Вы находитесь на странице: 1из 24

Que fim levaram os Apóstolos? | Sedentário & Hiperativo

Page 1 of 24

os Apóstolos? | Sedentário & Hiperativo Page 1 of 24 Blog Culpados Busca Procurar por: Google
os Apóstolos? | Sedentário & Hiperativo Page 1 of 24 Blog Culpados Busca Procurar por: Google

Blog

Culpados

Busca Procurar por: Google Search
Busca
Procurar por:
Google Search

Que fim levaram os Apóstolos?

09 dez 2008 | por Marcelo del Debbio em Teoria da Conspiração às 17:00 • editar

Debbio em Teoria da Conspiração às 17:00 • editar Olá crianças, Nos posts mais antigos onde

Olá crianças,

Nos posts mais antigos onde expliquei sobre o Jesus histórico, ficou faltando falar a respeito dos doze apóstolos, os sacerdotes que acompanharam Yeshua em sua jornada e foram os primeiros responsáveis pela expansão das doutrinas espirituais essênias (e também os primeiros mártires), até a dominação romana e Constantino, o picareta, que transformou a história de Yeshua, um revolucionário judeu, em um mito Jesus-Apolo para agradar aos cidadãos romanos.

Afinal de contas, quem eram e que fim tiveram os doze apóstolos?

de contas, quem eram e que fim tiveram os doze apóstolos? “Ele chamou para si os

“Ele chamou para si os seus discípulos, e deles escolheu doze, a quem ele chamou de apóstolos.” Lucas 6:13

Simão Zelote

Também conhecido como Simão de Jerusalém, Simão Zelote ou Simão, o Cananeu. Fazia parte da mesma seita judaica que Judas, os Zelotes. O momento no qual se ocorreu o chamamento de Simão para se unir aos apóstolos não é muito claro na Bíblia. Sabe-se apenas que foi convidado ao mesmo tempo que André,

Sabe-se apenas que foi convidado ao mesmo tempo que André,
Sabe-se apenas que foi convidado ao mesmo tempo que André,

Que fim levaram os Apóstolos? | Sedentário & Hiperativo

Page 2 of 24

Simão Pedro, Tiago e João, filhos de Zebedeu, Judas Iscariotes e Judas Tadeu (Mateus 4:18-22). Após a crucificação, Simão retorna às Pirâmides do Egito, base de todo o conhecimento esotérico ocidental, junto com São Marco e São Filipe, onde estabelece as bases da Igreja Copta. Assim como José e Jesus, Simão possuía o grau de Mestre Carpinteiro, sendo retratado carregando um serrote. Simão foi crucificado na Armênia. Posteriormente, devido à grande quantidade de imagens e esculturas retratando Simão com um serrote em suas mãos, a Igreja Católica colocou oficialmente que a causa de sua morte foi ter sido “serrado ao meio”.

que a causa de sua morte foi ter sido “serrado ao meio”. Judas Tadeu São Judas

Judas Tadeu São Judas Tadeu, ou Judas Lebeu, ou Judas, irmão de Tiago, ou Judas Tomás (nos apócrifos) é o autor da epístola de Judas. Os textos gnósticos o colocam como irmão de Yeshua. Segundo a Igreja Ortodoxa, foi Judas Tadeu quem levou o cristianismo à Armênia e Pérsia, tendo terminado seus dias crucificado junto com Simão Zelote. Judas Tadeu é representado carregando uma régua de carpinteiro e um machado, símbolo dos construtores em madeira (e mais tarde símbolo da Ordem dos Carbonários). A Igreja Católica adaptou a imagem tradicional de São Judas carregando a machadinha, dizendo que ele foi “decapitado”. São Judas Tadeu é considerado o Santo das causas Perdidas. Também é conhecido como o “Santo esquecido” pois muitas pessoas o confundem com Judas Iscariotis. Algumas dioceses o renomearam extra-oficialmente para “São Tadeu” (Thaddeus na bíblia inglesa) para evitar confusão. Para os que gostam de futebol, ele é considerado patrono do time do Flamengo.

Mateus São Mateus, também conhecido como Levi, era um coletor de impostos. Segundo a tradição, ele teria escrito um dos quatro evangelhos considerados oficiais pela Igreja de Roma. Os especialistas afirmam, porém, que o texto em grego possui um estilo e maneira de descrever as ações diferente da utilizada na época, levantando suspeitas de que teria sido escrito posteriormente e que Mateus e Levi teriam sido pessoas diferentes (tanto que “Mateus” não é nem mencionado nos Evangelhos de João). Terminou seus dias pregando na Palestina e na Etiópia, onde foi martirizado.

pregando na Palestina e na Etiópia, onde foi martirizado. Filipe São Filipe, ou Saint Phillip, já

Filipe São Filipe, ou Saint Phillip, já era um dos discípulos de Yeshua e foi ele quem apresentou Nathanael (ou Bartolomeu) para ele. Nascido na cidade de Bethsaida, estava relacionado com André e Pedro dentro da comunidade essênia. De acordo com a Igreja Alexandrina, Filipe era casado e tinha filhos. Junto com Bartolomeu, Filipe ficou encarregado de pregar na Grécia e Síria. Após quase vinte anos de pregações, acabou crucificado em 54 DC na cidade de Hierapolis.

acabou crucificado em 54 DC na cidade de Hierapolis. Tiago Menor Tiago, filho de Alfeu, também
acabou crucificado em 54 DC na cidade de Hierapolis. Tiago Menor Tiago, filho de Alfeu, também

Tiago Menor Tiago, filho de Alfeu, também conhecido como Santiago Menor (para distingui- lo de Santiago Maior e Tiago, o Justo), é referido no Novo Testamento como um irmão do apóstolo Judas e filho de Maria, esposa de Cléofas. Foi o primeiro bispo de Jerusalém (anos 42 a 62 d.C) o mesmo que escreveu uma das Epístolas do Novo Testamento. Como “Alfeu” também é mencionado como pai de Levi, é possível que os apóstolos Tiago e Mateus sejam irmãos. É conhecido como “James” na bíblia Inglesa (que também é a razão pela qual “James Potter”, pai do Harry Potter foi traduzido como “Tiago” em português). Seu símbolo é uma serra de carpinteiro. Flávio Josefo em sua obra Antigüidades Judaicas narra que este apóstolo tomou para si o encargo de dirigir a Igreja de Jerusalém após a partida de Pedro e que participou ativamente do primeiro Concílio da Igreja, que tratava da questão da circuncisão e da pregação do evangelho para os pagãos, evento este que teria ocorrido por volta de 54 DC. Tiago foi o líder da comunidade cristã daquele local por cerca de dezoito anos, provocando a fúria dos sacerdotes judeus, em especial o sumo sacerdote Anás II, que instigaram as turbas dos judeus a trucidarem Tiago.

II , que instigaram as turbas dos judeus a trucidarem Tiago. Tomé São Tomé, o padroeiro

Tomé São Tomé, o padroeiro dos ateus e céticos, também conhecido como São Tome Didymus ou São Tomé Didimo ou Thomas, na bíblia inglesa. Os textos Apócrifos o chamam de Judas Tomé. O engraçado é que Tomé não é exatamente um nome, mas um adjetivo, que significa “gêmeo”, o mesmo vale para Didymus, que é gêmeo em grego. Mas permanece a pergunta: Irmão gêmeo de quem? O livro apócrifo “Livro de Tomé, o Adversário” diz que Tomé é irmão de Yeshua. Da mesma forma que se acredita que Pedro e Paulo disseminaram as sementes do cristianismo pela Grécia e Roma, Marcos pelo Egito e João pela Síria e Ásia Menor, Tomé teria levado a Palavra à Índia, tendo sido o primeiro dos Católicos do Leste. As várias denominações da moderna da Igreja oriental dos Cristãos de São Tomé atribuem suas origens à sua tradição oral, datada de fins do século II, que alega ter Tomé chegado a Maliankara, próxima à vila de Moothakunnam, na região de Paravoor Thaluk, em 52 DC. Esse vilarejo está localizado a 5km de Kodungallur, no Estado indiano de Kerala, e contém as igrejas dedicadas a São Tomé, popularmente conhecidas como Ezharappallikal (“As Sete igrejas e meia”). Essas igrejas estão em Cranganor, Coulão, Niranam, Nilackal (Chayal), Kokkamangalam, Kottakkayal (Paravoor), Palayoor (Chattukulangara) e Thiruvithamkode – a meia-igreja. Foi provavelmente o mais ativo do apóstolos ao leste da Síria. Uma tradição informa que ele pregou até à Índia. Os cristãos indianos chamados Martoma, uma denominação muito antiga dentro do Cristianismo, o reverenciam como o fundador dela. Segundo esta igreja, Tomé foi morto lá pelas lanças de quatro soldados.

Que fim levaram os Apóstolos? | Sedentário & Hiperativo

Page 3 of 24

os Apóstolos? | Sedentário & Hiperativo Page 3 of 24 João João, ou John, é o

João João, ou John, é o único dos apóstolos que morreu de morte natural em idade avançada. Ele era o líder da Igreja na região da cidade de Éfeso, e é-

se dito de que tinha Maria, a mãe de Jesus, em sua casa, de quem cuidava.

Durante a perseguição do imperador romano Domiciano, pelo meio da década de 90 d.C., ele foi exilado na Ilha de Pátmos. Foi ali, segundo se crê, que ele teria escrito o último livro do Novo Testamento: o Livro do Apocalipse. O Livro do Apocalipse (Ou Livro das Revelações), que em sua essência, é uma versão do Livro de Toth que ensina os iniciados a construírem seus próprios Arcanos do Tarot. O Apocalipse é constituído de 22 capítulos, cada um dedicado a um arcano diferente. Como utiliza de muitas alegorias e os católicos levam absolutamente TUDO ao pé da letra, eles acham que o livro trata do fim do mundo, da besta do apocalipse, do fogo do inferno, de serpentes e trombetas. Deste livro saiu toda a mitologia em torno do número 666, que eu já expliquei a origem em colunas passadas. Existe uma controvérsia a respeito do João Evangelista e João de Patmos serem pessoas diferentes.

Evangelista e João de Patmos serem pessoas diferentes. Judas Iscariotis Também conhecido como Judas Sicário ,

Judas Iscariotis Também conhecido como Judas Sicário, falei bastante sobre ele em uma coluna antiga.

Alguns estudiosos entendem que o nome Judas foi diabolizado no Novo Testamento, com a intenção de agredir o povo judeu, como sendo responsáveis morais pela morte de Cristo. Judas, em grego Ioudas, é uma transliteração do nome hebraico Judá. Durante muito tempo, a Igreja Católica associou a figura de Judas Iscariotes ao povo judeu pelo fato de não terem aceitado Jesus de Nazaré como o prometido Messias (ou Cristo). Esta convicção uniu-se a outros fatores anti-semitas, servindo de justificação para a perseguição religiosa. Mais tarde, como veremos, ela foi utilizada pela doutrina dos Cavaleiros Teutônicos e, posteriormente, pelo Regime Nazista. Judas pode ter sido morto, ter se suicidado ou, de acordo com os textos Apócrifos que ele mesmo escreveu, ter se retirado para o Deserto para passar seus dias em meditação.

para o Deserto para passar seus dias em meditação. Pedro Pedro, cujo nome original era Simão

Pedro Pedro, cujo nome original era Simão (Marcos 3:16) e em muitas igrejas é conhecido como Simão Pedro, dono de uma das companhias marítimas de Bethsaida, na Galiléia (João 1:44, João 12:21) e chamado na bíblia de “pescador”. Alguns textos medievais o chamam de “Simon Bar”, “Jochanan” (os textos aramaicos) e “Kephra” (que significa “Rocha”, nos textos gregos). Nos Evangelhos Sinóticos, o nome de Pedro sempre encabeça a lista dos discípulos de Jesus. Assim

como seu irmão André, antes de seguir Jesus, tenha sido discípulo de João Batista entre os essênios.

O apóstolo Pedro, depois de ter exercido o episcopado em Antioquia, tornou-se o primeiro Bispo de

Roma. Depois de solto da prisão em Jerusalém, o apóstolo viajou até Roma e aí ficou até ser expulso com

os judeus e cristãos pelo imperador Cláudio, época em que voltou a Jerusalém e participou da reunião de

apóstolos sobre os rituais judeus no chamado Concílio de Jerusalém. Após esta reunião, ficou em Antioquia (como o seu companheiro de ministério, Paulo, afirma em sua carta aos gálatas). É tido pelos católicos como o primeiro papa. Foi mártir na cidade de Roma em cerca de 64 d.C., durante a perseguição do imperador Nero. Junto com Paulo de Tarso (também conhecido como São Paulo, que NÃO era um dos apóstolos originais, ao contrário do que muita gente pensa), fundaram o bispado de Roma que, por “ter sido fundado por dois apóstolos” tinha primazia sobre os demais bispados. Pedro foi crucificado de cabeça para baixo no Circo de Nero a seu próprio pedido, por não se sentir de valor suficiente para morrer da mesma forma que o seu Senhor havia morrido. São Pedro também é tradicionalmente o detentor das “Chaves do Paraíso”, que abrem as portas do céu. Mas falarei sobre isso outro dia, porque esta história é muito longa e merece um post só para ela.

Ironicamente, a cruz que representa o primeiro papa hoje é considerada um símbolo “satânico”. Mas quem foi que fez esta associação? Tio Marcelo foi pesquisar e descobriu que a foram os EVANGÉLICOS (mas não os pastores estelionatários brasileiros… os evangélicos pentecostais americanos foram os primeiros a associar a cruz de São Pedro ao anticristo, em uma tentativa de atacar os católicos novaiorquinos logo no começo do século XX). Mais tarde, os pseudo-satanistas de plantão adotaram esta cruz como seu símbolo, na década de 60. Engraçado que, graças a Hollywood, todo mundo pensa que esta associação é antiga, dos tempos medievais, talvez… mas ela não tem nem um século.

tempos medievais, talvez… mas ela não tem nem um século. André André, ou Andrew, foi discípulo

André André, ou Andrew, foi discípulo de São João Baptista, e cedo se tornou um dos primeiros seguidores de Jesus (com Pedro, de quem era irmão, e Tiago) Após a crucificação de Yeshua, André foi para a “terra dos canibais”, que hoje são os países que compuseram a ex-União Soviética, região identificada por Cítia, por Eusébio de Cesaréia. Os cristãos daquela região atestam que ele foi o primeiro a levar o Evangelho para lá. Ele também pregou na Ásia Menor, hoje conhecida como Turquia, e na Grécia, onde acabou sendo crucificado em uma cruz em forma de X. A tradição narra ainda que foi crucificado em 30 de novembro do ano 60 DC em Patras, no Peloponeso (na então província romana da Acaia, correspondente ao sul da moderna Grécia – como referência para os mochileiros, Patras é a cidade em que você chega na Grécia se vier de barco pela Itália usando o Europass), numa cruz dita Crux decussata (em forma de ×), a qual tomou o nome de Cruz de Santo André. De acordo com a tradição, as suas relíquias foram trasladadas de Patras para Constantinopla, e mais tarde, pelos Cavaleiros Templários, para a cidade escocesa de Saint Andrews. Santo André é considerado patrono da Escócia e sua cruz é usada na bandeira deste país. Também é considerado o fundador da igreja em Bizâncio (Constatinopla e, atualmente, Istambul), motivo pelo qual é considerado o primeiro Patriarca de Constantinopla.

Que fim levaram os Apóstolos? | Sedentário & Hiperativo

Page 4 of 24

os Apóstolos? | Sedentário & Hiperativo Page 4 of 24 Tiago Maior São Tiago maior, ou

Tiago Maior São Tiago maior, ou Tiago, filho de Zebedeu, era filho de Zebedeu e Salomé (não confundir com a mulher que mandou matar João Batista; esta Salomé, mãe de Tiago, era, ao lado de Maria Madalena, uma das principais discípulas de Yeshua), e irmão do apóstolo São João Evangelista. Os nomes Tiago e Jaime derivam indiretamente do latim Iacobus, por sua vez uma latinização do nome hebraico Jacob (aportuguesado em Jacó). Com o decorrer do tempo, o nome evoluiu em diversas direções, de acordo com as línguas: manteve-se Jakob em alemão e em outras línguas nórdicas, James em inglês, Jacques em francês. Yeshua chamada Tiago e João de Boanerges, ou seja, “Filhos do Trovão”, assim como Thor ou Ares. foi o primeiro apóstolo a morrer, e teria sido mandado decapitar por ordem de Herodes Agripa I, rei da Judeia, cerca do ano 44, em Jerusalém. É, aliás, o único apóstolo cuja morte vem narrada na Bíblia, nos Atos dos

Apóstolos, 12, 1-2 (“Ele (Herodes) fez perecer pelo fio da espada Tiago, irmão de João”). Esta espada que decapitou tanto São João Batista quanto Tiago Maior tornou-se uma relíquia templária. Falarei mais sobre ela quando chegar na lenda do Rei Arthur e Excalibur.

O seu corpo foi, então, transportado para a Espanha, e sepultado na Galiza, no lugar de Compostela (depois chamado, em sua honra, Santiago de

Compostela). Sobre essa tumba viria a ser erguida a Catedral de Santiago de Compostela e teria tido início a Peregrinação a Santiago de

Compostela, a terceira cidade mais importante no cristianismo (atrás apenas de Jerusalém e Roma).

no cristianismo (atrás apenas de Jerusalém e Roma). Bartolomeu São Bartolomeu, ou Nathanael , tem muito

Bartolomeu São Bartolomeu, ou Nathanael, tem muito pouco escrito sobre ele nos evangelhos clássicos. Fez viagens missionárias para muitas partes. Porém tal informação é passada através de uma tradição. Ele teria ido a Índia com Tomé, voltou à Armênia, e foi também à Etiópia e ao sul da Arábia. Existem várias informações de como ele teria encontrado a sua morte como mártir do Evangelho no Cáucaso, sendo a mais difundida a de que teria esfolado vivo e, depois, decapitado pelo governador de Albanópolis, atual Derbent. Suas relíquias estão atualmente em Roma.

Matias, o suplente Matias foi o escolhido entre os 120 principais seguidores de Yeshua para ficar no lugar de Judas Iscariotes. Uma tradição diz que São Matias foi para a Síria com André; pregou o Evangelho na Judéia, seguindo para a Etiópia e, posteriormente, se dirigiu para região da Cólquida (agora conhecida como Geórgia Caucasiana), onde foi crucificado. Um marco localizado nas ruínas da fortaleza romana de Gônio, atual Apsaros, nas modernas regiões georgianas de Adjara indicam que Matias estará sepultado naquele lugar.

————————————–

Cursos de Dezembro (os cursos do dia 13 e 14 estão lotados, eu abri turmas extras). - 20/12 – Kabbalah

- 21/12 – Astrologia Hermética

Informações: marcelo@daemon.com.br

Estava conversando com o Gabriel da loja Pendragon e acho que teremos um espaço para cursos em Brasília em janeiro. Precisamos só ver se temos alunos interessados para formar uma turma. O Mozart também disponibilizou uma sala de faculdade para cursos no Rio de Janeiro. E sei que tem um grupo se mexendo em Belo Horizonte. Então se você mora próximo de alguma destas cidades e está a fim de estudar ocultismo nas férias, entra em contato pelo email.

Palestras

Palestra “Kabbalah e os Deuses da Mitologia” e Encontro Conspiratório por Marcelo Del Debbio. Sexta Feira, 12 de Dezembro, 19h30.

na Livraria Cultura do Shopping Market Place

A Palestra começa as 19h30, mas se você só puder ir mais tarde, não tem problema. Depois da palestra, estaremos nos reunindo na praça de

alimentação do Shopping para bater papo.

na praça de alimentação do Shopping para bater papo.

Que fim levaram os Apóstolos? | Sedentário & Hiperativo

Page 5 of 24

Um dos slides da palestra só para vocês ficarem com vontade…

—————— RIO DE JANEIRO

Círculo de Estudos Egregore Av. Lobo Junior, 1513 – Penha circular – das 10h as 17h.

14/12-Trabalho Voluntário 21/12-Caminhada Mística na Floresta da Tijuca Guiada por Cleverson Fleming e Atma

—————-

Reuniões da FRA (Fraternitas Rosacruciana Antiqua) para estudos

As 2as feiras, 19h30 Rio de Janeiro – r. Sabóia Lima, 77 – Tijuca – tel. São Paulo – r. José Libero, 156 – Planalto Paulista – tel

(21) 2254-7350

(11) 5594-7770

—————-

AMORC

http://saopaulosp1.amorc.org.br/

Ainda não divulgou as palestras de Dezembro.

——————————– Textos novos no meu Blog Pessoal (E com RSS agora!):

- Egrégora, o Coletivo de Pensamentos

- Arcano 5 – Hierofante – Vav

- Bruxaria, Paganismo e Magia Sexual

- Hieros Gamos e Magia Sexual

- Arcano 4 – Imperador – Heh

- Fernando Pessoa escreve sobre a Maçonaria

- O Cérebro, os Rituais e o Tempo

- Chakras, Kundalini e Tantra – parte III

- Arcano 3 – Imperatriz – Daleth

- Magia Sexual

- Exercícios Práticos – 01

- A Constante de Boltzman, Chakras e a Física Quântica

- Vaticano quer estabelecer “Ensino Religioso” obrigatório

- Arcano 2 – Sacerdotisa – Gimmel

- Autopsicografia

- Calvin Cético

- A Igreja Católica e a Maçonaria

- Arcano 1 – O Mago – Beth

- Matrix: Benvindo ao Deserto do Real

79 Protestos Compartilhe

Comentários

ao Deserto do Real 79 Protestos Compartilhe Comentários 1. Aeee 09 de dezembro • Editar Marcelo,

1. Aeee

09 de dezembro Editar

Marcelo, então você confirma que o João que escreveu o Apocalispe é mesmo o Apóstolo João? Ja li que não há provas suficientes disso e entao “pode ser e pode nao ser” (inclusive numa versão da Biblia católica que tenho em casa).

@MDD – Há a controvérsia entre o João Evangelista e o João de Patmos serem ou não a mesma pessoa. Coloquei a versão que ganhou nas pesquisas, embora eu ache que sejam pessoas diferentes.

nas pesquisas, embora eu ache que sejam pessoas diferentes. 2. iaeeee 09 de dezembro • Editar

2. iaeeee

09 de dezembro Editar

Muito foda! Nunca vou esquecer essa estória da cruz invertida, valeu. O blog é muito bom.

essa estória da cruz invertida, valeu. O blog é muito bom. 3. Robson Andrade 09 de

3. Robson Andrade

09 de dezembro Editar

Que fim levaram os Apóstolos? | Sedentário & Hiperativo

Page 6 of 24

Ótimo post, pena que sexta não poderei ir, agora quanto ao livro das Revelações, vc irá falar mais sobre ele no futuro?

das Revelações, vc irá falar mais sobre ele no futuro? 4. Hagar 10 de dezembro •

4. Hagar

10 de dezembro Editar

Bonitas historias e notavel criatividade de sua parte!

@MDD – mais divertido ainda é procurar na enciclopédia católica e textos apócrifos e ver que nada do que está aqui é “oculto” ou “secreto”… são informações disponíveis em qualquer biblioteca, apenas convenientemente varrido para debaixo do tapete esperando que ninguém faça muitas perguntas.

do tapete esperando que ninguém faça muitas perguntas. 5. Eduardo 10 de dezembro • Editar Obrigadú!!!

5. Eduardo

10 de dezembro Editar

Obrigadú!!!

5. Eduardo 10 de dezembro • Editar Obrigadú!!! 6. Brennote 10 de dezembro • Editar Sr

6. Brennote

10 de dezembro Editar

Sr marcelo, acho válidas as colunas historicas, mas confesso achar mais interessantes as colunas que tratam do além. Como sempre, demonstrando muito conhecimento a cada coluna!

Como sempre, demonstrando muito conhecimento a cada coluna! 7. Smgemas 10 de dezembro • Editar Ótimo!

7. Smgemas

10 de dezembro Editar

Ótimo! post MDD, gostaria de saber se você vai falar de Paulo de Tarso (São Paulo), que divugou o evagelho a vários lugares e o que tem

o maior número de cartas no Novo Testamento.

Paz…

que tem o maior número de cartas no Novo Testamento. Paz… 8. Pedro Araújo 10 de

8. Pedro Araújo

10 de dezembro Editar

tio, como vai?? tu tem algum site com os evangelhos apócrifos…. estava querendo ler!

e tu sabes quem fez aquela lista dos apócrifos do wikipedia? (se não é pedir demais)

acho q suas colunas ficariam mais confiáveis se tu colocares a bibliografia…. (sabe como é, em tempos de google não podemos acreditar em tudo que lemos!) enfim, parabéns e até a próxima! qualquer coisa pode me responder por e-mail…

a próxima! qualquer coisa pode me responder por e-mail… 9. Theo 10 de dezembro • Editar

9. Theo

10 de dezembro Editar

é incrível como as pessoas acham depois que leêm livros como o codigo d’vinci ou coisa pior, acham que sabem de filosofia da religião,

ou ainda de teologia histórica. Vai ler os clássicos e não me venham com essa histórinha da caroxinha de “verdade” sobre teologia. É histórico, isso já se dava desde dos nicolaítas no periodo de dominacao romana em jerusalém! Vão ler mais e não ficar lendo coisinhas da internet ou vendo fantastico, superinteressante e fazendo pré-conclusões! E outra, em relação a comparações feitas de Cristo com outras divindades mitologicas não é de hoje, não desmerece a idéia do salvador. Por isso leia mais sobre filosofia perene, Agostinho, os pais da igreja, os escolásticos e filosofos da religião como Alvin Plantinga, arqueologia biblica e teologia histórica e não fiquem na estupidez pop modista d’vinci e vá lé um livro ao invés de ficar vendo artigos ignóbeis na internet !

@MDD – ah… já estava sentindo falta dos pseudo-intelectuais religiosos comentando. Bem… já li todos os textos que você indicou. E ai?

Que fim levaram os Apóstolos? | Sedentário & Hiperativo

Page 7 of 24

os Apóstolos? | Sedentário & Hiperativo Page 7 of 24 10. Gharcia 10 de dezembro •

10. Gharcia

10 de dezembro Editar

Marcelo, fiquei curioso com um dado. Yeshua, Pedro e André, cada um com sua Cruz. A de Yeshua não era exclusiva mas e a dos outros? E como assim Bial? Antes de ser crucificado alguém vinha com um mostruário de Cruzes? Como se podia escolher a sua Cruz nesta época?

de Cruzes? Como se podia escolher a sua Cruz nesta época? 11. The G 10 de

11. The G

10 de dezembro Editar

Cara, muito bom o post mas e o dos papas? Porque paou? Parou porque? Tava cada vez melhor…

papas? Porque paou? Parou porque? Tava cada vez melhor… 12. Francisco 10 de dezembro • Editar

12. Francisco

10 de dezembro Editar

Existe em algum ligar todas essas fontes como a enciclopédia católica, apócrifos e gnósticos, em um só lugar? on-line? Toda vez que procuro na internet só encontro eles separadamente…

que procuro na internet só encontro eles separadamente… 13. Paulo 10 de dezembro • Editar Na

13. Paulo

10 de dezembro Editar

Na verdade, os católicos são instruidos a não levar o Apocalipse ao pé da letra. Desde pequeno, sempre escutei, no catecismo e nos sermões, a explicação da Simbologia do Apocalipse, tipo, a besta de 7 cabeças era Roma, a cidade das 7 colinas, e por aí vai. Quem realmente leva ao pé da letra são os evangélicos de plantão. Aliás, para padronizar, podemos adotar Evangélico como o “crente” brasileiro, e protestante como os luteranos.

o “crente” brasileiro, e protestante como os luteranos. 14. Nathan 10 de dezembro • Editar Posso

14. Nathan

10 de dezembro Editar

Posso estar desvirtuando consideravelmente a intenção do post, mas você pretende, algum dia, falar sobre as “relíquias templárias”? Chego a sentir arrepios só de falar nisso…

Chego a sentir arrepios só de falar nisso… 15. inodoro 10 de dezembro • Editar Aí

15. inodoro

10 de dezembro Editar

Aí galera, Existe uma banda que tem muito haver com esta coluna, e com formas de elevação espiritual… procurem aí a banda Mayhem,

e disparem seus chacras.

procurem aí a banda Mayhem, e disparem seus chacras. 16. Pchesini 10 de dezembro • Editar

16. Pchesini

10 de dezembro Editar

Sobre o apostolo pedro e a cruz invertida tem um episódio do arquivo X (O SERAFIM – ALL SOUL – S05E17) que um padre tenta salvar aglumas garotas e é um padre da igreja de pedro. cuja imagem é a cruz invertida e explica o pq disso.

e

como assim mathias o suplente foi escolhido pra ficar no lucar do scariotes?

e

segundo o que vc disse jesus partiu pra outro lugar apos o ocorrido… quem partiu com ele?

Que fim levaram os Apóstolos? | Sedentário & Hiperativo

Page 8 of 24

os Apóstolos? | Sedentário & Hiperativo Page 8 of 24 17. Pchesini 10 de dezembro •

17. Pchesini

10 de dezembro Editar

hauehuehueah

a 1ª imagem parece a abertura de heroes ou the 4400

auheueahuaehuha

parece a abertura de heroes ou the 4400 auheueahuaehuha 18. washington 10 de dezembro • Editar

18. washington

10 de dezembro Editar

Respeite os evangélicos. Você não sabe do que fala, fala apenas pelo conhecimento outrora buscado em livros e/ou ditado por “sábios”. A sabedoria humana é loucura para Deus. Portanto, amigo, ao generalizar os evangélicos, cuidado. O respeito ao culto, crença e maneira de pensar creio que é fundamental.

culto, crença e maneira de pensar creio que é fundamental. 19. terugo 10 de dezembro •

19. terugo

10 de dezembro Editar

bom texto, até a próxima.

conhece esse símbolo ou algum parecido?

http://img124.imageshack.us/img124/2664/30554902lk9.jpg

http://img124.imageshack.us/img124/2664/30554902lk9.jpg 20. Rubens 10 de dezembro • Editar Tudo muito bom, tudo

20. Rubens

10 de dezembro Editar

Tudo muito bom, tudo muito bem. O legal disso tudo é que sempre é possivel usar a criatividade e criar lindos contos em histórias millenares como as de Jesus e seus apóstolos, podemos viajar sem culpa alguma, afinal quem vai reclamar “us doidu da igreja” ?. Eu acho suas histórias interessantes, mas existem tantas versões para tudo que no final o mais apazinguante é acreditar no que mais nos conforta, pois nesse caso não faz a minima diferença se Jesus tem irmão, se a cruz invertida é do capeta, sinceramente isso é passado de mais, o que realmente importa é que Jesus é o senhor. Se você parar para pensar existem verdades que não devem ser mudadas, mesmo que Deus não exista se todos deixarem de acreditar nele não medirão suas consequencias e o mundo sera mais violento pela falta de temor, não sei se você me entendeu, mas pra resumir. “Taca medo na massa que nois domina ela” e pode acreditar isso é bom.

massa que nois domina ela” e pode acreditar isso é bom. 21. Diego 10 de dezembro

21. Diego

10 de dezembro Editar

Marcelo,

parabéns pelos textos, são bem escritos apesar de não achar todos verossímeis… Quando você cita fatos históricos poderia indicar a fonte…

você cita fatos históricos poderia indicar a fonte… 22. David R 10 de dezembro • Editar

22. David R

10

de dezembro Editar

O

que tem na etiópia? vi um programa no canal futura se não me engano, de um “caçador de tesouros” , um senhor inglês que rodou o

mundo para registrar peças, culturas e arquitetura…e no programa de etiópia ele visita várias igrejas antigas, um livro que diz original da

época em que o cristianismo chegou por lá e também um lugar que se diz guardada a arca da aliança. seria possível?

que se diz guardada a arca da aliança. seria possível? 23. Capitão Fabão

23. Capitão Fabão

Que fim levaram os Apóstolos? | Sedentário & Hiperativo

Page 9 of 24

10 de dezembro Editar

Em sua opinião pessoal, após tantos séculos de manipulação por reis, inquisidores, monges, seitas e governantes, podemos considerar como verídicas as informações da bíblia? Ou devido à falta de registros exatos antigos devemos separar crença de verdade histórica?

Obrigado

devemos separar crença de verdade histórica? Obrigado 24. lucas 10 de dezembro • Editar todos acham

24. lucas

10 de dezembro Editar

todos acham q sabem a verdade, a verdade eh q ng sabe de nada…. existem duas teorias basicas, mais conhecidas e q sao totalmente adversas!

a primeira: evolução

uma grande explosao q cria tudo, e a vida vai passando por varias adaptações, varias leis, oceano primitivo, celula bacteriana, escala de

evolucao, e homo sapiens em fim(ateh agora).

e a teoria da criação:

um suposto ser ONI em tudo, cria um universo do nada faz dois seres humanos perfeitos, q tinham o direito de escolher e ser quem bem

quisessesm, podiam ter filhos entre si, e viveriam para sempre se nao tivesse pecado.

pronto. o basico eh isso ng pode provar q Deus existe, nem q o big bang existiu tb. pq nao ha provas para nenhum dos dois.

a questao é meramente fé. E fé nada mais é do que vc ter convicção em uma coisa q está para ser provada. As culturas ao redor do mundo, sao tantas q tem gente q acha q tudo tem um pouco de correto e errado, q o bem e o mal sao necessarios. Entao acabam acreditando de tudo um pouco, pensam q deus nao existe, ou pensam q Deus existe, mas eh uma energia, ou pensam tb q deus existe mas ele fez o big bang acontecer. bom enfim.

A

verdade eh q essa discussao se prolongará por anos, decadas, quem sabe até alguem provar alguma coisa. Se vc acaba estudando muito,

vc

pega coisas daki e dali e acaba montando mais uma religiao, pronto agora vc abre a sua igreja e ganha seu dinheiro propagando sua

ideia pros outros q admiram seu conhecimento e agora vao te seguir e podem muito bem matar em seu nome, como Alá, Yavé, Buda, etc… mas veja bem a diferença das teorias principais:

uma vc eh obrigado a passar por um processo evolutivo, cansativo e sádico, de viver primeiramente como uma ameba e ter a dificil missao de se tornar num ser melhor durante reencarnações e mais reencarnações, até vc virar perfeito e pronto! felizes para sempre

a outra diz

o homem foi feito perfeito, pra viver pra sempre, mas como tinha o livre arbitrio escolheu conhecer o bem e o mau, o q fez ele perder essa capacidade vitalícia, e viu seu gene se decompor ao longo dos anos.qual é mais justa pra vc?

a primeira ou a segunda?

se for a primeira, entao tente ser a melhor pessoa q vc puder aqui nessa vida q vc tem, pra na outra vc nao sofrer pelos erros cometidos nessa sua vida atual.

se for a segunda teoria, acredite q mesmo q vc for morrer um dia, vc tem ainda de viver pra sempre é só aceitar aquele q veio morrer por

vc na cruz, q se Deus ordenou q o homem morresse ao pecar, ele mesmo pagou com Sua morte esse valor, vc soh tem de acreditar no q o filho dele veio fazer ao mundo.

escolha….uma das duas, como eu disse la em cima, nao tem como provar qual esta certa, ng estava no começo de tudo pra ver como foi, por isso sao apenas teorias nao misture as duas, q vc vai ser q nem esse Del Debbio q escreve coisas com tanta convicção, mas na verdade tem um conhecimento geral de tudo e não uma realidade pra ser mostrada!

@MDD – Suas duas opções são simplificações grosseiras do processo evolutivo. Nenhuma delas é correta. O que você chama de “perfeição” é uma descrição grotesca do que poderia ser chamado de Perfeição. Arquitetos de planetas, coordenadores de sistemas solares, conhecer outras orbes e outras galáxias, talvez criar suas próprias galáxias… e ainda assim não estou nem chegando perto do que eu definiria como “perfeição”. Já na sua segunda opção, nem precisaria comentar, pois “creer em Jesus- Apolo” não livrou a cara da Teodora e certamente não vai livrar a cara de ninguém. Você é responsável por tudo aquilo que cria ou destrói.

Você é responsável por tudo aquilo que cria ou destrói. 25. Fefê 10 de dezembro •

25. Fefê

10 de dezembro Editar

Parabéns. Você é demais.

10 de dezembro • Editar Parabéns. Você é demais. 26. Diego 10 de dezembro • Editar

26. Diego

10 de dezembro Editar

É verdade que existem apocalispses de vários apóstolos? Se sim, do que eles tratam? Bem interessante!

Que fim levaram os Apóstolos? | Sedentário & Hiperativo

Page 10 of 24

Apóstolos? | Sedentário & Hiperativo Page 10 of 24 27. MGF 10 de dezembro • Editar

27. MGF

10 de dezembro Editar

Curso em Brasília!?!?!?!?!?!?!?!

Pode colocar meu nome na lista. Estarei lá! Pendragon, Venâncio 2000.

Marcelo Gomes de Faria.

lá! Pendragon, Venâncio 2000. Marcelo Gomes de Faria. 28. Raphael (-,-)zZ 10 de dezembro • Editar

28. Raphael (-,-)zZ

10 de dezembro Editar

Eh… É difícil (pra n dizer impossível) acreditar em muita coisa q é escrita nessas colunas. Como graduando em história eu simplesmente não posso ler e considerar tudo isso como verdade sem que haja uma verificação dos fatos com base nas fontes e nos documentos que foram usados para escrever tudo isso. As colunas que tratam de assuntos “metafísicos”tudo bem, se ninguém consegue provar nada não me custa tentar entender a visão de todos, mas quando se fala de História, se fala em fatos reais e palpáveis (na medida do possível). Essas “verdades” do Vaticano ou da Maçonaria, infelizmente, são as piores para se acreditar.

@MDD – Mas não são “verdades”… são teorias. Se fossem “verdades”, estariam na coluna do Kentaro. Nesta coluna eu mostro as versões daqueles que foram queimados na fogueira, com as bases que eles apresentam. NADA do que está nos textos é o “meu” ponto de vista, mas o de diversos autores compilados. Se você quiser eu posso discutir com você história “oficial”, mas ai terei de falar que o Brasil foi “descoberto sem querer”, que os jesuítas “educavam” os índios, que as pirâmides eram “tumbas do faraó” e ai por diante…

OBS: Eu gostaria de sugestionar que vc apenas colocasse um link no final da pagina para que as pessoas interessadas nas palestras e cursos possam se informar melhor.

nas palestras e cursos possam se informar melhor. 29. kalido 10 de dezembro • Editar DDB,

29. kalido

10 de dezembro Editar

DDB, qual o interesse da igreja Católica em não revelar que Simão Pedro era dono de uma das companhias marítimas de Bethsaida, já que seria uma propaganda imensa para que os ricos pagassem mais e mais dízimos. Sempro acompanho sua coluna e travo uma batalha em casa toda vez que chego com uma “novidade”. Continue nos inspirando!!

que chego com uma “novidade”. Continue nos inspirando!! 30. Vitor Vitali 10 de dezembro • Editar

30. Vitor Vitali

10 de dezembro Editar

Opa, sou de Brasília, e agora com uma descansada dos estudos pro vestibular, suas palestras seriam muito bem vindas. Conte comigo lá, se acontecer.

seriam muito bem vindas. Conte comigo lá, se acontecer. 31. Impacto 10 de dezembro • Editar

31. Impacto

10 de dezembro Editar

MDD.

Em 1° Lugar – Obrigado! Em 2° Lugar – Existe algum livro em português com a compilação dos evangelhos apócrifos? Em 3° Lugar – Obrigado!

@MDD – Os apócrifos já foram publicados em português pela editora Mercuryo.

já foram publicados em português pela editora Mercuryo. 32. Eduardo 10 de dezembro • Editar

32. Eduardo

10 de dezembro Editar

Que fim levaram os Apóstolos? | Sedentário & Hiperativo

Page 11 of 24

Sou de fortaleza, sei que esse comentario não tem nada haver com o post. mas queria saber se alguém conhece um terreiro de candomblé que eu possa freguentar e obter conhecimento sobre o assunto. obrigado

freguentar e obter conhecimento sobre o assunto. obrigado 33. TH13 10 de dezembro • Editar @MDD:apenas

33. TH13

10 de dezembro Editar

@MDD:apenas convenientemente varrido para debaixo do tapete

Colocar na internet como site oficial denominando o conteúdo de Enciclopédia Católica é varrer para baixo do tapete? Uau! O que é expor, então?

@MDD – aposto com você que 99% dos leitores deste blog não sabiam das bizarrices cometidas pelos papas. a informação está lá… em algum lugar perdido do site, para quem se der ao trabalho de pesquisar. Só estou mostrando que papas não são a “representação de Deus na Terra”, porque se forem, este não seria o deus que eu iria querer ter se fosse católico…

Na real, a maioria das instituições segue a linha das sociedades discretas, inclusive a católica: você aprende um básico (às vezes, resumão) e quanto mais você estuda, mais você percebe que não é bem assim e que há mais por trás disso. No caso da religião de massa, pouquíssimos estudam. E o senso comum acaba prevalecendo pela falta de estudo. É que nem a visão sobre sociedade discreta: o senso comum de que é discreta porque tem algo ruim a esconder prevalece não só pela atuação católica (ou evangélica), mas pela própria opção da sociedade de ocultar e mostrar somente aos verdadeiramente interessados.

As sociedades discretas têm um site chamado “Enciclopédia das Sociedades Discretas” narrando com detalhes e de modo oficial as traições ou assassinatos ocorridos dentro delas em busca de poder ou como punição para os membros que violam suas leis?

@MDD – mas eu pretendo falar sobre isso tambem… Jack, o estripador, por exemplo. E a ligação entre os Cavaleiros Teutônicos e os Nazis…

Claro, fugindo do foco desse post em questão, que inclusive tá bem bom.

do foco desse post em questão, que inclusive tá bem bom. 34. Stefan 10 de dezembro

34. Stefan

10 de dezembro Editar

Por favor, vc poderia esclarecer quem teria sido o apóstolo Paulo, já que segundo seus textos Jesus teria sobrevivido a crucificação??

@MDD – Paulo era o companheiro de Pedro no bispado de Roma. Muitos autores acreditam que ele também fazia parte dos zelotes, tamanha sua devoção nos textos. De todos os textos, os seus são os que aproximam mais Jesus de um deus solar (talvez por ele não ter conhecido Yeshua pessoalmente e ter tido uma educação grega). Acabou seus dias decapitado em Roma.

uma educação grega). Acabou seus dias decapitado em Roma. 35. Tarcizo Ferreira 10 de dezembro •

35. Tarcizo Ferreira

10 de dezembro Editar

Nem precisa aceitar, só pro Tio Marcelo saber.

As várias denominações da moderna da Igreja oriental dos Cristãos de São Tomé

Yeshua chamada Tiago e João de Boanerges, ou seja, “Filhos do Trovão”, assim como Thor ou Ares.

Acho que teve texto comido nessas duas frases não?

ou Ares. Acho que teve texto comido nessas duas frases não? 36. TH13 10 de dezembro

36. TH13

10 de dezembro Editar

As respostas estão nas outras colunas:

@kalido: DDB, qual o interesse da igreja Católica em não revelar que Simão Pedro era dono de uma das companhias marítimas de Bethsaida, já que seria uma propaganda imensa para que os ricos pagassem mais e mais dízimos.

R: o mesmo motivo pelo qual ela teria inventado que Jesus era pobre, quando na verdade era rico, segundo o MDD.

@Diego: Quando você cita fatos históricos poderia indicar a fonte…

R: eu já perguntei antes, a fonte é a Enciclopédia Católica. O que não tiver lá não tem fonte mesmo.

Que fim levaram os Apóstolos? | Sedentário & Hiperativo

Page 12 of 24

@MDD – Tem os livros apócrifos também. E o Corão. E os textos da Igreja Ortodoxa.

@Pchesini: e como assim mathias o suplente foi escolhido pra ficar no lucar do scariotes?

R: Agora estou confuso, porque ele pode ter se suicidado ou ido meditar no deserto ou ter sido morto. E as colunas anteriores sobre ele não falam como ele morreu, só que era o discípulo favorito de Jesus…

37.

morreu, só que era o discípulo favorito de Jesus… 37. Fernando Silva 10 de dezembro •

Fernando Silva 10 de dezembro Editar

Marcelo

Pulando a ladainha de “ótimos textos, abriu minha mente, puxa vida, você é o cara”, que são realidade, queria divagar e tomar um pouco do seu tempo:

Já fui católico não praticante, evangélico, ateu e já visitei (fui um dia só em cada) o kardecismo e a umbanda. Recentemente, há cerca de 3 anos – era evangélico – após a morte da minha mãe em um atropelamento, larguei tudo, do tipo, foda-se religião e vou viver minha única vida que é mais importante, me tornando um materialista mas sem perder valores e caráter.

Foi então que, continuando a viver minha vida e acompanhando o Sedentário, tive contato com sua coluna. No início achei somente interessante, conspirações e coisa do tipo, sempre fui fã de Arquivo X, e continuei acompanhando em paralelo com a coluna do Kentaro.

Parei de ler há algum tempo a coluna e retomei desde a primeira há alguns meses – tive que fazer um intensivo pra chegar até a coluna de atual. Foram surgindo dúvidas (que foram sanadas com alguns comentários e com pesquisas paralelas) e comecei a perceber alguns pontos importantes sobre seu conteúdo e alguns acontecimentos da minha vida.

Tenho uma certa conclusão de que algo existe. Seja ele sobrenatural, ou própriamente natural como dito por você, pois existem fenômenos que a ciência não explica, fenômenos religiosos ou mesmo as luzes de óvnis que vemos em gravações. O fato de sermos curiosos como seres humanos, e criativos pelo mesmo motivo, fez da nossa cultura e civilização atual uma das mais complexas e ricas em conteúdo o qual nós mesmos não entendemos.

Adimira-me como sendo de fator ocultista ou não, a população realmente se tornou gado. As conversas femininas são hiperbolizadas em acontecimentos da novela, dos homens no futebol e das crianças nos desenhos ou séries do momento, tudo fruto de um capitalismo desenfreado. A globalização vem fazendo com que cada vez mais sejamos um mundo parecido universalmente, para que – a meu ver – exista uma receita de bolo para que sejamos facilmente levados com a maré.

Como demonstrado várias vezes, até pelo salve salve idolatrado Fantástico, o povo brasileiro não é capaz de lembrar em quem votou na última eleição, mas lembra claramente o que vai aconteceu na novela que assistiu. Sendo assim, é muito mais fácil fazer este povo esquecer de mensalões, CPIs contra políticos “honestos” e falcatruas para que o país continue num mesmo estado vegetativo, afinal, o Brasil é um país de tolos!

Como procuro falar só do que entendo pra não cair na aberração de alguns que comentam aqui, queria entender alguns pequenos pontos que não ficaram claros ao longo de todos os seus textos:

1- Minha mãe em certo culto evangélico (cujo eu estava presente) “ganhou” um dente de ouro. Na verdade uma obturação dela que era de prata ou chumbo, não sei, ficou dourada. Gostaria de saber qual o fundamento para ocorrer essa transmutação, já que não mencionou nada do tipo;

@MDD – esse é um trabalho pro Kentaro heheheh… os melhores alquimistas transformam apenas o chumbo do ego no ouro da essência. Nada literal.

2- Na noite da morte de minha mãe, voltei dirigindo do litoral para o interior – pois ela tinha falecido lá – e no dia seguinte ao enterro dela, fui acordado bem cedo com uma sacudida, um sentimento de alguém a minha frente me balançando e falando “cuidado com o carro”. No mesmo dia levei o carro para o mecânico e ele me disse que eu estava com um fio de cabelo de freio, que se frenasse mais forte não conseguiria parar. Gostaria de saber sobre esse fenômeno também, já que nunca na minha vida tive qualquer experiência desse tipo ou de qualquer outro há não ser essa;

@MDD – Leia as colunas sobre Yesod/astral. Emoções fortes e intensas são facilitadores em rituais e contatos envolvendo o Plano Astral. Eu imagino que, pelo seu estado emocional, tenha sido mais fácil para aqueles que estão do outro lado (possivelmente o seu SAG) te avisar de um perigo que eles tenham detectado.

3- Você disse uma vez que os animais tem espírito coletivo. Vai haver uma coluna explicando melhor sobre isso? Se não, responda por favor qual é a dos cães, se eles têm perispírito como o nosso, ou é coletivo, pois você mencionou uma escala dos animais mais próximos do homem, ou mais abomináveis para consumo, e o cão estava entre os 5 primeiros.

@MDD – cães já estão no topo da escala evolutiva de animais, por conta da domesticação. Muitos animais (quem tem animal de estimação pode comprovar) são capazes de entender sentimentos do dono, possuem um olhar que passa uma consciência e até mesmo se comunicam com seus donos através de expressões. De acordo com a Teosofia, os espíritos dos animais que atingiram a individualidade são levados para Júpiter, onde encarnam em criaturas humanóides. Uma curiosidade a respeito é que este texto foi publicado em 1895 e H.G.Wells, que era ocultista e andava com o pessoal teosófico/espírita provavelmente utilizou estes textos como inspiração para seu clássico “A Ilha do dr. Moreau”, publicado em 1896.

Finalizando, já que me extendi mais do que queria, agora que consegui alcançar a publicação das colunas, pretendo comentar mais com as

Que fim levaram os Apóstolos? | Sedentário & Hiperativo

Page 13 of 24

minhas dúvidas. Parabenizo pelo seu trabalho, assim como o trabalho do Kentaro, e gosto muito das sua coluna. Em algumas acho que você exagerou em alguns fatos, mas sei que não foi invenção, foi retirado de alguma literatura ou ouvido de algum mestre, mas utilizando suas palavras, procuro absorver o que me trás crescimento e deixar meio de lado o resto.

Namasté.

PS.: Convido-lhe pra dar uma passadinha no meu blog. Não é nada de mais, só traz curiosidades.

no meu blog. Não é nada de mais, só traz curiosidades. 38. Fernando Silva 10 de

38. Fernando Silva

10 de dezembro Editar

Peço desculpa pelos erros de português. Corrigi antes de postar, mas algumas coisas passaram…

Corrigi antes de postar, mas algumas coisas passaram… 39. George Pediran 10 de dezembro • Editar

39. George Pediran

10 de dezembro Editar

Mais um pro curso de Brasília

George Marcelo!

• Editar Mais um pro curso de Brasília George Marcelo! 40. eric 10 de dezembro •

40. eric

10 de dezembro Editar

Oi tio Marcelo!

Estou lendo a sua coluna des do começo. No momento estou lendo a coluna do dia 16 de fev.

Eu

gostaria de pedir um esclarecimento, antes que eu me esqueça. Se você já escreveu algo a respeito, não precisa responder.

Li

sobre a carne de porco, e minhas dúvidas são as seguintes: Existem plantas e frutos do mar que também causam prejudício espiritual?

Especificamente falando, há duas coisas (fora a carne de porco) que eu não consigo comer: o camarão e o salsão. Tem alguma coisa a ver,

ou nada a ver?

Como se identifica um alimento físico que afeta o espiritual?

valeu tio!

um alimento físico que afeta o espiritual? valeu tio! 41. Maluco Beleza 10 de dezembro •

41. Maluco Beleza

10 de dezembro Editar

Maravilha em tiu, que tal um post especial de NATAL pro pessoal.

em tiu, que tal um post especial de NATAL pro pessoal. 42. Fábio 10 de dezembro

42. Fábio

10 de dezembro Editar

Muito bom essa explicação, sempre tive curiosodade quanto aos apostolos. Mas DD me tire uma duvida alguns espititas acham que Francisco de Assis foi a reencarnação do João Evangelista, isso procede ou é viagem na maionese deles?

Evangelista, isso procede ou é viagem na maionese deles? 43. Charles Chu 10 de dezembro •

43. Charles Chu

10 de dezembro Editar

Tio Marcelo,

Que fim levaram os Apóstolos? | Sedentário & Hiperativo

Page 14 of 24

Por que só temos textos religiosos, apócrifos e de tradições esotéricas sobre o destino dos apóstolos?

Por que os grandes historiadores de Roma nada falam sobre Pedro?

Hein?

grandes historiadores de Roma nada falam sobre Pedro? Hein? 44. Stefan 10 de dezembro • Editar

44. Stefan

10 de dezembro Editar

Obrigado pela resposta!!! Mas então toda aquela estória sobre ele estar a caminho de “Damasco??”, conversar com Jesus que estava no céu, ficar cego, depois de alguns dias voltar a ver, é tudo ladainha?? Ele realmente comandou o apedrejamento de Estevão??? Abraços

@MDD – Não tem como saber deste tipo de detalhes. O que coloquei no texto acima não é “chute”, mas baseado no que está relatado em textos apócrifos, no alcorão, nos textos ortodoxos, etc. Se não está dizendo nada neles, qualquer outra hipótese é apenas uma hipótese tão boa quanto qualquer outra…

é apenas uma hipótese tão boa quanto qualquer outra… 45. Paulo Craici 11 de dezembro •

45. Paulo Craici

11 de dezembro Editar

DD na verdade foram 13 apóstolos com o Matias então?

eu vi e já até falaram de “erros” no texto e como vc não corrigiu fiquei na duvida. em: “Yeshua chamaDa Tiago e João de Boanerges” não seria chamaVa

e

As várias denominações DA moderna DA Igreja oriental dos Cristãos de São Tomé

Abraços

DA Igreja oriental dos Cristãos de São Tomé Abraços 46. Graveto 11 de dezembro • Editar

46. Graveto

11 de dezembro Editar

Bom dia!! DD nÃo sei se vocë repaRou, mas fiquei assustado em ver como algumas pessoas estáo te tratando como o “salvador” da verdade, isso não te assusta? Bom com relação aos textos, uma vez li em um site, sobre algumas evidencias da presença de Jesus nas Americas, o que você sabe sobre isto?

de Jesus nas Americas, o que você sabe sobre isto? 47. Pchesini 11 de dezembro •

47. Pchesini

11 de dezembro Editar

@Pchesini: e como assim mathias o suplente foi escolhido pra ficar no lucar do scariotes?

@TH13R: Agora estou confuso, porque ele pode ter se suicidado ou ido meditar no deserto ou ter sido morto. E as colunas anteriores sobre ele não falam como ele morreu, só que era o discípulo favorito de Jesus…

eu nao perguntei como scariotes morreu… mas sim como e quem colocou o “suplente” no lugar

mas sim como e quem colocou o “suplente” no lugar 48. TH13 11 de dezembro •

48. TH13

11 de dezembro Editar

@Pchesini:eu nao perguntei como scariotes morreu… mas sim como e quem colocou o “suplente” no lugar

É no que dá ficar me metendo nas perguntas pros outros… pela Bíblia (Atos dos Apóstolos) os próprios remanescentes se reuniram e elegeram Mathias. Isso é bem interessante porque não há na Bíblia conhecida uma explicação (explícita) da importância de manter 12

Que fim levaram os Apóstolos? | Sedentário & Hiperativo

Page 15 of 24

apóstolos…

| Sedentário & Hiperativo Page 15 of 24 apóstolos… 49. TH13 11 de dezembro • Editar

49. TH13

11 de dezembro Editar

Oi Marcelo!

@MDD – mas eu pretendo falar sobre isso tambem… Jack, o estripador, por exemplo. E a ligação entre os Cavaleiros Teutônicos e os Nazis…

Não tem site então? É “só” você?

@MDD – Tem os livros apócrifos também. E o Corão. E os textos da Igreja Ortodoxa.

E cadê a fonte dos apóstolos serem reencarnacionistas e por isso não se importarem com o martírio, que eu estou pedindo faz algum tempo?

Abs!

com o martírio, que eu estou pedindo faz algum tempo? Abs! 50. Lucas Toledo 11 de

50. Lucas Toledo

11 de dezembro Editar

Boa MDD Ainda aguardando uma palestra em Goiânia =)

51. Links em TPM « T.P.M.

11

de dezembro Editar

 

[

]

Vídeo: Charlinho, o menino que só queria estudar Imagem: Novo musical das Américas Mistério: Que fim levaram os apóstolos?

Notícia: Após levar tiro, veado se vinga e agride caçador Fézinha: Megasena acumula em 32 [

vinga e agride caçador Fézinha: Megasena acumula em 32 [ 52. andromeda 11 de dezembro •

52. andromeda

11 de dezembro Editar

]

Tio, eu acho que voce esta fazendo o seu trabalho muito, mas muuuuito melhor que o Edir Macedo : ) Abraço!

muito, mas muuuuito melhor que o Edir Macedo : ) Abraço! 53. Fernando Luiz 11 de

53. Fernando Luiz

11 de dezembro Editar

Nossa, eu frequento o S&H há anos, mas nunca tinha lido sua coluna, acho que a razão principal seria o nome da coluna Teoria da Conspiração, que achei que viriam a tentar desmistificar os tópicos “ocultos” a que os posts faziam referência. Na verdade pode-se considerar que é isso mesmo que você faz, porém acreditava que era para o lado cético, para reencaminhar os “infiéis” e retira-los da “palavra depravada”. Depois de tanto tempo, me chamou atenção o ultimo post dos apostolos e qual foi o destino deles. Não custava nada conferir o destino de Judas Iscariotes, já que todos falam que ele teria se enforcado após a “traição” queria ver se a coluna teria algo de diferente a dizer, já que eu tenho o Sol em Escorpião, que é a casa zodiacal que judas representa, e não queria acreditar que ele era um traidor. Passei a duvidar a muito tempo atrás de que ele teria sido um traidor e fiquei feliz por emergir um texto que veio a embasar essa crença, a tradução do texto apócrifo escrito por Judas que foi noticia no mundo todo alguns anos atrás.

Bom parabenizo o recém descoberto “tio” e digo-lhe que estou com uma sede voraz pelos conhecimentos que você divulga. Espero que tenha disciplina suficiente para me aprofundar nos estudos. Abraços.

suficiente para me aprofundar nos estudos. Abraços. 54. Eavndro 11 de dezembro • Editar Meu amigo,

54. Eavndro

11 de dezembro Editar

Meu amigo, tudo bem que vc sabe mto, mas falar q os católicos levam o apocalipse ao pé da letra é demais, vc ta nos confundindo com

Que fim levaram os Apóstolos? | Sedentário & Hiperativo

Page 16 of 24

outras igrejas protestantes que levam tudo ao pé da letra

@MDD – Ok, eu vou concordar contigo que há seitas evangélicas beeeeeeemmmmmm piores. No quesito fanatismo, os católicos nem são tão fanáticos assim. Segundo uma pesquisa datafolha, cerca de 30% dos católicos acreditam em reencarnação, 19% frequentam terreiros ou templos de outras religiões e 88% usam camisinha.

ou templos de outras religiões e 88% usam camisinha. 55. Melquisedeque 12 de dezembro • Editar

55. Melquisedeque

12 de dezembro Editar

Legal, gostei muito da parte do apocalipse versão do Livro de Toth que ensina os iniciados a construírem seus próprios Arcanos do Tarot. Tá, quero saber sobre tiago menor. No texto diz que ele foi lider da igreja de Jerusalém e era irmão de Judas e filho de Maria…Nos sites evangélicos, dizem que o líder da igreja de Jerusalém era Tiago irmão de Yeshua? Tbém queria saber sobre o bispado de Roma. Qual a finalidade? No NT, mostra que os 2 já discutiram feio.

Há segunda vou encomendar minha enciclopédia.

abraços

Há segunda vou encomendar minha enciclopédia. abraços 56. Giancarlo 12 de dezembro • Editar Marcelo; muito

56. Giancarlo

12 de dezembro Editar

Marcelo; muito interessantes seus posts, realmente muito bem escritos, estou lendo todos. Para ser honesto, ainda não li os mais recentes,

só comento aqui porque aqui meu comentário pode chegar a ti mais facilmente.

Há tempos atrás li um livro rosacruz que fala sobre o continente perdido da Lemúria, a teoria do sujeito que escreveu (vou ficar te

devendo o nome, depois posto aqui) é que as teorias sobre dilúvio se originaram porque há uma tendência de mudanças bruscas na estrutura continental do planeta e em determinadas épocas continentes inteiros são submersos enquanto outros emergem dos mares, num efeito de gangorra. Ele argumenta que a costa leste australiana e a costa oeste da américa do norte possuem uma flora com a mesma origem; os desertos da califórnia são ricos em sal e foram encontrados muitas ossadas de animais marinhos. Isso comprovaria que a

california (que fica em uma placa tectônica separada do resto da américa do norte) ficava quase completamente submersa enquanto a Lemúria, na mesma placa tectônica, estava acima do mar. Ele pontua ainda que o Brasil era um grande pântano porque vivia alagado pelo mar e que a Atlântida era povoada por descendentes dos lemurianos.

O autor também sugere que os lemurianos são os responsáveis por disseminar a sua cultura principalmente através da fuga quando o

continente começou a ser engolido pelas águas; aparentemente alguns manuscritos atualmente na China usam caracteres idênticos de registros em pedras existentes na california. Símbolos encontrados na África são encontrados na América Central e presume-se que quando a Atlântida foi submersa, o que restou da cultura lemuriana, intocada, foi para o egito, o que justifica que os faraós fossem

brancos, em um país de negros.

Vi que você mencionou a Lemúria uma ou outra vez (até onde li); e esse livro que mencionei não colabora com a teoria dos dois meteoros

que causaram o dilúvio universal.

O que você sabe sobre a Lemúria? Daria um belo artigo, na minha opinião.

Eu me considero um ateu e quase um cético. Acredito naquilo que pode ser provado. Mas não sou um “descrente”, digamos assim.

Acredito que existem fatos inexplicáveis e coisas que foram abafadas, e acredito que devemos usar o bom senso para aceitar ou não determinados fatos. As vezes acho que algumas abordagens podem ser exageradas, como por exemplo as obras de da Vinci. Eu acredito que ele tenha escondido informações nas suas obras, com toda certeza, pois eu faria isso se fosse ele! Mas até onde as “evidências” dessas mensagens são acertadas e até onde são imaginação? Não acredito em deus, mas acredito que haja uma força motriz no universo, da forma que René Barjavel descreve no livro “A fome do tigre”.

Enfim, não acredito em tudo que você escreve aqui, embora concorde com muitas coisas e admire sua disposição para explicar em palavras simples essas coisas facinantes!

Você deveria pegar todos esses assuntos e escrever um livro, que eu compraria com prazer.

Já divaguei demais e escapei do assunto que tinha em mente, que era a teoria do dilúvio.

Você acha mais provável a idéia de que houveram dois impactos de meteoros do que meramente uma reação natural do planeta?

Bom trabalho!

Abraço!

uma reação natural do planeta? Bom trabalho! Abraço! 57. João 12 de dezembro • Editar Faz

57. João

12 de dezembro Editar

Faz tempo que não comento, mas não deixei de ler as colunas, foi vc quem deixou de me responder! rsrsrsrsrs

Brincadeiras a parte, quer dizer que o Alan Moore está correto?

Que fim levaram os Apóstolos? | Sedentário & Hiperativo

Page 17 of 24

“@MDD – mas eu pretendo falar sobre isso tambem… Jack, o estripador, por exemplo…” Há outras dicas disso além dos Juwes? Se necessário responda no meu e-mail, fiquei curioso. TFA

Se necessário responda no meu e-mail, fiquei curioso. TFA 58. H K Merton 12 de dezembro

58. H K Merton

12 de dezembro Editar

Beleza você ter os seus pontos de vista e defendê-los. Sou totalmente a favor de todo e qualquer tipo de protesto (=D), desde que seja abalizado.

Agora, toma um pouquinho mais de cuidado que o teu texto tá cheio de meias verdades e opiniões pessoais travestidas de “verdade histórica”. E principalmente, muito cuidado pra não cair no lubar comum do policiamento anticatólico vigente na nossa mídia global.

Como dizia o grande lama Chagdud Tulku Rimpoche, que eu tive o prazer de conhecer:

“Se você é ‘anti’ qualquer coisa, reveja seus conceitos, porque você está seguindo na direção errada”…

Abraço!

você está seguindo na direção errada”… Abraço! 59. 'Leo 12 de dezembro • Editar Olá Marcelo.

59. 'Leo

12 de dezembro Editar

Olá Marcelo.

Por quê existe uma Igreja que é chama de “meia Igreja”?

A.Z

existe uma Igreja que é chama de “meia Igreja”? A.Z 60. DanMM's 13 de dezembro •

60. DanMM's

13 de dezembro Editar

“mas não os pastores estelionatários brasileiros” Fiquei impressionado com isso que você falou. Infelizmente mostra que você não conhece os evangélicos de verdade. O que acontece é que alguns usam a fé das pessoas para ganharem dinheiro. Os evangélicos das chamadas Igrejas Históricas (Batistas, Presbiterianos e Luteranos), tenho certeza que não concordam com esse tipo de coisa. Eu, como neto e parente de MUITOS pastores presbiterianos independentes, tenho que defender o que conheço e sei que nenhum deles eram estelionatários. Cuidado com o que fala, para não falar besteira. Todos temos direito ao ponto de vista, mas o que eu vi e que VOCÊ, não respeita a opinião dos EVANGÉLICOS, CRENTES, como dito de forma irônica num comentário acima.

@MDD – Caro Danmm, existe uma diferença ABISMAL entre os pastores luteranos e presbiterianos sérios e os pastores evangélicos vendedores de água do rio jordão da IURD. Não precisa ser muito esperto para perceber a diferença entre eles. Também não tem cabimento achar que eu generalizo…

eles. Também não tem cabimento achar que eu generalizo… 61. Thiago 13 de dezembro • Editar

61. Thiago

13 de dezembro Editar

Quais sao suas fontes. Posto desta forma, fica parecendo mais um texto tentando demonstrar crencas pessoais.

mais um texto tentando demonstrar crencas pessoais. 62. alisson 13 de dezembro • Editar Você escreveu

62. alisson

13 de dezembro Editar

Você escreveu sobre Judas: “textos Apócrifos que ele mesmo escreveu”. O que você quis dizer com isso, já que apócrifo subentende-se que é um livro sem assinatura.

Que fim levaram os Apóstolos? | Sedentário & Hiperativo

Page 18 of 24

Apóstolos? | Sedentário & Hiperativo Page 18 of 24 63. Israel 15 de dezembro • Editar

63. Israel

15 de dezembro Editar

Marcelo e o “discipulo amado”?

de dezembro • Editar Marcelo e o “discipulo amado”? 64. TH13 15 de dezembro • Editar

64. TH13

15 de dezembro Editar

@MDD: Segundo uma pesquisa datafolha, cerca de 30% dos católicos acreditam em reencarnação, 19% frequentam terreiros ou templos

de outras religiões e 88% usam camisinha.

Ou seja, 12% dos católicos não usa camisinha.

Os padres não correspondem a 19% dos católicos? Epa…

É uma piada, é uma piada. O Marcelo nunca entende minhas piadas (ninguém nunca entende minhas piadas…) mas eu sempre tento…

nunca entende minhas piadas…) mas eu sempre tento… 65. heliot 15 de dezembro • Editar ei

65. heliot

15

de dezembro Editar

ei

MDD o nosso presidente LULA é maçon?

@MDD – Pelo amor dos deuses, vira essa boca pra lá… o dia que o sapo barbudo bêbado for membro de QUALQUER ordem iniciática eu peço as contas.

for membro de QUALQUER ordem iniciática eu peço as contas. 66. erikinho 15 de dezembro •

66. erikinho

15

de dezembro Editar

oi

tio Marcelo!

O

auto-conhecimento gera o auto-controle (a liberdade)? Ou o auto-controle gera o auto-conhecimento? Ou nenhum dos dois?

se

você já escreveu algo a respeito, ignore minha pergunta (estou começando a ler sobre Sefirat haOmer).

obrigado, tio Marcelo!

abraços

a ler sobre Sefirat haOmer). obrigado, tio Marcelo! abraços 67. Stefan 16 de dezembro • Editar

67. Stefan

16 de dezembro Editar

Então Marcelo, minha mãe é presbiteriana, e eu também fui durante muito tempo. Legal saber que vc sabe as diferenças entre essas igrejas históricas e as que são realmente estelionatárias. Porque uma parte do prebiterianismo aceita a maçonaria e a outra não? Também queria saber se vc vai fazer algum post sobre a reforma protestante.

Abraços

vai fazer algum post sobre a reforma protestante. Abraços 68. Schuster 17 de dezembro • Editar

68. Schuster

17 de dezembro Editar

Uma pergunta nada a ver….

E o ano de 2012??????

Alguem me da uma luz e me diz o que vai acontecer em 2012???

Que fim levaram os Apóstolos? | Sedentário & Hiperativo

Page 19 of 24

Marcelo o que vc acha???? Ouvi dizer que a economia americana vai quebra, os bancos vão falir e vai virar um caos total….e que ela já começou…

Podia postar sobre isso né????se vc já não postou….

Abraço

postar sobre isso né????se vc já não postou…. Abraço 69. Brenda 20 de dezembro • Editar

69. Brenda

20 de dezembro Editar

Muito falatório, pouco conhecimento. Enfim… aquele papinho de sempre….

pouco conhecimento. Enfim… aquele papinho de sempre…. 70. Sílvio Miguel Gomes 27 de dezembro • Editar

70. Sílvio Miguel Gomes

27 de dezembro Editar

Eu conheço muitos maçons aqui em Olímpia/SP e dos que conheço, uns alcançaram graus máximos (não entendo nada, só de ouvir falar)

e dido uma coisa: bebiam muita cerveja e alugns uma boa cachaça (eu também).

bebiam muita cerveja e alugns uma boa cachaça (eu também). 71. Samuel Ritter 13 de janeiro

71. Samuel Ritter

13 de janeiro Editar

MDD, tem uma coisa que não faz muito sentido.

Em um texto vc disse que Yeshua não morreu na cruz, que na verdade aquilo tudo foi um plano para enganar Roma e que a frase “eis que

o traidor se aproxima”, não teria sido uma premonição, mas um lembrete do chamado “acordo”.

Se isso realmente é verdade, pq Judas foi exilado dentre os apóstolos? Mais uma coisa, mesmo que Judas tenha realmente traído Jesus, a bíblia deixa claro que ele se arrepende e tenta devolver o dinheiro. Segundo os conceitos do cristianismo, ele deveria ter sido perdoado após seu arrependimento. Essas coisas são um pouco contraditórias para mim.

Essas coisas são um pouco contraditórias para mim. 72. hameron 15 de janeiro • Editar Na

72. hameron

15 de janeiro Editar

Na Bíblia se encontra de tudo. É como a internet. É preciso ler, reler, treler…analisar, comparar, questionar tudo que se encontra lá. Pessoalmente, por exemplo, acho que Thiago, filho de Alfeu é que foi o grande lider da igreja após Jesus. Ele foi quem reuniu os apóstolos, escreveu a s primeiras cartas, teve uma importante presença na sociedade da época…e tal…e não Pedro. Nos apócrifos de Thomé os apóstolo perguntam a Jesus:”A quem devemos nos dirigir depois de sua partida para o Pai?-Jesus responde: Em qualquer circunstância a Tiago, pra quem o ceu e a terra foram feitos.” Acho que a maneira mais segura de começar essa aventura de penetrar nas escrituras é desenvolver, antes de tudo, o seu conceito de Deus-Criador. Ter como instrumento os seus atributos (lógica-razão)a infinita Bondade (que não significa ser “bonzinho”), e Infinita Justiça (que não permite privilégios a ninguém). Qualquer conceito que se faça a respeito da Bíblia ou outro livro qualquer, na minha opnião, não deve ferir, por menor que seja, nenhum desses atributos.

deve ferir, por menor que seja, nenhum desses atributos. 73. hameron 15 de janeiro • Editar

73. hameron

15 de janeiro Editar

correção: No apócrifo de Thomé Jesus orientou os seus a se dirigirem a Tiago, O Justo, não a Tiago Menor.

os seus a se dirigirem a Tiago, O Justo, não a Tiago Menor. 74. Fábio Judas

74. Fábio Judas

06 de fevereiro Editar

cala boka hameron !!!

biblia hj não pod ser lida…….ela é distorcida conforme os anos passam, compare as biblias dos seus avos…………cada vez ela fala 1 coisa diferente,

o homem muda a palavra d deus……

Que fim levaram os Apóstolos? | Sedentário & Hiperativo

Page 20 of 24

Apóstolos? | Sedentário & Hiperativo Page 20 of 24 75. The Evangelist 27 de março •

75. The Evangelist

27 de março Editar

Li no texto e em um comentário da possibilidade de João Evangelista e João de Patmos serem pessoas diferentes. Em textos que estudei, não são apenas o mesmo indivíduo, como tempos depois reencarnaria como Francisco de Assis. Como cada um acredita no que quer fica pelo menos como mais uma informação…

no que quer fica pelo menos como mais uma informação… 76. manoel 08 de abril •

76. manoel

08 de abril Editar

conhecereis a verdade e a verdade vos LIBERTARÁ (joão 8:32)

a verdade e a verdade vos LIBERTARÁ (joão 8:32) 77. Lorran Luiz 12 de abril •

77. Lorran Luiz

12 de abril Editar

Interessantíssimo!!!

Lorran Luiz 12 de abril • Editar Interessantíssimo!!! 78. Ciomara 06 de junho • Editar Curioso

78. Ciomara

06 de junho Editar

Curioso vc chamar o rapaz de um dos posts acima de “pseudo-intelectual”… Foi justamente essa a sensacao que tive a seu respeito ao ler seu blog.

essa a sensacao que tive a seu respeito ao ler seu blog. 79. discipulo 26 de

79. discipulo

26 de junho Editar

eu não concigo entender o comentario sobre os pastores esteonatarios que existem, e não comentar dos papas assassinos que também é fato, e tambem como roma na historia tirou proveito do cristianismo com constantino, e o fato de roma ser conhecida como o lugar que mais matou cristãos. sera que é certo defender que pedro é o primeiro papa catolico romano se ele veio dos judeus, e que a cruz de cabeça para baixo não foi uma forma de pedro mostrar que é em Jesus que temos que nos espelhar e que importava que ele diminuisse para que Jesus fosse o centro, tenho como certo que a salvação vem dos judeus e não de um aproveitamento historico, a biblia é a verdade e só a biblia é a verdade. obrigado!!!

Participe Faça seu protesto 1. Deixe seu comentário (obrigatório) Enviar
Participe
Faça seu protesto
1. Deixe seu comentário
(obrigatório)
Enviar

cforms contact form by delicious:days

Que fim levaram os Apóstolos? | Sedentário & Hiperativo

Page 21 of 24

Apóstolos? | Sedentário & Hiperativo Page 21 of 24 Ocioso Cúmplices

Ocioso

Cúmplices

& Hiperativo Page 21 of 24 Ocioso Cúmplices
& Hiperativo Page 21 of 24 Ocioso Cúmplices
& Hiperativo Page 21 of 24 Ocioso Cúmplices
& Hiperativo Page 21 of 24 Ocioso Cúmplices
& Hiperativo Page 21 of 24 Ocioso Cúmplices
& Hiperativo Page 21 of 24 Ocioso Cúmplices
& Hiperativo Page 21 of 24 Ocioso Cúmplices
& Hiperativo Page 21 of 24 Ocioso Cúmplices
& Hiperativo Page 21 of 24 Ocioso Cúmplices
& Hiperativo Page 21 of 24 Ocioso Cúmplices
& Hiperativo Page 21 of 24 Ocioso Cúmplices
& Hiperativo Page 21 of 24 Ocioso Cúmplices
& Hiperativo Page 21 of 24 Ocioso Cúmplices
& Hiperativo Page 21 of 24 Ocioso Cúmplices

Que fim levaram os Apóstolos? | Sedentário & Hiperativo

Page 22 of 24

Apóstolos? | Sedentário & Hiperativo Page 22 of 24 Orkut info BlogBlogs.Com.Br Adicione o S&H:
Apóstolos? | Sedentário & Hiperativo Page 22 of 24 Orkut info BlogBlogs.Com.Br Adicione o S&H:
Apóstolos? | Sedentário & Hiperativo Page 22 of 24 Orkut info BlogBlogs.Com.Br Adicione o S&H:
Apóstolos? | Sedentário & Hiperativo Page 22 of 24 Orkut info BlogBlogs.Com.Br Adicione o S&H:
Apóstolos? | Sedentário & Hiperativo Page 22 of 24 Orkut info BlogBlogs.Com.Br Adicione o S&H:
Apóstolos? | Sedentário & Hiperativo Page 22 of 24 Orkut info BlogBlogs.Com.Br Adicione o S&H:
Apóstolos? | Sedentário & Hiperativo Page 22 of 24 Orkut info BlogBlogs.Com.Br Adicione o S&H:
Apóstolos? | Sedentário & Hiperativo Page 22 of 24 Orkut info BlogBlogs.Com.Br Adicione o S&H:
Apóstolos? | Sedentário & Hiperativo Page 22 of 24 Orkut info BlogBlogs.Com.Br Adicione o S&H:
Apóstolos? | Sedentário & Hiperativo Page 22 of 24 Orkut info BlogBlogs.Com.Br Adicione o S&H:
Apóstolos? | Sedentário & Hiperativo Page 22 of 24 Orkut info BlogBlogs.Com.Br Adicione o S&H:
Apóstolos? | Sedentário & Hiperativo Page 22 of 24 Orkut info BlogBlogs.Com.Br Adicione o S&H:

Orkut

info

| Sedentário & Hiperativo Page 22 of 24 Orkut info BlogBlogs.Com.Br Adicione o S&H:
| Sedentário & Hiperativo Page 22 of 24 Orkut info BlogBlogs.Com.Br Adicione o S&H:
| Sedentário & Hiperativo Page 22 of 24 Orkut info BlogBlogs.Com.Br Adicione o S&H:

BlogBlogs.Com.Br

& Hiperativo Page 22 of 24 Orkut info BlogBlogs.Com.Br Adicione o S&H:

Adicione o S&H:

Que fim levaram os Apóstolos? | Sedentário & Hiperativo

Page 23 of 24

<a href="http://ww w.sedentario.or g" target="_blank" total de visitantes
<a
href="http://ww
w.sedentario.or
g"
target="_blank"
total de visitantes

Contato

Comercial Parcerias Dicas de Post

feed

Blogs Hiperativos

Parcerias Dicas de Post feed Blogs Hiperativos Preguiza Degraça é mais gostoso Kibe Loco

Preguiza Degraça é mais gostoso Kibe Loco Interney Jogos Gratis Megabalaio Smelly Cat Recebi por e-mail Jogos Sac Divino Wiki Doido Asttro Pilândia Copi-Cola Acidez Mental OMEdi Curto e Grosso Procurando Vagas Siriloko Buscar Jogos Dormiu

Categorias

Vagas Siriloko Buscar Jogos Dormiu Categorias

Que fim levaram os Apóstolos? | Sedentário & Hiperativo

Page 24 of 24

animações Arte/Design artigos Cinema/séries/TV colunas comics addicted Dúvida Razoável delicinhas Dicionário das Marcas diversos Galeria games HQ humor imagens Informe Publicitário Internet inutíl lógica mente músicas O Comedor de Lixo publicidade Sarjeta dos Quadrinhos tecnologia Teoria da Conspiração Tosco / Bizarro toys utilitários vídeos

Tema por Tropus Comunicação na Internet • Design por Evel Ryu Monetização otimizada por Gestão Ativa WebDesign

Monetize o seu blog com HOTWords utilizando o plugin WP-HOTWords 4.4.1.

blog com HOTWords utilizando o plugin WP-HOTWords 4.4.1 .