Вы находитесь на странице: 1из 4

ANLISE DA INFLUNCIA DA CONTAMINAO DE UM LUBRIFICANTE AUTOMOTIVO POR CONTAMINANTES LQUIDOS E SLIDOS ANALYSIS OF INFLUENCE OF AUTOMOTIVE LUBRIFICANT CONTAMINATION FOR

LIQUID AND SOLID CONTAMINANTS


Jssica Akita Ono, Alexandre Guerreiro Toledo, Aparecido Carlos Gonalves Campus de Ilha Solteira
Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira Engenharia Mecnica jessica.ono@gmail.com Bolsista PET alexandregtoledo@gmail.com Bolsista PET

RESUMO
Palavras Chaves: Manuteno preditiva, partculas de desgaste, anlise de lubrificantes, tribologia. KeyWords: predictive maintenance, wear particles, lubricants analysis, tribology.

INTRODUO

Manuteno preditiva, por definio simplista, uma manuteno preditiva subordinada a um tipo de acontecimento predeterminado tais como as informaes dadas por um sensor ou a medida de um desgaste que revelam o estado de degradao de um bem (Xavier, 2005). Em veculos mais modernos e luxuosos j existem alguns tipos de monitoramentos on-line nos motores. Alm de encarecer o produto final, este monitoramento feito somente pela anlise do sinal vibratrio que consiste em identificar caractersticas desse sinal vibratrio e utiliz-las para conhecimento das caractersticas do sistema. A tendncia atual o monitoramento do lubrificante, para se ter uma maior economia de combustveis, menores emisses de poluentes e uma vida til maior do motor. Isto pode ser feito atravs de medidas como a do ndice de basicidade total (TBN), da viscosidade e da anlise de partculas presentes no leo lubrificante. A tcnica de anlise de leo um tipo de manuteno preditiva feita por meio da anlise da amostra do leo contaminado usando tcnicas laboratoriais e equipamentos especficos. Assim, a composio dos contaminantes presentes nas amostras fornece informaes sobre as condies pelo qual o lubrificante passou durante seu processo de uso. Neste trabalho foram realizados ensaios de ponto de fulgor, viscosidade, dispersncia e ndice PQ em quatro amostras de lubrificantes. Trata-se de parte de um projeto maior onde vrios lubrificantes automotivos sero contaminados por vrios tipos e concentraes de biodiesel e por vrios contaminantes lquidos. 2 OBJETIVOS

Este trabalho, que faz parte de um projeto maior, tem por objetivo a comparao do efeito da contaminao slida e lquida em um lubrificante automotivo atravs de estudos de viscosidade, dispersncia, ndice PQ e ponto de fulgor. 3 MATERIAIS E MTODOS

Para auxiliar os estudos tericos foram utilizadas amostras contendo um lubrificante automotivo para motores de combusto interna a diesel (Lubrax MD). Na contaminao lquida foi utilizado biodiesel de origem animal (sebo) e na contaminao slida partculas de ferro.

Inicialmente foram preparadas quatro amostras em quantidade suficiente para realizao de todos os ensaios. As amostras continham leo lubrificante com 0g de contaminante slido, 0.1g de contaminante slido, 0.2g de contaminante slido e 3% em volume de contaminante lquido. Foram realizados ensaios das viscosidades, ndice PQ, ponto de fulgor e dispersncia para estas quatro amostras. A viscosidade foi medida em um viscosmetro Canon Fenske segundo a norma ASTM D445, o ponto de fulgor foi realizado no aparelho Cleveland de copo aberto com um termmetro com faixa de medida entre 1000C e 300 0C, a dispersncia foi realizada em tiras de filtro de papel apropriado e o ndice PQ (Particle Quantifier - que mede o teor de partculas magnticas relativo a um padro) foi medido em um equipamento da marca Analex. 4 RESULTADOS E DISCUSSES

Finalizada a preparao das amostras foram realizados os ensaios de ponto de fulgor, ndice PQ, viscosidade e dispersncia para cada uma das amostras. Na Figura 4.1 podem-se ver vrias etapas do ensaio de dispersncia para as amostras somente com contaminantes slidos.

(A

(B)

(C)

(D)

(E)

(F)

Fig.4.1 Etapas do ensaio de dispersncia para as amostras com 0g de partculas de Fe (L0S0), com 0.1g (L0S1) e 0.2g (L0S2), com imagens a cada 2 horas em um ensaio de 24 horas de durao. A etapa (F) mostra a situao do ensaio no fim do mesmo.

Pela figura observa-se que a concentrao de contaminantes slidos alterou um pouco a dispersncia da amostra, uma vez que o alcance das manchas nas tiras diferiu um pouco durante os perodos analisados conforme observados pelas Figuras 4.1 (D) a (F) onde o tempo de exposio da tira foi maior.. Nas amostras tambm foram realizados os ensaios de viscosidade para diferentes temperaturas 40C, 70C e 100C, conforme a Tabela 4.1. Tabela 4.1. Ensaio de viscosidade para amostras com contaminante slido e uma amostra com contaminante lquido.

Pela Tabela 4.1 acima, observa-se que a contaminao lquida (amostra 4) facilmente detectada pelo ensaio de viscosidade, uma vez que seu valor bem inferior que os demais nas trs temperaturas. A Tabela 4.2 mostra os diferentes valores do ponto de fulgor para as amostras com diferentes porcentagens de contaminantes slidos. Tabela 4.2. Ensaio de ponto de fulgor para amostras com diferentes porcentagens de contaminantes slidos.

Os valores esto bem prximos uns dos outros, tornando-se impossvel afirmar que h aumento ou diminuio do ponto de fulgor com a contaminao slida devido impreciso dos termmetros. A Tabela 4.3 mostra o ndice PQ para as quatro amostras. Tabela 4.3. Resultados do ndice PQ para as quatro amostras. ENSAIO PQ NMERO NOMENCLATURA 1 LOSO 22,5 2 LOS1 510,3 3 LOS2 318,1 4 L3S0 39,3 Pela Tabela4.3 observa-se a facilidade de deteco de uma contaminao slida presente em uma amostra, conforme expressa pelos valores das amostras 2 e 3 (as que continham contaminantes slidos).

CONCLUSES A manuteno preditiva vem ganhando destaque nas indstrias devido confiabilidade oferecida pelos processos existentes no mercado, gerando reflexos diretos na reduo dos custos referentes manuteno. A anlise dos leos lubrificantes uma das ferramentas da manuteno preditiva que evita que o processo de produo seja paralisado repentinamente. Para equipamentos como os motores, este tipo de manuteno consegue prever quais os componentes que esto sendo comprometidos no funcionamento, bem como as possveis causas dos problemas. Por meio da anlise de amostras contaminadas, espera-se obter resultados de cunho comparativo com os j existentes em outros estudos da mesma rea, utilizando-se equipamentos e mtodos laboratoriais como dispersncia, ponto de fulgor, viscosidade e ndice PQ. As tcnicas de anlise de lubrificantes devem ser utilizadas em conjuntos. Analisando apenas a dispersncia das amostras contaminadas por partculas de ferro poderia no se chegar deteco de um possvel problema no motor com muita clareza, pois a alterao do alcance do lubrificante nas tiras foi pequena. Por outro lado o ndice PQ detectaria o problema desta contaminao de imediato, assim como a viscosidade seria mais adequada para determinar a contaminao lquida de um lubrificante, conforme expresso no ensaio 4 da Tabela 4.1. 6 REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS FYGUEROA, A. , SIMN, J., Mantenimiento de Motores Diesel.Consejo de Estudios de Postgrado. Universidad de Los Andes. Mrida, 1997. GONALVES, A, C;LAGO, Daniel Fabiano; CUNHA, Rodrigo Carvalho.Maintenance of a reducer by vibration and wear particles analysis .Journal Of Qualit in Maintenance Engineering, England, v.12, n 2, p.118-132,2006. GONALVES, A.C.;LAGO, Daniel Fabiano; CUNHA, Rodrigo Carvalho Vibration and wear Particles Analysis in a test Stand. Industrial Lubrication and Tribology. Vol 59, issue 5, 2007,ISSN:0036-8792. XAVIER, A. N., Manuteno Classe Mundial. Congresso Brasileiro de Manuteno. Salvador, 2005.

Вам также может понравиться