Вы находитесь на странице: 1из 27

Palavra til

Havendo um milhar de palavras que no nos possa ajudar, melhor uma s delas, til, que sendo ouvida nos acalme.
Darmapada, VIII | 1

Expectativa de Transformao
O o jetivo da pr!tica " su ju#ar nossos prprios $lu%os mentais. &eralmente, especialmente no Ocidente, " muito comum as pessoas pensarem que, assim que voc' vira udista, isso de al#um modo trar! uma mudan(a e%traordin!ria, como se trans$ormar em um odisatva da noite para o dia. Isso no " verdade para nada no mundo. )or e%emplo, ao entrar na escola, voc' no se torna de repente um m"dico ou outra coisa. Isso s acontece #radualmente. *ontudo, sem consci'ncia disso, as pessoas +s ve,es apontam para al#u"m e di,em- ./h, ele tem sido um udista por tantos anos, como pode ter $eito isso01. 2ssa histria toda de .tantos anos1 no " nada demais. 3s temos re$or(ado nossas a$li(4es mentais por muitas e muitas vidas. 2stamos lidando de $ato com um oceano de a$li(4es mentais. )raticar o Dharma por muitos anos " om, mas no espere trans$orma(4es radicais e%traordin!rias mesmo se voc' tem praticado por astante tempo. 5udan(as acontecem aos poucos. 6 um erro esperar que trans$orma(4es $ant!sticas vo acontecer se voc' se tornar udista e praticar o Dharma por um tempinho.
&7atrul 8inpoche 9*hina, 1:;< => .3atural ?i eration1, parte 1 | ;

Armadilha da Impacincia
@empre que desejamos que a vida seja di$erente do que ", somos pe#os pela impaci'ncia. )erdemos nosso senso de humorA e a autoBpiedade, desespero e a atri ui(o de culpa se in$iltram no cora(o. O autodomCnio #entil inclui o espCrito do perdo. Duando sentimos um con$lito com os outros, compreender seu so$rimento " o primeiro passo para sermos capa,es de nos comunicar, perdoar e come(ar de novo. / pr!tica do perdo acontece quando conse#uimos compreender a causa $undamental de nossa raiva e impaci'ncia, e isso nos permite di$erenciar entre a $alta de ha ilidade no comportamento de al#u"m e a sua ondade essencial.

@erenidade e calma se desenvolvem assim que aprendemos a aceitar a imper$ei(o nos outros e em ns mesmos.
5ichele 5cDonald Eric7cle, vero de ;FFG 9Eric7cleHs Dail7 Dharma, ;GI11I;FF:>

Vacuidade e Compreenso So re !arma

Dil#o Jh7entse 8inpoche

/ menos que voc' tenha entendido a lei do Karma, di,er que voc' reali,ou a viso se torna uma mentira. 9"urchun# Shera Tra$pa, Ei ete, s"c. 11> @em compreender o princCpio de causa e e$eito K!rmicos, qualquer pr!tica do Dharma que voc' $i,er ser! simplesmente uma imita(o do arti#o aut'ntico. *omo costuma ser dito, .a viso deve ser to elevada quanto o c"u, mas a conduta precisa ser mais re$inada que $arinha1. Duando voc' se encontra a ponto de cometer mesmo a menor das a(4es ne#ativas, voc' no deve se atrever porque sa e que isso causar! so$rimento. 2 se tiver a oportunidade de e%ecutar mesmo uma minscula a(o positiva, voc' deve ansiosamente $a,er isso, sa endo que ir! ajud!Blo a acumular m"rito e pro#redir em dire(o + li era(o. )or outro lado, no ser! de ajuda nenhuma pensar que a(4es ne#ativas no importam porque podem ser puri$icadas por con$isso ou porque, devido + sua arro#ante viso, no h! tal coisa como positivo ou ne#ativo, om ou ruim. Lm praticante que tenha realmente compreendido a vacuidade na nature,a de tudo tem espontaneamente uma compreenso muito mais clara da interdepend'ncia e est! convencido de que a(4es inevitavelmente produ,em e$eitos.

Di,er que reali,ou a viso, sem compreender a lei de causa e e$eito, " uma mentira, assim como di,er que no h! necessidade de evitar a(4es ne#ativas e adotar positivas. 6 por isso que @hechen &7altsap apontaVoc' precisa dominar o ponto essencial de que a vacuidade se mani$esta como causa e e$eito. Duanto mais completa $or a reali,a(o da vacuidade, mais claramente se v' a rela(o in$alCvel entre causa e e$eito dentro da verdade relativa.
Dil#o Jh7entse 8inpoche 9Ei ete, 1:1F M Nuto, 1::1> .Ourchun#paHs Eestament1, II | 1F

Intervalos Entre a %editao


Eodos novos meditadores devem praticar em sess4es mais curtas por"m mais $requentes. 3a hora de concluir a sesso de pr!tica, a mente deve permanecer impertur ada por conceitos. @e a pessoa " capa, de permanecer paci$icamente sem ser pertur ada por conceitos, " importante dei%ar a mente nesse estado por um tempo. O motivo " que se o intervalo entre sess4es " preenchido com conceitos pertur adores, quando che#a a hora de praticar medita(o de novo a mente continuar! a se conectar com esses conceitos pr"vios. 2nto h! o peri#o de que a mente no poder! permanecer paci$icamente. 3o entanto, durante o intervalo entre sess4es, se a mente " dei%ada em claridade, quando che#a a hora de praticar medita(o de novo, a mente ir! continuar a encontrar essa claridade pr"via e, + partir daC, #radualmente a perman'ncia no estado de medita(o ir! aumentar. De modo similar, ao se levantar da medita(o, a pessoa no deve su itamente se er#uer, mas levantar e caminhar deva#ar, preservando o estado desperto. Ehinle7 3or u 8inpoche 9Ei ete, 1:P1 => ./ *ascadin# Qater$all o$ 3ectar1

&ature'a do %estre

Dudjom 8inpoche

R! que a consci'ncia pura do presente " o verdadeiro uda, com a ertura e contentamento encontramos o ?ama em nosso cora(o. Duando compreendemos que essa mente natural sem $im " a nature,a do mestre, no h! mais necessidade de preces ape#adas e ansiosas ou reclama(4es arti$iciais. /o simplesmente rela%ar no estado desperto no conceitual, o estado natural livre e a erto, o temos a en(o da autoBli era(o no diri#ida de qualquer coisa que surja.
Dudjom 8inpoche 9Ei ete, 1:F< M Sran(a, 1:TU> citado por @o#7al 8inpoche, em pre$!cio para .Nrilliant 5oon1, de Dil#o Jh7entse 8inpoche 9Ei ete, 1:1F M Nuto, 1::1>

Encontro Com o %estre Espiritual


/ ra,o pela qual as qualidades de um mestre so descritas em tantos detalhes nas escrituras " porque devemos estar cientes do que procurar quando uscamos um &uru que seja capa, de a rir dentro de ns o caminho udista. 8ece er ensinamentos de um pro$essor desquali$icado pode ser desastroso. /s escrituras tVntricas nos ensinam que uma pessoa no " imprudente por e%aminar um &uru por mais de do,e anos antes de aceit!Blo como seu pro$essor. / escolha do mestre " uma importante escolha e deve ser $eita criteriosamente. O &uru no somente desempenha o tra alho dos Nudas e, portanto, a eles se i#uala em sua atividade, mas os ultrapassa em termos de sua enevol'ncia.

De todos os Nudas do passado que se mani$estaram na qualidade de mestres universais, " nos dito que o Nuda @haK7amuni deles $oi o mais enevolente para ns, pois $oram seus ensinamentos que nos colocaram em contatoW muito em ora o Nuda @haK7amuni seja o mais enevolente dos Nudas do passado, mesmo assim no somos capa,es de rece er ensinamentos diretamente dele ou presenciar sua inspiradora presen(a. 5esmo que todos os Nudas e mestres da linha#em do passado mani$estassemBse para ns neste e%ato momento, ns no terCamos a capacidade de reconhec'Blos como seres iluminados. 2 em ra,o de no termos com eles cone%4es c!rmicas su$icientemente $ortes, eles seriam insu$icientes em poder nos a$etar 9ajudar>. O &uru reali,a a #rande enevol'ncia de vir at" ns como uma pessoa comum que podemos perce er e com a qual podemos nos relacionar e assim e%ecutar o tra alho dos Nudas em nossas vidas. O $ato de i#norantes como ns sermos levados para dentro do seio da $amilia dos seres esprirituais pode somente ocorrer para ns com a ajuda do &uru. /ssim, se no respeitarmos nosso mestre e no ouvirmos com cautela e aten(o a seus ensinamentos, que esperan(a podemos ter0 Devemos meditar so re a insuper!vel ondade do &uru e dei%ar nascer uma pro$unda aprecia(o por ele. / ra,o pela qual estamos va#ando ininterruptamente pela e%ist'ncia cCclica desde tempos imemoriais " porque ns no encontramos ainda um mestre espriritual no passadoA ou mesmo que o tenhamos encontrado, ns no cultivamos com ele ou ela uma e$etiva rela(o XmestreBalunoY. Devemos estar determinados de tomar para ns a oportunidade Cmpar de nossa atual condi(o humana e cultivar a pr!tica espiritual so a orienta(o de um mestre.
Dalai ?ama 9Ei ete, 1:PG => .Ehe )ath to 2nli#htenment1 9Dharma Duote o$ Ehe QeeK M @noZ ?ion, 1UIF:I;F1F>

(esco rir o )ue * Ausncia de E#o


8esumindo, ao e%aminar as coisas mais de perto, podemos desco rir que os $en[menos e%ternos no t'm e%ist'ncia prpria. 5esmo o velho culpado ape#o ao e#o, a#arrarBse + no(o de .eu sou1, podemos desco rir que isso no tem ase real. )odemos #anhar al#uma compreenso da nature,a das coisas, mas tal entendimento contudo " terico. 3o asta ter ideia de que todas as coisas, incluindo ns mesmos, so vacuidade. )ara #anhar e%peri'ncia real temos que ir at" um pro$essor que tenha ele mesmo essa e%peri'ncia e sai a como simplesmente descansar no estado natural sem #erar constru(4es mentais en#anadas, al#u"m que perce a as coisas como elas so- vacuidade, sem realidade slida. 3o entanto, precisamos com inar nosso prprio discernimento com as declara(4es dos iluminados e com as instru(4es orais de um mestre quali$icado. Lm pro$essor quali$icado " al#u"m que tenha compai%o, compreenso e e%peri'ncia.

/o rece er as instru(4es orais, devemos ter mente a erta, $" e devo(o, al"m de sermos inteli#entes e es$or(ados na aplica(o desses ensinamentos. /trav"s da e%peri'ncia pessoal iremos desco rir o que " chamado de estado de noBe#o se#undo os ensinamentos #erais, estado desperto inato se#undo o 5ahamudra, ou em termos D,o#chen, a es$era nica do DharmaKa7a.
*hoK7i 37ima 8inpoche 9Ei ete, 1:G1=> .Nardo &uide ooK1

Cada Ve' %ais Perto da %orte


/ pessoa no corredor da morte, Duaisquer passos que d', @e apro%ima cada ve, mais do senhor da morteIsso tam "m " verdadeiro para a vida dos humanos.
Ld\navar#a 1 | 1G citado por J]nchoK &7altsen 9Ei ete, ano 1PTT = 1<^:> em .@uplemento + Eradi(o Oral1 .5ind Erainin#1

Caminho de Vacuidade
X...Y no e%iste nem mesmo uma partCcula nascendo, nascida ou que ir! nascer _ no h! nada que possa ser a#arrado, nada a que possamos nos ape#ar. Eodas as coisas so inerentemente assim, no t'm nature,a intrCnseca prpria, so intrinsecamente incompatCveis com qualquer caracteri,a(o- nem um nem dois, nem muitos nem in$inito, nem pequeno nem #rande, estreito ou lar#o, pro$undo ou raso, nem nulidade nem conceitos, nem assim nem noBassim, verdade ou mentira, su stancial ou insu stancial, nem e%istente nem ine%istente. Nodisatvas ento v'em as coisas como noBcoisas, em ora em termos de $ala eles si#am as conven(4es ao de$inir o que so noBcoisas como coisasA eles no interrompem o caminho da a(o e no desistem das pr!ticas para a ilumina(oA eles uscam onisci'ncia sem jamais retroceder. 2les sa em que todas as condi(4es das a(4es so como sonhos, que sons e vo,es so como ecos, que seres sencientes so como som ras, que todas as coisas so como $antasmas _ ainda assim eles no ne#am o poder de a(o das causas e condi(4es. 2les sa em que o espectro das a(4es alcan(a muito lon#eA compreendem que todas as coisas no $a,em nada e cru,am o caminho da noBa(o sem jamais desistir.
Sutra +uirlanda de ,lores 9/vatamsaKa @utra, livro ;G M ./s De, Dedica(4es1> .SloZer Ornament @cripture1

Tudo e &ada

Jalu 8inpoche

Voc' vive na iluso e na apar'ncia das coisas. H! uma realidade, mas voc' no a conhece. Duando compreend'Bla, vai ver que voc' no " nada, 2, sendo nada, voc' " tudo. Isso " tudo.
Jalu 8inpoche 9Ei ete, 1:FG = `ndia, 1:T:> .Ehe Dharma Ehat Illuminates /ll Nein#s Impartiall7 ?iKe the ?i#ht o$ the @un and 5oon1 citado por RacK Jorn$ield, em .Ehe Nuddha is @till Eeachin#1

,orma e Vacuidade
Sorma " aquilo que est! l! antes de projetarmos nossos conceitos. 6 o estado ori#inal .daquilo que est! aqui1, as qualidades coloridas, vCvidas, impressionantes, dram!ticas e est"ticas que e%istem em toda situa(o. Sorma pode ser uma $olha de ordo caindo da !rvore e pousando no rio da montanhaA pode ser a lu, plena do luar, uma sarjeta na rua ou um monte de li%o. 2ssas coisas so .o que so1, e de certo modo so todas a mesma coisa- so todas $ormas, so o jetos, so apenas o que so. /valia(4es so re elas so criadas somente depois em nossas mentes. @e realmente olharmos para essas coisas como elas so, so apenas $ormas. 2nto, $orma " va,ia. 5as va,ia de qu'0 Sorma " va,ia de nossas pr"Bconcep(4es, va,ia de nossos jul#amentos.
*ho#7am Erun#pa 9Ei ete, 1:P: M *anad!, 1:TU> .Ehe Heart @utra- Eranslations and *ommentar71 Eric7cleHs Dail7 Dharma, PFIF:I;F1F

Si#nificado do Culto a -uda

O servadores super$iciais tentam apontar o parado%o de que o Nuda, que quis li ertar a humanidade da depend'ncia de deuses e da cren(a em um Deus criador ar itr!rio, aca ou ele mesmo endeusado nas $ormas posteriores de udismo. 2les no compreendem que o Nuda que " cultuado no " a personalidade histrica do homem @idarta &autama, mas a corpori$ica(o das qualidades divinas, que so latentes em todo ser humano e que se tornaram aparentes em &autama e em inmeros Nudas antes dele. 3o vamos con$undir o termo .divino1 _ mesmo o Nuda dos te%tos )\li no evitou classi$icar a pr!tica das mais altas qualidades espirituais na medita(o 9como amor, compai%o, ale#ria emp!tica e equanimidade> como .permanecer em Deus1 9 rahmavih\ra> ou .estado divino1. 2nto, no $oi o homem &autama que $oi elevado ao status de um deus, mas sim o .divino1 que $oi reconhecido como uma possi ilidade de reali,a(o humana. /ssim, o divino no perdeu valor, mas #anhouA porque + partir de uma mera a stra(o, se tornou uma realidade vivaA de al#o que era apenas acreditado, passou a ser al#o que podia ser vivenciado. 2nto no $oi uma queda para um nCvel in$erior, mas uma eleva(o, uma ascenso de um plano de realidade in$erior para outro superior. /ssim, os Nudas e Nodisatvas no so meramente personi$ica(4es de princCpios a stratos _ como aqueles deuses que so $or(as da nature,a personi$icadas ou qualidades psCquicas que o homem primitivo s podia entender atrav"s de $ormas semelhantes + humana _, so prottipos daqueles estados mais elevados de conhecimento, sa edoria e harmonia que $oram atin#idos pela humanidade e sempre sero reali,ados de novo e de novo.

Independente se esses Nudas so conce idos como sur#indo sucessivamente de tempos em tempos 9como seres histricos, por e%emplo, na tradi(o )\li> ou como ima#ens al"m do tempo, arqu"tipos da mente humana 9que so visuali,ados em medita(o e, portanto, chamados de Dh7\niBNudas> eles no so ale#orias de per$ei(4es transcendentais ou de ideais inalcan(!veis. @o sCm olos e e%peri'ncias visCveis da reali,a(o espiritual em $orma humana. )orque para ns a sa edoria s pode se tornar uma realidade se ela $or reali,ada em vida, se ela se tornar parte da e%ist'ncia humana.
?ama /na#ariKa &ovinda 9/lemanha, 1T:T = 2L/, 1:TG> .Soundations o$ Ei etan 57sticism1, parte P | 1

Estado Intermedi.rio da Vida


*omo eu disse, este ardo/ do nascimento e da vida " muito importante. @e voc' puder reconhecer este ardo como nada mais que um sonho, uma e%i i(o m!#ica, e com inar esse reconhecimento com odhicitta/ desimpedida, + partir do cora(o, ento voc' vai dominar este ardo do nascimento e da vida. Duando voc' domina este ardo, voc' dominar! todos os outros ardos/. 2, se alcan(ar isso, voc' se tornar! um #rande heri ou heroCna, no aterrori,ado por nascimento, doen(a, envelhecimento e morte. 2nto, no haver! nenhuma necessidade de instru(4es especiais so re o ardo da morte.
Dudjom 8inpoche 9Ei ete, 1:F< M Sran(a, 1:TU> citado por Jhenpo EseZan# Don#7al 9Ei ete, 1:GF => em .?i#ht o$ Searless Indestructi le Qisdom1, cap. ^

/ ardo0 palavra ti etana que si#ni$ica .estado intermedi!rio1

&o Es)uecer
3o esque(a o ?amaA re,e para ele a todo momento. 3o dei%e a mente se distrairA o serve a ess'ncia da sua mente. 3o esque(a a morteA persista no Dharma. 3o esque(a os seres sencientesA com compai%o dedique seu m"rito a eles.
Dil#o Jh7entse 8inpoche 9Ei ete, 1:1F M Nuto, 1::1> citado por @o#7al 8inpoche, em pre$!cio para .Nrilliant 5oon1, de Dil#o Jh7entse 8inpoche 9Ei ete, 1:1F M Nuto, 1::1>

&o Es)uecer
3o esque(a o ?amaA re,e para ele a todo momento. 3o dei%e a mente se distrairA o serve a ess'ncia da sua mente. 3o esque(a a morteA persista no Dharma. 3o esque(a os seres sencientesA com compai%o dedique seu m"rito a eles.
Dil#o Jh7entse 8inpoche 9Ei ete, 1:1F M Nuto, 1::1> citado por @o#7al 8inpoche, em pre$!cio para .Nrilliant 5oon1, de Dil#o Jh7entse 8inpoche 9Ei ete, 1:1F M Nuto, 1::1>

Verdadeira 1i erdade
?i erdade si#ni$ica ser capa, de escolher como rea#ir +s coisas. Duando a sa edoria no est! em desenvolvida, ela pode ser $acilmente o scurecida pelas provoca(4es dos outros. 3esses casos, podemos ser e%atamente como animais ou ro [s. @e no h! nenhum espa(o entre o estCmulo o$ensivo e sua rea(o condicionada imediata _ a raiva _ ento na verdade estamos so o controle dos outros. O estado desperto a re tal espa(o e, quando a sa edoria est! l! para preench'Blo, a pessoa " capa, de responder com paci'ncia. 3o " que a raiva seja reprimida, ela nem che#a a sur#ir.
/ndreZ Olend,Ki Eric7cle, inverno de ;FF^ 9Eric7cleHs Dail7 Dharma, ;UI11I;FF:>

Conscincia Cont2nua da Impermanncia


)recisamos incutir em ns uma consci'ncia contCnua da imperman'ncia, porque a vida " uma corrida contra a morte e a hora da morte " desconhecida. *ontemplar a apro%ima(o da morte muda as nossas prioridades e nos ajuda a a rir mo do envolvimento o sessivo com coisas ordin!rias. @e permanecermos sempre conscientes que cada momento pode ser o ltimo, intensi$icaremos a pr!tica para no desperdi(ar nem $a,er mau uso da nossa preciosa oportunidade humana. a medida que amadurece a contempla(o dessa verdade, che#aremos + al#uma compreenso de como $unciona o mundo, de como as apar'ncias sur#em e se trans$ormam. Vamos passar de um mero entendimento intelectual da imperman'ncia para a compreenso de que todas as coisas, so re as quais ase!vamos nossa cren(a, na realidade, so apenas um cintilar de mudan(a. *ome(aremos a ver que tudo " ilusrio, como um sonho ou uma mira#em.

2m ora os $en[menos apare(am, na verdade nada " est!vel, de $ato, no presente. Isso nos ajudar! a compreender os ensinamentos udistas mais pro$undos.
*ha#dud EulKu 8inpoche 9Ei ete, 1:PF M Nrasil, ;FF;> .)ort4es da )r!tica Nudista1, parte ; | :

3eaco Correcta

Dalai ?ama

*om a morte de 5ao Ese Eun#, @ua @antidade o Dalai ?ama $alou so re o $alecimento diante de uma multido de ti etanos e reali,ou uma #rande cerim[nia reli#iosa direcionada a 5ao. 2le disse que a#ora que 5ao $aleceu, seria visto com compai%o. 3a verdade, quando @ua @antidade estava $alando da morte de 5ao, havia l!#rimas em seus olhos devido + sua #rande compai%o por esse homem. 2le pediu ao povo ti etano para dedicar o m"rito de suas pr!ticas ao ene$Ccio de 5ao.

O que 5ao $e, para merecer esse tipo de aten(o e compai%o de @ua @antidade0 O que ele $e, $oi sistematicamente destruir os monast"rios, monumentos e livros do Dharma no Ei ete. 2le $e, o m!%imo para aniquilar todas as representa(4es do Nuda e do Dharma no Ei ete. Duanto ao povo ti etano, 5ao perpetrou um #enocCdio, e so$rimento intenso $oi in$li#ido asicamente devido +s suas polCticas. 2sse so$rimento $oi in$li#ido no apenas ao povo ti etano, mas no povo chin's tam "m. Lma quantidade tremenda de so$rimento pode ter sua ori#em tra(ada at" 5ao e seu re#ime. Duando ouvimos $alar so re uma pessoa ou #overno que causa tamanho so$rimento, nossa rea(o natural " a raiva. R! quando @ua @antidade o Dalai ?ama encara isso, ele simplesmente compreende que esse era o Karma dos ti etanos, e as pessoas que se en#ajam em a(4es assim terrivelmente prejudiciais merecem nossa compai%o. Duando normalmente jul#amos as pessoas _ di,endo- .ali est! meu inimi#o1 ou .essa " uma pessoa m!1 _ estamos construindo as outras pessoas dessa maneira. Duando conce emos os outros desse modo, colhemos o $ruto de nossos prprios pensamentos. O que enviamos, rece emos de volta. / rea(o de @ua @antidade + morte de 5ao $oi err[nea ou virtuosa0 Soi uma rea(o virtuosa. Duando o espCrito do despertar realmente amadurece no $lu%o mental de al#u"m, esse " o tipo de rea(o que sur#e _ uma rea(o caracterCstica de um verdadeiro se#uidor de Nuda. Voc' pode achar que " in#'nuo, mas " assim que um udista deve rea#ir.
&7atrul 8inpoche 9*hina, 1:;< => .3atural ?i eration1, parte 1 | ;

Incndio da Sa edoria Compassiva


Devemos aprender a con$iar em ns mesmos quando praticamos a doutrina do Nuda. *om o tempo, iremos con$iar na inevita ilidade da causa e e$eito K!rmicos e na interdepend'ncia de todas as a(4es. Devemos conse#uir conhecer e con$iar na importVncia da acumula(o de m"rito e sa edoria, do mesmo modo que sa emos e con$iamos que at" a menor das #oteiras eventualmente enche o alde. Devemos aprender a con$iar que nossa prpria pr!tica do dharma ir! eliminar inteiramente nossa selva de venenos, do mesmo modo que um #rande inc'ndio consome uma $loresta inteira. Eodas as nossas ne#atividades podem ser varridas pelo inc'ndio de nossa sa edoria compassiva. Devemos con$iar que toda nossa $elicidade e triste,a so completamente dependentes _ sendo um resultado _ de nosso Karma. Duando con$iamos nesse processo, podemos come(ar a acumula(o de a(4es virtuosas imediatamente. 3in#u"m alcan(a per$ei(o em nada si#ni$icativo na primeira tentativaA contudo, temos ouvido $requentemente a $rase .a pr!tica $a, a per$ei(o1. 6 verdade que, com mltiplas repeti(4es e paci'ncia, todos podem che#ar a per$ei(o com o tempo.

3o conhe(o nin#u"m que sentou pra meditar e, na primeira ve,, j! che#ou + ilumina(o, mas assim como a #oteira que, sa emos, uma hora vai encher o alde, a pr!tica consistente do dharma eventualmente nos condu,ir! + li era(o.
Dudjom Dorjee .Heart$elt /dvice1 9Dharma Duote o$ Ehe QeeK M @noZ ?ion, F;IFGI;F1F>

4 Pro lema no est. na (ualidade em Si


X...Y O pro lema no est! na dualidade em siA est! no $ato de que e%perimentamos a dualidade de uma maneira parcial e incompleta _ nos identi$icamos com um lado e rejeitamos ou nos a#arramos ao outro. .5as se estivermos completamente em contato com esses sentimentos dualistas, a e%peri'ncia a soluta de dualidade " ela prpria a e%peri'ncia da noBdualidade. 2nto no h! pro lema al#um, porque a dualidade " vista a partir de um ponto de vista per$eitamente claro e a erto no qual no e%iste con$litoA e%iste uma viso tremendamente a ran#ente da unidade.1/ Ou como est! dito em ./utoli era(o atrav"s da viso nua1//par'ncias no so en#anosas, o erro vem atrav"s do ape#o. *onhecendo o pensamento de ape#o como mente, ele " autoli erado. /o aprender a ver o mundo dessa maneira, podemos e%perimentar a dualidade como ela realmente ", plena e completamente, de tal $orma que " trans$ormada na totalidade toda a ran#ente do estado desperto. X...Y
Srancesca Sremantle .Va,io ?uminoso1, cap. 11

/ trechos de te%tos do Nardo Ehodol 9ou .?ivro Ei etano dos 5ortos1, como " conhecido um capCtulo desse ciclo>

Proteco das Ac5es Positivas


Duando os mensa#eiros do 8ei da 5orte tiverem me capturado, De que ajuda sero meus ami#os e conhecidos0 3esse momento, a virtude na vida " minha nica de$esa, 5as isso " o que dei%ei de lado.

O *aminho do Nodisatva, ; | <1 9@hantideva, `ndia, s"c. VII>

Duando o processo #radual da dissolu(o Xda vidaY se con$i#urar, as alucina(4es produ,idas pelo Karma ne#ativo iro tomar a $orma dos terrCveis mensa#eiros do 8ei da 5orte. 2les vo captur!Blo e amarr!Blo pelo pesco(o com um la(o ne#ro e, em tormento solit!rio, ele ser! espancado com marretas. De que ajuda sero seus conhecidos pr%imos, seus pais e sua $amCliaA de que ajuda sero seus amados ami#os0 3in#u"m, ele di,, ser! capa, de prote#'Blo. 3esse momento, apenas o m"rito derivado de a(4es positivas _ se elas $oram e%ecutadas e acumuladas _ ser! de al#uma ajuda. 2ssa " a melhor _ na verdade, a nica _ prote(oA e " e%atamente isso, @hantideva lamenta, o que no passado ele ne#li#enciou e dei%ou de lado.
Jun,an# )elden 9Ei ete, 1TU;B1:<P> .Ehe 3ectar o$ 5anjushriHs @peech1

Colheita da Sa edoria
Eendo cultivado $irme devo(o, 3a campo da disciplina pura )lante a semente da concentra(o, 2 veja a colheita da sa edoria amadurecer.
@hechen &7altsap )ema &7urme 3am#7al 9Ei ete, 1TU1B1:;^> .Lm *olar de Rias1 .Ourchun#paHs Eestament1

(ese6o e Aspirao
Qualquer tipo de desejo leva dor? 3em todo desejo leva diretamente + dor. *ontudo, a prpria palavra e%pressa a ideia de se #rudar a al#oA ela no permite a li erdade, ela amarra. Duando estamos ape#ados e presos a al#o, no podemos nos mover. 6 como se o o jeto do desejo nos pu%asse de volta, e no conse#uimos nos li ertar disso. 2nto para esse tipo de desejo usamos o termo que si#ni$ica ape#o. 2nquanto estivermos ape#ados, estamos colados ali e no podemos alcan(ar li era(o. 3o entanto, isso no necessariamente si#ni$ica caos e dor. Isso significa que h algum desejo que na verdade seja benfico? 3a lCn#ua ti etana, desejo si#ni$ica o ape#o que prejudica a ns e aos outros.

2m rela(o + $onte de ene$Ccio para ns mesmos e os outros, h! um nome di$erenteA chamamos isso de .aspira(o1.
Jhenchen Ehran#u 8inpoche 9Ei ete, 1:PP => .2ssential )ractice1 9Dharma Duote o$ Ehe QeeK M @noZ ?ion, ;;IFGI;F1F>

%undos Criados Pela %ente

Detalhe de pintura chinesa retratando a Eerra )ura do Nuda /mita ha

/ssim como as artes do m!#ico )odem $a,er sur#ir diversas coisas, Devido + $or(a dos atos dos seres O nmero de planos de e%ist'ncia " inconce Cvel. /ssim como pinturas Desenhadas por um artista, @o todos os mundos *riados pela mente pintora. /s di$eren(as nos corpos dos seres @ur#em das discrimina(4es da menteA /ssim todas as terras variam *on$orme os atos.

/ssim como o &uia " visto @o di$erentes $ormas, Os seres v'em as terras De acordo com seus padr4es mentais.
@utra &uirlanda de Slores 9/vatamsaKa @utra, livro G M .O 8eino Vale de Slores1> .SloZer Ornament @cripture1

4 Poder da ,*
@e voc' se or#ulha da sua reli#io ou de no pertencer + nenhuma reli#io, a $" desempenha um papel importante na sua e%ist'ncia. 5esmo no acreditar requer $" _ $" total e ce#a em sua prpria l#ica ou raciocCnio aseados em seus sentimentos constantemente em mudan(a. X...Y
D,on#sar Jh7entse 8inpoche 91:^1 => .Qhat 5aKes bou 3ot a Nuddhist1, cap. 1 9O que $a, voc' ser udista0>

Sinal de Pro#resso no Caminho


@empre que sentir que adquiriu certas qualidades como sinal de pro#resso no caminho, seja reali,a(o do estado natural, clarivid'ncia, concentra(o e vis4es do 7idam, entre outras, poder! ter certe,a que elas so realmente qualidades verdadeiras se, como resultado, o amor e a compai%o da odhicitta continuarem a aumentar constantemente. 2ntretanto, se o e$eito de tais e%peri'ncias " apenas uma diminui(o do amor e da compai%o da odhicitta, voc' pode estar i#ualmente certo de que o que parece um sinal de sucesso no caminho ", na verdade, ou um o st!culo demonCaco ou uma indica(o de que voc' est! se#uindo o caminho errado.
)atrul 8inpoche 9Ei ete, 1TFTB1TTU> ./s )alavras do 5eu )ro$essor )er$eito., ;c parte | cap. P

Viso e Viso Err7nea

@o#7al 8inpoche

X...Y em ora a . ase1 de nossa nature,a ori#inal seja a mesma, os udas reconhecem sua verdadeira nature,a, se tornam iluminados e se#uem uma .dire(o1. 3s no reconhecemos, $icamos con$usos e se#uimos outra. 3essa $alha ao reconhecer, nessa terra de nin#u"m da i#norVncia, ns inventamos e construCmos uma realidade prpria. Erans$ormamos o que, na verdade, " uma viso err[nea em nossa viso, a viso que d! $orma +s nossas vidas inteiras e que d! cor + nossa percep(o de tudo. Vis4es err[neas, se#undo o Nuda, so as piores _ sendo a $onte _ de todas aquelas a(4es danosas de nosso corpo, $ala e mente, que nos enredam in$initamente no ciclo de so$rimento conhecido como samsara.
@o#7al 8inpoche 9Ei ete, 1:<U => Ehe @pirit o$ Nuddhism

Concentrao Correcta
@amadhi correto, ou concentra(o correta, " um aspecto do caminho udista. @amadhi tem um sentido de ser como ", que si#ni$ica se relacionar com o espa(o de uma situa(o. Isso se re$ere + situa(o de vida de al#u"m tanto quanto meditar sentado. / sor(o correta " estar completamente envolvido, inte#ralmente, de modo no dualista.

/o meditar sentado, a t"cnica e voc' so um. 3as situa(4es da vida, o mundo dos $en[menos tam "m " parte de voc'. 2nto voc' no precisa meditar como se $osse uma pessoa separada do ato de meditar e do o jeto da medita(o. @e voc' " um com a situa(o da vida assim como ela ", sua medita(o acontece automaticamente.
*ho#7am Erun#pa 9Ei ete, 1:P: M *anad!, 1:TU> .Ehe 57th o$ Sreedom and the Qa7 o$ 5editation1 9Ocean o$ Dharma Duotes o$ the QeeK, F:I11I1F>

Estado de +rande Perfeio

@amanta hadra

Verdade a soluta- quando isso ainda no " conhecido 2 a sa edoria autoBsur#ida no est! mani$esta, 3o h! nada que no vire veneno, 2 nada que no seja um inimi#o prejudicial. 5as quando o si#ni$icado do #rande '%tase " conhecido, / rindo assim a porta da odhicitta, 3o h! nin#u"m que no alcance o $ruto, 2 nin#u"m que no seja de $ato um Nuda. X...Y 3enhuma perman'ncia e nenhuma cessa(o, H! apenas #rande '%tase, Imut!vel, sem es$or(o, sur#indo espontaneamente. 3enhum eu, nenhum e#o, nenhum lado de c! e nenhum lado de l!. X...Y

2splendor na e%tenso a soluta al"m de todo movimento, )er$eito, no produ,ido, " um estado de #rande per$ei(o. /l"m de toda a(o e luta, " noBcomposto. /l"m de toda aspira(o, " per$eito em ns mesmos. Os tr's reinos, o mundo e tudo que ele cont"m @o nada mais que ornamentos do #rande '%tase. 3os campos de qualidades per$eitas, Eodos so udas, todos sem e%ce(o.
.&rande @amanta hadra Ha itando em 3s 5esmos1 citado por Ram#]n 5ipham 8inpoche 9Ei ete, 1T<^B1:1;>, em .Qhite ?otus1

3econhecimento da Impermanncia
X...Y 2sque(a de ir al"m do tempo e espa(o, j! que mesmo ir al"m dos elo#ios e crCticas parece $ora de alcance. 5as quando come(amos a compreender, no apenas intelectualmente mas emocionalmente, que todas as coisas compostas so impermanentes, ento nosso ape#o diminui. / convic(o de que nossas posses e pensamentos so valiosos, importantes e permanentes come(a a se soltar. @e $ossemos avisados de que temos apenas dois dias de vida, nossas a(4es mudariam. 3o $icarCamos preocupados em dei%ar os sapatos paralelos, em passar $erro na roupa Cntima ou colecionar per$umes caros. )oderCamos ainda $a,er compras, mas com uma nova atitude. @e sou ermos, mesmo s um pouco, que al#uns de nossos conceitos, sentimentos e o jetos $amiliares e%istem apenas como um sonho, desenvolvemos um senso de humor muito melhor. 8econhecer o humor em nossa situa(o evita o so$rimento. /inda vivenciamos as emo(4es, mas elas no podem mais nos pre#ar pe(as ou nos iludir. /inda podemos nos apai%onar, mas sem medo de ser rejeitado. Iremos usar nosso melhor per$ume e creme $acial em ve, de #uard!Blos para uma ocasio especial. /ssim, todo dia se torna um dia especial.
D,on#sar Jh7entse 8inpoche 91:^1 => .Qhat 5aKes bou 3ot a Nuddhist1, cap. < 9O que $a, voc' ser udista0>

Teste de amor
Os relacionamentos so comple%os. / maioria se aseia em mais do que um simples ape#o, por"m poucos envolvem um amor puro e incondicional, sem nenhum ape#o. )ortanto, a maioria dos nossos relacionamentos " uma mistura de amor e ape#o. / ra,o da ansiedade nos relacionamentos no " porque e%iste muito amor, mas porque e%iste muito ape#o. O teste do amor versus o ape#o pode ser $eito quando voc' perce e que uma pessoa que voc' ama muda para pior. O que acontece0

@e o amor $or #enuCno, os sentimentos de amor crescero mais $ortes. @e o amor $or realmente um ape#o, haver! um a$astamento.
N. /lan Qallace, em .Nudismo com /titude1.

+ratido por Poder Trilhar o Caminho


@em este mundo no podemos alcan(ar ilumina(o. 3o haveria nenhuma jornada. 2nto, em certo sentido, todas as coisas acontecendo no mundo, todas as irrita(4es e todos os pro lemas so cruciais. 2m outras palavras, poderCamos di,er que se no h! arulho l! $ora durante nossa pr!tica de medita(o, no podemos desenvolver estado desperto. @e no temos dores pelo corpo, no podemos alcan(ar estado despertoA na verdade, no podemos meditar. @e tudo $osse certinho, no haveria nada a se tra alhar. @em os outros e os desa$ios que eles apresentam, no terCamos nenhuma chance de se desenvolver al"m do e#o. 2nto a ideia aqui " se sentir #rato pelos outros estarem nos apresentando o st!culos tremendos. @em eles, no poderCamos nem se#uir o caminho.
*ho#7am Erun#pa 9Ei ete, 1:P: M *anad!, 1:TU> .Erainin# Ehe 5ind1 9Ocean o$ Dharma Duotes o$ the QeeK, ;<I11I1F>

Troca Entre Eu e 4utro


*onecte tudo que voc' encontrar + sua medita(o a#ora mesmo. O si#ni$icado disso " o se#uinte- conecteBse ao seu treinamento da mente e se en#aje nessa pr!tica em todos os momentos _ quando est! $eli, ou na tra#"dia, na prosperidade ou po re,aA em todos os lu#ares _ em seu paCs ou em outrosA em todos os conte%tos _ em um monast"rio ou em outros am ientesA durante todas as atividades, como caminhar, dormir e tudo maisA e em rela(o a todos os o jetos de seus seis sentidos, como viso, audi(o, memria e pensamento. 2ntre os o jetos de seus seis sentidos, esto dois tipos- aqueles que so desej!veis e aqueles que no so. 8econhecendo essas duas classes, doe o que $or desej!vel aos seres sencientes e pe#ue para si o que $or indesej!vel. /ssim, ao se en#ajar em qualquer atividade _ viajar, passear e tudo mais _ tudo que encontrar, con$orme essas duas classes, mesmo na cama antes de dormir, pense- .Vou tomar para mim todos os so$rimentos dos seres sencientes e suas causasA vou doar a eles meu corpo, ens materiais, tudo, e vou ajudar todos a alcan(ar o estado dico1.

Devido a isso, seus momentos de sono vo se tornar parte da pr!tica de trocar .eu1 e .outros1A esse treinamento pode ser e$etivo mesmo em seus sonhos, assim como est! descrito nos sutras, con$orme e%plicou o mestre. J]nchoK &7altsen 9Ei ete, ano 1PTT = 1<^:> em .@uplemento + Eradi(o Oral1 .5ind Erainin#1

Impermanncia Su til
Eodos t'm um entendimento #rosseiro so re a imperman'nciaA raramente ele che#a a um nCvel sutil. 3s consideramos al#uma coisa permanente at" que ela seja destruCda. )or e%emplo, uma pessoa " permanente at" que ela morreA um copo " permanente at" cair e que rar. 2sse " um entendimento #rosseiro da imperman'ncia. /o entender a imperman'ncia sutil, compreendemos que tudo muda de instante a instante, momento a momento. / cada microBse#undo uma pessoa est! mudando. )odemos dar ao envelhecimento um rilho con$ort!vel di,endo que uma crian(a est! crescendo e $icando maior, mas, na verdade, a partir do momento que ela nasce, a crian(a envelhece todo dia e cresce em dire(o + morte. O mesmo vale para as esta(4es e todas as outras coisas. Di,emos- .a#ora " vero1, e temos a ideia de que, em ora o vero seja impermanente, ele parece ininterrupto. O vero de repente aca a e chamamos isso de outono. 3a realidade, as coisas mudam a todo instanteA mesmo as partCculas mais sutis de mat"ria mudam continuamente. 3ada permanece est!vel de um momento para outro. Isso " a imperman'ncia sutil. / imperman'ncia " um $ato com que devemos nos acostumar e no esquecer. Sa(amos com que essa compreenso cres(a em nossas mentes. /ssim, teremos menos ape#o +s coisas desta vida, e nossa ha ilidade de entender os ensinamentos, coloc!Blos em pr!tica e repousar na equanimidade da medita(o vai aumentar. Ereinar a mente na compreenso da imperman'ncia tornar! mais $!cil a pr!tica da medita(o. *ostuma ser dito- .se voc' se a#arra a esta vida, no " um praticante1. /o se ape#ar +s coisas desta vida e sentir que o que temos no " su$iciente, desperdi(amos nosso tempo e lentamente nossa vida se esvai.
*hoK7i 37ima 8inpoche 9Ei ete, 1:G1=> .Nardo &uide ooK1

Instru5es 8ue Apontam


as ve,es colocamos nossos culos no olso ou na ca e(a e mais tarde per#untamos- .onde esto meus culos01. Isso " muito comum. )rocuramos em todos os outros lu#ares sem encontrar os culos.

6 por isso que precisamos do #uru, que pode nos di,er- ./C esto seus culos1. Isso " tudo que os mestres de 5ahamudra e D,o#chen $a,em- simplesmente apontam. O que eles esto apontando " al#o que voc' j! tem. 3o " al#o que eles do a voc'. 2les no te do culos novos. 2les no podem te dar culos novos, mas podem apontar onde voc' pode encontrar seus prprios culos. Duando rece emos as instru(4es que apontam de nosso lamaBrai,, estamos sendo introdu,idos de maneira direta e nua + realidade da nature,a da mente. 2ssas instru(4es se tornam muito e$etivas se tivermos nos preparado para rece 'Blas. X...Y /pontar " como indicar no c"u, quando h! muitas nuvens, e di,er a al#u"m- .ali est! o c"u a,ul1. / pessoa vai olhar e responder- .onde01. Voc' responderia- ./li, atr!s das nuvens1. / pessoa para quem voc' est! apontando o c"u a,ul no vai ver de primeira. *ontudo, se s uma pequena por(o do c"u aparecer, ento voc' pode di,er- .Veja. O c"u a,ul " daquele jeito1. / pessoa ento tem uma e%peri'ncia direta. 2le ou ela sa e por e%peri'ncia que h! c"u a,ul, que estar! totalmente visCvel quando as nuvens se $orem.
D,o#chen )onlop 8inpoche 9`ndia, 1:^G => .5ind Ne7ond Death1 9Dharma Duote o$ Ehe QeeK M @noZ ?ion, ;:IF<I;F1F>

9ul#ar os 4utros
3unca se sa e onde pode haver um odisatva. 6 dito que muitos odisatvas, usando m"todos ha ilidosos, so encontrados at" mesmo entre a atedores de animais ou prostitutas. 6 di$Ccil di,er se al#u"m tem odhicitta/ ou no. Nuda disse/l"m de mim e daqueles como eu, nin#u"m pode jul#ar outra pessoa. 2nto, qualquer um que desperte odhicitta em voc', seja uma deidade, um mestre, um companheiro espiritual ou qualquer outra pessoa, considereBo simplesmente como um verdadeiro uda.
)atrul 8inpoche 9Ei ete, 1TFTB1TTU> ./s )alavras do 5eu )ro$essor )er$eito1, ;c parte | cap. P

seres

odhicitta0 aspira(o + ilumina(o com o o jetivo de ene$iciar todos os

Caminho Irrevers2vel
X...Y 6 como di, o tantra ./ promessa das daKinis1@e voc' tem n"ctar em sua oca, no vai cuspCBlo. Voc' no vai comer novamente o que vomitou. Lma ve, que prove o n"ctar do autoBestadoBdespertoB odhicitta, )ensamentos err[neos, causas e resultados en#anosos voc' no ir! uscar.

/ e%ist'ncia $enom'nica no " nada mais que a indivisCvel unio 9das duas verdades, apar'ncia e vacuidade>, o estado desimpedido do #rande '%tase coBemer#ente. Salando dos io#ues que desco riram esse caminho irreversCvel, imut!vel e destemido, o .JalachaKra Eantra1 di,@eus corpos so puros, transparentes, sem um nico !tomo de materialidade, como o espa(o. 2les possuem todas as marcas maiores e menores do 2stado Ndico. 2les perce em todas as variedades de $en[menos dos tr's reinos da e%ist'ncia como sonhos _ puros, transparentes e livres de o scurecimentos. @ua $ala " deso struCda e toca os cora(4es dos outros seres, porque " e%pressa na lin#ua#em apropriada a eles. @uas mentes esto preenchidas com '%tase supremo, ina al!vel, constantemente permeadas pela sa edoria primordial coBemer#ente.
Ram#]n 5ipham 8inpoche 9Ei ete, 1T<^B1:1;> .Qhite ?otus1

Princ2pio do Ser
6 possCvel para ns alcan(ar o nirvana0 O $ato " que voc's so o nirvana. O nirvana est! + disposi(o de voc's vinte e quatro horas por dia. 6 como a onda e a !#ua. Voc's no precisam procurar o nirvana em outro lu#ar ou no $uturo. )orque j! so ele. O nirvana " o princCpio do seu ser. Lma das maneiras de alcan(ar o mundo do noBnascimento e da noBmorte " alcan(ar o mundo do nascimento e da morte. @eus prprios corpos cont"m nirvana. @eus olhos, nari,, lCn#ua, corpo e espCrito cont"m nirvana. @e se apro$undarem astante nele, alcan(aro o princCpio dos seus seres. @e pensam que s conse#uiro alcan(ar Deus a andonando tudo no mundo, duvido que conse#uiro alcan(!Blo. @e estiverem uscando o nirvana rejeitando tudo que e%iste em voc's e + sua volta, ou seja, $orma, sentimentos, percep(o, concep(4es mentais e consci'ncia, no conse#uiro atin#ir o nirvana de maneira al#uma. @e eliminarem todas as ondas, no haver! !#ua para tocar.

3eino da 3ealidade

Ilustra(o de um manuscrito em sVnscrito do d&andav7uha @utrad 9s"c. 1;>@udhana rece e ensinamentos de 5aitre7a /l"m disso, j! que a su stVncia do conhecimento no tem local e atravessa tudo, a pessoa v' o a soluto e o mundano como completamente inconce Cveis. 3o reino in$inito onde todos os seres e o jetos re$letem uns aos outros, as terras puras dos udas se multiplicam e remultiplicam, s! ios e pessoas ordin!rias so a mesma unidade, e as $ormas dos o jetos se interpenetram. Isso " chamado de o reino da realidade. 2 quando um som sutil passa pelo universo, um $io de ca elo mede o in$inito, di$erencia(4es entre #rande e pequeno desaparecem, eu e outros so o mesmo corpo, consci'ncia e sentimentos condicionados se vo, e o conhecimento penetra sem nenhum o st!culo. Isso " chamado de entrada no reino da realidade.
.2ntrada no 8eino da 8ealidade1 9&andav7uha @utra> 9/vatamsaKa @utra, livro P:> .SloZer Ornament @cripture1

Compaixo (iante do !arma


Da perspectiva udista, o tipo de sorte, $elicidade ou triste,a que encontramos, no est! relacionada com al#u"m $a,endo al#uma coisa por ns. @eu eu #anho na loteria, no " porque o Nuda me selecionou para rece er um [nus. 3enhum deus ou uda " respons!vel pelo que nos acontece. )elo contr!rio, nossas circunstVncias so $undamentalmente criadas por a(4es anteriores.

2sta " uma a$irma(o peri#osa se $or mal compreendida. Lma interpreta(o muito in$eli, do que o Nuda queria passar em seu ensinamento so re o carma " a concluso de que o so$rimento das outras pessoas " simplesmente por culpa delas. O Nuda no ensinou que uma crian(a que so$re de uma doen(a ou de $ome trou%e este so$rimento para si. / e%plica(o udista do so$rimento " que um ato em e ido no continuum da consci'ncia $inalmente $a, sur#ir as consequ'ncias. O ato pode ter ocorrido nesta ou em outras vidas. Isto no si#ni$ica que uma pessoa que esteja so$rendo seja moralmente mais de#enerada do que se tivesse so$rendo as consequ'ncias produ,idas pela in#esto de um alimento contaminado. O so$rimento que vivenciamos " devido ao carma acumulado por in$lu'ncia da iluso e das a$li(4es mentais. Isto se aplica a todos os seres sencientes. / pessoa que testemunha o so$rimento de uma outra pessoa deve ter somente uma rea(o- .*omo posso ajudar01. Duando o carma produ, seus $rutos e causa o so$rimento, a rea(o nunca deveria ser- .2ste " o seu carma. 6 o seu destino, por isso eu no posso ajudar1. O seu prprio carma pode em se apresentar como uma oportunidade para ajudar uma pessoa so$redora. *ompreender erroneamente as a(4es e suas consequ'ncias pode ser desastroso.
N. /lan Qallace 92L/, 1:GF => .Nudismo com /titude1, cap. ;

Tempo para &utrio Espiritual


De uma perspectiva udista, nos ocupar com atividades mundanas " um tipo de pre#ui(a, porque ne#li#enciamos o autoBconhecimento. 3ossas vidas so to ocupadas na sociedade moderna _ nossas a#endas esto completamente cheias e estamos sempre correndo pra l! e pra c!. Srequentemente reclamamos que no h! tempo su$iciente para o Dharma. *ontudo, sempre que temos um momento livre, tra alhamos do rado ou chamamos al#uns ami#os para preencher o intervalo. @empre temos tempo para comer, mas di$icilmente temos tempo para nos nutrir espiritualmente, ao comparecer a ensinamentos do Dharma ou meditar. Duando o templo o$erece entretenimento ou re$ei(4es #r!tis, ns vamosA mas quando h! medita(o ou instru(4es, estamos ocupados. 2sse o st!culo ao pro#resso espiritual aparece porque estamos ape#ados a pra,eres mundanos- comida, dinheiro, reputa(o, diverso e ami#os. O dano sur#e com a nossa maneira inadequada de nos relacionar com isso. /pe#ados, ns e#ocentricamente nos entre#amos a eles. 3o entanto, essas coisas por si s no so ruins. /o paci$icar nossas a$li(4es, podemos des$rutar dessas coisas com uma oa motiva(o- nos aper$ei(oar para o ene$Ccio dos outros.
Ehu ten *hodron 92L/, 1:GF=> .Eamin# the 5ind1 9Dharma Duote o$ Ehe QeeK M @noZ ?ion, 1UI1;I1F>

Vida e Ensinamento de 9esus


Duando e%aminamos e entramos pro$undamente em contato com a vida e o ensinamento de Resus, podemos penetrar a realidade de Deus. O amor, a compreenso, a cora#em e a aceita(o so e%press4es da vida de Resus. Deus se $e, conhecer atrav"s de Resus *risto. Eendo o 2spCrito @anto e o 8eino de Deus dentro de si, Resus entrou em contato com o povo de @ua "poca. 2le $alou com prostitutas e co radores de impostos, e teve cora#em de $a,er o que era necess!rio para corri#ir @ua sociedade. *omo $ilho de 5aria e Ros", Resus " $ilho da 5ulher e do Homem. *omo al#u"m animado pela ener#ia do 2spCrito @anto, 2le " o Silho de Deus. 3o " di$Ccil para um udista aceitar o $ato de Resus ser ao mesmo tempo o Silho do Homem e o Silho de Deus. )odemos ver a nature,a da noBdualidade em Deus, o Silho, e Deus, o )ai, porque sem Deus, o )ai, dentro Dele, o Silho nunca poderia e%istir. 5as no cristianismo, Resus " #eralmente visto como o nico Silho de Deus. *reio que " importante e%aminar pro$undamente cada ato e cada ensinamento de Resus durante @ua vida, e us!Blos como modelo para nossa pr!tica pessoal. Resus viveu e%atamente como 2le ensinou, de modo que estudar a vida de Resus " $undamental para compreender @eu ensinamento. )ara mim, a vida de Resus " @eu ensinamento mais essencial, mais importante at" do que a $" na ressurrei(o ou na eternidade.
Ehich 3hat Hanh 9Vietn, 1:;^ => .Vivendo Nuda, Vivendo *risto1, cap. <

&irvana de Todos os (ias


/jahn Nuddhadasa, cujo mosteiro $icava numa $loresta da 5al!sia, chamou os alunos para o $rescor das !rvores. 2nto, ensinouBos a procurar o 3irvana nas coisas mais simples, em momentos do cotidiano. Disse eleO 3irvana " o $rescor do a andono, o pra,er de e%perimentar sem so$re#uido nem resist'ncia + vida. Dualquer um perce e que, se a avide, e a averso $ossem constantes, nin#u"m as suportaria. 3essas circunstVncias, as coisas vivas morreriam ou $icariam loucas. @o revivemos porque h! perCodos naturais de $rescor, de plenitude e sosse#o. 3a verdade, esses perCodos duram mais do que os $o#os da avide, e do medo. 6 o que nos sustenta. Os perCodos de repouso nos dei%am renovados, vivos, nos dei%am em. )or que no somos #ratos por esse 3irvana de todos os dias0
RacK Jorn$ield 92L/, 1:<G => .Depois do '%tase, lave a roupa suja

A Vida * :m (rin$ Puro


Nuda nunca se re$eriu ao correto em oposi(o ao errado. *orreto si#ni$ica ser correto sem um conceito do que " correto. *orreto " a tradu(o do sVnscrito .sam7aK1, que si#ni$ica .completo1. / completude no precisa de ajuda relativa, ou apoio de compara(4esA ela " autoBsu$iciente. @am7aK si#ni$ica ver a vida como ela ", sem muletas, de maneira pura. 3o ar, as pessoas di,em- .quero um drinK puro1. 3o diluCdo com soda ou !#uaA voc' toma ele puro. Isso " sam7aK. @em dilui(4es ou misturas _ apenas um drinK puro. Nuda desco riu que a vida poderia ser poderosa e deliciosa, positiva e criativa, e compreendeu que voc' no precisa de nenhuma inven(o para misturar com ela. / vida " um drinK puro _ pra,er puro, dor pura, pure,a, cem porcento.
*ho#7am Erun#pa 9Ei ete, 1:P: M *anad!, 1:TU> .Ehe 57th o$ Sreedom and the Qa7 o$ 5editation1 9Ocean o$ Dharma Duotes o$ the QeeK, ;:IF:I1F>

Soluo de Todas as (ificuldades


/ $onte de todas as di$iculdades e con$litos est! na menteA portanto, a solu(o de todas as di$iculdades e con$litos est! na trans$orma(o da mente. )ara isso, praticamos a medita(o.
*ha#dud EulKu 8inpoche 9Ei ete, 1:PF M Nrasil, ;FF;> .)ara a rir o cora(o1, cap. 11

Вам также может понравиться