Вы находитесь на странице: 1из 94

Milton Santos:

Tcnica espao tempo Globalizao e meio tcnicocientfico-informacional


INTRODUO

Este, como todos os livros, tem uma histria. E a histria como se sabe no apenas feita a partir de uma deliberao nica. A histria tem um sentido, mas este sentido no forosamente apenas o resultado de uma deciso preliminar, seguida sem tropeos. Um livro tanto pode ser concebido de forma unitria, como pode ser resultado da unio de esforos, cu a origem mltipla. A unidade porm vem da ideia !ue est por trs desses esforos. E o caso deste volume. "osso interesse pela !uesto da globali#ao antigo, o !ue pode ser evidenciado em trabalhos con$ clu%dos nos anos &' e (', como O Espao Dividido )*+&,- e Pensando o Espao do Homem )*+(.-, onde esta noo era ob eto de anlise, a% inclu%da a ideia de uma globali#ao do espao. / mesmo se pode di#er do antigo intitulado 0A 1enovao de uma 2isciplina Ameaada0, !ue em *+(3, publicamos na Revista Internacional de Cincias Sociais da Unesco, v. 45, n.6 3. /utros ensaios, tanto tericos !uanto emp%ricos, se ocuparam desta !uesto, do mesmo modo !ue alguns cursos !ue ministramos na 7s89raduao em 9eografia na Universidade :ederal do 1io de ;aneiro e na Universidade de <o 7aulo. Entre nossos estudantes de 7s89raduao, a esmagadora maioria dos temas de tese e dissertao tambm teve esta orientao. =omo se v>, a partir de uma mesma ideia, foi poss%vel ir alimentando um debate sobre a !uesto. Ao longo desses anos e a partir de oportunidades diversas !ue os ensaios reunidos nesse volume foram sendo produ#idos. =onforme escreveu ?achelard, em L Nouvel Esprit Scientifique mesmo o pensamento mais humilde aparece como uma preparao @ teoria !uando, atravs do registro da eAperi>ncia, busca, no mundo cient%fico, uma verificao. Esses ensaios t>m duas >nfases centraisB a primeira a de considerar o presente per%odo histrico como algo !ue pode ser definido como um sistema temporal coerente, cu a eAplicao eAige !ue se am levadas em conta as caracter%sticas atuais dos sistemas tcnicos e as suas relaCes com a reali#ao histrica. D evidente !ue a tcnica est longe de ser uma eAplicao da histria, mas ela constitui uma condio fundamental. 2a% a nossa insist>ncia, relativamente a este fator. En!uanto gegrafo, acreditamos !ue a laborao, da realidade espacial tenha depend>ncia estreita com as tcnicas. 2a% uma outra >nfase neste con unto de ensaios, dada pelo fato de !ue, no presente per%odo histrico, o .

espao geogrfico pode ser considerado como a!uilo !ue estou denominando de Eeio Fcnico8=ient%fico. 7odemos di#er !ue o Eeio Fcnico8=ient%fico a resposta geogrfica ao processo de globali#ao, D certo !ue um pro eto mais ambicioso continua em nosso esp%rito, isto , a produo de um livro de8liberadamente concebido para enfrentar, de forma sistemtica, o con unto de problemas !ue a!ui esto sendo tratados de modo aparentemente fragmentrio. Femos a esperana de !ue este pro eto em curso vir @ lu# dentro de mais algum tempo. Alis, uma das ra#Ces do atraso na sua reali#ao vem eAatamente da dificuldade de transformar um pro eto de pes!uisa em um pro eto de redao. Gs ve#es, !uanto mais se pes!uisa e se acumulam dados, infer>ncias e ideias, mais se torna dif%cil encontrar a forma de eApresso !ue, num dado momento, aparea como sendo capa# de incluir, de maneira hierr!uica, todos os aspectos da problemtica abordada. =onfiamos em !ue esta dificuldade formal se a da!ui a pouco eliminada. Esta ! a ra#o por !ue, o assunto sendo de irrecusvel atualidade, consideramos necessrio dar a pblico o resultado atual de nossa investigao. D evidente !ue os resultados a!ui apresentados muito devem a est%mulos vindos de diversas fontesH convites para reuniCes nacionais e internacionais, discussCes com orientandos e com colegas etc. 2evo todavia agradecer de maneira particular @ gegrafa Adriana Earia ?er8nardes da <ilva pela paci>ncia !ue teve em nos a udar na escolha dos ensaios, na eliminao das inevitveis repetiCes ou superposiCes, isto , na harmoni#ao dos teAtos para !ue pudessem formar este volume.

<o 7aulo, maio de *++3.

I
ESPAO E GLOBALIZAO

*
9I/?AIJKALM/ E 1E2E<=/?E1FA 2A "AFU1EKA

/ tema 09lobali#ao e 1edescoberta da "ature#a0 desses !ue a atualidade nos impCe, mas deve ser abordado cautelosamente, !ue nesse assunto a fora das imagens ameaa aposentar prematuramente os conceitos. 7or isso, cumpre, urgentemente, retom8los e, eventualmente, refa#>8los. "essa tarefa, no nos devemos deiAar circunscrever p>los ditames de uma pes!uisa automtica, instrumentali#ada, nem aceitar o pr8re!uisito de nenhum enunciado. <omente a Nistria nos instrui sobre o significado das coisas. Eas preciso sempre reconstru%8 la, para incorporar novas realidades e novas ideias ou, em outras palavras, para levarmos em conta o Fempo !ue passa e tudo muda. D sempre perigoso buscar redu#ir a histria a um es!uema. Eas a!ui a simplificao se impCe, com todos os seus riscos, para apontar o in%cio de um processo e o seu estgio atual. 1eferimo8nos ao !ue podemos chamar de <istemas da "ature#a sucessivos, onde esta continente e contedo do Nomem, incluindo os ob etos, as aCes, as crenas, os dese os, a realidade esmagadora e as perspectivas. =om a presena do Nomem sobre a Ferra, a "a ture#a est, sempre, sendo redescoberta, desde o fim de sua Nistria
"atural e a criao da "ature#a <ocial, ao desencantamento do Eundo, com a passagem de uma ordem vital a uma

ordem racional. Eas agora, !uando o natural cede lugar ao artefato e a racionali8dade triunfante se revela atravs da nature#a instrumentali#ada, esta, portanto domesticada, nos apresentada como sobrenatural. A !uesto !ue se colocam os filsofos a de distinguir entre uma nature#a mgica e uma nature#a racional. Em termos !uantitativos ou operacionais, a tarefa certamente poss%vel. Eas talve# intil buscar o momento de uma transio. "o fundo, o advento da =i>ncia "atural )=apei, *+(,, p. *+- ou o triunfo da ci>ncia das m!uinas no suprimem, na viso da "ature#a pelo Nomem, a mistura entre crenas, mitigadas ou cegas, e es!uemas lgicos de interpretao. A relao entre teologia e ci>ncia, marcante na Jdade Edia, ganha novos contornos. 0A magia, Oo poder de fa8bulaoO0, como di# ?ergson, 0 uma necessidade psicolgica, tal como a ra#o...0. /s sistemas lgicos evoluem e mudam, os sistemas de crenas religiosas so recriados paralelamente @ evoluo da materialidade e das relaCes humanas e sob essas leis !ue a "ature#a vai se transformando.

Da natureza amiga natureza ho ti! Em resumo, essa histria pode, por assim di#er, ser escrita em seu momento original e em sua resultante atual. Ontem o homem escolhia em torno, na!uele seu !uinho de nature#a, o !ue lhe podia ser til para a renovao de sua vidaH espcies animais8e vegetais, pedras, rvores, florestas, rios, feiCes geolgicas. Esse pedao de mundo , da "ature#a toda de !ue ele pode dispor, seu subsistema til, seu !uadro vital. Ento h descoordenao entre grupos humanos dispersos, en!uanto se refora uma estreita cooperao entre cada grupo e o seu EeioH no importa !ue as trevas, o trovo, as matas, as enchentes possam criar o medoH o tempo do homem amigo e da nature#a amiga. Assim como Eichelet escreveu no "a#leau de Ia $rance )*(44-H 0A nature#a atro#, o homem atro#, mas parecem entender8se0. A histria do homem sobre a Ferra a histria de uma rotura progressiva entre o homem e o entorno. Esse processo se acelera !uando, praticamente ao mesmo tempo, o homem se descobre como indiv%duo e inicia a mecani#ao do 7laneta, armando8se de novos instrumentos para tentar domin8lo. A nature#a artificiali#ada marca uma grande mudana na histria humana da nature#a. No e, com a tecnoci>ncia, alcanamos o estgio supremo dessa evoluo. En!uanto esperamos o 0dia eterno0 com auroras boreais artificiais em todas as latitudes, na previso de ;. Ellul )*+,3-, conhecemos a criao humana de tempestades, cataclismos, tremores de terra, hecatom8bes, fantasticamente artificiais, fantasticamente incompreens%veis )Ettore <ottsass, *++*, p. 3'-. / homem se torna fator geolgico, geomorfol8gico, climtico e a grande mudana vem do fato de !ue os cataclismos naturais so um incidente, um momento, en!uanto ho e a ao antrpica tem efeitos continuados, e cumulativos, graas ao modelo da vida ado8tado pela Numanidade. 2a% v>m os graves problemas de relacionamento entre a atual civili#ao material e a nature#a. Assim, o problema do espao ganha, nos dias de ho e, uma dimenso !ue ele no havia obtido amais antes. Em todos os tempos, a problemtica da base territorial da vida humana sempre preocupou a sociedade. Eas nesta fase atual da histria tais preocupaCes redobraram, por!ue os problemas tambm se acumularam. "o comeo dos tempos histricos, cada grupo humano constru%a seu espao de vida com as tcnicas !ue inventava para tirar do seu pedao de nature#a os elementos indispensveis @ sua prpria sobreviv>ncia. /r$ gani#ando a produo, organi#ava a vida social e organi#ava o espao, na medida de suas prprias foras, necessidades e dese os. A cada constelao de recursos correspondia um modelo particular. 7ouco a pouco esse es!uema se foi desfa#endoH as necessidades de comrcio entre coletividades introdu#iam neAos novos e tambm dese os e necessidades e a organi#ao da sociedade e cio espao tinha de se fa#er segundo parPmetros estranhos @s necessidades %ntimas ao grupo.

Essa evoluo culmina, na fase atual, onde a economia se tornou mundiali#ada, e todas as sociedades terminaram por adotar, de forma mais ou menos total, de maneira mais ou menos eApl%cita, um modelo tcnico nico !ue se sobrepCe @ multiplicidade de recursos naturais e humanos )<antos, *++*-. D nessas condiCes !ue a mundiali#ao do planeta unifica a nature#a. <uas diversas fraCes so postas ao alcance dos mais diversos capitais, !ue as individuali#am, hierar!ui#ando8as segundo lgicas com escalas diversas. A uma escala mundial corresponde uma lgica mundial !ue nesse n%vel guia os investimentos, a circu$ lao das ri!ue#as, a distribuio das mercadorias. =ada lugar, porm, ponto de encontro de lgicas !ue traba$ lham em diferentes escalas, reveladoras de n%veis diversos, e @s ve#es contrastantes, na busca da eficcia e do lucro, no uso das tecnologias do capital e do trabalho. Assim se redefinem os lugaresH como ponto de encontro de interesses long%n!uos e prAimos, mundiais e locais, manifestados segundo uma gama de classificaCes !ue est se ampliando e mudando. <em o homem, isto , antes da histria, a nature#a era una. =ontinua a s>8lo, em si mesma, apesar das partiCes !ue o uso do 8planeta p>los homens lhe infligiu. Agora, porm, h uma enorme mudana. %na mas socialmente fragmentada, durante tantos sculos, a nature#a agora unificada pela Nistria, em benef%cio de firmas, Estados e classes hegemnicas. Eas no mais a "ature#a Amiga, e o Nomem tambm no mais seu amigo.

A natureza a" trata 2entro do atual sistema da nature#a, o homem se afasta em definitivo da possibilidade de relaCes totali#antes com o seu prprio !uinho do territrio. 2e !ue vale indagar !ual a frao da nature#a !ue cabe a cada indiv%duo ou a cada grupo, se o eAerc%cio da vida eAige de todos uma refer>ncia constante a um grande nmero de lugaresQ Ali mesmo, onde moro, fre!uentemente no sei onde estou. Einha consci>ncia depende de um fluAo multiforme de informaCes !ue me ultrapassam ou no me atingem, de modo !ue meB escapam as possibilidades ho e to numerosas e concretas de uso ou de ao. / !ue parece estar ao alcanceB de minhas mos concreto, mas no para mim. / !ue me cabe so apenas partes desconeAas do todo, fatias opulentas ou migalhas. =omo me identifico, assim, com o meu entornoQ <em dvida pode8se imaginar o indiv%duo como um ser no mundo, mas pode8se pensar !ue h um homem total em um mundo globalQ <em dvida, o trabalho, entendido como sistema, cada ve# menos local e cada ve# mais universal. G medida, porm, !ue a mais8valia igualmente se torna mundial )essa lei do valor em escala universal !ue, invis%vel, pro%be medidas- ocultam8se os parPmetros do meu prprio valor !ue, assim, se redu#. A!ui nos referimos ao valor8trabalho aplicado @ produo mundia8li#ada, medido em termos de dinheiro. :omos rodeados, nestes ltimos !uarenta anos, por mais ob etos do !ue nos precedentes !uarenta mil anos. Eas sabemos muito pouco sobre o !ue nos cerca. 0 A nature#a tecnici#ada acaba por ser uma nature#a abs8trata, !ue as tcnicas, no di#er de 9. <imondon )*+,(-, insistem em imit8la e acabam conseguindo. 5

/s ob etos !ue nos servem so, cada ve# mais, ob etos tcnicos, criados para atender a finalidades es$ pec%ficas. As aCes !ue cont>m so aprisionadas por finalidades !ue, raramente, nos di#em respeito. Rivemos em um mundo eAigente de um discurso, necessrio @ intelig>ncia das coisas e das aCes. D um discurso dos ob etos, indispensvel ao seu uso, e um discurso das aCes, indispensvel @ sua legitimao. Eas ambos esses discursos so, fre!uentemente, to artificiais como as coisas !ue eAplicam e to enviesados como as aCes !ue ense am. <em discurso, praticamente no entendemos nada. =omo a inovao permanente, todos os dias acordamos um pouco mais ignorantes e indefesos. A rainha ;uliana da Nolanda assistindo @ demonstrao de um computador eletrSnico em uma eAposio em Amsterd eAclamouH 0"o posso entender isso. "em posso entender as pessoas !ue entendem isso0 )T. ?ucUingham, *+5*, p. .&-. A tcnica a grande banalidade e o grande enigma, e como enigma !ue ela comanda nossa vida, nos impCe relaCes, modela nosso entorno, administra nossas relaCes com o entorno. Ontem o homem se comunicava com o seu pedao da nature#a praticamente sem mediao, &o'e a prpria definio do !ue esse entorno, prAimo ou distante, o Iocal ou o Eundo, cheia de mistrios. Agora !ue todas as condiCes de vida, profundamente enrai#adas, esto sendo destru%das )A. Tellmer, *+&3-, aumenta eAponencialmente a tenso entre a cultura ob etiva e a cultura sub etiva e, do mesmo modo, se multiplicam os e!u%vocos de nossa percepo, de nossa definio e de nossa relao com o Eeio. Estaremos de volta ao 0mundo mgico0, onde o fantasioso, o fantstico, o fantasmagrico prometem tomar o lugar do !ue lgico e o engano pode apresentar8se como o verdadeiroQ 2iante de ns, temos, ho e, poss%vel )e fre!uente-, com a falsificao do evento, o triunfo da apresentao sobre a significao, ainda !ue reclamando uma ancoragem. "a !uesto do meio ambiente, !ue ; revela essa faceta da histria contemporPnea, essa ancoragem chama8se buraco de o#ona, efeito8estufa, chuva cidaB e a ideologia se corporifica no imenso territrio da Ama#nia. "um mundo assim feito, no h propriamente interlocutores, por!ue s eAiste comunicao unilateral. "o h dilogo, por!ue as palavras nos so ditadas e as respostas previamente catalogadas. Frata8se de uma fala funcional e o carter hipntico da comunicao a contrapartida do 0estiolamento da linguagem pela perda progressiva da criatividade0 )E. =arneiro Ieo, *+(&, p. .'-. "o di#er de Earcuse )*+53, p. +,-, essa linguagem 0constantemente impCe ima(ens e contribui, de forma militante, contra o desenvolvimento e a eApresso de conceitos)* +, !ue 0o conceito absorvido pela palavra0, 0espera8se da palavra !ue apenas responda @ reao publici#ada e estandardi#ada. A palavra torna8se um clic&! e, como clich, governa o discurso ou o teAtoB a comunicao, desse modo, afasta o desenvolvimento genu%no da significao0 )p. (,-.

&

A natureza #a m$#ia A mediao interessada, tantas ve#es interesseira, da m%dia, condu#, no raro, @ doutori#ao da linguagem, necessria para ampliar o seu crdito, e @ falsidade do discurso, destinado a ensombrecer o entendimento. / discurso do meio ambiente carregado dessas tintas, eAagerando certos aspectos em detrimento de outros, mas, sobretudo, mutilando o con unto. / terrorismo da linguagem )N. Iefebvre, *+&*, p. ,5- leva a contraverdades mediticas, conforme nos ensina ?. VaWser )*++.-. Este autor nos d alguns eAemplos, convidando8nos a duvidar do prprio fundamento de certos discursos das m%dias. 7or eAemplo )So#re o aquecimento da terra e o efeito estufa* 7ode8se estar certo de !ue, apesar do cont%nuo crescimento do teor em =/a da atmosfera desde os comeos da era industrial, o clima no conheceu a!uecimento no sculo .'. As normais medidas entre *+,* e *+(', em relao @s do per%odo *+.*8*+,' mostram, ao contrrio, uma baiAa )no significativa- de 8',46. 2e !ual!uer modo, a evoluo muito lenta, e de#enas de anos so necessrios para !ue se registre uma mudana climtica. / apocalipse anunciado X fuso de glaciares, elevao do n%vel do mar etc. X no seguramente para amanh. <e necessrio lutar contra a poluio, a degradao do meio ambiente, devemos fa#>8lo com os olhos abertos, com base em anlises cient%ficas e no nos limitando a gritarH Oest pegando fogoOY0. <e antes a nature#a podia criar o medo, ho e o medo !ue cria uma nature#a meditica e falsa, uma parte da "ature#a sendo apresentada como se fosse o Fodo. / !ue, em nosso tempo, se a talve# o trao mais dramtico o papel !ue passaram a obter, na vida !uotidiana, o medo e a fantasia. <empre houve pocas de medo. Eas esta uma poca de medo permanente e generali#ado. A fantasia sempre povoou o esp%rito dos homens. Eas agora, industriali#ada, ela invade todos os momentos e todos os recantos da eAist>ncia ao servio do mercado e do poder e constitui, untamente com o medo, um dado essencial de nosso modelo de vida. / imprio universal do medo e o imprio universal da fantasia so criaCes sobrepostas. :reud )*+.'- escreveu !ue 0A criao do dom%nio mental da fantasia tem reproduo na criao de OreservasO e Opar!ues naturaisO em lugares onde as incursCes da agricultura, do trPnsito ou da indstria ameaam transformar... rapidamente a terra em alguma coisa irreconhec%vel. A OreservaO de destina a manter o velho estado de coisas !ue foram lamentavelmente sacrificadas @ necessidade em todos os outros lugaresB ali, tudo pode crescer e eApandir8se @ vontade, inclusive o !ue intil e at o !ue pre udicial.. / dom%nio mental da fantasia tambm uma reserva assim recuperada das invasCes do princ%pio da realidade0 )Ieo EarA, *+&5, p. *.-. Zuanto ao medo, lembra8nos 1amseW =larU !ue ele 0 nos indu# a pensar mais na incolumidade do !ue na ustia0 e :urio =olombo )*+&4, p. ,5- utili#a esse testemunho para eAplicar as violaCes da lei cada ve# mais fre!uentes, no mundo, p>los prprios rgos legais. E a m%dia o grande ve%culo desse processo ameaador da integridade dos homens. Rirtualmente poss%vel, pelo uso ade!uado de tantos e to sofisticados recursos tcnicos, a percepo mutilada, !uando a m%dia ulga necessrio, (

atravs do sensacional e do medo, captar a ateno. Euitos movimentos ecolgicos, cevados pela m%dia, destroem, mutilam ou reprimem a "ature#a... Zuando o 0meio8ambiente0, como "ature#a8es8petculo, substitui a "ature#a Nistrica, lugar de trabalho de todos os homens, e !uando a nature#a 0ciberntica0 ou 0sinttica0 substitui a nature#a anal%tica do passado, o processo de ocultao do significado da Nistria atinge o seu auge. D tambm desse modo !ue se estabelece uma dolorosa confuso entre sistemas tcnicos, nature#a, sociedade, cultura e moral. ?radamos contra certos efeitos da eAplorao selvagem da nature#a, mas no falamos bastante da relao entre sua dominao tecnicamente fundada, as foras mundiais !ue insistem em manter o mesmo modelo de vida e o fato apontado, desde os anos ,', por 9. :riedmann, de a tecnici#ao estar levando ao condicionamento anr!uico do homem moderno. A racionali#ao da eAist>ncia, to dependente das relaCes atuais entre tcnica e sociedade, um dos seus pilares. /ntem, a tcnica era submetida. No e, condu#ida p>los grandes atores da economia e da pol%tica, ela !ue submete. /nde est a nature#a servilQ "a verdade o homem !ue se torna escravi#ado, num mundo em !ue os dominadores no se !uerem dar conta de !ue suas aCes podem ter ob etivos, mas no t>m sentido. / imperativo da competitividade uma carreira desatinada sem destino, o apangio dessa dissociao entre moralidade e ao !ue caracteri#a a implantao em marcha da chamada 0nova ordem mundial0, onde os ob etivos humanos e sociais cedem a frente da cena, definitivamente, a preocupaCes secamente econSmi cs, com o papel ho e on%rnodo da mercadoria, incluindo a mercadoria pol%tica. "o s a nature#a apresentada em frangalhos, mas tambm a Eoral, e na aus>ncia de um sentido comum, di#ia o EarA da -is!ria da $ilosofia 0 fcil inventar causas m%sticas0. "o basta, porm, o criticismo, para eAorci#ar esses perigos !ue nos rondam. ; em *+3+, 9eorges :riedmann nos aconselhava a considerar !ue esse meio tcnico )! a realidade com a !ual nos defrontamos0 e !ue, por isso, 0 preciso estud8la com todos os recursos do conhecimento e tentar domin8la e humani#8la0.

A Uni%er i#a#e e a or#em atua! #a &oi a Avulta, neste ponto, o papel da Universidade nessa busca do conhecimento. Eas essa tarefa vem sendo eAatamente ameaada pelo prest%gio crescente do cientifismo e pela importPncia !ue este vem ganhando entre os !ue atualmente dirigem o ensino superior. "um mundo em !ue o papel das tecnoci>ncias se torna avassalador, um duplo movimento tende a se instalar. 2e um lado, as disciplinas incumbidas de encontrar soluCes tcnicas, as reclamadas soluCes prticas, recebem prest%gio de empresrios, pol%ticos e administradores e desse modo obt>m recursos abundantes para eAercer seu trabalho. ?asta uma rpida visita @s diferentes :aculdades e Jnstitutos, para constatar a disparidade dos meios )instalaCes, material, recursos humanos- segundo a nature#a mais ou menos mercantil e pragmtica do labor +

desenvolvido. 2e outro lado, o prest%gio gerado pelo processo de racionali#ao perversa da Universidade o melhor passaporte para os postos de comando. 2esse modo, um grave obstculo a !ue se instale um processo de refleAo conse!uente o contraste crescente, na Universidade, entre os seus grandes momentos e esse cotidiano tornado miservel pela ameaa em marcha de uma gesto tcnica e racionali#adora, !ue leva ao assassinato da criatividade e da originalidade. 7 Em nome do cientifismo, comportamentos pragmticos e racioc%nios tcnicos, !ue atropelam os esforos de entendimento abrangente da realidade, so impostos e premiados. "uma universidade de 0resultados0, assim escarmentada a vontade de ser um intelectual genu%no, empurrando8se mesmo os melhores esp%ritos para a pes!uisa espasmdica, estatisticamente rentvel. Essa tend>ncia indu#ida tem efeitos caricatos, como a produo burocrtica dessa rid%cula espcie dos 0pes!uiseiros0, fortes pelas verbas !ue manipulam, prestigiosos pelas relaCes !ue entretm com o uso dessas verbas, e !ue ocupam assim a frente da cena, en!uanto o saber verdadeiro praticamente no encontra canais de eApresso. =omo uma racionalidade burocrtica e perversa ameaa invadir at mesmo a!ueles recantos !ue no sabem viver sem espontaneidade, corremos o risco de assistir ao triunfo de uma ao sem pensamento sobre um pensamento desarmado. "essas condiCes, devemos reconhecer, toda reao dif%cil e a muitos pode aparecer como um verdadeiro suic%dio, !ue a carreira universitria no mais precisar ser uma carreira acad>mica. / grande risco !ue a recusa @ coragem e a falta de crena se convertam em rotina. =omo nos libertar, ento, da internali#ao da viol>ncia de !ue fala NorUheimer )*+&3-, ou da 0su eio das almas0 apontada por Ienoble )*++', p. &&- ao se referir @ maneira atual de representar a "ature#aQ Iembremos Neisenberg )*+5+- ao di#er !ue 0...na ci>ncia, o ob eto de investigao no a "ature#a em si mesma, mas a "ature#a submetida @ interrogao dos homens0. "o se trata a!ui de uma interrogao unilateral, tcnica, menor, mas de uma interrogao abrangente, se!uiosa de entendimento, uma tarefa intelectual. /utrora, os intelectuais eram homens !ue, na Universidade ou fora dela, acreditavam nas ideias !ue for$ mulavam e formulavam ideias como uma resposta @s suas convicCes. /s intelectuais, di#ia <artre, casam8se com o seu tempo e no devem tra%8lo. :oi desse modo !ue o filsofo franc>s criticava a indiferena de ?al#ac em face das ornadas de 3( e a incompreenso de :lau8bert diante da =omuna )I. ?assets, *++., p. *,-. Zue fa#er, !uando, na prpria =asa fundada para o culto da Rerdade, a organi#ao do cotidiano convida a deiAar de lado o !ue importante e fundamentalQ "um discurso endereado @ agremiao norte8americana de economistas, um economista8filsofo, Venneth ?oulding )*+5+-, ante os descaminhos clamorosos de sua profisso, reclamava a necessidade de hero%smo, para pSr fim ao conformismo, fugir aos racioc%nios tcnicos, recusar a pes!uisa espasmdica, abandonar a vida fcil e, afinal, enfrentar o entendimento do Eundo.

*'

/ empenho com !ue nos convocam para tratar, se a como for, as !uestCes do meio8ambiente, sem !ue um espao maior se a reservado a uma refleAo mais profunda sobre as relaCes, por intermdio da tcnica, seus vetores e atores, entre a comunidade humana assim mediati#ada e a nature#a, assim dominada, t%pico de uma poca e tanto ilustra os riscos !ue corremos, com a necessidade de, em todas as reas do saber, agir com hero%smo, se dese armos poder continuar a perseguir a verdade.

Bi"!iogra'ia ?assets, Iuis. 0Iocos, estpidos W traidoresH una historia de los intelectuales0, El Pais* Iibros, Eadri, *,...*++.. ?oulding, Venneth. 0Economics as a moral science, "&e .merican Economic Revie/ vol. IJ[, n.0 l, mar. *+5+, pp. *8*.. ?ucUingham, Talter. .utomation its impact on #usiness and people* Eentor ?ooUs, "e\ American IibrarW, ". ]orU, *+5*. =apei, Noracio. La f0sica creencias reli(iosas 1 teorias cient0ficas en los or0(enes de Ia (eomorfolo(0a espan&ola* Ediciones dei <erbal, ?arcelona, *+(,. =arneiro Ieo, Emmanuel. 0/s desafios da informati#ao0, in E. =arneiro Ieo e outros, . m,quina e seu avesso* :rancisco lves, *+(&, pp. *8.4. =olombo, :urio. 07oder, grupos W conflicto en Ja sociedad neofeudal0 in La nueva Edad -edia* Alian#a Editorial, Eadri, *+&3, pp. 4&8&.. Ellul, ;ac!ues. La tec&nique ou 23en'eu du si4cle* Armand =olin, 7aris, *+,3. :reud, <igmund. Introdu5o 6eral 7 Psican,lise* *+.', citado por Ieo EarA. . vida no campo e a era industrial* Eelhoramentos8Edusp, <. 7aulo, *+&5, p. *.. :riedmann, 9eorges. 0I>s technocrates et Ja civilisation technicienne0, in 9eorges 9urvitch, Industrialisation et "eclmocracie* A. =olm, 7aris, *+3+, pp. 3485.. Neisenberg, Temer. La ima(en de Ia Naturale8a en Ia $0sica .tual* <eiA ?arrnl, ?arcelona, *+5+. NorUheimer, EaA. Eclipse ofReason* Fhe <eaburW 7ress, ". ]orU, *+&3. VaWser, ?ernard. Pour une anal1se non conformiste de notre soci!t! intervention @ lOU1" de =ologne ).,.*.+.-, Univ. de Foulouse, fv. *++. )mimeog.Iefebvre, Nenri. 9ers l C1#ernant&rope contre ls "ec&nocrates* 2eno^l89onthier, 7aris, *+&*. Ienoble, 1obert. Hist:ria da Ideia de Nature8a* EdiCes &', Iisboa, *++'. Earcuse, Nerbert. One;dimensional -an* ?eacon, ". ]orU, *+55. <antos, Eilton. -etamorfoses do Espao Ha#itado* Nucitec, <. 7aulo *++* ).._ ed.-. <imondon, 9. Du rnode d3e<istence ds o#'ets tec&niques* Aubier8Eontaigne, 7aris, *+,(. **

<ottsass, Ettore. 0/n the nature of metropolises0, "erra88o .rc&itecture and Desi(n n.6 5, Eilano, *++*, pp. 4(83'. Tellmer, Albrecht. Criticai "&eor1 of Societ1* Fhe <eaburW 7ress, ". ]orU, *+&3.

.
A A=EIE1ALM/ =/"FEE7/1`"EAH FEE7/8EU"2/ E E<7AL/8EU"2/

A a&e!era()o &ontem*or+nea AceleraCes so momentos culminantes na Nistria, como se abrigassem foras concentradas, eAplodindo para criarem o novo. A marcha do tempo, de !ue falava Eichelet no prefcio @ sua Hist:ria do S!culo 2= ! marcada por essas grandes perturbaCes aparentemente sem sentido. 2a%, a cada poca, malgradoO a certe#a de !ue se atingiu um patamar definitivo, as reaCes de admirao ou do medo diante do inusitado e a dificuldade para entender os novos es!uemas e para encontrar um novo sistema de conceitos !ue eApressem a nova ordem de gestao. A acelerao contemporPnea no escapa a esse fato. Ela tanto mais suscet%vel de ser um ob eto da construo de metforas por!ue, para repetir ;ac!ues Attali, vivemos plenamente a poca dos signos, aps havermos vivido o tempo dos deuses, o tempo do corpo e o tempo das m!uinas. /s s%mbolos baralham, por!ue tomam o lugar das coisas verdadeiras. A primeira tentao a de, outra ve#, nos tornarmos, como na acelerao precedente, adoradores, dubitativos ou firmes, da velocidade. Esta ltima espantou os !ue viram surgir a estrada de ferro e o navio a vapor e, depois, viveram o fim do sculo *+ e o long%n!uo comeo do sculo .', com a inveno e a difuso do automvel, do avio, do telgrafo sem fio e do cabo submarino, do telefone e do rdio. Eas, por !ue limitar a acelerao @ velocidade stricto sensu> A acelerao contemporPnea impSs novos ritmos ao deslocamento dos corpos e ao transporte das ideias, mas, tambm, acrescentou novos itens @ histria. ;unto com uma nova evoluo das pot>ncias e dos rendimentos, com o uso de novos materiais e de novas formas de energia, o dom%nio mais completo do espectro eletromagntico, a eApanso demogrfica )a populao mundial triplica entre *5,' e *+'', e triplica de novo entre *+'' e *+(3-, a eAploso urbana e a eAploso do consumo, o crescimento eAponencial do nmero de ob etos e do arsenal de palavras. Eas, sobretudo, causa prAima ou Oremota de tudo isso, a evoluo do conhecimento, maravilha do nosso tempo !ue ilumina ou ensombrece todas as facetas do acontecer. A acelerao contemporPnea , por isso mesmo, um resultado tambm da banali#ao da inveno, do perecimento prematuro dos engenhos e de sua sucesso alucinante. <o, na verdade, aceleraCes superpostas, concomitantes, as !ue ho e assistimos. 2a% a sensao de um presente !ue foge.

*.

Esse ef>mero no uma criao eAclusiva da velocidade, mas de outra vertigem, tra#ida com o imprio da imagem e a forma como, atravs da engenharia das comunicaCes, ao servio da m%dia, ela engendrada, um arran o deliberadamente destinado a impedir !ue se imponham a ideia de durao e a lgica da sucesso. Este tempo de paradoAos altera a percepo da Nistria e desorienta os esp%ritos, abrindo terreno para o reino da metfora de !ue ho e se valem os discursos recentes sobre o Fempo e o Espao. :alta, certamente, agora, aceitar o desafio conceituai. A acelerao contemporPnea tem de ser vista como um momento coerente da Nistria. 7ara entend>8la, necessrio e urgente reconstruir, no esp%rito, os elementos !ue formam a nossa poca e a distinguem de outras.

Tem*o,-un#o. E *a(o,-un#o 7ode8se imaginar um Fempo8Eundo cu o outro seria um Espao8EundoQ Um Espao8Eundo resultante do desdobramento do Fempo8EundoQ 7ara isso, seria necessrio !ue esse Fempo8Eundo realmente eAistisse. E o Eundo tambm. /ra, ns sabemos !ue o Eundo s o para os outros, mas no para ele prprio, pois s eAiste como lat>ncia. N, ho e, um relgio mundial, fruto do progresso tcnico, mas o Fempo8Eundo tbstrato, eAceto como 1elao. Femos, sem dvida, um tempo universal, tempo desptico, instrumento de medida hegemnico, !ue comanda o tempo dos outros. Esse tempo desptico responsvel por temporalidades hierr!uicas, conflitantes, mas convergentes. "esse sentido todos os tempos so globais, mas no h um tempo mundial. / espao se globali#a, mas no mundial como um todo, seno como metfora. Fodos os lugares so mundiais, mas no h espao mundial. Zuem se globali#a, mesmo, so as pessoas e os lugares. / !ue eAiste so temporalidades hegemSnicas e temporalidades no hegemnicas, ou hegemoni#adas. As primeiras so o vetor da ao dos agentes hegemSnicos da economia, da pol%tica e da cultura, da socie dade enfim. /s outros agentes sociais, hegemoni#ados p>los primeiros, devem contentar8se de tempos mais lentos. Zuanto ao espao, ele tambm se adapta @ nova era. Atuali#ar8se sinSnimo de adotar os componentes !ue fa#em de uma determinada frao do territrio o locus de atividades de produo e de troca de alto n%vel e por isso consideradas mundiais. Esses lugares so espaos hegemnicos, onde se instalam as foras !ue regulam a ao em outros lugares.

Te&noe 'era e * i&oe 'era Assim refeito, o espao pode ser entrevisto atravs da tecnoesfera e da psicoesfera !ue, untas, formam o meio tcnico8cient%fico. *4

A tecnoesfera o resultado da crescente artifi8ciali#ao do meio ambiente. A esfera natural cres$ centemente substitu%da por uma esfera tcnica, na cidade e no campo. A psicoesfera o resultado das crenas, dese os, vontades e hbitos !ue inspiram comportamentos filosficos e prticos, as relaCes interpessoais e a comunho com o Universo. Ambos so frutos do artif%cio e desse modo subordinados @ lei dos !ue impCem as mudanas. / meio geogrfico, !ue foi 0meio natural0 e 0meio tcnico0 , ho e, tendencialmente, um 0meio tcnico8cient%fico0. Esse meio tcnico8cient%fico muito mais presente como psicoesfera !ue como tecnoesfera. Re amos o caso do ?rasil. =omo tecnoesfera, o meio tcnico8cient%fico se d como fenmeno cont%nuo na maior parte do <udeste e do <ul, desbordando para grande parte do Eato 9rosso do <ul. =omo psicoesfera, ele o dom%nio do pa%s inteiro. Ambos esses fatos t>m profundas repercussCes na prtica econmica, e nos comportamentos sociais e pol%ticos, constituindo uma base nova para o entendimento do processo de regionali#ao do pa%s. 7odemos, igualmente, propor uma outra forma de regionali#ar, a partir da noo de racionalidade. No e, graas aos )progressos tcnicos e @ acelerao contemporPnea- os espaos nacionais podem, tambm, gros$ seiramente, dividir8se em, de um lado, os espaos da racionalidade e, de outro lado, outros espaos. D evidente !ue, como sempre, situaCes intermedirias so muito numerosas. / caminho secular !ue condu#iu a sociedade humana @ necessidade cotidiana de medida, padroni#ao, ordem e racionali#ao, ho e no mais eAclusivo da esfera da ao estudada por cientistas sociais no gegrafos. No e, o prprio espao, o meio tcnico8cient%fico, apresenta8se com id>ntico contedo de racionalidade, graas @ intencionalidade na escolha dos seus. ob etos, cu a locali#ao, mais do !ue antes, funcional aos des%gnios dos atores sociais capa#es de uma ao racional. Essa matemati#ao do espao o torna prop%cio a uma matemati#ao da vida social, conforme aos interesses hegemnicos. Assim se instalam, ao mesmo tempo, no s as condiCes do maior lucro poss%vel para os mais fortes, mas, tambm, as condiCes para a maior alienao poss%vel, para todos. Atravs do espao, a mundiali#ao, em sua forma perversa, empobrece e alei a.

Ra&iona!i#a#e. '!ui#ez. &om*etiti%i#a#e "esses espaos da racionalidade, o mercado tornado tirPnico e o Estado tende a ser impotente. Fudo disposto para !ue os fluAos hegemSnicos. =orram livremente, destruindo e subordinando os demais fluAos. 7or isso, tambm, o Estado deve ser enfra!uecido, para deiAar campo livre )e desimpedido- @ ao soberana do mercado. "o @ toa !ue as palavras de ordem do presente per%odo so a fluide# e a competitividade, estimuladas de fora das sociedades implicadas e instaladas pela seduo das teorias ou pela viol>ncia da moeda. A eAig>ncia de fluide# manda baiAar fronteiras, melhorar os transportes e comunicaCes, eliminar os obstculos @ circulao do dinheiro )ainda !ue a das mercadorias possam ficar para depois-, suprimir as ru8 *3

gosidades hostis ao galope do capital hegemnico )transformao dos 0e idos0 no EAico, ou dos latifndios no ?rasil, ambos condenados pelas grandes organi#aCes mundiais financeiras-. A fluide# a condio, mas a ao hegemnica se baseia na competitividade.aEssa ideia surge 0com o seu evangelho, seus evangelistas e, tambm, sua igre a0. Essa nova ?%blia a T=J, isto , ?ord Competi;tiveness Inde< produ#ido pelo Torld Economic :rum, com a a uda do Jnstitute for Eanagement :rum, de Iausanne. Esse %ndice cobre 43 pa%ses e, eAplorando *4' critrios, mede a competitividade das empresas e do entorno competitivo )1. 7etrella, *++*, p. 4.-. Eais perto de ns, as cidades internacionais comeam tambm a ser alinhadas segundo critrios criados para ulgar de sua capacidade para competir com as demais, pela atrao de atividades consideradas interessantes segundo empresrios mais agressivos. <em a acelerao contemporPnea, a competitividade !ue permeia o discurso e a ao dos governos e das grandes empresas no seria poss%vel, nem seria vivel sem os progressos tcnicos recentes e sem a correspondente fluide# do espao. "os tempos presentes, a competitividade toma como discurso o lugar !ue, no in%cio do sculo, ocupava o 7rogresso e, no aps8guerra, o 2esenvolvimento. Antes, porm, o debate era filosfico, teleolgico. A noo de progresso, lembra 2aniel NalevW, comportava tambm a ideia de progresso moral. / debate sobre o desenvolvimento e o subdesenvolvimento tinha um forte acento moral. A proposta do 7adre Iebret para a fundao de um desenvolvimento humano um grande eAemplo dessa preocupao teleolgica. Eas a busca da competitividade, tal como apresentada por seus defensores X governantes, homens de negcio, funcionrios internacionais X parece bastar8se a si mesma, no necessita de !ual!uer ustificativa tica, como, alis, !ual!uer outra forma de viol>ncia. A competitividade um outro nome para a guerra, desta ve# uma guerra planetria, condu#ida, na prtica, pelas multinacionais, as chancelarias, a burocracia internacional, e com o apoio, @s ve#es ostensivo, de intelectuais de dentro e de fora da Universidade. =omo podemos, mesmo assim, admirar8nos de !ue, a!ui e ali, estourem guerras e corra o sangue, !ue a "ova /rdem Eundial !ue se constri baseada numa competitividade sem limites moraisQ

G!o"a!iza()o e 'ragmenta()o As tentativas de construo de um mundo s sempre condu#iram a conflitos, por!ue se tem buscado unificar e no unir. Uma coisa um sistema de relaCes, em benef%cio do maiorO nmero, baseado nas possibilidades reais de um momento histricoB outra coisa um sistema de relaCes hierr!uico, constru%do para perpetuar um sub sistema de dominao sobre outros subsistemas, em benef%cio de alguns. D esta ltima coisa o !ue eAiste. *,

No e, o !ue federativo no n%vel mundial no uma vontade de liberdade, mas de dominao, no o dese o de cooperao mas de competio, tudo isso eAigindo um r%gido es!uema de organi#ao !ue atravessa todos os rincCes da vida humana. =om tais des%gnios, o !ue globali#a falsifica, corrompe, dese!uilibra, destri. A dimenso mundial o mercado. A dimenso mundial so as organi#aCes ditas mundiaisH instituiCes supranacionais, organi#aCes internacionais, universidades mundiais, igre as dissolventes, o mundo como fbrica de engano. Zuando o Eundo assim feito est em toda parte, o embate ancestral entre a necessidade e a liberdade d8 se pela luta entre uma organi#ao coercitiva e o eAerc%cio da espontaneidade. / resultado a fragmentao. A dimenso fragmentada a tribo X unio de homens por suas semelhanas X e o lugar X unio dos homens pela cooperao na diferena. A grande revolta se d atravs do espao, do lugar, ali onde a tribo descobre !ue no isolada, nem pode estar s. Esse lugar tanto se pode chamar "goro Varabad como Ios Angeles. / mundo da globali#ao doentia contrariado no lugar. 2esse modo, o lugar torna8se o mundo do vera# e da esperanaB e o global, mediati#ado por uma orga$ ni#ao perversa, o lugar da falsidade e do engodo. <e o lugar nos engana, por conta do mundo. "estas condiCes, o !ue globali#a separaB o local !ue permite a unio. 2efina8se o lugar como a e<tens5o do acontecer homogneo ou do acontecer solidrio e !ue se caracteri#a por dois g>neros de constituioH uma a prpria configurao territorial, outra a norma, a organi#ao, os regimes de regulao. / lugar, a regio no mais o fruto de uma solidariedade orgPnica, mas de uma solidariedade regulada ou organi#acional. "o importa !ue esta se a ef>mera. /s fenSmenos no se definem, apenas, pela sua durao, mas tambm e sobretudo, pela sua estrutura. E, afinal, o !ue longo e o !ue breveQ D pelo lugar !ue revemos o Eundo e a ustamos nossa interpretao, pois, nele, o recSndito, o permanente, o real triunfam, afinal, sobre o movimento, o passageiro, o imposto de fora. / espao aparece como um substrato !ue acolhe o novo, mas resiste @s mudanas, guardando o vigor da herana material e cultural, a fora do !ue criado de dentro e resiste, fora tran!uila !ue espera, vigilante, a ocasio e a possibilidade de se levantar. /s velhos cimentos tornam8se novos cimentosH l%nguas, religiCes, culturas, modos de contemplar a "ature#a, o Universo, modos de se ver e de ver os outros. A base das grandes transformaCes do mapa mundial talve# se encontre nesse tipo de movimento. 2a necessidade de um Estado abstraio como refer>ncia a si mesmo, chegamos @ necessidade de um Estado concreto, reconciliado com as verdades profundas dos povos. 7ara Edgar Eorin )*+5,, p. &4-, ter%amos chegado @ 0necessidade da "ao0, para ele um 0fenSmeno ainda obscuro0. Eas o !ue , ho e, a "aoQ a reconstituio de antigas lealdades ou de atributos herdadosQ <er a cidade uma "aoQ *5

2as naCes !ue v>m do 7assado, sabemos algo. Elas fre!_entemente se confundem com um pedao de territrio. 2as !ue se constituem diante de nossos olhos, o !ue sabemosQ <ero, em terra estranha, o rearran o e a reconstituio de antigas lealdades ou de atributos herdadosQ <er a cidade uma "aoQ <e a o !ue for, parece entretanto !ue a base da ao reativa o espao compartilhado no cotidiano. Essas !uestCes tambm levantam a !uesto da escala da ao efica# baseada no espao. A pergunta, alis, pode ser ainda mais atrevida e mais simplesH onde a escalaQ =resce o divrcio entre a sede ltima da ao e o seu resultado. "essas condiCes, a escala pode at eAistir. Eas nada tem a ver com o tamanho )a velha preocupao com as distPncias- nem com as contig_i8dades impostas por uma organi#ao. Escala tempo.

A /uinta #imen )o #o e *a(o0 o &oti#iano / espao ganhou uma nova dimensoH a espessura, a profundidade do acontecer, graas ao nmero e diversidade enormes dos ob etos, isto ! fiAos, de !ue, ho e, formado e ao nmero eAponencial de aCes, isto , fluAos, !ue o atravessam. Essa uma nova di8, menso do espao, uma verdadeira !uinta dimenso. / tempo do cotidiano compartilhado um tempo plural, o tempo dentro do tempo. No e isso no apenas o fato da cidade, mas tambm do campo. Em termos anal%ticos, a espaciali#ao chama8se temporali#ao prtica, pois todos os atores esto in$ clu%dos atravs do espao #anal !ue leva consigo todas as dimensCes do acontecer. /ra, o acontecer bali#ado pelo lugar e, nesse sentido, !ue se pode di#er !ue o tempo determinado pelo espao. / cotidiano essa !uinta dimenso do espao e por isso deve ser ob eto de interesse dos gegrafos, a !uem cabe for ar os instrumentos correspondentes de anlise. "a verdade, o tempo e o espao no se tornaram va#ios ou fantasmagricos como pensou A. 9iddens, mas, ao contrrio, por meio do lugar e do cotidiano, o tempo e o espao, !ue cont>m a variedade das coisas e das aCes, tambm incluem a multiplicidade infinita de perspectivas. ?asta no considerar o espao como simples materialidade, isto , o dom%nio da necessidade, mas como teatro obrigatrio da ao, isto , o dom%nio da liberdade. A vida no um produto da Fcnica mas da 7ol%tica, a ao !ue d sentido @ materialidade. Earcuse di#ia em *+&' )p. 5.- em suas Cinco Conferncias@ 0ho e temos a capacidade de transformar o mundo em um inferno e estamos em caminho de fa#>8lo. Eas tambm temos a capacidade de fa#er eAatamente o contrrio0.

*&

"unca o espao do homem foi to importante para o destino da Nistria. <e, como di# <artre, 0com$ preender mudar0, fa#er um passo adiante e 0ir alm de mim mesmo0, uma geografia re8fundada, inspirada nas realidades do presente, pode ser um instrumento efica#, terico e prtico, para a re8fundao do 7laneta.

Bi"!iogra'ia

Attali, ;ac!ues. Histoires du temps* :aWard, 7aris, *+(.. 9iddens, A. .s consequncias da -odernidade* )*++'-, Editora da U"E<7, <. 7., *++*. Earcuse, =. N. $ive Conferences* ?eacon 7ress, ?oston, *+&'. Eorin, Edgar. L33introduction 7 Ia politique de 23liomme* Dd. <euil, 7aris, *+5,. 7etrella, 1iccardo. 0IOvangile de Ja competitivit0. L -onde Diplomatique set,, *++*, p. 4..

4
FEE7/ E E<7AL/8EU"2/ /U, A7E"A<, FEE7/ E E<7AL/ NE9EEb"J=/<Q

Euitos estudiosos, generalistas e especialistas, t>m dado uma parcela talve# eAagerada do seu talento a uma discusso sobre a ps8modernidade. =omo esse debate tem sido muito mais ad etivo do !ue substantivo, isso raramente permite avanar na reconstruo da epistemologia de cada disciplina e, por conseguinte, no entendimento do inundo. Remos com fre!u>ncia entre os gegrafos a repetio de ideias como a de 7.,Ririlio )*+(3-, para !uem o espao terminou, e s eAiste o tempo. Zue fa#er com essa metfora, na medida em !ue nossa matria8prima o espao banal e este no se eAtinguiu com a acelerao contemporPnea, mas apenas mudou de !ualidadeQ Rivendo a era do paradoAo, este foi incorporado ao discurso mas raramente @ construo epistemolgica, mesmo para os !ue se acostumaram a trabalhar com a velha dialtica. No e, o mesmo impulso vital gera no apenas contradiCes internas dentro de um processo, como cria processos aparentemente antagnicos, para$ doAais. A verdade do impulso vital est igualmente presente nos dados e aspectos aparentemente eAcludentes. G mingua de eAplicaCes simples, a imaginao @s ve#es se encolhe. 2a% a atrao pelas metforas. Eas a emerg>ncia destas no deve decretar a morte dos conceitos, mas, pelo contrrio, eAige realar a tarefa de separar metfora e conceito, no entendimento do acontecer atual.

*(

E *a(o,-un#o. Tem*o,-un#o AnthonW 9iddens )*++*- escreveu recentemente !ue vivemos a poca do tempo va#io e do espao va#io. 7referimos pensar !ue no eAatamente disso !ue se trata, mas, ao contrrio8, de um momento da histria no !ual chegamos @ possibilidade de uma noo concreta de espao8mundo e de tempo8mundo, um tempo cheio e um espao cheio, uma totalidade emp%rica )<antos, *++*-. =omecemos por fiAar rapidamente os conceitos. 7or tempo vamos entender grosseiramente o transcurso, a sucesso dos eventos e sua trama. 7or espao vamos entender o meio, o lugar material da possibilidade dos eventos. E por inundo entendamos a soma, !ue tambm s%ntese, de eventos e lugares. A cada momento, mudam untos o tempo, o espao e o mundo. 2e tal modo, nossa grande tarefa a de apreender e definir o 7resente, segundo essa tica. "o seu ltimo livro, 1egis 2ebraW )*++*- pCe em paralelo a preocupao com a m%dia e com o espao, o trabalho dos midilogos e dos gegrafos. / espao m%dia nos dois sentidos. Ele lin(ua(em e tambm o meio onde a vida tornada poss%vel. A percepo pela sociedade e pelo indiv%duo do !ue esse espao, depende da forma de sua histori8ci#ao e esta resulta em grande parte dos progressos nos transportes e nas comunicaCes, na construo do tempo social. Jsso tambm est apontado no livro recente de 1enato /rti# )*++*- onde o cap%tulo sobre o espao8tempo fortemente baseado na percepo da mudana nos meios de vencer a distPncia p>los ob etos )transportes- e pelas ideias )comunicaCes-. Fempo, espao e inundo so realidades histricas, !ue devem ser intelectualmente reconstru%das em ter$ mos de sistema, isto , como mutuamente convers%veis, se a nossa preocupao episternolgica totali#adora. Em !ual!uer momento, o ponto de partida a sociedade humana reali#ando8se. Essa reali#ao d8se sobre uma base materialH o espao e seu uso, o tempo e seu usoB a materialidade e suas diversas formas, as aCes e suas diversas feiCes.

A t1&ni&a e a em*iri&iza()o #o tem*o Assim, empirici#amos o tempo tornando8o material, e desse modo o assimilamos ao espao, !ue no eAiste sem a materialidade. A t!cnica entra a!ui como um trao8de8unio, historicamente e epistemologica8 mente. As tcnicas, de um lado, nos do a possibilidade de empirici#ao do tempo e, de outro lado, a possibili$ dade de uma !ualificao precisa da materialidade sobre a !ual as sociedades humanas trabalham. Ento, essa empirici#ao pode ser a base de uma sistemati#ao, solidria com as caracter%sticas de cada poca. Ao longo da histria, as tcnicas se do como sistemas, diferentemente caracteri#ados. /s sistemas tcnicos criados re$ centemente se tornaram mundiais, mesmo !ue sua distribuio geogrfica se a, como antes, irregular e o seu uso social se a, como antes, hierr!uico. Eas, pela primeira ve# na histria do homem, nos defrontamos com um nico sistema tcnico, presente no Ieste e no /este, no "orte e no <ul, superpondo8se aos sistemas tcnicos precedentes, como um sistema tcnico hegemnico, utili#ado p>los atores hegemnicos da economia, da cultura, da *+

pol%tica )<antos, *++'-. Esse um dado essencial do processo de globali#ao, processo !ue no seria poss%vel se essa unicidade no houvesse. D assim !ue no mundo de ho e alcanamos uma mudana eAtrema em nossa relao com a nature#a. "o comeo da histria humana, a nature#a era unificada atravs de foras telricas, como, por eAemplo, o clima, !ue no pode ser entendido sem sua base mundial )=. A. :. Eonteiro, *++*-. No e, o princ%pio unU trio do mundo a sociedade mundial. Ento chegamos a essa ideia de mundo8mundo, de uma verdadeira globali#ao da Ferra, eAatamente a partir dessa comunidade mundial, imposs%vel sem a mencionada unicidade das tcnicas, !ue levou @ unificao do espao em termos globais e @ unificao do tempo em termos glorc bais. / espao tornado nico, @ medida !ue os lugares se globali#am. =ada lugar, no importa onde se encontre, revela o mundo )no !ue ele , mas tambm na!uilo !ue ele no -, !ue todos os lugares so suscet%veis de intercomunicao. Earavilha das tcnicas do nosso tempo, todos os lugares se unem por!ue os momentos afinal convergiram. A histria do homem , durante milnios, a histria dos momentos divergentes, a soma de aconteceres dispersos, disparatados, desconeAos. ; a histria do homem da nossa gerao a!uela onde os momentos convergiram, o acontecer de !ual!uer lugar podendo ser imediatamente comunicado a !ual!uer outro. Essa unificao do espao em escala global )E. :. 2urand, ;. IevW e 2. 1etaill, *++.- tem como rplica a unificao do tempo. Eas o tempo tambm unificado pela generali#ao de necessidades fundamentais @ vida do homem, de gostos e dese os, tornados comuns em escala do mundo )/. lanni, *++.-. <e o universo definido como um con unto de possibilidades, estas pertencem ao mundo todo e so teoricamente alcanveis em !ual!uer lugar, desde !ue as condiCes este am presentes. / lugar o encontro entre possi#ilidades latentes e oportunidades preeAistentes ou criadas. Estas limitam a concreti#ao das ocasiCes. =i>ncia, tecnologia e informao so a base tcnica da vida social atual X e desse modo devem participar das construCes epistemolgicas renovadoras das disciplinas histricas. Eas no podemos es!uecer de !ue vivemos em um mundo eAtremamente hierar!ui#ado. Femos de um lado um novo sistema tcnico hegemnico, e, de outro, um novo sistema social hegemnico, cu o pice ocupado pelas instituiCes supranacionais, empresas multinacionais e Estados, !ue comandam ob etos mundiali#ados e relaCes sociais mundiali#adas. / resultado, no !ue toca ao espao, a criao do !ue chamamos meio t!cnico;cient0fico e a imposio de novo sistema da nature#a )<antos, *+((-.

O meio t1&ni&o,&ient$'i&o,in'orma&iona! / meio de vida do homem, seu entorno, no mais o !ue, h alguns decnios ainda, gegrafos, so$ cilogos e historiadores chamaram de meio tcnico. / meio tcnico8cient%fico8informacional um meio geogrfico onde o territrio inclui obrigatoriamente ci>ncia, tecnologia e informao )ve a =ap%tulo 3-. 7aralelamente, se instala um novo sistema de nature#a )<antos, *++.-. "esse mundo, a primeira nature#a !ue conta no mais a nature#a natural, mas, sim, a nature#a artificiali#ada. A produo depende do artif%cio, .'

subordinando8se aos determinismos do artificio. A produo no mais definida como trabalho intelectual sobre a nature#a natural, mas como trabalho intelectual vivo sobre o trabalho intelectual morto, nature#a artificial. <e isso constitu%a, desde alguns sculos, o fato da cidade ho e , tambm, o fato do campo. =i>ncia, tecnologia e informao fa#em parte dos afa#eres cotidianos do campo moderni#ado, atravs das sementes especiali#adas, da correo e fertili#ao do solo, da proteo @s plantas p>los inseticidas, da su8perimposio de um calendrio agr%cola inteiramente novo, fundado na informao, o !ue leva para as cidades mdias do interior um coeficiente de modernidade. "o raro, maior !ue o da metrpole. / meio tcnico8cient%fico8informacional a nova cara do espao e do tempo. D a% !ue se instalam as atividades hegemnicas, a!uelas !ue t>m relaCes mais long%n!uas e participam do comrcio internacional, fa#endo com !ue determinados lugares se tornem mundiais.

Tem*o mun#ia! ou tem*o hegem2ni&o3 "esse mundo assim refeito, pode8se falar env8tempos hegemnicos e em tempos no hegemnicos. / tempo hegemnico o da ao e dos atores hegemnicos e o tempo no hegemnico o da ao e dos atores no hegemnicos. A ideia de tempos hegemSnicos supCe tambm a ideia de tempos hegemoni#ados. Re amos um eAemplo. 7ode8se falar de um tempo nico da cidade, ou de um tempo nico regional, como se falaria de um tempo universal nicoQ 9rupos, instituiCes, indiv%duos convivem untos, mas no praticam os mesmos tempos. / territrio na verdade uma superposio de sistemas de engenharia diferentemente datados, e usados, ho e, segundo tempos diversos. As diversas estradas, ruas, logradouros, no so percorridos igualmente por todos. /s ritmos de cada !ual empresas ou pessoas X no so os mesmos. Falve# fosse mais correio utili#ar a!ui a eApresso temporalidade em ve# da palavra tempo* / !ue chamamos de tempo universal esse tempo abrangente dos outros tempos, !ue valori#a diferentemente o espao banal, segundo a fora dos agentes da economia, da sociedade, da pol%tica, da cultura. Esses tempos hegemSnicos so, de um modo geral, o tempo das grandes organi#aCes e o tempo dos Estados. Em sua busca de harmoni#ao, h um conflito permanente entre o tempo hegemnico das grandes or$ gani#aCes e o tempo hegemnico dos Estados, e, em sua permanente dialtica, h o conflito dos tempos dos atores hegemnicos e dos atores no hegemnicos ou hegemoni#ados. D assim !ue se definem, a partir do uso do espao e do tempo, os cotidianos to diversos... =riam8se, tambm assimf espaos da hegemonia, reas prenhes de ci>ncia, tecnologia e informao, onde a carga de racionalidade maior, atraindo aCes racionais de interesse global. =hegamos, assim, a um momento da histria no !ual o processo de racionali#ao da sociedade atinge o prprio territrio e este passa a ser um instrumento fundamental da racionalidade social, %sso eAtremamente importante para entender como esses espaos hegemnicos se instalam no processo de globali#ao, como o lugar da produo e das trocas de interesse mundial no n%vel mais alto, lugares em !ue eAerce um tempo mundial e onde se instalam as foras .*

reguladoras da ao nos demais lugares. D assim !ue os lugares diversos e os tempos diversos se unem, hierar!uicamente, no !ue, paradigmaticamente, pode ser chamado de um espao mundial e um tempo mundial. Estes so, sem !ual!uer dvida, realidades epistemolgicas, mas algum os encontrou na eAperi>ncia emp%ricaQ 7oder%amos, alis, nos eAprimir de forma diferente. /s lugares, ho e, se diferenciam e hierar!ui#am eAa8 tamente por!ue so todos mundiais. /s tempos tambm )as temporalidades hierr!uicas e as temporalidades su$ balternas-. / chamado espao mundial dado pelas relaCes assim tecidas entre todos os lugares. E o chamado tempo mundial dado pelas possibilidades mundiais concretamente eAistentes e pelas possibilidades mundiais efetivamente utili#adas p>los atores hegemnicos. /s demais tempos so subalternos. E essa a base emp%rica da construo terica de um tempo e um espao mundiali#ados, sem a !ual cada poro do acontecer no intelig%vel.

Bi"!iogra'ia 2ehraW, 1egis. Cours de -!dlolo(ie 6!n!rale* 9allimard, 7aris, *++*. 2urand, E. 1, ;. IevW, 2. 1etaill. L -onde Espaces et S1st4mes* 7resses de Ja :ondation "ationale d>s <ciences 7oliti!ues et Edit. 2allo#, 7aris, *++.. 9iddens, AnthonW. .s consequncias da -odernidade* )*++'-, Editora da U"E<7, <o 7aulo, *++*. lanni, /ctvio. . Sociedade 6lo#al* =ivili#ao ?rasileira, 1io de ;aneiro, *++.. Eonteiro, =arlos Augusto de :igueiredo. Clima e E<cepcionalisino* Editora da U:<=, :lorianpolis, *++*. /rti#, 1enato. Cultura e -odernidade* ?rasiliense, <o 7aulo, *++*. <antos, Eilton. 01fleAions sur l> role de Ja gographie dans Ja priode technico8scientifi!ue0, Ca&iers de 6!o(rap&ie du Au!#ec 4.)(&- dc. *+((, pp. 4*484*+. <antos, Eilton. 0/ per%odo tcnico8cient%fico e os estudos geogrficos0, 6eo(rafia Revista do Departamento de 6eo(rafia da %SP n.6 3, *++', pp. *,8.'. <antos, Eilton. -etamorfoses do Espao Ha#itado* Nucitec, <o 7aulo, *++* )..a edio-. <antos, Eilton. &++.H . redesco#erta da Nature8a* Universidade de <o 7aulo, Aula Jnaugural da :aculdade de :ilosofia, Ietras e =i>ncias Numanas, maro de *++.. Ririlio, 7aul. L3Espace Critique* =hristian ?ourgeois, <o 7aulo, *+(3.

..

3
/< E<7AL/< 2A 9I/?AIJKALM/

A globali#ao constitui o estdio supremo da internacionali#ao, a amplificao em 0sistema8mundo0 de todos os lugares e de todos os indiv%duos, embora em graus diversos. "esse sentido, com a unificao do pla$ neta, a Ferra torna8se um s e nico 0mundo0 e assiste8se a uma refundio da 0totalidade8terra0. Frata8se de nova fase da histria humana. =ada poca se caracteri#a pelo aparecimento de um con unto de novas possibilidades concretas, !ue modificam e!uil%brios preeAistentes e procuram impor sua lei. Esse con unto sistmicoH podemos, pois, admitir !ue a globali#ao constitui um paradigma para a compreenso dos diferentes aspectos da realidade contemporPnea.

O i tema,mun#o %i to atra%1 #o e *a(o geogr4'i&o =omo !ual!uer totalidade, a globali#ao s se eAprime por meio de suas funcionali#aCes. Uma delas o espao geogrfico. Este teAto se limitar a esse aspecto, partindo do princ%pio de !ue um enfo!ue parcial pode a udar a compreender o todo. =omo se caracteri#a o espao geogrfico nesta fase de globali#aoQ E necessrio talve#, e antes de tudo, eAplicitar a noo de espao, de meio. =onsideramo8lo como algo dinPmico e unitrio, onde se renem materialidade e ao humana. / espao seria o con unto indissocivel de sistemas de ob etos naturais ou fabricados e de sistemas de aCes, deliberadas ou no. A cada poca, novos ob etos e novas aCes v>m untar8se @s outras, modificando o todo, tanto formal !uanto substancialmente. No e, ob etos culturais tendem a tornar8se cada ve# mais tcnicos e espec%ficos, e so deliberadamente fabricados e locali#ados para responder melhor a ob e8tivos previamente estabelecidos. Zuanto @s aCes, ten$ dem a ser cada ve# mais racionais e a ustadas. =onvertidos em ob etos geogrficos, ob etos tcnicos so tanto mais efica#es !uanto melhor se adaptam @s aCes visadas, se am elas econmicas, pol%ticas ou culturais. 7odem8se eAaminar as transformaCes atuais do espao geogrfico X como o fenmeno de globali#ao !ue lhe constitui a causa X a partir de tr>s dados constitutivos da pocaH a unidade tcnica, a converg>ncia dos momentos e a unicidade do motor. Esses tr>s dados, a um tempo causas e efeitos uns dos outros, so solidrios em escala mundial. "a aurora da histria, havia tantos sistemas tcnicos !uantos eram os lugares. A histria humana igual$ mente a da diminuio do nmero de sistemas tcnicos, movimento de unificao acelerado pelo capitalismo. No e, observa8se por toda parte, no "orte e no <ul, no Ieste e no /este, a predominPncia de um nico sistema tcnico, base material da mundiali#ao. .4

A instantaneidade da informao globali#ada aproAima os lugares, torna poss%vel uma tomada de co$ nhecimento imediata de acontecimentos simultPneos e cria entre lugares e acontecimentos uma relao unitria na escala do mundo. E, como no poss%vel medir a mais8valia, esta, tornada mundial pelo vis da produo e unificada por intermdio do sistema bancrio, constitui o motor primeiro. D a% !ue se situa a base da mundiali#ao de todos os indiv%duos e de todos os lugares. / mundo oferece as possibilidadesH e o lugar oferece as ocasiCes. "o se trata a!ui de um 0eArcito de reserva0 de lugares, seno da produo raciocinada de um espao, no !ual cada frao do territrio chamada a revestir caracter%sticas espec%ficas em funo dos ato8res hegemnicos, cu a eficcia depende doravante de uma produtividade espacial, fruto de um ordenamento intencional e espec%fico.

5ara&teriza()o #o e *a(o g!o"ai / processo de globali#ao acarreta a mundiali#ao do espao geogrfico, cu as principais caracter%sticas so, alm de uma tend>ncia @ formao de um meio tcnico, cient%fico e informacionalH d a transformao dos territrios nacionais em espaos nacionais da economia internacionalB d a eAacerbao das especiali#aCes produtivas no n%vel do espaoB d a concentrao da produo em unidades menores, com o aumento da relao entre produto e superf%cie X por eAemplo, na agriculturaB d a acelerao de todas as formas de circulao e seu papel crescente na regulao das atividades lo$ cali#adas, com o fortalecimento da diviso territorial e da diviso social do trabalho e a depend>ncia deste em relao @s formas espaciais e @s normas sociais ) ur%dicas e outras- em todos os escalCesB d a produtividade espacial como dado na escolha das locali#aCesB d o recorte hori#ontal e vertical dos territriosB d o papel da organi#ao e o dos processos de regulao na constituio das regiCesB d a tenso crescente entre localidade e globalidade @ proporo !ue avana o processo de globali#ao.

O meio &ient$'i&o,t1&ni&o,in'orma&iona! / meio geogrfico em via de constituio )ou de reconstituio- tem uma substPncia cient%fico8tecnolgico8 informacional. "o nem meio natural, nem meio tcnico. A ci>ncia, a tecnologia e a informao esto na base mesma de todas as formas de utili#ao e funcionamento do espao, da mesma forma !ue participam da criao de novos processos vitais e da produo de novas espcies )animais e vegetais-. D a cientifici#ao e a tecnici#ao da paisagem. D, tambm, a informati#ao, ou, antes, a informacionali#ao do espao. A informao tanto est presente nas coisas como necessria @ ao reali#ada sobre essas coisas. /s espaos assim re!ualificados atendem .3

sobretudo a interesses dos atores hegemnicos da economia e da sociedade, e assim so incorporados plenamente @s correntes de globali#ao. Atualmente, apesar de uma difuso mais rpida e mais eAtensa do !ue nas pocas precedentes, as novas variveis no se distribuem de maneira uniforme na escala do planeta. A geografia assim recriada , ainda, desigualitria. <o desigualdades de um tipo novo, por sua constituio, por seus efeitos sobre os processos produtivos e sociais. 2o ponto de vista da composio !uantitativa e !ualitativa dos subespaos )aportes da ci>ncia, da tec$ nologia e da informao-, haveria reas de densidade )#onas 0luminosas0-, reas praticamente va#ias )#onas 0opacas0- e uma infinidade de situaCes intermedirias estando cada combinao @ altura de suportar as diferentes modalidades do funcionamento das sociedades em !uesto. Esse meio tcnico, cient%fico e informacional est presente em toda a parte, mas suas dimensCes variam de acordo com continentes, pa%ses, regiCesH superf%cies cont%nuas, #onas mais ou menos vastas, simples pontos. D nesse meio !ue se v>m implantar, no campo como na cidade, as produCes materiais ou imateriais caracter%sticas da poca. Em uma frase poder%amos di#er !ue as aCes hegemnicas se estabelecem e se reali#am por intermdio de ob etos hegemnicos. =omo num sistema de sistemas, o resto do espao e o resto das aCes so chamados a colaborar. =ada combinao tem sua prpria lgica e autori#a formas de aCes espec%ficas aos agentes econmicos e sociais. Esses novos subespaos so, pois, mais ou menos capa#es de rentabili#ar uma produo. 7odemos falar de produtividade espacial, noo !ue se aplica a um lugar, mas em funo de uma atividade ou con unto de ativi8dades. Essa categoria se refere mais ao espao produtivo !ue ao produ#ido. <em minimi#ar a importPncia das condiCes naturais, so as condiCes artificialmente criadas !ue sobressaem, en!uanto eApresso dos processos tcnicos e dos marcos espaciais da informao. Estar%amos diante de um determinismo de um tipo novo, de um neodeterminismo do espao artificial, e isso tanto mais !uanto a produo considerada moderna. "essas condiCes, e como resultado da globali#ao, o prprio espao se converte num dado da regulao, se a pela hori#ontalidade )o processo direto da produo-, se a pela verticalidade )os processos de circulao-. Naveria espaos mais ou menos reativos, mais ou menos dceis @s outras formas de regulao. Estes seriam os 0espaos da racionalidade0, cu a constituio mais marcada pela ci>n cia, pela tecnologia e pela informao, espaos mais abertos @ reali#ao da racionalidade dos diversos atores.

E trutura e 'un&ionamento #o e *a(o #a mun#ia!iza()o =onsiderado um todo, o espao o teatro de fluAos com diferentes n%veis, imensidades e orientaCes. N fluAos hegemnicos e fluAos hegemoni#ados, fluAos mais rpidos e efica#es e fluAos mais lentos. / espao global

.,

formado de todos os ob etos e fluAos. A escala dos fluAos materiais e imateriais tanto mais elevada !uanto seus ob etos do prova de maior inovao. / !ue tantas ve#es se denomina espao de fluAos no passaria de subsistema do espao global, subsistema de ob etos dotados de n%vel superior de tecnicidade e de aCes marcadas por n%vel superior de intencionalidade e racionalidade. Estes )ob etos e aCes- seriam mais moldados pela informao do !ue nos outros subsistemas. "esse sentido, o espao global seria formado de redes desiguais !ue, emaranhadas em diferentes escalas e n%veis, se sobrepCem e so prolongadas por outras, de caracter%sticas diferentes, desembocando em magmas resistentes @ 0resificao0. / todo constituiria o espao banal, isto , o espao de todos os homens, de todas as firmas, de todas as organi#aCes, de todas as aCes X numa palavra, o espao geogrfico. Eas s os atores hegemnicos se servem de todas as redes e utili#am todos os territrios. Eis por !ue os territrios nacionais se transformam num espao nacional da economia internacional e os sistemas de engenharia criados em cada pa%s podem ser mais bem utili#ados por firmas transnacionais do !ue pela prpria sociedade nacional. As possibilidades tcnicas e organi#acionais de transferir @ distPncia produtos e ordens determinam especiali#aCes produtivas solidrias no n%vel mundial. Alguns lugares tendem a tornar8se especiali#ados, no campo como na cidade, e essa especiali#ao se deve mais @s condiCes tcnicas e sociais !ue aos recursos naturais. / papel da informao crucial. =omo se produ#em cada ve# mais valores de troca, a especiali#ao no tarda a ser seguida pela ne$ cessidade de circulao. / papel desta, na transformao da produo e do espao, torna8se fundamental. /s fluAos de informao so responsveis pelas novas hierar!uias e polari#aCes e substituem os fluAos de matria como organi#adores dos sistemas urbanos e da dinPmica espacial. A importPncia do movimento e o relativo desaparecimento das distPncias )para os condutores de fluAos dominantes- permitiram a alguns acreditar na homogenei#ao do espao. "a verdade, porm, o espao torna8se mais diversificado e heterogneo, e @ diviso tradicional em regiCes se acrescenta uma outra, produ#ida p>los vetores da modernidade e da regulao. Hori8ontalida;des e verticalidades se criam paralelamente. As hori#on8 talidades so o alicerce de todos os cotidianos, isto , do cotidiano de todos )indiv%duos, coletividades, firmas, instituiCes-. <o cimentadas pela similitude das aCes )atividades agr%colas modernas, certas atividades urba$ nas- ou por sua associao e complementaridade )vida urbana, relaCes cidade8campo-. As verticalidades agru$ pam reas ou pontos, ao servio de atores hegemnicos no raro distantes. <o os vetores da integrao hierr$ !uica regulada, doravante necessria em todos os lugares da produo globali#ada e controlada @ distPncia. A dissociao geogrfica entre produo, controle e consumo ocasiona a separao entre a escala da ao e a do ator. Esta com fre!u>ncia o mundo, transportado aos lugares pelas firmas transnacionais. / espao geogrfico, banal em !ual!uer escala agrupa hori#ontalidades e verticalidades. Assim, o !ue ainda se pode denominar regio X espao das hori#ontalidades X deve sua constituio no mais @ solidariedade orgPnica criada no local, mas a uma solidariedade organi#acional literalmente teleguiada e facilmente reconsiderada. .5

A dinPmica dos espaos da globali#ao supCe adaptao permanente das formas e das normas. As formas geogrficas, isto , ob etos tcnicos re!ueridos para otimi#ar _rfta produo, s autori#am essa otimi8#ao ao preo do estabelecimento e aplicao de normas ur%dicas, financeiras e outras, adaptadas @s ri8cessidades do mercado. Essas normas so criadas em diversos n%veis geogrficos e pol%ticos, mas, dada a competitividade mundial, as normas globais, indu#idas por organismos supranacionais e pelo mercado, tendem a configurar as outras. Uma ve# mais, todos os subespaos mostram essa presena simultPnea de hori#ontalidades e verticalidades. As hori#ontalidades so o dom%nio de um cotidia8no territorialmente partilhado com tend>ncia a criar suas prprias normas, fundadas na similitude ou na complementaridade das produCes e no eAerc%cio de uma eAist>ncia solidria. "esses subespaos, e graas a essa solidariedade, consciente ou no, h um aumento da produtividade econmica, mas tambm da produtividade pol%tica, alimentadas pela informao. A hori#ontalidade, en!uanto con unto de lugares cont%guos, o substrato dos processos da produo pro$ priamente dita, da diviso territorial do trabalho, ao passo !ue a verticalidade se associa aos processos da cooperao, cu a escala geogrfica no raro ultrapassa a do processo direto da produo. Em relao @s hori#ontalidades, o vetor da verti cali#ao um elemento perturbador, !ue implica uma necessidade de mudana. Assim, regulao e tenso se tornam indissociveis em cada lugar. Zuanto mais a globali#ao se aprofunda, impondo regulaCes verticais novas a regulaCes hori#ontais preeAistentes, tanto mais forte a tenso entre globalidade e localidade, entre o mundo e o lugar. Eas, !uanto mais o mundo se afirma no lugar, tanto mais este ltimo se torna nico.

Prin&i*ai ten#6n&ia #o ano 78 "a hora atual, e para a maior parte da humanidade, a globali#ao sobretudo fbula e perversidadeH fbula, por!ue os gigantescos recursos de uma informao globali#ada so utili#ados mais para confundir do !ue para esclarecerH a transfer>ncia no passa de uma promessa. =omo as not%cias decorrem da interpretao, e no da leitura dos acontecimentos, os relatos podem ser ao mesmo tempo grandes e mes!uinhos. A impreciso !ue da% resulta impede muitas ve#es !ue se encontrem as orientaCes necessrias. 7erversidade, por!ue as formas concretas dominantes de reali#ao da globalidade so o v%cio, a viol>ncia, o empobrecimento material, cultural e moral, possibilitados pelo discurso e pela prtica da competitividade em todos os n%veis. / !ue se tem buscado no a unio, mas antes a unificao. <e retomarmos os elementos de base da nossa anlise, o sistema8mundo tenderia antes a ampliar8se e a ganhar terreno, agravando as contradiCes presentes. / atual sistema tcnico dominante torna8se invasor !uando no consegue eAercer sua tend>ncia ao auto8crescimentoH desse modo !ue ele procura impor sua lei aos sistemas tcnicos vi#inhos. As crescentes necessidades de informao levam a uma maior converg>ncia dos momentos, aumentando a distPncia entre a temporalidade dos diversos agentes. A unicidade do motor a servio das firmas mundiais se v>, assim, reforada. .&

2esse modo, embora os novos suportes materiais da vida tendam universalmente a se estabelecer em toda parte, sua utili#ao criar situaCes diferentes ou mesmo divergentes. / processo de refundio das regionali#aCes seguir seu curso, tendo em conta os dados mundiais e os dados locais, criando ou recriando novas desigualdades. Em !ue medida cada sociedade local poder incorporar os vetores verticais sem recusar sua participao no mundo e sem comprometer a reali#ao de seu prprio telos> Fal a verdadeira !uesto moral e pol%tica colocada pelo processo e pelas realidades da globali#ao. =omo os diversos subespaos so chamados a participar de trocas no n%vel mundial, o mapa do mundo est @ procura de um e!uil%brio e de uma diviso !ue, em cada caso, leve em conta ao mesmo tempo as aspiraCes das coletividades e sua necessidade de participar da vida mundial. UnificaoQ :racionamentoQ Zual!uer !ue se aOa situao, esses dois modelos esto simultaneamente presentes, con!uanto suas manifestaCes possam ser diversas. Frata8se de perguntar !ual ser dominante em tal ou tal conteAto geogrficoQ Um fato, todavia, parece certoH o processo de unificao se fa# por intermdio do !ue se chama de redes. <eria, portanto, pela unificao !ue adviria o fracionamento. As redes so vetores de modernidade e tambm de entropia. Eundiais, veiculam um princ%pio de ordem, uma regulao a servio dos atores hegemnicos na escala planetria. Iocais, essas mesmas redes so portadoras de desordem. A informao especiali#ada e espec%fica !ue elas transmitem serve @ afirmao local dos atores hegemnicos. <e, para estes, ela negentrpica, para os demais atores entrpica. / movimento criador de diversificao, e a acelerao atual agrava essa tend>ncia. A diversificao pode, pois, contribuir para a unidade ou somente para a unificao. 2ado !ue nas condiCes atuais se trata antes de unificao !ue de unio, a resposta @ globali#ao uma verdadeira fragmentao, uma tend>ncia @ eAploso. / termo crescimento ainda pode ser utili#ado no singularQ Jsso permitiria supor a eAist>ncia de parPmetro universal e de vontade de medida universal para as sociedades. A !uesto se torna moral, suscitando na realidade outra, por sua ve# fundamentalH afora ideais uni8versalistas e humanistas, pode8se realmente eAigir das diferentes sociedades !ue tenham apenas um telos> A menos !ue se faa tabula rasa dos bens culturais, a busca do mais8ser supCe primordialmente respostas locais. / universo , antes de tudo, um con unto de possibilidades a concreti#ar, mas isto sempre feito de maneira incompleta. "a poca atual, e como nunca antes na evoluo da humanidade, as condiCes8suporte da histria permitem edificar um mundo novo. 2i#er o !ue vai acontecer sempre audacioso. "o entanto, a partir das perspectivas fornecidas p>los dados !ue a ci>ncia e a tecnologia pCem @ disposio da humanidade, pode8se imaginar !ue as regulaCes se abrandaro na escala mundial e !ue se fortalecero nos estdios inferiores. Jsso permitiria, talve#, !ue a unio prevalecesse sobre a unificao. .(

A regulao mundial uma ordem imposta, a servio de uma racionalidade dominante, mas no forosamente superior. A !uesto, para ns, seria descobrir e pSr em prtica novas racionalidades em outros n%veis e regulaCes mais consentPneas com a ordem dese ada, dese ada p>los homens, l onde eles vivem.

.+

II
T95NI5A. ESPAO. TE-PO

,
FD="J=A<, FEE7/, E<7AL/

Fcnicas agr%colas, industriais, comerciais, culturais, pol%ticas, da difuso da informao, dos transportes, das comunicaCes, da distribuio etc.B tcnicas !ue, aparentes ou no em uma paisagem, so, todavia, um dos dados eAplicativos do espao. Fais tcnicas no t>m a mesma idade e desse modo se pode falar do anacronismo de algumas e do modernismo de outras, como, naturalmente, de situaCes intermedirias. Essas tcnicas se efetivam em relaCes concretas, relaCes materiais ou no, !ue as presidem, o !ue nos condu# sem dificuldade @ noo de modo de produo e de relaCes de produo. Em !ual!uer !ue se a a frao do espao, cada varivel revela uma tcnica ou um con unto de tcnicas particulares. 7ode8se, tambm, di#er !ue o funcionamento de cada uma dessas variveis depende, eAatamente, dessas tcnicas. Fomando como refer>ncia a Nistria mundial, cada tcnica poder ser locali#ada no tempo. Frata8 se, tambm, na verdade, da histria dos instrumentos e meios de trabalho postos @ disposio do homem. Zuando um novo instrumento ou meio ou forma de trabalho torna8se uma forma de ao, constitui8se uma espcie de certido de nascimento ou data de origem. 2e tal maneira, seu emprego num determinado lugar X emprego imediato ou posterior X atribui a esse lugar, ao menos para o mencionado instrumento, condiCes tcnicas do momento em !ue, pela primeira ve#, esse instrumento de trabalho se incorporou @ Nistria. Eas o tempo do lugar, o con unto de temporalidades prprias a cada ponto do espao, no dado por uma tcnica, tomada isoladamente, mas pelo con unto de tcnicas eAistentes na!uele ponto do espao. 7or isso, a idade das variveis presentes em cada lugar termina sendo medida com refer>ncia a fatores eAternos, sobretudo nos pa%ses subdesenvolvidos, onde a histria da produo intimamente ligada @ criao, nos pa%ses do centro, de novas formas de produ#ir. Fomadas desse modo, essas variveis de idades diferentes so na realidade pass%veis de !uantificao e contabilidade, !ue cada !ual provoca combinaCes espec%ficas, de produtoH por unidade de tempo, unidade de capital e unidade de trabalho. A combinao, num lugar, de tcnicas de idades diferentes, significa, em cada momento histrico, possibilidade local de acumulao ou desacumulao do capital em virtude da rentabilidade diferencial devida aos modos8 de produo concretos. "a verdade, se um instrumento de trabalho, por eAemplo uma fbrica, em virtude das suas caracter%sticas tcnicas, apenas pode alcanar determinado desempenho )por eAemplo, uma certa produo, utili#ando uma certa !uantidade de energia, capital de giro, mo8de8obra etc.- a idade dos instrumentos de trabalho tem implicaCes com resto da economia )em virtude das possibilidades concretas de relaCes- e com o emprego )em virtude das 4'

possibilidades concretas de oferta de postos- e assim por diante. =omo essas relaCes presidem @ hierar!uia entre lugares produtivos, as possibilidades de eApanso ou de estancamento diferem para cada lugar. :i!ue claro !ue isso no , apenas, um re sultado do !ue nesse lugar se produ#, mas, e sobretudo, do !ue produ#ido no con unto dos lugares de um espao dado. A posio relativa de cada lugar dada, em grande parte, em funo das tcnicas de !ue portador o respectivo meio de trabalho. 2essa maneira, a tcnica constitui um elemento de eAplicao da sociedade, e de cada um dos seus lugares geogrficos. E evidente !ue a tcnica por si s no eAplica nada. A !uantidade de capital circulante !ue afe8tada a uma dada m!uina ou con unto de m!uinas, ou a um escritrio, ou a outra !ual!uer forma de atividade humana, no conse!u>ncia eAclusivamente da estrutura material, nem do arran o f%sico de ob etos. Bf "o plano puramente formal, haveria !ue levar em conta outros dados, como por eAemplo as formas organi8#ativas do trabalho, se a no espao, se a no tempo, se a no dom%nio das relaCes entre os agentes. Eas a eAplicao ainda no se encontra a%. "a realidade, as formas organi#a8tivas, assim como as formas de mercadeio, ou ainda as de previso, so ho e dados essenciais da eAplicao da rentabilidade das firmas, e todas so dados subordinados ao poder da firma, poder !ue no apenas econmico, mas tambm pol%tico. / poder econmico da firma seria dado eAclusivamente pela maior ou menor capacidade de combinar efica#mente os fatores da produo de !ue dispCe, de um ponto de vista eminentemente tcnico, o !ue concerne a produo imediata. "a verdade, a fora da firma vem, ho e, muito mais da sua capacidade de modificar, no momento hbil, regras do ogo econmico, em sua prpria rcade atividade e em funo dos seus interesses emergentes. 1eferimo8nos, entre outros dados, a sua maior ou menor capacidade de utili#ao de fatores produtivos !ue esto fora do Pmbito da prpria firma, @ fora de criar, a seu servio, esses fatores eAternos decisivos !uanto ao montante dos lucros, e @ rapide# com !ue regressam, isto , @ velocidade da acumulao, verdadeiro barmetro das possibilidades de competio e de ampliao do prprio mercado. / estudo das tcnicas ultrapassa, desse modo, largamente, o dado puramente tcnico e eAige uma incurso bem mais profunda na rea das prprias relaCes sociais. <o estas, finalmente, !ue eAplicam como, em diferentes lugares, tcnicas, ou con untos de tcnicas semelhantes, atribuem resultados diferentes aos seus portadores, segundo combinaCes !ue eAtrapolam o processo direto da produo e permitem pensar num verdadeiro processo pol%tico da produo. 7ara !ue a geografia possa aspirar ao seu reconhecimento como uma filosofia das tcnicas, deve levar em considerao as implicaCes de fatos como esses, aplicando8lhes, como em !ual!uer outro esforo de nature#a filosfica, um sistema de refer>ncias cu a base fundamental a interpretao global do mundo e, por seu intermdio, a interpretao de cada um dos seus aspectos ou partes. "unca nos devemos es!uecer de !ue o !ue torna mensurveis, ou, em todo caso, significativas, as variveis de anlise no o seu valor absoluto, o !ue, de resto, alis, elas no t>m. / seu valor sempre relativo e surge no interior do sistema em !ue se encontra e em relao com as demais variveis presentes. Esse eAerc%cio de interpretao deve levar em conta !ue esse sistema est, em relao com outros situados em escalas superiores e interiores. Esse enfo!ue sistmico fundamental. Iembremo8nos, tambm, de !ue se limitssemos a pSr lado a lado variveis da mesma nature#a, apenas chegar%amos a relaCes numricas desprovidas de significao. 4*

<o relaCes entre variveis de nature#a diferente !ue permitem aproAimao da noo de estrutura. /ra, tanto o espao global, como cada lugar, so realidades estruturais. As estruturas, alm doOmovimento !ue as im pele para as mudanas, dispCem de arran o material e organi#ao funcional, uma forma de ser e uma de eAistir. A noo de idade das variveis, de !u> falamos previamente, inclui duas noCes paralelas, a de idade tecnolgica e a de idade organi#acional. A noo de idade tecnolgica dada em funo da idade das tcnicas presentes. A noo de idade orga$ ni#acional est ligada @ forma como so dispostos, em termos de espao e de tempo, os fatores de trabalho cor$ respondentes aos dados tcnicos em !uesto. A combinao dessas duas idades nos eAplica, em primeiro lugar, uma certa combinao de capital e de trabalho aplicada ao ato de produ#ir. Essa noo pode ser concreti#ada com a a uda dos conceitos de composio tcnica e composio orgPnica do capitalB em segundo lugar, somos levados a entender como se d uma determinada combinao de bens e de servios consumidos. "o primeiro caso, estamos tratando essencialmente do fenmeno da produo direta )produo propriamente dita- e no segundo estamos nos referindo sobretudo ao fenmeno do consumo. / primeiro e o segundo aspecto so interligados e isso a uda a eAplicar, em cada lugar, a presena de certa combinao de tipos de infra8estruturas. "as condiCes da economia atual, praticamente ineAistente um lugar em !ue toda a produo local se a localmente consumida ou, vice8versa, em !ue todo o consumo local provido por uma produo local. 2esse modo, as infra8estruturas presentes em cada lugar no dependem eAclusivamente do tipo e volume da produo, mas tambm do seu destino, o !ue obriga a levar em conta os processos da circulao. Em outras palavras, as infra8estruturas presentes em cada lugar encontram, em grande parte, eAplicao e ustificativa fora do lugar. 2a mesma maneira, uma ve# !ue o consumo local depende de uma produo distante, a cu a lei se submete, a distribuio dos produtos termina por influir no tipo, na !uantidade, forma e disposioOdas infra8estruturas correspondentes cu a eAist>ncia, desse modo, torna8se ali igualmente autSnoma, em relao @s condiCes prprias do lugar. As diversas ecologias locais no so unicamente eAplicveis por fatores eAclusivamente locais. / espao total, sobretudo nos pa%ses subdesenvolvidos, pontual e descont%nuo. Ievando8se em conta um dado ponto no espao, as variveis so as8sincrSnicas de um ponto de vista gentico, se a em comparao com a respectiva idade das variveis no plo, se a em relao com outros pontos do espao. Fodavia, em cada lugar o funcionamento das variveis sincrSnico. Fodas as variveis trabalham untas, por meio das relaCes funcionais. =ada lugar , desse modo, em !ual!uer momento, um sistema espacial, no importa !ual se a a idade dos seus elementos. Uma ve# !ue o espao nunca portador de tcnicas da mesma idade ou de variveis sincrSnicas, pode8se di#er !ue se trata de um espao assincrSnico, ao mesmo tempo revelador e organi#ador da sincronia. /s elementos do espao, !uando considerados dentro de uma totalidade concreta, um lugar, so vistos como sincrSnicos. Rale a pena, a!ui, lembrar, por eAemplo, a afirmao de Eug>nio =oseriu )*+,+, p. *,3-, !uando di# !ue 0a l%ngua funciona sincronicamente e se constitui diacronicamente0, ou, em outras palavras, !ue a atual linguagem 4.

formada de palavras, eApressCes, frases, !ue datam de diversos momentos da Nistria e representam, desse modo, formas de ser ou de eAprimir diferentemente datadas, o !ue no impede ao falar de ho e, utili#ar, ao mesmo tempo, essas formas de idade to diversas. A mesma coisa se passa com o espao do !ual um dos componentes, a paisagem, como um palimpsesto, isto , o resultado de uma acumulao, na !ual algumas construCes permanecem intactas ou modificadas, en!uanto outras desaparecem para ceder lugar a novas edificaCes. Atravs desse processo, o !ue est diante de ns sempre uma paisagem e um espao, da mesma maneira !ue as transformaCes de um idioma se fa#em por um processo de supresso ou eAcluso, onde as substituiCes correspondem @s inovaCes. 2a mesma forma !ue o sistema lingu%stico, cada sistema geogrfico sucedido por um outro, o !ual recria sua coer>ncia interna, ainda !ue cada varivel isolada eAperimente um processo de mudana com ritmo prprio. "o sistema histrico, ou temporal, as variveis evoluem de maneira assincrSnicaB no sistema espacial, elas mudam sincronicamente. 2essa maneira, pode8se di#er como <aussure )citado por <aucerotte, *+&*, p. 3*- !ue 0a diacronia interessa ao eiAo das sucessividades e a sincronia ao eiAo dos estados ou situaCes0. "esse caso, a sincronia e a assincronia no so realmente opostas, mas complementares, no dom%nio das relaCes espaciais, pelo simples fato de !ue as variveis so as mesmas. "a realidade, so as defasagens entre as variveis !ue eAplicam as diferenas de organi#ao do espao entre pa%ses, assim como as chamadas disparidades regionais. A base tcnica da sociedade e do espao constitui, ho e, um dado fundamental da eAplicao histrica, !ue a tcnica invadiu todos os aspectos da vida humana, em todos os lugares. 2iacronia e sincronia so, ambas, poss%veis de eAplicaro em termos de tcnica, ainda !ue nada se possa entender sem !ue se conheam e avaliem as respectivas formas de organi#ao.

5
A :/1EA E / FEE7/H A NJ<F/1JA 2A =J2A2E E 2/ U1?A"/

7ode8se pensar !ue as ideias !ue comandam a elaborao da histria urbana so sobretudo duasH a ideia de forma e a ideia de tempo. As formasB !uando empirici#adas, apresentam8se se a como ob eto, se a como relao a obedecer. Entretanto, tambm necessrio empirici#ar e precisar o tempo, se ns !ueremos trabalh8lo paralelamente @s formas. Esse talve# um dos grandes problemas metodolgicos !ue se colocam @ histria das cidades e da urbani#ao. Frabalhamos de um lado com algo !ue tem uma dimenso material, !ue so as formas espaciais, ou uma dimenso dos comportamentos obrigatrios, !ue so as formas ur%dicas e as formas sociais, e de outro lado com o tempo, tal como ele se d nas diferentes escalas de sua eAist>ncia, ainda !ue tenhamos fre!uentemente dificuldade em precis8la. 2a% a dificuldade tambm para encontrar as mediaCes, to diversas !uantos so os lugares. Essas mediaCes so a prpria base das eAplicaCes, permitindo uma teori#ao do lugar, uma teori#ao !ue no menos importante !ue a teori#ao do universo, mais ampla e mais fcil. Esta fcil por!ue o universo a sua prpria 44

forma, en!uanto cada lugar eAige desvendar a!uilo !ue 9ramsci chamava de mistrio da forma, uma forma particular, lembrando !ue a estrutura muito mais fcil de se apropriar, pois o 7resente, ao passo !ue a forma o res%duo de estruturas !ue foram presentes no passado. 2estas, algumas desapareceram da nossa viso, e @s ve#es mesmo do nosso entendimento. "os con untos !ue o presente nos oferece, a configurao territorial, apresentada ou no em forma de paisagem, a soma de pedaos de reali#aCes atuais e de reali#aCes do passado. "o passado, isso era parte obrigatria do trabalho dos gegrafos. "enhum estudo de geografia urbana !ue se respeitasse podia comear sem aluso @ histria da cidade, @s ve#es at de forma abusiva. Era imposs%vel abordar esta ou a!uela cidade, sem essa preocupao de contar o !ue foi o seu passado. 7orm, ho e, fa#emos fre!uentemente uma geografia urbana !ue no tem mais base no urbanismo. D uma pena, por!ue praticamente no mais ensinamos como as cidades se criam, apenas criticamos as cidades do presente. Jsso fe# com !ue essa disciplina 0histria da cidade0 ficasse rf. Forna8se, pois, salutarOessa retomada, sobretudo por!ue se fa# segundo um enfo!ue multidisciplinar. "a realidade, h duas coisas !ue esto sendo confundidas gratuita e alegremente, isto , a cidade e o urbano. / urbano fre!uentemente o abstraio, o geral, o eAterno. A cidade o particular, o concreto, o interno. "o h !ue confundir. 7or isso, na realidade, h histrias do urbano e histrias da cidade. Entre as poss%veis histrias do urbano estaria a histria das atividades !ue na cidade se reali#amB do emprego, das classes, da diviso do trabalho e do seu inverso, a cooperaoB e uma histria !ue no bastante feitaH a histria da sociali#ao na cidade e a histria da sociali#ao pela cidade. E, entre as histrias da cidade, haveria a histria dos transportes, a histria da propriedade, da especulao, da habitao, do urba nismo, da centralidade. / con unto das duas histrias nos daria a teoria da urbani#ao, a teoria da cidade, a histria das ideologias urbanas, a histria das men8talidades urbanas, a histria das teorias. <eriam estudos mais ou menos desinteressados, mais ou menos interessados, e at estudos mais ou menos interesseiros, sobre a cidade e o urbano. / estudo da cidade eAige a necessidade de articular o conceito de espao, sem o !ue nem mesmo saberemos do !ue vamos tratar. / espao uma categoria histrica e, por conseguinte, o seu conceito muda, !ue aos modelos se acrescentam novas variveis no curso do tempo.

5i#a#e e ur"ano &omo e *a(o,tem*o 2esse modo, a noo de espao parece fundamental para chegarmos a essa dese ada histria da cidadeB e a histria do urbano eAige !ue se a muito bem posta a noo de periodi#ao. Em outras palavras, necessitamos dominar o !ue entendemos como espao, e tambm, dominar a diviso do tempo em per%odos. 7er%odos so pedaos de tempo submetidos @ mesma lei histrica, com a manuteno das estruturas. Estas se definem como con untos de relaCes e de proporCes prevalentes ao longo de um certo pedao de tempo, e nos permite definir nosso ob eto de anlise. Assim as periodi#aCes podem ser muitas, em virtude das diversas escalas de 43

observao. Eas, em !ual!uer !ue se a o momento, indispensvel fa#er muitas periodi#aCes. / mundo, como um todo, nos permite uma periodi#aoB a formao social e econmica, representada pelo Estado e a "ao, uma outra periodi#aoB e a cidade permitir uma nova periodi#ao, em um n%vel inferior. A cidade , ao mesmo tempo, uma regio e um lugar, por!ue ela uma totalidade, e suas partes dispCem de um movimento combinado, segundo uma lei prpria, !ue a lei do organismo urbano, com o !ual se confunde. "a verdade, h leis !ue se sucedem, denotando o tempo !ue passa e mudando as denominaCes desse verdadeiro espao8 tempo, !ue a cidade. e atravs desses dois dados !ue vamos unir a cidade e o urbano. D desse modo !ue poderemos tentar ultrapassar o mistrio das formas, e buscar a construo do mtodo, atravs da escolha da fenomenologia a adotar, a aproAimao da conteAtuali#ao, a reconstruo dos cenrios de uma realidade !ue em parte se esvaiu, a busca do significado e da memria, uma memria !ue, atravs desse enfo!ue histrico, vamos encontrar eApungida ao mAimo dos filtros. Assim, nos permitido dirigir perguntas @ cidade, indagando a respeito de sua formao, !ue a histria da cidade a histria de sua produo continuada. A histria de uma dada cidade se produ# atravs do urbano !ue ela incorpora ou deiAa de incorporarB desse urbano !ue em outros lugares pode tardar a chegar, e !ue em <o 7aulo sempre chegou !uase imediatamente. :ala8se, por isso, na vocao irresist%vel de <o 7aulo pela modernidade. Eas !ue modernidadeQ... "a verdade, no h uma s modernidadeB eAistem modernidades em sucesso, !ue formam e desmancham per%odos, eAceto se !uisermos aplicar servilmente ao nosso trabalho interpretaCes da literatura, da poesia, da pintura, da escultura. / !ue eAiste so moderni#aCes sucessivas, !ue de um lado nos do, vistas de fora, geraCes de cidades, padrCes de urbani#ao e, vistas de dentro, padrCes urbanos, formas de organi#ao espacial, !ue cada periodi#ao, tra#endo formas prprias de arrumao das variveis, permite reconhecer um processo histrico mais geral, se a onde estivermos. 2esse modo avanamos at encontrar um novo tempo na cidade, !ue ho e nos permite falar da revanche das formasH as formas criadas e !ue se tornam criadoras. N de um lado as formas criadas e, de outro, as formas criadoras, a!uelas !ue, aps constru%das, como !ue se levantam e se impCem, como a!uilo !ue o passado nos herda e implica uma submisso do presenteB um presente submetido ao passado eAatamente atravs das formas, cu a estrutura devemos reconhecer e estudar. Esse um dos grandes problemas, ho e, do estudo da histria urbana e da histria da cidade, mas em todos os momentos as formas criadas no passado t>m um papel ativo na elaborao do presente e do futuro. A histria da cidade a das suas formas, no como um dado passivo, mas como um dado ativo, e esse fat! no pode nos escapar em nossa anlise.

4,

&
EEJ/ AE?JE"FE =/"<F1Uf2/ E :IE[J?JIJ2A2E F1/7J=AI

"este fim de sculo, parece haver acordo entre as mentes para considerar !ue a ci>ncia e a tecnologia so um dado fundamental da vida humana. "o entanto, salvo no !ue se refere aos tecnopolos X tornados um tema de moda X pouco se tem escrito sobre as relaCes entre esses novos fatores de desenvolvimento e a reorgani#ao do espao habitado. A verdade, porm, !ue dificilmente se entender a lgica espacial das sociedades contemporPneas sem levar em conta o papel da ci>ncia, da tecnologia e da informao. 7ode8se falar, de um modo geral, na tend>ncia a !ue o meio geogrfico se transforme em um meio tcnico8cient%fico. As ativida8des mais modernas, na cidade e no campo, passam a eAigir adaptaCes do territrio, com a adio ao solo de acrscimos cada ve# mais baseados nas formulaCes da ci>ncia e na a uda da tcnica. / meio ambiente constru%do se diferencia pela carga maior ou menor de ci>ncia, tecnologia e informao, segundo regiCes e lugaresH o artif%cio tende a se sobrepor e substituir a nature#a. D desse modo !ue o espao humano reveste ho e maiores diferenciaCes e disparidades, na apar>ncia, nas estruturas ocultas, no uso. A famosa contradio cida8de8campo no apenas ganha um novo aspecto, mas toma outro sentido. =ampo e cidade se subordinam de modo diverso @s novas eAig>ncias. / campo pode adaptar8se mais rapidamente @s mudanas de uso. segundo os produtos, desde !ue ha a recursos de capital e intelig>ncia. "a cidade, as formas novas, criadas para responder a necessidades renovadas, tornam8se mais eAclusivas, mais r%gidas materialmente e funcionalmente, tanto do ponto de vista de sua construo !uanto de sua locali#ao. 2isso advm uma diferena essencial entre as cidades X sobretudo as grandes cidades X da fase histrica imediatamente anterior e do per%odo atual. Jsso tambm serve para distinguir, (rosso modo as metrpoles dos pa%ses desenvolvidos e as dos pa%ses subdesenvolvidos. "ascer cidade* e tornar8se lentamente metr:pole e, em seguida necr:pole, segundo Ie\is Eumford, seria o destino final da evoluo das grandes cidades europeias e norte8americanas. 7odemos di#er !ue no Ferceiro Eundo as cidades destinadas a ser grandes crescem rapidamenteB e rapidamente se transformam em necrpoles, se a no nascem assim. As metrpoles criadas para comandar as grandes transformaCes mundiais tra#idas pelo imperialismo eAercem uma lgica internacional comandada )at certo ponto- pelas respectivas lgicas nacionais. =rescidas numa era de relativo esplendor, o plane amento, a construo, o uso dessas aglomeraCes era conse!uente dessa lgica e )a cidade- dela retirava seiva, vigor, bele#a, capacidade renovadora das coisas e das prticas. "os pa%ses subdesenvolvidos, surgem como espaos derivados* Zuanto mais os pa%ses se moderni#am e crescem, mais as grandes cidades associam lgicas eAternas e lgicas internas subordinadas. 7or isso, so cidades cr%ticas desde o seu nascimento, sobretudo por!ue se tornam cidades sem cidados. "essas aglomeraCes ps8iluministas, a lei do novo tambm a da conformidade e do conformismo. As estruturas mentais for adas permitem a abolio da ideia )e da realidade- de espao pblico e de homem pblico. "uma sociedade de homens privados, a lei da concorr>ncia legitima a lei da 'un(le e a cidade retrata tais ego%smos funcionaisH em suas formas primrias e secundrias, em 45

seus arran os particulares e em sua arrumao global. A rua, onde o estacionamento eApulsa o ardim, torna8se a arena desse conflito e no mais o lugar do encontro e da festa. Essa tend>ncia vai agravar8se aps a <egunda 9uerra Eundial. Alguns fatores se con ugam para criar esse resultado. Em primeiro lugar, o triunfo, mencionado, de um modo de produo baseado na ci>ncia, na tecnologia e na informao e, paralelamente, a substituio galopante do capitalismo concorrencial pelo capitalismo monopolista e a chegada concomitante do !ue se chamou de Eodo de 7roduo Estatal combinado com Eodo de 7roduo Urbano. <ome8se a isso )como corolrio e como causa- a instalao no Ferceiro Eundo de governos autoritrios fre!uentemente militares e, mais recentemente, a implantao do modelo neoliberal !ue associa pa%ses avanados e subdesenvolvidos. <o tais ingredientes !ue contribuem para dar @s nossas cidades um novo rosto, uma nova funcionalidade, uma nova definio. As novas formas de ser da economia, distanciadas dos antigos padrCes produtivos, com um nmero sempre menor de grandes firmas cada ve# maiores, so cada ve# mais comandadas pelo Estado )o modo de produo estatal-, e nas cidades onde se reaii#a ou controla, por meio de um tercino agigantado e sofisticado, o essencial da atividade )o modo de produo urbano-. 7or isso, a cidade ob eto de um processo incessante de transformaCes !ue atingem a!uelas reas necessrias @ reali#ao das atividades modernas de produo e de cir culao. ; !ue os recursos dispon%veis ou tra#idos d>O fora so orientados para essas transformaCes, o resto da aglomerao no recebe cuidados, sendo essa diferena de tratamento um dos fatores da crise ambiental. /s novos ob etos surgem para atender a reclamos precisos da produo material ou imaterial, criando espaos eAclusivos de certas funCes. G cidade como um todo, teatro da eAist>ncia de todos os seus moradores, superpCe8se essa nova cidade moderna seletiva, cidade tcnico8cient%fica8informacional, cheia das intencionalida8des do novo modo de produ#ir, criada, na superf%cie e no subsolo, nos ob etos vis%veis e nas infra8estruturas, ao sabor das eAig>ncias sempre renovadas da ci>ncia e da tecnologia. Espao minoritrio dentro da aglomerao, espao no dominante do ponto de vista da eAten$ so, , todavia, o espao dominador dos processos econmicos e pol%ticos, cu a lgica implacvel se sobrepCe e comanda a dos demais subespaos !uantitativamente dominantes na paisagem, mas !ualitativamente subordinados !uanto @s funCes. E nesse sentido !ue se pode di#er !ue @ cidade plstica, herdeira dos primrdios da histria metropolitana, sucede uma cidade r%gida. "este sentido, ?ras%lia a cidade mais moderna do ?rasil e <alvador a segunda, pois deu as costas @ cidade histrica para construir, em poucos anos, uma seo de cidade inteiramente nova, unindo o aeroporto ao centro c%vico8co8mercial moderno e @s reas industriais, gerando um espao de fluide# somente encontrado na capital federal e onde os ob etos contemporPneos so o suporte de aCes racionais. Assim, ?ras%lia toda r%gida, cada pessoa ou coisa encontrando um lugar preciso e <alvador, como <o 7aulo ou 1io de ;aneiro, um h%brido da plasticidade do passado e da rigide# do presente. Em passado recente, a grande cidade era relativamente plstica. Ja acolhendo as novas mudanas sem alterao intr%nseca de seus ob etos f%sicos, ainda !ue estes aumentassem em tamanho, em funcionalidade, e buscassem uma nova ordem. /s novos modos de ser se adaptaram @s velhas formas de ser. No e diferente. /s 4&

lugares destinados @s atividades hegemnicas so o retrato da intencionalidade !ue preside @ sua criao, in$ tencionalidade eAigente e eAclusiva cu o paradigma so os edif%cios e reas inteligentes. Espaos detalhadamen8te preparados para eAercer funCes mais precisas, o seu valor espec%fico , assim, realado, criando ecologias eAigentes. :orma8se, assim, o fundamento de uma nova escasse#, uma nova segregao espacial, uma nova teoria do valor e uma nova realidade da lei do valor. Eais ainda, cada lugar se torna capa#, em ra#o eAclusiva de O tais virtualidades, de transmitir valor aos ob etos !ue sobre ele se constrem, do mesmo modo !ue os edif%cios funcionalmente ade!uados transferem valor @s atividades para as !uais foram criados. <eu 0envelhecimento social0 pode ser rpido e fatal no caso de desero da atividade compat%vel. D essa a rigide# contemporPnea !ue caracteri#a as nossas metrpoles to moderni#adas e to prematuramente envelhecidas. A!uelas parcelas do espao produtivo imunes @s transformaCes impostas pelo neAo tcnico8cient%fico so o teatro de atividades menos poderosas, menos necessitadas de 0informao0 en!uanto esta constitui o apangio dos bolsCes da modernidade atual. A nova rigide# metropolitana responsvel pelo aumento desmesurado do tamanho urbano afeta, na cidade, o sistema de movimento, tornando8o mais anr!uico, e, graas @ eAtrema funcionali#ao de setores urbanos hegemnicos, agrava os problemas de coordenao, mudando, ao seu talante, a distribuio das atividades e dos homens, assim como seus ritmos. Esses novos arran os so baseados em ob etos geogrficos cu o funcionamento , cada ve# mais, inter$ dependente e sistmico, e constituem a base de prticas sociais hegemnicas igualmente sistmicas. 9raas @ nova ar!uitetura urbana e @ !ualidade tcnico8cient%fica8informacional do meio ambiente constru%do, eleva8se o patamar da racionalidade do agir social dominante, mas trata8se de uma racionalidade sem outra ra#o !ue a do lucro, ainda !ue no se manifeste eAclusivamente de forma mercantil. / simblico se torna um coad uvante precioso do mercadolgico. D essa a danao da metrpole contemporPnea. / novo sistema de ob etos geogrficos e o novo sistema de ao deliberada, !ue inclui o subsistema de ao comunicativa, so, pois, o cenrio ideal para o eAerc%cio de uma racionalidade implacvel do sistema econmico, mais eAatamente do subsistema hegemnico da economia !ue, desse modo, se superpCe e deforma o sistema social e o sistema cultural, agindo, igualmente, sobre o restante, no hegemnico, do sistema econmico. :icam, assim, assentadas as bases para o alcance de uma eficcia e de uma produtividade baseadas na conformidade do instrumento @ ao, da forma @ funo. "ingum se admire, pois, da atual pregao neoliberal. "os dias de ho e, o capital se difunde mais depressa no campo do !ue na cidade e a fora do mercado regula a atividade a despeito do Estado. E na cidade apenas o subsistema ligado @s novas racionalidades !ue merece a ateno dos governos, das multinacionais e dos organismos internacionais. / Estado chamado a ade!uar o meio ambiente constru%do para possibilitar a ao global das foras mundiali#adoras do mercado. "essas condiCes, o neoliberalismo no se aplica aos ob etos, mas apenas @s aCes !ue os ob etos inovadores tornam mais fluidas e certeiras. Eas a cidade como um todo resiste @ difuso dessa racionalidade triunfante graas, eAatamente, ao meio am#iente constru0do !ue um retrato da diversidade das classes sociais, das diferenas de renda e dos modelos 4(

culturais. G cidade informada e @s vias de transporte e comunicao, aos espaos inteligentes !ue sustentam as atividades eAigentes de infraestruturas e se!uiosas de rpida mobili#ao, opCe8se a maior parte da aglomerao onde os tempos so lentos, adaptados @s infraestruturas incompletas ou herdadas do passado, os espaos opacos !ue, tambm, aparecem como #onas de resist>ncia. D nestes espaos constitu%dos por formas no atuali#adas !ue a economia no hegemnica e as classes sociais hegemoni#adas encontram as condiCes de sobreviv>ncia. E nessas condiCes !ue as grandes cidades do Ferceiro Eundo so, por um lado, r%gidas na sua vocao internacional e, por outro, so dotadas de fleAibilidade, graas a um meio ambiente constru%do !ue permite a atuao de todos os tipos de capitl e, desse modo, admite a presena de todos os tipos de trabalho. / plane amento urbano, sobretudo se obediente aos parPmetros das chamadas cidades internacionais, termina por estabelecer as condiCes de uma moderni#ao sempre mais atual, negligenciando a maior parte da cidade e da populao, o meio f%sico e humano, onde se criam os empregos endgenos. "o deiAa de ser significativo, nesse conteAto, o relevo !ue ad!uire, na lista das prioridades da pes!uisa e dos respectivos congressos e publicaCes, temas como o ps8fordismo )um ad etivo em busca de substantivao- e da chamada fleAibilidade )uma agenda ainda no confirmada-, en!uanto as realidades metropolitanas tomadas em con unto so cada ve# menos ob eto de investigao. A dedicao !uase eAclusiva ao subsistema hegemnico da economia )urbana e internacional- descolado da totalidade aparece como dedicao !uase eAclusiva @s tarefas do plane amento empresarial e @ re8dao de um manual de investimentos e no propriamente propCe um plane amento urbano ou regional. "o caso dos pa%ses do Ferceiro Eundo, ser mais ade!uado no perder de vista a verdadeira fle<i#ilidade tropical de !ue as grandes cidades dispCem e !ue atenuam o tamanho de sua crise. Eeio ambiente constru%do, economia segmentada mas nica, e populao compsita so o trip !ue eAplica a atual realidade urbana e metropolitana e pode a udar a estabelecer as bases de um plane amento efica#, agora !ue plane ar a cidade se tornou mais vivel !ue plane ar o campo.

(
EEF1g7/IEH A :/1LA 2/< :1A=/< D <EU FEE7/ IE"F/

7ara <immel, as coisas e a vida so plos no entendimento do Eundo. / conselho de <artre mais preciso !ue o de <immelH o entendimento do mundo dado pelas coisas e pelo 7er%odo, a Dpoca. Zuando falamos em 7er%odo, estamos qualificando o Fempo, permitindo8lhe um enfo!ue emp%rico, de modo a evitar, ustamente, !ue se trabalhe com o 0es!ueleto abtrato da universalidade0. Espao8FempoQ Eetropoli#aoQ Zue relaCes eAistem entre esses fatoresQ / advento do 7er%odo =ient%fico8Fcnico permih tiu, afinal, !ue, na prtica, isto , na Nistria, espao e tempo se fundissem, confundindo8se. "o h, nas ci>ncias sociais, como trat8los separadamente. <ob risco de tautologia, as categorias de anlise devem ser outras, e no mais Fempo e Espao, !ue as definiCes se tornaram rec%procas. E a cidade, sobretudo a grande cidade, o fenmeno mais representativo dessa unio. 4+

/ espao , em todos os tempos, o resultado do casamento indissolvel entre sistemas de ob etos e sistemas de aCes. No e, graas @s tcnicas, !ue reali#am atravs da matria a unio do espao e do tempo, tanto esses ob etos so artificiais ou, em todo caso, plenamente histricos, !uanto as aCes tendem a ser artificiosamente instrumentali#adas. E o !ue atualmente h de espec%fico na relao Espao8Fempo na Eetrpole ustamente issoH no so apenas as aCes, como temporali#aCes prticas, !ue so FempoB os ob etos, como espaciali#aCes prticas, restos de passadas temporali#aCes, tambm cont>m tempo. Zuando <artre di# !ue 0a prAis rouba a minha ao0 ou !uando Eaffesoli nos recorda de !ue 0os ob etos no !uerem mais obedecer0, ambos eApressam esta mesma compreenso. / casamento dos ob etos perfeitos X mais perfeitos !ue a "ature#a X com os sistemas sociais montados no artif%cio eAplica por !ue uns e outros untos so capa#es de fabricar grandes fbulas em lugar de produ#ir grandes relatos. Zue , assim, esse Fempo do EundoQ Jsso eAisteQ "s sabemos !ue h apenas um relgio mundial, mas no um tempo mundial. <e a como for, a distPncia do homem comum em relao a esse novo Fempo do Eundo maior, muito maior do !ue antes. A mundiali#ao multiplica o nmero de vetores e, na verdade, aumenta as distPncias entre instituiCes e entre pessoas. Ubi!_idade, aldeia global, instantaneidade so, para o homem comum, apenas uma fbula. 7ara o homem comum, o Eundo, mundo concreto, imediato, a =idade, sobretudo a Eetrpole. "essas condiCes, ser a =idade uma "aoQ 2espindo a roupa da "ature#a e vestindo a da Fcnica, a =idade, coisa inteiramente histrica, impCe a ideia de um tempo humano, um tempo fabricado pelo homem, e torna poss%vel trat8lo )ao tempo- de forma emp%rica, contbil, concreta. A noo de sociedade global, noo abstraia, ganha concretude na cidade, onde os homens e a produo se do em sistemas, e os ob etos e lugares tambm so sistemas. Fudo isso tornado sistmico graas aos mandamentos sociaisH a construo dos diversos tempos sociais combina a infleAibilidade dos ob etos @ fleAibili dade das aCes. Falve#, por isso mesmo, tenha ra#o Iia /srio Eachado, !uando nos lembra !ue cidades so sistemas abertos e compleAos, ricos de instabilidade e conting>ncia. / tempo se d p>los homens. / tempo concreto dos homens a temporali#ao prtica, movimento do mundo dentro de cada !ual e, por isso, interpretao particular do Fempo por cada grupo, cada classe social, cada indiv%duo. A cidade o lugar em !ue o Eundo se move maisB e os homens tambm. A co8presena ensina aos homens a diferena. 7or isso, a cidade o lugar da educao e da reeducao. Zuanto maior a cidade, mais numeroso e significativo o movimento, mais vasta e densa a co8presena e tambm maiores as liCes e o aprendi#ado. Assim, como no h um tempo do Eundo, no h, por si s, um tempo da tcnicaH o ob eto no se define so#inho, ou melhor, so#inho no tem sentido. Eas sua lei, lei da sua constituio como m!uina de fornecer trabalho, se impCe sobre os homens. E estes o descobrem, com maior ou menor rapide#. E uns mais !ue outros. 3'

"a cidade, ho e, a 0naturalidade0 do ob eto tcnico X uma mecPnica repetitiva, um sistema de gestos sem surpresa X essa histori#ao da metaf%sica, crava no organismo urbano, reas 0luminosas0, constitu%das ao sabor da modernidade e !ue se ustapCem, superpCem e contrapCem ao resto da cidade onde vivem os pobres, nas #onas urbanas 0opacas0. Estas so os espaos do aproAimativo e no )como as #onas luminosas- espaos da eAatido, so espaos inorgPnicos, abertos e no espaos racionali#ados e racionali#ado8res, so espaos da lentido e no da vertigem. 7aremos um pouco a!ui. A literatura !ue glorifica a pot>ncia inclui a velocidade como essa fora mgica !ue permitiu @ Europa civili#ar8se primeiro e empurrar, depois, a 0sua0 civili#ao para o resto do mundo. <e velocidade fora, o pobre, !uase imvel na grande cidade, seria o fraco, en!uanto os ricos empanturrados e as gordas classes mdias seriam os fortes. =reio, porm, !ue na cidade, na grande cidade atual, tudo se d ao contrrio. A fora dos 0lentos0 e no dos !ue det>m a velocidade elogiada por um Ririlio em del%rio na esteira de um RalrW sonhador. Zuem, na cidade, tem mobilidade X e pode percorr>8la e es!uadrinh8la X acaba por ver pouco da =idade e do Eundo. <ua comunho com as imagens, fre!uentemente prefabricadas, a sua perdio. <eu conforto, !ue no dese am perder, vem eAatamente do conv%vio com essas imagens. /s homens 0lentos0, por seu turno, para !uem essas imagens so miragens, no podem, por muito tempo, estar em fase com esse imaginrio perverso e acabam descobrindo as fabulaCs. A lentido dos corpos contrastaria ento com a celeridade dos esp%ritosQ "o prprio mundo da intelli(ent8ia vemos o contraste. Zuem v> mais, !uem mais gil em matria de elaborao do pensamento, o ativista arrogante e suado !ue pensa estar perto do povo somente por!ue reside na porta da fbrica, ou o intelectual rigoroso e modesto, preso ao seu escritrio, sentado na poltronaQ =abe lembrar a!ui uma categoria pouco eAplorada na obra de <artre, a do prtico8inerte. Este o resultado de totali#aCes do passado, criando configuraCes resistentes na vida social e, digo eu, tambm no espao. =ada lugar acolhe, atravs da Nistria, seu prtico8inerte local, formado X desculpem a simplificao X uma tecnoesfera e por uma psicoesfera, ambas suscet%veis de alterao e mudana, ainda !ue a primeira, a tecnosfera, por sua materialidade, mais pertena ao reino da necessidade, ao passo !ue a segunda, um dado emp%rico mas no material, mais pertena ao reino da liberdade. <e pobres, homens comuns, os homens 0lentos0 acabam por ser mais velo#es na descoberta do mundo, seu comrcio com o prtico8inerte no pac%fico, no pode s>8lo, inseridos !ue esto num processo intelectual contraditrio e criativo. A estrutura dessa populao de 0homens comuns0 favorece o processo. A chegada incessante de migrantes @ cidade aumenta a variedade dos su eitos... dos su eitos comuns e das interpretaCes mais prAimas do 0real0. / contedo prtico8inerte tra#ido por cada !ual diverso do ambiente prtico8inerte local. A temporalidade intro8 etada !ue acompanha o migrante se contrapCe @ temporalidade !ue no lugar novo !uer abrigar8se no su eito. Jnstala8se, assim, um cho!ue de orientaCes, obrigando a uma nova busca de interpretaCes.

3*

<egundo Io\enthal, o passado um outro pa%s. 2igamos !ue o passado um outro lugar ou, ainda melhor, o passado num outro lugar. "o lugar novo o passado no estB mister encarar o futuroH perpleAidade primeiro mas, em seguida, necessidade de orientao. 7ara os migrantes e para os pobres de um modo geral, o espao 0inorgPnico0 ! um aliado da ao, a comear pela ao de pensar, en!uanto a classe mdia e os ricos so envolvidos pelas prprias teias !ue, para seu conforto, a udaram a tecerH as teias de uma racio8nalidade invasora de todos os arcanos da vida, essas regulamentaCes, esses caminhos marcados !ue empobreceram e eliminam a orientao ao futuro. 7or isso, os 0espaos luminosos0 da metrpole, espaos da racionalidade, !ue so, de fato, os espaos opacos. Estas so liCes !ue o tempo das metrpoles, submetido a uma nova leitura, nos inspira. :alta aperfeioar a metodologia ade!uada, na !ual, certamente, categorias opostas e complementares, como as de tecnoesfera e psi8 coesfera, tero relevPncia. Essas duas esferas se influenciam reciprocamente, ou, conforme nos ensina Ana =lara Forres 1ibeiro, a psicoesfera pode criar as condiCes sociais para a aceitao da tecnoesfera. Um tema, entre outros poss%veis, o da solidariedade na cidade, como um resultado e um acelerador da descoberta. A entrada em ao, ho e, de 0massas !ue estavam relativamente estacionrias0 no di#er de 9aston ?erger, desarticula o mundo ob etivamente articulado, no apenas no agravamento da produo da feira mas tambm da bele#a. "o entanto, encora ada pela m%dia, a ci>ncia social )e nela, a urbanologia- d realce aos temas do horror, !uando na metrpole acontecem fenmenos de enorme contedo teleolgico, apontando para um futuro diferente e melhor. "osso esforo deve ser o de buscar entender os mecanismos dessa nova solidariedade, fundada nos tempos lentos da metrpole e !ue desafia a perversidade difundida p>los tempos rpidos da competitividade.

Nota "i"!iogr4'i&a <immel, 9eorg. Ls pro#l4mes de Ia p&ilosop&ie et 23&istoire* 7arisH 7resses Univ. de :rance, *+(3. <artre, ;ean87aul. Critique de Ia raison dialectique* 7arisH 9allimard, *++'. Eachado, Iia /srio. A geopol%tica do governo localH proposta de abordagem aos novos territrios urbanos da Ama#nia. JnH <impsio "acional de 9eografia Urbana, 4, 1io de ;aneiro, *++4. .nais*** 1io de ;aneiroH U:1;iA9?, *++4. Ririlio, 7aul. L3espace critique* 7arisH =hristian ?ourgeois Dditeur, *+(3. Io\enthal, 2avid. 7ast time, present placeH landscape and memorW. "&e (eo(rap&ical revie/ n. l, v. 5,, p. *845, *+&,. 1ibeiro, Ana =lara Forres. 0Eatria e esp%ritoH o poder )des-organi8#ador dos meios de comunicao0. JnH 1. 7i!uet e A. =. F. 1ibeiro. Brasil territ:rio da desi(ualdade* ;orge Kahar Editor, 1.;., *++*H +58**5. ?erger, 9aston. P&!nomenolo(ie du temps et prospective* 7arisH 7resses Univ. de :rance, *+53. 3.

34

III
SISTE-AS DE OB:ETOS. SISTE-AS DE A;ES

+
/ E<7AL/H <J<FEEA 2E /?;EF/<, <J<FEEA 2E ALjE<

2evemos nos precaver contra a ideia de !ue se pode fa#er ci>ncia sem teoria e teoria sem um pro eto claramente eAplicitado. A palavra espao ! uma dessas !ue abrigam uma multiplicidade de sentidos. "osso de$ sacordo aparente e nosso !uase desespero fundamental v>m menos do fato de cada !ual di#er e impor uma definio do nosso ob eto de trabalho X o espao habitado X e muito mais !ue fre!uentemente dele no tenhamos nenhuma definio. JmpCe8se uma clara inteno epistemolgica na conceituao do espao e na busca de seus materiais anal%ticos. 2evemos, em segundo lugar, nos precaver da cr%tica sem anlise, atitude fre!uente entre parcelas volumosas da es!uerda. A anlise tem !ue preceder a cr%tica, para !ue esta possa ser efica# e para !ue se possa elaborar um discurso efica#. 2evemos, em terceiro lugar, nos precaver de pensar o lugar sem o mundo. 7or tudo isso, e esta a !uarta precauo, devemos abandonar todo preconceito, ao risco de sermos apontados eAatamente por no ter preconceito. "o pensar o lugar sem o mundo. / mundo a nature#a e a histria !ue d significado @ sociedade humana. A nature#a um dado permanente, !ue se modifica @ medida !ue avanamos no seu conhecimen to. A histria o ho e de cada atualidade, !ue nos fornece os conceitos, da mesma forma !ue a nature#a, natural ou artificial, nos d as categorias. <abemos !ue o permanente no o por!ue as visCes sucessivas tornadas poss%veis pelo conhecimento desmancham a nossa construo das coisas, at mesmo da!uelas !ue considervamos eternas. E sabemos tambm !ue o ho e no o abarcamos todo, mas nossa tarefa, entretanto, a busca de seu entendimento. "esse sentido propomos entender o espao como um con unto indissocivel de sistemas de ob etos e de sistemas de aCes. /s sistemas de ob etos no funcionam e no t>m realidade filosfica, isto , no nos permitem conhecimentos, se os vemos separados dos sistemas de aCes. /s sistemas de aCes tambm no se dQo sem os sistemas de ob etos. / espao ho e um sistema de ob etos cada ve# mais artificiais, povoados por sistemas de aCes igualmente imbu%dos de artificialidade, e cada ve# mais tendentes a fins estranhos, ao lugar e a seus habitantes. "este nosso mundo se estabelece, por isso mesmo, um novo sistema da nature#a, uma nature#a !ue, graas eAatamente ao movimento ecolgico, conhece o pice de sua desnaturali#ao. /s ob etos no so as coisas, dados naturaisB eles so fabricados pelo homem para serem a fbrica da ao. No e, esses sistemas de ob etos tendem, em primeiro lugar, a ser um sistema de ob etos concretos, isto , ob etos !ue se aproAimam cada ve# mais da nature#a e buscam imitar a nature#a. <o, tambm, ob etos cu o valor vem de sua eficcia, de sua contribuio para a produtividade da ao econmica e das outras aCes. <o ob etos !ue tendem @ unicidade, 33

um sistema de ob etos !ue, pela primeira ve# na histria do homem, tende a ser o mesmo em toda parte. 1efiro8me, sobretudo, aos ob etos novos, @!ueles !ue for mam os sistemas hegemnicos, surgidos para atender @s necessidades das aCes hegemnicas. /s ob etos contemporPneos no so coleCes, mas sistemas, surgem debaiAo de um comando nico e aparecem dotados de intencionalidade, como amais no passado )intencionalidade mercantil ou intencionalidade simblica-, o !ue fa# de cada um claramente distinto dos outros, numa fase da histria em !ue o seu nmero se multiplicou eAponencialmenteH os ltimos !uarenta anos viram nascer sobre a face da terra mais ob etos !ue nos anteriores !uarenta mil anos. <o ob etos tcnicos, !ue representam sistemas tcnicos, dotados de uma mecPnica prpria e funcionalidades prprias, e nessa condio !ue aceitam ou recusam funCes transmissoras dos processos. Esses sistemas tcnicos contemporPneos hegemnicos so capaies de uma fora de invaso de !ual!uer outro sistema instalado, estabelecendo sobre a face da terra uma rea de combate !ue , ao mesmo tempo, a base da dinPmica e o substrato da dial tica do espao. As aCes, por sua ve#, aparecem como aCes ra8.; cionais, movidas por uma racionalidade conforme aos fins ou aos meios, obedientes @ ra#o do instrumento, @ ra#o formali#ada, ao deliberada por outros, informada por outros. D uma ao insuflada, e por isso mesmo recusando debateB e, ao mesmo tempo, uma ao no eAplicada a todos e apenas ensinada aos agentes. D uma ao pragmtica na !ual a intelig>ncia prtica substitui a meditao, espantando toda forma de espontaneidade e, tambm, ao no isolada e !ue arrasta, !ue se d tambm ela em sistemas. /b etos e aCes contemporPneos so, ambos, necessitados de discursos. "o h ob eto !ue se use ho e sem discurso, da mesma maneira !ue as prprias aCes tampouco se do sem discurso. / discurso como base das coisas, nas suas propriedades escondidas, e o dis curso como base da ao comandada de fora, impelem os homens a construir a sua histria atravs de prAis invertidas. Fodos, assim, nos tornamos ignorantes. Este um grande dado do nosso tempo. 7elo simples fato de viver, somos, todos os dias, convocados pelas nov%ssimas inovaCes, a nos tornarmos, de novo, ignorantes, mas, tambm, a aprender tudo de novo. Frata8se de uma escolha cruel e definitiva. "unca, como nos tempos de agora, houve necessidade de mais e mais saber competente, graas @ ignorPncia a !ue nos indu#em os ob etos !ue nos cercam, e as aCes de !ue no podemos escapar. D dessa forma !ue na superf%cie da terra, na crosta de um pa%s, no dom%nio de uma regio, nos limites de um lugar X se a ele a cidade X reorgani#a8se o espao, recriam8se as regiCes, redefinem8se as diferenciaCes regionais. D dessa maneira !ue se estabelecem novas dinPmicas regionais, criando, sobretudo nos pa%ses onde as desigualdades sociais so grandes, a!uelas reas !ue so apenas regiCes do fa#er, do fa#er sem o reger. / fundamento etimolgico da palavra re(i5o ! perdido, na medida em !ue h regiCes !ue so apenas regiCes do fa#er, sem nenhuma capacidade de comando. "a definio atual das regiCes, longe estamos da!uela solidariedade orgPnica !ue era o prprio cerne da prpria definio do fenSmeno regional. / !ue temos ho e so solidariedades organi#acionais. As regiCes0 eAistem por!ue sobre elas se impCem arran os organi#acionais, criadores de coeso organi#acional baseada em

3,

racionalidades de origens distantes, mas !ue se tornam o fundamento da eAist>ncia e da definio desses subespaos. <e, no passado, os neAos !ue definiam a organi#ao regional eram neAos de energia, cada ve# mais, ho e, esses neAos so neAos de informao. 7or isso, as segmentaCes e partiCes presentes do espao sugerem, pelo menos, !ue se admitam dois recortes espaciais a !ue chamar%amos, provisoriamente, de hori#ontalidades e verticalidades. 2e um lado, h espaos cont%nuos, formados de pontos !ue se agregam sem descontinuidade, como na definio tradicional de regio. <o as &ori8ontalidades* 2e outro lado, h pontos no espao !ue, separados uns dos outros, asseguram o funcionamento global da sociedade e da economia. <o as verticalidades* / espao se compCe de uns e de outros desses recortes, inseparavelmente. En!uanto as hori#ontalidades so, sobretudo, a fbrica da produo propriamente dita e o locus de uma cooperao mais limitada, as verticalidades do, sobretudo, conta dos outros momentos da produo )circulao, distribuio, consumo-, sendo o ve%culo de uma cooperao mais eAtensa e implacvel. Nori#ontalidades so reas produtivasH regiCes agr%colas, cidades, os con untos urbano8rurais. Rerticalidades so os sistemas u banos. Ambas X hori#ontalidades e verticalidades X esto permanentemente su eitas @ lei do movimento. Eudam, nelas, os contornos e o contedo, impondo novos mapas ao mesmo territrio. A informao, sobretudo ao servio das foras econmicas hegemnicas e ao servio do Estado, o grande regedor das aCes definidoras das novas realidades espaciais. Um incessante processo de entropia desfa# e refa# contornos e contedos dos subespaos, a partir das foras dominantes. "as reas de agricultura moderna, as cidades so o ponto de interseo entre verticalidades e hori#onta$ lidades. As verticalidades so vetores de uma raciona8lidade superior e de seu discurso pragmtico, criando um cotidiano obediente. As hori#ontalidades so tanto o lugar da finalidade imposta de fora, de longe e de cima, !uanto o da contrafinalidade, localmente gerada, o teatro de um cotidiano conforme, mas no obrigatoriamente conformista e, simultaneamente, o lugar da cegueira e da descoberta, da complac>ncia e da revolta. "esse sentido, as cidades regionais podem tornar8se o locus de um novo tipo de plane amento, !ue desafie as vertical idades !ue as sociedades locais no podem comandar e imponham contrafinalidades, isto , 0irracionalidades0 do ponto de vista da racionalidade !ue lhes sobreposta. / plane amento de boa parte do !ue est na cidade e no campo poder ser feito a partir da cidade. Iugar da regulao da atividade agr%cola, nela mais poss%vel reconhecer a mutabilidade frentica a !ue o campo est subordinado, em funo das eAig>ncias da globali#ao. D a partir do conhecimento desta e dos seus mecanismos locais !ue se podero encontrar os caminhos dese veis para !ue o campo possa igualmente responder aos interesses da sociedade, como agora responde, melhor do !ue !ual!uer outro subespao, aos interesses do capital. Zuanto @s cidades propriamente ditas, estaria por ser intelectualmente constru%da a eAplicao das novas ecologias urbanas, isto , das relaCes entre o mercado, as instituiCes e o meio ambiente constru%do, de maneira a

35

obter entendimento do !ue, em cada caso, so as relaCes entre a temporalidade do fa#er e a das coisas, !ue estas, por seu arran o e estrutura interna, de certo modo comandam a temporalidade do fa#er. "o campo moderno, modificado, com relativa facilidade, ao sabor de novos produtos, a economia , sob esse Pngulo, fleA%vel. A infleAibilidade lhe vem da necessidade de uma dosagem sbia, em funo desses mesmos produtos, de implementos e capitais constantes !ue tomam a forma de sementes, adubos, fungicidas, inseticidas e da implacabilidade de uma regulao !ue vem de fora. "a cidade, @ infleAibilidade dos ob etos, soma8se a infleAibilidade do seu uso segundo suas virtualida8des, dadas pela sua prpria materialidade, isto , sua constituio tcnica. /s capitais fiAos fiAados se instalam duravelmente nas cidades, mas, desde !ue envelheam, podem ser operados sem maior submisso aos atores econmicos e sociais hegemnicos, e muitas atividades urbanas podem assim escapar @ regulao direta desses atores econmicos e sociais hegemnicos. D nesse conteAto !ue as reas de agricultura moderna se tornam a presa de uma racionalidade devorante, tra#ida por a!ueles vetores verticais. "esse sentido, elas se tornam mais vulnerveis !ue as cidades. "estas, os capitais hegemnicos e as prticas hegemnicas, fundados na racionalidade, t>m mais dificuldade de se difundir, !ue as fraCes mais antigas do meio ambiente constru%do no so funcionais @ operao dos capitais novos. 2esse modo, o campo moderni#ado muito mais su eito a um processo de regulao !ue comandado pelas foras de mercado hegemnicas, deiAando pouca margem @s formas, mais precrias, de regulao local ou de regulao pelo poder pblico, no importa o seu n%vel. D nesse sentido !ue se pode di#er !ue o plane amento das cidades se torna mais poss%vel, seno mais fcil, !ue o plane amento das reas agr%colas. A cidade no mais o locus por eAcel>ncia dos capitais novos. Esse locus do capital hegemnico facilmente difundido o campo, onde as hori#ontalidades !ue se estabelecem t>m como base material a ci>ncia, a tecnologia e a informao. A cidade um lugar !ue se recusa a essa difuso rpida e fcil do capital novo. / campo o lugar onde uma certa tipologia de capital, de tecnologia e de organi#ao d8se de forma espalhada sob certas reas, redefinindo8as. A cidade, ao con trrio, o lugar onde se podem associar diversos capitais, e por conse!u>ncia diversos trabalhos. Jsto se deve eAatamente ao fato de !ue a paisagem urbana rene e associa pedaos de tempo materiali#ados de forma diversa e, desse modo, autori#a comportamentos econmicos e sociais diversos. 7or conseguinte, a racionalidade perversa se instala com mais fora no campo, sobretudo essa racio$ nalidade sutil !ue nos vem no bo o do trabalho e em forma de um discurso cu a inteno nem sempre en$ tendemos. "a cidade as locali#aCes !ue se opCem a essa racionalidade, as reas 0irracionais0 do ponto de vista da modernidade, assemelham8se @!uilo a !ue os plane adores chamavam, nos anos &', de #rec&as* Essas brechas tecnolgicas recentes so numerosas e h !ue estud8las no seu prprio conteAto. Zuais so as possibilidades do Estado X como federao, como Estado federado, como munic%pio X na conduo dessas irracionalidades, buscando ver nelas uma ra#o a descodificar, estabelecendo os instru$ mentos necessrios de interveno e as regras de um plane amento efica# e aceitvelQ 3&

Estas nos parecem tarefas urgentes e fundamentais. / plane amento urbano8regional atual no mais comporta frmulas prefabricadas, nem pode admitir a utili#ao de teorias historicamente superadas. D na pr$ pria histria contemporPnea, histria con unta do mundo e dos lugares, !ue nos devemos inspirar, tanto para entender os problemas, como para tentar resolv>8los.

*'
/?;EF/< E ALjE<H 2J"`EJ=A E<7A=JAI E 2J"`EJ=A </=JAI

Este t%tulo resume uma velha e nova !uesto dentro de nosso campo de trabalho comum. N uma relao entre dinPmica territorial e a manifestao da consci>ncia socialQ N uma geografia dos movimentos sociaisQ / problema se coloca de maneira oportuna. 2a mesma forma, como se di# ho e, !ue o tempo apagou o espao, tambm se afirma !ue, nas mesmas condiCes, a eApanso da presena do capital hegemnico em todo o espao teria eliminado as diferenciaCes regionais e, at mesmo, proibido de prosseguir pensando !ue a regio eAiste. Zuanto a ns, ao contrrio, pensamos !ueH em primeiro lugar, o tempo acelerado, acentuando a dife$ renciao dos eventos, aumenta a diferenciao dos lugaresB em segundo lugar, !ue o espao se torna mundial, o ecumeno se redefine, com a eAtenso a todo ele do fenmeno de regio. Agora, eAatamente, !ue no se pode deiAar de considerar a regio, ainda !ue a chamemos por outro nome.

Regi)o e #i%i )o #o tra"a!ho 1egiCes so subdivisCes do espaoH do espao total, do espao nacional e mesmo do espao local, por!ue as cidades maiores tambm so pass%veis de rgionali#ao. As regiCes so um espao de conveni>ncia, meros lugares funcionais do todo, pois, alm dos lugares, no h outra forma para a eAist>ncia do todo social !ue no se a a forma regional. A energia !ue preside essa reali#ao a das divisCes do trabalho sucessivamente instaladas, impondo sucessivas mudanas na forma e no contedo das regiCes. A ampliao da diviso do trabalho e do intercPmbio gera a acelerao do movimento e mudanas mais rpidas na forma e no contedo. As diferenas entre lugares !ue eram antes devidas a uma relao direta entre a sociedade local e o espao local, ho e apresenta outra configurao, !ue se do como resultado das relaCes entre um lugar dado e fatores long%n!uos, vetores provindos de outros lu$ gares, relaCes globais das !uais cada lugar o suporte. A regio fora, no passado, um sinSnimo de territorialidade absoluta de um grupo, atravs de suas ca$ racter%sticas de identidade, de eAclusividade e de limites. No e, o nmero de mediaCes muito grande, o !ue indu#, fre!uentemente, @ confuso de imaginar !ue a regio no mais eAiste. <e considerarmos a regio como uma subdiviso do espao, incumbe8nos, em primeiro lugar, definir o !ue o espao , para podermos chegar a uma definio coerente. N diversas formas para entender o espao. No e, 3(

tomemos a acepo seguinteH espao como a soma indissocivel entre sistemas de ob etos e sistemas de aCes. "em sistemas de ob etos apenas, nem sistemas de aCes apenas, mas sistemas de ob etos !ue influenciam sistemas de aCes, sistemas de aCes !ue in fluenciam sistemas de ob etos, sistemas de ob etos e sistemas de aCes indissoluvelmente untos e cu a soma e interao nos do o espao total. Zuanto mais compleAa a diviso do trabalho, maior a diversificao e a compleAificao dos ob etos e das aCes, maior a espessura do subespao correspondente. Zuanto @ diviso do trabalho atual, as caracter%sticas !ue interessam mais de perto ao nosso enfo!ue, so, em primeiro lugar, o fato de !ue, talve# pela primeira ve# na histria do homem, h uma completa superposio dos diversos n%veis da diviso do trabalho. 2esse modo, as divisCes do trabalho internacional, nacional e local se imbricam de maneira necessria. E isso redefine, de um lado, a prpria diviso do trabalho e, de outro lado, redefine o espao em todos os seus n%veis de organi#ao ou, para guardarmos a velha denominao, em todas as suas escalas. E desse modo !ue a dimenso escalar poderia ser rediscutida, como instrumento de trabalho em geografia. Em segundo lugar, tambm a primeira ve# em !ue a diviso do trabalho fruto de uma organi#ao deliberada, no sendo deiAada ao sabor das combinaCes ocasionais, ainda !ue predeterminadas. No e, uma organi#ao precede e preside @ estruturao do trabalho, a partir do n%vel mundial, ditando as formas de vida das sociedades as mais diversas, e pretendendo mesmo impor as modalidades com as !uais os diversos povos reali#am o seu estatuto nacional. As formas de interveno atual dos grandes organismos internacionais na vida %ntima de cada pa%s so um eAemplo. Esse ditame organi#acional, eAterno a cada nao, e !ue impCe, dentro de cada pa%s, novas formas de conviv>ncia, termina por redefinir, redimensionar e reorgani#ar tudo, at mesmo o espao. Jsso, porm, no significa !ue ha a uma submisso automtica dos diversos n%veis in feriores de organi#ao aos respectivos n%veis superiores. D, tambm, novo na organi#ao territorial o fato de !ue, graas @ universali#ao de tantos tipos de troca, os n%veis inferiores de organi#ao passem a ter um papel relevante na redefinio dos n%veis superiores, da nao ao universo. Em terceiro lugar, ressalte8se o papel das diversas formas de circulao nessa reorgani#ao da diviso inter$ nacional do trabalho, sobretudo no !ue toca @ reorgani#ao espacial. A circulao no se define como antes, apenas p>los transportes e pelas comunicaCes. ; !ue um novo sistema se levanta e ganha um papel reitor nas rela$ Ces sociais, isto , o subsistema da regulao, sem o !ual no se podem entender os fenmenos espaciais.

Si tema #e o"<eto e i tema #e a(=e . ho<e A partir desse !uadro, o espao se redefine como um con unto indissocivel no !ual os sistemas de ob e$ tos so cada ve# mais artificiais e os sistemas de aCes so, cada ve# mais, tendentes a fins estranhos ao lugar. Em outras palavras, de um ponto de vista do lugar e seus habitantes, a remodelao espacial se constri a partir de uma vontade distante e estranha, mas !ue se impCe @ consci>ncia dos !ue vo praticar essa vontade. 3+

Antes as coisas e os ob etos se davam como con untos locali#ados. Eram coleCes e no, propriamente, sistemas. Atualmente, os ob etos tendem a se dar cada ve# mais como sistemas, na medida em !ue cada dia !ue passa eles se vo tornando ob etos tcnicos. Frata8se, no seu con unto, de sistemas tcnicos. A materialidade do territrio dada por ob etos !ue t>m uma gnese tcnica, um contedo tcnico e participam da condio da tcnica, tanto na sua reali#ao como na sua funcionalidade. Esses sistemas tcnicos atuais so formados de ob etos dotados de uma especiali#ao eAtrema. Jsto sobretudo vlido para os ob etos !ue participam dos sistemas hegemnicos, a!ueles !ue so criados para responder @s necessidades de reali#ao das aCes hegemnicas dentro de uma sociedade. /s obietos preeAistentes v>em8se envelhecidos pela apario dos ob etos tecnicamente mais avanados, dotados de !ualidade operacional superior 2esse modo, cria8se uma tenso nos ob etos do con unto paralela @ tenso !ue se levanta dentro da sociedade, entre aCes hegemnicas e aCes no hegemnicas. A situao diferente da do passado, em !ue as aCes de um n%vel inferior no eram obrigatoriamente hegemoni#adas. Agora h uma clara hierar!uia das aCes !ue se instalam em ob etos igualmente hierar!ui#ados e se eAercem por seu intermdio. /s ob etos !ue conformam os sistemas tcnicos atuais so criados a partir da inteno eApl%cita de reali#ar uma funo precisa, espec%fica. Essa intencionalidade se d desde o momento de sua concepo, at o momento de sua criao e produo. A construo e a locali#ao X a incepo X dos ob etos esto subordinados a uma intencionalidade !ue tanto pode ser puramente mercantil !uanto simblica, seno uma combinao das duas intencionalidades. Fodos esses ob etos modernos aparecem com uma enorme carga de informao, indispensvel a !ue participem das formas de tra$ balho hegemnico, ao servio do capital hegemnico, isto , do trabalho mais produtivo economicamente. /s ob etos no trabalham sem o comando da informao, mas, alm disso, passam a ser, sobretudo, informao. Uma informao especiali#ada, espec%fica e duplamente eAigidaH informao para os ob etos, in$ formao nos ob etos. Jsso redefine inteiramente o sistema espacial, na medida em !ue uma informao concebida cientificamente para mover ob etos criados deliberadamente com inteno mercantil, atravs de um sistema de aCes subordinado a uma mais8 valia mundial, possibilita a criao de uma enorme cpia de fluAos, eAtremamente diversos uns dos outros, tornando o espao mais compleAo. A apreenso intelectual dessa nova situao , sem dvida, mais dif%cil, desafiando a nossa capacidade de teori#ar e de produ#ir o conhecimento emp%rico ade!uado. D esse, talve#, o desafio maior !ue os gegrafos e os outros especialistas do territrio enfrentam em nossos dias. D nessa voragem !ue o conceito de regio vem sofrendo restriCes, ata!ues, remodelaCes. 7ara muitos, esse velho conceito no seria ade!uado. Zuanto a ns, no pensamos !ue a regio ha a desaparecido. / !ue esmaeceu foi a nossa capacidade de reinterpretar e de reconhecer o espao em suas divisCes e recortes atuais, desafiando8nos a eAercer plenamente a!uela tarefa permanente dos intelectuais, isto , a atuali#ao dos conceitos. 7ara isso, indispensvel no apenas rever as !ualificaCes atuais dos ob etos, mas tambm das aCes. Zuanto a estas, tendem a ser racionais, sobretudo dos agentes hegemSnicos, !ue utili#am ob etos e sistemas tcnicos hegemnicos. ,'

As aCes no so eAclusivamente conforme aos fins, mas so conforme aos meios, isto , conformes aos ob etos. Elas no apenas so deliberadas, mas deliberadas por outros. 7ara a maior parte da humanidade, elas no so informadas de modo endgeno, mas informadas de fora. Fratam8se de aCes com base cient%fica, o !ue condu# fre!uentemente @ no eAist>ncia de um debate sobre sua validade, !ue a ci>ncia mitificada no discutida, mas se impCe. Fais aCes no so eAplicadas a todos, mas apenas ensinadas aos agentes, como base de uma atividade parceli#ada, !ue na sociedade cria letrados cada ve# menos cultos. <o aCes pragmticas, onde a intelig>ncia pragmtica, como diria NorUheimer, substitui a meditao. 2a% essa incapacidade dos homens de nosso tempo de saber o !ue so e de saber onde esto. Uma ao codificada, presidida por uma ra#o formali#ada, ao !ue no isolada, e !ue arrasta, ao !ue se d em sistema, cu o lubrificante maior passou a ser, talve#, no a produo, mas sim a comunicao, tem o papel fundamental na organi#ao da vida cole8tiva e na conduo da vida individual. Entender todo esse processo torna8se crucial, tanto na interpretao do !ue a realidade , como no esforo para mud8la.

> re&ria()o #a ignor+n&ia e a ne&e i#a#e #o #i &ur o Fudo isso cria a necessidade do discurso, sem o !ual, nos dias de ho e, nada se fa#. As bulas !ue eram, no passado, indispensveis !uase !ue apenas para lermos as virtudes dos remdios, so ho e uma permanente preciso do homem no mais tolo afa#er de cada dia. / aparelho de barbear tra# indicao de como utili#8lo e o instrumento mais complicado tampouco se utili#a sem, esse discurso, criando na sociedade os especialistas dos discursos especiais, ao mesmo tempo em !ue se debilita a criao do homem capa# de fa#er discurso do todo, isto , de entender a histria e de propor uma nova histria. /s ob etos t>m um discurso, um discurso !ue vem de sua estrutura interna e revela sua funcionalidade. D o discurso do uso, mas, tambm, o da seduo. E h o discurso das aCes, do !ual depende sua legitimao. As aCes necessitam de legitimao prvia para ser mais docilmente aceitas e ativas na vida social e assim mais rapidamente repetidas e multiplicadas. Fudo isso mais fcil, pois num mundo !ue inventa cada dia uma novidade, tornamo8nos todos cada dia ignorantes do !ue so as coisas novas, do !ue elas tra#em como impulso na produo e na ideologia. Essa criao cotidiana do homem ignorante !ue impCe o discurso, impondo essa nova categoria de anlise indispensvel ao entendimento de !ue as coisas e os homens so.

?orizonta!iza()o e %erti&a!iza()o "esse espao, assim reorgani#ado, h, de um lado, hori#ontali#aCes e, de outro, verticali#aCes, recortes espaciais superpostos. As hori#ontali#aCes atuais so a condio e o resultado das novas condiCes da produo propriamente dita. E as verticali#aCes so o resultado das novas necessidades de intercPmbio e da regulao. /s arran os espaciais, nessas condiCes, no se do apenas como as regiCes do passado, figuras formadas de pontos cont%nuos e cont%guos. No e, tambm, ao lado dessas manchas, ou por sobre essas manchas, h, tambm, constelaCes de pontos descont%nuos, mas interligados, !ue definem um espao de fluAos reguladores. Fudo isto unto o espao. D a partir desses novos recortes ,*

espaciais, dessas novas subdivisCes do espao, !ue devemos pensar as suas novas categorias anal%ticas, se no !ueremos falar apenas de um espao total, se a o espao total do ecmeno, o espao total da sociedade nacional, o espao total de uma aglomerao urbana. /ra, a totalidade no se entende sem !ue se a, antes, subdividida. "o primeiro caso, as hori#ontalidades, a solidariedade entre os elementos formadores deve8se, sobretudo, @ produo propriamente dita. Re a8se, como eAemplo, a relao cidade8campo, onde a atrao entre subespaos com funcionalidades diferentes atende @ prpria produo, !ue a cidade, sobretudo nas reas mais fortemente tocadas pela modernidade, o lugar da regulao do trabalho agr%cola. "o segundo caso, nas verticalidades, a solidariedade obtida atravs da circulao, do intercPmbio e da sua regulao. Re a8se como eAemplo a relao interurbana. Frata8se de entender essa nova forma de solidariedade entre os lugares !ue tanto se pode dar a partir de contig_ida8 des e continuidades, como da ao empreendida a partir de pontos distantes, mas no isolados. A regio, nessas condiCes, mesmo a!uela definida no mapa como uma mancha cont%nua )primeiro caso- deiAa de ser definida como era antes. "o mais a solidariedade orgPnica !ue nos d a regio, mas uma solidariedade organi#acional. 7oder%amos parafrasear ?audrillard, em seu Sistema dos O#'etos !uando ele disse !ue 0a funcionalidade no mais o !ue se adapta a um fim, mas uma ordem de sistema0. 2e uma organi#ao 0natural0, eAistindo pela troca de energia entre os elementos, tal como eles so e esto dispostos, ns passamos a uma valori#ao das coisas, isto , sua prpria vida funcional, por intermdio da organi#ao. /nde se lia energia, leia8se informao, como novo princ%pio de estruturao do territrio, tanto nas suas subdivisCes como no seu todo. "essas condiCes, as verticalidades aparecem como vetores da modernidade mais moderna, transportadores de uma racionalidade superior, ve%culos do discurso pragmtico dos setores hegemnicos. As aCes racionais, dando8se sobre um espao tornado racionali#ado pela presena de ob etos to estritamente fabricados para dar resposta @s suas eAig>ncias, criam um cotidiano obediente e disciplinado. Zuanto @s hori#ontalidades tanto elas podem ser o lugar da finalidade imposta de fora, de longe ou de cima, !uanto o da contrafinalidade. "este caso, elas so o palco de um cotidiano conforme, mas no conformista, o lugar da cegueira e da descoberta, da complac>ncia e da revolta.

E *a(o e mo%imento o&iai Iembremo8nos do fato de !ue os movimentos sociais, tanto urbanos !uanto rurais, t>m lugar onde um en!uadramento r%gido se estabelece, por eAemplo uma forma de diviso da propriedade !ue age de modo semelhante @ materialidade nas cidades, e cria como resposta um novo patamar da consci>ncia coletiva. =omo trabalhar, no apenas empiricamente, mas tambm teoricamente, a relao entre os movimentos sociais e o espaoQ Essa a grande !uesto proposta !ue nessa matria no basta apenas tra8er o recital da nossa eAperi>ncia, mas sobretudo tentar construir um pro eto8pensamento !ue apoie a nossa at%vidade futura. E imposs%vel influir no futuro sem teoria. ,.

/ espao ho e se subdivide entre subespaos onde h uma carga considervel de racionalidade e reas onde isso ainda no ocorre. /nde os neAos cient%ficos, tecnolgicos, informacionais so importantes, temos a!uele meio t!cni;co; cient0fico;informacional uma poro de territrio onde as racional idades dos agentes hegemnicos se tornam poss%veis e se do efica#mente, por!ue essa rea geogrfica formada por ob etos criados prvia e deliberadamente para o eAerc%cio dessa racionalidade.

E *a(o #o man#ar. e *a(o #o 'azer Esse meio tcnico8cient%fico !ue inclui saber o suporte da produo do saber8novo, fa# com !ue os outros espaos se tornem apenas os espaos do fa#er. /s espaos comandados pelo meio tcnico8cient%fico so os espaos do mandar, os outros so os espaos do obedecer. A nova relao entre regiCes, a!uilo !ue no passado se chamava de depend>ncia regional, subordinao de umas reas a outras, tem esse contedo novo de ci>ncia, tecnologia, informao, mas tambm dessa racionalidade outorgada pelas aCes e p>los ob etos. A nova centralidade depende dessa racionalidade !ue no se d igualmente em toda parte. /s novos espaos centrais informados substituem a!uela noo de core !ue outrora nos foi apontada por ;. :riedman e ;. ?oudeville. A partir desta nova organi#ao do territrio, no cabe mais, no caso do ?rasil, falar em litoral e interior, ou simplesmente em cidade e no cidade, ou urbano e no urbano. N espaos marcados pela ci>ncia, pela tecnologia, pela informao, por essa mencionada carga de racionalidadeB e h os outros espaos. Fodavia, essa racionalidade sistmica no se d de maneira total, absoluta e homognea, pois, nas reas assim transformadas, permanecem #onas onde ela menor ou ineAistente. Essa racionalidade tem sua prpria lgica. 7or eAemplo, as greves mais largamente seguidas no se do mais no sudeste do ?rasil, talve# por!ue uma geografia eAtremamente racional se torna um obstculo @ visibilidade do mundo. A subordinao @ racionalidade impCe aos indiv%duos um en!uadramento e lhes redu# a possibilidade de manifestao de uma inconformidade. 2a mesma maneira, os resultados eleitorais. <e uma grande maioria de eleitores de <o 7aulo preferiu sufragar partidos no progressistas, at !ue ponto esse con unto formado por ob etos tcnicos racionali#ados teve um papel nesse tipo de votoQ Essa racionalidade supCe contra8racionalidades. Essas contra8racionalidades se locali#am, de um ponto de vista geogrfico, nas reas menos 0modernas0 e, do ponto de vista social, nas minorias. As minorias se definem pela sua incapacidade de subordinao completa @s racionalidades hegemSnicas. As minorias tnicas, seAuais )de g>nero- e outras t>m mais dificuldades para aceitar e atender @s eAig>ncias da racionalidade, na mesma medida em !ue os pobres delas tambm so mais defendidos, por!ue mais infensos @s trampas do consumo. Esses so tambm os instrumentos da reali#ao da contra8racionalidade. 7or isso mesmo, as cidades so o lugar da revolta, da rebelio, do encontro com o !ue parecia imposs%vel, !ue so menos fceis de con!uistar pelo capital novo do !ue o campo. Este, nos dias de ho e, muito mais suscet%vel da presena e da difuso do capital hegemnico !ue a cidade. 7or essa ra#o, o campo r%gido, graas @s ,4

e!uaCes de trabalho e capital eAigidas pelas novas produCes, eAigentes do uso da intelig>ncia, da tcnica e da informao. A cidade r%gida p>los ob etos !ue a formam, essa materialidade !ue custa muito caro renovarH desse modo, a cidade tem mais bolsCes de contra8racionalidade e de contrafinalidade !ue o campo. "essas condiCes, e ao contrrio do !ue fre!uentemente se di#, a cidade acaba sendo mais fcil de plane ar. "o campo moderni#ado, onde a racionalidade se instalou nos ob etos e nas atividades, as grandes empresas podem comandar diretamente os processos, a despeito do Estado. Zuando o campo marcado pelo neAo da ci>ncia, tecnologia e informao, o Estado aparece com menor fora de interveno, eAceto se decide antepor8se @s chamadas leis de mercado. 9raas, eAatamente, @!uelas suas reas sociais e geogrficas onde a racionalidade capitalista contemporPnea menor, o Estado )Unio, Estados, Eunic%pios- pode ter fora para plane ar a cidade.

A a()o tran 'orma#ora Rivemos num mundo onde no temos comando sobre as coisas, !ue esto criadas e governadas de longe e so regidas por imperativos distantes, estranhos. 7oder%amos, nesse caso, di#er, com Eaffesoli, !ue os ob etos no nos obedecem, !ue eles respondem @ racionalidade da ao dos agentes. "o di#er do <artre de . Ima(ina5o os ob etos se tornam su eitos. Eas nenhum ob eto depositrio do seu destino final e no h ra#o para um desespero definitivo. "um mundo assim feito, no cabe a revolta contra as coisas, mas a vontade de entend>8las, para poder transform8las. "o sculo em !ue a 1evoluo Jndustrial se afirmou, essa revolta se dava como luta contra as novas invenCes, vontade de destruir as m!uinas, como no ludismo. No e, sabemos !ue tal revolta tem de se dar contra as relaCes sociais inegalitrias, !ue esses ob etos permitem. / !ue se impCe conhecer bem a anatomia desses ob etos e da!uilo !ue eles, untos, formam X o espao. D atravs do entendimento do contedo geogrfico do cotidiano, !ue poderemos, talve#, contribuir @ necessria teori#ao dessa relao entre espao e movimentos sociais, enAergando na materialidade, !ue um componente fundamental do espao, uma estrutura de controle da ao, um limite ou um convite @ ao. "ada fa#emos ho e !ue no se a a partir dos ob etos !ue nos cercam. "o h, todavia, por !ue desesperar . !ue a vida das coisas no dada para todo o sempre. <e estas podem permanecer as mesmas na sua feio r%gida, ao longo do tempo alteram8se seu contedo, sua funo, sua significao, sua obedi>ncia perante a ao. As determinaCes mudam, mudando os ob etos. As aCes re8vivificam as coisas e as transformam. / conhecimento dos ob etos e dos seus processos passa a ser fundamental, para uma ao deliberada e renovadora, e o papel da geografia tambm se renova, na anlise social e na construo do futuro.

,3

**
/< 91A"2E< /?;EF/<H <J<FEEA< 2E ALM/ E 2J"`EJ=A E<7A=JAI

Este documento se constri em torno de dois grandes eiAosH as grandes obras e o espao. Um desses temas o !ue eu chamaria de grandes coisas artificiais, grandes ob etos, produtos da histria dos homens e dos lugares, locali#ados no espao. E h o prprio espao. / !ue o espaoQ / espao comporta muitas definiCes, segundo !uem fala e o !ue dese a eAprimir. A!ui a vo# a de um gegrafo !ue propSs algumas formas de enfocar a !uestoH o espao como reunio dialtica de fiAos e de fluAosB o espao como con unto contraditrio, formado por uma configurao territorial e por relaCes de produo, relaCes sociaisB e, finalmente, o !ue vai presidir @ refleAo de ho e, o espao formado por um sistema de ob etos e um sistema de aCes. :oi assim em todos os tempos, s !ue ho e os fiAos so cada ve# mais artificiais e mais fiAos, fiAados ao soloB os fluAos so cada ve# mais diversos, mais amplos, mais numerosos, mais rpidos. "o comeo da histria do homem, a configurao territorial simplesmente o con unto dos compleAos naturais. G medida !ue a histria se vai fa#endo, a configurao territorial dada pelas obras dos homensH estradas, plantaCes, casas, depsitos, portos, fbricas, cidades etc. =ria8se uma configurao territorial !ue cada ve# mais o resultado de uma produo histrica e tende a uma negao da nature#a natural, substituindo8a por uma nature#a inteiramente humani#ada. / espao formado por um con unto indissocivel, solidrio e tambm contraditrio, entre sistemas de ob etos e sistemas de aCes, no considerados isoladamente, mas como o !uadro nico no !ual a histria se d. <istemas de ob etos e sistemas de aCes interagem. 2e um lado, os sistemas de ob etos condicionam a forma como se do as aCes, e, de outro lado, o sistema de aCes leva @ criao de ob etos novos ou se reali#a sobre ob etos preeAistentes. D assim !ue o espao encontra sua dinPmica e se. transforma. "o comeo era a nature#a selvagem, formada por ob etos naturais, !ue ao longo da histria vo sendo substitu%dos por ob etos fabricados, ob etos tcnicos, e mais recentemente ob etos mecani#ados e, depois, cibernticos, fa#endo com !ue a nature#a artificial tenda a funcionar como uma m!uina. Atravs da presena desses ob etos tcnicosH hidreltri8cas, fbricas, fa#endas modernas, portos, estradas8de rodagem, estradas de ferro, cidades, o espao marcado por esses acrscismos, !ue lhe do um contedo eAtremamente tcnico.

O"<eto e i tema t1&ni&o 7or isso, o entendimento do !ue o espao significa e, tambm, do !ue a sociedade, passa pela com$ preenso do !ue so ho e os sistemas tcnicos. / !ue so, ho e, esses sistemas de ob etos tcnicos !ue constituem o territrio de um pa%sQ Eles se definem, em primeiro lugar, pela sua ubi!_idade e universalidade e sua tend>ncia @ unificao. /s mesmos sistemas ,,

tcnicos se implantam em !ual!uer !ue se a o pa%s, no leste, no oeste, no norte e no sul do 7laneta. /s sistemas tcnicos mais atuais, isto , os sistemas tcnicos dominantes, a!ueles !ue servem aos atores hegemnicos da economia, da cultura, da pol%tica, tendem a ter a mesma composio, em todos os lugares. "o era assim no passado !uando os sistemas tcnicos podiam ser diversos segundo os lugares. /utro elemento importante para entender os atuais sistemas tcnicos !ue cada ve# mais eles eAigem uma unidade de comando. 2e uma multiplicidade de instalaCes e uma pluralidade de comandos, encaminhamo8nos para um comando nico. Essa tend>ncia no eAclusiva de apenas um sistema tcnico, como o da eletricidade, por eAemplo, mas abarca a totalidade dos sistemas tcnicos. =omo os sistemas tcnicos funcionam em un%ssono com os sistemas de aCes, isso pode a udar a entender como as regiCes perifricas de um pa%s vo inserir8se na vida nacional. /utro lado importante deste per%odo !ue os ob8 etos so criados com intencionalidades precisas, com um ob etivo claramente estabelecido de antemo. 2a mesma forma, cada ob eto tambm locali#ado de forma ade!uada a !ue produ#a os resultados !ue dele se esperam. "o passado, os ob etos nos obedeciam no lugar onde estvamos, e onde os crivamos. No e, no lugar onde estamos, os ob etos no mais nos obedecem, por!ue so instalados obedecendo a uma lgica !ue nos estranha, uma nova fonte de alienao. <ua funcionalidade eAtrema, mas seus fins ltimos nos escapam. Essa intencionalidade mercantil, mas , tambm, fre!uentemente simblica. Alis, para ser mercantil, fre!uentemente necessita ser simblica antes. Zuando nos di#em !ue as hidreltricas v>m tra#er, para o pa%s e para uma regio, a esperana de salvao da economia, da integrao do mundo, a segurana do progresso, tudo isso so s%mbolos !ue nos permitem aceitar a raciona8lidade do ob eto !ue, na realidade, vem eAatamente destroar a nossa relao com a nature#a e impor relaCes desiguais.

O"<eto e #i &ur o Esses ob etos novos, !ue transportam o sistema das tcnicas atuais, eAigem discurso. At ontem, eles nos podiam falar diretamenteB ho e, ns os miramos, mas eles nada nos di#em, se no houver a possibilidade de uma traduo. 7or isso, as cidades, mesmo as do interior, acolhem um grande nmero de tradutores, pessoas treinadas para ler sistemas tcnicos e utili#ar ob etos tcnicos. Essa atividade intelectual !ue forma os novos tercirios raramente permite aos seus atores um entendimento completo do !ue fa#em. =onsagrando esse tipo de atores, nossa poca recria a ignorPncia. Essa necessidade de discurso inerente aos ob etos tcnicos atuais concomitante @!uilo !ue Ieibni#, se fora vivo, chamaria de uma harmonia preestabelecida, na medida em !ue esses ob etos so chamados a trabalhar em con unto, segundo regras cada ve# mais r%gidas. <ua inter8relao independe das foras presentes no lugar em !ue se instalam. / mundo de ho e o cenrio do chamado 0tempo real0, onde a informao se pode transmitir instantaneamente, permitindo !ue, no apenas no lugar escolhido, mas tambm na hora ade!uada, as aCes indicadas

,5

se d>em, atribuindo maior eficcia, maior produtividade, maior rentabilidade, aos propsitos da!ueles !ue as controlam. /s ob etos tcnicos funcionam apenas @ base das informaCes !ue recebem dos centros de comando, se am onde estiverem esses comandos e esses ob etos. Essa a problemtica regional de uma regio como esta, uma regio !ue resta natural, para uma !uantidade de coisas e !ue, de supeto, recebe ob etos imensos, cheios de in8tencionalidades estranhas, dotados de uma fora !ue amais antes se viu, ao servio do !ue no est a!ui. Esta uma realidade dramtica, mas !ue cumpre estudar e analisar.

Regi=e #o 'azer e regi=e #o man#ar /s sistemas tcnicos atuais so dotados de uma enorme capacidade de invaso, mas essa invaso limitada eAatamente por!ue esses ob etos esto a servio de atores e foras !ue somente se aplicam se t>m a garantia do retorno aos seus investimentos, se a esse investimento econmico, pol%tico ou cultural. Esses ob etos tcnicos so as correias de transmisso dos ob e8tivos dos atores hegemSmicos, da cultura, da pol%tica, da economia, e no podem ser utili#ados p>los atores no hegemnicos, seno de forma passiva. A forma ativa cada ve# mais reservada a alguns e a forma passiva deiAada a todos os demais atores, !ue por isso ganham um papel subalterno dentro da sociedade. "a!uelas regiCes onde o sistema de ob etos e o sistema de aCes so mais densos, a%. est o centro do poder. "a!uelas outras reas onde o sistema de ob etos e o sistema de aCes menos compleAo e menos inteligente, a% est a sede da depend>ncia, da incapacidade de dirigir a si mesmo. 1egio significa reger, mas, ho e, h cada ve# mais regiCes !ue so apenas regiCes do fa#er, e, cada ve# menos, regiCes do mandar, regiCes do reger. A!uelas !ue so regiCes do fa#er so cada ve# mais regiCes do fa#er para os outros. 7or isso, em nosso tempo, atravs da nova lgica do sistema de ob etos e do sistema de aCes, o espao est permanentemente se organi#ando e se desorgani#ando, mas agora, graas aos novos instrumentos espaciais da racionalidade, as duas operaCes X desorgani#ao e reorgani#ao X podem ser analiticamente observadas. Zuanto mais podemos separar, mais podemos conhecer, ainda !ue no nos se a dado comandar as estruturas dinPmicas. "ossa impot>ncia relativa deve8se, em parte, @ mudana de definio do contedo funcional das regiCes. Antes, os diversos elementos de uma rea se relacionavam onde estavam e sua unidade se dava por meio de trocas de energia. No e, eles entram em relao em funo de uma organi#ao e esta lhes cada ve# mais estranha. Antes, a organi#ao da vida era local, prAima ao homemB ho e essa organi#ao ! cada ve#, mais long%n!ua e estranha. Antes, a sua ra#o era a prpria vida, ho e ! uma racionalidade sem ra#o, sem ob etivo, sem teleologia, !ue comanda a eAist>ncia dos homens e a evoluo dos espaos. D essa situao dramtica !ue nos condu# @,necessidade de uma cultura tcnica. "o basta eAaminar os grandes ob etos, por mais sedutora e instrutiva !ue se a a tarefa de trabalhar diretamente com eles, numa preocupao puramente emp%rica. D fundamental e indispensvel inseri8los no movimento atual do mundo, ,&

escapando @!uilo !ue EarA temia, isto , o erro do sculo. /u buscamos entender tudo ou no entendemos nada. /u enfrentamos o todo em !ue se incluem, ou os ob etos nos escapam em seu entendimento. Essa busca do global mais eAigida do !ue antes, ainda !ue @ saciedade se repita !ue chegamos ao fim da teoria, da ideologia e da utopia. "a verdade, chegamos ao fim da nature#a, na medida em !ue nas reas chamadas desenvolvidas, o trabalho do homem , ho e, intelig>ncia dando8se sobre a intelig>ncia. "as demais reas, ali onde a intelig>ncia se d sobre a nature#a, as possibilidades de comando da nature#a e de controle do destino dos homens )!ue vivem sobre essa nature#a- so menores.

Por uma no%a P!ani'i&a()o Regiona! Zue fa#erQ Este o problema. "as regiCes onde a densidade tcnica menor, !ue o caso da 1egio Ama#Snica, ser dese vel aument8la. <eria o caso de tambm aumentar a densidade informacional. Eas em !ue sentidoQ A informao !ue comanda os ob etos no uma informao geral, mas uma informao especiali#ada, cu o eAerc%cio depende de poder. /s ob etos obedecem a !uem tem poder para comand8los. A intencionalidade, !ue antes era inclu%da nos ob etos ho e supCe um comando eAterior. "o por acaso !ue a rai# da palavra ci#ern!tica a mesma da palavra (overnador* Jnformar tambm governar. Zuando aplicada @ produo, a informao governada por interesses estranhos @ rea, geradora de uma entropia, uma desorgani#ao, antes !ue o detentor da informao reorgani#e o sistema em seu prprio proveito. A densidade informacional re!uerida em uma rea cr%$ tica a !ue permita descobrir os caminhos poss%veis para harmoni#ar os interesses locais com os vetores da modernidade. =omo lutar ade!uadamente para recuperar algo do comando da evoluo, isto , como refa#er a pla$ nificao regionalQ Entre o !ue somos e o !ue dese amos ser, entre os impasses atuais e as possibilidades e esperanas, amais o homem e as regiCes tanto necessitaram do conhecimento. Fudo comea com o conhecimento do mundo e se amplia com o conhecimento do lugar, tarefa con unta !ue ho e tanto mais poss%vel por!ue cada lugar o mundo. E da% !ue advm uma possibilidade de ao. =onhecendo os mecanismos do mundo, percebemos por !ue as intencionalidades estranhas v>m instalar8se em um dado lugar, e nos arkH mamos para sugerir o !ue fa#er no interesse social. "esta nossa poca nenhum tempo pode ser perdido com o discurso pol%tico puro. / discurso pol%tico s ho e efica# @ medida !ue for instru%do pelo discurso acadmico, pois amais necessitamos tanto de um discurso competente !ue, posto nas mos dos pol%ticos igualmente competentes, vai permitir8lhes dominar a problemtica, e reali#ar, atravs do processo pol%tico, e por aproAimaCes sucessivas, o encaminhamento cor8reto @s soluCes.

,(

I@
O -EIO T95NI5O,5IENTABI5O,INBOR-A5IONAL

*.
/ 7E1f/2/ FD="J=/8=JE"Ff:J=/ E /< E<FU2/< 9E/91l:J=/<

Intro#u()o 7ara ter eficcia, o processo de aprendi#agem deve, em primeiro lugar, partir da consci>ncia da poca em !ue vivemos. Jsto significa saber o !ue o mundo e como ele se define e funciona, de modo a reconhecer o lugar de cada pa%s no con unto do planeta e o de cada pessoa no con unto da sociedade humana. D desse modo !ue se podem formar cidados conscientes, capa#es de atuar no presente e de a udar a construir o futuro. 7or isso, longe da ambio, !ue, alis, escapa @ nossa compet>ncia de fornecer um formulrio de tcnicas de ensino ou um programa pedaggico acabado, preferimos empreender uma .tentativa de reconhecimento dos aspectos principais de nossa poca, alinhando fatos e problemas !ue a caracteri#am e !ue, por isso mesmo, devem fa#er parte de um plano de estudos !ue leve em conta a modernidade, sua realidade concreta e sua eAist>ncia sist>mica. / fato de !ue o processo de transformao da sociedade industrial em sociedade informacional no se completou inteiramente em nenhum pa%s, fa# com !ue vivamos, a um s tempo, um per%odo e uma crise, e assegura, igualmente, a percepo do presente e a pre suno do futuro, desde !ue o modelo anal%tico adotado se a to dinPmico !uanto a realidade em movimento e reconhea o comportamento sistmico das variveis novas !ue do uma significao nova @ totalidade. "esse eAerc%cio, o ponto de vista adotado a!ui , sobretudo, o de nosso campo de estudo, isto ! o do espao territorial, espao humano. Eas a interdepend>ncia, no n%vel global, dos fatores atuais de construo do mundo deve assegurar @s propostas a!ui avanadas um certo interesse no !ue toca @s demais ci>ncias sociais. =om a globali#ao do mundo, as possibilidades de um trabalho interdisciplinar tornam8se maiores e mais efica#es, na medida em !ue @ anlise fragmentadora das disciplinas particulares pode mais facilmente suceder um processo de reintegrao ou reconstruo do todo. "esse processo de conhecimento, o espao tem um papel privilegiado, uma ve# !ue ele cristali#a os momentos anteriores e o lugar de encontro entre esse passado eB o futuro, mediante as relaCes sociais do presente !tf nele se reali#am. ?asta !ue os enfo!ues particulares se proponham com uma viso conteAtuai, para !ue, atravs da soma de estudos setoriais, se a poss%vel recuperar a totalidade. D o !ue a!ui tentaremos mostrar.

,+

5riar a &on &i6n&ia #e uma 1*o&a0 no%o 'atore a &on i#erar

/ meio tcnico8cient%fico A fase atual da histria da Numanidade, marcada pelo !ue se denomina de revoluo cient%fico8tcnica, fre!uentemente chamada de per%odo tcnico8cient%fico )ver, por eAemplo, 1adovan 1ichta, La civilisation au carrefour 7aris, Dditions du <euil, *+&3-. Em fases anteriores, as atividades humanas dependeram da tcnica e da ci>ncia. 1ecentemente, porm, trata8se da interdepend>ncia da ci>ncia e da tcnica em todos os aspectos da vida social, situao !ue se verifica em todas as partes do mundo e em todos os pa%ses. / prprio espao geogrfico pode ser chamado de meio t!cnico;cient0fico )tratamos do assunto em Espao C -!todo <o 7aulo, Editora "obel, *+(,-. Essa realidade agora se estende a todo o Ferceiro Eundo, ainda !ue em diferente proporo, segundo os pa%ses. "esta nova fase histrica, o Eundo est marcado por novos signos, comoH a multinacionali#ao das firmas e a internacionali#ao da produo e do produtoB a generali#ao do fenmeno do crdito, !ue refora as caracter%sticas da economi#ao da vida socialB os novos papis do Estado em uma sociedade e urna economia mundiali#adasB o frenesi de uma circulao tornada fator essencial da acumulaoB a grande revoluo da informao !ue liga instantaneamente os lugares, graas aos progressos da informtica.

A percepo da simultaneidade / fenSmeno da simultaneidade ganha, ho e, novo contedo. 2esde sempre, a mesma hora do relgio marcava acontecimentos simultPneos, ocorridos em lugares os mais diversos, cada !ual, porm, sendo no apenas autnomo como interdependente dos demais. No e, cada momento compreende em todos os lugares, eventos !ue so independentes, inclu%dos em um mesmo sistema de relaCes. /s progressos tcnicos !ue, por intermdio dos satlites, permitem a fotografia do planeta, permitem8nos uma viso emp%rica da totalidade dos ob etos instalados na face da Ferra. =omo as fotografias se sucedem em intervalos regulares, obtemos, assim, o retrato da prpria evoluo do processo de ocupao da crosta terrestre. A simultaneidade retratada fato verdadeiramente novo e revolucionrio, para o conhecimento do real e o correspondente enfo!ue das ci>ncias do homem, alterando8lhes, assim, os paradigmas.

Unicidade tcnica e da mais8valia / espao geogrfico agora mundiali#ado redefi8ne8se pela combinao desses signos. <eu estudo supCe !ue se levem em conta esses novos dados revelados pela moderni#ao e pelo capitalismo agr%cola, pela, es$ peciali#ao regional das atividades, por novas formas e locali#aCes da indstria e da eAtrao mineral, pelas novas modalidades de produo da energia, pela importPncia da circulao no processo produtivo, pelas grandes migraCes, pela terciariao e pela urbani#ao eAtremamente hierr!uicas. / espao rural e urbano so 5'

marcados, na sua transformao, pelo uso sistemtico das contribuiCes da ci>ncia e da tcnica e por decisCes de mudana !ue levam em conta, no campo e na cidade, os usos a !ue cada frao do territrio vai ser destinada. Frata8se de uma geografia completamen8te nova. Fodo esforo de conceituali#ao eAige !ue os novos fatores no n%vel mundial )cu a lista certamente no esgotamos- se am levados em conta, tanto no n%vel local, como no regional ou nacional. /s estudos emp%ricos ganharo a partir desse enfo!ue. "o !ue se refere particularmente ao espao, o aparecimento de dois novos fenSmenos constitui a base de eAplicao histrica de sua nova realidade. 2e um lado, o per%odo atual vem marcado por uma verdadeira unicidade tcnica, pelo fato de !ue, em todos os lugares )"orte e <ul, Ieste e /este- os con untos tcnicos pre$ sentes so (rosso modo os mesmos, agesar do grau diferente de compleAidadeB e a fragmentao do processo produtivo em escala internaciona se reali#a em funo dessa mesma unicidade tcnica. Antes, os sistemas tcnicos eram apenas locais, ou regionais, e to numerosos !uantos eram os lugares ou regiCes. Zuando apresentavam traos semelhantes no havia contemporaneidade entre eles, e muito menos in$ terdepend>ncia funcional. 7or outro lado, a impulso !ue recebem esses con untos tcnicos atuais )ou suas f raCes- nica, vinda de uma s fonte, a mais8valia tornada mundial ou mundiali#ada, por intermdio das firmas e dos bancos internacionais. / conhecimento emp%rico da simultaneidade dos eventos e o entendimento de sua significao interdependente so um fator determinante da reali#ao histrica, ao menos para os setores hegemnicos da vida econmica, social e pol%tica. Eas estes arrastam todos os demais. 2a% por !ue nos referimos a uma empirici#ao da universalidade )E. <antos, 09eo8graphW in the Iate F\entieth =enturWH "e\ 1oles for a Fhreatened 2iscipline0, nmero especial sobre Epifte;molo(1 of Social Science )International Social Science +ournal Unesco, *+(3, v. 45, n.6 3-.

:luAos de informao superpostos aos fluAos de matria / papel crescente da informao nas condiCes atuais da vida econmica e social permite pensar !ue o espao geogrfico e o sistema urbano considerado como o es!ueleto produtivo da "ao so atualmente hierar!ui#ados por fluAos de informao superpostos a fluAos matria no propriamente hierar!ui#antes. A importPncia da informati#ao e da crediti#ao do territrio, o novo papel dos bancos e dos diversos meios de transmisso das mensagens, a crescente necessidade de regulao de !ual!uer tipo de intercPmbio )mesmo as trocas de nature#a social e culturalpelo Estado, mas tambm por outras instituiCes e organi#aCes em diversos n%veis, o imperativo de estar sempre adaptando8se @s condiCes, em permanente mudana, da economia internacional, a necessidade de reconverso das economias regionais e urbanas so alguns O dos elementos a considerar para a construo de um !uadro de refleAo !ue leve em conta as especificidades novas !ue, sob formas aparentemente imutveis, respondem ra$ pidamente @s modificaCes sobrevindas @s relaCes internacionais e internas de cada pa%s.

5*

E!emento #o #i &ur o ana!$ti&o Entre os temas !ue, desse ponto de vista e sem eAcluso de outros, parecem8nos merecer ateno maior, encontram8seH aD a eApanso do meio tcnico8cient%fico e suas conse!u>ncias econmicas, sociais, pol%ticas e culturaisB #D os sistemas de engenharia e suas caracter%sticas atuaisB a criao de grandes ob etos geogrficos, 3 D fiAos e fluAos no espaoB cD tend>ncias complementares @ reduo da arena da produo e @ disperso das reas produtivasB ten$ d>ncias @ ocupao perifrica do territrio nos pa%ses subdesenvolvidos )no ?rasil sobretudo-B dD os circuitos espaciais da produo e os circuitos de cooperao.

Sistemas de en(en&aria e conteEdo t!cnico;cient0fico do espao 2a utili#ao dos ob etos encontrados, no in%cio da histria social, com os !uais constitu%a o sistema de condiCes materiais indispensveis @ vida do grupo, o homem foi, pouco a pouco, adicionando artefatos @ na$ ture#a, modificando8a para criar verdadeiros sistemas de engenharia, bases da produo e do intercPmbio. Frata8se, ho e, de uma verdadeira tecnoesfera, uma nature#a crescentemente artificiali#ada, marcada pela pre$ sena de grandes ob etos geogrficos, ideali#ados e constru%dos pelo homem, articulados entre si em sistemas. D poss%vel descrever tais sistemas, medi8los, avaliar o seu impacto na vida local, regional, mundial. =riam8se, assim, seletividades de uso e parece, tambm, poss%vel, graas @ unicidade das tcnicas e @ in;completude do per%odo, antecipar lgicas de processos.

. circula5o a dispers5o e redu5o das ,reas produtivas@ o aumento dos valores de troca / contedo tcnico8cient%fico do espao permite, em reas cada ve# menos eAtensas, a produo de um mesmo produto em !uantidades maiores e em tempo menor, rompendo os e!uil%brios preeAistentes e impondo outros, do ponto de vista da !uantidade e da !ualidade da populao, dos capitais empregados, das formas de organi#ao, das relaCes sociais etc. Ao mesmo tempo em !ue aumenta a importPncia dos capitais fiAos )estradas, portos, silos, terra arada etc.- e dos capitais constantes )ma!uinado, ve%culos, sementes especiali#adas, adubos, fungicidas etc.-, au$ menta tambm a necessidade de movimento, crescendo o nmero e a importPncia dos fluAos, tambm o do dinheiro, e dando um relevo especial @ vida de relaCes. Ralores de uso so mais fre!uentemente trans8formados em valores de troca, ampliando a economi8 ni#ao da vida social, mudando a escala de valores culturais, favorecendo o processo de alienao de lugares e de homens. 5.

Circuitos produtivos e c0rculos de coopera5o =omo a locali#ao das diversas etapas do processo produtivo )produo propriamente dita, circulao, distribuio, consumo- pode doravante ser dissociada e autnoma, aumentam as necessidades de complementao entre lugares, gerando circuitos produtivos e fluAos cu a nature#a, direo, intensidade e fora variam segundo os produtos, segundo as formas produtivas, segundo a organi#ao do espao preeAistente e os impulsos pol%ticos. / uso do territrio no o mesmo para as diversas firmas. /s mesmos sistemas de engenharia so utili#ados diferentemente e seletivamente. "a medida em !ue a fora de mercado no a mesma, a dimenso espacial de cada firma no id>ntica, variando com a capacidade de cada !ual para transformar as massas produ#idas em fluAos. =ada firma usa o territrio segundo sua fora. =riam8se, desse modo, circuitos produtivos e c%rculos de cooperao,O como forma de regular o processo produtivo e assegurar a reali#ao do capital. /s circuitos produtivos so definidos pela circulao de produtos, isto , de matria. /s circuitos de cooperao associam a esses fluAos de matria outros fluAos no obrigatoriamente materiaisH capital, informao, mensagens, ordens. As cidades so definidas como pontos nodais, onde estes c%rculos de valor desigual se encontram e superpCem. A rede urbana se torna, assim, um fenmeno ainda mais compleAo, definido por fluAos de informao hie$ rar!ui#ados e fluAos de matria !ue, nas reas mais desenvolvidas, no so hierar!ui#antes. 7arece imposs%vel abordar todos os problemas decorrentes dessas novas realidades ou todos os seus aspectos. <er melhor escolher algumas !uestCes, mas se impCe !ue atravs dessa escolha se a poss%vel re$ conhecerH aD a especificidade do novo e sua definio estrutural funcionalB #D as combinaCes com os fatores herdados e o seu movimento de con unto, governado p>los fatores novos, presentes localmente ou noB cD os ritmos de mudana e suas combinaCes.

O tr6 n$%ei #e an4!i e Uma viso compreensiva da !uesto comporta pelo menos tr>s n%veis de anliseH *. o n%vel planetrioB ..o n%vel nacionalB 4. o n%vel regional e local.

54

O n0vel mundial / primeiro n%vel supCeH a identificao, no n%vel mundial, das principais variveis e sua definioB a verificao de sua distribuio desigual entre pa%ses e dentro de cada pa%s e a tentativa de identificao dos fatores, mediante a aproAimao dos fatos e de suas causas locais e eAtralocais.

O n0vel do Estado;Na5o / segundo n%vel se ocupar de reconhecerH as repercusCes mais gerais do novo per%odo de um pa%s, tanto na economia e na sociedade como no espaoB a repartio desigual das novas condiCes e a seletivida8de do seu impactoB a nova diviso territorial do trabalho resultante.

O n0vel da re(i5o / terceiro n%vel, a partir da diviso territorial do trabalho na 0rea core) do pa%s unto com a busca de uma redefinio geogrfica dessa rea, dever orientar8se para o estudo particular e emp%rico das reas !ue se am representativas do novo impulso dado ao aprofundamento do capital Fdeepenin( of capitalD no espao, assim como das il&as de arca0smo@ o movimento desigual e combinado no espao, fornecido p>los aspectos regionais ou locais da nova diviso territorial do trabalho no pa%s, refleAo, por sua ve#, de nova diviso do trabalho !ue se est operando em escala mundial. Esses tr>s n%veis so interdependentes, embora possamos dar mais >nfase a um desses n%veis, segundo o enfo!ue escolhido.

A mo#erni#a#e e eu in#i&a#ore geogr4'i&o Alm dos temas implicitamente indicados nas pginas precedentes e dos itens !ue, tradicionalmente, fa$ #em parte de uma anlise geogrfica )populao, produo agr%cola e industrial, transportes e comunicaCes, servios pblicos e privados, incluindo o setor financeiro visto em sua situao atual e em sua evoluo e tanto do ponto de vista setorial como do geogrfico-, devem8se trabalhar com especial interesse aspectos !ue mais de perto refutam as condiCes de modernidade. <ua enumerao comportar, em certos casos, repetiCes do !ue foi dito antes, mas certamente no ser eAaustiva. Agrupamos os temas de nossa indagao atual em !uatro grandes itensH *. problemas geraisB .. relaCes cidade8campoB 4. relaCes interurbanasB 3. organi#ao interna das cidades e os novos papis da metrpole. 53

Pro#lemas (erais Entre os problemas erais de !ue nos devemos ocupar analiticamente esto os seguintesH aD peso, na atividade agr%cola, dos componentes tcnicos e cient%ficosB implicaCes !uanto @ organi#ao da produo e !uanto @ composio orgPnica do capital e do trabalho no campo, segundo os diversos produtosB #D novas atividades industriais, incluindo agro8indstrias, novas locali#aCes industriaisB cD mudanas territoriais da base produtiva e novas relaCes correspondentesB implicaCes !uanto @ re$ partio setorial da economia e do emprego e @ estrutura territorial da produoB dD nodificaCes recentes da rede de transportes )estradas8tronco, estradas vicinais-, papel do tempo novo assim criado sobre o comportamento da economia e da rede urbana X moderni#ao das comunicaCesB efeitos diferenciais segundo lugares e segundo estratos da populaoB ogo contraditrio entre diversos fatoresB eD financeiri#ao do territrio, etapas de desenvolvimento da rede bancria e diversificao do setor financeiro, segundo nmero, n%vel e distribuioB fD tend>ncias @ concentrao e centrali#ao da atividade econmica e seu rebatimento territorialB impacto sobre a nature#a, sobre a direo e sobre a intensidade dos fluAosB (D complicao dos 0circuitos de cooperao0 )definidos anteriormente-B repercussCes sobre a organi$ #ao regional da rede de relaCesB &D novos papis deferidos @s cidades segundo os. seus n%veis, atravs dos e!uipamentos e das relaCes !ue permitem.

Auanto 7s relaGes cidade;campo aD novos insumos )materiais ou no- e novos papis da cidade no seu fornecimentoB hierar!uias assim geradasB #D deslocamento para o campo de certas ativida8des industriaisB cD novas atividades de concepo, comando, administrao superior ou controle instalados nas cidades mdias )e menoresQ-B presena de novos tercirios locali#adosB dD novos fluAos entre a cidade e 0seu0 campoB os fluAos e atividades criados pelo campo moderni#ado na 0sua0 cidadeB o impacto das novas redes de transporte e comunicaoB eD a cidade como lugar de resid>ncia de agricultores e de 0agr%colas0B novas formas de rurbani#ao.

5,

Auanto 7s relaGes interur#anas aD os novos consumos pblicos e privados e seletividade de sua locali#aoB novos modelos hierr!uicos devidos a dados historicamente novos ou recentesH o banco, os consumos intermedirios agr%colas, os servios de educao, sade, la#er etc.B #D os 0c%rculos de cooperao0 dos diversos n%veis e sua interseo seletiva, como um dos elementos de definio das hierar!uias urbanasB cD o novo papel de entropia das metrpoles e seu papel !uanto @ organi#ao de cada regio por sua cidade.

Auanto 7 or(ani8a5o interna das cidades e os novos pap!is da metr:pole aD tend>ncia @ 0dissoluo0 da metrpole, entendida como sua presena simultPnea e instantPnea em todos os lugares do pa%sH os novos papis metropolitanos baseados no papel da informao e do sistema bancrio, como suportes da produo materialB &D conse!u>ncias da enorme eApanso territorial das regiCes metropolitanas para a economia e a socie$ dade urbanasB relaCes de causa e efeito com os problemas da habitao, dos transportes, da especulao, da estrutura de rendas, da repartio dos servios pblicos etc.

Um eCem*!o &on&reto0 o &a o #e S)o Pau!o *. Antes mesmo da difuso do per%odo tcnico8cient%fico, o Estado de <o 7aulo era , dentro do ?rasil, uma rea onde se reconheciam aspectos de desenvolvimento !ue, a partir da industriali#ao, da agricultura moderni#ada e do grau de urbani#ao, revelavam alto coeficiente de utili#ao de tcnicas e de sua incorporao ao territrio, assim como a presena de uma considervel rede de ferrovias e de estradas de rodagem, notvel moderni#ao organi#acional em muitos setores, papel importante do crdito na vida econmica e papel importante do estado na criao das condiCes gerais da produo. .. A partir das mudanas recentes, o Estado de <o 7aulo adaptou8se rapidamente, de forma eAtensa e intensa, @s novas demandas, modificando, em relativamente pouco tempo, os seus padrCes de organi#ao na indstria, na agricultura, no comrcio )incluindo o co mrcio atacadista- e nos servios de nature#a pblica e privada. 4. As novas locali#aCes industrais, a eApanso da agroindstria e a substituio de culturas foram eAtensas e rpidas, levando a grandes transformaCes na organi#ao do espao. A partir do sistema urbano preeAistente, as superposiCes verificadas trouAeram mudanas substanciais !uanto @ forma, ao tipo e @ intensidade das relaCes, criando um novo espao e um novo sistema urbano, ambos redefinidos. As articulaCes entre subes8paos tambm mudaram, variando, porm, em funo das novas divisCes territoriais do trabalho no n%vel mundial, nacional e 55

regional. =abe, neste ponto, reconhecer os novos papis das cidades locais e das cidades regionais, as novas relaCes cidade8campo e as novas relaCes interurbanas, e o novo papel !ue a aglomerao paulistana, tornada metrpole das metrpoles brasileiras X e no apenas uma metrpole a mais X foi chamada a desempenhar no apenas diante do estado e de reas vi#inhas, como do 7a%s como um todo. <o 7aulo ganha tambm novas relaCes internacionais. 3. A organi#ao interna das diversas cidades tambm muda, A interfer>ncia do Estado, por intermdio do ?anco "acional da Nabitao )?"N- a udou a criar um modelo urbano disperso e eAtenso, !ue tende a se reprodu#irB o papel da especulao ganha terreno em cidades dos mais diversos tamanhosB a forma como os diversos elementos da vida urbana se dispCem no territrio urbano tende tambm a mudar para !ue certas atividades 0centrais0 se tornem 0perifricas0, como, por eAemplo, os supermercados e mesmo parte da ati8vidade hoteleira e de restaurao. A presena de volantes agr%colas, na !ualidade de residentes urbanos, , tambm, um dado novo !ue tanto influi sobre a morfologia, !uanto sobre a funcionalidade das cidades.

*4
EEJ/ FE="J=/8=JE"FJ:J=/8J":/1EA=J/"AI E U1?A"JKALM/ 2/ ?1A<JI

Entre *+3' e *+(', d8se uma verdadeira inverso !uanto ao lugar de resid>ncia da populao brasileira. N meio sculo atrs )*+3'-, a taAa de urbani#ao era de .5,4,m, e em *+(' alcana 5(,(5m. "esses !uarenta anos, triplica a populao total do ?rasil, ao passo !ue a populao urbana se multiplica por sete ve#es e meia. No e, a populao urbana brasileira se aproAima dos &,m.

?1A<JI 7opulao total *+3' *+,' *+5' *+&' *+(' 3*.4.5.''' ,*.+33.''' &'.*+*.''' +4.*4+.''' **+.'++.''' 7opulao urbana *'.(+*.''' *(.&(4.''' 4*.+,5.''' ,..+',.''' (..'*4.'''

/s anos 5' marcam um significativo ponto de infleAo. Fanto no decnio entre *+3' e *+,', !uanto entre *+,' e *+5', o aumento mdio anual da populao urbana era, em nmeros absolutos, menor !ue o da 5&

populao total do 7a%s. "os anos 5'8&' os dois nmeros se aproAimavam. E na dcada &'8(', o crescimento numrico da populao urbana era maior !ue o da populao total. "esse per%odo, a populao ativa agr%cola aumenta de ',''*5m, ou se a, praticamente nada, passando de *4.'(&.''' para *4.'(+.'''. / processo de urbani#ao conhece uma acelerao e ganha um novo patamar, consolidado na presente dcada. Entre *+(' e *++', o nmero de urbanos ter crescido mais de 3'm, ao passo !ue o aumento da populao nacional de .&m.

AUEE"F/ A"UAI ED2J/ A71/[JEA2/ 2A 7/7UIALM/ F/FAI E 2A 7/7UIALM/ U1?A"A Aumento mdio Anual da pop. Aumento mdio Anual da pop. Fotal )A*+3'8,' *+,'85' *+5'8&' *+&'8(' *.'5'.''' *.(.'.''' ..4''.''' ..5''.''' Urbana )?(''.''' *.4.'.''' ..*''.''' ..+''.''' &,,3& &.,,. +*,4' ***,,4 ?HA

Eas a compleAa organi#ao territorial e urbana do ?rasil guarda profundas diferenas entre suas regiCes. Em *+(', a regio <udeste a mais urbani#ada, com um %ndice de (.,&+m. A menos urbani#ada a regio "ordeste, com ,',33m de urbanos, !uando a taAa de urbani#ao do ?rasil era de 5,,,&m. Essas disparidades so permanentes, embora diversas segundo os per%odos, conforme mostra o !uadro seguinteH

5(

FA[A< 1E9J/"AJ< 2E U1?A"JKALM/ *+3' "orte "ordeste <ul <udeste =entro8/este E. A. A. de <ou#a, *+((. .&,& .4,3. .&,&4 4+,3. .*,,. *+5' 4&,(' 43,.3 4&,,( ,&,45 4,,'. *+(' ,*,5+ ,',33 5.,3* (.,&+ 5&,&,

Em *+3', alm de as taAas regionais no serem altas, as diferenas entre regiCes so menos significa$ tivas do !ue nos anos seguintes. ; em *+5', o <udeste, mais moderni#ado, mostra avanos importantes no pro$ cesso de urbani#ao. Em *+(', todos os %ndices conhecem incrementos, en!uanto o <udeste mantm pre$ dominPncia. A diferena entre as taAas de urbani#ao das vrias regiCes est intimamente ligada @ forma como, nelas, a diviso do trabalho se deu, ou se a, em outras palavras, pela maneira diferente come foram afe8 tadas pela diviso inter8regional do trabalho. A situao anterior de cada regio pesa sobre os processos recentes. Zuando da intensificao da urba$ ni#ao, algumas reas eram de antigo povoamento, servidas por infra8estruturas antigas, representativas de ne$ cessidades do passado, e no respondendo, assim, @s vocaCes do presente. E a realidade do "ordeste, onde, tambm, uma estrutura fundiria hostil desde cedo a uma maior distribuio de renda, a um maior consumo e a uma maior terciari#ao, a udava a manter na pobre#a milhCes de pessoas, e impedia uma urbani#ao mais eApressiva. 7or isso, a introduo de inovaCes materiais e sociais iria encontrar grande resist>ncia de um passado cristali#ado na sociedade e no espao, atrasando o processo de desenvolvimento e de urbani#ao. 7or outro lado, o =entro8/este e, mesmo, a Ama#nia, apresenta8se como eAtremamente apronnado aos novos fenmenos da urbani#ao, !ue era praticamente virgem, no possuindo infra8estrutura de monta, nem outros investimentos vindos do passado e !ue pudessem dificultar a implantao de inovaCes. 7Sde, assim, receber uma infra8estrutura nova, totalmente ao servio de uma economia moderna, !ue seu territrio era praticamente livre de heranas de diferentes sistemas tcnicos e sociais, de modo !ue o novo vai se dar, a%, com maior velocidade e rentabilidade. E por isso !ue o =entro8/este conhece uma taAa eAtremamente alta de urbani#ao, podendo nele se instalar, de uma s ve#, toda a materialidade contemporPnea indispensvel a uma economia eAigente de movimento. 5+

; o <udeste, mais novo !ue o "ordeste e mais velho !ue o =entro8/este, consegue, a partir do primeiro momento da mecani#ao do territrio, uma adaptao progressiva e eficiente aos interesses do capital domi$ nante. =ada ve# !ue h uma modernidade, esta encampada pela regio. A cidade de <o 7aulo um bom eAemplo disto, pois constantemente abandona o passado, volta8lhe permanentemente as costas e, em contraposi$ o, reconstri seu presente @ imagem do presente hegemSnico, o !ue lhe tem permitido, nos per%odos recentes, um desempenho econmico superior, acompanhado por taAas de crescimento urbano muito elevadas. Fodas as reas do 7a%s eAperimentam um revigo8ramento do seu processo de urbani#ao, ainda !ue em n%veis e formas diferentes, graas @s diversas modalidades do impacto da moderni#ao sobre o territrio. A partir dos anos 5', e sobretudo na dcada de &', as mudanas no so, apenas, !uantitativas, mas, tambm, !ualitativas. A urbani#ao ganha um novo contedo e uma nova dinPmica, graas aos processos de moderni#ao !ue o 7a%s conhece e !ue eAplicam a nova situao.

O meio t1&ni&o,&ient$'$&o,in'orma&iona! A fase atual, do ponto de vista !ue a!ui nos interessa, o momento no !ual se constitui, sobre territrios cada ve# mais vastos, o !ue se chamar de meio t!cnico;cient0fico isto , o momento histrico no !ual a construo ou reconstruo do espao se dar com um crescente contedo de ci>ncia e de tcnicas. / meio natural era a!uela fase da histria na !ual o homem escolhia da nature#a a!uilo !ue era fun$ damental ao eAerc%cio da vida e valori#ava diferentemente essas condiCes naturais, as !uais, sem grande modificao, constitu%am a base material da eAist>ncia do grupo. / fim do sculo [RJJJ e, sobretudo, o sculo [J[ v>em a mecani#ao do territrioH o territB rio se mecani#a. 7odemos di#er, unto com EaA. <orre )*+3(e Andr <iegfried )*+,,-, !ue esse momento o momento da criao do meio tcnico, !ue substitui o meio natural. ;, ho e, insuficiente ficar com essa categoria, e preciso falar de meio tcnico8cient%fico8 informacional, !ue tende a se superpor, em todos os lugares, ainda !ue diferentemente, ao chamado meio geogrfico. A partir, sobretudo, do fim da <egunda 9uerra Eundial, generali#a8se a tend>ncia. 2esse modo, as re$ modelaCes !ue se impCem, tanto no meio rural, !uanto no meio urbano, no se fa#em de forma indiferente !uanto a esses tr>s dadosH ci>ncia, tecnologia e informao )E. <antos *+((-. Jsso tra#, em conse!u>ncia, mudanas importantes, de um lado na composio tc nica do territrio e, de outro lado, na composio or$ gPnica do territrio, graas @ ciberntica, @s biotecno8logias, @s novas !u%micas, @ informtica e @ eletrSnica. Jsso se d de forma paralela @ cientifi#ao do trabalho. / trabalho se torna cada ve# mais trabalho cient%fico e se d tambm, em paralelo, a uma informati#ao do territrio. 7ode8se di#er, mesmo, !ue o territrio se informati#a mais, e mais depressa, !ue a economia ou !ue a sociedade. <em dvida, tudo se informati#a, mas no territrio esse fenmeno ainda mais marcante na medida em !ue o trato do territrio supCe o uso da informao, !ue est presente tambm nos ob etos. &'

/s ob etos geogrficos, cu o con unto nos d a configurao territorial e nos define o prprio territrio, so, cada dia !ue passa, mais carregados de informao. E a diferenciao entre eles tanto a da informao ne$ cessria a trabalh8los, mas tambm a diferenciao da informao !ue eles prprios cont>m, pela sua prpria realidade f%sica. / fato de !ue os ob etos criados pelas atividades hegemnicas se am dotados de intencionalidade espe$ c%fica, o !ue no era obrigatoriamente um fato nos per%odos histricos anteriores, fa# com !ue o nmero de fluAos sobre o territrio se multipli!ue tambm. ;untemos a esse um outro dadaH da totalidade dos ob etos surgidos, alguns t>m uma vocao simblica, mas a maior parte tem uma vocao mercantil, de modo !ue tanto mais especulativa a especiali#ao das funCes produtivas !ue tanto mais alto o n%vel do capitalismo e dos capitais envolvidos na!uela rea, e h, correlativamente, tend>ncia a fluAos mais numerosos e !ualitativamente diferentes. "esse per%odo, no caso brasileiro, alguns fatos t>m !ue ser ressaltadosH *.6- N um desenvolvimento muito grande da configurao territorial. A configurao territorial formada pelo con unto de sistemas de engenharia !ue o homem vai superpondo @ nature#a, verdadeiras prteses, de maneira a permitir !ue se criem as condiCes de trabalho prprias de cada poca. / desenvolvimento da configurao territorial na fase atual vem com um desenvolvimento eAponencial do sistema de transportes e do sistema de telecomunicaCes. ..6- /utro aspecto importante a levar em conta o enorme desenvolvimento da produo material. A pro$ duo material brasileira, industrial e agr%cola, muda de estruturaB a estrutura da circulao e da distribuio muda, a do consumo muda eAponencialmenteB todos esses dados da vida material conhecem uma mudana eA$ traordinria, ao mesmo tempo em !ue h uma disseminao no territrio dessas novas formas produtivas. A parte do territrio alcanada pelas formas produtivas modernas no apenas a regio polari#ada da definio de ;ac!ues ?oudeville )*+53-, nem o ?rasil litorPneo descrito por ;ac!ues Iambert )*+,+- mas praticamente o pa%s inteiro. 4.6- /utro dado importante a considerar o desenvolvimento das formas de produo no materialB no apenas h um desenvolvimento das formas de produo material, h tambm uma grande eApanso das formas de produo no materialH da sade, da educao, do la#er, da informao e at mesmo das esperanas. <o formas de consumo no material !ue se disseminam sobre o territrio. 3.6- Jsso tudo se d atravs do modelo econmico, !ue privilegia o !ue se poderia chamar de distoro da produo, uma produo orientada para fora, e<ternal oriented uma distoro igualmente do consumo com maior ateno ao chamado consumo consp%cuo, !ue serve a menos de um tero da populao, em lugar do consumo das coisas essenciais, de !ue o grosso da populao carente. N uma relao %ntima de causa e efeito entre a distoro da produo e a distoro do consumo, o !ue est ligado @s mltiplas formas de 0abertura0 da economia nacional e tem um efeito sobre as outras dimensCes da economia !ue so tambm geogrficas, como a &*

circulao e a distribuio. Jsso tudo com relao a uma populao !ue cresceH um fato !ue sempre choca um leitor ou ouvinte estrangeiro !uando se menciona !ue, a cada ano, o ?rasil tem 4.'''.''' de novos habitantes. Essa uma dimenso fundamental para entender a eAist>ncia de um ?rasil rico ao lado de um ?rasil pobre, e as formas atuais de reorgani#ao do espao brasileiro. N uma especiali#ao eAtrema de tarefas no territrio, segundo uma vasta tipologia das produCes, !ue tanto mais sutil e necessria por!ue essas produCes no so um dado puramente tcnicoH toda produo tcnica mas tambm scio8econSmica. N, por isso, uma subdiviso e diferenciao eAtrema dessas produCes. Frata8se de uma especiali#ao cada ve# mais capitalista. 2urante muito tempo se escreveu, no caso brasileiro, ser o campo hostil ao capital, um obstculo @ sua difuso, mas o !ue vemos o contrrio, um campo !ue acolhe o capital novo e o difunde rapidamente com tudo o !ue ele acarreta, isto , novas formas tecnolgicas, novas formas organi#acionais, novas formas ocupacionais, !ue a% rapidamente se instalam. D uma tend>ncia !ue claramente se nota nas reas economicamente mais avanadas, mas !ue tambm se fa# presente na!ueles subespaos menos avanados. "o caso brasileiro, esse meio tcni8co8cient%fico praticamente est presente na!uilo !ue ?oudeville )*+5(-, untamente com :riedman )*+&*-, teria chamado, h vinte anos, de 0centro0 do pa%s, rea !ue preferimos denominar de regio concentrada e !ue cobre praticamente os estados do <ul e do <udeste e !ue desborda para o =entro8/este, como uma rea cont%nuaB mas esse meio tcnico8cient%fico se d corno manchas em outras reas do territrio nacionalB e como pontos em todos os estados e unidades da :ederao, tudo isso prefigurando o territrio nacional do futuro. :oi o per%odo tcnico8cient%fico da humanidade, isto , a possibilidade de inventar a nature#a, de criar sementes como se elas fossem naturais, isto , o progresso da biotecnologia, !ue permitiu, no espao de duas geraCes, !ue o !ue parecia um deserto, como o cerrado, na regio =entro8/este e na ?ahia, se transformasse num vergel formado por um caleidoscpio de produCes, a comear pela so a. As especiali#aCes do territrio, do ponto de vista da produo material, assim criadas, so a rai# das complementaridades regionaisH h uma nova geografia regional !ue se desenha na base da nova diviso territorial do trabalho !ue se impCe. Essas complementaridades fa#em com !ue, em conse!u>ncia, se crienvrie8cessidades de circulao, !ue vo tornar8se frenticas, dentro do territrio brasileiro, na medida em !ue avana o capitalismoB uma especiali#ao territorial !ue tanto mais compleAa !uanto for grande o nmero de produtos e a diversidade da sua produo. Estamos diante de um novo patamar !uanto @ diviso territorial do trabalho. Esta se d de forma mais profunda e esse aprofundamento leva a mais circulao e mais movimento em funo da complementaridade necessria. Eais circulao e mais movimento permitem de novo o aprofundamento da diviso territorial do trabalho e isso cria, por sua ve#, mais especiali#ao do territrio. / c%rculo nesse caso virtuoso )ou ser viciosoQ- se amplia. / fato de !ue o espao se a chamado a ter cada ve# mais um contedo em ci>ncia e tcnica tra# consigo outras conse!u>ncias, como uma nova composio orgPnica do espao, pela incorporao mais ampla de capital constante ao territrio e a presena maior desse capital constante na instrumentali#ao do espao, ao mesmo tempo &.

em !ue se do novas eAig>ncias !uanto ao capital varivel indispensvel )instrumentos de produo, sementes selecionadas, fertili#antes ade!uados, pesticidas etc.-. =omo conse!u>ncia das novas condiCes tra#idas pelo uso da ci>ncia e da tcnica na transformao do territrio, h uma maior eApresso do assalariado em formas diversas )segundo as regiCes- e uma necessidade maior de capital adiantado, o !ue vai eAplicar a enorme eApanso do sistema bancrio, de tal forma !ue poder%amos falar de uma crediti#ao do territrio, dando uma nova !ualidade ao espao e @ rede urbana.. =abe, igualmente, lembrar !ue nesta fase amplia8se a rea da produo, ao passo !ue a arena da produo se redu#. Jsto , a produo, considerada em todas as suas instPncias, se d em reas maiores do territrio, ao passo !ue o processo produtivo direto se d em reas cada ve# menores. Essa uma tend>ncia facilmente assinalvel no territrio brasileiro. Ela tornada fact%vel em boa parte pela possibilidade agora aberta @ difuso das mensagens e ordens em todo o territrio nacional. A crediti#ao do territrio, a disperso de uma produo altamente produtiva, no seriam poss%veis sem a informati#ao do espao brasileiro. / territrio , ho e, poss%vel de ser usado, com o conhecimento simultPneo das aCes empreendidas nos diversos lugares, por mais distantes !ue eles este am. Jsso permite, tambm, a implantao de sistemas de cooperao bem mais largos, amplos e profundos, agora associados mais estreitamen8 te a motores econmicos de ordem no apenas nacional, mas tambm internacional. 2e fato, os eventos so, ho e, dotados de uma simultaneidade !ue se distingue das simultaneidades precedentes pelo fato de ser movida por um nico con unto motor, a mais8valia no n%vel mundial, !ue , em ltima anlise, responsvel, direta ou indireta, pela forma como os eventos se do sobre os diversos territrios. Essa unificao se d em grande parte atravs do neAo financeiro e condu# a uma reformulao do espao em escala mundial. "o caso do ?rasil, o a ustamento do espao @s novas condiCes do per%odo tem dados particulares, !ue so ao mesmo tempo fatores de implantao e de acelerao do processo. Um deles o referido modelo econmico, do !ual um subt%tulo o modelo eAportador, agravado em funo da d%vida, o !ue veio criar para o 7a%s, nas reas mais ricas, uma perman>ncia no crescimento, com a presena de culturas agr%colas modernas, tendo como paralelo uma maior estabilidade no crescimento das aglomeraCes urbanas correspondentes. As, novas necessidades de complementaridade aparecem paralelamente @ necessidade de vigi8las, acompanh8las e regul8 las. Essa uma diferena entre a complementaridade atual e a complementaridade do passado, esta nova necessidade de regulao, de controle estrito, mesmo !ue @ distPncia, dos processos da produo, mas tambm da distribuio e de tudo mais !ue envolva o processo de trabalho, ampliando a demanda de urbani#ao.

A no%a ur"aniza()o0 #i'eren&ia()o e &om*!eCi#a#e Fudo isso vai dar em conse!u>ncia uma nova urbani#ao brasileira. Um dos elementos fundamentais da eAplicao o fato de !ue aumentou no ?rasil, eAponencialmente, a !uantidade de trabalho intelectual. "o se dir, com isso, !ue a populao brasileira se ha a tornado culta, mas ela se tornou mais letrada. / fato de !ue se ha a tornada mais letrada est em relao direta com a realidade !ue vivemos neste per%odo cien8t%fico8tcnico, onde a ci>ncia e a tcnica esto presentes em todas as atividades humanas. "essas condiCes, a !uantidade de trabalho &4

intelectual solicitada enorme, sobretudo por!ue a produo material diminui em benef%cio da produo no material. Fudo isso condu# @ amplificao da terciari#ao !ue, nas condiCes brasileiras, !uer di#er tambm urbani#ao. 7or outro lado, amplia8se o consumo no ?rasil. A gama de artigos de consumo aumenta enormemente. A eApanso do consumo da sade, da educao, do la#er, paralela @ do consumo das batedeiras eltricas, televisCes, e de tantos outros ob etos, do consumo das viagens, das ideias, das informaCes, do consumo das esperanas, tudo isso buscando uma resposta concentrada !ue leva @ ampliao do fenmeno da urbani#ao, sobretudo por!ue, ao lado do consumo consump8tivo, !ue se esgota com ele prprio, criam8se no mundo agr%cola formas novas de consumo produtivo. Zuer di#er, ao consumo consumptivo, !ue se ampliou, corresponde, tambm, uma ampliao de consumo produtivo, atravs dessa incorporao de ci>ncia, tcnica e informao ao territrio rural. G medida !ue o campo se moderni#a, re!uerendo m!uinas, implementos, componentes, insumos materiais e intelectuais indispensveis @ produo, ao crdito, @ administrao pblica e privada, o mecanismo territorial da oferta e da demanda de bens e servios tende a ser substancialmente diferente da fase precedente. Antes, o consumo do campo e das localidades propriamente rurais era, sobretudo, um consumo consumptivo, tanto mais eApressivo !uanto maiores as sobras dispon%veis, estas sendo funo da importPncia dos rendimentos e salrios, e, pelo contrrio, tanto menos eApressivo !uanto maior a taAa de eAplorao, mais eAtensas as formas pr8capitalistas, mais significativo o coeficiente de auto8subsist>ncia. =om a moderni#ao agr%cola, o consumo produtivo tende a se eApandir e a representar uma parcela importante das trocas entre os lugares da produo agr%cola e as localidades urbanas. / consumo consumptivo cria uma demanda heterognea segundo os estratos de renda, mas comparvel segundo as mesmas possibilidades de demanda. A ar!uitetura do sistema urbano tende a se reprodu#irB o !ue varia a distPncia entre os ncleos do mesmo n%vel, os !uais dispCem de e!uipamentos mercantis comparveis. Essa distPncia ser tanto maior X e a acessibilidade aos bens e servios tanto menor X !uanto a demanda gerada na regio for menor. Ao contrrio, !uando a demanda local maior, a distPncia entre os ncleos provedores tende a ser menor, e a acessibilidade, portanto, igualmente maior. / consumo produtivo cria uma demanda heterognea segundo os subespaos. /s e!uipamentos mercantis tendem a ser diferentes. / consumo produtivo rural no se adapta @s cidades, mas, ao contrrio, as adapta. A ar!uitetura dos diversos subsistemas , desse modo, diversa. N, na realidade, superposio dos efeitos do consumo consumptivo e do consumo produtivo, contribuindo para ampliar a escala da urbani#ao e para aumentar a importPncia dos centros urbanos, fortalecendo8os tanto do ponto de vista demogrfico, !uanto do ponto de vista econSmico, en!uanto a diviso do trabalho entre cidades se torna mais compleAa. D assim !ue vamos ter no ?rasil um nmero crescente de cidades com mais de *''.''' habitantes, o novo limiar da cidade mdia. N tr>s ou !uatro decnios, as cidades mdias eram as !ue tinham cerca de .'.''' habitantes. 7or outro lado o sistema urbano modificado pela presena de indstrias agr%colas no urbanas, fre!uen$ temente firmas hegemnicas, dotadas no s de capacidade eAtremamente grande de adaptao @ con untura, como da fora de transformao da estrutura, por!ue t>m o poder da mudana tecnolgica e de transformao institucional. &3

:ortes de sua influ>ncia unto do Estado, terminam por mudar as regras do ogo da economia e da sociedade @ sua imagem. 2otadas de uma capacidade de inovao !ue as outras no t>m, fa#em com !ue o territrio passe a ser submetido a tensCes muito mais numerosas e profundas, pulsaCes !ue, vindas de grandes firmas, se impCem sobre o territrio, levando a mudanas rpidas e brutais dos sistemas territoriais em !ue se inserem. As cidades locais mudam de contedo. Antes, eram as cidades dos notveis, ho e se transformam em cidades econmicas. A cidade dos notveis, onde as personalidades marcantes eram o padre, o tabelio, a professora primria, o ui#, o promotor, o telegrafista, cede lugar @ cidade econmica, onde so imprescind%veis o agrSnomo )!ue antes vivia nas capitais-, o veterinrio, o bancrio, o piloto agr%cola, o especialista em adubos, o responsvel p>los comrcios especiali#ados. A cidade torna8se o locus da regulao do !ue se fa# no campo. D ela !ue assegura a nova cooperao imposta pela nova diviso do trabalho agr%cola, por!ue obrigada a se afeioar @s eAig>ncias do campo, respondendo @s suas demandas cada ve# mais prementes e dando8lhe respostas cada ve# mais imediatas. / campo se torna eAtremamente diferenciado pela multiplicidade de ob etos geogrficos !ue o formam, pelo fato de esses ob etos geogrficos terem um contedo informacional cada ve# mais distinto )o !ue se impCe, por!ue o trabalho no campo cada ve# mais carregado de ci>ncia-. Fudo isso fa# com !ue a cidade local deiAe de ser a cidade no campo e se transforme na cidade do campo. A urbani#ao tambm aumenta por!ue cresce a !uantidade de agricultores residentes na cidade. / ?rasil um pa%s !ue praticamente no conhecia o fenmeno de 0village0. 7ode8se di#er !ue as primeiras aldeias brasileiras s vo nascer, modernas, neste mesmo per%odo, com a coloni#ao na Ama#nia e no =entro8/este. "a verdade, no nascem rurais, surgem urbanas. / ?rasil moderno um pa%s onde a populao agr%cola cresce mais depressa !ue a populao rural. Entre *+5' e *+(', a populao agr%cola passa dos *,.3,3.,.5 para .*.*54.&.+, en!uanto a populao rural fica praticamente estacionriaH 4(.3*(.&+( em *+5', 4(.,55..+& em *+(' )em *+&', so 3*.',3.',3-. A populao agr%cola se torna maior !ue a rural eAatamente por!ue uma parte da populao agr%cola formada por trabalhadores do campo estacionais )os bias8frias- );. 9ra#iano da <ilva, *+(+- urbana pela sua resid>ncia. Um complicador a mais para nossos velhos es!uemas cidade8campo. A essa diviso social do trabalho ampliada !ue leva a uma diviso territorial do trabalho ampliada, soma8se o fato de !ue as diferenciaCes regionais do trabalho tambm se ampliam. As cidades locais se especiali#am tanto mais !uanto na rea respectiva h possibilidades para a diviso do trabalho, tanto do ponto de vista da materialidade !uanto do da dinPmica interpessoal. Zuanto mais intensa a diviso do trabalho numa rea, tanto mais cidades surgem e tanto mais diferentes so umas das outras. 2entro do !ue fre!uentemente consideramos como localidades do mesmo n%vel, h uma diferenciao cada ve# mais marcada, acompanhada de uma diviso interurbana do trabalho. E o !ue se verifica no ?rasil em boa poro dos estados do <udeste e <ulc com a distribuio de funCes produtivas entre as cidades. Jsso poss%vel por!ue os &,

transportes se difundiram e @ criao de grandes autopistas se soma, nas regiCes mais desenvolvidas, uma criao to grande ou maior de estradas vicinaisB desse modo, a circulao se torna fcil e o territrio fluido. E essa fluide# do territrio tem como conse!u>ncia uma acessibilidade )f%sica e financeira- maior dos indiv%duos. "a medida em !ue essa acessibilidade financeira maior, os preos tendem relativamente a baiAar e a parte dispon%vel do salrio tende relativamente a aumentar. Zuanto maior a diviso territorial do trabalho, maior a propenso a consumir e a produ#ir, maior a tend>ncia ao movimento, e a mais criao de ri!ue#a. "as #onas onde a diviso do trabalho menos densa, em ve# de especiali#aCes urbanas, h acumulao de funCes numa mesma cidade e, conse!_entemen8te, as localidades do mesmo n%vel, incluindo as cidades mdias, so mais distantes umas das outras. Este , por eAemplo, o caso geral do "ordeste brasileiro. A rede urbana cada ve# mais diferenciada, cada ve# mais compleAificadaB cada cidade e seu campo respondem por relaCes espec%ficas, prprias @s condiCes novas de reali#ao da vida econSmica e social, de tal maneira !ue toda simplificao no tratamento dessa !uesto precisa ser superada. "o sistema urbano, as categorias consideradas como homlogas, os n%veis tidos como paralelos so cada ve# mais diferenciados entre si. N, pois, diferenciao eAtrema entre os tipos urbanos. Nouve um tempo em !ue se podia tratar a rede urbana como uma entidade, onde as cidades se relacionavam segundo uma hierar!uia de tamanho e de funCes. Esse tempo passou. No e, cada cidade diferente da outra, no importa o seu tamanho, pois entre as metrpoles tambm h diferenas. <e, no per%odo anterior, metrpoles como <alvador, 1ecife, ?elm guardavam elementos de semelhana, pois.a produo industrial !ue lhes cabia era orientada para um nmero redu#ido de bens, ligados ao consumo mais banal dos habitantes, ho e, com um sistema moderno de transportes e comunicaCes !ue facilitam o comrcio e o controle por firmas situadas a milhares de !uilmetros do lugar de produo, a!uelas antigas metrpoles regionais se tornam profundamente diferenciadas entre si. Earia de A#evedo ?rando )*+(,- mostra o !uanto a indstria baiana diferente da de 1ecife, e o mesmo pode ser dito de 7orto Alegre e ?elm. Jsto poss%vel por!ue se tornou vivel o aproveitamento das virtualidades de cada rea, na medida em !ue um sistema industrial mais compleAo distribui territorialmente tarefas distintas, graas @s facilidades de transporte e comunicaCes. Essa diferenciao tambm se d entre <o 7aulo e 1io de ;aneiro. A disputa !ue mantinham no comeo do sculo se mostra favorvel @ primeira dessas cidades desde os anos 4', ainda !ue, estatisticamente, isso s v relevar8se no decnio seguinte. Agora <o 7aulo passa a ser a rea polar do ?rasil, no mais propriamente pela importPncia de sua indstria, mas pelo fato de ser capa# de produ#ir, coletar, classificar informaCes, prprias e dos outros, e distribu%8las e administr8las de acordo com seus prprios interesses. Esse um fenmeno novo na geografia e na urbani#ao do ?rasil. Esta nova !ualidade do papel de comando da metrpole paulistana provoca um distanciamento maior entre <o 7aulo e 1io de ;aneiro, uma maior diviso territorial do trabalho, no s no n%vel do <udeste, mas de todo o ?rasil. <o 7aulo destaca8se como uma metrpole onipresente no territrio brasileiro.

&5

Esse novo per%odo consagra tambm uma redistribuio das classes mdias no territrio, e, de outro lado, uma redistribuio dos pobres, !ue as cidades maiores so mais capa#es de acolher. A mais rica de todas, <o 7aulo, tambm a !ue tem maior poder de atrao. ?asta di#er !ue, entre *+&' e *+(', a regio metropolitana de <o 7aulo recebe, so#inha, *&,4&m do total de migrantes do 7a%s, o dobro do !ue vai para o 1io de ;aneiro. Apesar da grande campanha de propaganda empreendida pelo Estado, em favor da coloni#ao da Ama#nia, levando para essa regio um contingente de dois milhCes de pessoas, essa migrao no comparvel @ !ue se dirigiu para as regiCes metropolitanas. Apenas a regio metropolitana do 1io de ;aneiro recebe, no mesmo per%odo, um volume igual de pessoas, en!uanto a 9rande <o 7aulo acolhe o seu dobro. 7or outro lado, as cidades de porte mdio passam a acolher maiores contingentes de classes mdias, um nmero crescente de letrados, indispensveis a uma produo material, industrial e agr%cola, !ue se intelectuali#a. 7or isso assistimos, no ?rasil, a um fenmeno paralelo de metropoli#ao e de desmetropoli#ao, pois ao mesmo tempo crescem cidades grandes e cidades mdias, ostentando ambas as categorias um incremento demogrfico parecido, devido em grande parte ao ogo dialtico entre a criao de ri!ue#a e de pobre#a sobre o mesmo territrio. As cidades entre .'.''' e ,''.''' habitantes v>em sua populao total passar de cerca de sete milhCes em *+,' para perto de 4( milhCes em *+(', en!uanto as cidades com mais de um milho de habitantes passam de seis milhCes e meio em *+,' para .+ milhCes de residentes em *+('. 7or ltimo, dir8se8ia !ue, dentro das cidades, sobretudo das grandes cidades, se vai dar a!uilo !ue Armstrong e Ec9ee )*+5(- haviam prematuramente visuali#ado nos anos 5'. Esses dois gegrafos propunham a noo de 0involuo urbana0 a partir do !ue era chamado de rurali8a5o da cidade isto , a invaso de prAis rurais no meio urbano em virtude das numerosas e brutais correntes migratrias provenientes do campo. No e, porm, talve# se possa falar em uma involu5o metropolitana mas em outro sentido, na medida em !ue o grande nmero de pobres urbanos cria o caldo de cultura para !ue nas grandes cidades, sobretudo nas grandes cidades, vice em formas econmicas menos modernas, dotadas de menor dinamismo e com menor peso na contabilidade estat%stica do crescimento econSmico )<antos, *+((b-. <o 7aulo h muito tempo !ue cresce relativamente menos do !ue o 7a%s e cresce tambm menos do !ue o Estado de <o 7aulo, no propriamente em termos absolutos, mas em termos proporcionais. Este, alis, no apenas um fenmeno paulista. "as regiCes de agricultura moderna, o crescimento econmico , por ra#Ces mltiplas, maior !ue nas respectivas metrpoles. Estas so lugares onde se encontram enormes esto!ues de capital velho, uma ve# !ue, no campo, por substituio de uma composio orgPnica do capital a uma outra composio orgPnica do capital mais fcil do !ue o , na cidade, a substituio de uma composio tcnica por uma outra composio tcnica do espao. D muito mais caro arrasar um !uarteiro, abrir uma nova avenida, fa#er um tnel ou um viaduto, do !ue substituir, por meio de incentivos financeiros e fiscais, m!uinas, sementes e produtos !u%micos. 7or outro lado, o fato de !ue os pobres venham para a cidade e abandonem o campo moderni#ado leva a !ue no urbano se recriem condiCes para utili#ao do velho econSmico.

&&

A D#i o!u()oE #a metr2*o!e Nouve, ao longo da histria brasileira, !uatro momentos do ponto de vista do papel e da significao das metrpoles. Zuando o ?rasil urbano era um ar!uiplago, pela aus>ncia de comunicaCes fceis entre as metrpoles, estas apenas comandavam uma frao do territrio, sua chamada #ona de influ>ncia. "um segundo momento, h luta pela formao de um mercado nico com uma integrao territorial apenas no <udeste e no <ul. Um terceiro momento !uando um mercado nico nacional se constitui. E o !uarto momento, o atual, conhece um a ustamento @ crise desse mercado, !ue um mercado nico, mas segmentado, nico e diferenciado, um mercado hierar!ui#ado e articulado pelas firmas hegemnicas, nacionais e estrangeiras, !ue comandam o territrio com apoio do Estado. "o demais lembrar !ue mercado e espao, mercado e territrio, so sinnimos. Um no se entende sem o outro. "esse momento, a metrpole est presente em toda parte, e no mesmo momento. A definio do lugar , cada ve# mais no per%odo atual, a de um lugar funcional @ sociedade como um todo. /s lugares seriam, mesmo, lugares funcionais da metrpole. E, paralelamente, atravs das metrpoles, todas as locali#aCes tornam8se funcionalmente centrais. Antes, sem dvida, a metrpole estava presente em diversas partes do 7a%s. 2igamos !ue o ncleo migrava, para o campo e para a periferia, mas o fa#ia com defasagens e perdas, com disperso das mensagens e ordens. <e, ao longo do tempo, o espao se tornava mais e mais unificado e mais fluido, todavia faltavam as condiCes de instantaneidade e de simultaneidade !ue somente ho e se verificam. Eas ao contrrio do !ue muitos foram levados a imaginar e a escrever, na sociedade informati#ada atual nem o espao se dissolve, abrindo lugar apenas para o tempoB nem este se apaga. / !ue ocorre uma verdadeira demultiplicao do tempo, devida a uma hierar!ui#ao do tempo social, graas a uma seletividade ainda maior no uso das novas condiCes de reali#ao da vida social. A simultaneidade entre os lugares no mais apenas a do tempo f%sico, tempo do relgio, mas do tempo social, dos momentos da vida social. Eas o tempo !ue est em todos os lugares o tempo da metrpole, !ue transmite a todo o territrio o tempo do Estado e o tempo das multinacionais e das grandes empresas. Em cada outro ponto, nodal ou no, da rede urbana ou do espao, temos tempos subalternos e diferenciados, marcados por dominPncias espec%ficas. =om isso, uma nova hierar!uia se impCe entre lugares, uma hierar!uia com nova !ualidade, a partir de uma diferenciao muitas ve#es maior do !ue ontem, entre os diversos pontos do territrio. "enhuma cidade, alm da metrpole, 0chega0 a outra cidade com a mesma celeridade. "enhuma dispCe da mesma !uantidade e !ualidade de informaCes !ue a metrpole. JnformaCes virtualmente de igual valor em toda a rede urbana no so igualmente dispon%veis em termos de tempo. <ua insero no sistema mais global de informaCes de !ue depende o seu prprio significado depende da metrpole, na maior parte das ve#es. Est a% o novo princ%pio da hierar!uia, pela hierar!uia das informaCes... e um novo obstculo a uma inter8relao mais frutuosa entre aglomeraCes do mesmo n%vel, e, pois, uma nova realidade do sistema urbano. &(

/s momentos !ue, no mesmo tempo do relgio, so vividos por cada lugar, sofrem defasagens e se submetem @ hierar!uia )em relao ao emissor e controlador dos fluAos diversos-. 7or!ue h defasagens, cada !ual desses lugares hierar!uicamente subordinado. 7or!ue as defasagens so diferentes para os diversos variveis ou fatores, !ue os lugares so diversos. As !uestCes de centro8periferia, como precedentemente colocada, e a das regiCes polari#adas, ficam, assim, ultrapassadas. No e, a metrpole est presente em toda parte, no mesmo momento, instantaneamente. Antes, a metrpole no apenas no chegava ao mesmo tempo a todos os lugares, como a descentrali#ao era diacrSnicaH ho e a instantaneidade socialmente sin8crSnica. Frata8se, assim, de verdadeira 0dissoluo da metrpole0, condio, alis, de funcionamento da sociedade econmica e da sociedade pol%tica. Femos, agora, diante de ns, o fenSmeno da 0metrpole transacional0 de !ue fala Nelena V. =ordeiro )*+((-. Esta a grande cidade cu a fora essencial derivado poder de controle, sobre a economia e o territrio, de atividades hegemnicas, nela sediadas, capa#es de manipulao da informao, da !ual necessitam para o eAerc%cio do processo produtivo, em suas diversas etapas. Frata8se de um fato novo, completamente diferente da metrpole industrial. / dado organi#acional o espao de fluAos estruturadores do territrio e no mais, como na fase anterior, um espao onde os fluAos de matria desenhavam o es!ueleto do sistema urbano. "o caso brasileiro, vale a pena insistir sobre essa diferena pois em ambos os momentos a metrpole a mesmaH <o 7aulo. "as condiCes de passagem de uma fase a outra, somente a metrpole industrial tem as condiCes para instalar as novas condiCes de comando, beneficiando8se dessas precondiCes para mudar !ualitativamente. A metrpole informacional assenta sobre a metrpole industrial, mas no a mesma metrpole. 7rova de !ue sua fora no depende da indstria !ue aumenta seu poder organi#ador ao mesmo tempo em !ue se nota uma desconcentrao da atividade fabril. / fato ! !ue estamos diante do fenmeno de uma metr:pole onipresente capa#, ao mesmo tempo, p>los seus vetores hegemnicos, de desorgani#ar e reorgani#ar, ao seu ta8lante e em seu proveito, as atividades perifricas e impondo novas !uestCes para o processo de desenvolvimento regional. 1etomemos o eAemplo, de modo figurativo. "o passado, <o 7aulo sempre esteve presente no 7a%s todoH presente no 1io um dia depois, em <alvador tr>s dias depois, em ?elm de# dias depois, em Eanaus trinta dias depois... <o 7aulo ho e est presente em todos os pontos do territrio informati#ado brasileiro, ao mesmo tempo e imediatamente, o !ue tra# como conse!u>ncia, entre outras coisas, uma espcie de segmentao vertical do mercado en!uanto territrio e uma segmentao vertical do territrio en!uanto, mercado, na medida em !ue os diversos agentes sociais e econmicos no utili#am o territrio de forma igual. Jsso representa um desafio @s planificaCes regionais, uma ve# em !ue as grandes firmas !ue controlam a informao e a redistribuem ao seu talante t>m um papel entrpico em relao @s demais reas e somente elas podem reali#ar a negentropoia. E espao assim desorgani#ado e reorgani#ado a partir dos mesmos plos dinPmicos. / fato de !ue a fora nova das grandes firmas, neste per%odo cient%fico8tcnico, traga como conse!u>ncia uma segmentao vertical do territrio &+

supCe !ue se redescubram mecanismos capa#es de levar a uma nova hori#ontali#ao das relaCes, !ue este a no apenas ao servio do econSmico, mas tambm do social.

O #i!ema #a mo#erniza()o te&no!2gi&a N, pois, com a moderni#ao, reformulao do sistema urbano e reordenamento das cidades, como re$ sultado das novas formas de reali#ao da vida econSmica e social. =omo a moderni#ao no se d de forma homognea, h diversidades segundo regiCes e lugares, mas a realidade comum a diferenciao e a compleAidade crescentes do fenmeno urbano e regional no 7a%s, ao mesmo tempo em !ue o espao brasileiro e o sistema urbano abrigam uma populao variada, onde a ri!ue#a e a pobre#a aumentam paralelamente. /ra, a Amrica Iatina e o ?rasil em particular, desde os in%cios de sua histria ocidental, sempre foram abertos aos ventos do mundo, enormemente permeveis ao novo, em todos os momentos. 2a% a sua vulnerabilidade e a sua fora. A aceitao mais fcil e mais pronta dos modelos de moderni#ao lhe tem permitido saltar etapas, percorrendo em muito menos tempo caminhos !ue ao Relho =ontinente eAigiram uma lenta evoluo. 7or outro lado, esse processo de integrao se tem dado @ custa de enormes distorCes do ponto de vista territorial, econSmico, social e pol%tico. / per%odo tcnico8cient%fico comea a se implantar sob esses mesmos signos, a untando novas distorCes @s herdadas das fases anteriores. 7ode8se, todavia, imaginar, neste novo per%odo histrico !ue a fase das organi#aCes, e, tambm, a fase da intelig>ncia, !ue ser poss%vel reverter essa tend>nciaQ A% est, sem dvida, um grande desafio para os povos e, tambm, para seus intelectuais, voltados a pensar o futuro a partir das realidades do presente. / ponto central no , apenas, a escolha das novas variveis histricas, num mundo em !ue a modernidade se tornou irrecusvelB mas a dosagem de sua combinao, no mais a partir dos imperativos da tcnica, de !ue a economia se tornou subordinada, mas a partir dos valores, o !ue ense aria uma nova forma de pensar um porvir onde o social deiAaria de ser residual e @ economia e @ tecnologia seria atribu%do um papel histrico subordinado, em benef%cio do maior nmero.

Bi"!iogra'ia Armstrong, T. 1. and F. 9. Ec9ee. 01evolutionarW change and the Fhird Torld citWH a theorW of urban involution0, Crvilisations n.o *(, p. 4,484&&. ?oudeville, ;ac!ues. 0I>s notions dOespace et dOintgration0, in ;. ?oudeville, )ed.-, L3espace et ls pol!s de croissance 7resses Universitaires de :rance, 7aris, *+5(. ?oudeville, ;ac!ues. Ls Espaces Economiques* 7resses Universitaires de :rance, 7aris, *+53. ?rando, Earia de A#evedo. 0A regionali#ao da grande indstria do ?rasilH 1ecife e <alvador na dcada de &'0, Revista de Economia Pol0tica vol. ,, n.0 3, out.8de#. *+(,, p. &&8+(.

('

=ordeiro, Nelena V. 0/ papel da regio metropolitana de <o 7aulo e dos principais pontos de controle da economia transacional no espao brasileiro0, Cincia e Cultura vol. n.0 4, maro *+((, p. .4(8,&. :riedman, ;ohn. 0Urbanisation et dveloppement nationalH une etude comparative0, Revue "iers -onde n.6 3,, an.8 mars *+&*. 9ra#iano da <ilva, ;os. 0/ cenrio esperadoH a industriali#ao e a urbani#ao da agricultura brasileira0. Universidade de =ampinas, abril *+(+ )mimeo.-. Iambert, ;ac!ues. Os dois Brasis* =entro ?rasileiro de 7es!uisas Educacionais, Einistrio da Educao e =ultura, 1io de ;aneiro, *+,+. <antos, Eilton. 0A metrpoleH moderni#ao, involuo e segmantao0, comunicao ao <impsio "renas and C&allen(es of %r#an Restructurin( *<A8JU7E1;, 1io de ;aneiro, .584' set. *+((. <antos, Eilton. 01fleAions sur l> role de Ja gographie dans Ja priode technico8scientifi!ue0, Ca&iers de 6!o(rap&ie du Au!#ec vol. 4., n.0 (&, de#. *+((, p. 4*48*+. <iegfried, Andr. .spects du Si4cle A. =ollin, 7aris, *+,,. <orre, EaAimilien. Ls $ondemenls de Ia 6!o(rp&ie tiumaine* Fom. JJJ, l .a 7artieH I>s fondements techni!ues, A. =olin, 7aris, *+3(. <ou#a, Earia Adlia A. de. 6overno %r#ano* Ed. "obel, <o 7aulo, *+((.

(*

@
PROPFSITOS LI@RES SOBRE O TE-A E- DEBATE

*3
A 2JEE"<M/ NJ<Fg1J=/8FEE7/1AI E A "/LM/ 2E F/FAIJ2A2E EE 9E/91A:JA

Como o professor tra#al&a a dimens5o &ist:rico;tempo;ral na 6eo(rafia> "a 9eografia, a !uesto do tempo pode ser trabalhada ao menos segundo dois eiAos X um o eiAo das sucessCes e o outro o eiAo das coeAist>ncias. / tempo flui e por conseguinte um fenmeno vem depois de outro fenmeno. Assim, h uma sucesso de fenmenos aopB longo do tempo. As coisas se do em uma se!_>nciaf Esta uma das dimensCes com !ue podemos trabalhar em 9eografia e !ue nos leva a ideia de pedaos do tempo ou, em outras palavras, da se!u>ncia no acontecer, uma espcie de ordem temporal. A cada momento se estabelecem sistemas do acontecer social !ue caracteri#am e distinguem tempos diferentes, permitindo falar de ho e e de ontem. Esse o eiAo das sucessCes. Femos tambm, o eiAo das coeAist>ncias, da simultaneidade. Em um lugar, em uma rea, o tempo das diversas aCes e dos diversos agentes, a maneira como utili#am o tempo no a mesma. /s respectivos fenmenos no so apenas sucessivos, mas concomitantes, no viver de cada hora. 7ara os diversos agentes sociais, as temporalidades variam, mas se do de modo simultPneo. "o espao, para sermos cr%veis, temos de considerar a simultaneidade das temporalidades diversas. "a realidade, o tempo como sucesso, !ue chamado tempo histrico, foi durante muito tempo considerado como uma base do estudo geogrfico. 7ode8se perguntar se assim mesmo, se o estudo geogrfico no muito mais essa outra forma de ver o tempo da simultaneidade, pois no h nenhum espao em !ue o uso do tempo se a o mesmo para todos os homens. 7ensamos !ue a simultaneidade dos diversos tempos sobre um pedao da crosta da Ferra !ue se a o dom%nio propriamente dito da 9eografia. 7oder%amos mesmo di#er com certa >nfase, talve# com algum eAagero, !ue o tempo como sucesso abstraio e o tempo como simultaneidade o tempo concreto, !ue o tempo da vida de todos. / espao !ue rene a todos, com suas diferenas, suas possibilidades diferentes, suas possibilidades diferentes de uso do espao )do territrio- relacionadas com possibilidades diferentes de uso do tempo. Esse um dos problemas mais apaiAonantes e dif%ceis em 9eografia. / casamento entre o tempo e o espao se d por!ue h, sempre, homens usando o tempo e o espao. 2a mesma forma !ue no se entende o espao sem o homem, a noo de tempo tambm no eAiste sem o homem. <e as duas noCes se casam, e aparecem untas e indissolveis, por!ue o homem vive no Universo.

(.

Como o professor atin(e o "ODO CONCRE"O> H atrav!s da classifica5o> "em sempre atingimos o F/2/ =/"=1EF/, embora o bus!uemos sempre. / todo concreto seria toda a superf%cie da Ferra. Eas o !ue atingimos um pedao da Ferra, uma f rao do acontecer humano. A totalidade eAiste, mas percebida atravs de uma construo. Zuando estudamos uma cidade, um bairro, estamos atingindo um pedao do F/2/, uma frao do F/2/, onde igualmente as temporalidades no so id>nticas. Zual!uer !ue se a a diviso do espao, observamos o uso no homogneo do tempo. "a sucesso estou falando de um tempo sincrSnico. D preciso conhecer esse tempo para saber o !ue distingue um tempo do outro, um per%odo do outro. Eas ao me dirigir ao terreno para fa#er a pes!uisa, ve o, de um lado, a variedade temporal da ao dos diversos vetores, e, de outro lado, constato !ue h uma sincronia entre eles, por!ue as diversas temporalidades se entrosam na ao con unta, !uer di#er, cada ao se d em seu tempo, mas as diversas aCes se do con untamente. Jsso prprio da vida em sociedade. Fodos esto agindo con untamente, com ob etivos particulares !ue se diluem em um ob etivo comum !ue a vida social. Jsto !uer di#er !ue a vida social nas suas diferenas, desigualdades e hierar!uias d8se segundo tempos diversos !ue se casam, unem8se, anastomosam, entrelaados no chamado viver comum. Esse viver comum d8se no espao se a !ual for a escala X do lugare o, da grande cidade, da regio, do pa%s inteiro, do mundo. A ordem espacial a ordem do tempo histrico X um tempo geral X !ue coordena e regula as ordens eAclusivas de cada tempo particular, concreto.

Aual ! o tipo de an,lise que o professor propGe no seu m!todo (eo(r,fico > Um mtodo se modifica ao longo da vida. 7or isso, fi# vrias propostas de anlise. Urna destas a !ue privilegia os fiAos e os fluAos. /s fiAos )casa, porto, arma#m, plantao, fbrica- emitem fluAos ou recebem fluAos !ue so os movimentos entre os fiAos. As relaCes sociais comandam os fluAos !ue precisam dos fiAos para se reali#ar. /s fiAos so modificados p>los fluAos, mas os fluAos tambm se modificam ao encontro dos fiAos. Ento, se considerarmos !ue o espao formado de fiAos e de fluAos um princ%pio de mtodo para analisar o espao, podemos acoplar essa ideia @ ideia de tempo. /s fluAos no t>m a mesma rapide#, a mesma velocidade. As coisas !ue fluem e !ue so materiais )produtos, mercadorias, mensagens materiali#adas- e no materiais )ideias, ordens, mensagens no materiali#adas- no t>m a mesma velocidade. A velocidade de urna carta no a de um telegrama, de um teleA e de um faA. /s homens no percorrem as mesmas distPncias no mesmo tempo, h alguns !ue percorrem uma distPncia < ou 1 em tempo muitas ve#es maior devido a falta de meios para fa#>8la diferente$ mente. E tambm isso constri diferenas entre eles. Um mtodo um con unto de proposiCes X coerentes entre si X !ue um autor ou um con unto de autores apresenta para o estudo de uma realidade, ou de um aspecto da realidade. "enhum mtodo eterno. Eodifi!uei o meu prprio vrias ve#es, em funo da minha eAperi>ncia e da dos outros, mas sobretudo em funo de como o mundo se apresenta, !ue no posso inventar o mundoH invento uma forma de interpretao, pois o mundo eAiste independentemente de m%m. Eu ve o o mundo constitu%do de fiAos e de fluAos, por uma paisagem e relaCes sociaisB como um con unto de lugares onde o acontecer simultPneo dos diversos agentes supCe o uso diferenciado do tempo. / meu papel como gegrafo de entender como as aCes e os (4

ob etos se mant>m em processo interativo. Essa interao tem como uma das condiCes eAatamente o ob eto da primeira pergunta. / tempo a base indispensvel para o entendimento do espao. <e as aCes sobre um con unto de ob etos se dessem segundo tempos iguais no haveria histriaB o mundo seria imvel. Eas o mundo mvel, em transformao permanente X formando uma totalidade em processo de mudana para surgir amanh como uma nova totalidade.

Como o professor define , 9is5o &ol0stica> / F/2/ tem uma realidade !ue buscamos apreender. / F/2/ uma realidade fuga#, por!ue est sempre se desfa#endo para voltar a se fa#er. / F/2/ algo !ue est sempre buscando ser outro, mas para se tornar, de novo, um /UF1/ F/2/. / processo pelo !ual o F/2/ torna8se /UF1/ F/2/ um processo de desmanche. Frata8se de um processo pelo !ual o nico se torna mltiplo. E o processo pelo !ual o F/2/ evolui do presente para o futuro um processo da produo do mltiplo. N alguns autores !ue di#em !ue o F/2/ no eAiste, mas apenas a nossa construo dele. <endo o F/2/ momentPneo, fuga#, seria inal8canvel. Assim, o F/2/ seria apenas uma construo !ue ns fa#emos. Eas, na realidade, h uma F/FAIJ2A2E concreta das coisas e das aCes, do mundo em movimento, tal como a 9eografia descreve e busca eAplicar. =ada coisa tem um tempo diferente. / A=/"FE=E1 um encontro de muitas aCes num ob eto. D o A=/"FE=E1 !ue tem a vida e eAist>ncia real. E o A=/"FE=E1 tem a cara prpria em cada lugarH uma individualidade um indiv%duo. / A=/"FE=E1 o F/2/ tornando8se eAist>ncia. / F/2/ eAiste atravs de indiv%duos aparentemente separados, mas irmanados no F/2/ !ue lhe deu origem e no F/2/ !ue resultado. / F/2/ se d realmente, ob etivamente, empiricamente atravs dos aconteceres particulares !ue so diferentes. / F/2/ se d subdividindo8se, por!ue o A=/"FE=E1 diferente. / F/2/ mltiplo volta a ser uno no momento seguinte. ; uni /UF1/ F/2/ pronto, tambm, para ser despedaado. Ele est sempre neste processo de se fa#er e se desfa#er, sempre, sempre... a histria do mundo, de um pa%s, de uma cidade. Zuando somente estudo o particular no estou sendo hol%stico, no estou percebendo o movimento geral. Eas tambm no posso pensar em ser hol%stico sem trabalhar com o particular. E assim estou mentindo ao real, por!ue o real o processo de cissiparidade, de subdiviso, de esfacelamento, de ciso. "o posso falar da F/FAIJ2A2E sem falar na ciso, por!ue estaria esva#iando o movimento trabalhando com um mundo sem movimento, com um pa%s sem movimento, com uma cidade sem movimento. Estaria subtraindo a histria. E ela !ue me di# !ue o uno mltiplo, no momento seguinte, para voltar a ser uno, no momento vindouro. "o s o F/2/ !ue eAplica o mltiplo, o mltiplo eAplica o F/2/. Essa a lei !ue eAplica a insero de cada lugar no espao total e o critrio de anlise !ue leva em conta o acontecer concreto em cada ponto da Ferra. "a verdade, o espao d conta da totalidade, impedindo !ue apenas se a vista de modo abs8trato. / tempo e suas categorias de anlise so instrumentos ade!uados para essa compreenso.

(3

*,
E<7AL/, EU"2/ 9I/?AIJKA2/, E/2E1"J2A2E

-ar(em X Ramos iniciar pedindo !ue o senhor fale sobre a evoluo e o estgio atual dos estudos sobre o espao. <abemos !ue sua tra etria elucidativa deste processo. Afinal, reali#ou8se efetivamente o !ue se denominava como 0geografia cr%tica0Q -ilton Santos ;I 7eriodicamente aparece na geografia uma preocupao relativa ao !ue estamos fa#endo. Eas na maior parte do tempo a preocupao terica, epistemolgica, ineAistente. A geografia uma disciplina muito embriagada pela prem>ncia do tempo, e s em determinados momentos essa busca de uma eAplicao mais geral se impCe. 7ode8se di#er, todavia, !ue nos ltimos trinta anos tem ocorrido, com maior ou menor fora, conforme os pa%ses, uma continuidade dessa busca do entendimento do !ue seria uma geografia capa# de fornecer um sistema de pensamento. A geografia chamada 0!uantitativa0 foi uma busca nessa direo, uma busca de um sistema, mas !ue se subordinava X pelo fato de ser !uantitativa X a uma viso matemtica do mundo, isto , eliminando !uestCes fun$ damentais como a do tempo, !ue no se compadece, no se coaduna com o critrio matemtico. A corrente !uantitativa colocou uma certa ordem, sem dvida. 7ermitiu !ue os estudos chamados marAistas X !ue tiveram muita fora na :rana nos anos ,' e 5' X voltassem e se tornassem uma das colunas fundamentais da chamada 0geografia cr%tica0, !ue alis no eAclusividade dos marAistas. Navia outros gegrafos organi#ando8se em grupos, ou reunindo8se em torno de revistas X !uero me referir a um grupo dos Estados Unidos, conhecido como 0gegrafos socialmente enga ados0. "o eram propriamente marAistas, mas criticavam a viso anterior da geografia e propunham uma outra perspectiva. Esta vertente chegou ao ?rasil h mais ou menos vinte anos. 7rimeiro ela foi sufocada pelo regime autoritrioB de alguma maneira foi tambm reprimida pela institucionali#ao da disciplina. :oi assim !ue se atrasou a ecloso do movimento da geografia cr%tica, !ue se manifestou de forma mais estruturada em dois momentos. / primeiro se deu atravs de um nmero do Boletim Paulista de 6eo(rafia na segunda metade da dcada de &', !uando gegrafos sem posto de mando utili#aram8se da revista para lanar o movimento. / segundo foi um artigo de cr%tica da geografia !uantitativa de Eanuel =orreia de Andrade. Jsso me permitiu, !uando cheguei ao ?rasil, assumir uma liderana nesse movimento !ue durou pouco, !ue de uma certa forma abortou. Nouve um %mpeto inicial, !ue condu#iu a uma eAploso entre *+&( e o in%cio da dcada de ('B a corrente continua tendo apar>ncia de vigor, mas na realidade apresenta alguns problemas. -ar(em I / senhor poderia elencar estes problemasQ -ilton Santos I Rou enunci8los rapidamenmte. A minha preocupao central e a da geografia cr%tica a seguinteH como ocupar o espaoQ / fato de di#er !ue trabalhamos com espao nos coloca, num primeiro momento, em relao com outros cientistas, sobretudo os cientistas sociais. Eas se ns procurarmos categori#ar o espao, encontrar categorias anal%ticas, no poderemos avanar. =onsidero !ue este foi um problema X a preocupao com a descoberta de categorias anal%ticas a partir do espao, !ue permitiam no ficar apenas no discurso do espao. "o (,

estou di#endo !ue no houve esforos neste sentido, mas sim !ue foram esforos isolados, dispersos, !ue no tiveram continuidade. A!uela concentrao de esforos !ue marcou o momento da eAploso deiAou de eAistirH ns, de alguma maneira, nos dispersamos, nos separamos. / !ue !uero di#er com isso !ue se eu no aperfeioar os instrumentos anal%ticos no chegarei a lugar nenhum, por!ue s o discurso no permite a anlise. A construo terica diferente do discurso. A construo terica a busca de um sistema de instrumentos de anlise !ue provm de uma viso da realidade e !ue permite, de um lado, intervir sobre a realidade como pensador e, de outro, reconstruir permanentemente a!uilo !ue se chamar ou no de teoria. "o rneu modo de ver, essa busca terica foi, de alguma maneira, atrofiada. A outra ra#o deste atrofiamento !ue a sua base, !ue seria a histria do presente, no teve fora suficiente. / entendimento do mundo de ho e um problema para os intelectuais brasileiros. / mundo como mundo interessa pouco. A eApanso das relaCes internacionais foi muito grande no ?rasil dos ltimos trinta, !uarenta anos, mas no foi acompanhada do interesse pelo mundo. :icamos mais prAimos das relaCes internacionais e mais distantes do mundo. Acho !ue este um dos grandes problemas das ci>ncias sociais no ?rasil, e no !ue toca @ geografia isso muito grave. "as teses, de um modo geral, e em todos os n%veis, em praticamente todos os centros e faculdades, o mundo !uase ignorado. D ignorado como mundo e tambm en!uanto bibliografia, a !ual sempre muito localista. Ento, essa busca de recuperar o !ue o mundo X numa fase em !ue o mundo mudou inteiramente X atrasou a elaborao terica. -ar(em I A !ue o senhor atribui esse despre#o pela !uesto do mundoQ -ilton Santos X A uma terceira causa, !ue vem eAatamente do enfo!ue marAista. Uma boa parte desta corrente da geografia se contentou com o marAismo de EarA, e acabou no sendo mais marAista, embora continue sendo assim rotulada. Ento, uma boa parcela do !ue ho e aparece como geografia marAista ideolgicaH trabalha com uma histria !ue no eAiste mais, da% uma certa fiAide# dos conceitos. Esta fiAide# decorre da transformao da categoria em conceito, de uma incapacidade de atingir o conceito. E por isso !ue a teoria na geografia se atrasou, se atrofiou. Esse marAismo, apegado @!uelas categorias, d a impresso X o apego !ue refora a impresso X de !ue as pessoas so mais fiis ao marAismo, !uando na realidade elas esto se distanciando da possibilidade de refa#er a disciplina e, por outro lado, di#er mais. N ainda um outro aspecto, !ue vem da !uesto cr%ticaH !uando a cr%tica no acompanhada pela anlise, ela permite a mobili#ao mas no a construo. A cr%tica deveria suceder a anlise, mas o !ue acontece, na maioria dos casos, !ue a necessidade de ser cr%tico opera como se o anal%tico fosse dispensvel. Jsto tambm um fator de atraso. Alis, algo !ue atrasa tambm o trabalho dos partidos de es!uerda, pois no ?rasil estes partidos no so anal%ticos, so cr%ticos. "o caso das ci>ncias sociais, e em particular da geografia, temos uma cr%tica mas no temos um avano de enfo!ue. Zuando digo !ue no temos, insisto nistoH estou generali#ando, pois eAistem esforos a!ui e ali. Assim, a minha proposta a reviso do !ue o mundo , o entendimento do !ue o mundo . -ar(em X A geografia cr%tica no acabou dissolvendo de ve# seu prprio ob eto, !ue o espaoQ 7or!ue tenho a impresso de !ue nestes ltimos vinte ou trinta anos a descrio da paisagem, do local, acabou aparecendo (5

mais nos livros de histria !ue nos de geografia. / espao, esse ob eto indeterminado, parece ter8se transferido da geografia para a histria. / senhor concorda com issoQ -ilton Santos I Eu creio !ue a geografia cr%tica criticou a forma como se trabalhavam as categorias como paisagem e regio, mas tambm ogou fora a necessidade de continuar elaborando estas categorias. Em ve# de refa#er os conceitos, preferimos di#erH 0"o to importante trabalhar a paisagem, no to importante trabalhar a regio0. Alguns colegas afirmamH 0/ espao no eAiste mais, eAiste o tempo0. "a verdade repetem 7aul Ririlio, !ue no trabalhai o espao da mesma forma !ue ns. / espao de Ririlio o espao da guerra. Eas alguns gegrafos tomam ao p da letra as suas ideias. / eAtremo dos eAtremos di#er !ue no precisa eAistir a geografia, !ue basta ter uma grande disciplina chamada ci>ncias sociais, o !ue tambm uma contribuio do set marAista. A% se caracteri#a esta diluio a !ue voc> se refere. Eu atribuo isso a uma forma de preguia epistemolgica. =omo dif%cil caracteri#ar o espao, eu o abandono, vou fa#er outra coisa. Um dos grandes riscos !ue a geografia corre ho e !ue alguns dos nossos melhores esp%ritos esto fa#endo outra coisa, preferem tomar como paradigma um bom literato, um bom poeta, o !ue imaginam ser um bom socilogo, um bom psicanalista, mas sem a preo$ cupao de saber !ual o nosso ponto de partida, !ue termina por ser nosso ponto de chegada. "o !ue eu dese e !ue se adote 0uma0 defini5o de espao, mas tem !ue haver alguma, seno voc> no sabe o !ue est fa#endo, no constri uma epistemo8logia. A epistemologia vista como algo situado entre a teoria e o realH voc> constri a teoria e ela prpria lhe permite eAtrair uma epistemologia, isto , o acesso ao real. E esta teoria tambm veio do real por outro caminho, !ue histrico, !ue este mundo novo !ue est se fa#endo. -ar(em I =oncordo, !uando voc> di# !ue a geografia cr%tica, en!uanto movimento, abortou, por falta de epistemologia. Eas eAiste uma srie de autores no 7a%s X e estamos diante de um deles X !ue tem feito um esforo muito grande para a construo dessa epistemologia. "o ustamente este esforo !ue garante sua lideranaQ / senhor no est sendo muito rigoroso, muito modesto, em relao @ sua lideranaQ -ilton Santos I N um problema maior, da universidade brasileira de um modo geral, !ue so as clivagens, de grupos e pol%ticas, !ue a redu#em a uma universidade eAtremamente provinciana, inclu%da a U<7. Essas clivagens redu#em o trPnsito das pessoas e das ideias. Assim, dos !ue eram meus aliados no in%cio dos anos (', poucos o so ho e, na verdade eram aliados pela mobili#ao. D nesse sentido !ue eu digo !ue a liderana intelectual se redu#iu. "o s o meu caso, mas tambm o de outras pessoas com preocupaCes de uma busca epistemolgica. N uma limitao do debate. Eu creio !ue isto vai se abrir de novo mais tarde, mas por en!uanto h a limitao, !ue se vincula tambm ao fato de os gegrafos cr%ticos terem se institucionali#ado. Zuando lanamos o movimento ramos todos 0no institucionais0, mesmo eu, !ue no tinha emprego. F%nhamos ideias. No e, !uase todos somos prisioneiros de nossos grupos, das nossas casas, dos nossos blocos. E isto no conteAto acadmico brasileiro, em !ue a ideia da profisso e carreira na universidade muito inferida, ! todo um processo de incluso e eAcluso !ue no tem necessariamente a ver com o !ue voc> est di#endo. 7ortanto tudo est ligado @ ar!uite8tura de nossa vida acadmica, !ue coloca obstculos ao desenvolvimento de ideias. 7or outro lado, eu creio !ue a minha promessa de uma teoria mais ampla, geral, no se (&

reali#ou de uma maneira, digamos, eApl%cita. Eu no sentei para escrever uma teoria geralB pode ser !ue a!ui e ali tenha aparecido a vontade de fa#er uma coisa mais unitria... Eas as pessoas ainda t>m !ue reali#ar esse trabalho, !ue complicado. N ainda um outro fatorH nestes ltimos de# anos a maneira como as casas de edio esto condu#indo o processo de publicao no a uda tambm o conhecimento das ideias no ?rasil. 7ois s !uerem publicar coisas leves, no h est%mulo ao grande livro. -ar(em I 9ostaria !ue o senhor refletisse sobre a !uesto do gegrafo e da espacialidade no !ue chamado de Ferceiro Eundo. Zual o papel do gegrafo e dos cientistas sociais num conteAto como o nossoQ -ilton Santos I ?em, o mundo um s e por conseguinte a geografia uma s. Agora os problemas resultantes da funcionali#ao do mundo X por!ue o mundo se torna funcional nos lugares X condu#em a >nfases diferentes. A >nfase !ue ns, do Ferceiro Eundo, damos a certas funcionali#aCes tem !ue ser maior !ue a do 7rimeiro Eundo. 7or !ue a >nfaseQ 7ara colocar a refleAo no Pmbito da realidade social presente nesta parte do mundo. EAistem as relaCes mais gerais, mas tambm as manifestaCes locais, !ue eAigem uma tomada de posio, primeiro intelectual e, logo em seguida, pol%tica. A !uesto da espacialidade surge a%H corno, !ue a histria se espaciai#aQ E aparece uma outra possibilidade de renovao da geografia. 7ois temos um novo papel do 0lugar0 no mundo de ho e, !ue conhecemos X e nunca conhecemos o mundo como ho e X p>los satlites, p>los faAs !ue nos tra#em imediatamente a not%cia, pela feleviso. Assim, !uem tem poder escolhe precisamente o lugar onde vai eAercer o seu poder, utili#ar o seu dinheiro. 7enso, desta forma, !ue a espacialidade volta a ter um papel eAtremamente forte. < !ue o mundo se tornou menos vis%vel, as relaCes !ue comandam o mundo so eAtremamente opacas para a viso da maior parte dos homens. Este fato eAige !ue nos debrucemos sobre a estrutura do mundo de ho e, !ue, @s ve#es, mais analisada nas faculdades de comunicaCes do !ue nas de sociologia. Estas ltimas podem deiAar de lado a viso globali#ante X e o !ue tem ocorrido X, mas os homens de comunicao no podem. Eas isto s um par>nteseB o fundamental !ue este mundo opaco, to comunicativo e to fechado @ viso dos outros, complica a tarefa do homem !ue est no Ferceiro Eundo, !ue tem menos acesso a essas informaCes. Eas aumenta a responsabilidade de todo gegrafo, de todo cientista social. <obretudo nesta fase atual em !ue a competitividade est se tornando irresist%vel no processo da economia pol%tica, sendo o espao um dos instrumentos da competitividade. 7ortanto, dever%amos nos colocar na frente da cena, assumir o papel de anlise da histria !ue est fa#endo o !ue pode se fa#er. "ote !ue voltamos ao mundo. =reio !ue o mundo sempre o ponto de partida para a reconstruo dessa teoria e dessa prtica geogrficas. -ar(em I Essa importPncia !ue o espao volta a assumir se apresenta tanto para o poeta, !uanto para o ar!uiteto, ou para o cientista social, no Q Ento, !ual a especificidade do gegrafoQ =omo o espao pode ser mais pertinente a eleQ 2e !ue forma o gegrafo reivindica a paisagem mais !ue o literato, o socilogo ou o homem de comunicaCesQ -ilton Santos I "a verdade, esse espao ho e uma preocupao dividida entre mltiplos especialistas. <e voc>s me perguntassem como eu retomaria a !uesto responderia !ue a minha proposta atual, produto de propostas ((

anteriores, !ue nos interessa trabalhar sistemas de ob etos e sistemas de aCes. / espao seria o con unto dessas duas coisas. Jsso daria uma viso de territrio, de paisagem, de lugar, e acrescentaria @ viso dos outros cientistas sociais uma viso de materialidade !ue no constitui apenas um teatro da ao, mas condio iara a ao. / gegrafo interviria no processo de fa#er a histria, no de interpret8la. E o faria atravs de uma viso desse processo interativo entre ob etos !ue sop ho e qAtremamente dotados de inteno. Este o caminho !ue eu veria para a geografia. 2e alguma maneira trata8se de voltar @ ideia de paisagem, de lugar, mas voltar com uma outra forma de ver. 7ois !uando falo em ob etos tenho !ue distinguir, tenho !ue saber o !ue cada ob eto, no !ue ele difere, para saber o !ue permite, o !ue autori#a, o !ue pro%be. Fer%amos !ue voltar a buscar na sociologia, na psicologia, na pol%tica, na economia a realidade das aCes !ue so contemporPneas de um dado tempo. Jmagino !ue se a esta a singularidade do gegrafo entre os outros cientistas sociais. -ar(em I A !uesto da mundiali#ao apareceu primeiramente, pelo menos no caso brasileiro, na geo8, grafia e no nas ci>ncias sociais, ou na sociologia, onde s agora comea a ser mais debatida. 9ostaria !ue o senhor refletisse sobre isto e tambm delineasse como se processa ho e o espao globali#ado. E como se coloca a !uesto do Estado8nao, ainda continua sendo um ob eto privilegiado de estudoQ -ilton Santos I "o meu caso, a !uesto da abordagem do espao e mundo tem muito a ver com minha biografia. A inconformidade com a geografia !ue aprendi com meus mestres, os franceses, se manifestou l, !uando estava ensinando, surgindo a vontade de criar uma outra forma de fa#er geografia. 7rimeiro me preocupei com o entendimento das teori#aCes, da teori#ao histrica !ue podemos chamar de 0modo de produo0, de momentos do modo de produo, e com essa passagem do internacional ao mundial, !ue eu acho muito importante. / mundo comeou a ser inter8r nacional nos sculos [R, [RJ, e s virou mundial agora. Fornou8se mundial talve# em funo da forma de viso do globo. 1egis 2ebraW, num livro recente X Cours de m!;diolo(ie (!n!rale I pensa numa nova disciplina, a 0midiologia0, e di# !ue se tivesse !ue estabelecer uma relao com outra disciplina seria com a geografia. 7or !ue istoQ 7or!ue 2ebraW mostra !ue a m%dia, antes de ser comunicao, espao. A percepo do espao est ligada @ velocidade das pessoas, das coisas e das mensagens. / espao distingue8se, certamente, em funo do grau de fluide# entre coisas, ob etos, mensagens. Ento chegamos a este final de sculo em !ue somos capa#es de participar da contemporaneidade simultPnea. Antes havia a contemporaneidade, mas ns no participvamos. No e, !ueiramos ou no, participamos. Essa nova situao muda a definio dos lugaresH o lugar est em todo lugar, est dissolvido no mundo inteiro, graas @ televiso, graas @ instantaneidade. Femos ainda o satlite, !ue nos d o movimento da Ferra. D como se fi#ssemos cinemaH acompanhamos a Ferra, o mundo. Acrescente8se a isto o fato de !ue pelas mos dos Estados, das instituiCes internacionais e das em$ presas multinacionais, cria8se a comunidade humana. Femos assim diante de ns o mundo 0globali#ado0B diferente da 0internacionali#ao0, !ue, de alguma for$ ma, um trunfo do marAismo. A totalidade se tornou emp%rica, no uma criao do nosso pensamento. Roc> constataH a globali#ao se tornou um fato !ue permite a verso de uma disciplina !ue pretende conhecer a Ferra. (+

:oi por isso !ue a geografia avanou mais nessa direo. 7ois a histria @s ve#es se divide, h histria disso, histria da!uilo... /s historiadores podem trabalhar 0pedaos0, a geografia no. Eesmo !ue se divida a geografia X em pol%tica, econmica, cultural X, no poss%vel trabalhar estes ramos sem o mundo. "o d para trabalhar a geografia pol%tica, nem a econmica, ou cultural, sem o mundo. Euito menos a geografia cr%tica. / mundo globali#ado a grande novidade do nosso fim de sculo, e uma alavanca para a mudana epistemolgica de todas as disciplinas. D por esta ra#o !ue eu reclamo dos socilogos, por no estarem fa#endo um esforo neste sentido. "s estamos fa#endo no lugar deles, o !ue no certo, por!ue faremos mal. -ar(em X E a !uesto do Estado e da naoQ -ilton Santos I N a% dois pontos. Uma coisa di#er !ue Estado e nao acabaram. /utra discutir o !ue o Estado. "s, ocidentais e brancos, admitimos a viso de Estado !ue vem da Europa, no temos a viso de um Estado de uma tribo africana. <er !ue ho e a dimenso do Estado industrial, !ue chamar%amos antes de supranacional, !ue tem o poder de impor regras a !ue no se pode desobedecer, estaria acima do prprio EstadoQ / !ue representam ho e o ?anco Eundial, o :EJ, a Unesco, o 9rupo de ?an!ueiros de 7aris etc.Q <er !ue eles t>m a funo ttica de impor normas !ue tero !ue ser aceitas de uma forma ou de outraQ 7or!ue o mundo se tornou global, ento se globali#aram as relaCes, se desmanchou a!uela ar!uitetura pol%tica anterior, e se superimpCe uma estrutura de n%vel mais altoQ / discurso ento !ue no se tem mais o Estado, no se precisa mais do Estado. "a verdade, precisa8se menos. 7or !u>Q 7elo grau de racionalidade tcnica !ue a nossa sociedade atingiu. A% reaparece a geografiaH o territrio tambm se tornou racional. "o caso do ?rasil, o territrio !ue est em torno de <o 7aulo X nos estados de <o 7aulo, 7aran, Eato 9rosso do <ul X organi#ado de forma eAtremamente ra$ cional, o !ue facilita o seu uso racional p>los vetores hegemnicos da pol%tica, da sociedade, da economia. "este conteAto, realmente, o Estado no to necessrio. D a 0mo invis%vel0, !ue se reali#a atravs do espao obediente, das grandes empresas e das grandes organi#aCes internacionais. D a volta da 0mo invis%vel0 do <mith, no ...Q FrisosD* -ar(em I No e eAiste um movimento interessante com relao @ !uesto das fronteiras. Femos a formao da =omunidade Europeia, temos as !uestCes nacionalistas na eAtinta U1<<, parece !ue h uma confuso generali#ada envolvendo o problema. "o seu livro Pensando o Espao do Homem do in%cio dos anos (', o senhor frisava a importPncia das fronteiras e da defesa. =omo o senhor abordaria ho e a !uestoQ -ilton Santos I 2e um lado temos o Estado passando para este outro patamar de !ue falvamos ante8 riormemte. 2e outro, creio !ue o Estado8nao continua sendo uma unidade eAtremamente importante para o nosso estudo, em virtude das heranas. N uma srie de heranas !ue so resultado da presena do Estado, como o nosso comportamento etc. Eas tambm por!ue !uestCes como a das classes sociais so ligadas a uma ar!uitetura do Estado8nao. / cenrio, os preos no so internacionais. / Estado8nao colocou o dedo durante muito tempo nestas !uestCes. Alm do mais, o Estado teve um papel, em certo momento, na consolidao de naCes !ue continuam tendo peso. Assim, o !ue est se desmantelando na EuropaQ D uma certa definio de fronteiras. Eas ser !ue isto vai permitir !ue a Europa se transforme numa enorme geliaQ <er !ue particularidades enrai#adas +'

no vo durar ainda muito tempoQ / !ue fica em cada pa%sQ Antes havia a fronteira, o dinheiro, a l%ngua, a nao. Acho !ue muita coisa vai continuar pesando ainda. -ar(em I A !uebra de fronteiras e as novas composiCes fa#em ento a categoria de regio voltar a ser discutidaQ -ilton Santos I H importante pensar como essa ideia de desterritoriali#ao se manifesta neste fim de sculo. Jsso tem !ue ser pensado, por!ue o ata!ue @ fronteira ho e no acontece necessariamente por divisCes. EAistem outras formas de desagregar um pa%s. <obretudo por!ue, muito mais do !ue antes, poss%vel comandar, @ distPncia, aCes econmicas e pol%ticas de forma dissimulada. 7ortanto, a !uesto das fronteiras ganha uma nova dimenso, a partir de uma nova definio do !ue seria a fronteira aps esta invaso, por eAemplo, pela informao, pela m%dia. -ar(em I As fronteiras tero ento perdido a sua materialidadeQ D poss%vel pensar nistoQ -ilton Santos X Eu creio !ue no. =reio !ue a maior prova da materialidade da fronteira o contra$ bando FrisosD* / contrabando, as free;s&ops as free;8ones representam o atrito de duas moedas e de dois n%veis de salrios diferentes. 2a% os pa%ses serem obrigados a fa#er as free;8ones* / ?rasil, !ue @s ve#es precoce, foi !uem descobriu isto. 7or!ue Eanaus uma cidade !ue responde a essa nova materialidade da fronteira. D uma free;8one destinada, de um lado, a a udar o "orte a se desenvolver e, de outro, a vender aos nossos bons vi#inhos. -ar(em I <eria ento uma nova forma de fronteira, dada pelas moedas de cada ladoQ -ilton Santos X <im, pois o Estado mantm o monoplio da moeda. "a Europa a ltima dificuldade a ser superada eAatamente esta. =omo !ue fica se voc> aliena o monoplio da moedaQ E mesmo assim voc> no muda tudo. Eu no sei se o salrio franc>s vai se igualar ao da <u%a, ou ao da Espanha, no sei. As !uestCes das classes e do salrio, entre outras coisas, so ligadas ao Estado8nao, e isso no se desmancha rapidamente. <o temas !ue temos !ue rever completamente. 7erguntas como essas so desafios !ue temos !ue aceitar como fundamentais. -ar(em I . !uesto do espao no pode ser pensada separada da !uesto do tempo. No e se tema8ti#a muito a mudana da temporalidade. 2avid NarveW fala numa 0compresso do tempo8espao0, AnthonW 9iddens se refere a um 0esva#iamento do tempo0. =omo o senhor concebe esta !uesto do tempo8espao na situao contemporPneaQ -ilton Santos X A !uesto do tempo e da materialidade do espao deve ser estudada pelo problema tcnico. As scnicas !ue tra#em a definio de ma8teiialiade. EAagerando, dir%amos !ue at a prpria nature#a poderia ser estudada do ponto de vista tcnico X um certo eAagero, licena potica. E o evento, !ue a sociedade, vai se encaiAando nesses ob etos. Fernos ento, de um lado, o tempo das aCes e, de imito, ! tempo da materialidade. D assim !ue penso na associao das noCes 0de tempo e espao. As aCes so uma possibilidade vaga ou concreta oferecida por um momento preciso da histria X as aCes !ue eu posso reali#ar ho e no so as mesmas !ue eu poderia reali#ar h vinte anos, as aCes so datadas. Eas a oportunidade !ue fa# com !ue a +*

possibilidade se torne concreta, e dada pela materialidade !ue, cada ve# mais, um produto da elaborao tcnica. Esta seria a 0chave para uma epistemologia da geografia atual. Naveria os ob etos !ue so o tempo cristali#ado, mas !ue terminam tendo um papel de controle do tempo das sociedades. 7or!ue eu no fao o !ue !uero deste ou da!uele ob eto, mas ele !uem, afinal, vai decidir o !ue fao dele. Ento esse encontro !ue se d via evento. 7or!ue o evento a oportunidade, um fato gerado por uma dinPmica histrica !ue encontra a sua ve# em um lugar definido atravs de formas !ue ho e so eAtremamente variadas. Falve# este fosse um dos caminhos poss%veis para uma epistemologia, ligando as duas categorias, tempo e espao, o !ue e!uivale a 0em8pirici#ar0 os doisB mas eu 0empirici#aria0 o tempo atravs da ao humana concreta X o tempo vivido mesmo, tempo do homem concreto. -ar(em I Eu gostaria de colocar um complica8dor fenomenolgico. "a medida em !ue o senhor 0em8 pirici#a0 esse tempo e espao, o senhor passa a lidar com a percepo. A partir da%, esse tempo e esse espao vo sair do plano terico mais abstrato para serem percebidos de formas diferentes. A%, temos o su eito do 7aWs 2ogon, no Eali, com uma concepo de tempo e espao completamente diferente da nossa, ou diferente de uma outra pessoa !ue est no centro nervoso de Eanhattan, em "ova ]orU. =omo o senhor aborda o problema da percepo do tempoQ / mapa do inundo um s ou so vriosQ -ilton Santos I / mapa do inundo so vrios, mas o mundo um s FrisosD* E voc> utili#ou a palavra correiaH era necessrio !ue eu utili#asse a fenomenolo8gia. Zuando falei com marAistas gegrafos sobre a utili#ao da fenomenologia, me disseramH 0"o pode, no podeY EarAismo e fenomenologia no se do bem0 FrisosD* "a!uele momento penseiH 0D capa# deles terem ra#o0. Eas continuei a ler e descobri alguns livros sobre o materialiasmo de Negel e fui constatando !ue poss%vel construir uma outra fenomenologia. E a% entra outra !uestoH a do cotidiano. =omo tratar a !uesto do cotidiano nessa geografia novaQ A princ%pio di#%amosH 0/ cotidiano a soluo0. Eas o cotidiano abrange o espao todo ou ele limita pedaos do espaoQ / cotidiano eAclui o espao total. D um recorte. / cotidiano tem !ue entrar como uma categoria de anlise, mas temos !ue ter a precauo de saber !ue dentro de uma rea as pessoas no t>m a percepo do tempo e do espao, ob etivamente, de igual para igual. "s sempre tomamos avio desde !ue nos paguem as passagens... FrisosD* Eas h gente !ue nunca via a, para !uem o espao tem outra dimenso. "um curso sobre o assunto eu sugeria a noo de espao e tempo dentro do tempo. "a realidade, o tempo do lugar um con unto de tempos dentro desse tempo do lugar, !ue corresponde a possibilidades diferentes dos indiv%duos X mas no somente dos indiv%duos, como tambm das empresas X de utili#ao do tempo e do espao. Eas eAiste um espao hegemnico, !ue o do ator !ue est l em cima e manobra o nosso tempo. / nosso tempo, !ueiramos ou no, manipulado peFCsrn atores iegernSnicps. Assim d para montar o mundoH o tempo do mundo seria o tempo do ator hegemnico. E ns sofrer%amos a ao desse tempo e nos acomodar%amos como fosse poss%vel... -ar(em I Eesmo dentro de um mundo globali#ado no poderemos pensar em atores sociais !ue mo$ dificam essa estrutura de tempo dominanteQ / senhor acredita nesta possibilidadeQ +.

-ilton Santos I <im, certamente. Uns podem mais !ue os outros. 7ensemos num espao como este a!ui de <o 7aulo, onde no podemos fa#er nada, a gente impotente, onde oitenta por cento dos votos so para a pol%cia. 7ois os votos do Estado de <o 7aulo foram para a pol%ciaH uns votaram em Ealuf, outros em :leurW. E isto est ligado @ racionalidade do espao, !ue tem um peso talve# mais forte !ue o restante da sociedade na vida social. ; um africano, por eAemplo, no to racional, o espao no tem tanto ob eto tcnico, ele tem o comando dos ob etos. Eu penso !ue essa via do estudo da racionalidade importante. Estou tentando estud8la agora, reler, por!ue por mais !ue nossa formao se a marAista, precisamos saber mais sobre os !ue falaram !ue a racionalidade um e!u%voco. "s temos !ue reler para poder incorporar isso de uma outra forma. Esse voto paulista me preocupa. Jsso !uer di#er !ue a modernidade est em atraso pol%ticoQ Falve# se a isto, por!ue a globali#ao perversa, noQ Uma sociedade do tipo da africana escapa dessa racionali#ao, dessa globali#ao perversa, e por isso tem uma margem de liberdade maior. Eas temos !ue aprofundar os estudos, estudar a !uesto da fenomenologia, trabalhar com todos os materiais dispon%veis para temos coisas a propor. Jmagine !ue ganhemos a eleio para presidente amanh e se amos chamados para fa#er propostas. A racionalidade uma !uesto !ue vai voltar a ter importPncia. N espaos !ue aceitam, espaos !ue re eitam, espaos de povos submissos @ racionalidade. A% o Estado di# !ue no tem o !ue fa#er, comea a falar no neolibera8lismo, a 0mo invis%vel0 organi#ando tudo, mas o Estado tem !ue organi#ar a materialidade. A prova o !ue est se passando na Alemanha /riental. A Alemanha se tornou unificada para impor o liberalismo, o neoliberalismo, mas o !ue organi#a o territrio o capital da Alemanha /cidental. Jsto s prova e refora o papel fundamental do territrio ho e. -ar(em I A ps8modernidade tem sido tomada no sentido da fragmentao, de !uebra da totalidade, fim da grande narrativa e mesmo como um discurso conservador. =omo o senhor v> esta !uestoQ -ilton Santos I A definio dada por muitos ps8modernistas tem sido esta. A minha forma de trabalhar por 0empirici#ar0. Em ve# de me preocupar com o !ue 0ps8modernismo0, me preocupo mais com a caracteri#ao desta poca, se ela forma ou no um con unto coerente. Alguns di#em !ue no, !ue o mundo est desconstru%do, !ue acabou o grande relato, !ue por isso no h teoria, no h mais ideologia. A minha impresso no esta. Ao contrrio, o mundo de ho e, na medida em !ue a totalidade se tornou emp%rica, permitiu mais facilmente a teori#ao. / complicador !ue so mltiplos os povos !ue emitem vetores hegemnicos, ao contrrio do per%odo anterior do capitalismo. EAiste uma multiplicidade de plos emitindo vetores !ue comandam. Eas nunca ningum escreveu !ue a totalidade tem um cerne s. <artre !uem nos a uda mais a tratar esta !uestoH para ele a totalidade um construto. <e a totalidade eAiste, no momento anterior, atravs do !ue chama de 0prtico8inerte0, !ue o espao. Falve# por isso a construo de uma geografia ho e eAi a o entendimento do 0prtico8inerte0, dessa materialidade resultante da histria !ue se fe# at a!uele momento, e !ue para <artre a nica forma de acesso @ totalidade. /u se a, ns temos acesso @ totalidade !ue deiAou de ser no momento imediatamente anterior. Falve# isto se a o espao e este o trabalho do gegrafo no !ue toca aos ob etos, @ materialidade. Eas precisamos

+4

de uma outra parte X a parte das aCes, para poder prever o !ue vai acontecer, para propor um acontecimento, sugerir uma forma de evoluo. E ser poss%vel ainda apreender o mundoQ /s ps8modernistas di#em !ue no, !ue o mundo se tornou inating%vel por!ue tudo se fragmenta, mas na realidade o mundo sempre se fragmentou. E a concepo de <artre X !ue acho mais fecunda !ue a do prprio Iefebvre X de !ue a passagem de um tempo para outro, de um momento para outro se d pela fragmentao. A totalidade s se torna outra atravs da fragmentao. :ragmentao para construir outra coisa. Ento, ao invs de nos subordinarmos @ ideia de ps8modernidade como fragmentadora, dever%amos conceb>8la como um outro momento de construo. -ar(em I Rrios autores X alguns originrios da geografia, como 2avid NarveW X t>m se direcio8nado cada ve# mais, nessa discusso da ps8modernidade, para uma temati#ao da cultura e da esttica. / senhor acha !ue vai ocorrer uma converg>ncia da !uesto do espao com a discusso da cultura, !ue os ob etos so muito carregados de significaoQ -ilton Santos I =reio !ue sim. "o tanto a esttica, mas a cultura sim. A cultura como uma relao entre o homem e seu 0entorno0. /u se a, o dom%nio do 0entorno0, a perda do 0entorno0 X !ue desculturai#ao X e !ue resulta se a da alienao, se a por!ue se impCe um 0entorno0 geogrfico !ue interessante para certas aCes hegemSnicas, mas !ue desnorteia e, finalmente, a busca de um 0entorno0, a!uilo !ue Iefebvre chamou de 0direito @ cidade0, direito ao 0entorno0. Eu creio !ue este um caminho fundamental. 7ois a cultura ho e o ve%culo do econSmico e do pol%tico. A discusso !ue tivemos a!ui sobre fronteira, Estados, mudanas no Ieste europeu est intimamente relacionada com a cultura e sua articulao com o territrio. "a medida em !ue a economia globali#ante, temos uma cultura !ue, num primeiro momento, pode abstrair8se do lugar, mas esta cultura no criao, acho !ue uma recriao. 7or!ue as pessoas esto fiAas, ali no seu local. <er !ue vamos chegar a um mundo em !ue as pessoas fi!uem permanentemente se movendoQ "o sei... 7enso !ue se as pessoas t>m um m%nimo de fiAao, elas vo tentar criar alguma coisa. Algo, por eAemplo, !ue me d oti8mismo so os ornais locais e de bairro. Jmaginvamos !ue com o progresso da modernidade esses ornais iriam acabar. Eas no !ue eles ficaram mais numerosos e mais fortesQ 7or !u>Q 7or!ue h traos locais !ue terminam sendo culturais, !ue eAigem a eAist>ncia de uma imprensa local. ; tentamos a!ui na U<7, e temos !ue retom8lo, esse estudo da geografia regional e da imprensa, da m%dia. 7or!ue o prprio consumo leva ao seu ant%doto. / consumo nos aprisiona, mas para vender tem !ue levar em conta estratificaCes de idade, de renda, os gostos herdados. E o ornal tem este papel, o intermedirio, tem tambm um consumo pol%tico. 7ortanto, isto tudo confere um papel muito importante ao local e @ cultura.

+3

Вам также может понравиться