Вы находитесь на странице: 1из 12

HISTRIA

6o Ano Ensino Fundamental


4 Bimestre

Tema 1
Civilizao greco-romana: Roma.
Estamos apresentando para voc as Orientaes Pedaggicas referentes ao 4 Bimestre do 6 ano do Ensino Fundamental. Nelas esto sendo propostas atividades para serem realizadas em sala de aula com seus alunos. O nosso objetivo facilitar o seu dia a dia. Por isso, estas orientaes foram pensadas em um nmero de aulas para o desenvolvimento do contedo e, tambm, para as atividades e avaliaes. Entendemos que estas sugestes formam um canal de dilogo entre a Equipe de Histria e voc, professor, que dar o retorno com sugestes novas e de alteraes, acrscimos ou supresses. Partilhamos da ideia de que o ensino uma constante elaborao. Ele dinmico e que toda troca permite uma melhoria de trabalho, o que nada mais que do que o entendimento do ensino-aprendizagem como um processo. Neste 4 bimestre do 6 ano, o Currculo Mnimo estabeleceu como proposta a abordagem de um contedo, Civilizao Greco-Romana: Roma. Este contedo de extrema importncia para compreender a Ocidentalidade, uma vez que a partir do estudo da expanso romana possvel compreender o processo de aculturao, resistncia cultural, diversidade cultural e multiculturalismo, conceitos em voga nos debates da contemporaneidade, bem como, entender a inuncia do Latim sobre as principais manifestaes lingusticas do mundo Ocidental, com destaque para a Lngua Portuguesa. Estudar Roma possibilita tambm reconstruir a histria de conceitos, como Imprio e Repblica, que em virtude de seu carter polissmico, so apropriados por diversos atores em diferentes contextos sociais.

Conexes com Habilidades e Competncias

- Perceber as vises greco-romanas em relao ao outro e estimular o respeito diversidade cultural; - compreender os conceitos de Repblica e Imprio em Roma; - identicar os diferentes grupos e os conitos sociais na Repblica e no Imprio; - discutir o conceito de monotesmo, na tradio hebraica, e sua importncia para o cristianismo; - contextualizar o surgimento do cristianismo e sua expanso.

Sugestes de atividades

- O professor poder trabalhar com iconograas sobre a escravido antiga e moderna, com o objetivo de desconstruir a relao, produzida pelo senso comum, entre escravido e etnia, analisando-a, em Roma, em sua lgica social e econmica. Tambm pode destacar a desumanizao inerente ao processo, apontando para a necessidade do respeito diferena. Neste 4 bimestre, o professor poder salientar o dia comemorativo da conscincia negra (20 de novembro), como ponto desencadeador para debater a questo da diversidade tnico-cultural brasileira. - O professor poder, atravs de lmes, como Gladiador, sob a direo de Ridley Scott, identicar os diferentes grupos, seus papis sociais, interesses e conitos.

6o Ano Ensino Fundamental

HISTRIA

- O professor poder solicitar aos alunos que formulem um trabalho escrito comparando a Repblica na Roma antiga e no Brasil hoje. Posteriormente, poder conduzir um debate em sala sobre o tema apontando para os diferentes signicados dos conceitos, como era a Repblica romana, quais os grupos e interesses presentes naquele momento e as questes da atualidade brasileira. - O professor poder incentivar seus alunos a elaborar histrias em quadrinhos acerca de diferentes temas ligados Roma antiga, como: o mito fundador de Roma, as guerras expansionistas romanas, a vida dos escravos em Roma, a revolta de escravos, entre outras inmeras possibilidades. Caso a unidade escolar, possua um laboratrio de informtica, o docente poder utilizar o site http://www.meugibi.com/gibi.php?id=20222, como ferramenta para auxiliar na elaborao da atividade. Como sugesto de concluso da atividade, o professor poder construir com a turma uma caixa onde disponibilizar os quadrinhos para os demais alunos. - O professor poder, tambm, fomentar a criao de dramatizaes sobre diversos assuntos relacionados ao contedo do bimestre, tais como: a morte do imperador Julio Csar, o encontro entre Julio Csar e Clepatra, os conitos sociais entre patrcios e plebeus, entre outros temas. - O professor poder atravs do auxlio do site http://www.brasilescola.com/historiag/roma-antiga-seus-problemas-urbanos.htm, comparar os problemas urbanos na Roma antiga e na localidade da escola.

Material de apoio

Audiovisual: Material do TV Escola. Parte 1: http://www.youtube.com/watch?v=2VF_pXPpgZM. (aproximadamente 11 min.). Acessado em 14 de junho de 2012, s 10h00. Parte 2: http://www.youtube.com/watch?v=JRW4R7G7kJc (aproximadamente 11 min.). Acessado em 14 de junho de 2012, s 10h30. Nestes vdeos elaborados para auxiliar o professor em sala de aula, o docente pode apresentar o contedo de modo ldico atravs desta viso panormica sobre o contedo, elencando as questes que sero aprofundadas posteriormente. Astrix e Oblix contra Csar. Direo de Claude Zidi (1999, 106 min.). Comdia baseada nas aventuras dos personagens dos quadrinhos, Astrix e Oblix. A histria retrata a expanso dos romanos e a tentativa de ocupar a aldeia gaulesa dos personagens que resistem, graas a uma poro mgica, a esta invaso. Livros paradidticos: FERREIRA, Olavo Leonel. Visita Roma antiga. 2 Ed. So Paulo: Moderna, 2003. (Coleo Desaos). O livro apresenta um panorama do cotidiano da Roma antiga com uma linguagem simples para o pblico juvenil. WATERS, Gaby. Viagem no tempo para a Roma antiga. So Paulo: Scipione, 2004. O livro narra a viagem de dois adolescentes em um trem que viaja no tempo at a Roma antiga. GUANERI, Anita. Como seria sua vida na Roma Antiga? So Paulo: Scipione, 1997. O livro traz curiosidades sobre o cotidiano, cultura e hbito da populao romana na Antiguidade.

Documentos textuais: PINSKY, Jaime. 100 textos da Histria Antiga. So Paulo: Contexto, 2006. Carta do governador romano, Plnio, o Jovem, para o imperador Trajano de Roma pedindo conselhos sobre como lidar com os cristos. Disponvel em http://www.allaboutthejourney.org/portuguese/plinio-o-jovem.htm Acessado em 14 de junho de 2012, s 19h00.

HISTRIA

6o Ano Ensino Fundamental

Neste link, http://www.ebooksbrasil.org/eLibris/eneida.html, encontra-se o poema pico, Eneida, de Virglio, que consiste na base da lenda da criao de Roma. Acessado em 14 de junho de 2012 s 19h30. Sites: http://asterixbrasil.wordpress.com/category/quadrinhos/. Este site disponibiliza algumas histrias em quadrinhos de Astrix e Oblix,. Acessado em 15 de junho de 2012, s 16h00. .http://www.espacoacademico.com.br/060/60venturini.htm. Neste site, encontra-se um artigo que estuda a relao de poder na Roma antiga Acessado em 16 de junho de 2012, s 17h00. Sobre o cristianismo, o site http://www.starnews2001.com.br/cristianismo.html fornece informaes sobre o tema. Acessado em 16 de junho de 2012, s 13h00. Aqui, http://www.starnews2001.com.br/historia/ancient_rome.html, podero ser encontrados dados sobre a sociedade romana, inclusive sobre o papel social das mulheres. Acessado em 13 de junho de 2012, s 12h00.

Conexo com livro PNLD

BOULOS JUNIOR, Alfredo. Histria: Sociedade e Cidadania. So Paulo: FTD, 2009. Unidade 05, p. 222-286. 6 ano. BRAICK, Patrcia Ramos, MOTA, Myriam Becho. Histria: Das cavernas ao terceiro milnio. 2 ed. So Paulo: Moderna, 2006. Captulos 13, 14 e 15, p. 193-239. 6 ano. PILETTI, Nelson, PILETTI, Claudino e TREMONTE, Thiago. Histria e Vida Integrada. So Paulo: tica, 2010. Captulos 14, 15 e 16, p. 139-173. 6 ano. PROJETO ARARIB. Histria. So Paulo: Moderna, 2007. Unidades 07 e 08, p. 188-237. 6 ano. VICENTINO, Cludio. Projeto Radix: Histria. So Paulo: Scipione, 2009. Captulos 12 e 13, p.200234. 6 ano.

Interdisciplinaridade

Cincias 6F2B Foco: Qualidade ambiental e qualidade de vida: o componente cultural do ambiente. Habilidade e competncia: Indicar possveis solues de competncias individuais, comunitrias e poltico-administrativas. Geograa 6F4B Foco: Relao homem e natureza. Habilidades e competncias: Identicar efeitos da ao humana nas dinmicas naturais; identicar e problematizar questes ambientais; conhecer diferentes formas de apropriao do espao (desenvolvimento sustentvel, etc.). Como sugesto, os professores das citadas disciplinas podero debater os problemas urbanos na Roma antiga e no estado do Rio de Janeiro (ou na cidade em que se localiza a escola), apontando possveis solues para os problemas locais encontrados.

6o Ano Ensino Fundamental


Sugesto de avaliao
Lngua Portuguesa 6F4B Eixo: Poema

HISTRIA

Habilidades e competncias: Identicar o sentido de palavras e/ou expresses a partir do contexto. Os professores podero trabalhar o poema pico, Eneida, de Virglio, para perceber como esta forma de escrita tambm pode ser utilizada como fonte histrica.

A partir do sculo III, o Imprio Romano ocidental entrou em declnio. A queda do Imprio Romano foi causada por uma srie de fatores que fragilizaram o governo.

ASSINALE a opo que apresenta uma causa da queda do Imprio Romano: a) Inexperincia poltica. b) Invases Brbaras. c) Expanso do politesmo. c) Baixos impostos.

Gabarito: B 2 - Leia o trecho a seguir. Gladiadores romanos: combates eram quase sempre at a morte.

http://www.suapesquisa.com/imperioromano/gladiadores.htm

Os gladiadores eram escolhidos entre os prisioneiros de guerra e escravos. Com o passar das lutas, caso reunisse muitas vitrias, tornavam-se heris populares. Nas arenas (a mais famosa era o Coliseu de Roma), os gladiadores lutavam entre si, utilizando vrios armamentos como, por exemplo, espadas, escudos, redes, tridentes, lanas, etc. Participavam tambm das lutas montados em cavalos ou usando bigas (carros romanos puxados por cavalos). Muitas vezes estes gladiadores eram

HISTRIA

6o Ano Ensino Fundamental

colocados na arena para enfrentar feras (lees, onas e outros animais selvagens). O combate entre gladiadores terminava quando um deles morria ou cava ferido com impossibilidade de continuar a luta. Os gladiadores mais bem sucedidos ganhavam, alm da popularidade, muito dinheiro e, com o tempo, podiam largar a carreira de forma honrosa. Estes privilegiados ganhavam uma penso do imprio e um gldio (espada de madeira simblica). A luta entre gladiadores fazia parte da poltica do po-e-circo instituda no Imprio Romano, cujo objetivo principal era: a) Amenizar a revolta dos romanos com os problemas sociais. b) Incentivar o combate fome e oferecer diverso para todos. c) Estimular o esprito guerreiro entre as camadas populares. d) Apoiar as artes e estimular as rebelies sociais no Imprio.

Gabarito: A

3-

Fonte: CD-ROM Construtor de provas- Ensino Fundamental II. Abril Educao. Editora tica.

a) D um ttulo para essa linha do tempo. b) Os fatos histricos listados nessa linha do tempo esto ligados a vida poltica, econmica ou social? Justique sua resposta.

RESPOSTA a) A trajetria poltica greco-romana. b) Os fatos mencionados na linha do templo contemplam aspectos polticos. Mostram os perodos e a formas polticas adotadas nas civilizaes greco-romanas.

4 - Observe as guras e as informaes a seguir.

6o Ano Ensino Fundamental


Teatro do Coliseu em Roma

HISTRIA

O Coliseu: um gigante de mrmore era constantemente palco de grandes jogos de gladiadores.

O teatro do Coliseu comportava at 90.000 espectadores. Essa uma cena do lme O Gladiador de Ridley Scott.

Os espetculos de sangue na arena podem ser interpretados como um ritual que reforava o poder e a autoridade do Imprio Romano. Quem eram os gladiadores? Homens sem direitos, marginalizados ou condenados por subverso da ordem pblica; o Estado romano celebrava a sua superioridade e a sua caracterstica de povo dominador. (Texto utilizado como referncia de J. A. Shelton. As Roman Did. Oxford, 1998, p.350) Os romanos, segundo a opinio do autor do texto anterior, aceitavam, EXCETO: a) a morte do gladiador por ser este uma ameaa superioridade do povo romano. b) a morte do gladiador como uma celebrao do poder do Estado Romano. c) o espetculo de sangue como forma de demonstrao de autoridade do Estado Romano. d) o ritual de morte como um reforo da condio de povo dominador sobre indivduos sem direitos.

Gabarito: B

5 - Observe as guras a seguir.

HISTRIA
II

6o Ano Ensino Fundamental

III

IV

6o Ano Ensino Fundamental

HISTRIA

As imagens anteriores referem-se s civilizaes grega ou romana.

Marque a alternativa que apresenta a CORRETA associao entre as guras e as civilizaes que elas representam. a) As imagens II, IV e V pertencem civilizao grega. b) As imagens I e III pertencem civilizao romana. c) As imagens III e IV pertencem civilizao romana. d) As imagens II e IV pertencem civilizao grega.

Gabarito: D

6 - A partir do sculo III, o Imprio Romano ocidental entrou em declnio. A queda do Imprio Romano foi causada por uma srie de fatores que fragilizaram o governo.

ASSINALE a opo que apresenta uma causa da queda do Imprio Romano: a) Invases Brbaras. b) Baixos impostos. c) Expanso do politesmo. d) Inexperincia poltica.

Gabarito: A

7 - Analise as informaes a seguir.

HISTRIA

6o Ano Ensino Fundamental


Alm de cuidar dos lhos e da casa, as mulheres romanas ainda se preocupavam em se manter belas para seus maridos. Era comum que se penteassem, zessem maquiagem e que se vestissem com belos trajes para recepcionar seus maridos ao nal do dia.

http://www.planetaeducacao.com.br/novo/artigo.asp?artigo=405

ASSINALE a alternativa que contem informaes corretas sobre a condio das mulheres em Roma Antiga: a) Podiam participar das importantes decises polticas. b) Eram educadas para exercer o papel de senhora do lar. c) Conquistaram liberdade e direitos no perodo republicano. d) Podiam frequentar os tribunais e exercer funes pblicas.

Gabarito: B

8 - Leia o texto a seguir. Durante o perodo republicano e imperial, os romanos seguiram uma religio politesta (crena em vrios deuses), muito semelhante religio praticada na Grcia Antiga. Esta religio foi absorvida pelos romanos, graas aos contatos culturais e conquistas na Pennsula Balcnica.

Sobre os aspectos religiosos da Roma Antiga CORRETO armar que os romanos

a) no acreditavam em mau-olhado e em adivinhaes. b) condenavam a astrologia por a considerarem pecaminosa. c) possuam santurios domsticos para cultuar deuses protetores do lar e da famlia. d) podiam escolher a sua religio, os rituais religiosos no eram controlados.

Gabarito: C

9 - Com seu signicativo crescimento, no sculo IV, o cristianismo passou a ser considerada religio ocial do Imprio Romano. A prtica do politesmo foi, aos poucos, sendo abandonada.

EXPLIQUE como o cristianismo transformou-se em religio ocial do Imprio romano. Gabarito: Inicialmente perseguido pelo seu carter monotesta, o cristianismo tornou-se religio ocial do Imprio romano a partir do Edito de Tessalnica, em razo da forte identidade e da adeso das camadas oprimidas aos seus fundamentos.

10 - DIREITO ROMANO um conjunto de normas, regras jurdicas, vigentes em Roma, desde sua fundao (754/753 a.C. sculo VIII a.C.) at a codicao de Justiniano (sculo VI d.C.). Durante quase 13 sculos, muitas

6o Ano Ensino Fundamental

HISTRIA

foram as mudanas polticas, sociais e econmicas. Com estas mudanas, resulta a evoluo e as crises de direitos.

EXPLIQUE a importncia do Direito Romano para as civilizaes do mundo contemporneo.

Gabarito: A cincia jurdica foi uma das mais importantes contribuies da civilizao romana para o mundo contemporneo, entre elas, o Direito Romano, base original dos cdigos civis modernos.

Material de apoio ao professor

Audiovisual
- Documentrio da History Chanell, sobre a Roma antiga com aproximadamente, 90 min. Disponvel em http://www.youtube.com/watch?v=DoJeuS5ahXc&feature=related , acessado em 15 de junho de 2012, s 12h00. Neste documentrio, o professor ter a possibilidade de obsevar aspectos da sociedade romana clssica, inclusive, poder selecionar cenas que auxiliaro na apresentao do contedo sugerido. - Documentrio da Discovery sobre o Coliseu, com aproximadamente 43 min. Disponvel em: http://www.youtube.com/watch?v=CXctZPYfT5I, Acessado em 15 de junho de 2012, s 11h30. Aqui, o professor poder observar informaes e curiosidades sobre um dos grandes smbolos de Roma, o Coliseu. - Documentrio sobre a revolta de Spartacus, com aproximadamente, 50 min. Disponvel em http://www.youtube.com/watch?v=ZJ43ZqxxVUE , acessado em 15 de junho de 2012, s 13h00. - SPARTACUS. Direo de Stanley Kubrick, EUA, 1960, 183 min. O lme retrata a revolta de escravo liderado por Esprtaco. Nestes dois recursos miditicos, o docente ter a possibilidade de conhecer mais profundamente, a mais famosa revolta de escravos na Roma antiga, a revolta de Spartacus. Podendo tambm selecionar cenas para ilustrar o contedo, como exemplo: a parte que apresenta o cotidiano do escravo em Roma, o confronto com o exrcito romano e o julgamento e punio dos envolvidos. - GLADIADOR. Direo de Ridley Scott. EUA, 2000. 155 min. O lme narra a histria do ex- general romano, Maximus, transformado em escravo-gladiador que se submete a poltica do po e circo para vingar a morte de sua famlia e do Imperador. Atravs deste lme, o professor poder contextualizar a poltica do po e circo dos espetculos pblicos, como as lutas de gladiadores, como meio de diminuir a tenso social.

Livros de referncias GUARINELLO, Norberto Luiz. Imperialismo greco-romano. So Paulo: tica, 1987. Neste livro, o autor discute o conceito de Imperialismo que como todo o conceito carrega em si um carter polissmico; observando as fases e caractersticas do expansionismo romano, bem como, as relaes econmicas e polticas deste processo, e sua importncia para a formao do conceito de cidadania em Roma. CORASSIN, Maria Luiza. A reforma agrria na Roma Antiga. So Paulo: Brasiliense, 1988. Neste livro, a autora analisa a questo da terra na Roma antiga, salientando sua importncia na formao socioeconmica, poltica e cultural desta civilizao, bem como, apresenta as reformas dos irmos Graco e suas consequncias.

10

HISTRIA

6o Ano Ensino Fundamental

CARDOSO, Ciro Flamarion S. A cidade-estado Antiga. So Paulo: tica, 1987. No captulo 1, Cardoso analisa o conceito de cidade-estado na Antiguidade. No captulo 4, analisa mais detalhadamente, Roma e suas especicidades e na Concluso, faz uma breve discusso historiogrca sobre o tema.

Artigos cientcos: www.historia.u.br/revistaplethos/arquivos/vol2num1/11joao.pdf. No artigo, o autor, Joo Carlos Furlani, analisa a recepo de ideais ascticos pelas mulheres no sculo IV, com destaque gura de Olmpia, uma diaconisa da igreja de Constantinopla, com o propsito de compreender o alcance da sua liderana na capital na condio de patrocinadora de obras de caridade. No artigo, Uma introduo ao Baixo Imprio Romano: Pesquisa e Debate Cientco no Brasil, disponvel em http://www.historia.u.br/revistaplethos/arquivos/vol2num1/9brunno.pdf, o autor, Brunno Oliveira Araujo, apresenta a produo cientca sobre o tema nos ltimos 15 anos no Brasil. Neste link, http://www.heladeweb.net/N1%202000/ana_teresa_marques_goncalves.htm, a autora, Ana Teresa Gonalves estuda a plebe urbana de Roma e Grupos Provinciais no Perodo Severiano atravs do discurso de Herodiano. Aqui, http://anatomiadomacaco.wordpress.com/2011/08/12/senhores-de-escravos-senhores-da-razao/, o autor, Jos Ernesto Moura Knust, apresenta sua dissertao de mestrado em que pesquisa a racionalidade das prescries sobre os trabalhadores escravos no De Agri Cultura de Cato e no De Re Rustica de Varro. A hiptese inicial de trabalho que Cato e Varro ilustram um processo de racionalizao das atividades produtivas e do controle social da mo-de-obra nos campos italianos dentro de um quadro ideolgico tipicamente escravista e patriarcal, fazendo frente s transformaes e contradies fundamentais do sistema econmico-social que se desenvolvia na Itlia tardo-republicana.

Seo saber mais para nossos alunos

- Neste site, http://www.historiadigital.org/historia-geral/idade-antiga/civilizacao-romana/, os alunos tero acesso a resumos sobre o contedo, curiosidades sobre a civilizao romana e alguns de seus imperadores e jogos sobre o perodo histrico. - Nesta pgina, http://www.360tr.com/34_istanbul/ayasofya/english/#, o aluno ter a possibilidade de visitar virtualmente a Baslica de Santa Soa, com uma perspectiva de 360. Apesar de estar em lngua estrangeira, no caso em ingls, a sua navegao simples, basta movimentar as setas para a direo que deseja visualizar. - Aqui, http://www.infoescola.com/artes/arte-romana/, o aluno poder obter maiores informaes sobre a arte na Roma Antiga. - Neste link, o aluno ter acesso ao mito fundador de Roma: .http://www.brasilescola.com/ historiag/a-origem-mitica-roma.htm. Sobre a tragdia em Pompia, os alunos encontram informaes no site: http://guiadoestudante. abril.com.br/estudar/historia/furia-vulcano-pompeia-433930.shtml.

11

Вам также может понравиться