Вы находитесь на странице: 1из 6

PLANO DE AULA

UNIDADE DIDTICA: Sintaxe TEMA CENTRAL: Funes Sintticas do que pronome relativo. . CONTEDO: Relembrar os conceitos de orao, frase e perodo; Identificar as funes sintticas do pronome relativo que. OBJETIVOS ao final das atividades o aluno ser capaz de:

Evidenciar o funcionamento interativo da lngua atravs do texto, desenvolvendo sua habilidade e competncia crtica; Reconhecer as funes sintticas do que pronome relativo, evidenciando as caractersticas e fazendo as devidas demonstraes na sentena; Diferenciar o que como pronome relativo e conjuno integrante.

DESENVOLVIMENTO METODOLGICO:

Preparao: Aplicar texto Cidade de Deus do escritor Paulo Lins em sala para leitura, anlise, discusso, compreenso e produo.

Passos: Fazer leitura coletiva e socializada; Analisar o texto: - De que trata o texto? - Em qual modalidade de gnero textual se enquadra o texto estudado? - Discusso: - O que o aluno tem a dizer sobre o texto; - Levantar questes problematizadoras, como por exemplo: - Qual o significado do ttulo Cidade de Deus? - Quem so os deuses da cidade?

- Qual o ambiente descrito no texto? - Como descrita a figura dos policiais? - As pessoas tm uma condio de vida digna? - H mistura de cultura e de povos no ambiente descrito? Em qual momento isso fica evidente no texto? - Quais so as conseqncias de um povo sem oportunidade? - A variao lingustica na fala de Pequeno e Z Gordo nos deixa claro qual a classe social que eles pertencem?

Introduo do Contedo: Relembrar assuntos trabalhados anteriormente em sala de aula.

Desenvolvimento e Estudo Ativo do Assunto: Conceituar o pronome relativo que; Diferenciar o que pronome relativo da conjuno integrante; Identificar as funes sintticas do pronome relativo que dentro da orao subordinada adjetiva.

Concluso do Contedo: Analisar sintaticamente uma orao em forma de diagrama arbreo.

MATERIAIS UTILIZADOS: Data show; Quadro e giz; Texto xerografado

AVALIAO: Ser feita a partir da interao em sala de aula, cujo momento, permitir que seja observado o desempenho crtico do aluno na discusso sobre o texto, alm da atividade encaminhada para casa, que contemplar uma produo escrita, bem como um exerccio de gramtica para fixao do contedo trabalhado em sala.

REFERNCIAS:

BARROS, Cristiane. Gramtica. In: LEITE, Andr Luis Miranda. Apolo. So Paulo: Cursinho da Poli, 2007. BECHARA, Evanildo. Moderna Gramtica do Portugus. 37 ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira. 2009. DALEFI, Roberto Gomes. Enciclopdia do estudante: gramtica e lingustica: histria, regras e usos da lngua portuguesa. So Paulo: Moderna, 2008. FERREIRA, Aurlio Buarque de Holanda. Mini da Lngua Portuguesa. 7 ed. Curitiba: positivo, 2010. Aurlio: O Dicionrio

TERRA, Ernani. Minigramtica. 10 ed. So Paulo: Scipione, 2010. p. 250 320. .

ANEXOS

Texto: Cidade de Deus de Paulo Lins

Barracos de caixas de tomate, madeiras de lei, carnaba, pinho-de-riga, caibros cobertos, em geral, por telhas de zinco ou folhas de compensados. Fogueiras servindo de fogo para fazer mocot, a feijoada, o cozido, o vatap, mas, na maioria das vezes, para fazer aquele arroz de terceira grudado, angu duro ou muito ralo, aqueles cururus catados no mato, mal lavados, ou simplesmente nada. Apenas olhares carcomidos pela fome, em frente aos barracos, num desespero absoluto e por ser absoluto calado. Sem fogueira para iluminar ou esquentar como o sol, que se estendia por caminhos muitas vezes sem sentido algum para os que no soltavam pipas, no brincavam de pique-pega e no se escondiam num piqueesconde. Os abismos tm vrias faces e encantam, atraem para o seu seio como as histrias em quadrinhos que chegavam ao morro compradas nas feiras da Maia Lacerda e do Rio Comprido, baratas como a tripa de porco que sobrava na casa de compadre maneiro que nem sempre era compadre de batismo. Era apenas o adjetivo usado como substantivo, sinnimo de uma boa amizade, de um relacionamento que era tecido por favores, emprstimos impagveis e considerao at na hora da morte. So pessoas nesse desespero absoluto que a policia procura, espanca com seus cassetetes possveis e sua razo impossvel, fazendo com que elas, com seus olhares carcomidos pela fome, achem plausveis os feitos e os passos de Pequeno e de sua quadrilha pelos becos que, por terem s uma entrada, se tornam becos sem sadas, e achem, tambm, corriqueira essa viso de meia cara na quina do ltimo barraco de cada beco de crianas negras ou filhas de nordestinos, de peito sem proteo, p no cho, shorts rasgados e olhar j cabreiro at para o prprio amigo, que, por sua vez, se tornava inimigo na disputa de uma pedao de sebo de boi achado no lixo e que aumentaria o volume da sopa, de um sanduche quase perfeito nas mediaes de uma lanchonete,de uma pipa voada, ou de um ganso dado numa partida de bola de gude.

L ia Pequeno, senhor de seu desejo, tratando bem a quem o tratava bem, tratando mal a quem o tratava mal e tratar mal era dar um tiro de trs oito na cabea para estuporar os miolos. Os exterminadores pararam na tendinha de Z Gordo para tomar uma antarctica bem gelada, porque essa era bebida de malandro beber. Pequeno parou para perguntar pelos amigos que fizera no morro, pelas tias que faziam um mocot saboroso nos sbados tarde, pelos compositores da escola. - Qual Z Gordo, se eu te der um dinheiro, tua mulher faz um mocot a pra gente? - Ento, meu cumpdi! Pequeno deu a quantia determinada pela esposa de Z Gordo, em seguida retornaram patrulha que faziam.

Funo Sinttica do Pronome Relativo QUE

Definio: Pronomes relativos so aqueles que retomam um termo antecedente da orao, projetando-o numa outra orao. Eles podem ser:

Variveis (o qual, a qual, os quais, as quais, cujo, cuja, cujos, cujas, quanto, quanta, quantos, quantas); Invariveis (que - equivale a o qual e flexes, quem equivale a o qual e flexes, onde equivale a no qual e flexes).

Porm, o nosso estudo se deter apenas ao pronome invarivel que e as funes sintticas que ele exerce nas oraes. As principais funes so:

Sujeito Objeto direto Objeto indireto Predicativo do sujeito Complemento Nominal Adjunto Adverbial

Exerccios Propostos 1 Elabore uma dissertao de acordo com o texto Cidade de Deus. 2 (...) em seguida retornaram patrulha que faziam. Encontre no quinto pargrafo o pronome relativo que, que desempenhe a mesma funo sinttica que a orao acima. 3 - No perodo Cada paulistano produz diariamente um quilo de lixo, que na sua totalidade transforma-se em uma montanha de 12 mil toneladas... defina qual funo sinttica que o pronome relativo que desempenha e qual o tipo de orao.

Вам также может понравиться