Вы находитесь на странице: 1из 5

ROTEIRO PARA INSERO DE DADOS NO CURRCULO LATTES Prof.

Paulo Henrique Faria Nunes Este texto tem por finalidade esclarecer algumas dvidas que vrios colegas professores tm no preenchimento/atualizao do currculo Lattes. Os pargrafos seguintes apresentaro os passos necessrios ao acesso ao sistema e resoluo das dvidas mais comuns, embora algumas delas possam ser esclarecidas na seo Perguntas mais frequentes: http://lattes.cnpq.br/ajuda/faq. 1) Na pgina inicial da Plataforma Lattes (http://lattes.cnpq.br), procure por Currculo Lattes no centro inferior da pgina.

Em seguida, acesse Atualizar. Esse procedimento requerer o CPF, ou e-mail cadastrado, e a senha.

A figura abaixo representa a pgina que ser aberta aps a validao de usurio e senha:

2) No item localizado no canto esquerdo da parte superior da tela (Dados Gerais), devero ser inseridas informaes gerais (nome, endereo), profissionais (rea de atuao), acadmicas (graduao, ps-graduao, idiomas) e complementares (ttulos e honras recebidas). Podem ser inseridas homenagens recebidas em eventos como colao de grau e quaisquer outros ttulos honorficos. Sugere-se apresentar coordenao do curso, Diretoria Acadmica ou Diretoria Geral algum documento comprobatrio e solicitar uma declarao da universidade que possa documentar as homenagens recebidas. 3) Projetos de pesquisa (concludos ou em andamento), participao em bancas de graduao e ps-graduao, orientaes de trabalhos e produo bibliogrfica devero ser inseridos nos campos especficos. O trabalho de examinador/avaliador em processos seletivos (estagirios, docentes, monitores) tambm poder ser registrado como Participao em Bancas de Comisses Julgadoras. O item produo bibliogrfica oferece as seguintes opes: artigos, livros, textos publicados em jornais e revistas (artigos de opinio), trabalhos publicados em anais de eventos e/ou apresentados (comunicao; conferncia ou palestra; congresso; seminrio; simpsio1), partituras, tradues, prefcios/posfcios e outras produes bibliogrficas. Uma dvida comum onde inserir produes que no chegaram a ser publicadas na forma de livro ou em nenhum peridico (apostilas, material didtico de apoio). Recomenda-se que essas ltimas sejam includas na categoria Desenvolvimento de Material Didtico ou Instrucional do item Produo Tcnica.

Esses devero ser inseridos em Apresentao de Trabalho.

4) Cursos de extenso devero ser includos na seo Curso de Curta Durao Ministrado em Produo Tcnica. O mesmo vale para os ministrados em cursinhos e maratonas. Importante: disciplinas ministradas em cursos de ps-graduao so registradas na seo Atuao Profissional dos Dados Gerais.

Para isso, basta selecionar a instituio em questo e, em seguida, lanar os dados referentes disciplina no campo Atividades. Antes desse procedimento, necessrio selecionar Ensino

5) O campo Evento engloba a participao como expositor/palestrante e a organizao. Portanto, as atividades de extenso coordenadas pelos docentes podero ser registradas. Incluem-se tambm, dentre outros, visitas tcnicas, jris simulados, palestras, mostras cientficas.

Uma vez acessada seo Organizao de Evento, surge uma janela que permite a incluso de novos itens. As espcies previstas so concerto, concurso, congresso, exposio, festival e outro.

6) Depois da incluso dos dados, faz-se o envio dos dados ao CNPq.

A imagem acima corresponde barra inferior da tela do computador. Selecione o sexto cone da esquerda para a direita. Alguns grupos de pesquisa solicitam o encaminhamento do currculo em formato XML. Para gerar o arquivo, basta selecionar o terceiro cone da esquerda para a direita. Finalmente, para sair do programa selecione o ltimo cone direita. Enviar para o CNPq Gerar arquivo XML ou RTF Sair

Вам также может понравиться