Вы находитесь на странице: 1из 21

PROTEGIDO: ESTUDOS DIRIGIDOS 08

7/09/13 Comentrios: 0 Estudos Dirigidos 08 1 Manoel e Joaquim firmaram um contrato de compra e venda de automvel, no qual consta como forma de pagamento a emisso de um cheque no valor total da compra. Tendo sido o cheque emitido por Manoel em praa diversa da qual mora Joaquim, qual o prazo que este ltimo tem para apresentao do cheque em sua praa? Alm disso, qual o prazo prescricional para eventual execuo do cheque por Joaquim? 2 Cite trs diferenas entre fiana e aval. 3 Quais so os princpios dos Ttulos de Crditos? 4 Manoel dono de uma pastelaria no bairro do Bixiga compra todo seu material que utiliza para produo de seus pastis de Tcio, sendo que opagamento realizado por meio de Duplicata. Ocorre que, mediante acordo, Tcio emite Duplicatas em valores abaixo do que Manoel lhe paga, com a finalidade de enganar o Fisco. Tal prtica crime ou mero ilcito civil? 5 Diferencie o endosso em branco e o endosso em preto?

PROTEGIDO: RESUMO DA AULA 02/09/2013


6/09/13 Comentrios: 0 1 Esqueleto da Ao Renovatria. - Competncia: Art. 58, II da Lei 8245/91 Justia Estadual Vara Cvel da Comarca de -. - Partes Autor: Locatrio Exceo art. 51 1 - Ru: Locador. - Nome da Ao: Ao Renovatria com fundamento no artigo 71 da Lei 8245/91. - Dos Fatos: Parafrasear o problema, seguindo uma ordem cronolgica dos fatos. - Mrito: Artigo 71 da Lei 8245/91. - Pedido: Ante o exposto requer-se: A procedncia do pedido do autor no sentido de determinar a renovao do contrato de locao, pelo mesmo perodo do contrato em vigor. Que seja fixado o valor do aluguel em R$ Condenao do ru nos nus da sucumbncia. Citao do Ru para apresentar a contestao no prazo legal. Informar o endereo para intimao, art. 39 do CPC. Pretende-se provar o alegado por todos os meios de prova em direito admitidos. Valor da causa: Art. 58, III ( corresponde a 12 x o valor do aluguel). Local e data Adv/ OAB/ Assinatura 2 Esqueleto da Contestao da Ao Renovatria. - Competncia: Copiar o que foi informado no problema, se o problema no trouxe a informao de onde a ao foi proposta voc deve enderear para a Vara Cvel. - Ru: Devemos qualificar.. na ao renovatria que lhe move Autor, j qualificado nos autos. - Ao: Contestao com fundamento nos artigos 72 da Lei 8245/91 e 300 e seguintes do CPC. - Dos Fatos: Parafrasear o problema seguindo uma ordem cronolgica.

- Cabimento ou no de Preliminar: Art. 301 do CPC. Qual a preliminar e qual a conseqncia? - Mrito: Rebater todas as alegaes trazidas na petio inicial. Dica: Grifar todas as informaes que o problema trouxer e rebater tudo. - Pedido: Ante o exposto requer: Que seja acolhida a preliminar de . com a conseqente. (art. 267, do CPC). A improcedncia do pedido do autor, caso Vossa Excelncia no acolha as preliminares alegadas. A condenao nos nus de sucumbncia. Informar endereo para intimao. Protestar por provas. NO EXISTE VALOR DA CAUSA NA CONTESTAO. Local e data Adv/ OAB/ Assinatura. Como descobrir que uma contestao? - O problema vai dizer que uma ao foi proposta e o seu cliente foi citado para se manifestar. Entre o endereamento e o prembulo da pea necessrio fazer referncia ao nmero do processo. Preliminares possveis: Falta de interesse de agir (se for proposta antes do prazo)/ Ilegitimidade de parte. Extino sem resoluo do mrito com fulcro no artigo 267, do CPC. Do direito: Decadncia: Se o autor entrou com a ao depois do prazo. Alm da decadncia voc pode alegar a falta de requisitos para a propositura da Ao. Hiptese de retomada (Art. 52 da lei 8245/91). 3 Propriedade Industrial Lei 9279/96 - patente Inveno/ aplicao industrial (produo em srie). - marca Sinal visual (logo, desenho, nome). - desenho industrial Forma de algum bem. (aparncia). * Fazer os exerccios do livro: 1 at 26 A) Patente: INPI Instituto Nacional de Propriedade Industrial. uma autarquia Federal. Se o INPI for acionado a competncia da Justia Federal. Para o INPI conceder a patente ele vai verificar os seguintes requisitos: - novidade; - atividade inventiva; - aplicao industrial. Procedimento: - Depsito: (requerimento + taxa) possibilidade de manter em sigilo por 18 meses. - Publicao: Revista especializada. - Exame dos requisitos. Se o pedido for deferido o Juiz vai mandar expedir a carta patente. S posso impedir algum de usar ou pedir indenizao pelo uso indevido a partir do momento da concesso da patente. Titular da patente: Art. 6, 7, 88, 89, 90 e 91 da Lei 9279/96. O titular quem primeiro depositou. Aes possveis para patente: - Ao de adjudicao: quando a discusso voltada para a titularidade. - Ao de Nulidade: O ru titular da patente e existe algum vcio ou nos requisitos ou no procedimento.

- Ao de Obrigao de No Fazer + perdas e danos O autor titular da patente e o ru algum que usa indevidamente. Esqueleto da Pea da Ao de Nulidade. Cabimento: Ru titular e houve algum vcio ou no procedimento ou nos requisitos. Procedimento: art. 30 e seguintes da Lei 9279/96. Requisitos: art. 8, 10 e 18 da Lei 9279/96. Competncia: Justia Federal: Excelentssimo Senhor Doutor Juiz Federal da Seo Judiciria de .. ( sede do INPI RJ ou domiclio do outro ru). Autor: Cliente Prejudicado. Ru: Titular da Patente e o INPI. Ao de Nulidade com fundamento nos artigos: Patente: art. 56 da Lei 9279/96 Marca: art. 173 da Lei 9279/96 Desenho industrial: art. 118 da Lei 9279/96. Dos fatos: Parafrasear o problema seguindo uma ordem cronolgica, Liminar: Suspenso dos efeitos da patente. Mrito: Requisitos ou procedimentos. Pedido: Ante o exposto requer-se: A concesso da liminar no sentido de suspender a patente; A procedncia do pedido do autor no sentido de declarar a nulidade da .; A citao dos rus por OJ para contestar no prazo de 60 dias; nus da sucumbncia; Informar Endereo para intimao; Produo de provas; Valor da causa. Esqueleto da Ao de Obrigao de No Fazer. Cabimento: O autor titular da patente e algum est usando indevidamente. Competncia: Justia Estadual. Local onde houve o uso indevido. Autor: Cliente Prejudicado, titular da patente. Ru: quem est usando indevidamente. Ao de Obrigao de No Fazer com fundamento no artigo 461 do CPC. Dos fatos: Parafrasear o problema seguindo uma ordem cronolgica, Tutela Antecipada: Voc tem que usar o artigo 273 do CPC. Mas voc tambm pode citar o Art. 209, 1 da Lei 9279/96. Mrito: Voc o titular da patente e tem exclusividade. Tem que zelar. Se pedir perdas e danos fundamentar nos artigos: Patente: 44 da lei 9279/96. Marca: 209 e 210 da lei 9279/96. Pedido: Ante o exposto requer-se: A concesso da tutela antecipada no sentido de que o ru deixe de usar indevidamente a . com fixao de multa diria (art. 461 4 ou 5 do CPC); A procedncia do pedido do autor no sentido de.; A condenao do ru em perdas e danos A citao do ru para contestar no prazo legal; nus da sucumbncia; Informar Endereo para intimao; Produo de provas; Valor da causa.

PROTEGIDO: ESTUDOS DIRIGIDOS 06


6/09/13 Comentrios: 0
Ads not by this site

Estudos Dirigidos 06 1-Joo e Jos assinaram contrato de constituio de sociedade, todavia, no o levaram a registro no rgo competente. Quais as implicncias? 2-Apesar de ser uma sociedade despersonificada, os scios da sociedade em comum, respondem de forma subsidiria pelas obrigaes scias. Explique a assertiva. 3- Rita scia majoritria em uma sociedade limitada e est em dvida em relao a uma clusula do contrato social, todavia, no encontrou esclarecimento nos artigos do cdigo civil referentes a sociedade limitada, pois tratava-se de um caso de omisso legislativa. Como deve ela proceder? 4- Via de regra, na sociedade limitada, a responsabilidade dos scios limitada ao valor de suas quotas, quando esta regra excepcionada? 5- Quando pode ocorrer a excluso do scio de uma sociedade limitada? 6 Qual a ordem de legislao que deve ser procurada ao responder uma questo sobre sociedade limitada? 7 A respeito da Sociedade Comum responda: a) Como pode ser provada a existncia da Sociedade Comum por terceiros? b) Como pode ser provada por um scio? c) Explique o benefcio de ordem na sociedade comum. O significa ser excludo do benefcio de ordem? d) Pode sofrer falncia? e) Tem direito a Recuperao de Empresas? f) Tem capacidade processual? 8 Na sociedade limitada, cujo contrato omisso: a) Como tratado o scio remisso? b) O conselho fiscal obrigatrio? c) Como a retirada pode ocorrer? d) Quando o administrador responde: (i) por perdas e danos; (ii) solidariamente com a sociedade; (iii) ultra vires

PROTEGIDO: GABARITO ESTUDOS DIRIGIDOS 05


6/09/13 Comentrios: 0

GABARITO ESTUDOS DIRIGIDOS 05


I) Estudar na Doutrina escolhida: - Desconsiderao; - Sociedade Comum; - Sociedade Limitada II) Ler os seguintes textos: Art. 986 e ss do CC Art. 50 do CC III) Responder s seguintes questes: 1) O que se entende por sociedade comum? R.: Entende-se por sociedade comum, sociedade irregular ou sociedade de fato aquela na qual no foram registrados os atos constitutivos no rgo competente, de acordo com o artigo 986, do Cdigo Civil (CC). 2) De que forma se processa a falncia da sociedade comum?

R.: De acordo com o artigo 178 da Lei de Falncia, a falncia da sociedade comum ser necessariamente fraudulenta, uma vez que seus livros e escrituraes contbeis no podero ser utilizados como prova. Resposta na pgina 33 (Captulo 2: Atividade Empresarial Irregular) do livro da Bete. 3) De que forma se d a responsabilidade dos scios da sociedade comum? R.: A responsabilidade dos scios solidria e ilimitada, de acordo com o artigo 990 do Cdigo Civil (CC). 4) Sociedades Comuns podem participar de licitaes? R.: De acordo com os artigos 28 e 29 da Lei 8.666/1993, a sociedade comum no poder participar de licitaes, ante a ausncia de matrcula no rgo Previdencirio e uma vez que por conta de sua irregularidade de constituio, no possuem nmero de CNPJ. Resposta na pgina 33 (Captulo 2: Atividade Empresarial Irregular) do livro da Bete. 5) Acerca do controle da sociedade limitada, explique qual a forma de definio do poder de mando. R.: Na sociedade limitada o poder de mando se analisa, inicialmente, por quem possui o maior nmero de cotas. Se houver empate quanto ao nmero de cotas a definio ser pelo nmero de scios, e se ainda houver empate, apenas uma questo judicial resolver a questo, de acordo com o artigo 1010, CC. 6) O que e como se desenvolve o instituto da desconsiderao da personalidade jurdica? R.: De acordo com o artigo 50, CC, a desconsiderao da personalidade o instituto utilizado para atingir os bens no atingidos pelo patrimnio especial e caracterizado pelo desvio da finalidade ou pela confuso patrimonial. Deve ser requerido pela parte interessada ou pelo Ministrio Pblico, por intermdio de deciso judicial que reconhecer que os efeitos de determinada relao obrigacional sejam estendidas aos bens patrimoniais dos scios ou administradores da pessoa jurdica. 7 Quais as hipteses de excluso para a sociedade limitada? Fundamente. As hipteses de excluso de scio na sociedade limitada so aquelas previstas pelos artigos 1.058, CC, 1.085, CC, 1.004, CC e 1.030, CC Nos termos dos artigos 1.004 e 1.058 do Cdigo Civil, ocorre excluso do scio que no integraliza suas quotas, e por causa disso chamado de scio remisso. Nesse caso, a sociedade deve notific-lo, e, se aps 30 dias da notificao, o scio continuar devendo ser constitudo em mora. A partir deste instante a maioria dos demais scios poder decidir por cobr-lo judicialmente, reduzir sua quota ao valor que j foi integralizado ou, ainda, exclulo, devolvendo ao scio excludo o que ele tiver disponibilizado sociedade, deduzidas as despesas. J a disposio do art. 1.085, CC estipula requisitos cumulativos para a excluso do scio que praticar falta grave que coloque em risco a continuidade da empresa, desde que haja concordncia da maioria dos scios, representativa de mais da metade do capital social, alm da previso da excluso por justa causa no contrato social e que seja dado direito de defesa ao scio excludo por meio de convocao de reunio ou assemblia especialmente designada para este fim. A ltima hiptese a de excluso judicial, prevista pelo art. 1.030, CC, pela prtica de falta grave ou em razo de incapacidade superveniente. 8 A respeito do administrador responda e fundamente: a) Na sociedade simples, pode ser PF ou PJ? Nas sociedades simples o administrador ser pessoa fsica, de acordo com o art. 997, VI, CC. b) Na Sociedade em nome coletivo, precisa ser scio? Nos termos do art. 1.042, CC a administrao da sociedade em nome coletivo ser exercida exclusivamente por todos os scios.

c) Na sociedade limitada, precisa ser scio? De acordo com o art. 1.060 e seguintes do Cdigo Civil a administrao da sociedade limitada pode ser exercida por uma ou mais pessoas designadas no contrato social ou em ato separado, sem que haja necessidade de ser scio. A sociedade limitada pode ser administrada por um administrador scio ou no scio, desde que ocorra expressa autorizao no contrato social ou em ato separado (art. 1.018 do CC). d) O que necessrio para constituir algum como administrador? Quais os quruns necessrios? Para a constituio de administrador na sociedade limitada necessria a designao em contrato social ou ato separado (art. 1.060, CC). No caso de designao em ato separado o administrador designado ser investido no cargo aps a assinatura do termo de posse (que dever ser feito nos 30 dias seguintes designao, sob pena de tornar-se sem efeito); aps a investidura, nos dez dias subseqentes, o administrador deve requerer seja sua nomeao averbada no registro competente. Para a nomeao de administrador deve-se obedecer o disposto no art. 1.061, CC, quando depender da aprovao da unanimidade dos scios, enquanto o capital social no estiver integralizado, e de 2/3 (dois teros), no mnimo, aps a integralizao. e) De acordo com a responsabilidade, quando ele responde solidariamente, por perdas e danos e isoladamente? Nos termos dos arts. 1.012 e 1.016, CC o administrador responder solidariamente pelos atos que praticar antes de requerer a averbao do documento que o nomeia na Junta Comercial, ou por culpa no desempenho de sua funo. Por outro lado, responde isoladamente por perdas e danos perante a sociedade, se agir contrariando a vontade da maioria dos scios (art. 1.013, 3). f) Quando o administrador pratica ato ultra vires? O administrador pratica ato ultra vires quando age com excesso de poder no desempenho de suas funes, praticando ato de gesto que contrarie expressamente deciso tomada em reunio de scios, cuja ata foi arquivada na Junta Comercial (arts. 1.013, pargrafo 2., 1.015 e 1.016 do CC). O excesso de poderes praticado pelo administrador pode ser oposto a terceiro, se este tinha como saber do excesso praticado. Tal conhecimento pode ocorrer quando a operao realizada pelo administrador era estranha ao ramo de atividade da sociedade, ou ainda quando a limitao foi averbada na Junta Comercial. A previso do ato ultra vires est positivada no Enunciado 129 do CJF e pargrafo nico do art. 1015 do CC. 9 Diferencie preposto, de gerente e de administrador. Prepostos so empregados ou representantes terceirizados que desempenham tarefas coordenadas pelo empresrio, independente do vnculo contratual mantido, nos termos dos artigos 1.169 1.178, CC. O gerente um preposto com funes de chefia, encarregado da organizao do trabalho num certo estabelecimento, e podem ter seus poderes limitados por ato escrito do empresrio. O gerente, desde que no haja limitao expressa, responsabiliza o preponente em todos os seus atos e pode, inclusive atuar em juzo pelas obrigaes resultantes do exerccio de sua funo. Para que a limitao mencionada surta efeitos em relao a terceiros, depende do arquivamento e averbao de seu instrumento na Junta Comercial (Artigos 1.172 1.176, CC). O administrador uma pessoa designada pela sociedade, podendo ser scio ou no scio, como regra, que seja identificado no contrato social ou em ato separado registrado na Junta

Comercial, a fim de que terceiros tenham conhecimento de quem representa a empresa e de quais atos esta pessoa pode realizar (art. 1.012, CC). Caso o administrador pratique algum ato no autorizado pelos scios, incorrer em prtica de ato ultra vires, de excesso de poderes. Sua responsabilidade solidria sociedade pelos atos que praticar, antes de requerer a averbao do documento que o nomeia na Junta Comercial (art. 1.019, nico, CC). Tambm se responsabiliza por perdas e danos perante sociedade (arts. 1.013, 2 e 1.016, CC). 10 Numa ao de retirada, responda: a) cabimento cabvel em caso de exerccio de direito de retirada, nos termos do artigo 1.029, CC ou em caso de exaurimento do fim social ou verificada sua inexequibilidade, de acordo com o inciso II do art. 1.034, CC. b) plo passivo Ser composto pelos scios que e pela sociedade. c) plo ativo Ser composto pelo scio que pretende se retirar. d) fundamento legal O fundamento legal para a propositura da ao se encontra no artigo 282 do CPC. 11 Numa ao de excluso, responda: a) cabimento O cabimento da ao de excluso se d nos casos previstos pelos artigos 1.004, CC (scio remisso), 1.006, CC (scio que participa com prestao de servios, na sociedade simples), 1.030, CC (excluso judicial), 1.058, CC (scio remisso) e 1.085, CC (requisitos cumulativos para excluso em sociedades limitadas). b) plo passivo Ser composto pelo scio que ser excludo e pela sociedade. c) plo ativo O plo ativo ser composto pelos scios que pleiteiam a excluso. d) fundamento legal O fundamento legal da ao de excluso est previsto nos artigos 1.030, CC e 282, CPC. PERGUNTAS EXTRAS: 1 Quem pode exercer atividade empresria? R: A atividade empresria pode ser exercida pelo empresrio individual ou pela sociedade empresria. Para exercer atividade de empresrio individual necessria a plena capacidade civil, que ocorre, pelo novo ordenamento, aos 18 anos de idade e com plenas condies mentais. 2 Diferencie a Sociedade Empresria e a Sociedade No Empresria: Sociedade Empresria, aquela constituda por no mnimo de duas pessoas, com objeto lcito descrito em seu contrato social, natureza essencialmente mercantil, sujeita ao Registro Pblico de Empresas Mercantis (Junta Comercial), onde a execuo de tal objeto no comporte a exceo prevista no pargrafo nico do artigo 966 do NCC (Novo Cdigo Civil); Segmentos desta natureza juridica o comrcio no geral, prestadora de servios deste que no contenha atividade conforme mencionado abaixo e indstria no geral. Sociedade Simples, sendo aquela organizada por no mnimo de duas pessoas, com objeto lcito descrito em seu contrato social, natureza essencialmente no mercantil, onde para a execuo de seu objeto, os scios recaiam na exceo prevista acima, ou seja, exeram profisso intelectual, de natureza cientfica, literria ou artstica, mesmo que para a execuo necessitem de auxiliares ou colaboradores. sujeita ao Registro Pblico de

Empresas Sociedade Simples (Cartrio). Segmentos desta natureza juridica a prestao de servios, seja qualquer atividade regulamentada ou no regulamentada.

PROTEGIDO: RESUMO DA AULA 28/08/2013


5/09/13 Comentrios: 0 Incio da aula correo dos exerccios 20, 24 e 26 Exerccio 20 Art. 29 da Lei 8.934/94 e Art. 1.076 do CC. Exerccio 24 Art. 1.191, Art. 226 e Art.844 do CPC. Exerccio 26 Art. 974, 3, do CC. 1) EIRELI -> Titular (Pessoa Fsica) atividade empresarial registro s existe na forma REGULAR

> ad. pers. jurdica com o

Obs.: Se no for registrada no EIRELI. -> Patrimnio do Titular da empresa Patrimnio EIRELI Bens insuficientes para pagar os credores Credor pode atingir o patrimnio do titular -> desconsiderao da personalidade jurdica -> Capital Social Mnimo de 100 salrios mnimos PF somente 1 EIRELI Pode surgir > originria: registrada no incio > transformao: concentrao de quotas -> Aplicao das regras de LTDA > Art. 980, 6, do CC. Art. 1.055 do CC capital social no pode ser composto por prestao de servios Art. 1.055 do CC responsabilidade por 5 anos pela avaliao do bem Art. 1.061 do CC administrador -> titular ou terceiro Art. 1.010 do CC responsabilidade do administrador 2) Estabelecimento=fundo de comrcio Conjunto de bens utilizados na atividade empresarial: Bens materiais Bens imateriais -> Bens imateriais ex.: ponto comercial, endereo, endereo eletrnico (web site) -> Estabelecimento pode ser objeto de arrendamento, usufruto e de alienao (venda). -> Alienao do estabelecimento TRESPASSE -> Eficcia do trespasse perante terceiros: averbao na junta comercial + publicao no Dirio Oficial do Estado A) Trespasse (art.1.145 e ss do CC) A.1) Responsabilidades pelas dvidas -> Adquirente (comprador) -> dvidas contabilizadas -> Alienante (vendedor) ->resp. solidria (adquirente) pelo prazo de 1 ano Obs.: Chamamento ao processo Art.77, inciso III, do CPC A.2) Subrogao dos Contratos:

-> Atividade do estabelecimento subrogao automtica -> contrato pessoal no subroga necessria anuncia A.3) No Concorrncia (pode ser tratada no contrato) -> Contrato Omisso no concorrncia pelo prazo de 05 anos PEA 7 ESQUELETO COMPETNCIA Justia Estadual Endereamento EXCELENTSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA VARA CVEL DA COMARCA DE DO ESTADO DE PARTES: Autor: MARCOS (empresrio individual) qualificao CNPJ, com sede Ru: JOO (pessoa fsica) + Restaurante Veneza Ltda (PJ) AO DE OBRIGAO DE FAZER DE NO FAZER C/C PERDAS E DANOS Fundamento legal Art.461 do CPC I- DOS FATOS parafrasear os fatos II- DO DIREITO falar sobre a obrigao de no fazer (no concorrncia)/ reparao de danos art.927 do CC III- DA TUTELA ANTECIPADA art.273, inciso I, do CPC. IV- DO PEDIDO - a concesso da tutela antecipada no sentido de (ex.: deixar de realizar a atividade), com aplicao de multa diria; - a procedncia do pedido do Autor no sentido de - a condenao a reparao dos danos causados - a citao dos Rus por oficial de justia - a condenao ao nus da sucumbncia - que as intimaes sejam enviadas ao endereo Provas Valor da causa (valor do contrato) Local e data Advogado OAB 3) AO RENOVATRIA Lei 8.245/91 -> Objeto renovao compulsria do contrato de locao -> Requisitos I e II contrato escrito e 5 anos no mesmo imvel 2 ANOS 3 ANOS /// 2 MESES Interrupo Posicionamento do STJ se o intervalo for pequeno at 3 meses e o locatrio continuar pagando o aluguel o prazo de interrupo computado. III 3 anos no mesmo ramo de atividade B) Prazo Art.51, 5, da LL 1 ano e 6 meses antes do termo final do contrato 1 ANO 6 MESES TERMO FINAL ///

- CONTESTAO argumento prazo decadencial (prazo j passou) . - (antes do prazo) falta de interesse de agir. C) Legitimidade ativa > Locatrio ou qualquer sucessor D) Locador retomada Art.52 -> melhor proposta de terceiro (art.72) -> realizar reformas -> uso prprio -> uso de ascendente, descendente e cnjuge + -> fundo de comrcio h mais um ano

PROTEGIDO: VAMOS TREINAR O CABIMENTO DE PEAS?


5/09/13 Comentrios: 0
Ads not by this site

Treino de Cabimento de Peas. 1.Prova X Unificada 2013.2- Direito Civil 16/06/2013 Jos Afonso, engenheiro, solteiro, adquiriu de Lcia Maria, enfermeira, solteira, residente na Avenida dos Bandeirantes, 555, So Paulo/SP, pelo valor de R$100.000,00 (cem mil reais), uma casa para sua moradia, situada na cidade de Mucurici/ES, Rua Central, n 123, bairro Funcionrios. O instrumento particular de compromisso de compra e venda, sem clusula de arrependimento, foi assinado pelas partes em 02/05/2011. O valor ajustado foi quitado por meio de depsito bancrio em uma nica parcela. Dez meses aps a aquisio do imvel onde passou a residir, ao fazer o levantamento de certides necessrias lavratura de escritura pblica de compra e venda e respectivo registro, Jos Afonso toma cincia da existncia de penhora sobre o imvel, determinada pelo Juzo da 4 Vara Cvel de Itaperuna / RJ, nos autos da execuo de ttulo extrajudicial n 6002/2011, ajuizada por Carlos Batista, contador, solteiro, residente Rua Rio Branco, 600, Itaperuna/RJ, em face de Lcia Maria, visando receber valor representado por cheque emitido e vencido quatro meses aps a venda do imvel. A determinao de penhora do imvel ocorreu em razo de expresso requerimento formulado na inicial da execuo por Carlos Batista, tendo o credor desprezado a existncia de outros imveis livres e desimpedidos de titularidade de Lcia Maria, cidad de posses na cidade onde reside. Elabore a pea processual prevista pela legislao processual, apta a afastar a constrio judicial invasiva sobre o imvel adquirido por Jos Afonso. 2.Prova IX Unificada 2013.1- Direito Civil 24/02/13 Moema, brasileira, solteira, natural e residente em Fortaleza, no Cear, maior e capaz, conheceu Toms, brasileiro, solteiro, natural do Rio de Janeiro, tambm maior e capaz. Toms era um prspero empresrio que visitava o Cear semanalmente para tratar de negcios, durante o ano de 2010. Desde ento passaram a namorar e Moema passou a frequentar todos os lugares com Toms que sempre a apresentou como sua namorada. Aps algum tempo, Moema engravidou de Toms. Este, ao receber a notcia se recusou a reconhecer o filho, dizendo que o relacionamento estava acabado, que no queria ser pai naquele momento, razo pela qual no reconheceria a paternidade da criana e tampouco iria contribuir economicamente para

o bom curso da gestao e subsistncia da criana, que deveria ser criada por Moema sozinha. Moema ficou desesperada com a reao de Toms, pois quando da descoberta da gravidez estava desempregada e sem condies de custear seu plano de sade e todas as despesas da gestao que, conforme atestado por seu mdico, era de risco. Como sua condio financeira tambm no permitia custear as despesas necessrias para a sobrevivncia da futura criana, Moema decidiu procurar orientao jurdica. certo que as fotografias, declaraes de amigos e alguns documentos fornecidos por Moema conferiam indcios suficientes da paternidade de Toms. Diante desses fatos, e cabendo a voc pleitear em juzo a tutela dos interesses de Moema, elabore a pea judicial adequada, a fim de garantir que Moema tenha condies financeiras de levar a termo sua gravidez e de assegurar que a futura criana, ao nascer, tenha condies de sobrevida. 3.Prova VIII Unificada 2012.2- Direito Civil 21/10/12 Norberto da Silva, pessoa desprovida de qualquer bem material, adquiriu de terceiro, h nove anos e meio, posse de terreno medindo 240m em rea urbana, onde construiu moradia simples para sua famlia. O terreno est situado na Rua Cardoso Soares n 42, no bairro de Lrios, na cidade de Condonpolis, no estado de Tocantins. So seus vizinhos do lado direito Carlos, do esquerdo Ezequiel e, dos fundos, Edgar. A posse exercida ininterruptamente, de forma mansa e pacfica, sem qualquer oposio. No ltimo ano o bairro passou por um acelerado processo de valorizao devido construo de suntuosos projetos imobilirios. Em razo disso, Norberto tem sido constantemente sondado a se retirar do local, recebendo ofertas de valor insignificante, j que as construtoras alegam que o terreno sequer pertence a ele, pois est registrado em nome de Cndido Gonalves. Norberto no tem qualquer interesse em aceitar tais ofertas; ao contrrio, com setenta e dois anos de idade, vivo e acostumado com a vida na localidade, demonstra desejo de l permanecer com seus filhos. Por no ter qualquer documentao oficial que lhe resguarde o direito de propriedade do imvel, Norberto procura um advogado a fim de que seja intentada medida judicial. Elabore a pea processual cabvel in caso, indicando os seus requisitos e fundamentos nos termos da legislao vigente. 4.Prova 2010.2 Unificada Direito Civil 14/11/10 Em janeiro de 2005, Antnio da Silva Jnior, 7 anos, voltava da escola para casa, caminhando por uma estrada de terra da regio rural onde morava, quando foi atingindo pelo coice de um cavalo que estava em um terreno margem da estrada. O golpe causa srios danos sade do menino, cujo tratamento se revela longo e custoso. Em ao de reparao por danos patrimoniais e morais, movida em janeiro de 2009 contra o proprietrio do cavalo, o juiz profere sentena julgando improcedente a demanda, ao argumento de que Walter Costa, proprietrio do animal, empregou o cuidado devido, pois mantinha o cavalo amarrado a uma rvore no terreno, evidenciando-se a ausncia de culpa, especialmente em uma zona rural onde comum a existncia de cavalos. Alm disso, o juiz argumenta que j teria ocorrido a prescrio trienal da ao de reparao, quer no que tange aos danos morais, quer no que tange aos danos patrimoniais, j que a leso ocorreu em 2005 e a ao somente foi proposta em 2009. Como advogado contratado pela me da vtima, Isabel da Silva, elabore a pea processual cabvel. 5. Prova VIII Unificada 2012.2- Direito Tributrio 21/10/12 A Construtora Segura Ltda. est sendo executada pela Fazenda Pblica Municipal. Entretanto, a empresa havia proposto uma ao de consignao em pagamento, com relao ao mesmo dbito apontado

na CDA que d fundamento execuo fiscal, tendo obtido ganho de causa, sendo certo que a sentena transitou em julgado. Ocorre que a Fazenda Municipal, ao invs de levantar os valores consignados, permitindo a baixa do feito, props a execuo, mesmo j tendo ocorrido a baixa da inscrio do dbito na Dvida Ativa Municipal, determinada pela sentena na consignatria, que deu por cumprida a obrigao fiscal da empresa. A Construtora Segura Ltda., expertna matria, ingressou com exceo de pr-executividade, que foi liminarmente rejeitada, entendendo o Juiz que o tema deveria ser tratado em sede de embargos, aps a segurana do Juzo. Prepare o recurso cabvel da deciso que rejeitou a exceo de pr-executividade, fundamentando-o de forma completa, registrando toda a matria de direito processual e material pertinente. 6. Prova 2010.3 Unificada Direito Tributrio 27/03/11 A empresa Mercantil Ltda. possui como atividade a incorporao e loteamento de empreendimentos imobilirios na cidade do Rio de Janeiro. Em maro de 2001, Jos dos Santos, aps exercer a gerncia da empresa Mercantil Ltda. por mais de cinco anos, decide se retirar da sociedade em decorrncia de divergncias com os planos de expanso da Mercantil Ltda., desejada pelos demais scios quotistas. Jos dos Santos aliena as suas quotas para os demais scios quotistas, os quais assumem a gerncia da sociedade e prosseguem nas atividades comerciais da empresa. A Mercantil Ltda., aps dois anos de aquisio de novos terrenos, alcana a terceira posio no ranking das maiores empresas imobilirias na cidade do Rio de Janeiro, cujo critrio o faturamento advindo de lanamentos imobilirios em cada ano. Em julho de 2003, contudo, a Secretaria da Receita Federal, em fiscalizao realizada na empresa, acaba por realizar uma autuao sobre a Mercantil Ltda. objetivando a cobrana de IRPJ/CSLL devidos e no pagos, referentes aos perodos de apurao de janeiro de 1999 a dezembro de 2000, sob a alegao de que determinadas despesas no poderiam ter sido excludas da base de clculo dos referidos tributos por no serem despesas diretamente necessrias s atividades da Mercantil Ltda., entre as quais, as despesas de corretagem incorridas na aquisio dos terrenos. Ao trmino do processo administrativo, a autuao mantida, e o crdito tributrio exigido posteriormente inscrito em dvida ativa. ajuizada, em decorrncia, execuo fiscal, distribuda para o Juzo da 2 Vara de Execues Fiscais da Seo Judiciria da Justia Federal do Rio de Janeiro, com base em Certido de Dvida Ativa expedida em face de Mercantil Ltda. e de Jos dos Santos, este na qualidade de corresponsvel. Ambos so citados e ofereceram, h dez dias, bens penhora. Na qualidade de advogado de Jos dos Santos, elabore a medida judicial competente para a defesa dos interesses de Jos dos Santos.

PROTEGIDO: ESTUDOS DIRIGIDOS 05


3/09/13 Comentrios: 0

DIREITO EMPRESARIAL ESTUDOS DIRIGIDOS 05

1 O que se entende por sociedade comum? 2 De que forma se processa a falncia da sociedade comum? 3 De que forma se d a responsabilidade dos scios da sociedade comum? 4 Sociedades Comuns podem participar de licitaes? 5 Acerca do controle da sociedade limitada, explique qual a forma de definio do poder de mando. 6 O que e como se desenvolve o instituto da desconsiderao da personalidade jurdica? 7 Quais as hipteses de excluso para a sociedade limitada? Fundamente. 8 A respeito do administrador responda e fundamente: a) Na sociedade simples, pode ser PF ou PJ? b) Na Sociedade em nome coletivo, precisa ser scio? c) Na sociedade limitada, precisa ser scio? d) O que necessrio para constituir algum como administrador? Quais os quruns necessrios? e) De acordo com a responsabilidade, quando ele responde solidariamente, por perdas e danos e isoladamente? f) Quando o administrador pratica ato ultra vires? 8 Diferencie preposto, de gerente e de administrador. 9 Numa ao de retirada, responda: a) cabimento b) plo passivo c) plo ativo d) fundamento legal 10 Numa ao de excluso, responda: a) cabimento b) plo passivo c) plo ativo d) fundamento legal

PERGUNTAS EXTRAS: 1 Quem pode exercer atividade empresria? 2 Diferencie a Sociedade Empresria e a Sociedade No Empresria.

PROTEGIDO: GABARITO ESTUDOS DIRIGIDOS 04


3/09/13 Comentrios: 0

GABARITO ESTUDOS DIRIGIDOS 04


I.Estudar pela Doutrina escolhida: - Propriedade Industrial - Sociedade Simples - Sociedade Conjugal - Nome Empresarial - Atividade Rural II. Ler os seguintes textos normativos: - Lei 9279/96

- arts 996 e ss do CC - art. 971 do CC -art. 977 do CC -art. 1123 e ss do CC III. Responder as questes abaixo: 1 Explique detalhadamente quais as formas de extino da patente indicando os dispositivos legais. De acordo com o art. 78 da Lei n 9.279/96 a patente extingue pela: I pela expirao do prazo de vigncia; II pela renncia de seu titular, ressalvado o direito de terceiros; III pela caducidade; IV pela falta de pagamento da retribuio anual, nos prazos previstos no 2 do art. 84 e no art. 87; e V pela inobservncia do disposto no art. 217. Extinta a patente, o seu objeto cai em domnio pblico. Com relao denncia, essa s ser admitida se no prejudicar direitos de terceiros. Art. 80. Caducar a patente, de ofcio ou a requerimento de qualquer pessoa com legtimo interesse, se, decorridos 02 (dois) anos da concesso da primeira licena compulsria, esse prazo no tiver sido suficiente para prevenir ou sanar o abuso ou desuso, salvo motivos justificveis. 1 A patente caducar quando, na data do requerimento da caducidade ou da instaurao de ofcio do respectivo processo, no tiver sido iniciada a explorao. 2 No processo de caducidade instaurado a requerimento, o INPI poder prosseguir se houver desistncia do requerente. De acordo com o art. 81 o titular ser intimado mediante publicao para se manifestar, no prazo de 60 (sessenta) dias, cabendo-lhe o nus da prova quanto explorao. Conforme preleciona o art. 82, a deciso ser proferida dentro de 60 (sessenta) dias, contados do trmino do prazo mencionado no artigo anterior. Por fim, de acordo com o art. 83, a deciso da caducidade produzir efeitos a partir da data do requerimento ou da publicao da instaurao de ofcio do processo. 2 O que sociedade simples, qual a sua natureza e como possvel registr-la? A sociedade simples um tipo societrio criado como regra geral para sociedades no empresrias, previstas entre os artigos 997 a 1.038 do CC. Tais sociedades possuem natureza de seu objeto diversa das demais sociedades, posto que as demais so sociedades personificadas, cujos scios esto ligados por um vnculo contratual da mesma forma que outros tipos societrios. Entretanto, seu objeto atividade no empresria, de carter econmico, como por exemplo, as profisses intelectuais, de natureza cientfica, literria ou artstica (pargrafo nico do art. 966 do CC), dentre outras de natureza eminentemente civil. O contrato constitutivo da Sociedade Simples dever ser efetuado nos trinta dias subseqentes sua constituio no Cartrio de Registro Civil das Pessoas Jurdicas do local de sua sede. Pode ainda, a sociedade registrar-se na Junta Comercial. Caso isso ocorra, passa a ter o dever de cumprir todas as obrigaes de uma sociedade empresria, mesmo tendo natureza jurdica diversa. 3 Como a responsabilidade dos scios nesse tipo de sociedade? Nas sociedades simples os scios respondem, de forma ilimitada, pelas dvidas sociais se o registro dos atos constitutivos ocorrer no Cartrio de Registro Civil de Pessoas Jurdicas, ficando-lhes facultado no contrato social contratar se a responsabilidade perante terceiros ser solidria ou subsidiria com a pessoa jurdica. Porm, se as Sociedades Simples registrarem seus atos no Registro Pblico de Empresas Mercantis e Atividades Afins no sero reconhecidas como sociedades empresrias, uma vez que seu objeto especfico,qualquer que seja a atividade civil. Todavia, para ser vlido esse registro necessrio que, a sociedade simples faa opo por um dos tipos societrios empresariais, o que pode lhe garantir a responsabilidade limitada de seus scios e a responsabilidade limitada ao capital social.

4 As sociedades entre cnjuges casados no regime da comunho universal de bens ou no da separao obrigatria, constitudas antes da vigncia do novo Cdigo Civil, podero sofrer qualquer abalo pela regra do atual artigo 977? No. As sociedades entre cnjuges casados sob o regime da comunho universal ou da separao obrigatria, se formadas antes da vigncia do novo Cdigo Civil (formadas at 10 de janeiro de 2003), so resultantes de avenas celebradas sob a gide de lei que lhes permitia essa contratao, devendo ser reputadas como atos jurdicos perfeitos, de tal sorte que o artigo 977 no lhes pode ser oponvel, o que significa dizer que desnecessrio que esses empresrios busquem adaptar-se, neste ponto, atual legislao. 5 O que vem a ser nome empresarial e quais tutelas visa proteger? O nome empresarial consiste no sinal distintivo e revelador, que serve para identificar o sujeito de direito, o titular da empresa. , portanto, a expresso distintiva e reveladora da pessoa, indicadora do sujeito que exerce a atividade empresria. As tutelas que visa proteger so: 1.) Clientela, coibindo-se a concorrncia desleal, derivada de possveis confuses provocadas aos consumidores em razo da identidade ou semelhana das expresses que compe os nomes.; e 2) Crdito, tendo por finalidade proteger a higidez do crdito do empresrio na praa na qual atua, que poderia ser prejudicada com a publicidade de protestos e requerimentos de falncia em face de empresrio com nome igual ou semelhante. 6 Existe distino entre o nome empresarial e a marca? Em caso positivo, explique. No se confunde o nome empresarial com marca. Em suma, marca e nome empresarial se distingue quanto ao: a) mbito material: o nome protegido independentemente do ramo da atividade econmica, pois serve tutela do crdito, alm da proteo da clientela, ao passo que a marca sujeita-se ao princpio da especialidade, salvo marcas de alto renome, limitando-se a proteo classe de produtos ou servios em que se acha registrada; b) mbito territorial:o nome tem proteo administrativa restrito ao estado a que pertena a Junta Comercial. A marca protegida em todo territrio nacional; e c) mbito temporal: o direito utilizao do nome empresarial indeterminado e perdura enquanto subsistir o exerccio da atividade para o qual foi adotado. J a marca possui prazo de vigncia de 10 anos, embora suscetvel de prorrogao por igual perodo. 7 Sobre Atividade Rural responda: a) A pessoa que exerce atividade rural pode registrar-se? Em caso positivo, explique os requisitos. O Produtor Rural no obrigado a se registrar no rgo estatal regulador de empresas, porm para que possa gozar dos benefcios do direito empresarial, mister se faz o observao do art. 971 do CC. Para ser empresrio basta que, tenha capacidade, exera efetivamente a empresa de forma profissional, com intuito lucrativo, sendo o registro, sem sombra de dvidas importante para que o exerccio seja regular e passe a gozar de proteo legal. De acordo com o art. 968 do CC, a inscrio se realizar mediante requerimento que deve conter: I o seu nome, nacionalidade, domiclio, estado civil e, se casado, o regime de bens; II a firma, com a respectiva assinatura autgrafa; III o capital; e o IV o objeto e a sede da empresa. b) O empresrio rural pode pedir a auto falncia? Sim. O pedido de falncia pode ser efetuado pelo prprio devedor, quando no pleitear sua recuperao judicial. Referido pedido deve ser instrudo seguindo as normas rgidas no artigo 105 da lei 11.101. c) A sociedade que exerce a atividade rural realiza atividade empresarial? Pode sofrer falncia? Fundamente.

Sim. Segundo o artigo 971 do Cdigo Civil, o empresrio que exerce exclusivamente a atividade rural tem a faculdade de registrar sua atividade na Junta Comercial do Estado no qual se encontra, e no a obrigao. Assim, se houver a impontualidade por parte da sociedade que exerce a atividade rural esta poder sofrer falncia. 8 Quais os requisitos necessrios para constituir uma sociedade estrangeira? Fundamente. De acordo com o caput do art. 1.134, do Cdigo Civil, as sociedades estrangeiras dependem de autorizao do Poder Executivo (Federal) para funcionar no pas, podendo, nos casos previstos em lei, ser acionista de sociedade annima brasileira. O 1 do referido artigo dispe acerca dos requisitos necessrios para a sua constituio no pas, descrevendo a documentao que se deve juntar ao requerimento, e so eles: - prova de se achar a sociedade constituda conforme a lei de seu pas; - inteiro teor do contrato ou do estatuto; - relao dos membros de todos os rgos da administrao da sociedade, com nome, nacionalidade, profisso, domiclio e, salvo quanto a aes ao portador, o valor da participao de cada um no capital da sociedade; - cpia do ato que autorizou o funcionamento no Brasil e fixou o capital destinado s operaes no territrio nacional; - prova de nomeao do representante no Brasil, com poderes expressos para aceitar as condies exigidas para a autorizao; - ltimo balano. Por sua vez, o 2 aduz que os documentos devem ser autenticados de acordo com a lei nacional da sociedade requerente, legalizados no consulado brasileiro e traduzido em lngua verncula. Concedida a autorizao para se constituir no pas a sociedade estrangeira dever faz-lo no prazo de 12 meses, quando, ento, sob pena de caducidade (art. 1124, CC). 9 Cite alguns exemplos de sociedades que dependem de autorizao, com seus respectivos artigos. Como exemplo de sociedades nacionais que dependem de autorizao tem-se as mineradoras (art. 176, 1 da Constituio Federal) e as empresas de radiodifuso sonora e de sons e imagens (art. 223 da Constituio Federal). 10 Quais os lugares adequados para o registro das sociedades simples e das sociedades empresarias? Fundamente. O local adequado para registro das sociedades empresarias a Junta Comercial conforme disposio do artigo 1.152 do Cdigo Civil. J o local de registro das sociedades simples o Cartrio de Registro Civil das Pessoas Jurdicas, nos termos do art. 998, do Cdigo Civil. Vale observar que as Cooperativas podem ser registradas na Junta Comercial, nos termos do art. 32, II, b, da Lei 8.934/94. 11 Como a participao nos lucros e nas perdas dos scios nas sociedades simples? Fundamente. Nos termos do art. 1.007 do Cdigo Civil os scios participam dos lucros e das perdas na proporo de suas quotas, desde que no haja disposio em contrrio. Todavia, aquele que participa com servios, apenas participa dos lucros na proporo da mdia do valor das quotas. Qualquer disposio contratual que exclua o scio de participar dos lucros e das perdas ser nulo (art. 1.008, CC).

Caso o lucro resulte de alguma atividade ilcita ou fictcia, a responsabilidade ser solidria entre os scios que participaram e os administradores que realizaram, conhecendo ou devendo conhecer a ilegitimidade (art. 1009, CC). Importante esclarecer que a responsabilidade dos scios pode ser solidria desde que haja estipulao contratual neste sentido (art. 1.023, CC). 12 possvel que um scio participe de uma sociedade simples apenas com a prestao de servios? Fundamente. Na sociedade simples possvel que um scio participe apenas com a prestao de servios, nos termos do art. 997, V, CC. O scio que participe dessa sociedade nesses moldes no poder se empregar em outra atividade, salvo estipulao contratual em contrrio, sob pena de ser excludo da sociedade (art. 1.006, CC). Tambm participar nos lucros, mas de acordo com a mdia das quotas, visto que no participar da formao do capital social (art. 1.007, CC). Nos termos do art. 1.023 do Cdigo Civil no existe previso para que este tipo de scio participe nas perdas societrias. 13 Qual o qurum para alterao de contrato social nas sociedades simples? Fundamente. Caso a alterao do contrato social seja atinente matria constante no art. 997 do Cdigo Civil o qurum para aprovao dever ser unnime. As demais matrias podero contar com a maioria absoluta de votos, desde que no haja deliberao contrria no contrato. Fundamento extrado do art. 999, do Cdigo Civil. 14 Quais as hipteses de excluso das sociedades simples? Fundamente. O scio que contribuir somente com prestao de servios dever dedicar-se nica e exclusivamente atividade realizada pela sociedade, sob pena de ser excludo (art. 1.006 do CC). Citar tambm o art. 1030, CC. PERGUNTAS EXTRAS: 1 Qual o conceito e a constituio de Sociedade Empresarial? R: a pessoa jurdica de direito privado que tem por objetivo social a explorao de atividade econmica. A Sociedade se constitui por meio de contrato entre duas ou mais pessoas, que se obrigam a combinar esforos e recursos para atingir fins comuns (art. 981 do CC). Portanto, obrigao de qualquer scio de sociedade empresria contribuir para a formao do patrimnio social, no se admitindo a entrada de scio que apenas preste servio empresa (art. 1055, p. 2, do CC). As sociedades que admitem que os scios contribuam apenas com prestao de servios so as sociedades simples (pura e a cooperativa). Na sociedade simples, na sociedade limitada, na sociedade em nome coletivo e na sociedade em comandita simples, este contrato tem o nome de contrato social, enquanto na sociedade annima, na comandita por aes e na cooperativa o contrato tem o nome de estatuto social. 2 Conceitue e indique quais so as sociedades no personificadas? R: So aquelas que no possuem personalidade jurdica e, portanto, no so registradas. So sociedade no personificadas as sociedades comuns e as em conta de participao. 3 De que forma se constitui a Sociedade comum? R: a sociedade no personificada, que no possui contrato social ou este no registrado na junta comercial ou no registro civil das pessoas jurdicas. Por no ter registro, no ter personalidade jurdica nem nome empresarial.

PROTEGIDO: ESTUDOS DIRIGIDOS 04


1/09/13 Comentrios: 0
Ads not by this site

DIREITO EMPRESARIAL ESTUDOS DIRIGIDOS 04


1 Explique detalhadamente quais as formas de extino da patente indicando os dispositivos legais. 2 O que sociedade simples, qual a sua natureza e como possvel registr-la? 3 Como a responsabilidade dos scios nesse tipo de sociedade? 4 As sociedades entre cnjuges casados no regime da comunho universal de bens ou no da separao obrigatria, constitudas antes da vigncia do novo Cdigo Civil, podero sofrer qualquer abalo pela regra do atual artigo 977? 5 O que vem a ser nome empresarial e quais tutelas visa proteger? 6 Existe distino entre o nome empresarial e a marca? Em caso positivo, explique. 7 Sobre Atividade Rural responda: a) A pessoa que exerce atividade rural pode registrar-se? Em caso positivo, explique os requisitos. b) O empresrio rural pode pedir a auto falncia? c) A sociedade que exerce a atividade rural realiza atividade empresarial? Pode sofrer falncia? Fundamente. 8 Quais os requisitos necessrios para constituir uma sociedade estrangeira? Fundamente. 9 Cite alguns exemplos de sociedades que dependem de autorizao, com seus respectivos artigos. 10 Quais os lugares adequados para o registro das sociedades simples e das sociedades empresarias? Fundamente. 11 Como a participao nos lucros e nas perdas dos scios nas sociedades simples? Fundamente. 12 possvel que um scio participe de uma sociedade simples apenas com a prestao de servios? Fundamente. 13 Qual o qurum para alterao de contrato social nas sociedades simples? Fundamente. 14 Quais as hipteses de excluso das sociedades simples? Fundamente.

PERGUNTAS EXTRAS: 1 Qual o conceito e a constituio de Sociedade Empresarial? 2 Conceitue e indique quais so as sociedades no personificadas? 3 De que forma se constitui a Sociedade comum?

PROTEGIDO: GABARITO ESTUDOS DIRIGIDOS 03 CVM


1/09/13 Comentrios: 0 Estudos Dirigidos Tema: CVM 1 O que CVM? Qual a sua funo? Em que lei est regulada a CVM? A Comisso de Valores Mobilirios(CVM) uma autarquia vinculada ao Ministrio da Fazenda, criada pela Lei n 6.385, de 07 de dezembro de 1976, com a finalidade de disciplinar, fiscalizar e desenvolver o mercado de valores mobilirios, entendendo-se como tal aquele em que so negociados ttulos emitidos pelas empresas para captar, junto ao pblico, recursos destinados ao financiamento de suas atividades. O artigo oitavo da lei 6385 enumera diversas competncias da CVM. 2 Qual a competncia e atribuies da CVM? A CVM tem poderes para disciplinar, normalizar e fiscalizar a atuao dos diversos integrantes do mercado. Seu poder de normalizar abrange todas as matrias referentes ao mercado de valores mobilirios. Cabe a CVM, entre outras, disciplinar as seguintes matrias: Registro de companhias abertas; Registro de distribuies de valores mobilirios; Credenciamento de auditores independentes e administradores de carteiras de valores mobilirios; Organizao, funcionamento e operaes das bolsas de valores; Negociao e intermediao no mercado de valores mobilirios; Administrao de carteiras e a custdia de valores mobilirios; Suspenso ou cancelamento de registros, credenciamentos ou autorizaes; Suspenso de emisso, distribuio ou negociao de determinado valor mobilirio ou decretar recesso de bolsa de valores; De acordo com a lei que a criou, a Comisso de Valores Mobilirios exercer suas funes, a fim de: assegurar o funcionamento eficiente e regular dos mercados de bolsa e de balco; proteger os titulares de valores mobilirios contra emisses irregulares e atos ilegais de administradores e acionistas controladores de companhias ou de administradores de carteira de valores mobilirios; evitar ou coibir modalidades de fraude ou manipulao destinadas a criar condies artificiais de demanda, oferta ou preo de valores mobilirios negociados no mercado; assegurar o acesso do pblico a informaes sobre valores mobilirios negociados e as companhias que os tenham emitido; assegurar a observncia de prticas comerciais equitativas no mercado de valores mobilirios; estimular a formao de poupana e sua aplicao em valores mobilirios; promover a expanso e o funcionamento eficiente e regular do mercado de aes e estimular as aplicaes permanentes em aes do capital social das companhias abertas. A Lei tambm atribui CVM competncia para apurar, julgar e punir irregularidades eventualmente cometidas no mercado. Diante de qualquer suspeita a CVM pode iniciar um inqurito administrativo, atravs do qual, recolhe informaes, toma depoimentos e rene provas com vistas a identificar claramente o responsvel por prticas ilegais, oferecendolhe, a partir da acusao, amplo direito de defesa.

3 A CVM pode promover processo administrativo para investigar a ocorrncia de irregularidades no mercado? Sim. As sanes para quem descumpre as regras legais do mercado de valores mobilirios, so: advertncia, multa, suspenso ou inabilitao para o exerccio do cargo, ou cassao da autorizao ou do registro, bem como a proibio por prazo determinado para o exerccio de atividades e operaes do sistema de distribuio. Tambm o investidor pode ser proibido temporariamente de atuar, direta ou indiretamente, no mercado. Em se tratando de processo administrativo pelo rito ordinrio este regulamentado pela deliberao 538/08 da CVM. Alm disso, a CVM tem a obrigao de comunicar ao Ministrio Pblico quaisquer indcios de ilcito penal verificados nos processos sobre irregularidades no mercado. 4 Qual a relao entre CVM e Sociedades Annimas? A sociedade annima, pode ser do tipo fechada ou aberta, esta ltima deve ser obrigatoriamente registrada na CVM. A companhia tem seu capital social dividido em valores mobilirios representativos de um investimento (as aes), cujos scios tm, pelas obrigaes sociais, responsabilidade limitada ao preo de emisso das aes que titularizam. As sociedades annimas abertas contam com recursos captados junto ao mercado de capitais, e, por isso, sujeitam a sua administrao fiscalizao governamental. O objetivo desse controle atravs da CVM dar segurana, credibilidade ao investidor, conferindo ao investimento em aes e outros valores mobilirios dessas companhias a maior segurana e liquidez possvel. determinao legal que nenhuma emisso pblica de valores mobilirios ser distribuda no mercado sem prvio registro na CVM. Para tanto, caracterizam a emisso pblica: a) a utilizao de listas ou boletins de venda ou subscrio, folhetos, prospectos ou anncios destinados ao pblico; b) a procura de subscritores ou adquirentes para os ttulos, por meio de empregados, agentes ou corretores; c) a negociao feita em loja, escritrio ou estabelecimento aberto ao pblico, com a utilizao dos servios pblicos de comunicao (art.19, LSA). 5 Quais as aes emitidas pelas sociedades annimas? Fundamente sua resposta. As aes emitidas so: a) Valor real (patrimnio social dividido pelo nmero de aes); b) Valor nominal (capital social dividido pelo nmero de aes); c) Valor corrente (o valor de mercado, o que est sendo negociado na bolsa); d) Valor de mercado ( a diferena entre o valor real e o valor corrente) ele gera o gio, se estiver dando lucro; e e) Valor contbil (valor do patrimnio lquido dividido pelo nmero de aes) o valor que segue no balano. 6 Indique qual o bem jurdico tutelado pela CVM. O bem jurdico tutelado o desenvolvimento regular das atividades do mercado de valores mobilirios. 7 A CVM pode ser intimada para oferecer parecer ou prestar esclarecimentos? Em que casos? Qual o prazo para resposta? Nos termos do art. 31 da Lei 6385, nos processos judicirios que tenham por objetivo matria includa na competncia da Comisso de Valores Mobilirios, ser esta sempre intimada para, querendo, oferecer parecer ou prestar esclarecimentos, no prazo de quinze dias a contar da intimao. 8 De que forma a CVM poder apurar atos ilegais e prticas no eqitativas de administradores, membros do conselho fiscal e acionistas de companhias abertas? Em caso de infraes possvel aplicar penalidades? Quais penalidades so possveis?

Nos termos do incivo V do art. 9 a CVM poder purar, mediante processo administrativo, atos ilegais e prticas no eqitativas de administradores, membros do conselho fiscal e acionistas de companhias abertas, dos intermedirios e dos demais participantes do mercado, e se necessrio poder sim aplicar penalidades, previstas no Art. 11 da Lei 6385, sem prejuzo da responsabilidade civil ou penal. Entretanto, no se aplica qualquer penalidade, na CVM, sem que seja assegurado ao acusado o amplo direito de defesa. Conforme o art. 11 da Lei 6385, a Comisso de Valores Mobilirios poder impor aos infratores das normas desta Lei, da lei de sociedades por aes, das suas resolues, bem como de outras normas legais cujo cumprimento lhe incumba fiscalizar, as seguintes penalidades: advertncia; multa; suspenso do exerccio do cargo de administrador ou de conselheiro fiscal de companhia aberta, de entidade do sistema de distribuio ou de outras entidades que dependam de autorizao ou registro na Comisso de Valores Mobilirios; inabilitao temporria, at o mximo de vinte anos, para o exerccio dos cargos referidos no inciso anterior; cassao de autorizao ou registro, para o exerccio das atividades de que trata esta Lei; proibio temporria, at o mximo de vinte anos, de praticar determinadas atividades ou operaes, para os integrantes do sistema de distribuio ou de outras entidades que dependam de autorizao ou registro na Comisso de Valores Mobilirios; proibio temporria, at o mximo de dez anos, de atuar, direta ou indiretamente, em uma ou mais modalidades de operao no mercado de valores mobilirios. 9 O controlador da S/A declarado inabilitado pela Comisso de Valores Mobilirios poder ser privado de seu cargo diretivo, ou de prticas de atos decorrentes desse cargo, em razo de tal inabilitao perante terceiros? O artigo 11 da Lei n 6385/76 aduz que as penalidades impostas pela CVM ao controlador da S/A declarado inabilitado geram efeitos to somente prpria CVM. Isto porque, os incisos V, VI, VII e VIII do art. 11 da mencionada Lei prev expressamente que a suspenso ou cassao da autorizao ou registro, bem como as proibies temporrias de prticas de atividade ou atuao em mercado de valores o so exclusivamente para o exerccio das atividades de que trata a Lei da CVM.

Вам также может понравиться