Вы находитесь на странице: 1из 3

Trabalho Domiciliar I / 3 unidade Histria 1 ANO Pro !

"il#$nia %omes RENASCIMENTO CULTURAL (Ler captulo 14 do livro-texto e pesquisar na Internet)

Ateno: As respostas s atividades do Tdom devem ficar nos seus cadernos. No tempo oportuno, durante nossas aulas, eu os cobrarei. Atividade 1 1. Pesquise em livros e na internet e depois indique, resumidamente, o contexto do Renascimento em cada pas europeu indicado no quadro abaixo, seus grandes expoentes e obras (literrias ou artsticas). (Siga o modelo Pases leman!a ("acro #mp$rio) Contexto Expoentes e obras

Pases %aixos (&olanda'%$lgica) (!odelo

regi(o de )landres (atual %$lgica), assim como as cidades italianas, participava do com$rcio que ligava o sul e o norte da Europa, contando com ricas manu*aturas t+xteis.

&rasmo de 'otterdam Obras: Adgios, Manual do soldado cristo, Elogio da Loucura, Novo Testa ento, !a educa"o de u #r$nci#e cristo, Col%&uios, !o livre ar'$trio (contra Lutero), etc. Os ir !os Hubert e (an )an &*c+, (precursores do uso da tinta a "leo de seca#e r$pida). Obras: O casal Arnol(ini) Pieter -rue.hel, #ostava uito de pintar paisa#ens e cenas do cotidiano popular. &/!, 0O casa ento ca #on*s+, ,A luta entre o carnaval e a &uares a+- ,.rincadeiras de crian"a+) Hieron*mus -osch, 0O %ardi das delcias&' ()s tenta*+es de ,anto )nt!o&' () carro*a de -eno&, etc.

#nglaterra

)ran,a Portugal

Espan!a

-. #ndique os destaques nas reas da Astronomia e da !edicina . cientistas e suas descobertas e teorias, contribui,/es que *i0eram o !omem compreender mais sobre o corpo !umano e os corpos celestes.

Trabalho Domiciliar II / 3 unidade Histria 1 ANO Pro ! "il#$nia %omes RE/ORMA E CONTRARRE/ORMA (Ler captulo 1. do livro-texto e pesquisar na Internet)

Te"tos introdut#rios $
%eformas religiosas mudan,a na mentalidade europeia que marcou o incio da Era 1oderna tamb$m repercutiu na es*era religiosa. Certos setores da sociedade tornaram2se cada ve0 mais crticos em rela,(o 3 #gre4a Cat5lica. 6...7 8 resultado dessa insatis*a,(o *oi a Re*orma Protestante, que extrapolou os limites de uma mera re*orma, levando 3 divis(o da cristandade ocidental entre cat5licos e protestantes. o longo da !ist5ria, !ouve divis/es entre os seguidores do cristianismo. 9o s$culo :#, por exemplo, ocorreu o ;rande Cisma do 8riente, que dividiu o mundo crist(o em duas grandes igre4as< a #gre4a Cat5lica do 8cidente (ou #gre4a Cat5lica Romana) e a #gre4a Cat5lica do 8riente (ou #gre4a 8rtodoxa). outra grande ruptura da cristandade aconteceu no 6...7 s$culo :=#. 8 resultado dessa ruptura *icou con!ecido como Re*orma Protestante, que levou ao surgimento das diversas igre4as crist(s, independentes da #gre4a Cat5lica, c!amadas genericamente de protestantes. designa,(o >Re*orma Protestante? abrange, em geral, seus dois movimentos !ist5ricos principais @ a Re*orma Auterana e a Re*orma Calvinista @, mas pode incluir tamb$m a Re*orma nglicana. (C8BR#1, ;ilberto. &ist#ria global: %rasil e geral< vol. 1. 1C ed., "(o Paulo< "araiva, -D1D, p. -EF) $$ %eforma religiosa Re*orma Religiosa *oi um movimento que se desencadeou na Europa, a partir do incio do s$culo :=#. Esse processo levou ao rompimento da unidade da #gre4a Cat5lica, com o surgimento das religi/es protestantes que eram crist(s, mas n(o seguiam a doutrina da #gre4a de Roma e nem aceitavam a autoridade do papa. 8 Renascimento cultural e a Re*orma t+m uma rela,(o muito estreita. 8s dois processos se deram no contexto das pro*undas trans*orma,/es ocorridas na passagem da #dade 1$dia para a #dade 1oderna, como a ascens(o da burguesia, e a *orma,(o das monarquias nacionais, do capitalismo e da sociedade urbana. 9(o se pode, no entanto, considerar a Re*orma um epis5dio da Renascen,a. lguns aspectos *ilos5*icos bsicos que nortearam esses movimentos divergiam entre si de *orma radical. Enquanto os !umanistas acreditavam ser a nature0a do !omem naturalmente boa, re*ormistas como Autero e Calvino a ac!avam corrupta e depravada. 8 pensamento renascentista de*endia a ra0(o, 4 os re*ormadores re*or,aram os valores da *$ e do con*ormismo. 1as a e*ervesc+ncia cultural !umanista na Europa, principalmente na leman!a, abriu camin!o para o questionamento da religi(o cat5lica, de sua doutrina e da autoridade papal. 9esse sentido, d2se a rela,(o mais *orte entre Renascimento e Re*orma. (&ist#ria ' Elaine "esine %arbosa, 9eGton 9a0aro Hunior, "lvio degas P+raI ilustra,/es Horge Jaiba, 8sGaldo "equetin @ Curitiba< Positivo, -DDK , pgs. 1KL2M)

Atividade ( )omplementando os estudos *ue iniciamos em sala de aula. %espostas no caderno. 1. 8 anglicanismo surgiu de uma desaven,a entre o rei &enrique =### da #nglaterra e o papa Clemente =##. Aevante in*orma,/es em livros e na internet acerca da igre4a anglicana (suas origens, suas bases doutrinrias e rituais, se ainda existe, em que pases ela ainda $ expressiva, etc). -. Compare as ideias de 1artin!o Autero e de Ho(o Calvino, quanto 3 salva,(o, 3 %blia e aos ritos das duas igre4as e onde as ideias e as prega,/es dos dois re*ormadores se constituram primeiramente. N. ponte quais as principais medidas da #gre4a Cat5lica diante dos movimentos re*ormistas.

E. Oma das quest/es tratadas durante o Conclio de Brento (1KEK21KPN) *oi uma mel!or *orma,(o e disciplina para os sacerdotes. Explique por que era *undamental 3 #gre4a Cat5lica insistir nessa quest(o. K. Aeia e interpreta os textos contidos nas *uest+es 1,,11 e 1- das p.gs. (-, e (-1 do cap. 1/ do nosso livro de &ist5ria da col. "er Protagonista.

Вам также может понравиться