Вы находитесь на странице: 1из 7

Textos & Dados

Uma nova greve Na Companhia Fora e Luz Motorneiros e Condutores Os Sucessos de ontem Ontem, pela manh, como circulasse o boato de que a diretoria da Fora e Luz no efetuaria hoje, e sim a 8 do corrente, o pagamento dos salrios de seu pessoal, um grupo de 17 motorneiros e condutores, em sua maioria praticantes, dirigiu-se a estao central da companhia, no Campo da Redeno. Ai reclamaram eles o pagamento dos salrios correspondentes a segunda quinzena do ms findo. O Senhor Alberto Simoni, encarregado da estao, fez-lhes ver que era infundado tal boato, pois o pagamento seria feito hoje. Alguns deles, porm, no se conformaram com a explicao do Senhor Simoni, e foram procurar o Major Virgilio do Valle, diretor do trfego, no escritrio da Praa Senador Florncio. Esse, por sua vez, confirmou as declaraes anteriormente feitas pelo encarregado da estao central. Os interessados, saindo dali, em atitude pacifica, foram postar-se no ponto onde costumam estacionar, a Praa Senador Florncio, em frente a Bohemia.

Por volta do meio-dia, o Senhor Anastcio Gago Filho, pintor e conhecido propagandista socialista, achando-se naquele local, comeou a pregar as suais idias, entre o referido grupo de motorneiros e condutores. proporo que a palestra prosseguia, os nimos exaltavamse, a ponto de surgir, entre alguns motorneiros e condutores, a idia, de fazer cessar o trafego de bondes, o que foi tentado. A vista disso, o Major Virgilio do Valle, comunicou o fato ao auxiliar do 1 Posto, Capito Teophilo Chatagnier, que imediatamente tomou providencias, fazendo seguir para a frente do escritrio da Fora e Luz um contingente de 8 guardas, sob o comando do Inspetor Ataliba Milito.

Boletim Operrio

Pgina 1

09/11/2013

Textos & Dados Logo depois, tambm comparecia ao local o Coronel Joo Leite, Delegado Judicirio do 1 distrito. Os nimos serenaram, ento, e os bondes, j comearam a trafegar sem as vaias anteriormente dadas nos respectivos motorneiros, alguns dos quais foram mesmo intimados a abandonar o servio. Como acussassem o Senhor Anstacio Gago Filho de haver sido o insuflador do movimento, o Coronel Joo Leite fe-lo conduzir a Chefatura de Polcia, onde, no seu gabinete, o interrogou demoradamente. No trajeto da Praa Senador Florncio aquela repartio, esse agitador socialista foi acompanhado por numeroso grupo de populares e pelos motorneiros e condutores que desejavam a greve. Depois de admoestado, por aquela autoridade, o Senhor Anastcio Gago foi solto, recolhendo-se a sua residncia, at onde o acompanharam vrios motorneiros e condutores. Alguns dos grevistas alegavam tambm que a Companhia pretendia reduzir-lhes os salrios. Um dos diretores da Fora e Luz informou-nos, entretanto, no ser isso exato. Acrescentou ele que, atualmente, h duas categorias de motorneiros e condutores os antigos, que percebem 433 ris por hora de trabalho, e os novos, que percebem 370 ris; que, porm, segundo j est deliberado, essa distino vai cessar, e que, de 1 de julho em diante, ganharo 433 ris por hora de trabalho todos os empregados velhos e novos que, durante uma quinzena, se conduzirem bem, zelando o material da empresa e cumprindo fielmente os seus deveres. A tarde, o Doutor Conrado Penafiel, Diretor-Presidente, e o Major Virglio do Valle, Diretor do Trafego da Fora e Luz, estiveram na Chefatura de Polcia, narrando os fatos ao Doutor Vasco Bandeira, que prometeu cercar a companhia de todas as garantias, em caso de necessidade. Na ocasio em que um motorneiro era intimado, na Praa Senador Florncio, a deixar o seu veculo, o Major Virglio do Valle, pessoalmente, impediu que tal intimao, fosse cumprida. A diretoria da Fora e Luz ordenou, que o respectivo pessoal, composto de mais de 350 empregados, comparea hoje, as 4 horas da madrugada, na estao central, antes, portanto, da hora do costume. Ontem a tarde foi distribudo o seguinte boletim:
Ao Povo de Porto Alegre Em vista da atitude que a Companhia Fora e Luz assumiu, no pagando os vencimentos dos condutores e motorneiros quinzenalmente, conforme compromisso tomado; a maioria dos referidos condutores e motorneiros deliberaram no voltarem ao servio, enquanto no forem pagos. Os mesmos, em ateno a seu exaustivo trabalho, pedem aumento de ordenado. Por tratar-se de assunto de grande interesse para a classe, so convidados os motorneiros e condutores, a comparecerem hoje, as 8 horas da noite, na sede da Federao Operria, a rua Santo Antonio, 156. Para essa sesso, so convidados todos os Companheiros operrios desta cidade. Os motorneiros e condutores da Companhia Fora e Luz.

Boletim Operrio

Pgina 2

09/11/2013

Textos & Dados A proposta por eles formulada a seguinte: I Pagamento imediato dos salrios correspondentes a segunda quinzena de maio findo; II Equiparao do pessoal em uma s classe; III Elevao, para 500 ris, dos salrios de 370 e de 433 ris por hora de trabalho, tanto para os motorneiros, como para os condutores. Tambm ficou resolvido que uns e outros no trabalharo enquanto no seja dada soluo a essa proposta. A sesso terminou em boa ordem, achando-se as salas da Federao Operria repletas de Operrios e de empregados da Fora e Luz. Hoje, s duas horas da tarde, haver, naquele local, nova reunio de motorneiros e condutores. Ontem, s seis horas da tarde, faltaram ao servio dez rendedores, motivo pelo qual houve grande atraso nos bondes de todas as linhas. Em conseqncia disso, o pessoal efetivo no teve descanso, a fim de no ser interrompido o trafego. A polcia esteve vigilante, durante a noite, nas imediaes do escritrio da Fora e Luz. O Coronel Joo Leite, Delegado Judicirio, auxiliado pelo Inspetor Municipal Affonso Baptista de Almeida, permaneceu naquele local, onde estacionaram fortes patrulhas de agentes do 1 Posto e de praas da Brigada Militar.

noite, na sede da Federao Operria, a Rua Santo Antonio n 156, efetuou-se a reunio convocada no boletim acima. Presidiu a sesso o Senhor Lucidio Marinho Prestes, Presidente daquela associao, servindo de Secretrio o Senhor Valdomiro Padilha. Estes, depois de se referirem ao movimento dos empregados da Fora e Luz, hipotecaram-lhes apoio incondicional, em nome da classe operria. Tambm fez uso da palavra o expresidente da Federao Operaria, Senhor Luiz Derivi, que concitou os motorneiros e condutores a no transigir, enquanto no obtiverem vitria completa. Como exemplo, o orador citou o procedimento dos pedreiros e carpinteiros, os quais, por serem unidos, conseguiram a desejada reduo das horas de trabalho. Depois de discutido o assunto que fazia objeto da reunio, assinaram o livro de presena cento e sei empregados da Fora e Luz. Estes deliberaram nomear os seus colegas Godofredo Salgado, Raulino Machado, Gomercindo Correia da Silva, Paulo Mancho e Arnaldo Simas para em comisso, se entenderem com o Major Virglio do Vale.

Boletim Operrio

Pgina 3

09/11/2013

Textos & Dados Os motorneiros e condutores que se recusaram a trabalhar nomearam logo, pela manh, seu delegado junto s autoridades e a diretoria da Fora e Luz o condutor efetivo Gasto Araujo. A Usina, a Estao Central e os escritrios da Companhia foram, durante a noite, vigiados pela fora pblica. Muitos motorneiros e condutores no se declararam solidrios com a atitude assumida por seus colegas. Ontem, a noite, esteve em nosso escritrio o Diretor-Presidente da Fora e Luz, Doutor Conrado Penafiel, que veio explicar-nos os fatos, dizendo-nos, pouco ou mais ou menos, o que relatamos em algumas das notas acima. hora em que encerramos esta noticia (1 da madrugada), reina calma, tendo sido recolhidos Estao Central, todos os bondes, na melhor ordem. A comisso nomeada no reunio de ontem, procurou, ontem mesmo, as 9 horas da noite, o Major Virglio do Valle, no escritrio da Fora e Luz. O Diretor do trafego, recebeu-a cavalheirescamente, e depois de ouvir as alegaes dos reclamantes, declarou-lhes: Que, quanto ao pagamento de salrios correspondentes a segunda quinzena de maio, j estavam tomadas providncias, no sentido de ser aquele ai efetuado hoje, s 8 horas da manh na estao central, no Campo da Redeno. Que, quanto ao aumento de salrios, no podia ele, por si, resolver o assunto. Que, porm, os aconselhava a voltarem ao trabalho e a dirigirem um memorial diretoria, expondo a sua pretenso. Saindo da residncia do Major Virglio do Valle, os reclamantes voltaram a sede da Federao Operria, onde os esperavam os demais Colegas que haviam tomado parte na reunio antes ali realizada, como acima noticiamos. Em nome da comisso, e a pedido desta, fez uso da palavra o operrio pintor Waldomiro Padilha, que expos aos reclamantes o resultado da conferncia com o Major Virglio do Valle. O orador aconselhou aos grevistas que procedessem com calma, e disse-lhes achar razovel que dirigissem a Diretoria da Fora e Luz o memorial aconselhado pelo diretor de trafego. Acrescentou que, quanto aos reclamantes voltarem, ou no, ao trabalho antes de solucionado o pedido de aumento de salrios, era caso que s eles prprios deveriam resolver. Posta a votos a questo, ficou resolvido que os reclamantes no voltem ao trabalho sem que, primeiramente, a Diretoria da Fora e Luz resolva sobre o memorial que lhe ser apresentado hoje, s 9 horas da manh. Correio do Povo Porto Alegre 03 de junho de 1911.

Boletim Operrio

Pgina 4

09/11/2013

Textos & Dados Essa media, porm, no foi posta em prtica, porque, hora de sarem os primeiros bondes o pessoal, com raras excees, estava postos, verificando-se at um excesso de 203 empregados sobre o nmero necessrio para o servio comum. Durante o dia, o trfego correu regularmente, no havendo incidente algum, apesar de haver sido grande o movimento de motorneiros e condutores, na Praa Senador Florncio e em outros pontos. Os motorneiros e condutores que reclamavam aumento de salrios no enderearam, como haviam deliberado fazer, um memorial a diretoria da Fora e Luz, justificando a sua pretenso. A Federao Operria, que oferecera incondicional apoio aos grevistas, foi quem dirigiu, ontem, aquela companhia, o seguinte oficio:
Secretaria da Federao Operria, em Porto Alegre, 02 de junho de 1911. Ilustrssimos Senhores: - A Federao Operria, considerando justo o pedido de aumento de ordenado que foi feito, pelos condutores e motorneiros, apela para os vossos sentimentos de humanidade, pedindo que digneis atende-los. Consideramos coerente o pedido dos nossos companheiros proletrios, porque julgamos que o atual ordenado, no paga justamente o seu trabalho excessivo e penoso, principalmente no inverno. Esperamos, portanto, sermos atendidos, em vista do que acabamos de expor, confiantes em vossos sentimentos altrusticos . Sem mais, vos desejamos Sade e Paz. Lucidio Marinho Prestes, presidente. Severiano Correia da Silva secretario; Waldomiro Padilha, delegado da Federao Operria, junto ao movimento. Aos Senhores Diretores da Fora e Luz.

A Greve Motorneiros e Condutores Vrios detalhes Pode-se considerar extinta a projetada greve dos motorneiros e condutores da Fora e Luz, pois a maioria do pessoal dessa companhia no aderiu ao movimento. de cerca de 420 o nmero de tais empregados, e, destes, apenas um reduzido grupo se conservou solidrio com a parede. Ontem as 3 horas da madrugada, o Major Virglio do Valle, diretor do trfego, esteve na Estao Central, no Campo da Redeno, providenciando no sentido de no ser o servio de bondes interrompido. Como medida preventiva, o pessoal foi convidado a comparecer ali as 4 da manh; antes, portanto, da hora a que saem, diariamente, daquela estao, os primeiros veculos. A diretoria havia deliberado, caso faltasse pessoal, que os condutores substituiriam os motorneiros e os fiscais preencheriam os lugares daqueles.

Boletim Operrio

Pgina 5

09/11/2013

Textos & Dados Deveis estar bem certo que um pedido em termos, justificando a pretenso de empregados cumpridores de seus deveres e ordeiros, ser sempre bem recebido por esta administrao, guardandose a devida harmonia de vistas, que deve existir entre superiores e subalternos. E foi este o intuito do chefe do trafego, aconselhando os reclamantes que tomassem conta de seus carros, dirigindo, depois, um memorial a diretoria. Agradecendo as palavras atenciosas com que esta corporao se dirigiu a Fora e Luz, contamos que, amigos da ordem, como sois, incutis no esprito dos aludidos empregados o cumprimento do dever, mormente em se tratando, como se trata, de um servio que interessa a toda a populao. Sade e Fraternidade. Conrado Penafiel. Joo B. Sampaio Virglio do Valle. A noite, na sede da Federao Operria, houve uma reunio, sob a presidncia de Lucidio Prestes, secretariado pelo Senhor Severiano Correia da Silva. Este leu os ofcios que publicamos acima e historiou a greve dos motorneiros e condutores. O Senhor Lucidio Prestes, fazendo uso da palavra, concitou os empregados da Fora e Luz a se congregarem, a fim de unidos, poder pugnar por seus direitos. Ficou, ento, resolvida a fundao de uma sociedade de motorneiros e condutores. Destes, apenas 9 presentes a reunio. estiveram

Em resposta, a Diretoria dessa empresa dirigiu, tarde, este ofcio a Federao Operria: Ilustrssimo Senhor Lucidio M. Prestes, muito digno presidente da Federao Operria nesta Capital. Louvando o vosso procedimento, de sempre associar-se as causas justas, no que se refere aos vossos companheiros de classe, e de posse de vosso ofcio de hoje, dirigido aos administradores da Companhia Fora e Luz Porto-Alegrense e em o qual apelais para os nossos sentimentos de humanidade e pedis, ao mesmo tempo, de atender s reclamaes de alguns empregados desta empresa sobre aumento de salrios, passamos a vos responder, vos afirmando que o procedimento de ontem, desses empregados, foi todo baseado em falsas informaes. Nem a administrao da Fora e Luz pretendeu protelar o pagamento da quinzena ltima, e nem to pouco cogitou da diminuio de salrios. Disso tiveram eles cincia, quando foram se entender com o diretor do trfego.

Boletim Operrio

Pgina 6

09/11/2013

Textos & Dados O servio de policiamento continuou a ser feito, ontem, na Praa Senador Florncio. Caso elevasse os salrios de seus empregados em 500 ris por hora de trabalho, como queriam os reclamantes a Fora e Luz teria um aumento de despesa de 50 a 60 contos de ris, por ano.
Correio do Povo Porto Alegre 04 de junho de 1911.

A Greve O trfego de bondes continua sendo feito com regularidade. Todo pessoal, exceto oito motorneiros, tem comparecido, diariamente, s horas de sarem os carris da estao central, no Campo da Redeno. A diretoria efetuou, como antecipramos, o pagamento, a todo o pessoal, dos vencimentos correspondentes segunda quinzena de maio findo. Sabemos que alguns motorneiros vo solicitar demisso, por ter fracassado a greve.
Correio do Povo Porto Alegre, 05 de junho de 1911.

Boletim Operrio

Pgina 7

09/11/2013

Вам также может понравиться