Вы находитесь на странице: 1из 14

Alex de Britto Rodrigues

A (no) manuteno da informao na anfora por hipernimo

Projeto de pesquisa apresentado ao Programa de Ps-Graduao em Letras da Universidade Federal do Paran por ocasio do processo seletivo 2010.

rea de concentrao: Estudos Lingusticos. Linha de pesquisa: Texto, discurso, pragmtica: teorias e interfaces. Orientadora pretendida: Teresa Cristina Wachowicz/ Departamento de lingustica, lnguas clssicas e vernculas. Palavras-chave: texto, anfora correferencial, anfora recategorizadora, hiperonmia.

Curitiba 2009

Sumrio
Introduo..........................................................................................................3 1. Fundamentao terica................................................................................4 2. Objetivos......................................................................................................9 3. Metodologia..................................................................................................11 4. Cronograma de execuo...........................................................................12 Referncias bibliogrficas.................................................................................13

Introduo
A anfora textual tem sido tema de inmeros trabalhos (cf. Koch; Marcuschi, 1998; Koch, 2001; Cacalcante, 2003) por ainda suscitar problemas em sua caracterizao e funcionamento, j que anfora ttulo genrico para um grande emaranhado de problemas (Ilari, 2005, p. 103). As vrias maneiras como tem sido classificada (direta ou indireta, correferencial ou no correferncial) e a questo da manuteno ou no da referncia textual tm mostrado que o funcionamento e a caracterizao da anfora podes ainda ser muito problematizados (Ilari, 2003; 2005). Mesmo a discusso sobre a anfora correferencial, relacionada a referentes que seriam os modelos mais prototpicos de anfora (Cavalcante, 2003, p. 109), parece ainda no ter sido esgotada. E sobre esse tipo de anfora, mais especificamente a anfora correfencial por hipernimo, que este projeto visa a discutir. Para tanto, antes de tratar dessa discusso, abordando alguns problemas que podem ser levantados em relao a esse tipo de anfora, pertinente esboar um quadro terico que d base para que sejam considerados diferentes apontamentos sobre as questes a serem levantadas. Esse quadro no tem por objetivo apresentar uma resposta definitiva sobre tais levantamentos, mas sim desenhar a discusso em volta da problematizao relacionada manuteno da informao semntica segundo termos de Koch (2003, p. 28) ligada ao referente e retomada por um hipernimo. Como ser visto nas consideraes deste projeto, as repostas aos levantamentos feitos, por mais que algumas direes j sejam indicadas, apenas podero ser sugeridas/estabelecidas na pesquisa em si, em que pretenderei buscar, no funcionamento concreto de textos, alguns esclarecimentos sobre a orientao anafrica no sentido hipnimo-hipernimo. Recorrerei, se necessrio, a referncias ou formulaes diferentes das indicadas na fundamentao terica, conforme a pesquisa se desenvolva. Nesse sentido, as referncias tericas apontadas aqui apenas buscam embasar consideraes iniciais, podendo ser reformuladas ou ampliadas posteriormente, a depender da direo que a pesquisa tomar.

1. Fundamentao terica Por tomar o texto como objeto de anlise (focando-se no uso da hiperonmia na constituio da anfora), este trabalho tem como pressuposto terico a linguagem em seu uso concreto, mobilizada em uma situao tal que o discurso se materializa e permite a interao social. Essa concepo, dominante nos estudos contemporneos sobre o texto (cf. Koch, 2006), associada a uma dimenso sociointeracional, dialgica, da linguagem, recebe influncias diversas relacionadas s tendncias que contextualizam o elemento lingustico, sendo algumas das mais importantes a gramtica funcional, a lingustica textual, a teoria da enunciao, a teoria dos atos da fala e as diversas correntes da anlise do discurso. Mesmo com abordagens diferentes, todas essas tendncias buscam apreender a linguagem em seu movimento dinmico, evitando, assim, consideraes por demais abstratas e formalistas. Entretanto, mesmo evitando um reducionismo que considere a linguagem apenas como uma forma fora de um contexto, pretendo, aqui, evitar certa tendncia, tambm reducionista, de no considerar que h regularidades lingusticas apreensveis (morfolgica, sinttica, semntica) com as quais o texto opera. importante fazer essa considerao, pois, no processo histrico que levou a uma abordagem discursiva do texto no Brasil, especialmente, sob influncia das consideraes de Bakhtin (1988, 1991) , sobretudo voltada a uma orientao a professores de lingua, em que a questo do gnero ganhou suma importncia, a questo do lingustico por vezes ficou obscurecida. Da surge o questionamento (sobretudo por parte de professores) apontado por Wachowicz (2008, p. 587):
se gnero pode ser muita coisa e depende sobretudo de convenes scio-histricas de aes comunicativas (suporte, inteno e institucionalizao) (Marcuschi 2003, 2005b), ento o que h de lingustico a ser trabalhado? Em termos mais cho: onde fica a anlise da lngua nos textos?

provvel que esse tipo de reducionismo (verificado no entendimento de professores de lngua, mas no s deles, pois algo com que tive contato na conversa com colegas durante a graduao) tenha sido causado, em parte, por leituras redutoras de Bakhtin. Quando o autor
foi introduzido no Ocidente, provocou vivo interesse. No entanto, seu pensamento foi um pouco empobrecido. rica e multifacetada concepo do dialogismo em Bakhtin se ops o conceito redutor, pobre e, ao mesmo tempo, vago e impreciso de intertextualidade. (Fiorin, 1994, p. 29).

Com conceitos abordados de maneira vaga, diversas leituras de Bakhtin acabaram por ser empobrecidas, colaborando para a abordagem reducionista condensada em rtulos como intertextualidade, interao pela linguagem e gnero. Nesse sentido, visando a reforar o pressuposto considerado aqui, de que h sim condicionamentos sociointeracionais nos textos, mas tambm regularidades ligusticas (com que tais condicionamentos operam), alm de questes cognitivas, recorro a uma observao de Carlos Franchi, quando o autor, depois de discorrer sobre diversas abordagens reducionistas, comenta sobre certo reducionismo dentro do funcionalismo:
Certamente a linguagem se utiliza como instrumento de comunicao, certamente comunicamos por ela aos outros, nossas experincias, estabelecemos por ela, com os outros, laos contratuais por que interagimos e nos compreendemos,

influenciamos os outros com nossas opes relativas ao modo peculiar de ver e sentir o mundo com decises consequentes sobre o modo de atuar nele. Mas, se queremos imaginar esse comportamento como uma ao livre e ativa e criadora, suscetvel de pelo menos renovar-se ultrapassando as convenes e as heranas, processo em crise de quem agente e no mero receptculo da cultura, temos ento que apreend-la nessa relao instvel de interioridade e exterioridade, de dilogo e solilquio: antes de ser para a comunicao, a linguagem para a elaborao; e antes de ser mensagem, a linguagem construo do pensamento; e antes de ser veculo de sentimentos, ideias, emoes, aspiraes, a linguagem um processo criador em que organizamos e informamos as nossas experincias. (Franchi, 1992, p. 25).

Nessa passagem, Franchi busca frisar uma faceta da linguagem, obscurecida por consideraes reducionistas estritamente sociais, relacionada ao ato da elaborao, na perspectiva do indivduo no apenas como ser social, mas tambm considerado em sua interioridade. Por mais que nessa passagem o autor no mencione a questo da regularidade lingustica (morfolgica, sinttica, semntica), sua considerao vai de encontro ao que assumo aqui, ou seja, uma posio que evita reducionismos, entendendo reducionismo no em uma abordagem com um foco determinado (tal como a abordagem deste trabalho relacionada ao uso de hiperonmia na construo da anfora), mas sim em uma abordagem que cria uma imagem da linguagem reduzida a algumas propriedades, como se a linguagem fosse somente forma ou somente algo tcito concebido no meio social. Portanto, por mais que este projeto tenha um foco, buscando analisar determinadas regularidades, ele no assume que os textos se reduzem apenas a regularidades do tipo analisado, pois os textos tambm envolvem diversas outras regularidades e dimenses que, por mais que no sejam abordadas diretamente aqui, sempre so tidas como pressuposto na considerao do objeto dinmico estudado. Tendo essas consideraes como pano de fundo para este projeto, passo a delimitar melhor o quadro terico-conceitual com que este projeto trabalha diretamente. 1.1 Em direo anfora por hipernimo Para esclarecer o horizonte de conceitos com que este projeto trabalha, pertinente comear pela considerao sobre um dos processos pelos quais o texto se organiza: a referenciao textual. Esta um processo que permite que referentes sejam inseridos, mantidos, identificados, retomados etc., possibilitando a progresso referencial, entendendo-se que esses referentes no so estveis e pr-determinados, mas sim objetos discursivos dinmicos constitudos no texto (Cf. Koch; Marcuschi, 1998). por meio desse processo de referncia ou remisso textual que ocorre a retomada de uma informao no texto. A informao semntica contida no texto distribui-se, como se sabe, em (pelo menos) dois grandes blocos: o dado e o novo, cuja disposio e dosagem interferem na construo do sentido. (Koch, 2003, p. 28, grifos da autora). Desse modo, a remisso textual permite a ancoragem em uma informao dada e, com isso, mediante a introduo da informao nova, opera-se a progresso textual. Esse processo referencial de retomada utiliza-se de expresses referenciais, sendo estas
todas as formas de designao de referentes, as quais se diferenciam pelo modo como indicam ao coenunciador (Maingueneau, 2001)

como o enunciador pretende que ele identifique e interprete o referente. Nessa atividade essencialmente cooperativa (Grice, 1975, os coenunciadores dispem de pistas, em parte convenciondas na prpria lngua, para reconhecer os diferentes espaos ou campos diticos (Buhler, [1934]1982) em que se situam os objetos para os quais construiro uma representao mental de referentes. (Cavalcante, 2003, p. 106, grifo da autora).

Assumindo a classificao de Cavalvante (2003), as expresses referenciais podem ser divididas em: aquelas que instituem um referente sem promoverem progresso referencial e aquelas que promovem tal progresso referencial. Este projeto ir se deter ao segundo tipo, por apenas este estar diretamente relacionado ao objetivo proposto (outras subclassificaes sero apresentadas, direcionando-se maior ateno quelas pertinentes a esse objetivo). Quando uma expresso referencial remete a outra introduzida anteriormente no texto, tem-se a anfora, correspondente retomada de uma expresso antecedente por uma expresso anafrica. Tal relao anafrica, por sua vez, pode ser correfencial ou no correferencial, dependendo de as expresses referenciais envolvidas terem ou no o mesmo referente (cf. Koch, 2004; Cavalvante, 2003). As anforas correfenciais podem recategorizar ou no o referente institudo pela expresso antecedente. Essa recategorizao, entre outras maneiras, pode se dar por meio do uso de um hipernimo, em que este funciona como um anafrico, sendo o antecedente seu hipnimo. Com esses conceitos (anfora e recategorizao por hipernimo) postos de uma maneira geral, faz-se necessrio ampliar a discusso sobre eles a fim de mostr-los de maneira mais precisa. O uso da hiperonmia na constituio da anfora corresponde a um recurso de coeso lexical muito comentado, ao lado do uso da sinonmia, da repetio, do uso de nomes genricos e da colocao (cf. Koch, 2001; Halliday; Hasan, 1976; Vereza, 2000). Porm, no h um consenso em relao a esse funcionamento da hiperonmia. Vereza (2000) comenta a respeito dessa falta de consenso, rementendo primeiramente a Hasan (1985 apud Vereza 2000), que considera que a coeso lexical no possui uma funo de correferncia, mas sim de coextenso; e depois a autores (Koch, 1985; Fvaro, 1993 apud Vereza 2000) que consideram esse tipo de coeso como um fenmeno de correferncia. Com essas consideraes, Vereza (2000, p. 90) tende para a segunda, afirmando que grande parte dos casos de coeso lexical desempenha uma funo essencialmente referencial no texto e por isso deveria fazer parte da categoria geral de correferncia, ou simplesmente referncia (grifo do autor). De todo o modo, de considerar que, entre os tipos de coeso lexical, h aqueles que, mesmo envolvendo expresses com o mesmo referente, so constitudos por um anafrico em uma nova categoria, diferente da do antecedente. Esse processo correspode s anforas correferenciais recategorizadoras (cf. Koch, 2004; Cavalvante, 2003), caso das retomadas por hiperonmia. Segundo Koch (2004, p. 248),
A retomada, por meio de um hipernimo, de um objeto de discurso previamente introduzido por um hipnimo constitui estratgia referendada pela norma, que assegura um mnimo de estabilidade informacional, visto que a anfora por hiperonmia funciona necessariamente por recorrncia a traos lexicais.

Quando a autora, logo aps, diz que a carga semntica do hipernimo, ao ser usado anaforicamente, se ajusta ao antecedente, ou seja, selecionam-se apenas aqueles de seus traos que a ele se ajustam (Ibid.), deixa claro que, ao mencionar traos lexicais, se refere a propriedades semnticas. Isso suscita algumas 6

consideraes semnticas importantes para o processo anafrico relacionado hiperonmia. De acordo com Canado (2005, p. 28),
hiponmia uma relao lingustica que estrutura o lxico das lnguas em classes [...]. O item lexical mais especfico, que contm todas as outras propriedades, chamado de hipnimo; o item lexical que est contido nos outros itens lexicais, mas no contm nenhuma das outras propriedades da cadeia, o termo mais geral, chamado de hipernimo.

Essa maneira de considerar hipnimos e hipernimos, relacionada a questes estritamente semnticas, no abrange a relao deles nos textos, mas elucida questes de nvel lexical, mais abstratas, com que o texto opera. Alis, a considerao de Koch (2004), apresentada anteriormente, sobre o papel de traos lexicais na configurao das relaes anafricas envolvendo hipernimos segue essa ideia de abordar a dimenso da significao lexical, porm, claro, com a inteno de analisar o papel dessa dimenso no texto. Nesse sentido, pode-se dizer que h uma dimenso de significao regularizada no uso da lngua e outra, concreta, realizada considerando-se o co(n)texto. A respeito disso, Marcuschi (2004, p. 281) diz que As palavras tm uma significao dita literal, mas que serve apenas como uma base mnima [...] para outros usos e no geral aquela significao apenas uma parte do que se entende com os itens lexicais. O autor, ento, mesmo afirmando que a significao das palavras se d em um contexto sociodiscursivo, reconhece que h um nvel mais abstrato estabelecido antes de uma situao concreta de interao, por mais que este sirva apenas de base. Assim, o autor considera que no se trata de discutir
se o sentido do enunciado lhe adviria pela significao tipicamente lingustica, ou pelo trabalho dos falantes, seja pela enunciao, intencionalidade ou por fatores de contextualizao e operaes mentais (tidos como psicolingusticos, pragmticos, discursivos, interativos, entre outros). Trata-se muito mais de observar como o lxico funciona no discurso [...]. (Marcuschi, 2004, p. 271).

Por outro lado, minha inteno, como j afirmado anteriormente, evitar um possvel reducionismo a que essa afirmao possa levar (o que no significa que Marcuschi pregue tal reducionismo), reducionismo este que aponta apenas para o discurso. Ou seja, por mais que eu assuma a necessidade de considerar o discurso para compreender melhor como o lxico funciona, pretendo tambm abordar o lingustico, sobretudo no que diz respeito semntica. Nesse sentido, pretendo evitar consideraes que deem margem a questo o que h de lingustico a ser trabalhado?, apontada por Wachowicz (2008, p. 587) e mencionada anteriomente. Nessa via, Vereza (2000), ao discutir sobre sinonmia e referncia, menciona dois conceitos: o significado denotativo (relacionado mais a conceitos como sinonmia e hiperonmia, fora de um contexto) e significado textual (relacionado mais referncia construda no texto). O significado denotativo seria anterior ao texto, ao passo que o significado textual seria dependente do co(n)texto:
Estamos, por conseguinte, tratando de diferentes recortes tericos: um, abstrato-conceitual onde a estabilidade de sentidos dada como pressuposto; outro, contextual, ou cotextual, onde o sentido s se estabelece atravs da correferencialidade. A sinonmia no primeiro caso seria uma sinonmia denotativa ou sinonmia descritiva que, segundo Lyons, representaria a identidade de significado

descritivo(:63) ou identidade de denotao(:79), isto , termos que compartilham um significado que independe do uso da linguagem em situaes especficas. No caso da sinonmia textual, o que as expresses lingusticas teriam em comum seria a referncia (e no o significado) em uma determinada situao lingustica. (Vereza, 2000, p. 92).

Desse modo, pelo menos em relao ao significado textual, um anafrico dito a princpio como hipernimo do antecedente seria um sinnimo textual desse antecedente, j que as duas expresses referenciais possuiriam o mesmo referente. Essa formulao esclarece que h diferenas substanciais entre a relao lxicosemntica hipnimo-hipernimo dentro do (con)texto (envolvendo correferncia) e a relao fora do (con)texto (abstrato-conceitual, em que os termos teriam significados/referncias diferentes, compartilhando apenas alguns traos semnticos). Ou seja, em uma sequncia textual como um chimpanz fugiu do zoolgico pela manh. Porm, j tarde, o macaco j tinha preso novamente, chimpanz e macaco seriam a mesma coisa, ao passo que macaco e chimpanz, sendo palavras consideradas em seu significado convencional na lngua e fora de um contexto, no podem ser consideradas a mesma coisa. Entretanto, apesar de essas consideraes apresentadas por Vereza serem esclarecedoras de certa maneira, por evidenciarem a diferena entre a relao de duas expresses fora e dentro de um co(n)texto, elas no indicam possveis diferenas entre uma correferncia textual envolvendo hiperonmia e uma envolvendo sinonmia. Por isso, talvez no seja pertinente assumir que um anafrico hipernimo um sinnimo textual do antecedente (ou seja, considerar apenas a correferncia), j que a hiperonmia tem sua especificidade semntica funcionando dentro do texto, como ser comentado mais adiante (o que j foi sugerido anteriormente com a citao de Koch sobre o tipo de recuperao de traos lexicais efetuado pelo anafrico hipernimo). Antes de analisar a anfora por hiperonmia, Silva (2003) recorre a algumas caractersticas gerais da relao semntica hipnimo-hipernimo. Uma delas a de incluso, ou seja, o hipernimo inclui o hipnimo, que, por sua vez, pode ser um hipernimo de outro termo, configurando-se, assim, uma hierarquia. Desse modo, conforme os exemplos de Silva (2003, p. 659), em uma relao semntica entre os termos planta, arbusto e amiero-negro, planta estaria em um nvel mais elevado da hierarquia, denominado superordenado; arbusto estaria no nvel mdio e amiero-negro estaria no nvel subordinado. Essa hierarquizao mostra que a relao hiponimia-hiperonmia opera por meio de implicaes lexicais condensadas numa relao de incluso cuja orientao se processa de um nvel inferior para um superior. (Ibid., p. 665). Na configurao da anfora por hiperonmia, caso um antecedente esteja em um nvel subordinado, h, ainda segundo a autora (Ibid., p. 666), diferenas no fluxo informativo conforme se escolha um hipernimo em nvel mdio ou um em nvel superordenado (sendo o anafrico mais genrico em relao ao antecedente, a orientao hipnimo-hipernimo implica perda de informao). Koch (2004, p. 249-250) tambm d ateno escolha quanto ao nvel do hipernimo: quando ocorre a retomada por hipernimo, preciso atentar para o grau de hiperonmia, ou seja, se o termo a ser mobilizado um hipernimo imediato ou mais distante na escala hiperonmica, pois, em cada caso, h um efeito de sentido especfico. Desse modo, seja considerando que a escolha de um determinado hipernimo cause uma determinada perda de informao, seja considerando que tal escolha produza um efeito de sentido especfico, de notar que, no processo anafrico hipnimo-hipernimo, a considerao do grau/nvel de distanciamento entre as expresses referenciais pode auxiliar na caracterizao de tal processo, o que talvez esteja relacionado s diferenas de compartilhamento de traos entre antecedente (hipnimo) e anafrico (hipernimo). 8

Silva (2003, p. 665) ainda lembra que esse processo anforico, por mais que nele haja perda de informao, possvel porque a conexo entre o antecedente e o anafrico obedece a um implicao lexical, que se funda na recorrncia de traos lexicais, correspondente juno de um conjunto de propriedades que satisfaz ambas as entidades. Desse modo, torna-se pertinente considerar essa recorrncia de traos nas expresses referenciais envolvidas no processo anafrico tratado a fim de melhor caracterizar tal processo. De todo modo, com base no que foi mostrado, pode-se depreender diferentes posies em relao manuteno de informao do texto na operao anafrica por hiperonmia. Por exemplo, pode ser sustentado que a retomada nessa operao ocorre por um tipo de sinnimo textual, sendo que essa designao, baseada apenas na correferenciao, pode dar a entender que h certa manuteno informativa; ou, ento, que diferentes escolhas de nveis de hipernimos anafricos implicam uma orientao com diferentes fluxos informativos, sendo que ocorreria relativa perda da informao na orientao hipnimo-hipernimo. Essas so posies possveis, e aqui no se pretende chegar a uma concluso definitiva sobre elas. Essas e outras posies so levantadas na seo a seguir, relacionada aos objetivos do projeto.

2. Objetivos
O objetivo deste trabalho verificar e analisar os processos anafricos relacionados retomada por hiperonmia, buscando esclarecer em que grau ocorre (ou no), com a introduo do anafrico, a preservao das informaes textuais relaciondas ao antecedente. Como pode ser visto, h diferentes consideraes a respeito dessa preservao, considerando-se, com j dito, que a questo sobre a caracterizao da retomada anafrica por hipernimo no est resolvida, mesmo as anforas correferenciais sendo os modelos mais prototpicos de anfora (Cavalcante, 2003, p. 109). Tais consideraes resultam diferentes hipteses que devem ser investigadas para se atender ao objetivo apresentado. O tipo de anfora envolvendo a sequncia hipnimo-hipernimo (como antecedente e anafrico, respectivamente) comumente classificado como anfora recategorizadora (cf. Cavalcante, 2003; Koch, 2004), o que pressupe haver a apresentao de uma nova categoria por meio do anafrico, com a manuteno do referente. Desse modo, a primeira hiptese a ser verificada em relao preservao de informaes do antecedente no anafrico hipernimo a de que, com a apresentao dessa nova categoria (mesmo sendo possvel dizer que, a princpio, o sentido dessa categoria, mais genrica, j est contido no hipnimo antecedente), h um acrscimo de informao com a introduo do anafrico, apesar de se manter o referente. De encontro a essa hiptese, considero pertinente a observao de Koch (2004, p. 248), de que, por vezes, o uso de um hipernimo tem a funo de glosar um termo raro e, desta forma, atualizar os conhecimentos do interlocutor. Ou seja, a autora reconhece que, algumas vezes, o hipernimo serve para apresentar um novo conhecimento ao interlocutor, atualizando-o com a informao de que um termo antecedente pertence a uma classe designada pelo anafrico. Remeto ao exemplo dado pela autora:
Os bugios no precisam de muito espao e se alimentam de quase tudo que existe na mata: folhas, brotos de rvores, frutinhas.[...] O inverno, porm, a estao de fartura para estes smios e outros animais da floresta, pela abundncia de pinhes. [...] Nada mais parecido com um lutador de luta livre do que um desses macacos batendo no peito e roncando para amedrontar o adversrio.

(Zero Hora, Caderno Vida, 17/05/1992, p. 4, apud Koch, 2004, p. 247, grifos da autora).

Com esse exemplo, Koch (Ibid., p. 248) afirma que esses macacos serve para o interlocutor atualizar seus conhecimentos, caso smios no tenha sido uma pista suficiente para a compreenso do que sejam bugios. Porm, caso o interlocutor no saiba o que so bugios ou smios, passar a saber que eles so macacos basta para saber que macacos um hipernimo de smios? Ou melhor, esse uso anafrico relacionado funo de atualizar os conhecimentos do locutor, pelo menos no exemplo analisado por Koch, no indica apenas que o anafrico e o antecedente tem o mesmo referente? E se indica, assumindo que o interlocutor no tem o conhecimento enciclopdico necessrio para saber o que um smio, ainda possvel sustentar a considerao de que o caso de anfora apresentado envolve um anafrico hipernimo, uma vez que o interlocutor, pela configurao de informaes postas no texto, no pode buscar a informao de que um termo uma classe em que o outro est contido, podendo inferir at mesmo que smios sinnimo (no sentido denotativo) de macacos? E mesmo que um texto deixe claro que o anafrico um hipnimo do antecedente, sendo necessrias outras informaes cotextuais para isso ocorrer, o interlocutor no seria atualizado com a informao de que um termo hipernimo de outro, configurando-se, assim, a relao hiponmia-hiperonmia como uma informao dada pelo contedo do texto e no como uma relao anafrica? Essas perguntas problematizam a primeira hiptese apresentada, e tentar respondlas faz parte do objetivo da investigao proposta. Uma segunda hiptese a de que, com o uso de um anafrico hipernimo, perde-se informao. Nos casos em que h uma relao anafrica hipnimohipernimo, h uma
relao de incluso cuja orientao se processa de um nvel inferior para um nvel superior. Dado que o hipnimo corresponde usualmente a uma entidade de nvel mdio, ou a uma entidade subordinada, e o hipernimo representado pelo nvel mais genrico, esta orientao implica uma perda de informao relativamente ao anafrico. (Silva, 2003, p. 665).

Segundo Silva (Ibid., p. 665), isso ocorre porque a relao entre antecedente e anafrico obedece uma implicao lexical baseada na recorrncia de traos lexicais, sendo que o anafrico contm menos traos do que o antecedente. Nesse sentido, smios possui todos os traos de macacos, mas o contrrio no ocorre, ou seja, macacos, por ser de um nvel mais genrico, possui menos traos do que smios, o que caracterizaria uma perda de informaes na introduo do hipernimo, mesmo com a manuteno do referente. Para autora (Ibid., p. 665),
o principal efeito da correferncia [no tipo de anfora hiponmiahiperonmia] que o segmento anafrico pode referir-se ao seu antecedente mediante a seleo de uma das diferentes implicaes inscritas na entidade lexical que tem o papel de antecedente. Alm da economia pragmtica que esse processo representa, ele torna possvel associar ao trao [+ correferencial] o trao [+ direto], visto que a referncia ao antecedente feita por uma propriedade essencial ao anafrico o trao designador da sua classe que se encontra includo no sentido do antecedente.

Assim, no apenas h uma perda de informao como tambm decorre de tal perda um efeito (de economia pragmtica e de recorrncia a uma propriedade essencial ao anafrico, no sendo necessrio recorrer a outras propriedades contidas 10

apenas no antecedente). Apesar de essas observaes indicarem que h perda de informaes no uso de anafrico hipnimo, ainda no possvel saber se essa perda ocorre sempre ou se pode ocorrer junto a ela a atualizao dos conhecimentos do leitor, isto , se pode ocorrer essa perda de informao ao mesmo tempo em que ocorre um acrscimo de informao com funo de atualizar os conhecimentos do interlocutor. Uma terceira hiptese com que se pertinente trabalhar a de que, com o uso de um anafrico hipernimo, h a manuteno no apenas do referente, mas tambm das informaes relacionadas ao antecedente. Para discutir essa questo, vale considerar o que Koch diz sobre a recorrncia aos lexicais do antecedente pelo anafrico hipnimo:
o hipernimo contm, em seu bojo, todos os traos lexicais do hipnimo. Por esta razo que se pode afirmar que, na retomada por hipernimo, tem-se um menor grau de recategorizao, visto que a carga semntica do hipernimo, ao ser usado anaforicamente, se ajusta ao antecedente, ou seja, selecionam-se apenas aqueles de seus traos que a ele se ajustam [...]. (Koch, 2004, p. 248).

Nessa observao da autora, o hipernimo no possuiria menos traos lexicais que o hipnimo, ao contrrio do que foi afirmado na segunda hiptese. Seguindo tal observao, ela diz que h um menor grau de recategorizao nesse tipo de anfora, pois o hipernimo, contendo todos os traos do antecedente, apenas tem alguns desses traos, correferentes ao antecedente, selecionados na retomada. A princpio, razovel dizer que, se todos os traos do hipnimo antecedente esto contidos no hipernimo, ento as informaes so mantidas, restando saber se junto a essas informaes mantidas h o acrscimo de novas. Porm, j reconhecido e at mesmo consensual (cf. Canado, 2008; Dubois et al., 1998) que o hipnimo que contm o hipernimo, e no o contrrio, ou seja, o hipnimo contm os traos do hipernimo alm de outros traos especficos no compartilhados pelos itens da classe representada pelo hipernimo. Desse modo, a hiptese de que as informaes contidas no hipnimo so mantidas no hipernimo parece ser insustentvel, pelo menos no que tange a considerao dos traos do anafrico e do antecedente. Essas trs hipteses so apenas orientaes iniciais baseadas no objetivo geral deste trabalho. Todavia, por mais que a verificao delas e de possveis interseces entre elas faa parte de tal objetivo, outras hipteses podem surgir no decorrer da pesquisa e da anlise realizadas.

3. Metodologia
Por ser a anfora por hiperonmia um fenmeno, a princpio, sem restrio em relao a gneros textuais, pretendo selecionar um corpus correspondente a textos de diferentes naturezas, incluindo textos jornalsticos, literrios e cientficos. O objetivo dessa diversidade apenas contemplar o fato de esse fenmeno ser geral e recorrente. Porm, para que a seleo no seja totalmente aleatria e acabe por contemplar textos configurados por uma significao com referentes ligados a contextos sociodiscursivos dificilmente recuperveis (como em textos de carter informal restritos a uma interao direta entre duas pessoas ou em textos muito antigos, medievais, no muito conhecidos), proponho que sejam selecionados textos que sigam a norma culta e que estejam disponveis para um pblico amplo, publicados em veculos formais (livros, revistas, jornais). Nesse sentido, em um primeiro momento, eu recorreria a textos dos seguintes veculos de imprensa: os jornais Gazeta do Povo, Folha de So Paulo e Tribuna; e as 11

revistas Caros Amigos, Veja e Isto . Em relao a textos literrios, eu recorreria a textos em prosa, e alguns livros indicados para o vestibular de algumas universidades (Unicamp, UFPR, USP) poderiam ser utilizados por serem referenciais: Capites da Areia (Jorge Amado), Dom Casmurro (Machado de Assis), So Bernardo (Graciliano Ramos), entre outros. Alguns artigos cientficos a fazerem parte do corpus podem ser selecionados de revistas acadmicas em circulao, selecionadas do Sistema Eletrnico de Revistas da UFPR, como a Revista de Antropologia Social e a Interao em Psicologia. De todo o modo, essas indicaes de possveis fontes textos para a pesquisa ainda devem passar por uma seleo mais criteriosa. A inteno inicial buscar textos que apresentem casos de anfora por hiperonmia para, depois, delimitar um nmero razovel a ser analisado, visando a sustentar ou refutar as hipteses iniciais e/ou as que surgirem. Desse modo, o nmero total de textos a serem analisados e considerados no desenvolvimento do projeto s ser definido durante a pesquisa em si. Por vezes, alguns textos podero ser usados sem serem considerados na ntegra, j que bastariam alguns trechos deles para se apreender o processo anafrico analisado, mas isso tambm depende do andamento da pesquisa e das anlises.

4. Cronograma de execuo
O perodo de dois anos para o desenvolvimento da pesquisa pode se dar da seguinte maneira: No ano 2010, sero cursadas as disciplinas obrigatrias do currculo do Programa de Ps-graduao em Letras. Durante esse mesmo perodo, sero feitas (re)leituras relacionadas fundamentao terica que circunda os objetivos do projeto. Alm disso, o corpus passaria a ser melhor delimitado, com uma triagem de textos encontrados nas fontes sugeridas na seo anterior ou em outras possveis fontes que contiverem textos julgados pertinentes para a anlise almejada. No decorrer do ano de 2011, alm de continuar e/ou ampliar as leituras, revisando-as se for o caso, a seleo final do corpus, orientada pela pertinncia dos textos para anlise, ser definida. Nesse perodo, a redao do trabalho ser realizada, passando, mais propriamente em seu estgio final (segundo semestre), por uma reviso da bibliografia e da organizao dos contedos.

12

Referncias
BAKHTIN, M. Marxismo e filosofia da linguagem. So Paulo: Hucitec, 1988. _____. Esttica da criao verbal. So Paulo: Martins Fontes, 1991. CANADO, M. Manual de semntica: noes bsicas e exerccios. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2005. CAVALCANTE, M. M. Expresses referenciais: uma proposta classificatria. In: Cadernos de Estudos Lingusticos IEL/UNICAMP), Campinas, n. 4, p. 105-118, jan./jun., 2003. DUBOIS, J. et al. Dicionrio de lingustica. So Paulo: Cultrix, 1997-1998. FIORIN, Jos Luis. Polifonia textual e discursiva. In: BARROS, D. (Org.). Dialogismo, polifonia e intertextualidade. So Paulo: Edusp, 1994. FRANCHI, C. Linguagem: atividade constitutiva. In: Caderno de Estudos Lingusticos (IEL/UNICAMP), Campinas, v. 25, p. 9-39, 1992. HALLIDAY, M. A. K; R. HASAN. Cohesion in English. London: Longman, 1976. ILARI, R; GERALDI, J. W. Semntica. So Paulo: tica, 1987. (Srie Princpios). ILARI, R. Anfora e correferncia: por que as duas noes no se identificam? In: Caderno de Estudos Lingusticos (IEL/UNICAMP), Campinas, v. 41, p. 91-109, jul./dez. 2001. _____. Alguns problemas no estudo da anfora textual. In: KOCH, I. V. et al. (Orgs). Referenciao e sentido. So Paulo: Contexto, 2005. KOCH, I. G. V. A referenciao como atividade cognitivo-discursiva e interacional. In: Caderno de Estudos Lingusticos (IEL/UNICAMP), Campinas, v. 41, p. 75-89, jul./dez. 2001. _____. O texto e a construo de sentidos. So Paulo: Contexto, 2003. _____. Sobre a seleo do ncleo das formas nominais anafricas na progresso referencial. In: NEGRI, L. et al. (Org.). Sentido e significao: em torno da obra de Rodolfo Ilari. So Paulo: Contexto, 2004. _____.Lingustica Textual hoje: questes e perspectivas. In: SILVA, D. E. G. (Org.). Lngua, gramtica e discurso. Goinia: Cnone, 2006.

13

KOCH, I. G. V.; MARCUSCHI, L. A. Processos de referenciao na produo discursiva. Delta, nmero especial, v. 14, p. 169-190, 1998. MARCUSCHI, L. A. O lxico: lista, rede ou cognio social. In: Sentido e significao: em torno da obra de Rodolfo Ilari. So Paulo: Contexto, 2004. SILVA, F. Contributo da hiperonmia e da meronmia para a configurao de relaes anafricas. Lnguas e literaturas, Porto, v. 10, n. 2, p. 657-672, 2003. VEREZA, S. C. Contextualizando o lxico como objeto de estudo: cosideraes sobre sinonmia e referncia. Delta, n. 1, v. 16, p. 63-98, 2000. WACHOWICZ, T. C. Quando a semntica entra nos textos. Eutomia, v. 1, n. 1, p. 584608, 2008.

14

Вам также может понравиться