Вы находитесь на странице: 1из 22

1- Qual a contribuio de Durkheim para a Sociologia?

mile Durkheim apontado como um de seus primeiros grandes tericos. Ele e seus colaboradores se esforaram por emancipar a sociologia das demais teorias sobre a sociedade e constitu-la como disciplina rigorosamente cientfica. Durkheim definiu com preciso o objeto de estudo da ociologia! estabeleceu um mtodo para analisar os fen"menos sociais e escre#eu #$rias obras! dentre elas podemos citar% As regras do mtodo sociolgico; Da Diviso do Trabalho Social; O Suicdio; As Formas Elementares da Vida eligiosa!

2- Segundo Durkheim, qual o objeto de e tudo da Sociologia?


&s 'atos ociais

!- Quai o a caracter" tica do #ato Social? $%plique cada uma dela &
1-( primeira delas a coero social" ou seja! a fora )ue os fatos e*ercem sobre os indi#duos! le#ando-os a conformar-se +s regras da sociedade em )ue #i#em! independentemente! de sua #ontade e escolha. 2- ( segunda caracterstica dos fatos sociais )ue eles e*istem e atuam sobre os indi#duos independentemente de sua #ontade ou de sua adeso consciente! ou seja! so exteriores aos indivduos. !- ( terceira caracterstica apontada por Durkheim a generalidade! # social todo $ato %ue geral" )ue se repete em todos os indi#duos ou! pelo menos! na maioria deles.

'- Quai o a an(e que o indi)"duo o*re quando tenta e rebelar contra a norma e regra ociai ? $%plique e e%empli*ique cada uma dela &
Legais so as san,es prescritas pela sociedade! sob a forma de leis! nas )uais se estabelece a infrao e a penalidade subse)uente. E*. (s multas de tr-nsito.

Espontneas seriam as )ue aflorariam como decorr.ncia de uma conduta no adaptada + estrutura do grupo ou da sociedade + )ual o indi#duo pertence. Di/ Durkheim! e*emplificando este 0ltimo tipo de sano% &Se sou industrial" nada me 'robe de trabalhar utili(ando 'rocessos e tcnicas do sculo 'assado; mas" se o $i(er" terei a runa como resultado inevit)vel!* +-, e cola um *ato ocial? -u ti*ique ua re po ta& im. ( Escola um fato social. 1ela e#idencia-se a coero social )ue imposta aos alunos atra#s de regras e normas sociais. Ela e*terior aos indi#duos! ou seja! no depende de #ontades ou escolhas pessoais para sua e*ist.ncia. Ela se encontra generali/ada por toda sociedade. .-/ que o *ato ocial normal e patol0gico? D1 e%emplo para cada um dele & Fato normal a)uele fato )ue no e*trapola os limites dos acontecimentos mais gerais de uma determinada sociedade e )ue reflete os #alores e as condutas aceitas pela maior parte da populao. E*. & casamento. 'ato +atolgico a)uele )ue se encontra fora dos limites permitidos pela ordem social e pela moral #igente. &s fatos patolgicos! como as doenas! so considerados transitrios e e*cepcionais. E*emplo% 2ma ta*a ele#ada de criminalidade.

2-Segundo Durkheim quai o o procedimento que o pe qui ador de)e ter para reali3ar uma pe qui a com objeti)idade cient"*ica?

( e*plicao cientfica e*ige )ue o pes)uisador mantenha certa dist-ncia e neutralidade em relao aos fatos! resguardando a objeti#idade de sua an$lise. (lm disso! preciso! segundo Durkheim! )ue o socilogo dei*e de lado suas 'reno,-es" isto ! seus #alores e sentimentos pessoais em relao ao acontecimento a ser estudado! pois nada t.m de cientfico e podem distorcer a realidade dos fatos. Essa postura e*ige o no-en#ol#imento afeti#o ou de )ual)uer outra espcie entre o cientista e seu objeto. ( neutralidade e*ige tambm a no-interfer.ncia do cientista no fato obser#ado. Durkheim aconselha#a o socilogo a encarar os fatos sociais como coisas" isto ! objetos )ue! lhe sendo e*teriores! de#eriam ser medidos! obser#ados e comparados independentemente do )ue os indi#duos en#ol#idos pensassem ou declarassem a seu respeito. 3mbudo dos princpios positi#istas! Durkheim )ueria com esse rigor! + maneira do mtodo )ue garantia o sucesso das ci.ncias e*atas! definir a sociologia como ci.ncia! rompendo com as idias e o senso comum 4 5achismos6 4 )ue interpreta#am de maneira #ulgar a realidade social.

4- 5or que o uic"dio con iderado um *ato ocial e no um *ato indi)idual?

& suicdio! amplamente estudado por Durkheim! constitua-se! nesse sentido! em fato social por corresponder a todas essas caractersticas% geral! e*istindo em todas as sociedades7 e! embora sendo fortuito e resultando de ra/,es particulares! apresenta em todas elas certa regularidade! recrudesce ou diminui de intensidade em certas condi,es histricas! e*pressando assim sua nature/a social.

6- Segundo Durkheim qual a *inalidade da ociologia?


8ara Durkheim! a sociologia tinha por finalidade no s e*plicar a sociedade como tambm encontrar solu,es para a #ida social.

17- / que a con ci1ncia coleti)a?


9rata-se do :conjunto das crenas e dos sentimentos comuns + mdia dos membros de uma mesma sociedade6 )ue :forma um sistema determinado com #ida prpria6.

11- Durkheim pode er con iderado um e)olucioni ta? -u ti*ique ua re po ta& im! Durkheim! pode ser considerado um e#olucionista.

Durkheim considera#a )ue todas as sociedades ha#iam e#oludo a partir da horda! a forma social mais simples! igualit$ria! redu/ida a um 0nico segmento onde os indi#duos se assemelha#am aos $tomos! isto ! se apresenta#am justapostos e iguais.

12- / que olidariedade mec8nica e olidariedade org8nica?


Solidariedade mec.nica" para Durkheim! era a)uela )ue predomina#a nas sociedades pr-capitalistas! onde os indi#duos se identifica#am por meio da famlia! da religio! da tradio e dos costumes! permanecendo em geral independentes e aut"nomos em relao + di#iso do trabalho social. ( consci.ncia coleti#a e*erce a)ui todo seu poder de coero sobre os indi#duos. Solidariedade org.nica a)uela tpica das sociedades capitalistas! onde! pela acelerada di#iso do trabalho social! os indi#duos se torna#am interdependentes. Essa interdepend.ncia garante a unio social! em lugar dos costumes! das tradi,es ou das rela,es sociais estreitas. 1as sociedades capitalistas! a consci.ncia coleti#a se afrou*a. (ssim! ao mesmo tempo )ue os indi#duos so mutuamente dependentes! cada )ual se especiali/a numa ati#idade e tende a desen#ol#er maior autonomia pessoal.

1!- 5or que Durkheim e di tingue do outro po iti)i ta ?


Durkheim se distingue dos demais positi#istas por)ue suas idias ultrapassaram a refle*o filosfica e chegaram a constituir um todo organi/ado e sistem$tico de pressupostos tericos e metodolgicos sobre a sociedade.

1'- De*endendo a imparcialidade e a objeti)idade da ci1ncia, Durkheim a*irma9 O sentimento objeto da cincia no critrio de verdade cient!ica". :p&!1;

8ara Durkheim! a #erdadeira ci.ncia de#e se guiar pelos sentimentos pessoais do cientista; 8or )u.; 1o. ( #erdadeira ci.ncia no de#e-se guiar pelos sentimentos pessoais do cientista. 8or)ue os sentimentos pessoais nada t.m de cientfico e podem distorcer a realidade dos fatos.

1+- :<#<=5,>$S=2? $@,5,=277!; , inale a a*irmati)a )erdadeira :A; e a *al a :#; que corre pondem B *ormula(e te0rica de Cmile Durkheim obre a di)i o ocial do trabalho& < = ' > 8ara Durkheim! a concentrao da populao nas cidades! a e*panso da produo e da concorr.ncia econ"mica! a e*panso das comunica,es! enfim! o desen#ol#imento da di#iso social do trabalho acarretou a diminuio da solidariedade org-nica. ? = @ >( condensao da sociedade! ao multiplicar as rela,es intersociais! le#a ao progresso da di#iso do trabalho )ue! )uanto

mais acentuada! mais redu/ a solidariedade mec-nica e aumenta a solidariedade org-nica e os processos de indi#iduali/ao. A = @ > egundo Durkheim! os indi#duos na sociedade altamente moderna s e*istem por por)ue fun,es participam de uma di#iso social do trabalho diferenciada especiali/adas! na )ual a consci.ncia coleti#a redu/-se em face da consci.ncia indi#idual. B = @>1a sociedade moderna! os indi#duos tornam-se solid$rios na medida em )ue cumprem uma tarefa ou uma funo especiali/ada! )ue guarda interdepend.ncia com outras tarefas ou fun,es! decorrendo! disso! a integrao e a unidade do corpo social.

1.- De acordo com a de*inio de #ato Social *ormulada por Durkheim, a inale a alternati)a >DE/FF$@,9 a> ( escola um fato social e 4 como instituio 4 cumpre um rele#ante papel na formatao do comportamento indi#idual em conson-ncia com as regras e #alores presentes na consci.ncia coleti#a. b# O ato de adoecer um !ato social pois possuindo motiva$es biol%gicas podem ser percebidos como exteriores aos indivduos& excetuando'se as doenas psicossom(ticas e in!luenciadas por !atores sociais. c> ( ar)uitetura de nossas casas constitui um fato social! na medida em )ue seguimos padr,es e obedecemos a um senso esttico e*terior +s nossas consci.ncias indi#iduais. d> & sistema eleitoral um fato social! por)ue pertence + esfera da #ida poltica. 12- Sobre a Sociologia de Durkheim a inale com :A; a a*irmati)a )erdadeira e com :#; a *al a &

a> ='> & objeto de estudo da ociologia segundo Durkheim a ao social. b> =@> & casamento! a educao! a escola! a religio! o crime! so e*emplos de fato social. c> =@> Durkheim se esforou para emancipar a ociologia das demais teorias da sociedade. d> =@> egundo Durkheim! a sociologia tinha por finalidade no s e*plicar a sociedade como tambm encontrar solu,es para #ida social. e> =@> & objeti#o m$*imo da #ida social! de acordo com Durkheim promo#er a harmonia da sociedade consigo mesma e com as demais sociedades. f> ='> & crime no pode ser considerado um fato social normal. g> =@> ( sociedade apresenta como todo organismo! estados normais e patolgicos. h> ='> an,es espont-neas so a)uelas prescritas pela sociedade em forma de leis nas )uais se estabelece a infrao e a penalidade subse)Cente.

i> ='> an,es legais so a)uelas )ue surgem como decorr.ncia de uma conduta no adaptada + estrutura do grupo ou da sociedade + )ual o indi#duo pertence. j> ='> egundo Durkheim! o aborto e o suicdio no podem ser considerados fatos sociais! pois so atos indi#iduais. 14- 8ara mile Durkheim! o fato social constitui o objeto de estudo da ociologia. Em sua obra As egras do /todo Sociolgico ele formula com clare/a os passos da construo desse objeto. ( respeito deste conceito e de outros elaborados por Durkheim! analise as proposi,es abai*o. 8osteriormente! assinale a alternati#a )ue contenha as proposi,es $FF,D,S9 3- egundo Durkheim! os indi#duos possuem uma constante compulso para sub#erter as regras sociais ou o acordo coleti#o! sendo necess$rio! por isso! a atuao de rgos de represso como a polcia! para garantir a ordem e o respeito +s hierar)uias. 33- egundo Durkheim! a intensa di#iso do trabalho social )ue caracteri/a a sociedade

industrial moderna! le#a! ine#ita#elmente! + predomin-ncia de uma solidariedade org-nica! uma #e/ )ue no dia-a-dia )ue a interdepend.ncia entre os indi#duos pode ser obser#ada! garantindo a coeso social! e compro#ando o maior a#ano social da sociedade industrial comparado + sociedade primiti#a. 333- 2ma #e/ identificados e caracteri/ados os fatos sociais! a preocupao de Durkheim dirigiuse + conduta necess$ria ao cientista social. 8ara Durkheim! necess$rio )ue o pes)uisador afaste as suas preno,es e sentimentos pessoais para garantir a objeti#idade do conhecimento. 3@- 8ara Durkheim! o fato social pode ser normal ou patolgico. & fato patolgico a)uele no e*trapola os limites dos acontecimentos mais gerais de uma determinada sociedade e )ue reflete os #alores e as condutas aceitas pela maior parte da populao. @egundo Durkheim! o trabalho de classificao das sociedades! de#eria ser efetuado com base em apurada obser#ao e*perimental. Duiado por esse procedimento! estabeleceu a passagem da solidariedade org.nica 'ara a

solidariedade mec.nica como o motor de transformao de toda e )ual)uer sociedade. (> 3! 33 e @. E> 3 e 33. F> 33! 333 e @. )# *+ e +. E> 3 e 3@. 16- &O homicdio constitui um ato odioso em tem'os normais e no o em tem'os de guerra" 'or%ue no h) neste caso um 'receito %ue o 'roba! 0sto " um ato" intrinsecamente o mesmo" %ue 'ode ser condenado ho1e 'or um 'as euro'eu" 'ode no s23lo na 4rcia" sim'lesmente 'or%ue no violava" 'ois" na 4rcia nenhuma norma 'reestabelecida!* D2GHIE3J! mile. Sociologia 5 Filoso$ia" p. <KL! Euenos (ires. Hraft! <MN<. (ps a leitura do trecho acima reprodu/ido e de seus conhecimentos! analise as asserti#as abai*o julgando-as como @EGD(DE3G( ou '(O ( %

( =@> ( noo de normalidade ou patologia s pode #iabili/ar-se ao considerarmos )ue cada sociedade possui uma consci.ncia coleti#a singular! e portanto! diferentes padr,es de comportamento. E =@> & organismo social no o mesmo em dois momentos distintos! da mesma forma )ue muitos organismos #i#os mudam sua morfologia ao longo de sua #ida. 8or isso! o )ue normal hoje! pode no s.-lo amanh. F =@> patolgico o fato social )ue e*trapola os limites permitidos pela ordem social desafiando a moral #igente. D =@> normal apenas o fato social )ue geral! ou seja! fa/ parte do regulamento social de todas as sociedades simultaneamente.

E ='> Fonstitui-se um fato social patolgico a)uele )ue tem conota,es diferenciadas em cada sociedade. 27- :<#<=-,D=277'; Em mile Durkheim! a ociologia aparece como conhecimento cientfico! como uma espcie de

autoconsci.ncia da sociedade. (ssinale as alternati#as corretas com =@> )ue corroboram esse princpio! nos termos de suas formula,es tericas e as falsas com ='>. ( ='> &s fatos sociais instalam-se nos indi#duos de maneira irrefletida! no permitem )ue os sujeitos se tornem conscientes de sua coero! como acontece na educao! por)ue se assim o fosse ha#eria crtica + sua generalidade e e*terioridade e! tambm! uma re#oluo permanente contra as representa,es coleti#as. E =@> &s conceitos constituem modos como as sociedades! em certas pocas! representam a nature/a! os sentimentos! os objetos e a as idias7 as categorias do conhecimento so conceitos )ue e*pressam coisas sociais. (mbos so representa,es coleti#as! irredut#eis aos preceitos indi#iduais! sendo o conceito de religio um e*emplo. F ='> &s fatos sociais so genricos! e*teriores aos indi#duos e coerciti#os! mas

possuem certos limites )ue permitem a alguns sujeitos! indi#idualmente! construir no#os fatos sociais! como se obser#a em in0meros e*emplos de fundadores de religi,es! de partidos polticos e de outras institui,es sociais )ue refletem a consci.ncia humana. D ='> ( ci.ncia e a moral so fen"menos propriamente humanos! constitudos por representa,es coleti#as! ao contr$rio da religio! cuja fonte de inspirao di#ina e de humano apenas guarda o fato de manifestarse em um profeta! como se #. nas grandes religi,es monotestas! )ue formaram a consci.ncia humana no mundo. 21- Sobre a Eon ci1ncia principai conceito Durkheim, a inale alternati)a )erdadeira *al a 9 Eoleti)a, um do ociol0gico de :A; para a e :#; para a

( ='> 9oda teoria sociolgica de Durkheim pretende demonstrar )ue os fatos sociais no

t.m e*ist.ncia prpria! j$ )ue dependem da)uilo )ue pensa e fa/ cada indi#duo em particular. E ='> Durkheim afirma categoricamente )ue no interior de )ual)uer grupo ou sociedade! podem ser obser#adas formas padroni/adas de conduta e pensamento. 3sto significa )ue no e*iste a consci.ncia indi#idual. F =@> ( consci.ncia coleti#a no se baseia na consci.ncia de indi#duos singulares ou de grupos especficos! mas est$ espalhada por toda a sociedade. D ='> ( consci.ncia coleti#a aparece como um conjunto de regras fortes e estabelecidas )ue atribuem #alor e delimitam os atos indi#iduais e a consci.ncia indi#idual define o )ue! numa sociedade! considerado :imoral6! :repro#$#el6 ou :criminoso6. 22- Sobre a *ormula(e te0rica de Durkheim, a inale :A; para a a*irmati)a )erdadeira e :#; para a *al a 9

( =@> Durkheim considera#a )ue todas as sociedades ha#iam e#oludo a partir da horda! a forma social mais simples! igualit$ria! redu/ida a um 0nico segmento onde os indi#duos se assemelha#am aos $tomos! isto ! se apresenta#am justapostos e iguais. E =@> egundo Durkheim atra#s do processo e#oluti#o! foi poss#el uma srie de combina,es das )uais originaram-se outras es'cies sociais identific$#eis no passado e no presente! tais como os cls e as tribos. F ='> egundo Durkheim! a sociologia no tem o objeti#o de comparar as di#ersas sociedades pelo fato de )ue todo comportamento humano! por mais diferente )ue se apresente! resulta da e*presso de caractersticas uni#ersais de uma mesma espcie. D =@> 8ara Durkheim a normalidade do fato social s pode ser entendida em funo do est$gio social da sociedade em )uesto! pois do 'onto de vista 'uramente biolgico" o %ue

normal 'ara o selvagem no o sem're 'ara o civili(ado" e vice3versa. 2!& :<#<=-<G=2772; egundo Durkheim! em Educa,o e Sociedade =<MPN! p.BN>! :todo o sistema de representao )ue mantm em ns a idia e sentimento da lei! da disciplina interna ou e*terna! institudo pela sociedade.6 Fonforme a teoria desse autor assinale a alternati#a correta. (> (pesar de sua nature/a social! o fim da educao indi#idual. E> ( educao no possui nature/a social! antagoni/ando indi#duo e sociedade. ,# ,abe - educao constituir no .omem a capacidade de vida moral e social. D> ( educao tem por objeti#o suscitar o indi#idualismo a fim de conser#ar a ordem. 2'& :<#<=#$A=2772; obre o significado de consci.ncia coleti#a na teoria durkheimiana! mar)ue a alternati#a correta.

(> Gepresenta um conjunto de regras e #alores sociais )ue se coloca acima das consci.ncias indi#iduais! estabelecendo uma coeso social fundada nas diferenas entre os membros da sociedade. /# 0epresenta o conjunto de crenas .(bitos e sentimentos comuns - mdia dos membros de uma mesma sociedade agindo sobre as conscincias individuais e estabelecendo um padro de comportamento. F> Est$ intimamente relacionada + sociedade de grande di#iso social do trabalho! sendo predominante no tipo de solidariedade org-nica! uma #e/ )ue estabelece um alto grau de conformidade e semelhanas a esse tipo de organi/ao social. D> Define um tipo de coeso social! particularmente a)uele no )ual se estabelece uma rede de fun,es interdependentes! ao mesmo tempo em )ue os indi#duos so diferentes uns dos outros.

2+& :<#<=#$A=2772; (cerca da di#iso social do trabalho em mile Durkheim! mar)ue a alternati#a >DE/FF$@,& (> ( solidariedade do tipo mec-nica marcada por uma relao de justaposio entre os indi#duos e de forte presena da consci.ncia coleti#a em relao +s consci.ncias indi#iduais. E> ( di#iso social do trabalho! mais acentuada na solidariedade do tipo org-nica! pode le#ar a sociedade a um estado de anomia! isto . enfra)uecimento da coeso social. F> ( solidariedade do tipo org-nica caracteri/a-se por uma acentuada di#iso do trabalho! resultando em alto grau de especiali/ao e! ao mesmo tempo! interdepend.ncia entre os indi#duos. )# 1 partir da diviso social do trabal.o )ur2.eim estabelece dois tipos de solidariedade social a mecnica e a

orgnica sendo a primeira de!inida pela predominncia das conscincias individuais sobre a conscincia coletiva. 2.& :<#<=#$A=2772; obre a concepo de fato social para mile Durkheim! mar)ue a alternati#a correta. (> & fato social um tipo ideal )ue o socilogo constri! sem possibilidade de descobrir leis e tend.ncias gerais. E> &s fen"menos sociais decorrem das escolhas racionais )ue os indi#duos fa/em! moti#ados estes por tradi,es! estados afeti#os ou objeti#os e #alores desejados. F> & mtodo sociolgico no de#e se fundamentar na obser#ao emprica! pois esta se restringe +s ci.ncias naturais. )# O soci%logo deve ol.ar para os !en3menos sociais como coisas controlando suas preno$es e se pautando pela objetividade comum a outros ramos da cincia.

22& :<#<=-<G=277.; obre a di#iso social do trabalho! de acordo com a formulao de mile Durkheim! mar)ue a alternati#a correta. (> Quanto maior for a di#iso social do trabalho! maior a solidariedade mec-nica. E> &s ser#ios econ"micos )ue ela pode prestar so sua real e mais importante funo. F> 1o apresenta nenhuma relao com a coeso social. )# 4eu mais not(vel e!eito o de tornar solid(rias as !un$es divididas.

Вам также может понравиться