Вы находитесь на странице: 1из 15

Sistemas Orgnicos e Funcionais 2013/14

Setembro 2013

Contedos
1. Contexto 2. Objetivos gerais 3. Objetivos especficos 4. Organizao curricular 5. Metodologia de ensino 6. Metodologia de avaliao de conhecimentos 7. Balano de final de semestre 8. Outras informaes 9. Anexo

1. Contexto
O Mdulo de Sistemas Orgnicos e Funcionais aglutinador de diversas reas do conhecimento fundamentais para o saber mdico, das molculas ao Homem. Historicamente, resulta da integrao das disciplinas bsicas do antigo curriculum mdico: Anatomia, Bioqumica, Farmacologia, Fisiologia, Histologia e imagiologia. Aps o mdulo de Sistemas Orgnicos e Funcionais, outras unidades curriculares do curso de medicina levaro os alunos desde o indivduo at ao seu contexto social. O Mdulo Sistemas Orgnicos e Funcionais estende-se por trs semestres, desde o 1 semestre do 1 ano at ao 1 semestre do 2 ano. Alguns contedos, nomeadamente os relativos ao Sistema Nervoso Central, so depois abordados no Tronco Comum de Neurocincias.

2. Objetivos gerais
O objetivo global do mdulo cumpre-se com a aprendizagem do organismo humano e pela compreenso por parte dos alunos de que, na sua dimenso fsica e orgnica, o organismo no seu todo uma unidade regulada e passvel de regulao, da escala microscpica escala macroscpica, em vrios nveis (molecular, celular/tecidular, rgo, sistema, indivduo) e que esta homeostasia existe, quer dentro de cada nvel, quer entre nveis.

3. Objetivos especficos
Os objetivos especficos relacionam-se com cada um dos seguintes sistemas e sua funcionalidade: Constituio molecular, celular e metabolismo energtico (semestre 1) Objetivos a atingir pelos alunos: . . Reconhecer a relao estrutura/funo das grandes famlias de biomolculas. Entender as principais vias do metabolismo energtico, com nfase para a sua regulao e interelao em todo o organismo (conhecer o papel desempenhado por enzimas, compartimentao celular e hormonas). . Conhecimento da arquitetura morfo-funcional das clulas especializadas que integram o nosso corpo, assim como a dos tecidos biolgicos em que elas se organizam, de modo a entender o seu papel na homeostasia do organismo normal e ficar apto a reconhecer e interpretar desvios e anomalias. Compreenso da estrutura e importncia funcional de tecidos biolgicos excitveis como o muscular e o nervoso.

Esqueleto do corpo humano (semestre 1) Objetivos a atingir pelos alunos: . Conhecimento da morfologia anatmica e imagiolgica normal dos ossos e cartilagens que constituem o corpo humano . Conhecimento da constituio histolgica geral das cartilagens, com incidncia na morfologia e funo dos vrios tipos de cartilagem . Entender a constituio histolgica geral e funes do tecido sseo.

Articulaes e movimentos do corpo humano (semestre 1) Objetivos a atingir pelos alunos: . Conhecimento da morfologia anatmica e imagiolgica normal das articulaes do corpo humano, seus constituintes, movimentos e classificao.

Msculos e contrao muscular (semestre 1) Objetivos a atingir pelos alunos: - Conhecimento da morfologia anatmica e imagiolgica normal dos msculos do corpo humano, caractersticas morfolgicas, inseres e aes. - Reconhecer as diferenas entre os vrios tipos de tecido muscular quer a nvel molecular, quer a nvel celular, assim como entender a sua distribuio, classificao e estrutura, compreendendo o metabolismo energtico inerente contrao muscular. - Integrar no conhecimento a morfologia e funo da placa neuromuscular. - Compreender as interaes clula-clula e clula-matriz, bem como o controlo nervoso e endcrino do tecido muscular. - Perceber o conceito de unidade motora e sua funo.

Nervos e Sistema Nervoso Perifrico (semestre 1) Objetivos a atingir pelos alunos: - Conhecimento da morfologia anatmica e imagiolgica normal dos componentes (nervos, gnglios, plexos) do sistema nervoso perifrico somtico e visceral em correlao com a sua funo e importncia clnica. - Reconhecer a diferenciao morfo-funcional das clulas nervosas e a organizao das sinapses. - Dominar os conceitos de excitabilidade e de conduo nervosa, de comunicao neuronal e canais inicos da membrana.

- Compreender as caractersticas morfo-funcionais da conduo axonal e mielnica, concebendo as implicaes potenciais da sua disfuno.

Sistema Nervoso Autnomo (semestres 1 e 2) Objetivos a atingir pelos alunos: - Conhecer a organizao morfo-funcional central e perifrica. - Perceber as implicaes sistmicas do seu mecanismo regulatrio. - Entender os aspetos bioqumicos, fisiolgicos e farmacolgicos dos neuro-mediadores. - Compreender os mtodos de estudo.

Sistema circulatrio (semestres 1 e 2) Objetivos a atingir pelos alunos: - Conhecimento da morfologia anatmica e imagiolgica normal do corao e do pericrdio, das artrias, das veias e dos linfticos em correlao com a sua funo e importncia clnica. - Conhecimento da gnese e estrutura microscpica dos rgos do sistema circulatrio, relacionando a funcionalidade de cada rgo com a dos vrios tecidos biolgicos que o integram e estabelecimento de correlaes morfo-funcionais, com aquisio de competncias para saber mais tarde reconhecer desvios e anomalias. - Compreender e interpretar o ciclo e o dbito cardaco, englobando as variaes das presses auriculares e ventriculares, tal como o impacto sistmico desta variao. - Estudar a eletrofisiologia cardaca e reconhecer a sua importncia em termos de diagnstico e potencial tratamento. - Entender a importncia do papel regulatrio da circulao perifrica.

Hematopoiese e sistema imunitrio (semestre 1 e 2) Objetivos a atingir pelos alunos: - Conhecimento da gnese e estrutura macro e microscpica dos rgos do sistema imunitrio, relacionando a funcionalidade de cada rgo com a dos vrios tecidos biolgicos que o integram e estabelecimento de correlaes morfo-funcionais, com aquisio de competncias para saber mais tarde reconhecer desvios e anomalias. - Hematopoiese e importncia dos vrios componentes estruturais do sangue perifrico.

- Compreender e interpretar os mecanismos funcionais implicados na hemstase e na fibrinlise.

Sistema respiratrio (semestre 2) Objetivos a atingir pelos alunos: - Conhecimento da morfologia anatmica e imagiolgica dos rgos que constituem as vias areas superiores e inferiores, dos pulmes e pleuras em correlao com a sua funo e importncia clnica. - Conhecimento da gnese e estrutura microscpica dos rgos do sistema respiratrio, relacionando a funcionalidade de cada rgo com a dos vrios tecidos biolgicos que o integram e estabelecimento de correlaes morfo-funcionais, com aquisio de competncias para saber mais tarde reconhecer desvios e anomalias. - Compreender a gnese e a manuteno do ritmo respiratrio e da mecnica ventilatria. - Os mtodos de avaliao da funo respiratria.

Sistema digestivo (semestre 2) Objetivos a atingir pelos alunos: - Conhecimento da morfologia anatmica e imagiolgica dos rgos que compem o tubo digestivo, dos seus rgos anexos e do peritoneu em correlao com a sua funo e importncia clnica. - Conhecimento da gnese e estrutura microscpica dos rgos do sistema digestivo, relacionando a funcionalidade de cada rgo com a dos vrios tecidos biolgicos que o integram e estabelecimento de correlaes morfo-funcionais, com aquisio de competncias para saber mais tarde reconhecer desvios e anomalias.

Sistema urinrio (semestres 2 e 3) Objetivos a atingir pelos alunos: - Conhecimento da morfologia anatmica e imagiolgica dos rins e das vias urinrias em correlao com a sua funo e importncia clnica. - Conhecimento da gnese e estrutura microscpica dos rgos do sistema urinrio, relacionando a funcionalidade de cada rgo com a dos vrios tecidos biolgicos que o integram e estabelecimento de correlaes morfo-funcionais, com aquisio de competncias para saber mais tarde reconhecer desvios e anomalias.

- Compreender e interpretar os mecanismos de regulao do equilbrio cido-base e o papel do rim na regulao tensional e do volume extracelular.

Sistema reprodutor (semestres 2 e 3) Objetivos a atingir pelos alunos: - Conhecimento da morfologia anatmica e imagiolgica dos rgos que integram os aparelhos genitais masculino e feminino em correlao com a sua funo e importncia clnica. - Conhecimento da funo do sistema reprodutor feminino e masculino, sua regulao e controlo, assim como o potencial desta informao na compreenso das doenas que os afetam. - Conhecimento da gnese e estrutura microscpica dos rgos do sistema reprodutor, relacionando a funcionalidade de cada rgo com a dos vrios tecidos biolgicos que o integram e estabelecimento de correlaes morfo-funcionais, com aquisio de competncias para saber mais tarde reconhecer desvios e anomalias.

Sistema endcrino (semestre 3) Objetivos a atingir pelos alunos: - Conhecimento da morfologia anatmica e imagiolgica dos rgos endcrinos em correlao com a sua funo e importncia clnica. - Conhecimento da gnese e estrutura microscpica dos rgos do sistema endcrino, relacionando a funcionalidade de cada rgo com a dos vrios tecidos biolgicos que o integram e estabelecimento de correlaes morfo-funcionais, com aquisio de competncias para saber mais tarde reconhecer desvios e anomalias. - Compreender e interpretar os mecanismos gerais de aco e regulao hormonal.

Interveno farmacolgica sobre a homeostasia (semestre 3) Objetivos a atingir pelos alunos: - Adquirir as bases do raciocnio farmacolgico, estruturante sempre que se pretenda perceber ou modificar o funcionamento do organismo, a nvel celular, do rgo, e integrado, em situao patolgica ou experimental. - Identificar princpios gerais da farmacocintica, farmacodinamia, farmacogenmica e toxicologia.

- Aprender os mecanismos de ao dos diversos grupos de frmacos, as suas aplicaes teraputicas e riscos inerentes ao seu uso clnico.

- Imagiologia (semestre 3) Objetivos a atingir pelos alunos: - Aquisio de uma perspectiva clnica integrada do corpo humano in vivo pela imagiologia.

4. Organizao curricular
A sequncia de contedos curriculares est organizada ao longo dos 3 semestres, obedecendo seguinte lgica: 1) Primeiro, so ensinados os grandes sistemas estruturantes, ao nvel da organizao anatmica msculo-esqueltica e dos nervos, dos tecidos como unidades constituintes de rgos, das famlias moleculares de uma clula genrica e do metabolismo energtico de sustentao do funcionamento do corpo humano. um nvel bsico, preparatrio da integrao que se consolidar no decorrer do mdulo. 2) Depois, so ensinados os vrios sistemas, desde a escala molecular/celular at ao rgo e ao sistema, enfatizando a relao entre estrutura e funo em cada nvel e entre nveis. 3) O nvel mximo de integrao atinge-se com o ensino dos sistemas de inter-relao e controlo entre os diferentes sistemas somticos, nomeadamente o sistema endcrino e o sistema nervoso autnomo (o Sistema Nervoso Central ser versado no Tronco Comum de Neurocincias). A perspetiva farmacolgica principalmente abordada nesta fase integradora, uma vez que os frmacos intervm a nvel molecular sobre a homeostasia, com consequncias diretas ao nvel tecidular e de rgos. Igualmente integradora, no mbito morfolgico, a perspetiva do estudo do corpo humano por regies e seces com a respetiva imagiologia.

5. Metodologia de ensino
O ensino organiza-se numa componente terica e em componentes prticas, podendo estas serem terico-prticas (estudo acompanhado em sala de aula) ou laboratoriais. Aulas tericas As tericas so essencialmente expositivas e factuais, embora com algum grau de interatividade (limitada pelo elevado nmero de estudantes). Tm uma durao de 50 minutos e

focam os aspetos essenciais da formao mdica no mbito dos Sistemas Orgnicos e Funcionais. Os alunos tm acesso aos materiais didticos e/ou sumrios disponibilizados na plataforma de e-learning Moodle (http://elearning.ul.pt). Algumas aulas tericas so lecionadas sob a forma de seminrios, com durao tpica de 2x50 min e com interveno de vrias reas disciplinares (Anatomia, Bioqumica, Farmacologia, Fisiologia, Histologia). Os temas dos seminrios so de natureza integradora (no especializada). Aulas terico-prticas As aulas terico-prticas so aulas de estudo acompanhado, com resoluo de casos prticos, incluindo alguns casos de inspirao clnica. Frequentemente implicam a preparao antecipada por parte dos alunos, com trabalhos de grupo a apresentar na aula. No so aulas expositivas factuais; trata-se da aplicao de conhecimentos com o objetivo de consolidar a aprendizagem factual das aulas tericas e iniciar o desenvolvimento de aptides de resoluo de situaes problemticas de natureza clnica. As aulas tm a durao at 110 minutos e as turmas comportam at 30 alunos. Aulas prticas/laboratoriais So aulas que decorrem em laboratrio, bancada, com o objetivo de permitirem aos alunos, consoante a rea temtica em causa a: 1) Aprendizagem em detalhe das estruturas e processos do organismo por contacto direto em pequenos grupos com exemplos e modelos, e/ou 2) Vivncia do processo de produo de conhecimento e aplicao de metodologias e raciocnio cientficos, e/ou 3) Construo prtica de conhecimentos operativos e capacidades de diagnstico. Trata-se portanto de um ensino de non-transferable skills, impossvel de realizar noutro contexto. Estas aulas preparam os alunos para um processo continuado de aprendizagem cientfica ao longo da vida e uma atitude cientfica face a problemas: saber decidir com base em evidncia cientfica. A frequncia obrigatria e a durao de cada aula de 50-110 minutos devendo as turmas ter, idealmente, at 14 alunos. Os alunos com maior vocao e aptido cientfica podem prosseguir atividades em estgios cientficos e/ou projetos GAPIC nos institutos da FMUL envolvidos no mdulo de Sistemas Orgnicos e Funcionais (Anatomia, Bioqumica, Farmacologia, Fisiologia, Histologia). Atendendo a que em cada nvel de complexidade (molecular, celular/tecidular, rgos/sistemas) as abordagens prticas e metodologias associadas so intrinsecamente

diferentes entre si, o ensino prtico (terico-prtico ou laboratorial) no ministrado de forma integrada entre nveis, isto , as aulas prticas de Anatomia, Bioqumica, Farmacologia, Fisiologia e Histologia so dadas separadamente.

5.1. Didctica
As aulas tericas so auxiliadas com meios audiovisuais e suportadas com a plataforma de e-learning integrada (http://elearning.ul.pt). A plataforma inclui material de estudo bsico e avanado/complementar para que os alunos possam auto-formatar a extenso dos conhecimentos que desejam adquirir, de acordo com o seu gosto e vocao. A plataforma de e-learning disponibiliza vrios contedos multimdia, entre outros.

6. Metodologias de avaliao de conhecimentos 6.1. Avaliao formativa


Sero disponibilizadas aos alunos perguntas-tipo anlogas da avaliao sumativa final. Os exemplos a trabalhar nas aulas prticas e terico-prticas incluiro perguntas deste tipo.

6.2. Avaliao sumativa 6.2.3. Avaliao integrada da componente terica


A avaliao da componente terica permite aferir no s os conhecimentos factuais dos alunos, como a sua capacidade de compreenso interligada do conhecimento nos vrios nveis de complexidade do ser humano (da molcula ao indivduo). Desta forma, a avaliao consistir em situaes concretas problemticas a pretexto das quais se exigir ao aluno a demonstrao de conhecimentos factuais e aptides de raciocnio conducentes resoluo de problemas. No decorrer do semestre ser fornecido aos alunos um exame-tipo, a ttulo demonstrativo e ilustrativo.

6.2.4. Avaliao sectorial das componentes prticas


As metodologias inerentes a cada componente prtica determinam avaliaes diferenciadas:

10

Terico-prtica (TP) de Bioqumica Avaliao contnua pelos docentes, aferindo conhecimentos factuais, sua utilizao para resoluo de problemas, interesse demonstrado, pr-atividade, assiduidade e pontualidade. O seu enunciado ser disponibilizado com antecedncia na plataforma de e-learning. Sero solicitadas respostas por escrito quando adequado (Mdulos II.1 e II.3). Teorico-prtica (TP) de Farmacologia Avaliao contnua pelos docentes aferindo a capacidade de apresentao (clareza, sntese e rigor) e discusso (capacidade de fundamentao/integrao) dos problemas resolvidos e apresentados pelos alunos em cada aula, sendo o seu enunciado disponibilizado com antecedncia na plataforma de e-learning Eventual realizao de fichas no final de cada aula. Prtica/Laboratorial de Anatomia (e Imagiologia Normal) Avaliao contnua pelos docentes, conhecimentos factuais, capacidades, interesse demonstrado, practividade, assiduidade e pontualidade. Prova oral global para aferio de conhecimentos e capacidades (OSCE no semestre 3), tendo esta carcter eliminatrio. Prtica/Laboratorial de Bioqumica Avaliao contnua pelos docentes, aferindo o rigor na aplicao de conhecimentos e execuo de procedimentos prticos. Realizao de relatrios ou fichas individuais nos casos adequados. Prtica/Laboratorial de Fisiologia Realizao de um teste escrito final, curto (tipicamente 20 perguntas) com avaliao de situaes prticas duas chamadas, sendo a segunda reservada a situaes de faltas justificadas ou de reprovaes. Ser potencialmente considerada, na nota, a avaliao contnua realizada pelos docentes tendo em linha de conta a assiduidade e participao nas aulas. Prtica/Laboratorial Histologia Avaliao contnua pelos docentes, aferindo o rigor na aplicao de conhecimentos e execuo de procedimentos prticos. Realizao de dois ou trs testes/semestre (15 min, na prpria aula prtica). A avaliao contnua modula, no final, e em +- dois valores, a classificao dos testes prticos. Detalhes adicionais sero dados pelos docentes no decorrer das prprias aulas. A grelha e metodologia de critrios da avaliao contnua em todas as componentes prticas do mdulo encontra-se em anexo.

11

6.2.5. Quantificao da classificao final prtica


A classificao quantitativa final ser calculada pela ponderao de 50% (Mdulos II.1 e II.2) ou 40% (Mdulo II.3) da componente terica e 50% (Mdulos II.1 e II.2) ou 60% (Mdulo II.3) da componente prtica, com nota mnima de 9,5 em cada uma das componentes que constituem a avaliao, individualmente. A distribuio da ponderao de 50% ou 60% na componente prtica do mdulo pelas diversas reas disciplinares prticas ser feita de acordo com o peso relativo de cada uma em cada semestre. Em 2013/14, adotada a seguinte ponderao: Semestre 1 Anatomia 50%, Bioqumica 50% Semestre 2 Anatomia 33,3%, Histologia 33,3%, Fisiologia 33,3% Semestre 3 Anatomia/Imagiologia 34%, Farmacologia 22%, Fisiologia/Bioqumica 22%, Histologia 22% No semestre 3 a rea disciplinar de Anatomia ser exclusivamente avaliada pelo exame terico prtico, sendo que o exame final terico constar apenas de perguntas das outras reas disciplinares.

7. Balano de final de semestre


feito um balano no final de cada semestre, com as comisses de curso, fazendo um levantamento dos aspetos positivos e negativos em termos de ensino e aprendizagem com o objetivo de melhoria continuada nos anos lectivos seguintes.

8. Outras informaes
1) Os alunos que j frequentaram outros cursos do ensino superior e pedem creditao/equivalncia a alguns contedos disciplinares do mdulo de Sistemas Orgnicos e funcionais ficam sujeitos a um regime de avaliao especial. A metodologia de avaliao nestes casos definida em regulamento prprio do Conselho Pedaggico. 2) Os regentes do mdulo so os porta-vozes perante os alunos em matrias de organizao e funcionalidade global do mdulo. A informao oficial do Mdulo a que for comunicada pelos regentes e ser colocada na plataforma Moodle. Os regentes do Mdulo de Sistemas Orgnicos e Funcionais em 2013/14 so os Professores Ana Sebastio, Antnio Cidado, Gonalves Ferreira, Mamede de Carvalho e Miguel Castanho.

12

3) Matrias especficas das aulas prticas de determinada rea disciplinar, ou respetivas aulas tericas, podem ser abordadas diretamente com os regentes da respectiva rea: Anatomia Prof. Gonalves Ferreira, Bioqumica Prof. Miguel Castanho, Farmacologia Prof. Ana Sebastio, Fisiologia Prof. Mamede de Carvalho, Histologia Prof. Antnio Cidado. 4) Os alunos devem planear o seu estudo atendendo a que cada aula implica um determinado tempo de estudo autnomo. O tempo de estudo autnomo depende do tipo de aulas e da matria envolvida. As plataformas Moodle das componentes prticas contm a indicao do tempo de estudo autnomo para cada aula terico-prtica ou prtica de cada rea disciplinar. Naturalmente, este tempo apenas uma referncia porque varia de aluno para aluno. Trata-se apenas de dar um valor estimativo que possa auxiliar os alunos a melhor gerir o seu tempo de estudo. 5) As assinaturas nas folhas de presena das aulas terico-prticas ou prticas s podem ser efectuadas pelo prprio, sendo considerada fraude punvel qualquer ato contrrio.

13

ANEXO - METODOLOGIA DE AVALIAO CONTNUA


(AULAS PRTICAS E TEORICO-PRTICAS) 1) Parmetros contnuos de avaliao aula-a-aula * Cada docente anotar, no final de cada aula, o comportamento e desempenho de cada aluno relativo a cada um dos seguintes parmetros: - Frequncia da aula e Pontualidade - Participao na aula, quer espontnea, quer quando solicitado - Conhecimentos e preparao prvia da aula - Maturidade Assim, cada docente ter, para cada aluno, um quadro equivalente ao seguinte, onde vai anotando os dados relativos ao aluno: Nome do aluno:___________________________________________
Aula 1 Assiduidade e pontualidade Participao na aula Preparao das aulas e conhecimentos Maturidade (e segurana) Aula 2 Aula 3 Aula 4 Aula 5 Aula 6 Aula 7 Aula 8 Aula 9 Aula 10 Aula

* Este formato poder ser adaptado em aulas prticas com um elevado nmero de alunos (superior a 14).

14

2) Classificao final (escala de aferio global) dos alunos: A nota final ser atribuda atravs de uma metodologia em que se procura a frase que melhor descreve o aluno em cada um de quatro domnios (nota: nem todos os domnios so aplicveis em todas as aulas das componentes prticas das diversas reas curriculares). Qual a frase que melhor descreve o aluno em cada caso? (Parmetros A a D por ordem decrescente de importncia relativa) A. Desempenho e conhecimentos 1- No faz leitura prvia das fichas de exerccios (TP) ou protocolos (P) 2- No faz leitura prvia dos exerccios/protocolos mas demonstra ter conhecimentos factuais adquiridos 3- Faz leitura prvia dos exerccios/protocolos mas demonstra deficincias ao nvel de conceitos bsicos 4- Faz leitura prvia dos exerccios/protocolos, demonstra ter conhecimentos e tem boa capacidade de os aplicar, com rigor e raciocnio lgico. B. Participao (Interesse e motivao) 1- Ausncia de motivao e interesse 2- Motivao insuficiente. Tem que ser chamado a participar. Por vezes recusa participar. Demonstra pouco interesse. 3- Com frequncia tem de ser encorajado a participar. Demonstra pouca confiana. Grau de interesse varivel. 4- Demonstra interesse e participa sempre. Faz perguntas espontaneamente. C. Maturidade e segurana No demostra noo dos riscos associados aos manuseamentos experimentais Tem noo do risco associado prtica experimental mas no atua em concordncia Tem noo do risco e atua de acordo com a sua minimizao Tem noo dos riscos e demonstra interesse ativo pelo tema, alm do contexto estrito da execuo do protocolo experimental. D. Assiduidade e pontualidade 1234No tem frequncia mnima de 2/3 (reprovado administrativamente) Presena muito irregular, com faltas injustificadas e pontualidade deficiente Apenas faltas justificadas e pontual. Sem faltas, pontual e d outros claros sinais de rigor no desempenho 1234-

15

Вам также может понравиться