Вы находитесь на странице: 1из 28

HERMENUTICA CONSTITUCIONAL

QUESTES INTERPRETATIVISMO E NO INTERPRETATIVISMO 1.- (ADVOGADO PETROBRS CESPE 2007) Entre as correntes de interpretao constitucional, pode-se apontar uma bipolaridade que se concentra entre as correntes interpretativistas e no interpretativistas das constituies. As correntes interpretativistas se confundem com o literalismo e permitem ao juiz que este invoque e aplique valores e princpios substantivos, como a liberdade e a justia contra atos da responsabilidade do Poder Legislativo em desconformidade com a constituio. ( ) CERTO (X) ERRADO 2 (AGU 2007 CESPE) As correntes interpretativistas defendem a possibilidade e a necessidade de os juzes invocarem e aplicarem valores e princpios substantivos, como princpios de liberdade e justia, contra atos de responsabilidade do Poder Legislativo que no estejam em conformidade com o projeto da CF. As posies nointerpretativistas, por outro lado, consideram que os juzes, ao interpretarem a CF, devem limitar-se a captar o sentido dos preceitos nela expressos ou, pelo menos, nela claramente explcitos. ( ) CERTO ( X ) ERRADO 3 (CESPE/Procurador-Natal/2008) No mbito da doutrina que estuda a interpretao constitucional, possvel identificar duas correntes de pensamento: os interpretativistas e os no-interpretativistas. A diferena entre elas, em linhas gerais, que os interpretativistas defendem um ativismo judicial na interpretao da Constituio, admitindo a possibilidade de os juzes irem alm do texto da lei, invocando valores como justia, igualdade e liberdade na criao judicial do direito, o que repelido pelos no-interpretativistas. ( ) CERTO ( X ) ERRADO SUBJETIVISMO E OBJETIVISMO 4 (TCE/RS-2011) Sobre a interpretao das normas constitucionais, assinale a alternativa correta. a) Para a hermenutica constitucional contempornea, dispositivo textual e norma so coisas idnticas, havendo, entre eles, uma correspondncia biunvoca, de tal forma que todo dispositivo veicula uma e to somente uma norma e para toda norma h um especfico dispositivo textual. b) Conforme a denominada teoria subjetiva da interpretao, tarefa da interpretao constitucional identificar ou descobrir a vontade objetiva da Constituio, afastandose qualquer interferncia, no processo interpretativo, da vontade e das prcompreenses do intrprete. c) Aceita a distino entre texto constitucional e norma constitucional, conclui-se que a norma constitucional no o pressuposto da interpretao constitucional, mas o seu resultado.

d) Em direito constitucional, vedada a interpretao extensiva, sobretudo do mbito de proteo de normas de direitos fundamentais, porque, invariavelmente, se trata de estratagema do intrprete para usurpar a vontade do Poder Constituinte. e) Na teoria constitucional contempornea ganhou status de opinio comum a tese segundo a qual os mtodos ou elementos tradicionais de interpretao, sistematizados por Friedrich Karl von Savigny, devem ser completamente afastados do processo de interpretao da Constituio, porque so historicamente anacrnicos e metodologicamente inadequados para aferir o verdadeiro sentido dos dispositivos constitucionais.

INTERPRETAO QUANTO AO SUJEITO 5 (TJ/AL 2008 CESPE) Acerca das espcies e mtodos clssicos de interpretao adotados pela hermenutica jurdica, assinale a opo correta. a) A interpretao autntica pressupe que o sentido da norma o fixado pelos operadores do direito, por meio da doutrina e jurisprudncia. b) A interpretao lgica se caracteriza por pressupor que a ordem das palavras e o modo como elas esto conectadas so essenciais para se alcanar a significao da norma. c) A interpretao sistemtica se caracteriza por pressupor que qualquer preceito normativo dever ser interpretado em harmonia com as diretrizes gerais do sistema, preservando-se a coerncia do ordenamento. d) A interpretao histrica se caracteriza pelo fato de que o significado da norma deve atender s caractersticas sociais do perodo histrico em que aplicada. e) A interpretao axiolgica pressupe uma unidade objetiva de fins determinados por valores que coordenam o ordenamento, assim legitimando a aplicao da norma. 6 (MPE-MG/Promotor MPE-MG/2005) a) a interpretao autntica vincula os juzes, no ato interpretativo, sendo de eficcia erga omnes e efeito ex tunc. ( X ) CERTO ( ) ERRADO b) a interpretao doutrinria aquela que advm dos juristas, materializando-se atravs de ensaios tericos ou peas processuais sobre o contedo e significado da norma. ( X ) CERTO ( ) ERRADO c) a interpretao autntica aquela ministrada pelo legislador mesmo, o rgo legislativo elabora uma segunda norma com o propsito de estabelecer o significado e o alcance da norma antecedente, havida por contraditria ou ambgua. ( X) CERTO ( ERRADO) 7 (AUDITOR SEFAZ/SC 2010) Com respeito ao modelo constitucional brasileiro, correto afirmar: a) A interpretao autntica aquela realizada de maneira uniforme pelos tribunais. b) A interpretao constitucional pode se classificada, tradicionalmente, em autntica, jurisprudencial ou doutrinria. c) O mtodo sistemtico tpico exemplo de interpretao constitucional autntica.

d) O mtodo teleolgico de interpretao o que busca garantir a coerncia dos diversos dispositivos do texto normativo. e) O mtodo sistemtico de interpretao consiste na anlise pormenorizada de cada palavra e etimologia do texto normativo. MTODOS DE INTERPRETAO CONSTITUCIONAL 8 (ADVOGADO PETROBRS 2007) Segundo o mtodo jurdico de Forsthoff, a interpretao da constituio no se distingue da interpretao de uma lei e, por isso, para se interpretar o sentido da lei constitucional, devem-se utilizar as regras tradicionais da interpretao. ( X ) CERTO ( ) ERRADO 9 (TJ/AL-2008) O modo de pensar que foi retomado por Theodor Viehweg, em sua obra Topik und Jurisprudenz, tem por principal caracterstica o carter prtico da interpretao constitucional, que busca resolver o problema constitucional a partir do prprio problema, aps a identificao ou o estabelecimento de certos pontos de partida. um mtodo aberto, fragmentrio ou indeterminado, que d preferncia discusso do problema em virtude da abertura textual das normas constitucionais. O mtodo de interpretao constitucional indicado no texto acima denominado a) tpico-problemtico. b) hermenutico-concretizador. c) cientfico-espiritual. d) normativo-estruturante. e) sistmico. 10 (AGU 2010 CESPE) O mtodo hermenutico-concretizador caracteriza-se pela praticidade na busca da soluo dos problemas, j que parte de um problema concreto para a norma. ( ) CERTO (X) ERRADO 11 (TRE/GO 2009 CESPE) Esse mtodo parte da premissa de que existe uma relao necessria entre o texto e a realidade, entre preceitos jurdicos e os fatos que eles intentam regular. Para Mller, na tarefa de interpretar-concretizar a norma constitucional, o intrprete- aplicador deve considerar tanto os elementos resultantes da interpretao do texto (programa normativo), como os decorrentes da investigao da realidade (domnio normativo). Isso porque, partindo do pressuposto de que a norma no se confunde com o texto normativo, afirma Mller que o texto apenas a 'ponta do iceberg'; mas a norma no compreende apenas o texto, pois abrange tambm "um pedao de realidade social", sendo esta talvez a parte mais significativa que o intrprete- aplicador deve levar em conta para realizar o direito. Dirley da Cunha Jnior. Curso de Direito Constitucional. 2. ed. Salvador: Editora Juspodivum, 2008, p. 214. (com adaptaes). O trecho acima descreve o mtodo de interpretao constitucional denominado a) mtodo normativo-estruturante. b) mtodo tpico-problemtico. c) mtodo hermenutico-clssico. d) mtodo cientfico-espiritual.

12 (TJ/BA 2012) Com relao aos elementos da Constituio, aplicabilidade e interpretao das normas constitucionais, assinale a opo correta. a) Apenas os dispositivos que versam sobre os direitos e deveres individuais e coletivos, por possurem todos os elementos necessrios sua executoriedade direta e integral, podem ser considerados normas constitucionais de eficcia plena e aplicabilidade imediata. b) Denomina-se hermenutico-concretizador o mtodo desenvolvido por Rudolf Smend, para quem o intrprete constitucional no pode separar o programa normativo inserido nas constituies da realidade social. c) O mtodo hermenutico clssico de interpretao constitucional concebe a interpretao como uma atividade puramente tcnica de conhecimento do texto constitucional e preconiza que o intrprete da Constituio deve se restringir a buscar o sentido da norma e por ele se guiar na sua aplicao, sem formular juzos de valor ou desempenhar atividade criativa. d) Os elementos de estabilizao constitucional consubstanciam- se nas normas que regulam a estrutura do Estado e do poder, a segurana pblica e as Foras Armadas. e) O prembulo da CF e as disposies constitucionais transitrias constituem exemplos de elementos limitativos, que restringem a atuao do legislador constituinte derivado e dos titulares do poder estatal 13 (ABIN CESPE 2010) Entre os mtodos compreendidos na hermenutica constitucional inclui-se o tpico problemtico, que consiste na busca da soluo partindo-se do problema para a norma. ( X ) CERTO ( ) ERRADO 14 (AGU 2007 CESPE) No existe relao hierrquica fixa entre os diversos critrios de interpretao da CF, pois todos os mtodos conhecidos conduzem sempre a um resultado possvel, nunca a um resultado que seja o unicamente correto. Essa pluralidade de mtodos se converte em veculo da liberdade do juiz, mas essa liberdade objetivamente vinculada, pois no pode o intrprete partir de resultados preconcebidos e, na tentativa de legitim-los, moldar a norma aos seus preconceitos, mediante a utilizao de uma pseudo-argumentao. ( X ) CERTO ( ) ERRADO 15 (TCE/ES 2012) De acordo com o mtodo hermenutico concretizador, elaborado com base nos ensinamentos de Konrad Hesse, a norma deve ser interpretada a partir da anlise do problema concreto, tendo-se a constituio como um sistema aberto de regras e princpios. ( ) CERTO (X) ERRADO 16 (MP/RN 2009 CESPE) Desde o momento da elaborao do texto at o instante de sua aplicao, a norma determinada histrica e socialmente. Logo, quando o jurista cogita dos elementos e situaes do mundo da vida sobre os quais recai determinada norma, no se refere a um tema metajurdico. A norma composta pela histria, pela cultura e pelas demais caractersticas da sociedade no mbito da qual se aplica.

O texto normativo - diz Muller - uma frao da norma, aquela parte absorvida pela linguagem jurdica, porm no a norma, pois a norma jurdica no se reduz linguagem jurdica. A norma congrega todos os elementos que compem o mbito normativo (elementos e situaes do mundo da vida sobre os quais recai determinada norma). Alm disso, os textos normativos so formulados tendo em vista determinado estado da realidade social (que eles pretendem reforar ou modificar); este estado da realidade social geralmente no aparece no texto da norma. O texto abstrato e geral (isto , sem referncia a motivos e contexto real). Mas o aspecto da realidade referida pela norma constitui conjuntamente seu sentido (esse sentido no pode, a partir da, ser perseguido apartado da realidade a ser regulamentada). A realidade tanto parte da norma quanto o texto; na norma, esto presentes inmeros elementos do mundo da vida. Eros Roberto Grau. Ensaio e discurso sobre a interpretao/aplicao do direito. 3. ed. So Paulo: Malheiros, 2005, p. 74-5 (com adaptaes). O mtodo de interpretao constitucional tratado pelo autor no trecho de texto acima o mtodo a) jurdico ou hermenutico-clssico. b) tpico-problemtico. c) normativo-estruturante. d) hermenutico-concretizador. e) cientfico-espiritual. 17 (DEFENSORIA PBLICA/AM 2011) Sobre os mtodos e princpios hermenutcos aplicveis na seara constitucional correto afirmar que: a) Os mtodos clssicos de interpretao (literal ou gramatical, histrico, sistmico e teleolgico), segundo a doutrina majoritria, no so aplicveis na interpretao do texto constitucional. b) Segundo o mtodo tpico-problemtico, o intrprete parte de uma pr-compreenso da norma para aplicar ao problema, pois considera que o texto constitucional um limite intransponvel para o intrprete. c) De acordo com o princpio da correo funcional, o intrprete no pode subverter o esquema organizatrio-funcional estabelecido na Consttuio, pois, caso contrrio, haveria permisso para que um poder invada a competncia de outro. d) Pelo princpio da efccia integradora, o intrprete, ao concretizar a Constituio, deve harmonizar os bens jurdicos envolvidos no confito, de modo que no seja necessrio sacrifcar totalmente nenhum deles. e) Segundo o princpio da unidade da Constituio, para que no se instaure a total insegurana jurdica, preciso aceitar o dogma de que existe apenas uma interpretao possvel das normas constitucionais. 18 (DEFENSORIA PBLICA/BA 2010 CESPE) De acordo com o mtodo tpico-problemtico, a anlise da norma constitucional no deve estar embasada na literalidade da norma, mas na realidade social e nos valores subjacentes do texto constitucional, razo pela qual a Constituio deve ser interpretada, por esse mtodo, como algo em constante renovao, em compasso com as modificaes da vida em sociedade. ( ) CERTO ( X ) ERRADO

19 (DEFENSORIA PBLICA/SE 2012) Com relao aos mtodos de interpretao das normas constitucionais, assinale a opo correta. a) Segundo o mtodo tpico-problemtico, as normas constitucionais so fechadas e determinadas, sem nenhum vis fragmentrio. b) Para cada caso concreto que envolva normas constitucionais, h um mtodo de interpretao adequado que se revela o correto. c) De acordo com o mtodo hermenutico clssico, devem-se adotar os critrios tradicionais relacionados por Savigny como forma de se preservar o contedo da norma interpretada e evitar que ele se perca em consideraes valorativas. d) Uma das caractersticas do mtodo hermenutico-concretizador ignorar a prcompreenso do intrprete. e) Consoante o mtodo cientfico-espiritual, a interpretao da Constituio restringese ao campo jurdico-formal, no sendo admitida qualquer perspectiva poltica ou sociolgica de construo e preservao da unidade social. 20 (ANALISTA SEPLAG- FUNIVERSA 2009) Acerca dos mtodos e princpios que regulam a interpretao constitucional, assinale a alternativa incorreta. a) A interpretao das normas constitucionais um conjunto de mtodos e princpios desenvolvidos pela doutrina e jurisprudncia com base em critrios ou premissas diferentes, mas, em geral, reciprocamente complementares, o que refora o carter unitrio da atividade interpretativa. b) Segundo o mtodo interpretativo hermenutico- clssico, a constituio essencialmente uma lei e, por isso, h de ser interpretada segundo as regras tradicionais da hermenutica, articulando-se e complementando-se para revelar seu sentido. c) De acordo com o mtodo tpico-problemtico, os instrumentos hermenuticos tradicionais no resolvem as questes emergentes da interpretao concretizadora desse novo modelo constitucional, em que a constituio um sistema aberto de regras e princpios. d) O mtodo cientfico-espiritual marcado por entender a constituio em uma perspectiva poltica e sociolgica, enquanto instrumento de regulao de conflitos, e, por essa forma, de construo e de preservao da unidade social. e) Pelo princpio interpretativo da mxima efetividade, os aplicadores da Lei Maior devem interpret-la de modo a otimizar-lhe a eficcia, podendo at mesmo alterar seu contedo. 21 (TRT 23a REGIO 2011) Assinale a alternativa que corresponde a uma afirmao falsa: a) Alm da proibio do excesso, a proibio da proteo insuficiente tambm pode ser considerada uma das dimenses do proporcionalidade em sentido estrito, na medida em que uma conduta estatal que no contempla uma proteo adequada e eficaz de um direito fundamental significa, do ponto de vista metodolgico, considerar referida conduta desproporcional em sentido estrito b) Normas constitucionais interpostas seriam aquelas disposies normativas s quais as normas constitucionais fazem expressa referncia, vinculando atos e procedimentos

legislativos, apresentando uma fora normativa diferenciada por derivar diretamente da referncia constitucional. c) O mtodo de interpretao constitucional denominado hermenuticoconcretizador seria aquele segundo o qual o Direito, o Estado e a Constituio so vistos como fenmenos culturais ou fatos referidos a valores, a cuja realizao os trs servem de instrumento, emergindo entre tais valores, como fim supremo a ser buscado por toda a comunidade, a integrao, exigindo-se, ento, uma interpretao extensiva e flexivel da Constituio, enquanto instrumento ordenador da totalidade da vida do Estado. d) Um exemplo de costume constitucional citado pela doutrina seria o descumprimento, pelo Poder Executivo, de leis que repute inconstitucionais, comportamento que no teria base constitucional expressa, mas que consagrado pelo uso, tratando-se, no caso, de um costume praeter constitutionem. e) A interpretao constitucional evolutiva seria um processo informal de reforma do texto da Constituio, caracterizando-se pela atribuio de novos contedos norma constitucional, sem modificao de seu teor literal, em razo de mudanas histricas ou de fatores politicos e sociais que no estavam presentes nas mentes dos constituintes. 22 (TJ/SP 2009) Quando o intrprete, observando que a expresso contida na norma sofreu alterao no correr dos anos e por isso procura adaptar-lhe o sentido ao conceito atual, ocorre a chamada interpretao a) sistemtica. b) histrica. c) extensiva. d) progressiva.

PRINCPIOS DE INTERPRETAO CONSTITUCIONAL 23 (POLCIA CIVIL/MG 2008) A hermenutica, como condio indispensvel a que o ato de interpretao constitucional se revele em toda a sua extenso e complexidade, tem por base, respectivamente, os seguintes princpios: a) anterioridade, concordncia prtica, impessoalidade, legalidade e normatividade. b) proporcionalidade, razoabilidade, publicidade, eficincia e impessoalidade. c) supremacia da Constituio, efetividade, moralidade, legalidade e legitimidade do intrprete. d) unidade da Constituio, efeito integrador, mxima efetividade, conformidade funcional, concordncia prtica e fora normativa. 24 (AUDITOR FISCAL DO TRABALHO 2010) Praticamente toda a doutrina constitucionalista cita os princpios e regras de interpretaes enumeradas por Canotilho. Entre os princpios e as regras de interpretao abaixo, assinale aquele(a) que no foi elencado por Canotilho. a) Unidade da constituio. b) Da mxima efetividade ou da eficincia. c) Da supremacia eficaz. d) Do efeito integrador.

e) Da concordncia prtica ou da harmonizao. 25 (DELEGADO CIVIL/RJ 2012) Com base nas lies de Canotilho, os princpios de interpretao constitucional foram desenvolvidos a partir do mtodo hermenuticoconcretizador e se tornaram referncia obrigatria da teoria da interpretao constitucional. Segundo a Doutrina, h um princpio que tem por finalidade impedir que o intrprete-concretizador da Constituio modifique aquele sistema de repartio e diviso das funes constitucionais, para evitar que a interpretao constitucional chegue a resultados que perturbem o esquema organizatrio-funcional nela estabelecido, como o caso da separao dos poderes.A definio exposta corresponde ao Princpio: a) da Justeza ou da Conformidade Funcional. b) da Mxima Efetividade. c) da Harmonizao. d) da Fora Normativa da Constituio. e) do Efeito Integrador. 26 (TRT- 21a REGIO 2010- CESPE) Pelo princpio da mxima efetividade ou da eficincia, a interpretao constitucional deve ser realizada de maneira a se evitarem contradies entre as normas da CF. ( ) CERTO (X) ERRADO 27 (TCE/PR 2011) Em matria de coliso de direitos fundamentais, a aplicao do princpio da proporcionalidade pressupe, entre outros elementos, que a restrio ao exerccio de um direito fundamental somente ocorra se no houver outro meio menos gravoso e igualmente eficiente para a soluo da coliso. O elemento do princpio da proporcionalidade ao qual o texto se refere o da a) necessidade. b) adequao. c) eficcia. d) proporcionalidade em sentido estrito. e) vedao do retrocesso. 28 (AGU 2010 CESPE) ) Pelo princpio da concordncia prtica ou harmonizao, na hiptese de eventual conflito ou concorrncia entre bens jurdicos constitucionalizados, deve-se buscar a coexistncia entre eles, evitando-se o sacrifcio total de um princpio em relao ao outro. ( ) CERTO (X) ERRADO 29 (TRT/17a REGIO 2009) O princpio da mxima efetividade estabelece que o intrprete deve atribuir s normas constitucionais o sentido que lhes d maior efetividade, evitando, sempre que possvel, solues que impliquem a noaplicabilidade da norma. ( X) CERTO ( ) ERRADO 30 (ANALISTA TRE/AM 2010 FCC) Com relao aos princpios interpretativos das normas constitucionais, aquele segundo o qual a interpretao deve ser realizada de maneira a evitar contradies entre suas normas denominado de a) conformidade funcional.

b) mxima efetividade. c) unidade da constituio. d) harmonizao. e) fora normativa da constituio.

31 (TRT 24 Juiz do trabalho substituto 2007) Dados os seguintes enunciados: I.A interpretao constitucional deve ser realizada de maneira a evitar contradies entre suas normas. II. Os rgos encarregados da interpretao da norma constitucional no podero chegar a uma posio que subverta, altere ou perturbe o esquema organizatriofuncional estabelecido pelo legislador constituinte originrio. III. Os bens jurdicos em conflito devero estar coordenados e combinados de forma a evitar o sacrifcio total de um (uns) em relao a outro(s). IV. Entre as interpretaes possveis, deve ser adotada aquela que garanta maior eficcia, aplicabilidade e permanncia das normas constitucionais. V. A uma norma constitucional deve ser atribudo o sentido que maior eficcia se lhe conceda. VI. Na resoluo dos problemas jurdico-constitucionais, dever ser dada maior primazia aos critrios favorecedores da integrao poltica e social, bem como ao reforo da unidade poltica. Relacione-os com o princpio/regra interpretativa de norma constitucional: Assinale a alternativa CORRETA: a) Unidade da Constituio; Efeito Integrador; Mxima Efetividade ou Eficincia; Justeza ou Conformidade Funcional; Concordncia Prtica ou Harmonizao; Fora Normativa da Constituio. b) Fora Normativa da Constituio; Unidade da Constituio; Concordncia Prtica ou Harmonizao; Justeza ou Conformidade Funcional; Mxima Efetividade ou Eficincia; Efeito Integrador. c) Unidade da Constituio; Justeza ou Conformidade Funcional; Concordncia Prtica ou Harmonizao; Fora Normativa da Constituio; Mxima Efetividade ou Eficincia; Efeito Integrador. d) Concordncia Prtica ou Harmonizao; Justeza ou Conformidade Funcional; Mxima Efetividade ou Eficincia; Unidade da Constituio; Fora Normativa da Constituio; Efeito Integrador. e) Justeza ou Conformidade Funcional; Efeito Integrador; Fora Normativa da Constituio; Concordncia Prtica ou Harmonizao; Unidade da Constituio; Mxima Efetividade ou Eficincia. 32 (TRT 9a REGIO 2003) Sobre os mtodos de interpretao constitucional, considere as seguintes proposies: I - o mtodo tpico-problemtico parte das seguintes premissas: (1) carter prtico da interpretao constitucional; (2) carter aberto, fragmentrio ou indeterminado da lei constitucional e (3) preferncia pela discusso do problema em virtude da abertura das normas constitucionais que no permitam qualquer deduo subsuntiva a partir delas mesmo. II - o mtodo jurdico preconiza que, para desvendar o sentido das normas constitucionais, devem ser utilizados os cnones ou regras tradicionais da

hermenutica, quais sejam: (1) o elemento filolgico, tambm chamado sistemtico; (2) o elemento lgico; (3) o elemento teleolgico e o (4) elemento gentico. III - o mtodo hermenutico-concretizador; cuja teorizao fundamental devida a K. Hesse, reala os seguintes pressupostos da tarefa interpretativa: (1) subjetivos, em razo de que o intrprete desempenha um papel criador na obteno do sentido do texto constitucional, (2) objetivos, isto , o contexto, atuando o intrprete como operador de mediaes entre o texto e a situao em que se aplica e (3) relao entre texto e contexto com a mediao criadora do intrprete. IV - Quanto ao mtodo cientfico-espiritual (tambm chamado valorativo ou sociolgico), suas premissas bsicas fundamentam-se na necessidade de a interpretao da Constituio ter em conta: (1) as bases de valorao subjacentes ao texto constitucional e (2) o sentido e a realidade da constituio como elemento do processo de integrao. Assinale a alternativa correta: a) Apenas trs proposies esto corretas b) Apenas duas proposies esto corretas c) Apenas uma proposio est correta d) Todas as proposies esto corretas e) Todas as proposies esto erradas 33 (TRT/ 17a REGIO 2009) Segundo o princpio da unidade da constituio, cada pas s pode ter uma constituio em vigor, de modo que a aprovao de nova constituio implica a automtica revogao da anterior. ( ) CERTO (X) ERRADO 34 (TRT/ 17a REGIO 2009) O princpio do efeito integrador estabelece que, havendo lacuna na CF, o juiz deve recorrer a outras normas do ordenamento jurdico para integrar o vcuo normativo. ( ) CERTO (X) ERRADO 35 (TRT 2009 CESPE 17 a REGIO ) O princpio da conformidade funcional visa impedir, na concretizao da CF, a alterao da repartio das funes constitucionalmente estabelecidas. ( X ) CERTO ( ) ERRADO 36 (MP/GO 2009 - A respeito dos princpios de interpretao constitucional, incorreto dizer que: a) O princpio da mxima efetividade constitucional guarda estreita vinculao com o princpio da fora normativa da constituio, e termina por orientar os aplicadores da Lex Legum a interpret-la de sorte a lhe conferir mxima efetividade, sem que, com isso, seja preciso alterar seu contedo. b) O princpio da unidade constitucional preconiza a necessidade de se interpretar os dispositivos constitucionais no como normas hermeticamente estanques, mas como preceitos harmonicamente integrados em um sistema coeso de regras e princpios. c) Em havendo situaes de concorrncia entre bens e valores constitucionalmente protegidos, deve o responsvel pela sua aplicao perseguir soluo que otimize a concretizao de todos eles, mas que, concomitantemente,

no determine a negao de nenhum, consoante estabelece o princpio da eficcia integradora. d) O princpio da presuno da constitucionalidade de leis e de atos normativos funciona como fator de demarcao da atividade judicial, em prol da preservao do princpio da separao dos poderes, a impedir o juiz ou tribunal que declare a inconstitucionalidade quando esta no for clara e patente, antes existindo tese plausvel para a conservao da norma. 37 (PGE/CE- CESPE 2008) Com relao aos princpios interpretativos das normas constitucionais, assinale a opo correta. a) Segundo o princpio do efeito integrador, na resoluo de problemas jurdicoconstitucionais, dever ser dada maior primazia aos critrios favorecedores da integrao poltica e social, bem como o reforo da unidade poltica. b) De acordo com o princpio da eficincia ou da efetividade, na resoluo de problemas constitucionais, deve-se dar primazia aos direitos do Estado. c) Segundo o princpio da conformidade funcional, deve o intrprete harmonizar os bens jurdicos em conflito, de modo a evitar o sacrifcio de uns em relao aos outros. d) O princpio da fora normativa da Constituio estabelece que o intrprete deve ater-se ao que consta do texto das normas constitucionais. e) Segundo o princpio da unidade da Constituio, uma constituio no deve ser interpretada a partir de valores e princpios contidos em outras constituies. 38 (PROCURADOR/AL CESPE 2011) No que se refere interpretao das normas constitucionais e ao poder constituinte originrio e derivado, assinale a opo correta. a) Tem-se a aplicao do denominado princpio da correo funcional quando, por meio da interpretao de algum preceito, busca-se no deturpar o sistema de repartio de funes entre os rgos e pessoas designados pela CF. b) O poder constituinte originrio, por sua prpria natureza, no pode decorrer da atuao de uma nica pessoa ou de um grupo restrito de pessoas, sem a interveno de um rgo de representao popular. c) O poder constituinte derivado est sujeito a limitaes temporais, circunstanciais e materiais, sendo que estas ltimas, segundo a doutrina, esto exaustivamente enumeradas na CF, compondo as denominadas clusulas ptreas. d) De acordo com a doutrina, determinada lei que perdeu a vigncia em face da instaurao de nova ordem constitucional ter sua eficcia automaticamente restaurada pelo advento de outra constituio, desde que com ela compatvel, por se tratar de hiptese em que se admite a repristinao. e) O denominado mtodo hermenutico-concretizador no admite que o intrprete se valha de suas pr-compreenses sobre o tema para obter o sentido da norma. 39 (ADVOGADO PETROBRS 2007) O princpio de interpretao constitucional conhecido como princpio do efeito integrador impe a coordenao e a combinao dos bens jurdicos em conflito, de forma a evitar o sacrifcio total de uns em relao aos outros. ( ) CERTO (X ) ERRADO 40 (TRT 9a REGIO 2006) Sobre interpretao das normas constitucionais, considerando-se perspectiva pspositivista, correto afirmar que:

a) A tcnica da subsuno, baseada em raciocnios silogsticos, suficiente para resolver coliso de direitos fundamentais, em qualquer caso concreto. b) O sistema constitucional vigente estruturado de tal forma que jamais haver conflito de normas de mesma hierarquia, em casos concretos. c) Como o prprio sistema de normas jurdicas positivadas oferece as solues cabveis em caso de conflito de normas de mesma hierarquia, o papel do intrprete, inclusive do juiz, resume-se a uma atividade de conhecimento tcnico. d) De acordo com o princpio da unidade hierrquico-normativa da Constituio, no h hierarquia entre normas da Constituio, cabendo ao intrprete, em cada caso concreto, buscar a harmonizao possvel entre comandos que tutelem interesses contrapostos, utilizando-se da tcnica da ponderao de valores. e) Quando o juiz se deparar, no caso concreto, com coliso de direitos fundamentais, poder se abster de decidir, pois, do contrrio, sua deciso, seja qual for, implicar violao Constituio. 41 (ADVOGADO CODESP 2010 FGV) A respeito da interpretao das normas constitucionais, assinale a afirmativa INCORRETA. a) O princpio da eficcia integradora concretiza uma importante funo de produzir e manter a coeso sociopoltica, pelo que o intrprete da Constituio deve dar preferncia aos direitos coletivos em face dos individuais. b) Pelo princpio da unidade da Constituio, as normas constitucionais devem ser observadas no como normas isoladas, mas como preceitos integrados, de modo que em nenhuma hiptese deve-se separ-las do conjunto em que se integram. c) De acordo com o princpio da concordncia prtica, nas situaes de concorrncia entre bens que so constitucionalmente protegidos, adota-se a soluo que otimize a realizao de todos eles, sem acarretar a negao de nenhum. d) Segundo o princpio da interpretao conforme a Constituio, entre diversas exegeses igualmente constitucionais, deve-se optar por aquela que se orienta para a Constituio ou pela que melhor corresponde s decises do constituinte. e) Infere-se do princpio da correo funcional que os intrpretes e os aplicadores da Constituio no podem chegar a resultados que maculem o sistema organizatriofuncional nela estabelecido, a exemplo da separao de poderes. 42 (DEFENSORIA PBLICA/GO 2010) A maioria da doutrina constitucionalista admite a especificidade da interpretao constitucional e lista alguns princpios a serem observados nessa tarefa. Quando o intrprete se depara com duas normas constitucionais aparentemente contraditrias e incidentes sobre a mesma situao ftica, o princpio aplicvel o da: a) interpretao conforme a Constituio. b) unidade da Constituio. c) presuno da constitucionalidade das leis e atos do poder pblico. d) mxima efetividade. e) fora normativa da Constituio. 43 (TRT 23a REGIO 2011) No que tange aos princpios constitucionais e interpretao constitucional, marque a opo CORRETA luz da doutrina constitucional contempornea:

a) Os princpios constitucionais tem funo informadora e interpretativa, no detendo fora normativa, de modo que no servem para reger situaes em concreto ou investir indivduos em posies jurdicas favorveis, em especial quando se tratar de princpios de maior abstrao e menor densificao normativa, como a dignidade da pessoa humana. b) De acordo com o princpio da efetividade, as normas constitucionais tem sempre eficcia jurdica, so imperativas e sua inobservncia espontnea enseja aplicao coativa. A uma norma constitucional, ainda luz do referido princpio, deve ser atribudo o sentido que maior eficcia lhe d. c) A classificao das normas constitucionais em auto-executveis e no autoexecutveis revela-se compatvel com a atual doutrina constitucionalista, eis que h normas que, na ausncia de regulamentao, no podero ser dotadas de efetividade ou eficcia, nem mesmo a eficcia de carter meramente negativo (ou seja, obstativa da produo legislativa contrria norma constitucional). d) A coliso entre princpios constitucionais acarreta a soluo pela hierarquia das normas, prevalecendo aquele hierarquicamente superior em detrimento do inferior, eis que no vivel, no caso concreto, a incidncia simultnea de dimenses de dois princpios conflitantes. e) A consagrao expressa do princpio da razoabilidade na Constituio da Repblica de 1988 contribuiu para a sua melhor aceitao pela doutrina e pela jurisprudncia. 44 (TJ/AL 2008 CESPE) Para Konrad Hesse, as normas jurdicas e a realidade devem ser consideradas em seu condicionamento recproco. A norma constitucional no tem existncia autnoma em face da realidade, e a constituio no configura apenas a expresso de um ser, mas tambm de um dever ser. Assim, para ser aplicvel, a constituio deve ser conexa realidade jurdica, social, poltica; no entanto, ela no apenas determinada pela realidade social, mas tambm determinante desta. correto afirmar que o texto acima aborda o princpio da a) unidade da constituio. b) fora normativa da constituio. c) conformidade funcional. d) concordncia prtica ou da harmonizao. e) eficcia integradora. 45 (ANATEL 2009 CESPE) O princpio da unidade da Constituio considera essa Carta em sua totalidade, buscando harmoniz-la para uma viso de normas no isoladas, mas como preceitos integrados em um sistema unitrio de regras e princpios ( X ) CERTO ( ) ERRADO 46 (ANATEL 2009 CESPE) O princpio da mxima efetividade visa interpretar a CF no sentido de atribuir norma constitucional a maior efetividade possvel, ou seja, deve-se atribuir a uma norma constitucional o sentido que lhe d maior eficcia. ( X ) CERTO ( ) ERRADO

47 (FUNDAO CASA/VUNESP 2010) De acordo com a consagrada teoria da interpretao das normas constitucionais, qual o princpio que estabelece que a interpretao constitucional deve ser realizada de maneira a evitar contradio entre suas normas? a) Da mxima efetividade. b) Da unidade da constituio. c) Do efeito integrador. d) Da justeza ou da conformidade funcional. e) Da concordncia prtica ou da harmonizao. 48 (CESPE/Procurador Federal-AGU/2007) Quanto hermenutica constitucional, julgue os itens seguintes. a) O princpio da unidade da CF, como princpio interpretativo, prev que esta deve ser interpretada de forma a se evitarem contradies, antinomias ou antagonismos entre suas normas. ( X ) CERTO ( ) ERRADO b) No existe relao hierrquica fixa entre os diversos critrios de interpretao da CF, pois todos os mtodos conhecidos conduzem sempre a um resultado possvel, nunca a um resultado que seja o unicamente correto. Essa pluralidade de mtodos se converte em veculo da liberdade do juiz, mas essa liberdade objetivamente vinculada, pois no pode o intrprete partir de resultados preconcebidos e, na tentativa de legitim-los, moldar a norma aos seus preconceitos, mediante a utilizao de uma pseudo-argumentao. ( X ) CERTO ( ) ERRADO 49 (MINISTRIO PBLICO/AL 2012) Certo governo estadual, tendo em vista o aumento do nmero de crianas nas ruas, decide intensificar programas de institucionalizao, sob o argumento de que esta ao proteger crianas em situao de risco com mais eficcia do que o investimento em programas de atendimento social a famlias carentes. O Ministrio Pblico do Estado respectivo pretende acionar o Judicirio para que se pronuncie sobre a compatibilidade da deciso governamental com a disciplina dos direitos fundamentais da criana e do adolescente e fundamenta sua petio em princpio de hermenutica constitucional, denominado princpio ......, tecendo o seguinte raciocnio: I. Sob o prisma da ......, conclui-se que a opo do governo no idnea para os fins que busca, j que a principal causa do abandono reside no desajuste social das famlias. Assim, a institucionalizao no atingiria a raiz do problema e no seria capaz de diminuir o nmero de crianas nas ruas. II. No entanto, ainda que o Judicirio entenda que a medida idnea, sob o prisma da ......, conclui-se que a opo do governo no a melhor escolha possvel, pois existem outras polticas pblicas menos gravosas para a garantia da proteo integral da criana, capazes, inclusive, de gerar melhores resultados do que a poltica de institucionalizao. III. Todavia, ainda que o Judicirio entenda que a medida idnea e se materializa na melhor escolha possvel, sob o prisma da ......, conclui-se que a opo do governo no equilibrada e no gera mais vantagens para a sociedade, na medida em que a institucionalizao transforma-se em uma espcie de punio criana que se

encontra em situao de pobreza, imputando-lhe uma carga demasiadamente onerosa para suportar. Os termos jurdicos que completam corretamente as lacunas do texto so, respectivamente, a) do efeito integrador; idoneidade; proporcionalidade em sentido estrito; efetividade. b) da conformidade funcional; adequao; integrao; proporcionalidade. c) da unidade da Constituio; proporcionalidade; adequao; justeza. d) da proporcionalidade; adequao; necessidade; proporcionalidade em sentido estrito. e) da mxima efetividade; necessidade; razoabilidade; efetividade. 50 (DEFENSORIA PBLICA/BA -2010 CESPE) De acordo com o denominado princpio do efeito integrador, deve-se dar primazia, na resoluo dos problemas jurdico-constitucionais, aos critrios que favoream a integrao poltica e social e o reforo da unidade poltica. ( X ) CERTO ( ) ERRADO 51 (PROCURADOR TERESINA 2010 FCC) Para interpretar e aplicar os preceitos constitucionais essencial adentrar ao mbito da dogmtica para diferenciar princpios e regras, assim, quanto aos mtodos de interpretao constitucional est correto afirmar: a) O "Princpio da Interpretao Conforme a Constituio" uma diretriz para aplicao dos princpios constitucionais fundamentais que devem ser interpretados no sentido de chegar a uma integrao poltica e social. b) O "Princpio da Unidade da Constituio" permite ao intrprete dar coeso ao texto constitucional ao definir princpios como standardsjuridicamente relevantes, abertos, apartado das regras. c) O "Princpio da Mxima Efetividade" autoriza a alterao do contedo dos direitos fundamentais da norma com o fim de garantir o sentido que lhe d a maior eficcia possvel. d) O "Princpio da Concordncia Prtica" indica que diante de um conflito entre bens constitucionalmente protegidos, deve-se optar por um deles em nome da coerncia lgica e segurana jurdica. e) O "Princpio da Fora Normativa da Constituio" alude para a priorizao de solues hermenuticas que possibilitem a atualizao normativa e, ao mesmo tempo, edifique sua eficcia e permanncia. 52 (ANALISTA SERPRO 2008) O desafio de realizar a Constituio na prtica exige que o intrprete e aplicador priorize os critrios ou pontos de vista que favoream a integrao poltica e social e o reforo da unidade poltica, visto que essas so algumas das finalidades primordiais da Constituio. o que se denomina de princpio do efeito integrador. ( X ) CERTO ( ) ERRADO 53 (DEFENSORIA PBLICA/MA 2011 CESPE) O art. 102, caput, da CF dispe que compete ao STF, precipuamente, a guarda da Constituio, o que implica dizer que essa jurisdio lhe atribuda para impedir que se desrespeite a Constituio como um todo, e no para, com relao a ela, exercer o papel de fiscal do poder constituinte originrio, a fim de verificar se este teria, ou no, violado os princpios de

direito suprapositivo que ele prprio havia includo no texto da mesma CF. Por outro lado, as clusulas ptreas no podem ser invocadas para sustentao da tese da inconstitucionalidade de normas constitucionais inferiores em face de normas constitucionais superiores, porquanto a CF as prev apenas como limites ao poder constituinte derivado ao rever ou ao emendar a CF, elaborada pelo poder constituinte originrio, e no como abarcando normas cuja observncia se imps ao prprio poder constituinte originrio com relao a outras que no sejam consideradas clusulas ptreas, e, portanto, possam ser emendadas. Ao no conhecida por impossibilidade jurdica do pedido. ADI 815, relator min. Moreira Alves, DJ, 10/5/1996 (com adaptaes). Considerando esse julgado do STF, correto afirmar que o princpio constitucional que melhor retrata o entendimento exposto o da a) simetria. b) conformidade funcional. c) unidade da Constituio. d) fora normativa da Constituio. e) mxima efetividade. 54 (AGU 2004 CESPE) O princpio da conformidade funcional impe que, na concretizao constitucional, o intrprete-aplicador considere a Constituio em sua globalidade, evitando que o resultado da tarefa interpretativa crie antinomias ou antagonismos entre as normas constitucionais. ( ) CERTO (X) ERRADO 55 (TCE/ES 2012) De acordo com o princpio da integrao, nos termos da CF, caso haja normas polissmicas, deve-se preferir a mais atual, ou seja, a editada mais recentemente. ( ) CERTO (X) ERRADO 56 (FCC/TCE-MG/2007) No entendimento de doutrinadores, NO considerado, dentre outros, como princpio e regra interpretativa das normas constitucionais, a) a unidade da constituio -interpretao de maneira a evitar contradies entre as normas constitucionais. b) o efeito integrador -primazia aos critrios favorecedores da integrao poltica e social. c) a concordncia prtica ou a harmonizao -coordenao e combinao dos bens jurdicos em conflito. d) a fora normativa da constituio -adoo de interpretao que garanta maior eficcia e permanncia das normas constitucionais. e) a adoo da contradio dos princpios -os preceitos exigem uma interpretao explcita, excluindo-se a implcita. 57 (TRE/AC 2010 CESPE) Os referidos princpios, conforme doutrina dominante, so denominados, respectivamente, como a) da fora normativa e da justeza. b) do efeito integrador e da harmonizao. c) da justeza e da unidade. d) da mxima efetividade e da unidade. e) do efeito integrador e da forma normativa.

58 (ADVOGADO EPE 2010 CESGRANRIO) Dentre os princpios de interpretao constitucional, tanto a doutrina como a jurisprudncia reconhecem o princpio da unidade da Constituio. Esse princpio tem relevncia na medida em que a) atribui Constituio o carter de Norma Fundamental do ordenamento jurdico. b) impe ao intrprete o dever de harmonizao das tenses e contradies existentes, in abstrato, entre as normas de uma Constituio. c) estabelece uma hierarquia normativa entre os dispositivos da Constituio, favorecendo a declarao de inconstitucionalidade de uma norma constitucional originria. d) recomenda que os aplicadores da Constituio, em face de normas infraconstitucionais de mltiplos significados, escolham o sentido que as torne constitucionais e no aquele que resulte na sua declarao de inconstitucionalidade. e) torna possvel a declarao de inconstitucionalidade de uma emenda constitucional. 59 (TCE/ES 2012) Entre os princpios instrumentais de interpretao constitucional, o princpio da mxima efetividade, ou da eficincia, impe a ampla e concreta efetividade social norma. Em conformidade com esse princpio, o legislador constituinte, com o objetivo de assegurar a efetividade dos direitos fundamentais, consagrou, na Constituio Federal de 1988 (CF), instrumentos como o habeas corpus, o habeas data, o mandado de segurana e a ao popular. ( X ) CERTO ( ) ERRADO 60 (TRE/PE 2011 FCC) No tocante interpretao das normas constitucionais, o Princpio da Fora Normativa da Constituio determina que: a) a interpretao constitucional deve ser realizada de maneira a evitar contradies entre suas normas. b) entre as interpretaes possveis, deve ser adotada aquela que garanta maior eficcia, aplicabilidade e permanncia das normas constitucionais. c) os rgos encarregados da interpretao da norma constitucional no podero chegar a uma posio que subverta o esquema organizatrio funcional constitucionalmente j estabelecido. d) na soluo dos problemas jurdicos constitucionais, dever ser dada maior primazia aos critrios favorecedores da integrao poltica e social. e) a coordenao e combinao dos bens jurdicos em conflito seja destinada a evitar o sacrifcio total de uns em relao aos outros. 61 (BACEN 2009 CESPE) Assinale a opo correta acerca de constituio, hermenutica constitucional e poder constituinte originrio e derivado, no ordenamento jurdico brasileiro. a) Pelo mtodo de interpretao hermenutico-concretizador, a anlise da norma constitucional no se fixa na sua literalidade, mas decorre da realidade social e dos valores insertos no texto constitucional, de modo que a constituio deve ser interpretada considerando-se seu dinamismo e constante renovao, no compasso das modificaes da vida da sociedade. b) Pelo princpio da concordncia prtica ou harmonizao, os rgos encarregados de promover a interpretao da norma constitucional no podem chegar a resultado que altere o esquema organizatrio-funcional constitucionalmente estabelecido pelo legislador constituinte originrio.

c) De acordo com entendimento do STF, as normas constitucionais provenientes da manifestao do poder constituinte originrio tm, via de regra, retroatividade mxima. d) O poder constituinte derivado decorrente deve observar, entre outros, os princpios constitucionais estabelecidos, que integram a estrutura da Federao brasileira, como, por exemplo, a forma de investidura em cargos eletivos, o processo legislativo e os oramentos. e) De acordo com a doutrina, constituio semntica aquela cuja interpretao depende do exame de seu contedo significativo, sob o ponto de vista sociolgico, ideolgico e metodolgico, de forma a viabilizar maior aplicabilidade polticonormativo-social de seu texto. 62 (DEFENSORIA PBLICA /MS 2008 CESPE) Considerando a doutrina dominante do direito constitucional, analise as seguintes afirmativas a respeito da interpretao da Constituio I. O princpio segundo o qual a interpretao da Constituio deve ser realizada a evitar contradio entre suas normas denomina-se princpio do efeito integrador. II. O princpio da harmonizao o que dispe que o intrprete da norma constitucional no pode chegar a uma posio que subverta, altere ou perturbe o esquema organizatrio-funcional constitucionalmente estabelecido pelo legislador constituinte originrio. III. A concordncia prtica se traduz no princpio interpretativo pelo qual se exige a coordenao e a combinao dos bens jurdicos em conflito de forma a evitar o sacrifcio total de uns em relao aos outros. IV. Entre as interpretaes possveis, deve ser adotada aquela que garanta maior eficcia, aplicabilidade e permanncia das normas constitucionais: o que assevera o princpio da fora normativa da Constituio. Est correto apenas o que se afirma em a) I, II e III. b) I, II e IV. c) II e III. d) III e IV. 63 (TRT 23a REGIO 2012) - Analise as proposies abaixo e indique a alternativa correta: I - A coliso entre princpios constitucionais resolve-se com a tcnica da ponderao. II - De acordo com o princpio da unidade da constituio, a interpretao constitucional deve ser realizada de maneira a evitar contradies entre suas normas. III - De acordo com o princpio da justeza os rgos encarregados da interpretao da norma constitucional no podero chegar a uma posio que altere o esquema organizatrio-funcional constitucionalmente estabelecido pelo legislador constituinte originrio. IV - O princpio da dignidade da pessoa humana representa o epicentro da ordem jurdica, conferindo a unidade teleolgica e axiolgica a todas as normas constitucionais. O Estado e o Direito no so fins, mas apenas meios para realizao da dignidade do Homem, que o valor-fonte da ordenamento. Disso resulta que o princpio da dignidade da pessoa humana serve como critrio material para fazer a ponderao de interesses, mas, enquanto princpio, no se sujeita ele mesmo a ponderaes.

V - De acordo com a posio jurisprudencial do STF, o artigo 37, I, da Constituio Federal, com a redao dada pela EC 19/98, consubstancia, relativamente ao acesso aos cargos pblicos por estrangeiros, preceito constitucional dotado de eficcia limitada. a) Apenas as proposies I e II esto corretas e as demais esto incorretas. b) Apenas as proposies I e V esto corretas e as demais esto incorretas. c) Apenas as proposies I, III e V esto corretas e as demais incorretas. d) Apenas as proposies I, II e III esto corretas e as demais esto incorretas. e) Todas as proposies esto corretas. 64 (TRE/GO 2009 CESPE) Liberdade de expresso. Garantia constitucional que no se tem como absoluta. Limites morais e jurdicos. O direito livre expresso no pode abrigar, em sua abrangncia, manifestaes de contedo imoral que implicam ilicitude penal. As liberdades pblicas no so incondicionais, por isso devem ser exercidas de maneira harmnica, observados os limites definidos na prpria Constituio Federal (CF), artigo 5., 2., primeira parte. O preceito fundamental de liberdade de expresso no consagra o "direito incitao ao racismo", dado que um direito individual no pode constituir-se em salvaguarda de condutas ilcitas, como sucede com os delitos contra a honra. Prevalncia dos princpios da dignidade da pessoa humana e da igualdade jurdica. HC 82424, Relator(a): min. Moreira Alves, Relator(a) p/ Acrdo: min. Maurcio Corra, Tribunal Pleno, julgado em 17/9/2003, DJ 19/3/2004 PP-00017. No trecho reproduzido acima, o Supremo Tribunal Federal (STF) travou discusso sobre determinada publicao que continha manifestaes de contedo racista. A controvrsia residia em se definir a amplitude do princpio constitucional que garante a liberdade de expresso e decidir se esse princpio estaria ou no em conflito com o princpio da dignidade da pessoa humana e da igualdade. Como se percebe da leitura desse trecho, o STF, buscando harmonizar os princpios em jogo, deu prevalncia ao princpio da dignidade da pessoa humana e da igualdade jurdica em detrimento do princpio de liberdade de expresso. Com base nessas informaes, assinale a opo correspondente ao princpio de interpretao constitucional utilizado pelo STF para dirimir a questo. a) princpio da conformidade funcional b) princpio da mxima efetividade c) princpio da fora normativa CF d) princpio da concordncia prtica

INTERPRETAO CONFORME CONSTITUIO 65 (DEFENSORIA PBLICA/ES 2009 CESPE) A interpretao conforme a Constituio determina que, quando o aplicador de determinado texto legal se encontrar frente a normas de carter polissmico ou, at mesmo, plurissignificativo, deve priorizar a interpretao que possua um sentido em conformidade com a Constituio. Por conseguinte, uma lei no pode ser declarada inconstitucional, quando puder ser interpretada em consonncia com o texto constitucional. ( X ) CERTO ( )ERRADO

(TRT-21a REGIO 2010) No julgamento da Ao Direta de Inconstitucionalidade n. 1194-DF, o Supremo Tribunal Federal (STF) examinou a constitucionalidade do art. 21, caput, da Lei 8.906/94 (Estatuto da Ordem dos Advogados do Brasil), que estabelece: "nas causas em que for parte o empregador, ou pessoa por este representada, os honorrios de sucumbncia so devidos aos advogados empregados". Decidiu o STF, nesse caso, que os honorrios, em regra, pertencem aos advogados, por isso a constitucionalidade do dispositivo legal, o que no exclui, contudo, a possibilidade de estipulao em contrrio entre a empresa e o advogado empregado, por se tratar de direito disponvel. Na hiptese, o STF fez uso de que instrumento de hermenutica constitucional? a) princpio da fora normativa da Constituio; b) princpio da interpretao conforme a Constituio, sem reduo de texto; c) declarao de constitucionalidade, sem pronncia de nulidade; d) princpio da mxima efetividade constitucional; e) princpio da correo funcional. 66 (TRF -5a REGIO 2012) A Lei federal no 9.985/2000, que regulamenta dispositivos constitucionais atinentes ao meio ambiente ecologicamente equilibrado e institui o Sistema Nacional de Unidades de Conservao, dispunha, originalmente, em seu art. 36, 1o : Art. 36. Nos casos de licenciamento ambiental de empreendimentos de significativo impacto ambiental, assim considerado pelo rgo ambiental competente, com fundamento em estudo de impacto ambiental e respectivo relatrio - EIA/RIMA, o empreendedor obrigado a apoiar a implantao e manuteno de unidade de conservao do Grupo de Proteo Integral, de acordo com o disposto neste artigo e no regulamento desta Lei. 1o O montante de recursos a ser destinado pelo empreendedor para esta finalidade no pode ser inferior a meio por cento dos custos totais previstos para a implantao do empreendimento, sendo o percentual fixado pelo rgo ambiental licenciador,de acordo com o grau de impacto ambiental causado pelo empreendimento. Referido dispositivo legal foi objeto de ao direta de inconstitucionalidade, perante o Supremo Tribunal Federal, que, ao final, decidiu, por maioria de votos, pela inconstitucionalidade da expresso no pode ser inferior a meio por cento dos custos totais previstos para a implantao do empreendimento, no 1o do art. 36. Em voto vencido, um Ministro divergiu, para consignar que se deveria manter a norma em vigor e o dispositivo com essa expresso, (...) entendendo-se que a administrao ambiental no poder fixar percentual superior a meio por cento. Se o legislador no fixou patamar superior, penso que o administrador no poder fazlo (ADI 3.378, j. 9/4/2008). No caso em tela, o Supremo Tribunal Federal procedeu a) interpretao conforme a Constituio, ao passo que o voto divergente procedia declarao parcial de inconstitucionalidade, sem reduo de texto. b) declarao de inconstitucionalidade, com reduo do alcance normativo, ao passo que o voto divergente procedia declarao de constitucionalidade, com reduo do alcance normativo. c) declarao parcial de inconstitucionalidade, com reduo de texto, ao passo que o voto divergente procedia interpretao conforme a Constituio. d) interpretao conforme a Constituio, ao passo que o voto divergente procedia declarao parcial de inconstitucionalidade, com reduo de texto.

e) declarao parcial de inconstitucionalidade, com reduo de texto, ao passo que o voto divergente procedia declarao parcial de inconstitucionalidade, sem reduo de texto. 67 (MPE-PI 2012) A tcnica da interpretao conforme a Constituio no pode ser aplicada para declarar a no incidncia da norma a determinada situao de fato. ( ) CERTO ( X ) ERRADO 68 (TRE/SC) Em anlise aos princpios de interpretao das normas constitucionais, INCORRETO afirmar que: a)O princpio da interpretao conforme a Constituio dever ser utilizado par a compatibilizar ao texto constitucional aquelas normas que possuem sentido un voco. b)Em razo do princpio da eficincia deve ser atribudo a uma norma constitucional o sentido que lhe confira maior eficcia social. c)O princpio da unidade da Constituio estabelece que o intrprete dever con siderar o texto constitucional como um todo,um sistema unitrio de regras e princpios , para evitar contradies d) inadmissvel qualquer interpretao que venha alterar ou subverter a organi zao funcional constitucionalmente estabelecida pelo Constituinte Originrio, em vi rtude do princpio da justeza. 69 (DEFENSORIA PBLICA/AL 2009 CESPE) possvel utilizar-se da declarao de inconstitucionalidade parcial sem reduo de texto como instrumento decisrio para atingir uma interpretao conforme a CF, tcnica que assegura a constitucionalidade da lei ou ato normativo, sem, todavia, alterar seu texto. ( X ) CERTO ( ) ERRADO 70 (DEFENSORIA PBLICA/AL 2009 CESPE) A tcnica da interpretao conforme somente pode ser utilizada diante de normas polissmicas. ( X ) CERTO ( ) ERRADO 71 (TRE/MA 2009 CESPE) Acerca da aplicabilidade e interpretao das normas constitucionais, assinale a opo correta. a) A competncia da Unio para elaborar e executar planos nacionais e regionais de ordenao do territrio e de desenvolvimento econmico e social constitui exemplo de norma constitucional programtica. b) O preceito constitucional que assegura a liberdade de exerccio de qualquer trabalho, ofcio ou profisso, atendidas as qualificaes profissionais estabelecidas em lei, constitui norma de eficcia limitada. c) De acordo com o princpio interpretativo da mxima efetividade ou da eficincia das normas constitucionais, devem ter prioridade, quando da resoluo de problemas jurdico-constitucionais, critrios que favoream a integrao poltica e social. d) A interpretao conforme com reduo de texto tem aplicao quando o STF exclui da norma questionada interpretao incompatvel com a CF, reduzindo seu alcance valorativo. e) O STF no admite a declarao de inconstitucionalidade parcial sem reduo de texto como instrumento decisrio para a obteno de interpretao conforme a Constituio, de modo a preservar a constitucionalidade da lei ou ato normativo.

72 (ESAF CGU 2006) Sobre hermenutica constitucional, interpretao e aplicabilidade das normas constitucionais, assinale a nica opo correta. a) O princpio de interpretao conforme a constituio comporta o princpio da prevalncia da constituio, o princpio da conservao de normas e o princpio da excluso da interpretao conforme a constituio mas contra legem. b) No mtodo de interpretao constitucional tpico-problemtico, h prevalncia da norma sobre o problema concreto a ser resolvido. c) O mtodo de interpretao hermenutico-concretizador prescinde de uma prcompreenso da norma a ser interpretada. d) A eficcia do mtodo de interpretao jurdico clssico no afetada pela estrutura normativo-material da norma constitucional a serem interpretada. e) Uma norma constitucional de eficcia contida no possui eficcia plena, no momento da promulgao do texto constitucional, s adquirindo essa eficcia aps a edio da norma que nela referida. REGRAS E PRINCPIOS 73 (DEFENSORIA PBLICA / PI 2009- CESPE) Acerca dos princpios jurdicos e das regras de direito, bem como das tcnicas de interpretao constitucional, assinale a opo correta. a) Pelo seu carter abstrato e em razo do seu grau de indeterminao, os princpios jurdicos no so considerados, sob o prisma constitucional, normas jurdicas. b) Pela sua natureza finalstica, as regras de direito so mandatos de otimizao ou preceitos de intensidade modulvel, a serem aplicados na medida do possvel e com diferentes graus de efetivao. c) Os princpios constitucionais identificam as normas que expressam decises polticas fundamentais, valores a serem observados em razo de sua dimenso tica ou fins pblicos a serem realizados, podendo referir-se tanto a direitos individuais como a interesses coletivos. d) Todas as normas constitucionais desempenham uma funo til no ordenamento jurdico, mas, diante de contradio entre elas, as normas que compem a Constituio material tm primazia e possuem status hierrquico superior em relao s que veiculam contedo formalmente constitucional. e) Em face de normas infraconstitucionais de mltiplos significados, e visando preservar a supremacia da Constituio, o intrprete constitucional deve, como regra, promover o descarte da lei ou do ato normativo cuja constitucionalidade no seja patente e inequvoca. 74 (ADVOGADO PETROBRS 2011 CESGRANRIO) A Constituio Federal do Brasil , atualmente, reconhecida como um sistema normativo aberto de princpios e regras (CANOTILHO), de modo que a sua interpretao adequada exige do intrprete a compreenso das diferenas entre essas espcies normativas. A esse respeito, considere as afirmativas a seguir. I Em caso de conflito entre um princpio constitucional e uma regra constitucional, prevalece o princpio, pois possui hierarquia superior. II As colises entre princpios constitucionais so resolvidas a partir da tcnica da ponderao. III As colises entre regras constitucionais so resolvidas a partir do critrio cronolgico. Est correto o que se afirma em

a) I, apenas. b) II, apenas. c) I e II, apenas. d) II e III, apenas. e) I, II e III. 75 (TJ/AL 2008) Considerando que teorias relativas aos princpios jurdicos sugerem que regras e princpios seriam espcies de normas jurdicas, assinale a opo congruente com essa idia. a) As regras estabelecem o dever-ser mediante a imposio de deveres, proibies e permisses; diferentemente, os princpios atuam to-somente com funo hermenutica, para possibilitar a escolha das regras que melhor se conformem ao caso concreto. b) O contedo das regras caracteriza-se por expressar determinaes obrigatrias mais completas e precisas; diferentemente, o contedo dos princpios se apresenta com maior abstrao e generalidade, afetando significativamente o modo de sua implementao. c) As regras restringem-se a regulamentar condutas em casos concretos; diferentemente, os princpios precipuamente estruturam o sistema jurdico, o que lhes confere carter hierrquico superior s regras. d) As regras so fundamentadas pelos princpios, sendo destes deduzidas; diferentemente, os princpios s podem ser revelados pelas regras, extraindo-se indutivamente de suas aplicaes particulares os princpios implcitos ou explcitos no ordenamento jurdico. e) As regras podem estar em oposio tanto a princpios quanto a outras regras, conflito este que causar ou sua validade, ou sua invalidade; diferentemente, os princpios s podem estar em oposio a outros princpios, conflito que s poder se resolver pela tcnica da ponderao. OUTROS TEMAS 76 (PGR 2012) DENTRE OS ENUNCIADOS ABAIXO: I. No possvel o uso do mecanismo da interpretao conforme a constituio em relao a dispositivo legal que reproduz norma estabelecida pelo legislador constituinte originrio. II. A interpretao constitucional caracteriza-se como um ato descritivo de um significado previamente dado. IlI. Muito embora seja possvel o controle de constitucionalidade de emendas constitucionais, este, no que diz respeito ao aspecto material, fica restrito compatibilidade ou no da reforma constitucional s chamadas "clusulas ptreas". IV. O poder de reviso constitucional deve respeitar o ncleo essencial dos principais valores constitucionais, no convindo ao intrprete afastar-se de uma viso prospectiva, que permita s geraes vindouras decidir sobre o seu destino coletivo. So corretas as assertivas: a) l e III b) I, Il e III c) III e II d) III e IV.

77 (PGR 2012) ASSINALE A ALTERNATIVA INCORRETA: a) A tpica desenvolvida por Theodor Viehweg, adota os chamados "topoi" (lugares ou premissas comuns) como norte da atividade interpretativa. Os tpicos, por sua vez, cobram o seu sentido sempre a partir do problema a cuja elucidao se destinam. b) No mbito da metodologia juridica, os tipos so regras configuradas conceitualmente, aos quais se aplica a subsuno por via do procedimento silogistico. c) Para a metodologia concretista, desenvolvida. entre outros, por Friedrich Mller, a interpretao no significa apenas densificar a norma, mas produzir a norma de acordo com a qual o caso ento decidido. d) A cincia do Direito no pode caracterizar-se como um sistema rigorosamente axiomtico, porque este exige um nmero fechado de conceitos fundamentais, logicamente compativeis entre si. 78 (PGR 2011) ASSINALE A RESPOSTA CORRETA: a) De todo enunciado normativo possivel extrair-se peio menos uma norma juridica, pois deve- . se presumir que o legislador jamais emprega palavrs em vo b) No sistema jurdico brasileiro, a ordem decrescente de prioridade no que se refere aos critrios para resoluao de antinomias : hierarquia, cronologia e especialidade, c) No confronto entre principios e regras jurdicas, os primeiros devem prevalecer, em razo da sua maior relevncia sistmica e axiolgica. d) As teorias mais aceitas de argumentaao jurdica qualificam o processo de interpretao e aplicao do Direito como um exercicio de racionalidade prtica, sujeito a alguns constrangimentos institucionais especificos. 79 (PGR 2011) CORRETO AFIRMAR QUE: a) A ponderao de interesses tcnica que busca equacionar as colises entre principios constitucionais atravs da demarcao dosespectivos mbitos de proteo, de modo a evitar que normas divergentes incidam concomitantementesobre a mesma hiptese ftica, b) O Poder Judicirio deve interpretar os tratados internacionais de direitos humanos luz da Constituio Federal, mas no o contrrio, pois se assim no fosse, subverterse-ia a hierarquia das fontes normativas e o princpio da supremacia da Constituio. c) A mutao constitucional consiste na alterao da jurisprudncia do STF sobre algum tema de indole constitucional, sem que haja mudana formal no Texto Magno. d) So intrpretes da Constituio no apenas os rgos do Poder Judicirio, como tambm os demais poderes politicos, alm dos mltiplos atores presentes na sociedade civil, que, em seus debates travados na esfera pbiica, participam da tarefa de atribuio de sentido s normas constitucionais. 80 (DEFENSORIA PBLICA/SP 2010) Aps grave crise energtica, o Governo aprova lei que disciplina o racionamento de energia eltrica, estabelecendo metas de consumo e sanes pelo descumprimento, que podem culminar, inclusive, na suspenso do fornecimento. Questionado judicialmente, se v o Supremo Tribunal Federal ? STF com a misso de resolver a questo, tendo, de um lado, a possibilidade de interrupes no suprimento de energia eltrica, se no houver economia, e, de outro, as restries a servio pblico de primeira necessidade, restrio que atinge a igualdade, porque baseada em dados de consumo pretrito, bem como limitaes

livre iniciativa, ao direito ao trabalho, vida digna etc. O controle judicial neste caso envolve a) a eliminao da falsa dicotomia entre direitos constitucionais, j que a melhor soluo a que os harmoniza, sem retirar eficcia e aplicabilidade de nenhum deles. b) juzo de constitucionalidade clssico, pois nem emenda Constituio pode tender a abolir direitos fundamentais. c) a apreciao de coliso de direitos fundamentais, que, em sua maior parte, assumem a estrutura normativa de "regras", o que implica anulao de uns em detrimento de outros. d) a aplicao da regra da proporcionalidade, que, segundo a jurisprudncia constitucional alem, tem estrutura racionalmente definida - anlise da adequao, da necessidade e da proporcionalidade em sentido estrito. e) a utilizao do princpio da razoabilidade, j consagrado no Brasil, e que determina tratar os direitos colidentes como "mandamentos de otimizao". 81 (TRT- 23a regio 2011) Analisando se os itens abaixo (I a IV) contm proposies verdadeiras ou falsas, luz das lies da doutrina constitucional brasileira a respeito da interpretao constitucional e seus principios, preceitos, mtodos e evoluo histrica, indique qual alternativa corresponde, em ordem sequencial, ao resultado de tal anlise I. O ps-positivismo pode ser compreendido como a designao provisria e genrica de um iderio difuso, no qual se incluem o resgate dos valores, a distino qualitativa entre princpios e regras,a centralidade dos direitos fundamentais e a reaproximao entre Direito e a tica. II. No possvel acontecer de uma norma ser constitucional no seu relato abstrato, mas revelar-se inconstitucional em uma determinada incidncia por contrariar o prprio fim nela abrigado ou algum princpio constitucional. III. A ponderao de valores, interesses, bens ou normas consiste em uma tcnica de deciso jurdica utilizvel nos casos dificeis, que envolvem a aplicao de principios que se encontram em linha de coliso, apontando solues diversas e contraditrias para a questo. IV. O raciocinio que conduz a ponderao de interesses inclui a seleo das normas e dos fatos relevantes, com a atribuio de pesos aos diversos elementos em disputa, em um mecanismo de concesses recprocas que procura preservar, na maior intensidade possvel, os elementos contrapostos. a) item I: falsa; item II: falsa; item III: verdadeira; item IV: verdadeira. b) item I: verdadeira; item II: verdadeira; item III: falsa; item IV: falsa. c) item I: verdadeira; item II: faisa; item III: verdadeira; item IV: verdadeira. d) item I: verdadeira; item II: falsa; item III: falsa; item IV: verdadeira. e) citem I: falsa; item II: verdadeira; item III: falsa; item IV: verdadeira. 82 (ANALISTA TCE/PR 2011) Quando a interpretao de uma Constituio escrita se altera em decorrncia da mudana dos valores e do modo de compreenso de uma sociedade, mesmo sem qualquer alterao formalmente realizada, no texto constitucional, pelo Poder Constituinte Derivado Reformador, est-se diante de uma a) interpretao histrica. b) integrao normativa. c) desconstitucionalizao. d) mutao constitucional. e) hermenutica geracional.

83 (TRT 23a REGIO 2011) ) Assinale a alternativa CORRETA a) As regras de hermenutica tem como origem apenas a jurisprudncia e a doutrina. b) Para a doutrina dominante hermenutica e interpretao so institutos desprovidos de qualquer diferena. c) A necessidade de interpretao atrela-se a razes de ordem ontolgica, axiolgica, gnoseolgica e lgica. d) Na interpretao cabe ao juiz conhecer por presuno o fundamento ontolgico; e) Os dispositivos de carter imperativo tero aplicao imediata sobre todas as relaes jurdicas. 84 (TCE/ES-2009-CESPE) No tocante interpretao, integrao, eficcia e aplicabilidade das normas constitucionais, assinale a opo correta. a) Segundo entendimento do STF, no afronta a fora normativa da Constituio nem o princpio da mxima efetividade da norma constitucional a manuteno de decises divergentes da interpretao adotada pelo STF, proferidas no mbito das instncias ordinrias. b) As normas constitucionais que alteram a competncia de tribunais possuem, de acordo com o entendimento do STF, eficcia imediata, devendo ser aplicado, de pronto, o dispositivo que promova a alterao. c) De acordo com o princpio do efeito integrador, os bens jurdicos constitucionalizados devem coexistir harmonicamente na hiptese de eventual conflito ou concorrncia entre eles, evitando-se, desse modo, o sacrifcio otal de um princpio em relao a outro em contraposio, considerando a ausncia de hierarquia entre os princpios. d) Consoante entendimento do STF, a norma constitucional segundo a qual no h priso civil por dvida, salvo a do responsvel pelo inadimplemento voluntrio e inescusvel de obrigao alimentcia e a do depositrio infiel, no de eficcia restringvel. e) As normas constitucionais de eficcia limitada tm por fundamento o fato de que sua abrangncia pode ser reduzida por norma infraconstitucional, restringindo sua eficcia e aplicabilidade. 85 (MP/CE-2010-FCC) Sobre as tcnicas de interpretao constitucional, conforme compreendidas e aplicadas pelo Supremo Tribunal Federal, a) a lei ordinria no pode inverter a interpretao da Constituio firmada pelo Supremo Tribunal Federal, porque o contrrio seria dizer que o entendimento da Corte estaria sujeito ao referendo do legislador, ou seja, que o guarda da Constituio s firmaria a correta compreenso da Lei Suprema na medida da inteligncia que lhe desse outro rgo constitudo, o legislador ordinrio, que, em verdade, est submetido ao Tribunal. b) no cabe ao Supremo Tribunal Federal, mediante reduo teleolgica e sistemtica do alcance literal do art. 102, inciso I, alnea f, da Constituio (Compete ao Supremo Tribunal Federal, precipuamente, a guarda da Constituio, cabendo-lhe ... processar e julgar, originariamente ... as causas e os conflitos entre a Unio e os Estados, a Unio e o Distrito Federal, ou entre uns e outros, inclusive as respectivas entidades da administrao indireta), excluir da sua competncia as causas entre

autarquias federais e Estados-membros quando as primeiras tenham sede ou estrutura regional de representao no territrio estadual respectivo. c) a presuno de constitucionalidade da lei elidida pelo to-s ajuizamento de ao direta de inconstitucionalidade, sem pedido de liminar, visando a retirar a sua eficcia normativa. d) o argumento histrico, na interpretao constitucional, reveste-se de carter absoluto, porque revela a vontade do legislador constituinte e as circunstncias que motivaram a elaborao de determinada norma inscrita na Constituio, inclusive permitindo ao intrprete conhecer as razes que levaram o constituinte a acolher ou a rejeitar as propostas que lhe foram submetidas. e) o pargrafo nico do artigo 481 do Cdigo de Processo Civil, introduzido pela Lei n 9.756, de 1998 (que dispensa a submisso ao plenrio, ou ao rgo especial, da argio de inconstitucionalidade, quando j houver pronunciamento destes ou do plenrio do Supremo Tribunal Federal sobre a questo), adotou orientao que no poderia decorrer de construo jurisprudencial do Supremo, ainda que fundada na funo outorgada Corte de rbitro definitivo da constitucionalidade das leis. 86 (TRT 6a REGIO 2010) O postulado segundo o qual "a Constituio est em elaborao permanente nos Tribunais incumbidos de aplic-la" (FRANCISCO CAMPOS) exprime um processo: a) Formal de mudana da norma constitucional. b) Usurpador do poder constituinte derivado. c) De interpretao conforme a Constituio. d) Informal de mutao constitucional. e) Manuteno da norma constitucional, mudando-se o texto. 87 (TRT 22a REGIO 2010) No tocante aplicabilidade, as normas constitucionais que no regulam diretamente interesses ou direitos nelas consagrados, mas que se limitam a traar alguns preceitos a serem cumpridos pelo Poder Pblico, como programas das respectivas atividades, pretendendo unicamente a consecuo dos fins sociais pelo Estado, so classificadas como a) anlogas. b) hermenuticas. c) andrgenas. d) programticas. e) satisfativas. 88 (MPE 2010 MG) Quando se afirma que a interpretao constitucional deve submeter-se ao princpio da perfeita ou tima concretizao da norma, tal NO significa dizer a) que a interpretao adequada aquela que consegue concretizar, com excelncia, o sentido da proposio normativa dentro das condies reais dominantes numa determinada situao. b) que semelhante princpio s pode ser aplicado com base nos meios fornecidos pela subsuno lgica e pela construo conceitual. c) que visa, como corolrio lgico, estabelecer a hierarquia dos valores tutelados no ordenamento constitucional, de molde a compatibiliz-los na dimenso objetiva e aplic-los a situaes concretas. d) que, com esse postulado, possvel tambm resolver os entraves tericos contidos no binmio jurdico valor e norma.

89 (TRT 9a REGIO 2009) Analise as proposies a seguir: I. Justificam a existncia de uma hermenutica constitucional, alm da jurisdio constitucional, a supremacia da Constituio, a utilizao de normas abstratas e de princpios, o tratamento dos direitos fundamentais e dos poderes, e a regulamentao da esfera poltica. II. Por princpio da convivncia dos direitos constitucionais entende-se que nenhum direito, nenhuma garantia, nenhuma liberdade poder ser tomada como absoluta. III. A interpretao a operao destinada a reconstruir o direito dinamicamente, na medida das exigncias cambiantes que a realidade social manifesta. IV. Os direitos sociais so exemplos de normas constitucionais definidoras de direitos. a) somente as proposies I, II e III esto corretas b) somente as proposies I, III e IV esto corretas c) somente as proposies I e IV esto corretas d) todas as proposies esto corretas e) nenhuma proposio est correta

Вам также может понравиться