Вы находитесь на странице: 1из 6

PODER JUDICIRIO TRIBUNAL DE JUSTIA DO ESTADO DE SO PAULO

Registro: 2012.0000637381 ACRDO Vistos, relatados e discutidos estes autos de Agravo de Instrumento n 0206739-88.2012.8.26.0000, da Comarca de Mogi das Cruzes, em que agravante SOCRATES CALVOSO PENNA ME, agravado BANCO DO BRASIL S/A. ACORDAM, em 23 Cmara de Direito Privado do Tribunal de Justia de So Paulo, proferir a seguinte deciso: "Deram provimento ao recurso. V. U.", de conformidade com o voto do Relator, que integra este acrdo. O julgamento teve a participao dos Exmos. Desembargadores SRGIO SHIMURA (Presidente) e PAULO ROBERTO DE SANTANA. So Paulo, 28 de novembro de 2012. Jos Marcos Marrone RELATOR Assinatura Eletrnica

PODER JUDICIRIO TRIBUNAL DE JUSTIA DO ESTADO DE SO PAULO VOTO N: 15111 AGRV.N: 0206739-88.2012.8.26.0000 COMARCA: Mogi das Cruzes (1 Vara Cvel) AGTE. : Scrates Calvoso Penna ME AGDO. : Banco do Brasil S.A.

Justia gratuita Pessoa jurdica - Inexistncia de restrio contida na lei, que no faz distino entre os necessitados Art. 3 da CEst Agravante que apresentou declarao de insuficincia de recursos, firmada por seu representante legal 1 do art. 4 da Lei 1.060/50 Apresentados documentos pela agravante que autorizam reconhecer-se, primeira vista, que ela no se encontra em situao econmica que lhe permita arcar com as despesas do processo - Indicao de advogado pela agravante que no suprime o seu direito ao benefcio. Justia gratuita Microempresa Patrimnio da pessoa fsica do comerciante que se confunde com o patrimnio da firma comercial Inexistncia de bice concesso da gratuidade Possibilidade de a parte contrria, em qualquer fase do processo, requerer a revogao do benefcio, caso prove que a parte favorecida no o merece Agravo provido.

1. Trata-se de agravo de instrumento, interposto, tempestivamente, da deciso proferida em ao declaratria de inexistncia de dbito c.c. indenizao por danos morais (fl. 2), de rito ordinrio, que indeferiu o pedido de justia gratuita formulado pela agravante, ao abrigo dessa argumentao: (...) a autora explora o ramo de comrcio de plantas e flores, tendo, portanto, possibilidade de arcar com a taxa judiciria sem prejuzo de sua prpria subsistncia (fl. 17). Sustenta a agravante, autora da aludida ao, em sntese, que: a Lei n 1.060/50 no faz distino entre os necessitados; juntou aos autos os extratos de suas movimentaes financeiras relativos ao perodo de janeiro a dezembro de 2005; a partir de dezembro de 2005, no foram gerados extratos bancrios por falta de movimentao financeira; encontra-se com restrio financeira na rede bancria e nos rgos de proteo ao crdito desde 3.9.2007; comprovou a sua hipossuficincia financeira; no tem condies de arcar com as custas do processo; deve ser deferida a ela a justia gratuita (fls. 4/10). Foi concedido o efeito suspensivo ao recurso oposto, tendo sido impedido, at o seu julgamento, o cancelamento da distribuio do processo em exame (fl. 17), com base na ausncia do recolhimento das custas iniciais (fl. 23). Foram dispensadas as informaes. No foi intimado o agravado para responder ao recurso, uma vez que a relao processual ainda no se completou (fl. 10).
Agravo de Instrumento n 0206739-88.2012.8.26.0000 2

PODER JUDICIRIO TRIBUNAL DE JUSTIA DO ESTADO DE SO PAULO o relatrio. 2. Merece prosperar o reclamo manifestado pela agravante. Explicando: 2.1. Apesar de respeitvel entendimento na direo oposta (JTACSP-LEX: 171/25; RT: 729/169; RJTJESP-LEX: 137/352), possvel que a pessoa jurdica obtenha a assistncia judiciria, porquanto inexiste restrio contida na lei, que no faz distino entre os necessitados. A esse resultado leva o preceituado no art. 3 da Constituio do Estado de So Paulo: O Estado prestar assistncia jurdica integral e gratuita aos que declararem insuficincia de recursos. Acerca do assunto em exame, assentou o Colendo Superior Tribunal de Justia que: O acesso ao Judicirio amplo, voltado tambm para as pessoas jurdicas. Tem, como pressuposto, a carncia econmica, de modo a impedi-las de arcar com as custas e despesas processuais. Esse acesso deve ser recepcionado com liberalidade. Caso contrrio, no ser possvel o prprio acesso, constitucionalmente garantido. O benefcio no restrito s entidades pias, ou sem interesse de lucro. O que conta a situao econmica-financeira no momento de postular em juzo (como autora, ou r) (REsp n 127.330-RJ, 6 Turma, v.u., Rel. Min. LUIZ VICENTE CERNICCHIARO, j. em 23.6.1997, in Boletim da AASP n 2.104, ps. 92-93). No caso em tela, a agravante postulou a gratuidade de justia ilustre juza da causa, havendo apresentado declarao de insuficincia de recursos firmada pelo seu representante legal (fl. 13). Caso demonstrada a falsidade da afirmao de insuficincia de recursos, estar o declarante sujeito ao pagamento at o dcuplo das custas judiciais, nos termos do 1 do art. 4 da Lei n 1.060/50. Ademais, infere-se dos extratos bancrios juntados, relativos ao ano de 2005, que o saldo da conta corrente de titularidade da agravante, no referido ano, estava constantemente devedor (fls. 19/21). Esclareceu a agravante, nas razes recursais, que deixou de apresentar os extratos a partir de dezembro de 2005, tendo em vista que no houve movimentao financeira aps esse perodo (fl. 7). Acrescentou a agravante que o seu nome est inserido nos cadastros dos rgos de restrio ao crdito desde 3.9.2007 (fls. 7, 8). Logo, pode-se admitir, primeira vista, que a agravante no se encontra em situao econmica que lhe permita arcar com as despesas do processo.
Agravo de Instrumento n 0206739-88.2012.8.26.0000 3

PODER JUDICIRIO TRIBUNAL DE JUSTIA DO ESTADO DE SO PAULO

2.2. Afora isso, a agravante microempresa (fls. 2, 12). Sendo assim, o patrimnio da pessoa fsica do comerciante confunde-se com o da firma comercial, no havendo bice concesso do ventilado benefcio. Especificamente sobre microempresa, proclamou o Colendo Superior Tribunal de Justia que: (...) A precariedade de recursos da microempresa significa a mesma precariedade econmica do seu titular, que pode no ter condies de pagar as despesas do processo sem sacrifcio pessoal. (...) a dificuldade da microempresa , na realidade, a mesma sofrida pelo titular (voto proferido pelo Min. RUY ROSADO DE AGUIAR, in RSTJ: 103/294). Houve pronunciamento no mesmo diapaso da Quarta Cmara do extinto Primeiro Tribunal de Alada Civil do Estado de So Paulo: Assistncia judiciria Pessoa jurdica Impossibilidade desta de arcar com as custas e despesas do processo Benefcio que, excepcionalmente, cabe ser concedido pessoa jurdica Existncia de simbiose entre o patrimnio da pessoa fsica do comerciante em nome individual e o da firma comercial, que uma microempresa Acesso justia dos economicamente hipossuficientes indistintamente previsto na Constituio Federal (art. 5, LXXIV) Gratuidade da justia, no caso, concedida Recurso provido (AI n 1.165.480-9, de Guarulhos, v.u., Rel. Juiz OSAS DAVI VIANA, j. em 14.5.2003). Idntica orientao foi perfilhada pelo extinto Segundo Tribunal de Alada Civil do Estado de So Paulo: Assistncia judiciria Microempresa - Admissibilidade. Embora via de regra no seja admitido o deferimento do benefcio postulado s pessoas jurdicas, a microempresa deve receber tratamento diferenciado, por se tratar, de certa forma, da prpria pessoa fsica, meramente rotulada como empresa individual, visando melhor tratamento contbil e tributrio que lhe confere a lei. E nessas circunstncias, no se afigura justo nem razovel que seja excluda da condio de necessitado prevista no artigo 1 da Lei 1060/50 (AI n 847.870-00/5, 2 Cmara, v.u., Rel. Juiz VIANNA COTRIM, j. em 7.6.2004). 2.3. A indicao de advogado pela agravante (fl. 16), de outra banda, no suprime o seu direito justia gratuita, no estando obrigada a recorrer aos servios da defensoria pblica para desfrutar desse benefcio.
Agravo de Instrumento n 0206739-88.2012.8.26.0000 4

PODER JUDICIRIO TRIBUNAL DE JUSTIA DO ESTADO DE SO PAULO Nessa esteira j houve deliberaes do extinto Segundo Tribunal de Alada Civil do Estado de So Paulo: O fato de o obreiro ter feito a escolha do advogado para represent-lo na causa no configura motivo legtimo para eliminar o privilgio da gratuidade. Ao necessitado a legislao assegura o direito de ser assistido em juzo, gratuitamente, por advogado de sua livre escolha, bastando que este aceite o cargo (RT: 707/119, Rel. Juiz RENATO SARTORELLI). No h incompatibilidade entre a pretenso gratuidade processual e a constituio de patrono no integrante da Procuradoria e/ou de convnio ligado assistncia judiciria de necessitados (AI n 662.847-00/3, 9 Cmara, v.u., Rel. Juiz FRANCISCO CASCONI, j. em 20.9.2000). O Colendo Superior Tribunal de Justia veio confirmar tal entendimento: Processual Civil Assistncia judiciria gratuita Requisitos Configurao - Advogado particular Irrelevncia Lei n 1.060/50. Assistncia judiciria. Defensoria Pblica. Advogado particular. Interpretao da Lei n 1.060/50. 1. No suficiente para afastar a assistncia judiciria a existncia de advogado contratado. O que a lei especial de regncia exige a presena do estado de pobreza, ou seja, da necessidade da assistncia judiciria por impossibilidade de responder pelas custas, que poder ser enfrentada com prova que a desfaa. No serve para medir isso a qualidade do defensor, se pblico ou particular. 2. Recurso especial conhecido e provido (REsp n 679.198PR, 3 Turma, v.u., Rel. Min. CARLOS ALBERTO MENEZES DIREITO, j. em 21.11.2006, in Boletim do STJ, n 5/2007, p. 51). 2.4. Alm do mais, a parte contrria pode, em qualquer fase do processo, requerer a revogao do referido benefcio, provando que a parte favorecida no o merece, de acordo com o art. 7o da Lei n 1.060/50. 2.5. Faz jus a agravante, em suma, ao almejado favor legal. 3. Nessas condies, dou provimento ao agravo contraposto, reformando a deciso impugnada (fls. 15/17), para o efeito de deferir agravante o benefcio da justia gratuita.

Agravo de Instrumento n 0206739-88.2012.8.26.0000

PODER JUDICIRIO TRIBUNAL DE JUSTIA DO ESTADO DE SO PAULO

JOS MARCOS MARRONE Relator

Agravo de Instrumento n 0206739-88.2012.8.26.0000

Вам также может понравиться