pseudpodes mantm uma diferena de potencial entre os meios extra e intracelular, permitindo a locomoo sem gasto de energia. 04. Com relao aos tecidos encontrados nos animais, analise as seguintes afirmativas: I. O tecido epitelial formado de glndulas endcrinas, enquanto as glndulas excrinas possuem sua maior poro de tecido conjuntivo. II. As artrias possuem uma camada de tecido muscular liso mais desenvolvida que as veias. III. O tecido nervoso formado por clulas com capacidade contrtil que facilita o impulso nervoso. Est (o) CORRETA (S) A) I. B) II. C) III. D) I e II. E) II e III.

05. A Citrus sinensis (L.) um espcime de vegetal traquefito, fanergamo, com caule lenhoso e folhas com nervuras reticuladas. Partindo dessas informaes, CORRETO afirmar que a planta em questo classificada como A) angiosperma dicotilednea. B) angiosperma monocotilednea. C) brifita. D) gimnosperma. E) pteridfita.

EDUCAO A DISTNCIA / 2 DIA

06. Com relao aos mamferos, analise as afirmativas a seguir: I. Os Marsupiais nascem precocemente, o que faz seu desenvolvimento acontecer apenas fora do tero e dentro de bolsas onde se localizam os mamilos da me, como exemplifica o tamandu. II. Cetceos e sirnios so mamferos, que se assemelham aos peixes por terem habitat semelhante. Nesses grupos, incluem-se golfinhos, baleias e peixe-boi. III. Existe uma grande diversidade de habitat onde se podem encontrar mamferos, sendo os morcegos os representantes dos quirpteros, mamferos voadores. Est (o) CORRETA (S) apenas A) I. B) II. C) III. D) I e II. E) II e III. 07. Observe a figura e analise as seguintes afirmativas:

Fonte: http://ceipntrasradelapiedad.wordpress.com/2010/08/16/

I.

O lado esquerdo do corao apresenta um maior espessamento da musculatura do miocrdio, por ser responsvel pelo transporte de sangue pobre em oxignio para o pulmo. II. O trio direito comunica-se com a veia cava, sendo responsvel pela entrada do sangue pobre em oxignio no interior do corao. III. A circulao humana impulsionada por um rgo com trs cmaras, diferente dos anfbios e rpteis. IV. Artria pulmonar o vaso responsvel pela ida do sangue venoso para o pulmo, onde este sofrer hematose. Esto CORRETAS A) I e II. B) II e III. C) I e III. D) II e IV. E) III e IV.

EDUCAO A DISTNCIA / 2 DIA

08. Os diagramas abaixo representam dois dos autossomos de uma planta, o par um (metacntrico) e o cinco (acrocntrico). Em cada cromossomo, esto representados dois genes. As elipses negras representam os centrmeros. Cromossomo 1 A - folha normal ou a - manchada; E poucos lculos ovarianos ou e muitos. Cromossomo 5 H - base do fruto verde ou h - uniforme; K - caule liso ou k - piloso.

Sobre isso, assinale a alternativa CORRETA. A) Admitindo que haja cruzamento entre os indivduos 1 e 2, 100% da prole apresentaro fentipo com folha normal, com poucos lculos ovarianos, base do fruto verde e caule liso. B) O macho pode formar os gametas AEHk e aEHk, e a fmea, AehK e Aehk. C) O gentipo do macho AAeehhKk, e seu fentipo, folha normal, com poucos lculos ovarianos, base do fruto uniforme e caule piloso. D) O gentipo da fmea AaEEHHkk, e seu fentipo, folha normal, com poucos lculos ovarianos, base do fruto verde e caule piloso. E) Um indivduo heterozigtico, como a fmea AaEEHHkk, para genes localizados em pares diferentes de cromossomos, pode produzir at trs tipos de gametas haploides com quatro combinaes gnicas diferentes. 09. Leia o texto a seguir: O Teorema de Hardy-Weinberg postula que as frequncias gnicas e genotpicas permanecero constantes na populao ao longo das geraes, independentemente das frequncias iniciais. Alm disso, estabelece que o equilbrio das frequncias genotpicas ser estabelecido aps uma gerao aleatria de acasalamento. Nessa formulao, se os genes A e a so alelos de um determinado loco gnico, e cada indivduo diploide tem dois desses genes, ento, numa populao, p designado como a frequncia do alelo A e q, como a frequncia do alelo a. Assim, supondo-se uma populao de 1.000 indivduos, cada um deles com dois alelos, sendo estes alelos 60% caracterizados como A, a frequncia p seria 0,60. Os 40% de alelos restantes seriam representados por a, e q seria ento igual a 0,40. A frmula dessa representao ento : p + q = 1.0 na qual ficam definidas as frequncias gnicas.
Fonte: Adaptado de Sene 2008. O Teorema de Hardy-Weinberg completa 100 anos. Gentica na Escola 03.02: 39-41 em www.sbg.org.br

De acordo com o texto, qual seria a frequncia das possveis combinaes desses dois alelos (AA, Aa, aa), definida em uma expresso que representasse as frequncias genotpicas? A) p + pq + q = 1 B) p + 2p2q + q = 1 2 2 C) p + 2pq + q = 1 D) p + 2p q + q = 1 2 4 4 2 E) p + p q + q = 1
2 3 2 1

10. O cupim no possui a capacidade de fazer a digesto de forma autnoma, pois, para isso, necessitaria de uma enzima capaz de digerir a celulose encontrada na madeira. A fim de que o processo digestivo acontea, no interior do estmago do animal, habita um protozorio denominado Trichophyton, que decompe o alimento para o cupim. Esse tipo de relao entre seres vivos denominado de A) simbiose. B) predatismo. C) parasitismo. D) herbiviorismo. E) comensalismo.

EDUCAO A DISTNCIA / 2 DIA

QUMICA 11. Alguns fogos de artifcio tm como componentes: nitrato de potssio (KNO3), enxofre, carvo e perclorato de potssio (KClO4) ou clorato de potssio (KClO3). Um desses compostos de cloro adicionado para que haja aumento da exploso e da claridade, proporcionadas na queima desses produtos pirotcnicos. Sobre a queima desses tipos de fogos de artifcio, CORRETO afirmar que a claridade proporcionada aumenta por causa da adio de A) um dos istopos do KNO3. B) ons de potssio na mistura. C) um dos dois ismeros do KNO3. D) uma substncia contendo ligaes covalentes. E) cloro, presente em um dos sais inorgnicos. 12. Observou-se um fato intrigante durante a lavagem, com gua, de um recipiente utilizado para assar um peru. Um pequeno pedao de folha de alumnio, retirado de sua lateral, ficou flutuando na gua existente na assadeira. Ao se adicionarem algumas gotas de detergente ao lquido, em um ponto prximo ao material, verificou-se que o pedao de alumnio afundou. A deposio do pedao de alumnio foi favorecida, porque A) o alumnio foi fundido pelo detergente. B) as molculas do detergente reagiram com a gua. C) o detergente tornou o lquido menos denso que o pedao de alumnio. D) as molculas do detergente catalisaram uma reao entre o alumnio e a gua. E) as molculas do detergente diminuram as interaes entre as molculas de gua na regio de contato e a folha de alumnio. 13. Durante a preparao de uma soluo etanlica de iodo, verificou-se que o frasco que continha a substncia apolar apresentava uma fase slida e outra gasosa. Essa observao se deve ao fato de o A) iodo sublimar. B) iodo ser um halognio. C) iodo ser solvel em etanol. D) etanol se vaporizar rapidamente. E) etanol dissolver algumas substncias apolares. 14. Um experimento utilizando limes foi realizado em uma sala de aula. Dois pedaos de metais diferentes - cobre e zinco - foram cravados em um limo e conectados com um fio. Repetiu-se esse procedimento em outros dois limes. Em seguida, os seis eletrodos foram conectados entre si, na seguinte srie: cobre-zinco-cobre-zinco-cobre-zinco. Depois, os eletrodos das extremidades foram conectados a uma pequena calculadora, fazendo-a funcionar por alguns minutos. Todas as conexes foram realizadas com um fio de cobre. Algumas consideraes so feitas com base nesse experimento. Analise-as a seguir: I. Os constituintes qumicos dessa bateria so idnticos aos das baterias automotivas. II. O relgio funcionaria por um tempo bem maior, caso os eletrodos fossem constitudos, apenas, de um tipo de elemento qumico. III. O limo contm ons positivos e negativos, que migram para os eletrodos, possibilitando o transporte de carga eltrica no seu interior. IV. A corrente eltrica gerada a partir dos potenciais eltricos dos metais dos eletrodos e flui pelo circuito quando se conectam os eletrodos calculadora. V. O material de um dos eletrodos se oxida espontaneamente, liberando eltrons, enquanto o material do outro eletrodo se reduz, usando esses eltrons. Esto CORRETAS A) I, II e III. B) I, III e V. C) II, IV e V. D) II, III e IV. E) III, IV e V.

EDUCAO A DISTNCIA / 2 DIA

15. Pierre e Marie Curie verificaram que a pechblenda, um minrio contendo xido de urnio, era bem mais radioativa que o urnio metlico. A partir dessa fonte natural, eles isolaram dois elementos qumicos radioativos, o polnio e o rdio. Aps trs dcadas da divulgao desses resultados, a filha e o genro desse casal, Irne Curie e Frdric Joliot, foram os primeiros a criarem um radioistopo, o fsforo-30, aps o bombardeamento de uma folha de alumnio-27 com partculas .

Dados -

Al (Z = 13): [Ne] 3s 3p ; P (Z = 15): [Ne] 3s 3p ; Co (Z = 27): [Ar] 4s 3d ; 14 10 2 4 2 3 1 2 Po (Z = 84): [Xe]4f 5d 6s 6p ; Ra (Z = 88): [Rn] 7s ; U (Z = 92): [Rn] 5f 6d 7s

Sobre esses acontecimentos histricos da Qumica, qual das alternativas a seguir a CORRETA? A) B) C) D) E) Pierre e Marie Curie isolaram dois radioelementos isotpicos do urnio. A radioatividade um fenmeno natural e pode ser produzida artificialmente. O material bombardeado com partculas por Irne Curie e Frdric Joliot um istopo do cobalto. O istopo radioativo produzido por Irne Curie e Frdric Joliot possua nmero atmico igual a 30. O polnio e o rdio so considerados elementos qumicos transurnicos artificiais, porque foram descobertos aps o urnio.

16. As abelhas europeias (Appis mellifera) produzem substncias qumicas para a comunicao intraespecfica, ou seja, entre os indivduos dessa espcie. Tais substncias medeiam diferentes comportamentos, conforme est indicado na relao mostrada no quadro a seguir:

Feromnio

Comportamento

Atrofismo operrias

do

sexo

das

Alarme para ataque coletivo

Trilha para retorno colmeia

Comparando-se as informaes qumicas e biolgicas existentes entre essas relaes feromniocomportamento, so feitas as seguintes consideraes: I. A especificidade do alarme para o ataque coletivo est vinculada emisso-recepo de uma substncia orgnica oxigenada. II. A existncia de um tomo de carbono insaturado no segundo carbono da cadeia principal o que garante a especificidade do feromnio de trilha. III. Uma das caractersticas estruturais do feromnio responsvel por atrofiar o sexo das abelhas operrias a presena de um grupo carboxlico conjugado ligao C=C. Est CORRETO o que se afirma em A) I. B) II. C) III. D) I e II. E) II e III.

EDUCAO A DISTNCIA / 2 DIA 17. Realizou-se o seguinte experimento durante uma exposio itinerante de cincias. Adicionou-se cerca de 0,5 g de cal virgem em uma garrafa transparente de gua mineral gaseificada (garrafa 1) e, logo em seguida, repetiu-se esse procedimento para uma garrafa, contendo gua mineral sem gs (garrafa 2). As garrafas foram agitadas at a observao de uma soluo homognea, de aparncia leitosa. Aps esses sistemas ficarem por cerca de dez minutos em repouso, observou-se que, na garrafa 1, a soluo estava praticamente transparente e havia um precipitado branco e, na garrafa 2, a soluo mantinha a mesma aparncia leitosa, existindo, tambm, um pouco desse mesmo precipitado, mas, em uma quantidade muito inferior da garrafa 1. A seguir, so feitas algumas consideraes sobre esse experimento: I. No frasco 1, houve maior reao entre um xido cido CO2 e um xido bsico CaO. II. Quando o xido de clcio foi adicionado s garrafas, ocorreu a formao de hidrxido de clcio, uma substncia solvel em gua. III. O slido branco, presente nas duas garrafas, um dos produtos da reao entre o oxignio e o hidrxido de clcio. Diante do exposto, CORRETO, apenas, o que se afirma em A) I. B) II. C) III. D) I e II. E) II e III.

18. Duas molculas antropomrficas, conhecidas genericamente como nanoputianos, so mostradas a seguir:

Sobre elas, so feitas quatro consideraes com base nas caractersticas estruturais desses compostos. Analise-as. I. II. III. IV. Esses compostos orgnicos so ismeros. Um deles deve ter um ponto de fuso prximo ao do NaCl. Essas substncias devem apresentar baixa solubilidade em gua. 2 As duas estruturas apresentam carbonos sp conjugados a carbonos sp .

Esto CORRETAS A) I e II. B) I e III. C) II e III. D) II e IV. E) III e IV.

EDUCAO A DISTNCIA / 2 DIA

19. Uma amostra de gua apresentava um cheiro desagradvel por causa da presena de substncia gasosa, resultante da decomposio de restos de peixe. Em gua, ela apresenta o equilbrio qumico mostrado a seguir:

Sobre o processo acima descrito, realizam-se os seguintes comentrios. I. Essa amina secundria um cido de Arrhenius. + II. O on metilamnio, CH3NH4 o cido conjugado da metilamina. III. A adio de um cido diminuiria o mau-cheiro por causa da reduo da quantidade do gs metilamina. Est CORRETO, apenas, o que se afirma em A) I. B) II. C) III. D) I e III. E) II e III.

20. O cenrio poltico-econmico internacional tem estimulado a busca por novas fontes energticas. Nesse sentido, um dos principais investimentos do governo brasileiro tem sido a produo de produtos com base em fontes renovveis, destacando-se um grupo de substncias caracterizadas como A) sais de cidos graxos. B) lcoois de cadeias longas. C) monosteres etlicos de cidos graxos. D) hidrocarbonetos aromticos policclicos. E) hidrocarbonetos contendo de sete a nove tomos de carbono.

FSICA

21. Um carro de 5m de comprimento entra em um tnel com velocidade de 20m/s. Ao sair, possui velocidade de 30m/s. Sabendo-se que o veculo manteve a acelerao constante de 2,5m/s ao percorrer o interior do tnel, quanto mede o comprimento do tnel? A) 100 m. B) 95 m. C) 90 m. D) 85 m. E) 80 m.

22. Uma viga em equilbrio de 3m de comprimento e de peso desprezvel est apoiada no ponto O, como ilustra a figura a seguir. Na extremidade direita, existe um corpo de peso 300 N. Qual a intensidade da fora F? A) 100 N. B) 150 N. C) 200 N. D) 250 N. E) 300 N.

23. Um esquiador de 60kg desliza do alto de uma montanha, partindo do repouso, de uma altura de 50m. Sabendo-se que sua velocidade, ao chegar ao fim da montanha, 20m/s, qual a perda de energia em decorrncia do atrito? Dado: Acelerao da Gravidade g = 10 m/s A) 20000 J. B) 18000 J. C) 16000 J. D) 14000 J. E) 12000 J.

EDUCAO A DISTNCIA / 2 DIA 24. Um bloco de 2m de volume est totalmente imerso em um lquido de densidade igual a 4g/cm. Se a acelerao da gravidade local 10m/s, o empuxo sofrido pelo bloco de A) 8 N. B) 80 N. C) 800 N. D) 8000 N. E) 80000 N.

25. A velocidade de propagao da luz em certo meio 2/3 da velocidade de propagao da luz no vcuo. Qual o ndice de refrao absoluto desse meio? A) 1 B) 1,5 C) 2 D) 2,5 E) 3

26. Sandra adora fazer caf para tomar no final da tarde, com os pais. Ela coloca, em uma garrafa trmica, o caf que acabou de fazer. So 100g de caf a 90C. A garrafa trmica inicialmente estava a 30C, e o conjunto atinge o equilbrio trmico a 70C. Qual a capacidade trmica dessa garrafa? Dado: Considere o calor especfico do caf igual a 1 cal/gC A) 50 cal/C. B) 100 cal/C. C) 150 cal/C. D) 200 cal/C. E) 250 cal/C.

27. Um cientista resolve construir um relgio usando uma mola de k=108 N/m. Para que cada oscilao corresponda a um segundo, o cientista deve prender mola um corpo de massa igual a Dado: Use = 3 A) 1 kg. B) 2 kg. C) 3 kg. D) 4 kg. E) 5 kg. 28. Na figura a seguir, tem-se um gerador, de fora eletromotriz E = 10 V e resistncia interna r = 2 , conectado a um resistor de resistncia R = 3 . Qual o valor da corrente eltrica que passa pelo resistor de resistncia R? A) 1 A. B) 2 A. C) 3 A. D) 4 A. E) 5 A.

29. Sobre magnetismo, assinale a alternativa INCORRETA. A) As linhas de campo magntico so sempre fechadas. B) Em um m, polos de nomes idnticos se repelem e de nomes opostos se atraem. C) As linhas de campo magntico saem de polo sul para o polo norte. D) O vetor campo magntico tangente s linhas de campo e est no mesmo sentido delas. E) A Terra um grande m com o polo sul magntico prximo ao polo norte-geogrfico e vice-versa. 30. Para que ocorra o efeito fotoeltrico, ou seja, a emisso de fotoeltrons por um determinado metal, exige-se que a luz incidente tenha A) um comprimento de onda superior a um determinado valor. B) uma frequncia maior que um determinado valor. C) uma intensidade superior a um determinado valor. D) uma temperatura prxima temperatura de fuso do metal. E) uma temperatura prxima temperatura de ebulio do metal.
10

EDUCAO A DISTNCIA / 2 DIA

HISTRIA 31. A cultura clssica ainda se faz presente no nosso cotidiano. Herdamos dos gregos e dos romanos muitos elementos que participaram da composio da nossa vida cultural. Sobre esse legado, analise as seguintes afirmaes: I. II. III. IV. V. Tendo surgido com os escritos de Pricles, o direito grego base dos cdigos jurdicos contemporneos. O teatro, tal qual o conhecemos hoje, como manifestao puramente artstica desprovida de elementos religiosos, surgiu com os gregos. A obra de Virglio, poeta romano, influenciou bastante na literatura ocidental. Aristteles e Petrarca foram os sbios da Antiguidade Clssica que atuaram como fundadores da moderna matemtica. A Filosofia, a Histria e a Geografia fazem parte do legado greco-romano para a nossa sociedade.

Esto CORRETAS A) I, III e V. B) II, III e V. C) I, III e IV. D) III, IV e V. E) I, II e V. 32. A economia medieval, em especial na Europa central, foi marcada pelo feudalismo. As relaes de trabalho, dentro do sistema feudal de produo, seguiam uma dinmica prpria. Sobre essa realidade, CORRETO afirmar que A) a valorizao do trabalho servil marcou a passagem da Alta Idade Mdia para a Baixa Idade Mdia. B) o servio dos servos era remunerado por meio de um valor monetrio pr-fixado, quando da sua contratao. C) aos servos no era garantido moradia, cabendo ao senhor feudal unicamente a responsabilidade de lhes dar proteo militar. D) a maioria do tempo de atuao dos servos era destinada ao trabalho nas terras dos senhores feudais. E) a possibilidade de ascenso social era uma situao comum no mundo feudal. 33. A insero do Brasil no contexto europeu se deu nos primrdios do sculo XVI, como consequncia da Expanso Ultramarina. Sobre as relaes entre a Amrica e as naes ibricas nesse contexto, CORRETO afirmar que A) num primeiro momento, a atuao econmica dos portugueses na Amrica ocorreu com o processo de extrao do pau-brasil. B) a Espanha ocupou a regio oriental da Amrica onde passou a produzir acar. C) o processo de colonizao do Brasil se deu via Sul, por meio da fixao de colonos alemes na regio. D) a regio Nordeste do Brasil sofreu, j no sculo XVI, uma ocupao por parte da Holanda que se fixou em Pernambuco. E) com o Tratado de Tordesilhas, a Amrica ficou sob o domnio da Espanha e Frana no que concerne ao processo de colonizao do territrio.

11

EDUCAO A DISTNCIA / 2 DIA

34. Analise a seguinte figura:

Fonte: http://multiplosestilos.blogspot.com/2010/03/criacao-de-adao-michelangelo.html

Essa a imagem de um detalhe da pintura feita por Michelangelo no teto da Capela Sistina. Smbolo da arte renascentista italiana, essa obra nos permite identificar uma das caractersticas do Renascimento, registrada na alternativa A) A limitao de atuao ao espao geogrfico da Itlia. B) A valorizao do homem por meio do iderio antropocntrico. C) A negao das temticas catlicas nas obras de arte. D) O acirramento do pensamento teocrtico que dominava a mentalidade dos artistas. E) A ausncia da Igreja Catlica como figura de financiamento de artistas. 35. A revoluo industrial possibilitou o surgimento de uma nova classe social na Europa do sculo XVIII: o proletariado. Sobre a atuao poltica e social desse novo grupo, assinale a alternativa CORRETA. A) Por proletariado define-se o grupo social proprietrio das fbricas. B) O proletariado gozou, desde o seu surgimento, de uma qualidade de vida muito superior dos camponeses por causa dos altos salrios pagos pelas fbricas. C) O cotidiano do proletariado europeu dos sculos XVIII-XIX era marcado por longas jornadas de trabalho. D) A primeira forma de organizao poltica do proletariado se deu ainda no sculo XVIII, em torno das ideias do socialismo cientfico. E) A utilizao de crianas como mo de obra nas fbricas era uma prtica que s se tornou comum no sculo XX. 36. Sobre a Revoluo Pernambucana de 1817, acontecimento que marcou a decadncia do domnio lusitano no Brasil, CORRETO afirmar que A) a revolta aconteceu no ambiente de expanso do iderio anarquista no Novo Mundo. B) Pernambuco sofreu retaliaes por parte da coroa portuguesa, inclusive perdendo territrio. C) a vinda da famlia real portuguesa, para o Brasil, em 1808, no gerou impacto na ecloso da revolta. D) diferentemente da Conjurao Baiana, a Revoluo Pernambucana de 1817 no pregou o rompimento poltico com Portugal. E) muitos refugiados polticos da Inconfidncia Mineira atuaram politicamente, na revolta de Pernambuco.

12

EDUCAO A DISTNCIA / 2 DIA 37. Sobre a produo cultural brasileira no sculo XIX, analise as seguintes afirmaes: I. II. III. IV. V. A obra de Machado de Assis se tornou um paradigma de qualidade na prosa brasileira. O teatro tambm foi uma das reas de atuao de Jos de Alencar, que tambm era dramaturgo. A pintura de Pedro Amrico teve grande destaque no mundo artstico de ento. O Naturalismo foi um movimento literrio que no teve adeptos no Brasil. A msica de Chiquinha Gonzaga, assim como a obra de outros compositores clssicos da poca, no alcanou sucesso popular.

Esto CORRETAS A) I, II e IV. B) II, IV e V. C) I, III e IV. D) II, III e V. E) I, II e III. 38. Revolta de cunho popular, que marcou a Primeira Repblica, cujo palco de ecloso era a cidade do Rio de Janeiro, na poca, a capital federal. Com forte represso policial, os revoltosos, aps tomarem pontos da cidade, cederam s represses do governo. Essas afirmaes se remetem (ao) A) Revolta da Chibata. B) Contestado. C) Revoluo Constitucionalista de 1932. D) Revolta da Vacina. E) Guerra de Canudos. 39. Aps a Segunda Guerra Mundial, assistimos a vrias mudanas no mbito sociopoltico e econmico, repercutindo em quase todo o mundo. Sobre esse contexto, analise as afirmaes seguintes: I. II. III. IV. V. A URSS iniciou um processo de abertura poltica que possibilitou a implementao do pluripartidarismo aps a morte de Stlin. A Alemanha sofreu uma forte interveno poltica por parte das naes vencedoras do conflito, a qual acabou por provocar o retalhamento do seu territrio. Os EUA passaram a atuar politicamente e com mais intensidade na Amrica do Sul. A China iniciou um grande nmero de reformas polticas influenciadas pelo socialismo. O Japo no recebeu incentivos econmicos dos pases ocidentais, sofrendo, assim, uma grave crise econmica durante os anos de 1970 e 1980.

Esto CORRETAS A) I, III e V. B) II, III e IV. C) I, III e IV. D) III, IV e V. E) I, II e V.

40. Aps o processo de redemocratizao poltica, ocorrido com o fim da ditadura militar em 1985, o Brasil vivenciou diversas mudanas polticas e sociais. Sobre esse perodo da histria nacional, analise as afirmativas seguir: I. O pas voltou a realizar eleies diretas para os cargos do legislativo e do executivo, destacandose a Presidncia da Repblica. II. Desde 1985, duas novas constituies j foram aprovadas pelo Congresso Nacional. III. Aps um perodo de altos ndices inflacionais, a economia brasileira vivenciou um processo de estabilidade a partir da segunda metade da dcada de 1990. IV. A censura artstica, mesmo com o fim da ditadura, continua a atuar oficialmente, no Brasil. V. O governo brasileiro realizou uma poltica de privatizao de vrias empresas estatais nas ltimas duas dcadas. Esto CORRETAS A) I, III e V. B) II, III e V. C) I, II e IV. D) II, III e IV. E) I, II e V.

13

EDUCAO A DISTNCIA / 2 DIA

GEOGRAFIA

41. Um dos problemas ambientais mais graves da atualidade a desertificao. No Brasil, esse fato vem preocupando cientistas e autoridades governamentais, em especial por causa das consequncias que acarreta sociedade. Sobre esse assunto, CORRETO afirmar que A) a desertificao o resultado direto de alteraes climticas, oriundas de alteraes na coroa solar, ou seja, na diminuio da energia emitida, periodicamente, por essa estrela. B) as aes de minerao extensiva, por exemplo, a extrao do ouro, realizada indiscriminadamente, em diversas reas do Brasil, sobretudo na Amaznia, so a principal causa da desertificao no pas. C) a perda da produtividade do solo por causa do manejo inadequado das culturas, do uso excessivo de fertilizantes e da destruio da cobertura vegetal responsvel pela desertificao em vrias reas do mundo. D) a desertificao um fenmeno nitidamente natural que resulta da relao estabelecida entre a superfcie terrestre e a taxa de radiao de ondas longas emitida pelo Sol. E) a emisso de gases poluentes, ricos em cido sulfrico que se verifica em reas tropicais midas, responde pela instalao de amplos ncleos de desertificao. Trata-se de um fenmeno de causa exclusivamente natural. 42. Observe a figura a seguir:

Esse desenho est didaticamente exemplificando um dos fatos geogrficos, mencionados a seguir. Identifique-o. A) A chuva cida. B) O efeito estufa. C) A chuva convectiva sobre a rea equatorial em decorrncia do CO2. D) A influncia do El Nio sobre a faixa equatorial da Terra. E) Os efeitos das manchas solares nos climas da Terra.

14

EDUCAO A DISTNCIA / 2 DIA 43. A formao vegetal, observada na fotografia a seguir, caracteriza, do ponto de vista da Fitogeografia, uma das regies brasileiras.

Essa formao reflete as condies atmosfricas reinantes sob o domnio do seguinte tipo climtico: A) Temperado Continental. B) Subequatorial. C) Tropical Litorneo. D) Subtropical. E) Equatorial.

44. Os efeitos diretos dos sismos so inmeros: abertura de fendas no terreno, surgimento de falhas, avalanchas, deslizamentos de solos e tsunamis. Os sismos so mais enfticos exatamente A) no interior das placas litosfricas. B) em reas onde se d a coliso de placas litosfricas. C) nos terrenos onde existiram, no Mesozoico, vulces ativos. D) nos locais de escudos estveis e sedimentares. E) em espaos situados costeiros de margens de placas passivas, como no Japo. 45. Os padres assumidos pelas bacias hidrogrficas so fortemente influenciados pela estrutura geolgica bem como pelos compartimentos de relevo. Observe a fotografia a seguir:

Assinale o tipo de compartimento de relevo onde acontece com frequncia esse tipo de drenagem. A) Planaltos cristalinos. B) Macios residuais fluviais. C) Montanhas dobradas e erodidas. D) Plancies cristalinas elicas. E) Plancies fluviais.

15

EDUCAO A DISTNCIA / 2 DIA

46. O contedo da imagem, observada a seguir, est se referindo

Fonte da imagem adaptada: invertia.terra.com.br. Acesso em 26/01/2012. A) a um encontro anual, que reuniu este ano lderes da economia mundial, diretores do FMI, Banco Mundial e organismos internacionais para discutir sobre o capitalismo dos sculos XX e XXI e os riscos globais em 2012. B) a um evento organizado por movimentos sociais de todo o mundo, com o objetivo de elaborar alternativas para uma transformao social global. Esse evento se caracteriza pela diversidade e pluralidade, tendo como tema o progresso das polticas neoliberais. C) a um Conselho de Segurana formado por 15 pases cujo objetivo avaliar se existe alguma ameaa internacional de terrorismo e decidem como podem cont-la. A deciso tem fora de lei e no pode ser contestada por nenhum pas que representa o frum durante os debates. D) a uma organizao internacional de 34 pases que aceitam o princpio da democracia representativa e da economia de livre mercado. So pases com economia de alta renda e alto ndice de desenvolvimento humano. O debate este ano teve como tema central o petrleo mundial. E) a uma agncia multilateral ligada Organizao das Naes Unidas, especializada nas questes do trabalho e com representao paritria de 182 pases com sede em Genebra, Sua. Possui uma rede de conexo econmica em todos os continentes do globo.

16

EDUCAO A DISTNCIA / 2 DIA 47. Observe a charge a seguir:

CORRETO afirmar que est associada A) formao de uma crise financeira na zona do Euro, oriunda, fundamentalmente, de problemas fiscais. B) a uma crise financeira asitica que se disseminou para alguns pases da Unio Europeia por ocasio do supervit oramental da Grcia. C) ao pacote de medidas adotado pelo Fundo Monetrio Internacional, destinado a resgatar a dvida da China e recuperar o dficit oramental da Zona do Euro. D) ao programa de ajuste estrutural da economia europeia que apregoa uma poltica de regulao menos forte para o mercado financeiro dos pases da Zona do Euro. E) aos cortes no oramento dos pases de economia planificada e s reformas de austeridade nos Estados Unidos da Amrica, com o objetivo de recuperar os pases europeus em crise. 48. Observe o organograma a seguir:

AGRICULTURA CIENTFICA GLOBALIZADA

PRODUO AGRCOLA COM REFERNCIA PLANETRIA

CINCIA, TCNICA E INFORMAO

AUMENTO EXPONENCIAL DAS QUANTIDADES PRODUZIDAS EM RELAO S SUPERFCIES PLANTADAS

Nas reas onde essa agricultura cientfica globalizada se instala, verifica-se que A) os produtos so escolhidos segundo uma base mercantil. B) h uma diminuio e restrio de processos de racionalizao. C) as atividades deixam de ser hegemnicas e passam a obedecer a regras locais. D) h uma ausncia de subordinao aos mercados externos. E) se instala um sistema restrito, apenas, ao territrio local.

17

EDUCAO A DISTNCIA / 2 DIA

49. 29/04/2011 - 10h Populao com mais de 65 anos cresce no Brasil, mostra IBGE
Fonte: Folha.com. Acesso em 23 de janeiro de 2012.

De acordo com a notcia exibida acima, CORRETO afirmar que A) a base da pirmide etria do Brasil ficou mais alargada, indicando um ndice de fecundidade e natalidade inferior ao crescimento da populao idosa no pas com mais de 65 anos. B) os altos nveis de fecundidade provocaram um alargamento do topo da pirmide no Brasil, na ltima dcada, fato que provocou um aumento significativo do percentual de crianas de 0 a 4 anos de idade, aumentando a populao idosa do pas. C) apenas na regio Norte do Brasil, em decorrncia dos baixos nveis de fecundidade do passado, o topo da pirmide etria est extremamente alargado, registrando o mais alto percentual de populao idosa acima dos 85 anos. D) a populao com mais de 65 anos cresce no Brasil, por causa do alargamento da base da pirmide etria, provocado pelo alto ndice de fecundidade e natalidade do pas nas duas ltimas dcadas. E) houve um alargamento do topo da pirmide etria do Brasil, indicando um crescimento da participao relativa da populao com 65 ou mais, o que significa que a faixa da populao com idade at 25 anos encolhe no pas. 50. O processo de industrializao do espao geogrfico brasileiro produziu uma srie de transformaes ao longo das ltimas dcadas. Dentre essas transformaes, podemos destacar 1. a intensificao do processo de urbanizao. 2. a hierarquizao das cidades. 3. o desaparecimento de uma rede urbana integrada. 4. a diminuio das redes de transporte. 5. a modernizao concentrada na megalpole. Esto CORRETAS apenas A) 1 e 2. B) 3 e 4. C) 4 e 5. D) 1, 2 e 5. E) 1, 3, 4 e 5.

SOCIOLOGIA

51. A relao entre cultura e sociedade um tema bastante discutido pela Sociologia. Nesse contexto, os processos culturais so um dos fenmenos sociais mais importantes na compreenso da maneira como os indivduos e os grupos constroem e organizam o comportamento social. Com relao a esse assunto, todas as alternativas a seguir apresentam um conceito sociolgico importante, EXCETO: A) A endoculturao o processo educativo, que internaliza a cultura nos indivduos desde a infncia. B) A aculturao a mudana de padres culturais que ocorrem numa determinada cultura com base na fuso de duas culturas diferentes. C) As condies geogrficas e o isolamento compem um elenco de fatores, que permite a difuso cultural em diferentes culturas. D) A mudana cultural pode surgir valendo-se de dois fatores: os endgenos e os exgenos. E) O etnocentrismo significa uma supervalorizao de uma cultura em relao outra considerada inferior, primitiva.

18

EDUCAO A DISTNCIA / 2 DIA

52. Observe a seguinte tirinha da Turma da Mnica:

Nela notamos a presena de um processo social bastante marcante. Sobre isso, assinale a alternativa que o indica. A) Assimilao. B) Cooperao. C) Isolamento. D) Competio. E) Adaptao. 53. Leia o texto a seguir: A anlise sobre os diferentes tipos de sociedade nos leva necessariamente reflexo sobre as formas que as desigualdades assumem nas diversas organizaes sociais.
TOMAZI, Nelson Dcio. As formas de desigualdades. IN: Iniciao Sociologia. So Paulo: Atual, 1993. p. 95.

Percebemos nele que as desigualdades fundamentam as relaes, que se estabelecem entre os indivduos na constituio dos grupos e se classificam de acordo com as posies adquiridas ao longo de sua vida na sociedade. Com relao a esse assunto, analise os seguintes itens: I. Na sociedade de castas, a hierarquizao rgida, baseada em critrios hereditrios, valores, hbitos e costumes definidos por uma tradio compartilhada pelo grupo. II. Um exemplo de sociedade organizada sob a forma de castas a japonesa moderna. Nela encontramos indivduos com status diferentes, baseados no acmulo de riquezas. III. Numa sociedade estamental, o privilgio dos indivduos estava diretamente ligado honra, hereditariedade e linhagem. IV. O feudalismo foi uma forma de organizao econmica e poltica que se consolidou na Europa ocidental e estruturou as relaes sociais baseadas nas classes sociais. V. As classes sociais so prprias das sociedades que adotaram o capitalismo como forma de organizao econmica e poltica. Esto CORRETOS A) I, II, III e V. B) II e IV. C) I, II e V. D) III, IV e V. E) I, III e V.

19

EDUCAO A DISTNCIA / 2 DIA

54. Observe a charge a seguir:

Disponvel em: <http://arteemanhasdalingua.blogspot.com/2011/07/01-se-voce-estivesse-apenas-escutando.html> Acesso em 08/01/2012.

Notamos nela a presena de elementos que marcam as desigualdades sociais existentes na sociedade brasileira atual. Sobre esse assunto, assinale a alternativa CORRETA. A) Os meios de comunicao se tornaram populares no Brasil por causa da diminuio das desigualdades entre as classes sociais. B) O acesso a celulares pelas classes menos favorecidas no Brasil o reflexo da poltica de diviso igualitria dos bens produzidos no pas. C) As grandes cidades brasileiras so exemplos sociolgicos significativos no estudo das desigualdades sociais. D) O Brasil possui um desenvolvimento industrial compatvel com a infraestrutura das cidades. E) As classes sociais no Brasil so compreendidas como rgidas em sua hierarquizao. 55. O conceito sociolgico de comunidade bastante importante para se compreender como as relaes entre os indivduos so estabelecidas no contexto das sociedades. Elas se constituem de pessoas unidas por laos naturais e espontneos. Acerca destes ltimos, assinale a alternativa que indica um elemento importante no entendimento da definio de comunidade. A) Vizinhana. B) Relaes de parentesco. C) Comunidade de sangue. D) Relao entre pais e filhos. E) Cl. 56. Agir conjuntamente com o outro ou interagir tendo em vista a realizao de um fim comum. O sucesso na obteno desse objetivo comum depende de determinadas condies, tais como um consenso em relao aos fins a atingir, a existncia de interesses comuns, a confiana recproca dos atores, a elaborao em comum de um conjunto de regras, um acordo sobre o modo de coordenao das aes, a participao ativa de todos os elementos, etc. O texto faz referncia a um tipo especfico de processo social. Identifique-o em uma das seguintes alternativas. A) Competio. B) Cooperao. C) Conflito. D) Acomodao. E) Socializao.

20

Вам также может понравиться