Вы находитесь на странице: 1из 4

::: FUNDAO DEMCRITO ROCHA - DIREITOS HUMANOS E...

http://fdr.com.br/direitoshumanosegeracaodapaz/provaonline-pdf-do-cu...

16884

1) O mito de Er, presente no livro A Repblica do filsofo grego Plato, nos leva a entender que: A nossa felicidade ditada pelos deuses e a vida uma eterna espera pela caridade desses a) deuses em nos presentear com a felicidade. b) c) d) J nascemos destinados para a felicidade ou para o constante sofrimento. S alcanamos a felicidade quando negamos o nosso destino, os nossos sonhos e os nossos caminhos para aderir o destino que nos imposto pelo meio em que vivemos.

Quanto mais prximos estivermos daquilo que realmente escolhemos ser, mais felizes e realizados estaremos. Quanto mais distantes, infelizes e frustrados seremos. 2) No h dvidas de que a felicidade uma grande aspirao humana, porm saber o que felicidade teoricamente no o mesmo que vivenci-la ou experiment-la. Sendo assim, podemos afirmar que: a) b) c) O conhecimento terico o mesmo que o vivencial. O conhecimento terico e o vivencial so distintos. A felicidade um conhecimento terico.

No existe felicidade vivencial. d) 3) A cerca da Educao Biocntrica, julgue verdadeiro (V) ou falso (F) marque a opo correta. ( ) H um chamado para a integrao dos indivduos pela sociedade. ( ) Visa o estmulo de relaes e atitudes para o bem do prximo. ( ) Fundamenta-se em trs nveis: consigo, com o outro e com o todo. a) b) c) d) F, V, V. V, F, F. F, V, F. F, F, V. O temor esta sempre presente em nossa existncia, mas supera-lo preciso, no podemos temer a aproximao do outro. O temor faz parte, temos que nos acostumar. No existe temor de aproximao.

4) Como posso dialogar se temo a superao e se s de pensar nela sofro? a) b) c)

No h o que temer referente a aproximao das pessoas. d) 5) Marque o item que completa corretamente a frase: "A vivncia dos valores devem nos conduzir__________".

1 de 4

20/08/2013 11:28

::: FUNDAO DEMCRITO ROCHA - DIREITOS HUMANOS E...

http://fdr.com.br/direitoshumanosegeracaodapaz/provaonline-pdf-do-cu...

a) b) c)

A questionar, interpretar e agir no nosso modelo cultural. A uma reviso de determinadas maneiras de agir e interpretar a realidade, questionando "verdades" da nossa cultura. A uma reviso de determinadas maneiras de agir e interpretar a realidade, questionando verdades da nossa cultura.

A reviso de determinadas questes culturais. d) 6) Em nome da honestidade, pessoas esto sendo desonestas, em nome da lealdade, pessoas cometem atos cruis, ou so coniventes e cumplices de condutas totalmente ilegais, imorais e antiticas. De acordo com essa afirmao. Marque a opo correta. a) b) c) Os valores esto todos de acordo em um mesmo pensamento. No h nenhuma inverso de valores nessa afirmao. H uma inverso de valores e com certa frequncia, uma distoro deles.

H uma distoro de valores. d) 7) De acordo com o texto: A solidariedade como expresso do afeto - a dimenso espiritual do ser indique quais afirmaes constam neste texto, marque V ou F: ( ) quando crianas, sabamos ler a linguagem da natureza. ( ) estamos em permanente busca da vivncia iluminadora. ( ) a espiritualidade liga, religa e une-se a tudo. ( ) a verdadeira evoluo consiste na sacralizao da relao com o outro, na ternura e no vnculo. a) b) c) d) a) b) c) F, F, F, F. V, V, V, V. V, V, V, F. F, V, V, V. um sentimento terno, de simpatia, uma afinidade que temos por uma pessoa ou um animal. se doar. um sentimento de cumplicidade.

8) Sobre o conceito de Afeto. Marque a alternativa correta:

um sentimento de respeito. d) 9) Quais as conseqncias causadas por ignorar os conflitos? a) b) c) Ignorar conflitos a melhor soluo, pois no h forma de solucion-lo, portanto, ao ignor-lo no ter consequncia alguma. Os conflitos nunca podem ser ignorados, sendo assim no h porque ter consequncias.

As consequncias de ignorar os conflitos so inmeras e jamais sero revertidas as situaes causadas por este ato. Agravar situaes que podem ser resolvidas por meio do dilogo, da escuta de motivos e interesses do outro, da compreenso e da busca de alternativas que proporcionem o mximo d) de bem estar para o maior nmero de pessoas possvel. 10) No ltimo sculo, a populao em nosso planeta mais do que dobrou, atingindo 6 bilhes de pessoas. O alerta para os nveis de produo e consumo que esgotam os recursos naturais j so lugar-comum. Essa afirmao corresponde a: a) b) c) d) Paz social. Paz ambiental. Paz armamentista. Paz interior.

11) Complete a seguinte frase e assinale a alternativa correta.

2 de 4

20/08/2013 11:28

::: FUNDAO DEMCRITO ROCHA - DIREITOS HUMANOS E...

http://fdr.com.br/direitoshumanosegeracaodapaz/provaonline-pdf-do-cu...

"Por meio da __________ e da ____________, resgatamos nosso senso de vida comunitria". a) b) c) d) Fala e conversa. Comunicao e relao. Comunicao e escuta. Fala e necessidade.

12) De acordo com as afirmaes sobre a Filosofia Ubuntu, marque o que for verdadeiro: I) Palavra africana com diversos significados ligados cultura de paz. II) A filosofia Ubuntu, associa a felicidade com o bem estar do outro. III) A Filosofia Ubuntu, significa Sou quem sou, porque ns somos. a) b) c) d) a) b) c) d) Apenas o item I. Apenas o item II. Os itens II e III. Os itens I, II e III. uma forma de governo que tem como objetivo o acesso escola para todas as crianas. uma poltica pblica que exige a participao de todos os cidados do sexo masculino. um programa para democratizar o acesso sade.

13) O que Democracia?

uma forma de governo que tem como caracterstica bsica a escolha dos governantes por meio do voto. 14) Marque o item que indica uma contribuio para a efetivao dos direitos humanos. a) b) c) Indicar e presentear um livro sobre poltica a um colega. Indicar um representante atravs do voto. Participar ativamente da vida poltica do seu bairro.

Indicar um representante poltico a um familiar. d) 15) No caso do Brasil e de outros pases, a condio cidad pode se expandir quando o estado capaz de: a) b) c) Estabelecer as regras a serem cumpridas. Estabelecer a igualdade perante o exerccio de direitos iguais entre os cidados. Estabelecer desigualdade.

Estabelecer os direitos e deveres. d) 16) O que so as Sociedades Aptridas? Marque a opo que responde corretamente a este questionamento. a) b) c) d) So as chamadas democracias de hoje, governadas pelo povo na figura de um representante legal do qual apresenta plenos poderes de deciso para o bem da comunidade. So aquelas que apresentam hierarquias a nveis de controle do Estado. Nessas, as autoridades competentes possuem poderes plenos de deciso para o Estado. So aquelas que possuem baixo regimento do Estado, pois o poder de atuao das autoridades limitado. So aquelas que no possuem regimento do Estado. Nessas sociedades h pouca centralizao da autoridade e tais autoridades possuem poder limitado de atuao. Incluso social, sade, trabalho e passe livre em todos os transportes pblicos. Prioridades nos atendimentos, incluso social, gratuidade em cinemas e teatros, esportes e sade.

17) So direitos do idoso, segundo a Poltica Nacional do Idoso, lei 8843/94: a) b)

3 de 4

20/08/2013 11:28

::: FUNDAO DEMCRITO ROCHA - DIREITOS HUMANOS E...

http://fdr.com.br/direitoshumanosegeracaodapaz/provaonline-pdf-do-cu...

c) d)

Esportes, lazer, passe livre em shows, teatros e cinemas, trabalho e prioridades nos atendimentos. Incluso social atravs da sade, esportes, lazer, educao, habitao, trabalho e prioridades nos atendimentos.

18) Marque V para as afirmaes verdadeiras e F para as afirmaes falsas: ( ) Com o trabalho assalariado, houve o reconhecimento do direito liberdade e propriedade do homem sobre seu prprio corpo. ( ) Trabalho assalariado a transformao do trabalho em algo que pode ser comprado ou vendido. ( ) O Estado Moderno substituiu as relaes de trabalho escravo/servis, em trabalho assalariado.

Marque a opo correta. a) b) c) d) a) b) c) d) F, F, F. V, F, V. V, V, V. F, V, F. 1966. 1973. 1964. 1968. Conjunto de regras que estabelecem as relaes entre as pessoas. Os direitos civis garantem apenas liberdade individual e o direito justia. Conjunto de princpios pessoais que regem a sociedade. Os direitos civis garantem apenas o direito propriedade. Conjunto de normas (regras e princpios) que regulam as relaes entre as pessoas. As pessoas tm direito liberdade e igualdade perante a lei. Os direitos civis garantem a liberdade individual, de atos, de palavras, de pensamentos, de crenas, a liberdade de ir e vir, o direito propriedade, o direito de celebrar contratos, o direito justia, dentre outros. Conjunto de normas estabelecidas para mediar as relaes interpessoais. Os direitos civis garantem a liberdade individual, de atos, de palavras, de pensamentos e crenas.

19) Em que ano ocorreu no Brasil, o golpe de Estado?

20) O que so os Direitos Civis e o que garantem s pessoas que formam a sociedade? a) b)

c)

d)

4 de 4

20/08/2013 11:28

Вам также может понравиться