Вы находитесь на странице: 1из 12

Centro Universitrio Salesiano de So Paulo Lorena

Manual de Formaturas

Colao de Grau Oficial


Regulamento

INDCE 1. Da Colao de Grau 2. Do Cerimonial de Colao de Grau Oficial 3. Do Agrupamento de Turmas ou Cursos 4. Da Estrutura para o Cerimonial 5. Da Definio de Horrios 6. Da equipe Organizadora 7. Da Comisso de Formatura 8. Da Cerimnia de Colao de Grau Simples 9. Da Celebrao em Ao de Graas 10. Das Competncias I Coordenao dos Cursos II- Relaes Institucionais III Comisso de Formatura IV Secretaria V- Reitor ou Diretor do UNISAL 4 4 5 6 6 6 7 7 7 7 7 8 8 9 9

ANEXO I CORES, PEDRAS E SMBOLOS DOS CURSOS

10

ANEXO II - PARCERIA ENTRE O CENTRO UNISAL E A PROMOVER FORMATURAS E EVENTOS 11

Colao de Grau

A concluso do curso certamente a celebrao do estudante diante de uma grande conquista . A cerimnia de Formatura um dos mais belos momentos da jornada. Com ela se compartilha a alegria com os entes mais queridos, assim como, expressa o reconhecimento para aqueles que, de alguma forma, contriburam para essa vitria.

Alm disso, a Solenidade de Colao de Grau um momento de magnitude da Instituio de Ensino, quando dirigentes, professores, funcionrios, pais e alunos externam seus sentimentos para provar que a misso de ensinar foi cumprida e o esforo valeu a pena.

Neste sentido, para que esse evento transcorra tal como a turma idealizou, de fundamental importncia que siga um planejamento e as orientaes das normas de protocolo para a Solenidade de Colao de Grau de formatura desta Instituio.

Este manual auxiliar voc nesta caminhada.

Boa Formatura!

Relaes Institucionais

REGULAMENTO DAS FORMATURAS


REGULAMENTO DAS FORMATURAS O Diretor de Operaes do Centro Universitrio Salesiano de So Paulo, Unidade de Ensino de Lorena, no uso de suas atribuies legais resolve: Criar procedimentos para orientar as aes que tratam de colao de grau oficial e colao de grau simples, no Unisal Lorena. Art. 1O Determina que na ltima semana de dezembro e na primeira quinzena de janeiro, no sejam programadas colaes de grau oficiais. 1- DA COLAO DE GRAU Art. 2o A colao de grau ato pblico em que o graduando expressa seu desejo e compromisso de exercer a carreira profissional com lealdade e honestidade, em decorrncia do grau que recebe. Art. 3o - O ato da colao de grau, dos alunos do Unisal, pr-requisito formal para expedio do diploma do graduado(a). Art. 4o O grau acadmico conferido pelo Reitor, ou por seu representante legal, em sesso pblica. Art. 5o - A colao de grau do Unisal ocorre em cerimnia oficial solene, denominada Colao de Grau Oficial e, excepcionalmente, em cerimnia simples, ambas com data definida atravs de edital. O Edital da Colao de Grau Oficial ser publicado no meses de setembro ou outubro. Art. 6 - Ao colar grau o formando recebe o Certificado de Concluso do Curso. Art. 7 vedada a colao de grau ao aluno que deixar de cumprir qualquer atividade que compe a matriz curricular, para a integralizao do curso. Pargrafo nico nula, de pleno direito, a colao de grau do aluno que eventualmente tenha deixado de cumprir qualquer componente curricular pr-estabelecido. 2- DO CERIMONIAL DE COLAO DE GRAU OFICIAL Art. 9 - A Colao de Grau Oficial presidida pelo Reitor do UNISAL ou por seu representante legal. Pargrafo nico - O cerimonial de Colao de Grau Oficial se desenvolve com o seguinte roteiro: I - Composio da Mesa Diretora: a) pelo Reitor, seu presidente; b) um Diretor da Unidade; c) Coordenador(es) do(s) curso(s); d) Secretrio acadmico; e) Patrono de cada curso;
4

f) Paraninfo de cada curso; II Composio do Cerimonial: a) Entrada dos formandos por curso / turma; b) Rito catlico da Palavra de Deus c) Hino Nacional; d) Palavra de abertura pelo presidente da mesa; e) Juramento dos formandos; f) Outorga do grau pelo presidente da mesa ; g) Entrega dos certificados de concluso de Curso; h) Assinatura do livro de colao de grau (formandos e componentes da mesa); i) Discurso do orador da turma: Bacharelado (um discurso) licenciatura (um discurso por curso); j) Discurso do(s) paraninfo(s) da(s) turma(s): Bacharelado (um discurso) Licenciatura (um discurso por curso). k) Os discursos devem ocupar, no mximo, uma lauda. Observao: Por lauda entende-se: Margem superior: 3,0 cm Margem inferior: 2,0 cm Margem direita: 2,0 cm Margem esquerda: 3,0 cm Citaes: 1 cm (justificando direita com fonte 10) Espaamento das linhas: 1 Tamanho de letra: 12 Tipo de letra: Times New Roman ou Arial Formato de papel: A4 l) Homenagens especiais (opcionais) m) Encerramento da sesso pelo presidente da mesa. 3- DO AGRUPAMENTO DE TURMAS OU CURSOS Art. 10 A Colao de Grau Oficial ser realizada por curso e por agrupamento de cursos ou curso/turmas, levando em conta o nmero de formandos: I - Filosofia; II - Histria, Geografia, Matemtica, Pedagogia; III - Administrao; IV Psicologia e Cincia da Computao; V Direito Diurno; VI Direito Noturno; VII RH e Logstica; VIII Engenharias.
5

4- DA ESTRUTURA PARA O CERIMONIAL Art. 11 A estrutura bsica para o cerimonial da Colao de Grau Oficial consiste em: I Tornar disponvel o Teatro So Joaquim ou a quadra ou outro espao; II Organizar a mesa diretora, com nmero de assentos necessrios; III Tornar disponvel som ambiente; IV Tornar disponveis dois microfones; V Tornar disponvel um mestre de cerimnias; VI Reservar poltronas na platia (central) para os formandos; VII - Reservar poltronas na platia (laterais) para os professores; VIII - Decorao (bsica). 5- DA DEFINIO DE HORRIOS Art. 12 Determine-se o horrio de incio da cerimnia, s 19 horas. Pargrafo nico Os formandos devero estar presentes no local s 18h, impreterivelmente, para a confirmao da presena, por meio de lista de chamada.

6- DA EQUIPE ORGANIZADORA Art. 13 A equipe organizadora responsvel pela preparao e andamento do evento e permanecer no local o tempo necessrio para desenvolver as tarefas destinadas a cada um dos seus membros: I - funcionrio responsvel pelo evento; II - coordenador(es) do(s) curso(s); III - secretrio acadmico; IV - um funcionrio da secretaria; V - um auxiliar de coordenao de cada curso; VI - um funcionrio da manuteno (eletricista); VII - um funcionrio da limpeza; VIII - um mestre de cerimnias; IX - um funcionrio do Setor de Audiovisuais. Art. 14 O UNISAL no disponibiliza: I - becas; II - canudos; III - qualquer tipo de homenagem em espcie; VI - registro fotogrfico.

7- DA COMISSO DE FORMATURA Art. 15 - A Comisso de Formatura constituir-se- por curso. 1 Nos cursos com mais de uma turma, a Comisso de Formatura constituir-se- por membros de cada turma. 2 As propostas a serem apresentadas Diretoria, pela Comisso de Formatura, tm como requisito a anuncia expressa do coordenador do respectivo curso. 3 A Comisso de Formatura no se reveste de poder decisrio. 8- DA CERIMNIA DE COLAO DE GRAU SIMPLES Art. 16 Excepcionalmente, mediante requerimento e pagamento de taxas, em dia, hora e local previamente fixados, pode ser conferido grau ao aluno, em sesso simples especial. Art. 17 - A cerimnia de colao de grau simples determinada por edital do Diretor de Operaes, sendo obrigatria a participao do formando ou em sua ausncia, seu representante legal. 1 A colao de grau simples ocorre na Secretaria ou na Coordenao do curso. 2 - A cerimnia de colao de grau simples consiste no ato da leitura do juramento e assinatura do formando, ou seu representante legal, no livro de colao de grau. 3 - A representao legal dar-se- por instrumento particular de procurao, que necessariamente constar de firma reconhecida em cartrio. 9- DA CELEBRAO EM AO DE GRAAS Art. 18 Ser realizado durante a Colao de Grau Oficial, o rito catlico da Palavra de Deus (canto de abertura, leitura do Evangelho, orao de Ao de Graas); 1 - Caso o curso deseje realizar a celebrao especial fora do cerimonial de colao de grau oficial, ser da responsabilidade da comisso de formatura, o agendamento da missa ; 2 - A missa ser celebrada por um padre salesiano e deve ser realizada na Capela So Joaquim ou no Santurio So Benedito. 3o A Pastoral Universitria oferece uma sugesto de texto. 10-DAS COMPETNCIAS I Coordenao de cursos Art. 19 - Compete coordenao do curso: 1o Incentivar a unio de mais cursos para realizarem na mesma data a formatura oficial; 2o Orientar os alunos para que a formatura seja organizada por curso ou por turmas; 3o Acompanhar e aplicar as normas e procedimentos institucionais em seu curso; 4o Conhecer o contedo dos discursos dos oradores de turma;
7

5o Conhecer os contedos dos convites de Formatura, orientando a comisso em casos de correo de redao e informaes; 6o Estar presente nas cerimnias de formatura solene; 7o Apresentar na Secretaria a relao dos que efetivamente concluram o curso; 9o - Informar os alunos desde o 2o perodo letivo, acerca deste regulamento; 10o Orientar as comisses de formaturas, na composio do discurso de paraninfo e discurso de orador dos formandos. II Relaes Institucionais Art. 20 - Compete ao responsvel por Eventos, junto ao Servio de Relaes Institucionais (SRI): 1o Definir calendrio de reunio com as comisses de formaturas; 2o Convocar as turmas dos formandos para reunies preparatrias, sendo a primeira no ms de maro; 3o Organizar com os formandos uma simulao do evento, se julgar necessrio; 4o Orientar a comisso de formatura na composio do cerimonial que deve se desenvolver com as observncias das normas estabelecidas; 5o Indicar um mestre de cerimnias do UNISAL para conduzir o cerimonial; 6o Reunir periodicamente os coordenadores e as comisses de formatura para planejar as atividades de preparao; 7o Coordenar o desenvolvimento de cada formatura; III Comisso de Formatura Art. 21 - Compete Comisso de Formatura: 1o informar a coordenao e o setor de eventos acerca do andamento e da situao dos trabalhos inerentes formatura; 4o Agrupar-se com as turmas do mesmo curso ou de outras reas, para a realizao de um nico evento; 5o Agendar a Celebrao de Ao de Graas; 6o Enviar ao Servio de Relaes Institucionais, impreterivelmente, at o ms de novembro, a relao nominal do: paraninfo(a), patronesse, patrono e o professor(a) que emprestou o nome turma, se for o caso; a respectiva qualificao acadmica e a funo que exerce cada membro que for compor a mesa diretora. Esse procedimento no necessrio para o presidente da mesa. 7o Encaminhar ao responsvel por Eventos, junto ao Servio de Relaes Institucionais, o convite de formatura para reviso; 8o Encaminhar um exemplar do convite oficial de formatura Diretoria; 9o Enviar convite de formatura aos demais diretores, coordenadores e professores do curso; 10o Elaborar ou adquirir folhetos de missa ou ato ecumnico de formatura;
8

IV- Secretaria Art. 22 - Compete Secretaria: 1o Fornecer a lista dos formandos comisso de formatura e ao mestre de cerimnia, para chamada dos formandos; 2o Fornecer comisso de formatura os nomes dos professores que devero constar do convite de formatura; 3o Providenciar o termo de juramento e o termo de outorga de grau, para os respectivos atos; 4o Providenciar o certificado de concluso de curso para cerimnia de colao de grau oficial e colao de grau simples; 5o Providenciar o livro de atas de colao de grau para colher as assinaturas dos formandos e dos componentes da mesa diretora, na colao de grau oficial ou colao de grau simples; 6o Disponibilizar as informaes acadmicas necessrias, que lhe competem, como subsdios para que as coordenaes confiram a vida escolar dos alunos que efetivamente concluram o curso. V- Reitor ou Diretor Art. 23 - Compete ao Reitor ou Diretor do UNISAL: 1o Presidir as cerimnias de colao de grau oficial; 2o Abrir e encerrar as cerimnias de colao de grau oficial; 3o Conferir grau aos formandos. Art. 24 - Os casos omissos so apresentados Diretoria, atravs do responsvel por eventos. Art. 25 - Este regulamento revoga as disposies anteriores. Lorena, 28 de setembro de 2012

________________________ Fbio Jos Garcia dos Reis Diretor de Operaes UNISAL

ANEXO I Cores, pedras e smbolos dos cursos


Curso Administrao Grau Bacharelado Faixa AZUL Pedra Preciosa Safira Azul Smbolo

C. Computao Direito Filosofia

Bacharelado Bacharelado Licenciatura

Azul Vermelha Azul

SAFIRA AZUL Rubi Safira Azul

Histria Matemtica Pedagogia Psicologia

Licenciatura Licenciatura Licenciatura Licenciatura Bacharelado Bacharelado

Vermelha Azul AZUL e Azul

Ametista Safira Azul Safira Azul Safira Azul

Engenharias

Azul

Safira Azul

Curso Superior Tecnlogo em Tecnologia

Azul

Safira Azul

10

ANEXO II - Parceria entre o Centro Unisal e a PROMOVER FORMATURAS E EVENTOS


Contrato assinado em setembro de 2008 e renovado em 2010 CONTRAPARTIDA: exclusividade fotogrfica e de filmagem em todos os eventos, reservando o direito da empresa impedir a entrada de pessoas portando equipamento profissional no evento
1) CONVITE PARA COLAO DE GRAU Com mensagem de abertura e solenidades. Cinco por formando 2) CANUDOS PERSONALIZADOS PARA DIPLOMAS Revestido em papel com impresso em ouro ou prata. Um por formando 3) BECAS E CAPELOS - EMPRSTIMO Beca de crepe (modelo tradicional na cor preta com 5 tamanhos), faixa (cor a escolher), jabeaux e chapu com pingente. Um kit por formando 4) BECAS PARA PROFESSORES Em modelo americano para professores e autoridades. 5) RECEPCIONISTAS Jovens uniformizadas que atuam na orientao dos formandos, na formao das filas etc... 6) SEGURANAS Equipe com comprovada capacidade profissional, uniformizados e identificados. 7) HOMENAGEM A PROFESSORES Duas placas por curso para homenagear patrono e paraninfo e 03 presentes para professores/funcionrios homenageados 8) DECORAO FLORAL E COM TECIDOS Na frente do palco, no plpito, nas colunas laterais e arranjos na entrada. 9) MESTRE DE CERIMNIA Profissional capacitado para apresentao e conduo da cerimnia. 10) BOTES DE ROSA Um por formando. 11) FORNECIMENTO DE CADEIRAS

11

Para formandos, professores e convidados. 12) CAPAS PARA AS CADEIRAS Para formandos e professores 13) MONTAGEM DE MESA SOLENE Decorada para acomodar os professores e autoridades. 14) SERVIO DE GUA PARA MESA SOLENE Servio de gua para professores e autoridades durante todo o evento. 15) SUPORTE PARA BANDEIRAS Com as bandeiras do Brasil, Estado, Municpio e entidade. 16) SONORIZAO Completa, com microfones para mesa solene e tribuna oratria 17) SKY PAPER Chuva de papel metlico picado para o encerramento da colao de grau. 18) CHURRASCO PARA FORMANDOS E PROFESSORES COM SOM E LOCAL Um churrasco em cada ano de formatura para formandos e professores.

12

Вам также может понравиться