Вы находитесь на странице: 1из 32

JORNAL DE GRANDE CIRCULAO NO ONTRIO

PORTUGAL MAIS PERTO

Segunda-feira, 11 de Novembro 2013 Ano IV N.178 www.pcnewsnetwork.com

PORTUGUESE CANADIAN NEWSPAPER


DISTRIBUIO GRATUITA

Semana Cultural Aoriana foi sucesso

Meninos grandes do Benfica do mais vida Casa

O Director Regional das Comunidades, Paulo Teves, esteve c. CENTRAIS

O Fado manda por c Matanas e castanhas como manda a tradio

2 J ganham campeonatos. E divertem-se, que capaz de ser o mais importante. 12

Na Oakwood ser que a festa chega mais cedo?

25 Sherwood Mortgage Group

24

j h luzes... e o Natal no tarda...


Lic# M090000105

Carla Tavares
Cell: 647 - 283 - 6737

Mortage Planer

Especialista em Seguros e Investimentos

Hipotecas ... Obtenha uma segunda Opinio


Longtime Friends Serving... Longtime Customers Peel Region: 14 Queen Street South - Mississauga- On- L5W 1S6

Se aplicar bem as suas poupanas o seu dinheiro ira trabalhar para si

Tel.

416 419 5984

2 . Nossa gente

Problemas em Toronto
Pedro Jorge Costa B. de Barros pedrojorgeri@gmail.com

11 Novembro 2013 Cinto do Pai Natal cada vez mais apertado...

Portugueses s podem gastar 114 euros em prendas de Natal


O cinto do Pai Natal est cada vez mais apertado e este ano no excepo. Segundo o mais recente inqurito da Cetelem, os portugueses tm j bem traadas as suas metas para o Natal: no gastar mais do 114 euros, dar prendas apenas a quatro pessoas e no gastar dinheiro consigo prprio, a no ser que necessite de um novo smartphone, revela o Dirio de Notcias. Desde que a troika entrou em Portugal, no Vero de 2011, os portugueses j reduziram em 40% o dinheiro gasto em presentes de Natal. O mais recente inqurito da Cetelem revela que este ano as contenes vo continuar e que as compras de Natal podero ser feitas apenas depois da poca festiva, aquando dos saldos e promoes. A meta est definida: em mdia, cada portugus pretende gastar cerca de 114 euros com presentes de Natal e no se incluiu nessa lista.

Durante muito tempo eu mantive o silncio. Evitei falar sobre isto, mas desta vez terei de falar. Refiro-me aos desenvolvimentos na Cmara de Toronto, e os problemas que esto a afectar o mayor Rob Ford. O mayor Rob Ford est a atravessar um momento muito difcil. O mayor est doente e goste-se ou no dele, este no o momento de atacar mas sim de mostrar humanidade. Afinal, as pessoas so mais do que abutres. E mesmo na politica deve haver limites. No meu dever nem o de nenhum jornal advogar que Rob Ford deva ser destituido, apesar de cada um ser livre de publicar a sua opinio, as pessoas tm de pensar no dia de amanh. Pois se o mayor for destitudo quem que fica l? Quem o prximo? Ir-se- gastar milhes em mais uma eleio fora de tempo? Muitas pessoas no se importam e tm como nica preocupao remover Rob Ford da fotografia. Bem mais grave foi a situo do Senado e no se viu isto. Rob Ford pode ter os seus problemas e ser uma pessoa dificil, mas a verdade que at hoje ainda no se provou ou falou de enganar os cidados e de usar dinheiro publico indevidamente. O que temos aqui um problema. Um problema que no apenas de R. Ford. Temos sim um problema de humanidade e de hipocrisia. As pessoas esto no seu pleno direito de detestar R. Ford mas as pessoas deviam olhar a meios para atingir os seus fins. Eu no estou a defender Rob Ford nem a atacar os seus opositores. Apenas acho que ambas as partes deviam ser mais moderadas. ATE PARA A SEMANA.

No que toca ao nmero de pessoas que iro receber um presente, este ano est registado em quatro, com uma mdia de 29 euros por cada oferta. No ano passado, os portugueses pretendiam dar seis presentes, com um custo mdio de 25 euros cada. De acordo com a Cetelem, citada pelo Dirio de Notcias, apenas 49% admite vir a usar o subsdio de Natal para esse efeito, contudo, de notar a diminuio de contribuintes com direito a este extra (25%). No que diz respeito s formas de compra, os descontos directos em loja continuam a ser os preferidos, mas 50% dos inquiridos revela pretender usar cartes de fidelizao. O que parece estar de fora dos planos dos portugueses so os cartes de crdito, mas os que pretendem usar, estabeleceram um limite de 260 euros. Quanto aos presentes a oferecer, os smartphones continuam no topo da lista de preferncias, seguido de vesturio, brinquedos e viagens.

Programa da troika foi demasiado optimista


O Conselho de Finanas Pblicas diz que o programa de ajustamento foi demasiado optimista e tomou uma trajectria errtica, aumentando a desconfiana sobre o mesmo, de acordo com Jornal de Negcios. O Conselho de Finanas Pblicas (CFP) afirma que o programa de ajustamento aplicado a Portugal foi demasiado optimista relativamente ao enquadramento internacional e ao impacto da austeridade a nvel interno, noticia o Jornal de Negcios. A entidade fala ainda de falta de estratgia a longo prazo para lidar com as exigncias oramentais. Estas imprecises esto na origem de resultados macroeconmicos aqum do esperado e de estratgias de ajustamento oramental errticas que chocam com o Tribunal Constitucional, aumentando a incerteza sobre a sustentabilidade do programa de ajustamento em Portugal.

Ainda que se tenham verificado redues significativas no dfice, o CFP alerta para a repartio de contributos entre receita e despesa e para as negas do Tribunal Constitucional, que obrigam a constantes mudanas no ajustamento. Esta uma situao que se poder repetir no prximo ano.

Propriedade:

Ficha tcnica

ABC Portuguese Canadian Newspaper Ltd


Conselho Empresarial: Fernando Cruz Gomes, Presidente; Paulo Fernando, Vice-Presidente; Carlo Miguel, Tesoureiro; e Lara Ingrid, Secretria.

Director: Fernando Cruz Gomes Redaco e Cronistas:

As troikas so uma aberrao para a lgica do projecto europeu


A eurodeputada Elisa Ferreira afirmou, em entrevista ao Pblico, que a unio monetria agrava dos desequilbrios entre os pases e que os mais fortes tm uma quase tutela dos pases mais fracos. Para a socialista, as troikas so uma aberrao para a lgica do projecto europeu. As troikas so uma aberrao para a lgica do projecto europeu. Quem o diz Elisa Ferreira, uma das eurodeputadas impulsionadoras da investigao que o Parlamento Europeu est a fazer actuao da troika nos pases sob resgate financeiro. Vamos analisar a substncia e a qualidade das recomendaes feitas aos Estados, porque a qualidade pssima e pode ter levado interrupo do processo democrtico, esclareceu, em entrevista ao Pblico. No entanto, como explica Elisa Ferreira, quando questionamos aos membros da troika quem que os controla e perante quem que respondem, no h ningum. Contudo, no possvel que no haja um responsvel quando os pases esto a passar por uma brutalidade e uma agenda de ajustamento que forou uma recesso gravssima. Os pases fortes tm uma quase tutela dos pases mais frgeis e os grandes apologistas [da austeridade] eram os que estavam a ganhar com a situao, acrescentou a eurodeputada socialista, referindo-se em particular ao caso da Alemanha. por isso que o Parlamento Europeu vai avanar com avaliaes aos programas de ajustamento da troika, levados a cabo nos pases sob resgate financeiro.

Antnio Pedro Costa (Ponta Delgada), Antnio dos Santos Vicente, Carlo Miguel, Conceio Baptista, Cristina Alves (Lisboa), Custdio Antnio Barros, Edgar Quinquino (Hamilton), Fernando Cruz Gomes, Fernando Jorge, Filipe Ribeiro (ABC Turismo), Guida Micael, Helder Freire (Lisboa), Humberto Costa (Luanda), Lara Ingrid, Luis Esgio, Luky Pedro ,Maria Joo Rafael (Lisboa), Pedro Jorge Costa Baptista, Srgio Alexandre, Snia Catarina Micael.

Secretria de Redaco:
Srgio Alexandre

Chefe Grfico:

Lara Ingrid

Telefones: 416 995-9904 * 647 962-6568 * 416 828 6568. E-mail: admin@abcpcn.com director@abcpcn.com advertising@abcpcn.com
725 College St. PO Box 31064 TORONTO ON M6G 1C0

A B C

Um Jornal que vai crescer ainda mais... ao seu servio

11 Novembro 2013 Jovens renovam confiana

O Futebol (tambem) abre novos caminhos

Um facto em foco . 3

A Casa do Benfica parece estar de parabns. A Casa do Benfica e os meninos dos sub-17 que, entre ns, no Campeonato da OSL, venceram folgadamente, j que em todos os jogos disputados... averbaram vitrias. No era fcil. Nunca fcil disputar um Campeonato s com vitrias. Desta feita, porm, os sub-17 do Benfica alcanaram esse palmars. S que h vitrias que so, de facto, ainda mais saborosas. A Casa do Benfica est, talvez, a renascer. L para cima, na Saint Clair, parece haver, por agora, novos motivos de satisfao. Que trazemos, aqui, a pgina nobre ou mais nobre, se quiserem... por ser quase de abertura. No sbado, j em final de ronda de trabalho, algum nos avisava que havia festa grande no Benfica. Ainda pensvamos que poderia ser pela passagem em frente da equipa de futebol de Lisboa que vencera o eterno rival. Nada disso.

Campeo de sub-17 na OSL


S que ali era mesmo outra coisa. Festejava-se o ttulo de Campeo de Sub-17 de todos aqueles midos que elevaram o nome do Benfica. Estes midos merecem ser reconhecidos. A sua vitria em prol do passado e do futuro... daquilo que podem dar Casa do Benfica. Eram ali entregues as medalhas e as faixas de campeo dos sub-17 do Campeonato em que participaram, na OSL, e com um mrito superior de terem todos os jogos disputados... s com vitrias. Jos Carlos Silva director desportivo e treinador. Sinceramente, sinto-me orgulhoso, j que uma equipa que tem para a um ano... e que ganhou em todas as frentes. um orgulho para todos ns. Digo-lhe que temos um grupo fantstico e que ser um caso bastante srio... para o futuro. L dentro era a alegria. De tal forma que quase no dava para ouvir ningum. Tanto que puxmos, c para fora, Mrio Narciso e Jos Carlos Silva.

Tambm eles eufricos e satisfeitos. Agora... devemos comemorar. E isso no ir beber isto ou aquilo. mais ir para casa com a conscincia tranquila do que fizemos, ao longo do ano, deitar a cabea no travesseiro e dizer que cumprimos a nossa misso.

Continuar com a mesma garra...


Jos Carlos Silva diz, logo a seguir, que vamos continuar com a mesma garra e a mesma determinao porque isto at um projecto a longo prazo e eu penso que faz falta comunidade. E, repare, o Benfica de Toronto a maior comunidade do mundo de benfiquistas. Ns somos muito fortes e... de vagar vai-se longe... Para ele, de esperar que iremos ser, outra vez, muito fortes em Toronto com os jovens. Veja que num espao de um ano, conseguimos j uma equipa sub 20, uma equipa sub 17, que esta... temos uma equipa sub-12, 13... e temos uma equipa que est a ser preparada de meninas 13-14, que ainda hoje arrancou uma grande vitria por 2-0. Bem... vamos fazer votos por que o Benfica continui, assim, na senda do progresso.

SIC NOT v4_WEB_Layout 1 9/20/2013 2:35 PM Page 1

Mrio Narciso ainda vai brincando com o reprter, dizendo que, afinal, ganhar ao Sporting faz parte do palmars do glorioso. E mudando logo de caminho, entende que, de facto, foi um grande jogo, daqueles que ficam para sempre nos anais...

Na

Fibe - Canal 880

A partir de 25 de Setembro, em free preview na Canal 667. Aproveite o perodo grtis que a Rogers Cable oferece, e veja a diferena !
DM 2013

Mayor de Toronto j admitiu ter consumido drogas


Rob Ford, presidente da Cmara de Toronto, no Canad, admitiu, na tera-feira, ter fumado crack, depois da polcia ter anunciado na semana passada que tinha em seu poder uma cpia de um vdeo comprometedor para o poltico, mas desmentiu ser viciado. Sim, eu fumei crack, disse. Sou viciado? No. Experimentei? Provavelmente numa das minhas bebedeiras, provavelmente h aproximadamente um ano, afirmou Rob Ford aos jornalistas.

4 . Canad em foco

11 Novembro 2013

Oportunidades de investimento nos Aores


Numa nota do Consulado Geral de Portugal, assinada pelo respectivo cnsul, Jlio Vilela, e pelo director do AICEP Portugal Global, Raul Travado, anunciada uma sesso para dar a conhecer Oportunidades de Investimento nos Aores. A sesso vai ter lugar na quinta-feira, 14 de Nivembro, pelas 17.30, na Galeria Almada Negreiros. Segundo a nota a que nos referimos, a sesso ser conduzida por elementos da Administrao da SDEA, EPER (Sociedade para o Desenvolvimento Empresarial dos Aores), que se deslocam a Toronto para promover projetos de investimento nos Aores, sobretudo nas reas do Turismo, da Sade e Bem-Estar e da Tecnologia. Encontramse, igualmente, disponveis para encontros de trabalho com investidores que tenham interesse em algum dos projetos apresentados, que pretendam apresentar o seu prprio projeto ou que queiram obter mais informaes sobre o mercado dos Aores, numa tica de investimento. A presena da SDEA em Toronto ocorre de forma paralela participao de diversas empresas aorianas no Gourmet Food and Wine Expo, que decorre nesta cidade de 14 a 17 de Novembro.

Contudo, esta confisso parece no ter afectado a popularidade do presidente da Cmara de Toronto, eleito em 2010. Uma sondagem realizada aps a polcia ter confirmado

a existncia do vdeo onde o mayor aparece a fumar crack deu uma taxa de aprovao de 44% a Rob Ford, mais cinco pontos do que num inqurito anterior.

Victor Henriques
16 de Abril 1955 - 11 de Novembro 2012

Um ano de saudade. Fisicamente no ests mais conosco, mas no nosso corao vivers para sempre. Eterna saudade da tua esposa e filha, Mena e Ins Henriques. -----------------------------------------------------A famlia vai permitir. Mas ns, aqui em ABC, associamo-nos a esta nota de recordao.

11 Novembro 2013 EDITORIAL

Material Editorial . 5
E, no entanto, o nico tema que no se quis discutir ao longo da crise europeia, o do abandono do euro pelos pases em dificuldades, entrou pela porta do cavalo de Tria, mais precisamente pela do referendo grego austeridade. E outros assim. E no entanto sempre andou por a a pairar. A Grcia trouxe o tema a primeiro plano, talvez contra a prpria vontade... mas em real ameaa. Os tempos passaram e ainda ningum enfrentou - pelos chifres e no pelo rabo, como diz o nosso povo esta ameaa que, no segredo dos gabinetes, j soprada... E o absurdo parece agora apresentar-se como uma bem sria possibilidade. Mais valia t-la visto desde o incio enquanto tal e no como um delrio bom para ser varrido para debaixo do tapete. Mas a grande histria do referendo grego, que agora parece abandonado, at outra: a de que ele aparece como legitimao do Governo democrtico perante a ameaa de um golpe militar. O que talvez se perceba: num pas onde a democracia (o parlamento e o Governo) no parece garantir a soberania, despontam formas mais feias de afirmao dessa mesma soberania, nomeadamente aquelas baseadas na fora das armas. Acontea o que acontecer, fica a lembrana. que a crise do euro menos uma crise econmica do que uma crise poltica e da democracia. E se assim for, temos de devolver ao imaginrio de todos ns... a noo de que os governos musculados ainda podem ser chamados a repr legalidades ou, pelo menos, a repr uma certa ordem. O que seria dramtico, sobretudo em Pases, como a Grcia, onde ter nascido, quase em bero dourado... a palavra e o conceito Democracia.

*E o Euro, senhores...
Como se no nos bastassem os problemas que tambm temos... surge agora, soprada do lado de l, da velha Europa, a crise do Euro. Acreditava-se - e acredita-se ainda - que a Unio Europeia era muro intransponvel, contra o qual esbarrariam todas as tentativas de desfazer a nova moeda. Aos poucos, porm, foi-se chegando concluso de que Euro e Unio Europeia podem cair. Isto , s no cairo... se a Europa conseguir exconjurar velhos medos e uns quantos fantasmas do antigamente.

Ontem dissemos...

Para quando o fim da crise?


A notcia no poderia ser melhor: Portugal acaba de sair do clube das 10 economias com maior probabilidade de entrar em incumprimento num horizonte de cinco anos... Comecemos pelo princpio: passaram-se cerca de 3 anos em que a situao econmica comeou a cair a pique. Agora as vrias previses avanadas por bancos e centros de investigao apontam para uma ligeira subida do PIB, motivada pelo crescimento das exportaes e pela melhoria, ainda que tmida, do consumo interno. O referido clube (que j nos safamos) por ordem decrescente conta com: Argentina a liderar, o Chipre, a Venezuela, o Porto Rico a Ucrnia, o Paquisto, o Egito, o Estado do Illinois (EUA), Grcia e El Salvador. No entanto, os portugueses sentem-se mais aliviados da presso da austeridade com estas estatsticas? No, porque os efeitos deste avano econmico no se traduzem em melhorias no bolso de cada um de ns. Pelo contrrio, a populao confrontada com muitas incertezas no futuro imediato, em que o prprio Plano e Oramento para 2014 mais um que vir sobrecarregar ainda mais as famlias e as empresas, que j no aguentam mais a austeridade que nos imposta. O Presidente da Repblica veio publicamente reconhecer que Portugal j saiu da recesso, mas mesmo assim, as obrigaes do Estado portugus atingiram taxas de juro elevadas porque os mercados financeiros no acreditam nadinha que a nossa situao econmica esteja a melhorar solidamente. Enquanto isto, 46 mil famlias perderam o direito ao rendimento social de insero, afectando em particular as crianas de meios mais pobres e levando a um aumento sem precedentes do nmero de pedidos de apoio e assistncia junto das instituies de solidariedade social, como cantinas, banco alimentar, Caritas, etc.
Antnio Pedro Costa Ponta Delgada

As consequncias das medidas de austeridade tomadas pelo governo esto a afectar reas bsicas como a alimentao, a sade e a educao, para j no falar no facto de pelo menos 500 mil crianas e jovens terem perdido o direito ao abono de famlia entre 2009 e 2012 e muitas outras viram o seu valor ser reduzido. Esta medida est tambm a contribuir para fazer aumentar a taxa de risco de pobreza, motivo tambm pelo qual o nmero de pedidos de ajuda registou um aumento sem precedentes. Aqui nos Aores, o nmero de desempregados j ultrapassou pela primeira vez a barreira dos 21 mil, o que resultou numa taxa de desemprego de 17,6%, que no 3 trimestre do ano foi superior mdia nacional, que baixou para os 15,6%, sendo a segunda pior por regies, ficando apenas abaixo dos 17,9% de Lisboa. No entanto, no deixam de ser caricatas as razes invocadas pelo governo regional de Srgio vila para a taxa de desemprego nos Aores ser superior nacional, fazendo nota pblica que isto no significa um menor dinamismo econmico regional relativamente ao resto do pas, muito pelo contrrio Malabarismos estatsticos que, nesta altura, to difcil as pessoas engolirem. Por isso que, embora se tenha sado tecnicamente da recesso, ningum acredita que este seja o fim do cenrio de crise, podendo esta durar mais alguns anos, mesmo depois da sada da Troika.

Hoje a lembrar ontem. ttulo a recordar que, no final da Semana Cultural da Casa do Alentejo, se apresentou um Jantar Medieval, que ns chammos moda dos Reis. E a verdade que, para alm dos mais velhos, estiveram em cena crianas, muitas crianas, da Escola Novos Horizontes. O ontem dos mais velhos a contarem aos mais novos as peripcias, designadamente da Padeira de Aljubarrota. E ela, de facto, nem foi pera doce. Por outro lado... Est na moda aprender Portugus. Mais uns quantos certificados foram entregues aos meninos de Waterloo. Uns quantos certificados... a atingir quase a escala dos 100. obra. No tocante s notcias de c aquelas de que mais gostamos destaque para a Semana Cultural da Casa dos Aores. Interessante a presena do Prof. Jos Carlos Teixeira, que falou sobre os 60 anos da Emigrao Portuguesa para o Canad. Por ali, entre os presentes, Manuel Arruda e Afonso Tavares, dois dos muitos que vieram primeiro, dois pioneiros da verdadeira epopeia dos que, h 6 dcadas, trocaram Portugal pelo Canad. O Canad que tem, agora, na cidade maior e mais progressiva, Toronto, o Mayor Rob Ford mais desgastado. As coisas j andavam feias. L pelas bandas da City Hall... Rob Ford era mesmo como que um saco de boxe, onde todos molhavam a sopa. Ditos e mexericos. Meias verdades e meias mentiras. Tudo dizia-se para denegrir a sua imagem. Agora, de repente, a verdade nua e crua. Ou, pelo menos, o que parece verdade. Segundo a Polcia que investigou o caso, o vdeo com Ford a fumar, nem sabemos que droga, era verdico. E os orgos de Informao no o largam. Falamos ainda no Peel Memorial Hospital. E nos amigos do Peel Memorial Hospital... que so muitos... e esto a tentar arranjar um milho de dlares. Dizemos que, com o entusiasmo de Manuel Alexandre, e outros amigos... o milho h-de vir. Ah... e na primeira pgina tambm falmos na apresentao dos uniformes que os nossos atletas vo levar aos Jogos Olmpicos e aos Jogos Paralmpicos de Inverno. Claro que h muito mais material noticioso e de comentrio. Mas isso, nas pginas interiores, pode ser visto pelos leitores... a quem agradecemos a preferncia que, semana aps semana, nos dada.

Festas sem povo...?


J o temos dito. Festa sem Povo... no festa. Poder parecer, mas no . A Msica pode l estar, as cenas do dia-a-dia das gentes, tambm. Mas a autenticidade vem-lhe, de facto, do Povo que se pretende representar, sim, mas do Povo que v, que assiste. Daquele que, pagando ou no, o seu bilhete, entende estar a fazer parte do prprio espectculo, da festa, em suma. Na Semana Cultural da Casa dos Aores que agora terminou ganhou fora o conceito. E, no lanamento dos livros, na mostra de Artesanato ou em pequenssimos quadros de Teatro... o Povo esteve l. Delirou. Bateu palmas e entendeu que esto a falar dele e para ele. Que esto, afinal, a trazer para o conhecimento de todos o muito que o Passado lhes deu. s vezes h festas populares grandiosas, com muitos artistas de renome, com grandiosos nomes at... que podem no atingir o objectivo, que , to smente, mostrar o Povo que ns representamos, ou dizemos representar. E quando assim ... falha o objectivo geral. Quando assim ... fica, talvez, apenas e s, uma certa vaidade que no leva a lado algum. O que importa mesmo ser genuino. Popularmente genuino. O que se viu na Casa dos Aores mesmo isso. Olhar o Povo que se quer retratar e dar-lhe coisas autnticas, genuinas, que tenham a ver com o seu Passado, sim, e que apontem para o futuro. Sobretudo porque se decidiu festejar tambm os 60 anos da Emigrao Portuguesa no Canad. Ao comparecer, o Povo entendeu que isso que vale a pena continuar a fazer. Ouve-se a msica. Vem-se pessoas. Ouvem-se palestras. Anota-se o af com que o arteso trabalha o seu produto. E assim sendo, entende-se a linguagem geral. De resto, o simples facto de estarmos todos na celebrao dos 60 anos da Emigrao Portuguesa por c... deveria fazer lembrar os tempos idos, anotar o esforo que os pioneiros fizeram, as dificuldades que tiveram de vencer. Para, no fundo, construir esta comunidade rica e boa que vamos construindo. E que temos de saber cantar...

6. Comunidades

11 Novembro 2013

Dia das Castanhas na Happy Travel


Sbado , para muitos, dia de festa. De encontro. De troca de impresses e de mimos. Entre ns, porm, foi tambm, por exemplo, um dia das castanhas... um dia de So Martinho. A jeito do que se faz um pouco por toda a parte, nas nossas terras de origem. No comemos castanhas, mas estivemos, na Galeria Mall... porque nos cheirava a castanhas e a mais algo. Fomos andando, andando... e deparmos com a Happy Travellers. Jos de Almeida trazia um grande tabuleiro, com no sei qu de guloseimas e algo para petiscar.

Winterfest j mexe... em encontro de amigos


Fazer companhia
Olha quem est ali! Porque que o Hernni Raposo est ali? porque eu gosto muito da D. Fernanda e do sr. Alvarez ele a dizer-nos e venho aqui s para fazer companhia. Pois, ali ao lado, Fernanda Almeida diz-nos que no senhor... que ele faz parte do grupo. O grupo Winterfest, diz Hernni, que concretiza que tudo isto faz parte de uma reunio de uma quase famlia, j a criar aquele bichinho dessa viagem que vamos fazer juntos, em Janeiro. , portanto, o incio daquele bichinho...

Antes e nem era preciso quase perguntar porqu estavam por ali muitas dezenas de pessoas. A no caberem l dentro... e a juntarem-se c fora daquela agncia de viagens. O que isto, Fernanda de Almeida... o que isto? Realmente eu nunca vi uma coisa assim... tanta gente... numa festa das castanhas. Ah!, l nos queria parecer. A festa das castanhas. S no sabemos se havia l dentro a tal geropiga, que as acompanha, afinal, noutras paragens.

que a gente cria e que vai dar-nos aquela ansiedade at chegar a data de irmos todos divertimo-nos na praia, em conjunto. Ns sabamos, claro, mas a Fernanda Almeida falou em tudo, menos isso. Ah, sim, a reunio que ns fazemos, todos os anos, com os nossos clientes do Winterfest e no s... j que esto muitos dos meus clientes que gosto de ver em tudo o que se relaciona com a agncia de viagens. Ela pensava que ns sabamos (e sabamos...)

encontro para os nossos clientes habituais e para aqueles que, ano aps ano, se vo juntando a ns. Este ano, por exemplo, temos aqui uma srie de caras novas que vo estar connosco no Winterfest e, a partir

de agora, vo ficar como parte da famlia do Winterfest. Ora bem. Ns ainda chegmos a pensar que vinha a um convite... mas no, no veio.

Fao isto para reunir todos os clientes... fao isto uma vez por ano, fazemos este bonito grupo frente ao Happy Travel, com castanhas e ch preto, ch encarnado... Ainda perguntmos se no haveria ch verde... na altura em que se estava quase a chegar ao jogo do derby. Disse-nos que sim... que havia ch verde. No provmos.

Frank Alvarez tambm estava por ali. Conversa ouxa conversa. Bebida refrigerante, hem?! puxa bebida, dois dedos de conversa sobre o Golfe, l longe, tambm no Panam e a mesma resposta. Isto , afinal, o ponto de encontro anual que ns temos com a comunidade portuguesa. O Winterfest organizado pela Happy Travel e CIRV fm proporciona esta oportunidade, que serve de ponto de

11 Novembro 2013

Comunidades . 7

Charles de Sousa apresenta Plano do Outono

Estimular o crescimento da Economia e criar empregos


*Novos investimentos para familias e empresas
Natural se torna que a Provncia, face crise mundial, esteja em mar de tentar o seu melhor para levar por diante o crescimento que todos almejamos. Para j, o governo liberal do Ontrio introduziu, agora (quinta-feira), um novo plano de trs partes para ajudar a criar empregos e fazer crescer a economia . Em frente de uma economia global incerta, este novo plano investe em pessoas, constri infra-estrutura moderna e suporta um ambiente de negcios dinmico e inovador . Falando em investir nas pessoas, o Governo diz-se comprometido em ajudar os Ontarianos a poupar, designadamente para uma reforma forte e segura. Est, por isso, na linha da frente dos que procuram um acordo Canadiano sobre um aumento do CPP, principalmente para a classe mdia. Se o governo federal no concordar, a provncia vai avanar com uma soluo feita no Ontario . Alm disso, o plano do governo para investir nas pessoas inclui 30% de desconto no ensino ps-secundrio , que j ajudou mais de 200.000 estudantes na Provncia. Ao mesmo tempo, a estratgia do Emprego da Juventude vai criar 30 mil oportunidades de emprego e orientao para os jovens. Desde o seu lanamento, em setembro de 2013, 2,4 mil empregos j foram criados. Num primeiro programa dedicado exclusivamente aos idosos, pretende-se ajudar os idosos a permanecerem activos, saudveis e ligados comunidade.

Construir infra-estrutura moderna


Para tornar a provncia mais competitiva e criar postos de trabalho, o governo est a investor mais de $35 bilies em infra-estrutura ao longo dos prximos trs anos. Isso vai beneficiar todos os residentes do Ontrio, no curto prazo e a nossa futura gerao, ajudar empresas a competir e atrair investimentos novos para a provncia . O plano do governo para a construo de infra-estrutura moderna inclui: - Sermos a primeira provncia a desenvolver e comercializar ttulos verdes, para ajudar a financiar projetos de infra-estrutura verde, incluindo o transporte pblico. - Criao de um novo Trillium Trust, um fundo especfico , que recebe os ganhos da venda de ativos, como a venda das aes da General Motors, para financiar as principais prioridades em infra-estruturas pblicas

Governo vai permitir at 265 mil novos residentes permanentes em 2014


*"Precisamos de novos imigrantes que desejem colocar as suas habilidades, ideias e energias no trabalho"
O Canad vai permitir em 2014 entre 240 a 265 mil autorizaes de residncia permanente, numa estratgia para impulsionar o crescimento econmico do pas, anunciou o governo, falando designadamente para a LUSA. Na apresentao do plano de imigrao, segunda-feira, o ministro da Cidadania e Imigrao, Chris Alexander, explicou que o Canad est numa competio global pelos melhores e mais brilhantes imigrantes, e este plano trabalhado para atrair as pessoas necessrias para o pas ter sucesso. As autoridades prevem que os motivos econmicos estejam na origem da escolha de 63 por cento dos novos imigrantes. Em 2014, o Canad espera receber 14 mil residentes permanentes atravs do programa Classe Experincia Canadiana, o maior nmero desde que foi lanado o programa, em 2008, que j permitiu a atribuio de 25 mil registos. Precisamos de novos imigrantes que desejem colocar as suas habilidades, ideias e energias no trabalho, salientou o governante. O CEC permite a transio para residncia permanente de quem cumpra requisitos de linguagem e tenha pelo menos um ano de experincia de trabalho qualificado no Canad. O modelo inclui tambm estudantes estrangeiros graduados que se encontram no pas a trabalhar numa situao legal. Outra soluo de registo o Programa de Nomeao Provincial, que inclui contrataes para suprir carncias regionais, que pretende acolher 44.500 a 47 mil residentes permanentes em 2014, o que tambm representa os mais altos nveis de sempre.

Apoiar um clima de negcios dinmico e inovador


O governo est a estudar novas medidas para incentivar o aumento do investimento empresarial no Ontrio, incluindo, medidas para impulsionar a investigao de negcios e investimento no desenvolvimento e treino de funcionrios para ajudar os trabalhadores e criar uma economia ainda mais competitiva. Est ainda a trabalhar para fortalecer ainda mais os sectores da indstria do Ontrio para que eles todos estejam preparados para aproveitar as oportunidades globais emergentes .

Imigrao econmica
Este o segundo maior programa da imigrao econmico do Canad, tem crescido, tendo abrangido em 2000, cerca de 1250 candidatos, passando para quase 41 mil em 2012. Todas as provncias, menos o Quebeque, tm acordos de nomeao provincial. Relativamente ao acordo entre o Canad e o Quebeque, a provncia, que tem uma forte comunidade portuguesa, tem a ltima palavra para a seleo dos seus imigrantes, que contudo devem seguir os requisitos de admissibilidade do governo federal. A Cidadania e Imigrao do Canad lana em breve outros programas de imigrao para atingir os valores previstos para 2014.

Gerir com responsabilidade


O governo tomou medidas prudentes para gerir os gastos. O Ontrio tem o menor gasto de programa per-capita no Canad. Nos ltimos dois anos, o crescimento das despesas dos programas foi realizada a menos de um por cento. E no ano passado, os gastos totais do governo cairam pela primeira vez em mais de uma dcada. Cortes drsticos iriam colocar escolas, hospitais e economia da provncia em risco. Aumentar os impostos de forma imprudente arriscaria a desacelerao no crescimento econmico e poderia enfraquecer a capacidade do Ontrio para equilibrar o oramento. Em vez disso, o plano do governo exige uma abordagem justa e responsvel, o que significa novos investimentos estratgicos para estimular o crescimento, criar empregos, fortalecer os servios e ajudar as famlias . Ontrio mais forte quando trabalhamos como um todo. Vamos fazer crescer a nossa economia, criar novos empregos para todos os residentes do Ontrio. O osso novo plano de trs partes para o emprego e o crescimento est focada e servir todas as regies da nossa provncia, disse no Parlamento Charles Sousa, ministro das Finanas. Para ele, vamos continuar a fazer novos investimentos estratgicos para estimular o crescimento, criar empregos, fortalecer os servios e ajudar as famlias. Continuamos no caminho certo para equilibrar o oramento at 2017-18 No entanto, se as condies econmicas globais vacilarem, a nossa prioridade continua a ser clara - este governo continuar a proteger os investimentos em empregos, crescimento da economia e nas nossas famlias .

Qualificao de novos trabalhadores


Num dia em que o ministro da CIC, Chris Alexander, anunciou alguns programas da imigrao para 2014 foi tambm divulgado o novo documento de qualificao de novos trabalhadores, intitulado EOI (Expression of Interest), que ir enquadrar os pedidos a partir do dia 1 de janeiro de 2015. O pas movimenta-se de uma imigrao econmica passiva para o recrutamento ativo sob um novo sistema de admisso, referiu Chris Alexander. Segundo algumas informaes disponibilizadas pela Cidadania e Imigrao do Canad, atravs da sua pgina na internet, a premissa base do programa implica ter emprego no local de destino: ter um emprego o melhor caminho para a integrao econmica.

Queijadas da Graciosa tambm no Canad


*O mercado da saudade vai funcionar
Provmos. Gostmos. E s no dizemos para provarem... porque isso poderia parecer publicidade. Mas l que so boas, so. Ficam a enriquecer, naturalmente, uma comunidade como a nossa, onde o mercado da saudade ainda tem lugar. Algum nos diz que estas queijadas so como que a imagem de marca da ilha, sendo vendidas na maioria das ilhas dos Aores, Madeira, Continente Portugus, Estados Unidos e agora a partir de agora tambm no Canad. Alm das Queijadas, a Pastelaria Queijadas da Graciosa reabilitou outro doce tpico da ilha Graciosa, os Pastis de Arroz. Eram, afinal, doces que estavam praticamente desaparecidos da doaria tpica da ilha. Constituem, por agora, uma nova aposta na promoo da doaria de qualidade que a empresa tem vindo a desenvolver. a mesma facilidade. Mas nos Aores conhecida em todas as ilhas e quando chegam Graciosa, vo fbrica, compram as queijadas e levam para as suas terras. Portanto, a queijada da Graciosa bem conhecida no mundo... Jos Rodrigues era ali como que o anfitrio. No Pepers, de resto, tudo o que dos Aores ou melhor, da Terceira passa por ali. Sendo da Terceira, diz-nos desde logo, no saber bem o que pode dizer das Queijadas. Vai dizendo que um doce fabricado na Ilha da Graciosa, e que uma receita muito antiga, que eles desenvolveram e com uma parte artesanal que agora j nem pode ser muito, at pelas leis e regulamentos da Unio Europeia. Para Jos Rodrigues a ideia mesmo a de expandir, at por estar j divulgada nos Estados Unidos... Judy Rodrigues estava por ali, naturalmente. Concorda. As Queijadas e ela j as provou so mesmo uma maravilha. E se ela o diz... Provmos. Gostmos. Ontem, no Pepers Caf, houve prova. Houve mostra. Presente Paulo Flix da famlia proprietria e Manuel Benjamim, que fica agora com a incumbncia de espalhar as queijadas. Espalhar e dar fora tradio. Alis, Paulo Flix vai-nos dizendo, desde logo, que se trata de um projecto que tem pernas para andar. E bom que assim seja, como nos diz, j que ns estamos a precisar de exportar, neste momento, uma vez que o Pas est em crise, e as ilhas esto tambm em crise e temos de nos virar para estes mercados da saudade foi ele que nos disse e nos j vimos dos Estados Unidos e vou voltar para l, hoje mesmo, para estar, sbado e domingo, em Fall River, a fazer umas provas tambm... No fundo, agora esperar para ver. Ver e provar. Ns vimos e provmos. Gostmos mesmo.

8. Comunidades

11 Novembro 2013

Uma prova que resultou

Mais do que isso, acaba por marcar pontos no nosso dia-a-dia. Falamos das Queijadas da Graciosa, agora, e desde h uns anos atrs, j com o R de Registado a dizer que, efectivamente, passou todas as provas e todos os exames... e parece que tem pernas para andar. As Queijadas da Graciosa , so, em boa verdade, da autoria de Maria de Jesus Santos Bettencourt Flix. F-las desde os seus 14 anos e parecem, de facto, segundo nos dizem, um produto alimentar regional, de fabrico caseiro e considerado como o doce tpico da Ilha Graciosa.

COMUNICADO
(Public Service Announcement)

Estamos a MEXER evitando que insectos e bactrias MEXAM com a sua sade e a sade dos seus!

Casa So Cristovo
Centro Da Terceira Idade

Bazar de Natal
O Bazar de Natal de 2013 do Centro da Terceira Idade, do Conselho de Membros e dos Voluntrios da Casa So Cristovo ir realizar-se nas seguintes datas: Tera-feira, 26 de Novembro (das 10:00 da manh 7:30 da tarde) a promoo, passo a passo, como a criana quando est a comear a andar. Paulo Flix filho da mestre que comeou com tudo aquilo. Perguntmos-lhe se tinha filhos. Duas filhas. J comeam a gostar de tudo aquilo, o que parece dar a entender que o empreendimento agora iniciativa vai resultar. A mais velha, com 14 anos, j ajuda o pai at na preparao destas viagens. E, de longe, quando se telefonam... at incentiva o pai. Manuel Benjamim vai ser j , melhor dizendo o representante das Queijadas da Graciosa entre ns. Entende bem a fora que o produto pode ter entre ns. Logo de incio e ns tnhamos na memria umas jogadas de futebol doutros tempos por c... perguntmos se ainda dava uns pontaps na bola, se se lembrava... Que no se esuqceia. Que nunca esqueceria. E agora... o que se faz agora? Agora vamos dar umas dentadas nas Queijadas da Graciosa. E vale a pena traz-las para c, at por ser uma tradio regional graciosense, que uma coisa fantstica... uma delcia... Ora bem. Se ele o diz. Por ali, afinal, muita gente conhecida. Pessoas que se reencontram. Que falam no passado. Que se lembram, afinal, uns dos outros. Quarta-feira, 27 de Novembro (das 10:30 da manh 4:30 da tarde) Quinta-feira, 28 de Novembro (das 10:30 da manh 4:30 da tarde) O evento realiza-se na Casa So Cristovo, localizada no nmero 248 da Ossington Ave. (Dundas/Ossington Ave.) em Toronto. O Bazar de Natal de 2013 contar com: - uma grande seleco de artigos de artesanato, feitos mo pelas participantes das aulas de costura, crochet e de trabalhos manuais - uma mesa das pechinchas, com grande variedade de artigos - o nosso famoso Caf de Natal que servir sopa caseira, sanduiches variadas e os deliciosos bolos e bolinhos feitos pelas nossas scias - venda e exposio de artes manuais dos nossos participantes e de artistas comunitrios locais Os fundos angariados no Bazar de Natal revertem a favor dos programas para seniores oferecidos pelo Centro da Terceira Idade.. Para mais informaes, por favor, contacte o Centro da Terceira Idade pelo (416) 532-4828 ext. 114.

J tratamos por tu o nosso trabalho porque o fazemos h muito

T.L.DUTRA Professional Legal Services


Immigration - Small Claims Court- Criminal Summary Landlord & Tenant / Ontario Court of Justice / Labour

Tony L. Dutra
533 College Street , Suite 306, Toronto ON, Canada M6G 1A8 Telephone: (416) 532-8400 - Fax (416) 532-6906 E-Mail: dutralegal@sympatico.ca L.S.U.C - P00405

Lamartibe Silva tambm


Lamartine Silva no dos menos entusiastas. Para a nossa gente, de l, algo importante. Tanto que quando as pessoas chegam Graciosa, saindo dos navios ou barcos... vo logo comprar queijadas. A queijada da Graciosa nica. E boa, muito saborosa... Diz-nos no saber se para o mercado canadiano... ter

O Bicho pegou no SOS Kids


Somos, de facto, uma comunidade rica em muitos aspectos. Noites especiais acontecem vrias vezes entre ns, mas quando essas noites especiais so para ajudar de alguma forma aqueles de palmo e meio que passam necessidade... essas noites especiais no acontecem... suficientemente. Foi assim que, pelo segundo ano consecutivo, Beto Tomas, Presidente da Fundao Lets go Home e Elsa Romo, Vice Presidente da mesma fundao, organizaram este Sbado passado um evento de angariao de fundos para ajudar crianas vitimas de rapto por um dos pais. Todos os fundos angariados durante essa noite sero usados para providenciar suporte para a organizao International Parental Child Abduction and their Left Behind Parents.

11 Novembro 2013

Comunidades . 9

Guida Micael / ABC

O Bicho chegou!
Finalmente o momento que todos antecipavam chegou s 11:45 da noite quando Iran Costa entrou em palco e cantou sua cano talvez mais conhecida O bicho. Mas como a cano cantava O Bicho vai pegar e a coisa ta feita parece que pegou mesmo! Porque seguramente todos presentes levantaram dos seus lugares para arrebentar na melhor forma claro, com o pista de dana daquele bonito salo com seus passos de dana e a acompanhar o Iran e suas canes. Com ajuda de vrios comerciantes da nossa comunidade levou-se a efeito um leilo silencioso que inclua como um dos prmios uma viagem de ida e volta a Ponta Delgada, um donativo da SATA, um colar de prolas no valor de $750.00, e muitos mais outros objetos. Embora no temos ainda dados concretos at ao fecho desta edio, digamos que esta fundao SOS Kids certamente que conseguiu seus objetivos no Sabado.

Elsa Romo esteve encarregue como mestre de cerimonias daquela noite para uma plateia de mais de 350 pessoas. O entretenimento comecou com Allan Castro que entrou no palco de maneiradigamos diferente. Com sua guitarra eltrica entrou no salo onde prosseguiu para o palco talvez com a inteno de ser seguido pelas pessoas l presentes. E foi isso mesmo que aconteceu. Bemno propriamente pois no foi seguido para o palco mas sim para a pista de dana onde todos presentes bateram um p e pularam at dizer chega ao som da musica de Allan. Pois e a musica de Allan? ... era to boa que o espao enorme de dana encheu bem de repente.

ABC deixa os seus parabns aos organizadores por uma festa bem bonita e esperamos que os objectivos anunciados sejam levados a cabo.

10. Comunidades

Mais um aniversrio
Muitos sonhos ficaram por concretizatr, decerto. Muitos outros, porm, foram evoluindo, transformando-se em realidade que honra quem ps mos obra. Talvez por isso, so muitos os motivos de orgulho de uma Comunidade como a nossa. No avano do Pas a que os emigrantes de ento deram as mos? Decerto que sim. At porque, aos poucos, fomos metendo ferros e lanas, no melhor sentido do termo, em muitos e variados projectos de enriquecimento do Pas, Canad, que foi acolhendo a todos.

11 Novembro 2013

Sbado foi dia grande na Casa dos Aores. Um dia grande exactamente porque 28 anos so passados sobre a data em

que nasceu a Casa dos Aores. E nasceu filha do interesse de muitos em mitigar a saudade das ilhas distantes.

Ser aoriano
Fernando Cruz Gomes
Talvez por termos acabado, no h muito, de assistir s Semana Cultural Aoriana... demos connosco a interrogarmo-nos sobre o que ser aoriano. Sim... o que ser aoriano? Ser aoriano , no fundo, olhar o alm e as miragens, vencer barreiras de tempo e de tempos, dourar as fraquezas e faz-las foras, rilhar os dentes para no chorar a amargura de ver, de longe, a terra apenas com os olhos da saudade... e continuar, continuar sempre. Com a devoo ao Senhor Santo Cristo dos Milagres e ao Divino Esprito Santo, no ba de cada corao. Com a mancha azul - azul at demais - do oceano imenso que po e desgraa, vezes sem conta, no calcorrear dos dias da Santa Saudade que h em cada um. Com o vendaval das agruras da integrao em pases novos mitigado, aqui e alm, pelo facto de se ser gente... quando se fala em comunidade, em irmandade, em capelinhas de devoes mil. Ser aoriano nascer l. Ouvindo o trovo das intempries ou sentindo o estremecer das foras do terramoto medidas em escalas internacionais que nem sempre contam com o sofrimento dos que morrem ou ficam sem nada. nascer, ali, sim... mas alongar o olhar, mar fora, e sonhar o sonho lindo de transpr o alm e as lonjuras, em demanda do ponto longnquo que se v mais com o corao do que com os olhos. vislumbrar, tambm, c longe na estranja rumorejante e aguerridamente progressiva - aorianos muitos que ficaram a dar fora a outros e a ganhar po que suor, sangue e lgrimas. Ser aoriano ver partir, um a um, os filhos. Dar-lhe uma bno apressada, porque a angstia no deixa falar muito... e esconder a cabea, talvez no avental da tarefa domstica. Avental que, aos poucos, depois, h-de ir uma e muitas vezes fronte, a envelhecer em cada dia que passa, enxugar a lgrima teimosa que no pra de engrossar. v-los partir, quais pintainhos que deixam as asas protectoras... para comearem a voar por si. acompanhar o seu af em terras longnquas a enriquecer o que dos outros.

Ser aoriano viver em comunidade, grande ou pequena, ser maioritrio, em termos de nmero, e conseguir, mesmo assim, deixar vir ao de cima uma humildade que s vezes at confrange. Aqui, alm, mais acol... o aoriano que mais se destaca e mais se v. Mesmo assim, no hostiliza os outros, no amarfanha o nmero inferior, to-pouco adrega de medrar em orgulho de ser. Ser aoriano ... olhar vultos que se foram. Ou que se engrandeceram, engrandecendo os outros. olhar o Vitorino Nemsio. O Joo de Melo. A Natlia Correia. Ver do mau tempo do canal, a gente feliz com lgrimas... que se esparramou um pouco por toda a parte. sentir que o hmus da terra que os deixou partir ainda alimenta as razes que no se partiram. E que chamam, uma e muitas vezes, pelos ramos frondosos que j se vo cruzando um pouco por toda a parte. Ser aoriano isso, sim. Mas tambm sofrer as agruras de estar longe. medir pelas guas do lago em frente... as outras do mar longnquo que ainda chamam... mas que difcil calcorrear. isso, sim, mas tambm, sofrer os desamores dos que, s vezes, com sapatos de verniz bonito de se ver mas sem solas de andar... entendem a humildade como deficincia e o olhar tmido como inferioridade. Ser aoriano isso, sim... mas tambm ver que mesmo os que s existem por existir a tal dispora... se esquecem, muitas vezes, de olhar os outros. Aqueles que mourejam em longes terras, choram as suas agruras, teram armas pela resoluo de muitos problemas, enriquecem-se no contacto com os seus pares por c. Esquecem-se, pronto. A pedir eventualmente que lhes faam o mesmo. Mas a saberem - porque eles sabem - que o magnnimo corao do aoriano que emigra... sabe perdoar. Esquecer, talvez no, porque o esquecimento palavra que o dicionrio ilhu no tem. Se eles sonham com a sua terra longnqua! Se eles vivem, mesmo dizendo que no, a pensar no torro que os viu nascer! Se eles olham o rosto macerado do Santo Cristo dos Milagres e pedem que a terra (j longnqua) progrida e seja mais de todos! O esquecimento , de facto, palavra arredada do dicionrio do ilhu. Talvez tivesse sido subsituida pela senhora saudade. Talvez...

Dra. Ema Secca


ADVOGADA em Portugal Pode resolver-lhe todos os assuntos em qualquer rea jurdica CONTACTE E TER BONS RESULTADOS Tel: 214418910 (Lisboa) Cel: 918825577

e-mail: emaseca@netcabo.pt

da Casa dos Aores


E a, no tenhamos dvidas, os Aorianos tiveram, entre os Portugueses, a parte de maior destaque, j que so em nmero superior aos de outras regies portuguesas.

11 Novembro 2013

Comunidades . 11

De resto, no sbado, anotmos at o porqu de todos estes avanos. que jovens como Mathew Correia e Melissa Simas para falarmos apenas em dois esto a dar razes para acreditarmos no sucesso da colectividade. Razes vlidas. Michelle Cabral haveria de entoar os Hinos Nacionais e o Hino dos Aores. Antnio Pereira, presidente da Assembleia-Geral, e Luclia Simas, presidente da Direco, saudaram todos os presentes. Interessante foi acompanhar a entrega das insgnias Aor de Ouro a Jos Melo como o sol estivesse a voltar, como nos disse e a Antnio Melo. As insgnias do Aor de Prata foram entregues aos scios Victor da Cunha e Maria da Conceio Casimiro. Haveremos de voltar ainda ao assunto, na prxima edio.

Melhor Artista masculino

Prmios europeus MTV distinguem Justin Bieber


Rubben Bettencourt fez msica ambiente. Ambiente que, no fundo, at estava agradvel de se viver, com o entusiasmo a pairar na sala. O cantor canadiano Justin Bieber foi ontem, pelo quarto ano consecutivo, considerado o melhor artista masculino nos Prmios Europeus de Msica da MTV, que distinguiram tambm Katy Perry (melhor artista feminina) e Bruno Mars (melhor cano). A cerimnia de entrega dos prmios decorreu ontem noite em Amesterdo, na Holanda. Bruno Mars recebeu o galardo de melhor cano, com Locked out of heaven, e Miley Cyrus o de melhor vdeo, com o tema Wrecking ball. Eminem foi distinguido com o prmio de melhor artista de hip-hop e com o cone global, galardo honorfico concedido pelo canal televisivo de msica como tributo sua carreira. Tambm com dois prmios, Harry Styles, membro dos One Direction, arrecadou o melhor look e o melhor artista pop, juntamente com a sua banda. Na cerimnia foram tambm distinguidos Green Day (melhor artista rock), Avicii (melhor artista de eletrnica), Thirty Seconds to Mars (melhor artista alternativo) e o duo britnico Macklemore & Ryan Lewis (melhor artista revelao).

Beyonc (melhor atuao em direto), Linkin Park (melhor palco mundial), Tokio Hotel (maiores fs) e o asitico Chris Lee (melhor artista global) foram igualmente premiados. O grande derrotado foi Justin Timberlake, que no recebeu qualquer prmio, apesar de ter partido para a cerimnia como o favorito, com cinco nomeaes, e com a referncia de artista com o maior xito comercial de 2013, por The 20/20 Experience.

O Fado tambm manda por c?


*Jorge Fernando quase responde na que chamada Catedral do Fado

12. Comunidades

11 Novembro 2013

At lhe chamam Catedral do Fado. E a verdade que, ao longo dos anos, a Casa do Alentejo tem trazido at ns vozes e mais vozes que tratam por tu o Fado. Mais do que isso, que chamam a primeiro plano algo do que nos caracteriza como Povo. Sim, porque o Fado foi, ainda no h muito, considerado Patrimnio Imaterial da Humanidade. No sbado, na Casa do Alentejo, era Jorge Fernando e Fbia Rebordo. Para ele, a certeza de ser figura de proa, no tocante a arranjos musicais e produo de grandes xitos. A Fadista , afinal, um vulto grande a despontar ainda mais. Cantaram e encantaram, acompanhados artisticamente acompanhados, diremos por Pedro Viana, na guitarra portuguesa, e Gustavo Roriz, na guitarra-baixo. Um espectculo interessante de seguir. Que os presentes, a encher o vasto salo da Dupont, presenciaram com entusiasmo e vibrao.

E nem lhe falmos na sua forma de cantar, na sua actuao, no Fado que ele atira c para fora. Falmos-lhe, sobretuido, na sua forma de actuar como produtor e arranjador (?) de melodias para os outros. Perguntmos-lhe como que sentia na pele... desse artista. Eu no me sinto tanto esse. Acho que a Msica uma partilha e ns temos de a partilhar. De resto, apraz-me, quando encontro algum com valor, que eu possa ajudar, possa repartir... essa coisa a que chamamos Msica... e que possa repartir, , no fundo, o que eu fao. Humildade nas posies. Uma forma de ser e estar na vida. O pblico o pblico... e ns, s vezes, temos de passar um pouco por cima da crtica especializada... e tentar fazer com que essa pessoa chegue ao grande pblico. At porque eu penso que o mais nobre de uma carreira chegar ao fim da vida e ver que o pblico cantou, memorizou e guardou dentro de si... algumas msicas que fizeram essas prprias carreiras.

Pessoas muito saudosas


Eu tenho a noo de que tenho, perante mim, pessoas muito saudosas. Eu penso que o Povo portugus fantstico. Descobrimos o Mundo atravs das caravelas, nos Descobrimentos, e, depois, mais tarde, fizemo-lo atravs das pessoas que emigraram, que se souberam integrar... Verdade. Conceito que pena no ser mais avaliado e... repetido. Uma coisa que me apraz muito Jorge Fernando a raciocinar e que me honra, orgulho e envaidece... em todos os pases onde eu vou os emigrantes portugueses so os mais conceituados. Tudo isso porque ns somos, de facto, boa gente, muito capazes, chegamos a qualquer pas e integramo-nos. E, no entanto, parte disso tudo, os laos emocionais que nos ligam aos stios de onde partimos no so, na minha perspectiva, nunca quebrados. E o que eu espero que possa fazer sentir, a toda esta gente que aqui est, um pouco daquele Pas to maltratado, beira mar plantado. Mas, pelo menos, que os faamos sentir que ns estamos l... e estamos c... e que nos lembramos muito de todos os que c esto...

Anteriormente, e como aperitivo digamos assim o jovem Paulo Filipe, que vai aprendendo como se ganha amor a esta nostalgia feita Poema, abordada pelo Fado. E que, no fundo, est a andar muito bem.

A tal catedral do Fado

Uma lio de vida que empolga


Ai que o Jorge Fernando tem razo. Acho que uma lio de vida, que vale a pena ter em conta. Seguir mesmo. Para ele, no parece ser possvel fazer cantor de algum que no nasceu para cantar, como no possvel fazer de algum um excelente sapateiro, se ele no nasceu para fazer sapatos, ou um bom bate-chapas se ele no nasceu para isso... (v l, que no falou em Jornalistas...) Cada um nasce pela honra do que nasce, pela nobreza do que nasce e penso que o importante chegarmos ao fim da vida e acharmos que essa nobreza foi cumprida. A conversa-reportagem decorria l por cima, na Galeria Alberto de Castro. Longe, ainda, do bulcio do saloespectculo. Sem o barulho das pessoas e sem o desfazamento de certas realidades. Perguntmos-lhe, mesmo assim, o que que Jorge Fernando esperava encontrar l em baixo, na tal sala grande onde morava o pblico, para quem ele iria cantar.

Para Armando Viegas, o presidente da Direco, a certeza de que a Casa do Alentejo mesmo a catedral do Fado. Para ele, considerada a Catedral do Fado, na dispora, porque onde o Fado mais Fado, onde o Fado se ouve com mais silncio, a casa de Fado, na dispora, que traz os melhores artistas e hoje uma prova disso. Anteriormente, j ns nos tnhamos avistado com Jorge Fernando.

A Grande Nao das Comunidades...


*Paulo Teves entende a linguagem da dispora
, de facto, um amante das coisas relacionadas com a dispora. Que tenta pautar a sua vida profissional por frequentes visitas s comunidades que constituem este Portugal grande que se vai infiltrando em tudo o que mundo e fazendo maior um Povo como o nosso. Que vai cativando tudo e todos. Que se interessa pelas coisas e que vibra at com as nossas vitrias. O Paulo Teves e dele que falamos actualmente o Director Regional das Comunidades. J antes visitava, e amiude, as comunidades. Agora, que vestiu a pele de chefe mximo do organismo que vai olhando, da melhor forma possvel, para a dispora aoriana, continua o seu trabalho-paixo. Encontrmo-lo, agora, na parte final da Semana Cultural Aoriana. oportunidade de visitar todas as comunidades, pelo menos uma vez. Ns sabamos. De facto, visitei todas as comunidades. No Canad, as de Montreal, Toronto, Winnipeg e Vancouver. Fui costa leste dos Estados Unidos, Califrnia, o Brasil, o Uruguai e Bermuda. Ou seja, fiz j uma primeira ronda por todas as nossas comunidades, todas as nossas Casas dos Aores e agora, pela segunda vez no Canad, vim s duas Casas dos Aores, aqui em Toronto e domingo (ontem) parto para Winnipeg. E olhem que nem fcil o trabalho generalizado de um Director Regional das Comunidades. Ainda lhe perguntmos se, nos Aores Governo ou populao em geral no se estar a perder este olhar para a dispora. No. Olhe que por parte do Governo Regional, ns estamos interessadssimos em manter esta forte ligao com todas as nossas associaes, com todos os Aorianos e com todos aqueles que, no sendo Aorianos, amam os Aores e lutam pela causa aoriana. Acho que as pessoas tm cada vez mais conhecimento do que a verdadeira histria da Emigrao Aoriana.

11 Novembro 2013

Actualidade . 13

A Juventude aprende nas Escolas


E mesmo quando lhe falmos na Juventude, Paulo Teves vai dizendo que a Juventude parece estar mesmo interessada em conhecer mais coisas. Este ano fiz como que um priplo pelas 22 Escolas Secundrias da Regio Aores, de Santa Maria ao Corvo, nos diversos concelhos, para fazer uma actividade denominada Vivncias da nossa Gente, que era para as comemoraes dos 60 anos da Emigrao Aoriana para o Canad. Este ano, ns conseguimos encontrar Aorianos e Aorianas de todos os concelhos dos Aores, que emigraram nos anos 50 e por a fora... Era como que em discurso muito informal e directo, a explicar o que que foram os primeiros tempos... ptima iniciativa. Lembra que houve oportunidade de atingir quase 2 500 estudantes dos 15 aos 18 anos, que puderam vivenciar e embarcar, outra vez, no Saturnia e ver, afinal, o que a emigrao. No se falou, apenas na emigrao para o Canad apesar do tema principal ser esse mas de toda a emigrao. H, de facto, uma conscincia bem arreigada. E os jovens que tiveram a parte de leo dessa mesma conscincia. Dados concretos. Com essa histria a comear em boa verdade em

1623 para o Estado do Maranho, no Brasil, at porque todos ns, Aorianos, temos algum familiar que enveredou pela Emigrao. E concentram-se aonde? Estados Unidos, Brasil, Canad e Bermuda, principalmente da origem de So Miguel. E preciso perceber que, apesar da emigrao para o Canad ser muito recente... os outros destinos j tm sculos de presena. E preciso demonstrar at onde ns fomos... e aquilo que fomos conseguindo ao longo dos anos... isso, . A uma pergunta nossa, no sentido de saber se o seu caminho como Director Regional das Comunidades da Regio Autnoma dos Aores, j estava aplanado, foi dizendo ter tido a felicidade de, logo que terminou os estudos universitarios, avanar para este Departamento que agora chefia. J l vo onze anos. Trabalhou com as suas antecessoras, desde Alzira Silva, Rita Dias e Graa Castanho. Aprendi muito e toda aquela ligao fui fazendo e os projectos que fui desenvolvendo, ao longo dos anos, fui como que apreendendo e adaptando s necessidades. Uma transio que nem foi difcil, porque j conhecia os dossiers, j conhecia as comunidades todas e agora estou na linha da frente... a comandar esta grande Nao... que constituida pelas nossas comunidades e a receptividade tem sido ptima. Discurso directo de um funcionrio superior que sabe o que quer. Sabe, ainda mais, talvez, o que querem as comunidades aricas espalhadas pelo mundo.

J com a nossa Luso-Can Tuna a actuar, no estilo garrido que todos lhe conhecemos, Paulo Teves quase que batia o compasso, dava meneios de cabea a entender o que ia ouvindo, entusiasmavase nas palmas e na forma de animar os que cantavam e actuavam. Alis, aqui e agora, vale a pena dizer que temos uma Tuna realmente boa e agradvel de ouvir.

Continuar a obra dos pioneiros


E quando Paulo Teves fala em pblico e se tem de dirigir aos que o ouvem... no diz a vossa comunidade. Diz, isso sim, a nossa

Uma Grande Nao


comunidade. Como ainda aconteceu, na sexta-feira. Como disse, a nossa comunidade saber continuar a obra dos pioneiros, insistiu em sesso que era tambm de homenagem aos pioneiros, alguns dos quais andam ainda por a a fungar saudades e a dizer a todos que valeu a pena. A nossa comunidade, sim. Como que a desafi-lo... atirmos-lhe com a ideia de que nem tem visitado as comunidades to frequentemente como seria de esperar. Olhe, eu estou nestas funes, fez agora um ano, e tive J o dissemos noutras ocasies. Na fora dos discursos, aparecem, s vezes, frases-conceitos que so, no fundo, ideias-fora que vale a pena ter em conta. Paulo Teves, Director Regional das Comunidades, da Regio Autnoma dos Aores, disse, h dias, na Casa dos Aores, estar satisfeito por se entender que os Aores comeam a perceber, e cada vez mais, esta Grande Nao das Comunidades. Esta Grande Nao das Comunidades somos ns. Espalhados por a, um pouco por todo o mundo, a dar cartas nas mais diversas actividades que fazem andar este Pas e o outro... que fazem, afinal, andar o mundo em que vivemos. Talvez que isso nos deixe perceber que temos uma fora latente em cada um de ns. Que somos, de facto, descendentes dos que vieram, h poucos ou muitos anos, para esta Grande Nao das Comunidades. Mergulha razes no solo lusitano quer ele seja nos Aores, no Portugal Continental ou na Madeira mas vai andando por todo o lado onde pulsa um corao portugus. No sabemos se ns prprios, por c, nos damos conta do conceito. Se entendemos a fora que vamos tendo. Mas a verdade que na Cincia e no Ensino, no trabalho governativo e no emaranhado das muitas profisses que vamos tendo, acabamos por estar a constituir uma Grande Nao. Que quereria ajudar a outra Nao pequenina-grande que se espalhou tambm por toda a parte. E que, mesmo assim, ainda conseguimos ajudar outras Naes de outros Continentes e latitudes. E continuar a Assim sendo, somos cada vez mais uma Grande Nao das Comunidades.
from October to April 2014

est and the b s m nu Joi n fro r lea

COME AND LEARN FROM US

Boys REP TEAMS U9, U10, U11, U13, U14, U16 & U18 - CONTACT US TODAY FOR TRY-OUT DATES! REP Indoor Season from October 2013 to April 2014

Soccer Programs

Sporting FC SOCCER AcADEmy


S GIRL are S M TEA me too o we lc

Active Start/Soccer Academy for BOYS & GIRLS from 4 to 14 years old

IN

w ww

r doo
or .sp tin

Pr
.ca

am r g o

201
/sp

3/1

4
fc

Practices and Games at Brockton Stadium & Downsview Park Transfers from Brockton Stadium to Downsview Park, weather permitting and pending availability

ort

ing

2014 March Break Soccer Tour to Sporting CP Academy (Lisbon, Portugal)

Annual Fundraising Party & Christopher McCurbin-Parkin Scholarship Award at Local 183 Banquet Hall Saturday, November 2, 2013
Registration is limited, we will be taking children on a first come first served basis. For more information, contact our Youth Technical Director, Pedro Dias at 647-378-0104 or email pedrodias@sportingfctoronto.com

gfc

REGISTE R NOW
BROCKTON STADIUM (DUFFERIN & BLOOR)

Contact us today!

Na altura, talvez no houvesse reprteres. Pelo menos no bojo do Saturnia barco que trazia l dentro os primeiros portugueses da emigrao oficial... que da outra h muito que j andavam por a comendo o po que o demo amassou. No havia reprteres, no. E mesmo as fotos que a boa vontade de uns quantos foi reunindo, so a preto e branco, num misto de saudade e mgoa. So de papel pardo amarelecido, talvez, pelas longas noites da angstia.

Nas ondas do sonho


Mesmo por entre o ser (quase) bisonho que mal sabia uma letra do tamanho de um bi. Mas que tinha as mos calejadas que ento eram ouro. Mesmo por entre o menino rebelde e triste que ainda levantava a voz quando a saudade aumentava e vinha o stress de que ento se no conhecia a fora.

14 . Actualidade

11 Novembro 2013

Estavam l todos. Porque j ento se sonhavam... numa famlia que haveria de dar muitas mais... a pontos de j hoje serem aos milhares, muitos milhares... A saudade a morder. Os dias a passarem. Ao longe... s a imensido de um cu - azul at demais - que no cabia em si de contente quando as horas da madrugada davam lugar s de uma manh nova. Ao longe... s o mar, sempre o mar, muito grande e muito carregado de ameaas de borrasca vezes sem conta. O mar, que pegava l longe no outro que namorava So Miguel e Lisboa, que passava o brao pelo Funchal e se espraiava nos areais do Porto... continuava a ser caminho e razo para ir sempre mais longe e mais alm. O mar que era, igualmente, oceano de agruras mil, de pensamentos aos montes, de saudades que no findavam e de sonhos que todos iam sonhando.

Dos 85 portugueses - 67 do continente e 18 das ilhas dos Aores - teria o reprter de anotar o brilho do olhar e a tez que se encrespava a cada volta que o barco dava, a cada onda mais alterosa, a cada marulhar de uma gua... que teimava em acompanhar o navio. Alguns - sobretudo entre os que vinham do continente - nunca tinham visto aquela casa flutuante. Nunca tinham amaciado a amurada, como que procura de um arrimo. Aos que das ilhas vinham, decerto que o mar no era desconhecido. Talvez que no lhe vissem o fim, certo, mas das ilhas douradas guardavam as lonjuras e as ondas, os perigos e as agruras com medo. E quando a saudade apertava... quando aquela danada amarfanhava o corao... quando saltavam das malas as fotos dos entes queridos... quando o vento da intemprie lhes trazia outros sons e outras lembranas... era a lgrima que saltava. Quando a saudade apertava... gemia tambm a guitarra. Que acompanhara os mareantes de outrora e os ajudara a vencer as arraias dos medos e os adamastores dos sonhos maus. Era a guitarra que uns dedilhavam e outros seguiam, saltando daqui para alm, na onda do sonho que ningum conseguia parar. A guitarra. A guitarra, sim, como est escrito... a gemer... a gemer... sem se saber porqu, que as angstias do desconhecido ainda estavam para vir... Barbosa e Almeida, Sousa e Bacalhau. Arruda e Santos, Pinto e Viola. Eles, sim, j tinham os filhos na mente. Os que hoje ainda andam por a. Ningum se meteria aventura... se no tivesse por objectivo melhorar o estado geral da famlia, enriquec-la, dar-lhe mais vida e mais nimo. Ningum. No seria possvel, porque, se fosse para viver szinho - a despeito da terra longnqua ser madrasta - ficava-se por l, agarrado a um alqueire de terra, a uma cdea de po, sardinha assada que dava para trs, a um viver menos mau, a despeito de duro. S que, de facto, ns j l estvamos. Viemos com eles. No bojo dos sonhos e na alma dos que a tinham.

que tem 60 anos...


O mar... que beija e abraa, que maltrata e que serve de mortalha. O mar que nos trouxe a todos desde o lado de l. Mesmo que, nos nossos dias, atravs do barco-avio que j no to ronceiro como o Saturnia e se movimenta na caixa de ar... a que o oceano tambm d uma certa fora. E mesmo quando se avistava, alm, no horizonte estranho, no Halifax das nossas angstias e das nossas vitrias...o fim de uma viagem robusta em matria de agruras e saudades... era ainda o mar. Amigo e adverso. Calmo e violento. Estrada e mortalha. Porto de abrigo e porta de entrada para um mundo diferente... muito diferente. O mar de Halifax da boa memria. A porta abriu-se. De par em par, para alguns. Maneirinha de oportunidades para muitos outros. Madrasta e me, consoante eram dores e angstias ou alegrias e vitrias. A porta abriu-se. E os bisonhos transeuntes foram saindo, paredes meias com a sua angstia da longa viagem. Ainda sem uma carta de um ente querido. E sem o afago de uma me ou de uma mulher ou noiva. Ainda sem a Lngua nova... era o linguajar de quem no entendia o mundo novo, mas se aprestava para o descobrir. que a Halifax sucederam-se Montreal e Toronto, Kittimatt (das nossas angstias) e cidades de nomes arrevezados que nem todos entendiam. Cidades novas. Gente diferente. Centelhas de entusiasmo de quem queria, rpidamente, imiscuir-se no sonhar dos sonhos de toda a gente. As vitrias vieram. To depressa nos campos do tabaco, como no erguer de construes - hoje uma, amanh outra... - e no desbravar da terra-po.

11 Novembro 2013

Actualidade . 15

Fernando Cruz Gomes

As vitrias sucederam-se no dia a dia dos anos que se sucederam ao 53 e que os calendrios foram carregando para a vasta amplido onde os sculos dormem. Nasceram as cidades. Cultivaram-se os campos. Abriram-se vias para os combios-progresso. Construiramse jangadas-porto em guas de mar-saudade. S o reprter se ficou mais pobre. Mais pobre... por no ter podido vir, Saturnia a-dentro, em demanda do Prestes joo das coisas desconhecidas da altura...

Crnica apresentada em plena Semana Cultural da Casa dos Aoes, integrada na presena de As Nossas Raizes do Asas do Atlntico.

E depois H os Amigos!
Amigos pessoais? Sim... mas tambm os amigos deste Jornal. Que, entendendo as dificuldades de feitura de um orgo de Informao como este, que pauta a sua actividade, pelo que vai acontecendo no dia-a-dia das nossas coisas... entendem dever ajudar. Ajudar em todos os aspectos e at vestindo a pele do reprter fotogrfico (que muitas vezes no temos tempo de ser). o caso de Manuel Goulart, que nos enviou e em certos casos sem pedido da nossa parte, o que mais nos sensibiliza fotografias e notas soltas. Fotografias como essas com que ilustramos a pea da Semana Cultural Aoriana. Obrigado... apenas obrigado!

16 . Actualidade Jos Carlos Teixeira fala nos 60 anos da Emigrao Portuguesa

11 Novembro 2013

Abriram-nos caminhos e deram-nos razes para avanar


Este senhor um portento. Traz na ponta da lngua... muito do que sabe (e ele sabe muito) acerca dos 60 anos da Emigrao Portuguesa para o Canad. Trata por tu as dificuldades que os mais velhos enfrentaram. E sabe que os pioneiros tm, afinal, muito a ensinar-nos, no melhor sentido do termo. Deram-nos tudo. Abriram-nos caminhos. Estavam ali ao lado... a ver-nos caminhar, sim, mas a tentar interferir no melhor sentido do termo para que ns no cassemos. E no camos. Veio por a a roubar tempo ao descanso das tarefas de professor universitrio que , l para cima na British Columbia a falar sobre Seis dcadas de presena aoriana no Canad. E mesmo que tenha recebido o Aor de Ouro, chegamos a pensar que nada paga o seu saber... que deixa por a, vezes sem conta, em Livros e em conferncia que os outros maiores j vo entendendo. De facto, a comunidade portuguesa fica mais rica... quando tem nas suas fileiras um Jos Carlos Teixeira. Que esteve uns 20 anos em Toronto e que at nos fez falta. Muita falta... Uma comunidade formada por muita gente. E felizmente que, de costa a costa, neste Pas, temos muita gente, desde os pioneiros s geraes mais recentes que vivem, intensamente, o evoluir desta comunidade. Eu passei alguns anos, em Montreal, quando c cheguei... passei vinte e tal anos, aqui em Toronto, e realmente uma comunidade riqussima. Faz questo de dizer que foi uma comunidade que me marcou positivamente. Talvez por isso, sempre com muita alegria, como o caso agora, durante a Semana Cultural Aoriana, onde vamos prestar uma homenagem aos pioneiros da Emigrao Aoriana para o Canad... mas, ao fim e ao cabo, isto uma festa para todos os pioneiros portugueses, tivessem eles vindo da Madeira, AF_CGD_RE_INST_CANADA_127x184.ai 1 de Portugal Continental ou dos Aores...

Insiste em que se trata de um marco importante. No todos os dias que comemoramos sessenta anos e, portanto, eu sinto-me muito 1/24/13 10:37 feliz AM e espero que esta Semana Cultural tenha um grande sucesso.

Ajudmos a erguer o monumento... dos que querem entender as realidades deste Pas...
Outros stos de outros tempos
E mesmo falando aos pioneiros dois, pelo menos, estavam l, nas pessoas de Manuel Arruda e Afonso Tavares Jos Carlos Terceira, a nosso pedido, foi deambulando por outros stos que, decerto, frequenta muita vez. H, de facto, provas de que tivemos um impacto muito grande, certo, a partir dos anos 50, mas houve presenas portuguesas... desde o sculo XV. Para ele, a prpria cartografia e toponimia, tudo, tem um impacto certo. H provas disso, como a Historical Atlas of Canada mostra o famoso mapa dos primrdios, com os Cortes Reais, com os Fagundes. Tudo isso so Portugueses que, em 1501, nos princpios daquele sculo, j tinham penetrado em terras na altura desconhecidas. Um livro aberto este Professor. Um livro aberto. Depois, tivemos a pesca do bacalhau, onde houve imensos contactos dos Portugueses com o Canad. E depois, ento nos anos 50, onde ento poderemos dizer que se oficializou a chegada da emigrao portuguesa para o Canad.

AQUI TAMBM SOMOS PORTUGAL.

ESCRITRIO DE REPRESENTAO DO CANAD

Uma comunidade (muito) rica


De resto, esta Semana Cultural Aoriana, em boa hora engendrada, no melhor sentido do termo, pela Casa dos Aores, veio trazer ao de cima muitas e valiosas peas de temtica que se comeam a arquitectar... no monumento dos que querem, de facto, estudar as realidades deste Pas. Jos Carlos Teixeira um dos expoentes mximos dessa maneira de entender.
www.cgd.pt
(+351) 707 24 24 24 24 horas por dia / todos os dias do ano

425 University Avenue, suite 100 - Toronto, ON, M5G 1T6


Telf: (001) 416 260 2839 Fax: (001) 416 260 1329 Email: toronto@cgd.pt Horrio de atendimento: 2, 3, 5 e 6 feira - 9h s 14h 4 feira - 9h s 13h e 14h s 18h

H um banco que o aproxima de Portugal. A Caixa. Com Certeza.

11 Novembro 2013 A unio... fora

Para alm do horizonte: celebrando 50 anos da Emigrao Portuguesa para o Canad foi o tema genrico da Decima Sexta Semana Cultural Aoriana, que decorreu, entre ns, de 3 a 8 de Novembro. A ns interessou-nos, sobremaneira, anotar duas ou trs notas-fora que deram a entender estarem outras colectividades irmanadas no mesmo sentimento da Casa dos Aores. Valeria a pena dizer, por exemplo, que Jos Mrio Coelho e Bernardete Gouveia estiveram por l, na segundafeira a falar sobre o chamado Museu dos Pioneiros. Que , de resto, alimentado por aqueles que vieram primeiro, pelas suas famlias, que querem deixar aos vindouros como que um aceno de simpatia, sim, mas tambm o conhecimento das agruras das dificuldades, da verdadeira epopeia que foi preciso escrever por c, quando da chegada. As Nossas Raizes estreitou o abrao Interessante foi a presena do Grupo de Teatro As Nossas Raizes entrou em cena para falar nos 60 anos da Emigrao Portuguesa. Emoo. A certeza de que estamos a fazer um bom trabalho. Joo Goulart, que presidente da AssembleiaGeral do Asas e faz parte do Grupo de Teatro, tem a sua verso. A verdade que diz-nos se me perguntar como correu, correu maravilhosamente bem. O Grupo actou como se fosse profissional e andssemos todos nisto h muitos anos. No tivemos um acima do outro. Correu em ambiente que ns, de

faz a

Asas do Atlntico acertou o p...

Comunidades . 17

resto, j prevamos. E para ajudar, at o povo que c esteve... foi fantstico. Fez o mximo de silncio, ouvindo as nossas actuaes, bateu palmas quando tinha de bater... fizeram silncio quando era preciso fazer. E at se emocionaram... Insiste que sempre assim, na Casa dos Aores. Enaltece o esforo feito pelas colectividades que, para o efeito de cantarem os 60 anos da Emigrao, se juntaram Casa dos Aores. Vale sempre a pena esta unio, porque qualquer colectividade, qualquer clube, se no tiver o intercmbio, se no tiver as pessoas dos outros clubes a participar... no chegamos a parte nenhuma... ficamos como que a falar szinhos. Naquela segunda-feira, foi ainda apresentado o livro Na Curva do Destino de Flor de Alvarado. A autora Orqudia

Abreu, que veio directamente de Lisboa, estava por ali e no teve mos a medir, na aceitao de cumprimentos e no lanamento de autgrafos. Depois... era tambm o Sport Clube Lusitnia de Toronto, na tera-feira, a dar a sua colaborao. Com interesse. Como que a teatralizar cenas das touradas e coisas assim. Isto para no falarmos na apresentao do Grupo Folclrico Alma da Terceira. Claro. Como sempre, momento de convvio, com gastronomia aoriana, preparados pelo Restaurante Ilhas de Bruma e com queijos regionais fornecidos por Portuguese Cheese Company. a nossa gente a entender as subtilezas de uma Semana Cultural. Semana Cada vez entendemos mais que... todos no somos demais para continuar a cantar os feitos dos mais antigos.

18 . Actualidade

11 Novembro 2013

Pioneiros em foco... alargado


A Casa dos Aores do Ontario esteve agora envolvida na sua Semana Cultural Aoriana. E nos temas apresentados ganhou particular relevo o tema principal: Para alm do horizonte: celebrando 60 anos da Emigrao Portuguesa para o Canad. Por ali, no salo principal, vrias Exposies. Clarncio de Melo apresentava trabalhos manuais em madeira. Interessantes os trabalhos manuais, artesanato e livros da Terceira Idade da Casa dos Aores. Entusiasmo grande. Interessante, logo no primeiro dia, o facto da Banda Lira de Nossa Senhora de Ftima ter interpretado os Hinos Nacionais, fazendo depois uma espcie de mini-concerto. Andrew Cash esteve por l. De resto, mesmo presena habitual nos eventos relacionados com a Comunidade Portuguesa. Jos Carlos Teixeira, a que nos referimos noutro local desta edio, falou sobre Seis dcadas de presena ariana no Canad. Recebeu, ento, o Aor de Ouro. Houve, depois, a apresentao do documentrio 60 Years of Portuguese Immigration in Canada, produzido pela OMNI Television. E uma homenagem aos pioneiros aorianos, presentes, Manuel Arruda e Afonso Tavares. A eles... ainda fizemos meia dzia de perguntas para apalpar o pulso, digamos assim. Manuel Arruda ainda nos disse no saber para que que estava ali. Ns dizemos-lhe: estava ali para ser homenageado. Pelo que fez e pelo que viu fazer. O mesmo para Afonso Tavares que tambm esteve presente. 60 anos... no so 60 dias. Bem andou a Casa dos Aores ao lembrar os pioneiros, integrando a recordao na sua Semana Cultural.

Emanuel da Silva, Fotografias. Do esplio do saudoso Hildebrando Silva estiveram expostas algumas pinturas acrlicas. Humberta Araujo mostrou Fotografias: Halifax in Sight. Jorge Palho teve Pinturas da Tauromaquia. Manuel Serpa, trabalhos manuais em madeira. Do Museu dos Pioneiros (com Jos Mrio Coelho e Bernardete Gouveia a estarem presentes) eram os chamados Artifactos.

Tem algum problema e precisa de ajuda?


Eu posso ajudar!
120 Woodstream BLVD.,Unit 14,Woodbridge L4L 7Z1
Por favor telefonar para uma consulta GRTIS

AURELIO E. ACQUAVIVA (905) 856-7937

Fundado em 1955

MARINA TRAVEL com 5 escritrios no GTA (905) 850-1600


www.studioconsulenzalegale.ca EMAIL; studiolegale43@yahoo.ca

Para todas as suas viagens ligue:

11 Novembro 2013

Mensagens . 19

Como que esto os seus pneus para este inverno?


Faa o que muitos tm feito ao longo dos anos, escolha segurana para sua famlia Escolha Bentos Auto para os melhores pneus de inverno do mercado Canadiano.

Bento's Auto & Tire Centre Ltd


2000 Dundas Street W
Toronto, ON M6R 1W6

(416) 588-4444

20 . Desporto Golos, emoo, aos montes

11 Novembro 2013

Benfica vence derby louco na Luz


A Bola conta que foi um incio de jogo tranquilo na Luz. Duas equipas organizadas, sem conceder espaos, mas com o Benfica desde cedo a assumir o domnio territorial no meio-campo dos lees. Jorge Jesus, depois da derrota mas boa resposta da equipa na Grcia, para a Liga dos Campees, apostou na mesma frmula. E, em boa hora, ter pensado... que, a espaos, ia tentando a sorte com alguns cruzamentos. Mas, a noite era do paraguaio, que abriu o marcador logo aos 12 minutos, aps a marcao de um livre onde a bola passa a barreira leonina e bate o internacional portugus. A vantagem, poder dizer-se, ajustava-se, ainda que a reao do leo tenha sido positiva. Essa reao resultou num excelente golo de Capel aps um cruzamento de Wilson. O empate estava feito. Tudo como de incio com uma eficcia letal de ambas as equipas. Essa eficcia, porm, no se ficava por aqui e nos ltimos cinco minutos da primeira parte, o internacional paraguaio (que chegou a estar em dvida), destroou o leo com dois golos de rajada e que deixou o leo de rastos. Dois golos, o primeiro de cabea, o segundo numa bomba de p esquerdo, a deixar as guias com uma vantagem confortvel. A segunda parte, talvez justificada por essa injeo de confiana nos ltimos minutos do primeiro tempo, entrou bem. Melhor que os lees. A tomar a iniciativa, pressionando alto, sem conceder qualquer espao construo do jogo ofensivo leonino. Insatisfeito, Jardim fez entrar Carrillo, esperando uma maior criatividade para o lugar de Wilson Eduardo. E a nova frmula resultou em novo golo com os lees a explorarem as debilidades da guia em lances de bola parada. Andr Martins aponta um canto e Maurcio saltou mais alto que toda a defesa encarnada.

O jogo estava relanado... E poderia ter cado para qualquer lado, com grandes e claras oportunidades para ambos os lados. Markovic e Slimani atiraram aos ferros, Patrcio brilhou a tirar novo golo a Cardozo, enfim, um final de jogo apotetico com jogadas de cortar a respirao. E, aos 90+2, imagine-se, foi Slimani, sado do banco, a vestir o fato de heri. Empate, 3-3 e mais 30 minutos para jogar. Nesse perodo, outro momento do outro Mundo com Rui Patrcio a ficar mal na fotografia. Um lanamento lateral resultou num golo de Luiso que j estava no... cho. 4-3, sete golos, uma expulso (Rojo no terminou o prolongamento) e um grande jogo de futebol. Venceu o Benfica, se vencesse o Sporting tambm no assentava mal, com os lees a terem algumas razes de queixa da arbitragem. O Benfica segue em frente.

O Benfica ganhando mais duelos no meio-campo foi a primeira equipa a criar perigo. Cardozo, o homem do jogo, foi o primeiro a avisar Rui Patrcio que respondeu com uma grande defesa. O Sporting, bem organizado, tentava responder, sobretudo no corredor direito, onde Wilson Eduardo era dos poucos

O NOVO NOME DE COMPETNCIA E HONESTIDADE Paulo


Sutton Group Innovative Realty Inc.
ON L8W 3J6

PAULO

Antunes
escritrio

1423 Upper Ottawa St.

905 575 7070

HAMILTON

Fax: 905 575 8878 Telefone Directo:

289 440-1319

81 Clinton av $134,900 Madeira no andar principal, estacionamento para um carro. Que pechincha

1094 Cannon $124,900 Imagine este investimento... Arrendada por 900.00 por ms mais todas as despesas...

84 Argyle av $149,900 Bungallow todo renovado com duas casas de banho. Ideal para se aposentar.

24 Keith st $ 119,900 O seu dinheiro no banco sim plesmente no cresce. Que tal ser senhorio?

433 Middletown Rd. $475,000 Que tal uma quinta? Algo para se entreter um pouco. Perto de Burlington

4 Sherbourne av. $159,900 Situada em St. Catherines, esta casa contm dois apartamentos.

28 case av. $ 149,900 Casa com duas cozinhas. Arrendada por 1000.00 por ms mais as despesas.

348 Emerald st. $ 92,900 Como possvel? a mortgage seria menos do que $500.00 por ms. Perto da zona portuguesa de Hamilton

11 Novembro 2013 Bruno de Carvalho o diz Leonardo Jardim reconhece:

Desporto . 21

Foi uma noite infeliz para Duarte Gomes


Apesar de habitualmente no comentar arbitragens, o treinador do Sporting, Leonardo Jardim, diz que Duarte Gomes teve influncia no resultado do derby da Luz. Acredito que o rbitro apitou segundo o que viu, mas viu mal. Foi uma noite infeliz para ele. Teve influncia directa no resultado, afirmou o tcnico em declaraes Sport TV. Mais tarde, em conferncia de imprensa, Leonardo Jardim voltou a falar da arbitragem. No vou dizer que perdemos o jogo por causa do rbitro mas ele errou e errou em dois lances que podiam ser cruciais no resultado do jogo.

Derrota do Sporting um forte revs para a verdade


O presidente do Sporting, Bruno de Carvalho, considerou, s] abado, que a derrota por 4-3 dos lees frente ao Benfica, na quarta eliminatria da Taa de Portugal de futebol, representa um forte revs para a verdade. Isto um forte revs para a verdade, para quem gosta de futebol e ainda acredita em fadas, defendeu Bruno de Carvalho, aps o drbi, que o Benfica venceu no prolongamento, aps o empate 3-3 no tempo regulamentar. O presidente leonino recordou que sempre disse que quando houvesse um jogo inclinado s para um lado haveria de falar. No normal errar s para um lado. S se vocs acham normal. Eu no acho. Estamos aqui todos a trabalhar para depois dizerem veja o jogo em casa para ver se gostou. Eu tenho de gostar do que vejo no campo, argumentou. Bruno de Carvalho agradeceu ainda o comportamento impecvel dos adeptos leoninos antes, durante e depois do drbi. O Benfica venceu o Sporting por 4-3, aps prolongamento, apurando-se para os oitavos de final da Taa de Portugal. O treinador do Sporting, Leonardo Jardim, e vrios jogadores queixaram-se da arbitragem de Duarte Gomes, garantindo que ficaram dois penltis por marcar.

Ainda um grande jogo:

Mos de Roberto travaram sonho milionrio das guias


O Benfica perdeu em Atenas, com o Olympiakos, por 0-1, e o golo de Kostas Manolas, aos 13 minutos, concluindo de cabea um pontap de canto bem cobrado por Holebas, deixa os encarnados em situao precria no Grupo C da Liga dos Campees. Como acentua Nuno Reis, em A Bola, os guias desde cedo mostraram que estavam na Grcia procura da vitria, apresentaram um sistema diferente do habitual (4x3x3), apresentaram Rben Amorim e Slvio no onze inicial, mas de nada lhes serviria, pois tudo, mas tudo, terminou nas mos de Roberto. O guarda-redes espanhol vingou-se do jogo na Luz, quando falhou no lance que deu o empate ao Benfica, mas vingouse, sobretudo, de toda uma temporada de crticas por parte dos adeptos benfiquistas. Comeou com uma defesa difcil a remate de Cardozo e terminou com uma parada decisiva a desvio de Djuricic. Pelo meio, impediu Gaitn, Enzo Prez, Markovic e Slvio de chegarem ao empate, nalguns casos em mais do que uma ocasio.

Duarte Gomes esteve altura do derby, diz Jesus

O Benfica manteve um ritmo elevadssimo durante todo o encontro, nunca desistiu de chegar ao empate, mas perdeu, ficando em posio difcil em relao ao apuramento para os oitavos de final da Liga dos Campees.

O treinador do Benfica rebate as crticas de William Carvalho arbitragem e afirma que Duarte Gomes, tal como as duas equipas, teve uma boa exibio no derby da Taa de Portugal, que terminou com o triunfo (4-3) dos encarnados. Questionado sobre as crticas de William Carvalho: O nosso adversrio que tem de comentar. um bom rbitro, internacional. Esteve muito bem em todas as situaes do jogo, teve situaes difceis, alguns casos, mas esteve altura do jogo tal com as equipas.

O FC Porto apurou-se para os oitavos de final da Taa de Portugal, eliminando o Vitria de Guimares, detentor do trofu, por 2-0, na Cidade Bero.

Detentor do trofu cai nas garras de um Drago comandado por Lucho


No segundo tempo, o Vitria tentou reagir. Foi uma equipa muito rematadora nos primeiros minutos mas nada que incomodasse verdadeiramente Fabiano. No decorrer da partida, o FC Porto conseguiu gerir, sem grande brilhantismo, com a equipa da casa a voltar carga depois de expulso de Mangala aos 80 minutos. Uma vitria justa e tranquila do FC Porto. Os drages tiveram em Lucho o seu pensador de jogo. O argentino, capito de equipa, foi um lder dentro de campo e fez as assistncias para ambos os golos.

22 . Desporto

11 Novembro 2013

Segundo A Bola, arimeira parte completamente dominada pelos drages. O golo de Fernando, cedo no jogo (15 minutos), foi importante para o desenrolar da partida, com Jackson a aumentar a vantagem aos 41, acabando com uma srie de quatro jogos sem marcar. O domnio do FC Porto podia ter, inclusivamente, levado a equipa de Paulo Fonseca com pelo menos mais um golo marcado para intervalo.

SC Braga vence em Olho com bis` de Rafa

Foi preciso esperar apenas um minuto para ver funcionar o marcador no Estdio Jos Arcanjo, pertencendo a der o tento madrugador da partida. Desde cedo obrigado a correr atrs do prejuzo, o Olhanense no atirou a toalha e tudo fez para restabelecer a igualdade, que chegaria ao minuto 50, por intermdio de Regula. A resposta do SC Braga no tardou e foram vrias as ocasies de golo desperdiadas pelos pupilos de Jesualdo Ferreira. A trs minutos dos 90, Rafa encontrou o caminho para as redes de Belec.

Mangala fez um jogo enorme at expulso - Paulo Fonseca

O SC Braga carimbou ontem, domingo, o passaporte para os oitavos de final da Taa de Portugal, ao vencer o Olhanense, por 3-1, no Algarve.

O suspiro de alvio dos guerreiros surgiria j em perodo de descontos, com golo do jovem mdio para mais tarde recordar.

Paulo Fonseca considera que a expulso de Mangala em nada belisca a exibio do central francs em Guimares. At a expulso, Mangala fez um jogo enorme, tanto ele como o Otamendi e toda a equipa. A expulso no vai retirar o que ele fez de bom, argumentou em conferncia de Imprensa o treinador dos portistas, enaltecendo a resposta da equipa depois de ter ficado em inferioridade numrica: Mesmo com menos um elemento a equipa esteve sempre tranquila do ponto de vista defensivo. Provaram que esto fortes e confiantes e no so os erros que abalam a confiana deles.

Resultados da 4. eliminatria da taa


Benfica (L) - Sporting (L), 3-3 (4-3 ap)

por Redao

Domingo (10 novembro)


Camacha (CNS) - Atltico (L2), 1-1 (1-2 ap) Acadmica (L) Ac. Viseu (L2), 0-0 (1-1 ap, 4-3 gp) Martimo (L) - AD Oliveirense (CNS), 3-0 Rio Ave (L) - Sertanense (CNS), 4-2 V. Setbal (L) - Santa Maria (CNS), 2-1 Famalico (CNS) - Estoril (L) ,0-0 (0-1 ap) Olhanense (L) - SC Braga (L), 1-3 V. Guimares (L) - FC Porto (L), 0-2

Domingo (17 novembro)


Resultados j conhecidos dos jogos referentes 4. eliminatria da Taa de Portugal. Fafe (CNS) Desp. Aves (L2) 9 horas Tondela (L2) - Paos de Ferreira (L) 10 horas (Sport TV1) Quarta-feira (4 dezembro) SC Covilh (L2) - Leixes (L2) 9 horas Beira-Mar (L2) - Feirense (L2) 10 horas

Sbado (9 novembro)
Ribeiro (CNS) - Penafiel (L2), 0-2 Cova Piedade (CNS) - Gil Vicente (L), 0-0 (3-4 gp) Arouca (L) Desp. Chaves (L2), 2-0

11 Novembro 2013 Tempestade arrasou localidades nas Filipinas

ltima hora . 23

Tufo deixa rasto de morte e destruio


As autoridades filipinas esto ainda a fazer o balano do nmero de mortos causados pela passagem do tufo Haiyan pelo arquiplago. Mas s na ilha de Leyte, no centro do pas, onde a tempestade deixou um rasto de destruio, podem ter morrido mais de 10 mil pessoas. O papa Francisco pediu este domingo aos catlicos para rezarem pelas vtimas causadas pelo tufo Haiyan. No sbado, o Santo Padre j tinha exprimido a sua solidariedade para com o arquiplago. Desejo assegurar a minha proximidade s populaes das Filipinas e da regio, que foram atingidas por um terrvel tufo. Infelizmente, as vtimas so muitas e os danos enormes. Tentemos enviar-lhes a nossa ajuda concreta, disse Francisco a partir da varanda do palcio papal, no Vaticano. Uma vasta zona de Samar, que tem cerca de 730 mil habitantes, no foi ainda verificada pelas autoridades, pelo que o nmero de mortos poder aumentar nos prximos dias. Estados Unidos na ajuda O Pentgono, o Departamento de Defesa dos EUA, annunciou este domingo que vai disponibilizar ajuda s Filipinas com

*Autoridades falam em mais de 10 mil mortos s numa nica provncia.

meios navais e areos. Chuck Hagel, Secretrio de Estado da Defesa norte-americano, garantiu helicpteros, avies e equipamentos de busca e salvamento martimo a pedido das autoridades de Manila, bem como apoio humanitrio. Tambm as Naes Unidas vo enviar ajuda humanitria para o arquiplago.

A Comisso Europeia e o Reino Unido anunciaram j que vo libertar verbas para ajudar as Filipinas. O presidente da Comisso Europeia props uma assistncia de urgncia a Manila. Face dimenso da catstrofe, tambm a Austrlia e a Nova Zelndia mostraram disponibilidade para enviarem ajuda. Agora para o Vietname Depois da passagem pelas Filipinas, o tufo Haiyan dirige-se agora para o Vietname, onde as autoridades deslocaram mais de 600 mil pessoas, para prevenir uma situao semelhante ocorrida nas Filipinas.

Um responsvel dos servios de socorro vietnamitas informou que as autoridades esto a trabalhar h vrios dias para minimizar o impacto da tempestade. Segundo esta fonte, mais de 174 mil casas foram evacuadas. Um elemento das equipas de socorro, Leo Dacaynos, confirmou, entretanto, a uma rdio local que h 300 mortos confirmados em Basey, uma pequena cidade da ilha de Samar, na mesma regio. Segundo este responsvel, cerca de duas mil pessoas esto ainda desaparecidas.

24 . Ainda a tempo Instituies financeiras de Moambique advertem:

11 Novembro 2013

Instabilidade pode travar crescimento econmico de Moambique


O Fundo Monetrio Internacional, o Banco Africano de Desenvolvimento e a Unio Europeia expressaram a sua preocupao com a continuidade da crise poltica e militar. Agora a vez do Banco de Moambique. O Banco de Mocambique, conselheiro tcnico do governo em assuntos de economia, considera que a tenso politicomilitar prevalecente no pas no ajuda no bom ambiente do crescimento econmico ou seja do Produto Interno Bruto. O Administrador Valdemar de Sousa, do Banco de Mocambique, afirma que a economia um conjunto de factores sensveis. O Fundo Monetrio Internacional, o Banco Africano de Desenvolvimento e a Unio Europeia expressaram anteriormente a sua preocupao em relao aos ataques armados que se registam basicamente na regio central do pas, depois que o exrcito tomou base militar e residencial do lder da Renamo, em Santungira, h mais de duas semanas. A Rio Tinto, uma companhia mineira internacional, reduziu esta semana o seu pessoal estrangeiro temporariamente por causa da situacao militar que j provocou mais de cinco mortos, entre militares e civis, nas ltimas duas semanas.

Comentrio Semanal de Economia e Mercados Semana de 4 a 8 de novembro

Parceria ABC / MontePio

Economia portuguesa
*Nova forte e inesperada descida da taxa de desemprego no 3T2013 levam-nos a rever em baixa a previso desta taxa em 2013, de 17.0% para 16.6%, cada vez mais aqum dos 17.4% previstos pelo Governo na Proposta de OE 2014 A semana ficou marcada pela divulgao dos dados trimestrais do desemprego, publicados pelo INE, relativos ao 3T2013, que revelaram que a taxa de desemprego se fixou nos 15.6%, bastante aqum dos 16.4% registados no 2T2013. Tratou-se do 2 desagravamento trimestral (consecutivo) em mais de dois anos (9 trimestres), depois de a taxa ter descido ligeiramente no 2T2011, antes de iniciar o ciclo ascendente que se verificava at ao 1T2013 (devido escalada da crise do euro), que culminou em mximos da atual e da anterior sries histricas. Mais relevante ainda, esta forte descida trimestral da taxa de desemprego (de -0.8 p.p.) surge depois de uma queda ainda mais intensa no 2T2013 (-1.3 p.p.), que foi a maior desde o 2T1998, altura em que arrancou a Expo 98 (22-mai). Esta descida da taxa de desemprego resultou de uma nova forte diminuio do desemprego, num contexto de estabilizao trimestral da populao ativa, o que constitui um fator positivo, atendendo a que se assistiu no trimestre a uma queda da populao total, a qual proveio, assim, inteiramente (em termos lquidos) da populao inativa. Paralelamente, verificou-se um forte aumento do emprego, pelo 2 trimestre consecutivo (ainda que inferior ao observado no trimestre anterior), sendo que esta evoluo particularmente animadora, por significar que a diminuio do desemprego no se fez atravs do aumento da populao inativa (que observou, pelo contrrio, uma queda). Este valor da taxa de desemprego est tambm abaixo do observado no trimestre homlogo de 2012 (-0.2 p.p. vs +1.4 p.p. no 2T2013) o que acontece pela 1 vez desde o 3T2008, isto , ainda antes do agravamento da crise financeira internacional, com a falncia da Lehman Brothers , com o desemprego a evidenciar, em termos homlogos, uma queda bem superior observada no emprego. Considerando os dados ajustados de sazonalidade (clculos do Departamento de Estudos do Montepio), a taxa de desemprego no 3T2013 de 15.6%, idntica ao valor divulgado pelo INE (o fator sazonal do emprego total neste trimestre reduzido), continuando a revelar uma forte diminuio face ao trimestre anterior (-1.0 p.p.), passando em apenas dois trimestres do nvel mais elevado desde, pelo menos, o 1T1977 (considerando os dados ajustados de sazonalidade das sries trimestrais do Banco de Portugal)

para um mnimo desde o 2T2012. Refira-se que esta taxa de desemprego ajustada de sazonalidade encontra-se novamente bastante abaixo da mdia das estimativas mensais avanadas pelo Eurostat ao longo do trimestre (+16.4%), pelo que dever implicar (como habitual) uma reviso da srie do Eurostat que afete o nvel mdio trimestral. Estes dados so inegavelmente animadores, ao virem confirmar e consolidar a interrupo do perodo de deteriorao que se verificava desde que a crise do euro se alastrou a Portugal e, no seu encalo, veio o programa de ajustamento. No obstante, note-se que a taxa de desemprego permanece elevadssima historicamente e a apresentar uma evoluo desproporcionada face s anteriores quedas do PIB (mesmo atendendo s sucessivas contraes registadas desde o final de 2010), constituindo um dos principais constrangimentos para a economia portuguesa. Seja como for, em termos prospetivos, este novo forte desagravamento do desemprego no 3T2013, colocou claramente em causa as nossas anteriores perspetivas para a taxa de desemprego para 2013, que eram at ento de um valor na ordem dos 17.0%, podendo ficar-se, assim, sensivelmente pelos 16.6%. Continuamos a considerar que o pico mximo da taxa de desemprego dever ter sido atingido no 1T2013. Em todo o caso, estes dados no implicam que haja, desde j, um movimento descendente sustentado, na medida em que, perante um 4T2013 em que a economia dever acabar por evidenciar uma queda da atividade o nosso indicador compsito para o PIB encontra-se a

apontar para uma contrao de cerca de 0.2% no 4T2013 (estimamos +0.5% para o 3T2013) com a economia a ser afetada no ltimo trimestre do ano pelo anncio de um incremento na austeridade no mbito da Proposta de OE 2014 , o desemprego numa base ajustada de sazonalidade ainda poder voltar a subir, prevendo-se que este encete uma trajetria descendente mais sustentada apenas a partir da primavera do prximo ano. Note-se que o Governo prev, na Proposta de OE 2014, uma taxa de desemprego de 17.4% para 2013 e um agravamento para 17.7% em 2014, quando do nosso ponto de vista existem condies para que a taxa de desemprego possa mesmo aliviar ligeiramente no prximo ano, para um valor em torno dos 16.4%. Note-se que estas previses ainda esto envoltas de uma incerteza adicional: a relacionada com o verdadeiro valor da taxa de desemprego, j que todas as medidas estatsticas so baseadas em inquritos e tm erros de amostragem, no se afastando o cenrio de os valores do 2T2013 e do 3T2013, em particular, poderem estar subestimados. Por outro lado, haver dois outros fatores que no esto to correlacionados com a atividade econmica: i) os fluxos migratrios; ii) as mudanas entre a populao ativa e inativa, nomeadamente entre o desemprego (includo na populao ativa) e o desemprego desencorajado (que faz parte da populao inativa, e que assim so classificados por no procurarem trabalho durante as ltimas 4 semanas). Jos Miguel Moreira (JoseMoreira@Montepio.pt

11 Novembro 2013

Comunidades . 25

Fim-de-semana animado

Festa tradicional de Matana no Asas


No fundo, sbado passado, era uma festa popular. Daquelas que esto no ADN do Asas do Atlntico. Era, ento, a tradicional Matana do Porco com jantar, arremataes e sorteios. Ah, e msica a cargo de Zip Zip DJ. E as pessoas aderiram. A casa estava cheia. Muitos ainda andaram por l a danar, a danar e a divertir-se. Valeu a pena? Claro que valeu a pena. Por nossa parte, s tivemos pena de no ter podido ficar por l mais uns minutos. O ti Monteiro era bem capaz de me ir buscar um daqueles pratos que ele sabe fazer e a estava a minha dieta. que ele, ainda no h muito, obrigou-nos a comer uma sopa. Exacto! Ah, e j agora... gostmos de toda aquela traquitana que sustentava o porco no palco. Artstica mesmo, como dizia mestre Fernando Dias. Diz ele que foi o Jos Carvalho que o fez. E ele sabe. Bem... para o ano, quando houver outra Matana... vamos tentar estar mais tempo. CG

Presidente sofre... no , Cristiano Macedo? que ns vimo-lo, ali frente a todos a leiloar nem sabemos que coisas do tal porco. Sim, sim... daquele porco que fez voltar s tradies regionais. Vimo-lo a si e ao outro Presidente (o da Assembleia-Geral), o Joo Goulart. Mas esse estava no palco a gritar a plenos pulmes a arrematao que era necessria. Quem d mais? Quem d mais? E olhe que ele at tem boa voz para aquilo. E capaz de puxar ao dito cujo... dinheiro, que era, de resto, o que era necessrio.

Rancho Folclrico Estrelas do Norte em dia de castanhas


J se sabia. Em nota que nos foi enviada, a Premium Sports diz ter adquirido os direitos comerciais exclusivos da BenficaTV para a Amrica do Norte, relativos s transmisses televisivas para bares, restaurantes, clubes, associaes, entre outros. Como se sabe, a Benfica TV o canal de televiso oficial do Sport Lisboa e Benfica. Atravs de uma vasta programao com transmisses de jogos de futebol, no s da equipa principal na Liga Zon Sagres, ter ainda ao seu dispor a transmisso de jogos de vrios escales do futebol do Benfica, como os da equipa B na Liga2 Caboviso, treinos, noticirios, anlises semana desportiva, magazines, resumos, e muito mais. A BenficaTV tambm transmite em diferido - todos os jogos do Sport Lisboa e Benfica nas competies europeias. Todos os interessados podero obter a programao da BenficaTV, atravs do sistema IPTV (internet protocol) da Premium Sports. A BenficaTV garante Premium Sports todos os direitos legais para combater os sistemas de pirataria, os quais, entretanto, apresentam a BenficaTV comercialmente, sem a devida autorizao. Assim, qualquer outra representao da Benfica TV, alm da Premium Sports, ilegal. Os interessados em aderir ao servio devem contatar a Premium Sports, atravs do numero 1-647-871-3133.
Samos sem castanhas... quer haveramos de ver ainda, em diversos tabuleiros, ali para as bandas da Caldense. Eram, de facto, muitas. Por ns, as nossas saudaes. - CG

Tudo estava marcado para comear s 7.30. Chegmos l um bom bocado mais tarde. E a verdade que vimos entusiasmo aos montes. No vimos foi as castanhas. Haveriam de ser servidas um pouco mais tarde. No houve tempo de conversar com a Lina Pedrosa, assoberbada como estava noutras andanas. Mas falmos com o marido. Que nos disse e ns vimos que havia muita animao. E que as castanhas vinham j a seguir. Que estavam a assar ali perto na Caldense, no ? e que no tardavam.

26 . Ler e contar
Saudando a Casa dos Aores

11 Novembro 2013

Uma Forte Interveno Cultural


Conceio Baptista (sao_baptista@hotmail.com
Uma enorme satisfao. Sim, uma enorme satisfao saudar, deste cantinho, a prestigiosa Casa dos Aores do Ontrio, os seus Corpos Directivos, Associados e Amigos, pela passagem do seu XXVIII Aniversrio e pela XVI Semana Cultural. Falar da Casa dos Aores - apesar de ser algo que muito me honra e orgulha - no fcil, por serem tantas e importantes actividades que este baluarte, representante do nosso povo, integra. O tema da Semana Cultural, Para Alm do Horizonte - Celebrando 60 anos de Emigrao Portuguesa para o Canad, tocou profundamente a nossa alma - fazendonos lembrar, como se fosse hoje, a partida e a chegada, numa bem merecida homenagem aos nossos Pioneiros! que falar da Terra que deixmos e da nossa Herana Cultural, que por direito nos pertence, quando estamos deste lado de c, desperta em ns uma saudade infinda, um sentimento constante. E aqui... deixem-me citar uma mensagem, bem transmitida, atravs do nosso cancioneiro popular, que diz assim: Quem parte leva saudades quem fica sudades tem... Por tudo isso, sentimos que um dever de cada filho aoriano louvar o que nosso. Louvar essa prestigiosa Casa e todo o trabalho voluntrio que por ali se vai fazendo, reforando alicerces, construindo pontes, numa importante tarefa de orientao e integrao da juventude nas suas fileiras. Que est representada, e muito bem, nos seus Corpos Directivos. Tambm, atravs do lindo Grupo Folclrico Prolas do Atlntico, que o seu mais lindo carto de visita! Das aulas de portugus, para preservao da nossa lngua - hoje e no futuro. Do seu apoio aos mais idosos, do seu Grupo da TerceiraIdade. Nas suas Festas e actividades, que servem para manter, com autenticidade, as nossas mais lindas tradies. Nas suas Celebraes do 8 de Maro - pela dignificao dos direitos da Mulher. Na sua grande F ao Divino Esprito Santo. E no seu grande esforo de unir vontades, para que em conjunto com outras colectividades possa representar o nosso Povo de uma forma mais eficaz e mais solidria. A Casa dos Aores, decerto que est assim no bom caminho! De facto, no decorrer da sua Semana Cultural, estar todos os dias o salo pejado de gente, parece ser sinal, de que as pessoas acorrem, com o maior interesse, s diversas actividades desta Casa. A Casa dos Aores do Ontrio, ao longo dos seus vinte oito anos de existncia, tem escrito uma linda e digna Histria - forjada no nobre trabalho voluntrio e na coragem de se afirmar tal como - na plena descoberta dos nossos valores e da nossa identidade. Prosseguindo assim... uma forte Interveno Cultural! Bem haja, por tudo isso!

uma Menina virtual...

Sweetie caa milhares de pedfilos em todo o mundo


Tenho dez anos, vivo nas Filipinas, todos os dias, sento-me frente cmara e falo com homens; logo que entro online eles vm, centenas, a cada hora, muitos, mas o que eles no sabem que no sou real. Desta forma, com cara e voz de uma criana de 10 anos, apresenta-se a modelo animada criada pela organizao no governamental holandesa Terre des Hommes para apanhar pedfilos em todo o mundo. Durante esse perodo, Sweetie foi abordada por mais de 20 mil homens, dos quais mil estavam dispostos a pagar para a verem em actos sexuais diante da cmara. No entanto, os pedfilos no sabiam que do outro lado estava algum a espi-los a partir de um computador num armazm de Amsterdo. A maior parte dos homens proveniente dos Estados Unidos e os restantes sobretudo do Reino Unido, Canad, Austrlia, Alemanha, Turquia, Itlia e Holanda. Trs dos apanhados so de Portugal.

Os dados recolhidos foram enviados Interpol Com base em dados das Naes Unidas e do FBI, a Terre das Hommes estima existirem 750 mil predadores sexuais infantis ligados Internet a cada minuto.

Interpol coloca Bento Kangamba na sua lista de procurados

* Portugal ter abafado caso


A Interpol colocou na lista de pessoas procuradas o General angolano Bento dos Santos Kangamba, acusado pela Polcia Federal do Brasil de liderar uma quadrilha que traficava mulheres do Brasil para prostituio em Angola, frica do Sul, Portugal e ustria. Aquela rede mundial de polcias publicou no seu sitio (www. interpol.com) uma foto de Kangamba, de 48 anos, natural do Moxico, de quem se pede a priso por integrar uma associao criminosa para a explorao e trfico de seres humanos. Alm do general, o seu alegado brao-direito, Fernando Vasco Incio Republicano, tambm aparece na lista de procurados, que inclui mais oito angolanos acusados de outros crimes e noutros pases.

Parreira, que representou Angola junto da ONU, confirmou Voz da Amrica ter escrito uma carta procuradoria portuguesa depois da publicao de uma noticia que alegou que em finais de Setembro de 2012 cinco generais que se deslocaram a Lisboa tinham num avio particular vrias prostitutas brasileiras. O caso teria sido abafado pelas autoridades portuguesas para evitar um escndalo. Na sua carta Procuradoria-Geral portuguesa Adriano Parreira disse que a ser verdade essa notcia denuncia uma situao intolervel, ou seja, das Autoridades portuguesas pactuarem com o crime, assim como a subordinao da Justia e da Lei aos interesses polticos de circunstncia. Parreira fez notar que isso contrasta com a deciso da policia brasileira de emitir mandados de captura contra os cidados angolanos General, poltico, empresrio e alto dirigente do MPLA, Bento dos Santos Kangamba KANGAMBA e o empresrio e membro do MPLA Fernando vasco Incio Republicano , acusados de formao de quadrilha, favorecimento de prostituio, trfico internacional de pessoas para fim de explorao sexual, crcere provado, e formao de quadrilha, trfico internacional de pessoas para fins de explorao sexual, favorecimento de prostituio, rufianismo, crcere privado, ambos considerados chefes da quadrilha. A ser verdade, inadmissvel que crime to abjecto tenha sido e continue a ser abafado com total impunidade dos que o cometeram e inteira cumplicidade das Autoridades portuguesas, o que, no mnimo, pactuar e ser co-autor de um crime da parte de quem nunca o poder fazer, as Autoridades de Portugal,

Na mesma pgina, pede-se a quem tiver alguma informao que contacte a polcia nacional ou o secretariado-geral da Interpol.

O esquema funcionava h 10 anos


Segundo a Polcia Federal do Brasil, o esquema comandado pelo General angolano Bento dos Santos Kangamba funcionava h pelo menos 10 anos, perodo em que movimentou, numa estimativa inicial, mais de 45 milhes de dlares. Em declaraes Voz da Amrica, o delegado da Polcia Federal de So Paulo, Luis Tempestini, coordenador da Operao Garina, que desbaratou o grupo de criminosos, confirmou que os cinco brasileiros envolvidos na organizao j foram presos. Quanto a Bento Kangamba e o seu brao direito as autoridades brasileiras esperam agora pela interveno da Interpol em virtude de no existir um acordo de extradio entre Angola e Brasil, que obrigue Luanda a envi-los para serem julgados nos tribunais brasileiros. escreveu Parreira que pede que a procuradoria portuguesa mande instaurar um inqurito criminal para apurar a quem pertencia o ttulo de propriedade da aeronave e sua identificao, assim como, quando, em que circunstncias, porque razo e quem , segundo a publicao, o responsvel por ter abafa[do] o caso para evitar um escndalo poltico, uma vez que, alegadamente, o abominvel crime, de carcter transnacional e transcontinental, foi tolerado em Portugal, onde, a confirmar-se a notcia, se consumou. Adriano parreira disse Voz da Amrica aguardar ainda por uma resposta das autoridades portuguesas mas estar confiante que ter essa resposta dentro de poucas semanas.

Portugal ter abafado caso


A Procuradoria-Geral de Portugal ainda no respondeu a um pedido do antigo diplomata angolano Adriano Parreira, pra esclarecer um incidente que alegadamente envolveu generais angolanos num avio privado transportando prostitutas.

Arcebispo do Lubango apela ao respeito pela oposio


Dom Gabriel Mbilingui descreve como incompetncia a falta de resoluo do caso da Rdio Ecclsia A voz da oposio tem que ser respeitada e ouvida, disse o arcebispo do Lubango e presidente da Conferncia Episcopal de Angola e So Tom e Prnicpe Dom Gabriel Mbilingui. O arcebispo insurgiu-se contra a inabilidade do governo em resolver a questo de atribuio de direitos de transmisso por todo o pas Rdio Eclsia, um processo que se arrasta h vrios anos. Segundo o prelado catlico, o pas precisa de uma verdadeira instaurao da democracia e isso passa pelo reconhecimento e respeito pelas diferenas, do ponto de vista de pensamento e de opinio, factores que qualifica de importantes em processos democrticos. Dom Gabriel Mbilingui toma como exemplo as propostas partidrias da oposio que devem ser tidas em conta pelo partido no poder, porque elas representam uma franja importante da sociedade. O importante mesmo no sistema democrtico no s reconhecer a existncia de algum que pensa diferente de mim, mas respeitar esta sua opinio essa sua posio, porque ela corresponde a uma boa parte do cidado angolano, disse. Dom Gabriel Mbilingui mostrou-se, por outro lado, agastado com o problema da extenso do sinal da Radio Ecclsia no pas e atribuiu culpas ao governo que se tem mostrado !incompetente para resolver o problema da regulamentao da lei de imprensa. Como que a autoridade competente em relao a este ponto da Rdio Ecclsia se mostra - passe a expresso - verdadeiramente incompetente? interrogou. O arcebispo disse que a situao deixa a igreja perplexa. Aquele responsvel apela a uma maior clareza por parte do executivo. Para o arcebispo as autoridades deviam ser claras se no querem a possa transmitir por todo o pas.

11 Novembro 2013

Ler e contar . 27

O Filho
Fernando Cruz Gomes
A histria chegou at mim vezes sem conta. Em vrias Lnguas at. A ltima veio em Ingls, mas j ma tinham mandado via Internet das nossas angstias... em Portugus, em Francs, em Italiano. E se a conto hoje porque ela me chocou agora, hoje, mais do que ontem... nem eu sei porqu. Adivinho, porm. Era uma famlia feliz. Pai e filho ricos por fora e por dentro tinham a mesma paixo. Gostavam de Arte. Colecionavam obras de Arte. Contava-se por milhes o valor monetrio de obras de Picasso a VanGogh que estavam por ali, em improvisada galeria na manso rica doos homens ricos. Um dia, o filho entende que chegada a hora de contribuir para o que pensava ser o bem-geral da humanidade. Oferece-se para ir combater no Vietnam. Perigos muitos o esperavam, ele sabia. Partia o corao do pai, tambm no desconhecia. Mas l foi. Valente. Destemido. Determinado no que pensava ser uma obrigao. Um dia soube-se depois quando lhe contaram a histria ficou por l. No aceso da batalha, portou-se como um heri. Carregou nos seus ombros dois ou trs camaradas de armas. Fez o seu acto de heroismo. Uma bala perdida haveria de roubar-lhe a vida. Ainda deixou cair um dos tesouros que carregava, que era o corpo de um camarada que salvara da morte. Ainda olhou ao seu redor os destroos e as agruras da guerra... O pai soube. O pai foi informado. As notcias da morte do filho... trespassavam-lhe o corao. Dia aps dia, definhavam-lhe as foras. Um dia batem-lhe porta. Foi ele prprio abrir. Era um jovem... um jovem que, timidamente, lhe contou uma histria. Uma histria que falava num jovem heri que lhe salvara a vida. Num jovem valente que deu o corpo s balas para salvar dois ou trs colegas. Era o seu filho... o filho que ele chorava. O jovem trazia com ele um embrulho. Soubera do amor que ambos nutriam pela Arte... e achou que deveria fazer algo a lembrar o heri. Pintou um quadro... com a figura do seu salvador. Pediu desculpa porque o quadro no era valioso. No tinha os traos de tantos quadros que o pai possua l dentro, na galeria. Torcia as mos quase com raiva por no lhe sairem as palavras que ele queria dizer. E ele queria, to smente, contar que era um dos melhores amigos do filho. Do filho que lhe salvara a vida. O homem entendeu a mensagem. Recebeu a pintura. Ambos acharam que o nome adequado era mesmo o de Filho. Na cavalgada dos sculos... mais uns quantos anos se passaram. O velho pai morreu. Sucumbiu, tambm, dor de perder o filho que tanto amava. Por essa altura conta a histria houve um leilo de obras de Arte. Todas as obras de Arte do velho coleccionador. Mas frente de todas, em lugar de destaque, estava aquele quadro, maneirinho, talvez tosco, com a designao de Filho. No dia do leilo... juntaram-se muitos dos que queriam investir em Arte. A primeira obra a ser leiloada... era o retrato do Filho. Era ela... a primeira pintura. O leiloeiro j gritara vezes sem conta... a espicaar o interesse dos compradores. Nada. Ningum oferecia nada por aquele quadro. Mais do que isso... insistiam para ver as outras pinturas ricas de pintores famosos. E o leiloeiro continuava. O Filho... ningum d nada pelo Filho? Silncio na sala. Silncio que se apagava at com vozes j algo irritadas a insistirem que queriam ver as verdadeiras obras de Arte. No aquele mamarracho. At que... l do fundo, veio uma vez. Eu dou... 10 dlares. Era a voz do jardineiro que conhecera pai e filho. Dava 10 dlares... por no ter mais. O leiloeiro ainda perguntou assistncia. 10 dlares... ningum d mais... 10 dlares. Uma, duas, trs. Vendido. E os outros, quase satisfeitos... por irem, finalmente, ver e leiloar as verdadeiras obras de Arte. Vamos a isso..., diziam. O leiloeiro parou. Olhou a todos. O leilo terminara. S naquela altura o poderia dizer... mas no testamento do velho senhor... estava uma clusula. que quem adquirisse a pintura Filho... ficava com toda a fabulosa coleco. H quem tire concluses, acentuando que algo parecido se fez h dois mil amos... com a morte de Cristo. Mas eu, na verdade, sou demasiadamente terra-aterra para lembrar isso. O Filho... o Filho...!

Portugal vai ter quatro cardeais


Pela primeira vez na Histria, Portugal poder ter, a partir de 22 de fevereiro, quatro cardeais, trs dos quais eleitores, ou seja, com menos de 80 anos de idade. O papa Francisco marcou para esse dia - Festa de S. Pedro - a realizao de um consistrio em que ordenar 14 novos cardeais, entre os quais poder estar D. Manuel Clemente, o patriarca de Lisboa. Nomeado em maio para suceder a D. Jos Policarpo, que resignou por atingir a idade cannica da reforma, D. Manuel Clemente ficou a aguardar a marcao do primeiro consistrio para a elevao dignidade de cardeal, segundo uma tradio de mais de trs sculos. Assim, a partir dessa altura, quatro portugueses passaro a ter assento nos consistrios, as mais importantes reunies presididas pelo papa: D. Jos Saraiva Martins, D. Jos Policarpo, D. Manuel Monteiro de Castro e D. Manuel Clemente.

Tambm em fevereiro, dias 18 e 19, ter lugar o terceiro, e talvez ltimo, encontro do papa com o grupo de oito cardeais nomeado para estudar o projeto de reforma da Curia Romana.

Sindicato dos Jornalistas repudia afirmaes de director da RTP


A Direco do Sindicato dos Jornalistas repudiou recentes consideraes do director de informao da RTP sobre avaliaes de desempenho e rescises de contratos de trabalho, que afectam a imagem e o prestgio dos jornalistas e outros trabalhadores na empresa. Em comunicado, o SJ considera que os trabalhadores ao servio da RTP so credores de uma retractao pblica do director de informao da televiso pblica. Mesmo que Paulo Ferreira estivesse a tecer consideraes genricas, no poderia ignorar o seu impacto no actual contexto de ataques sistemticos RTP e aos trabalhadores, acrescenta. Pelos vistos, numa entrevista a uma publicao especializada em recursos humanos, Paulo Ferreira demonstra completo desconhecimento acerca dos instrumentos de regulamentao colectiva de trabalho em vigor na RTP, confundindo-os com as regras da funo pblica, mas no deixa de atac-los, reclamando a sua flexibilizao. O director de informao da RTP considera desaconselhvel a mdia de idades na Redaco, que diz ser de 40 anos, defendendo que esta deveria ser de 30, pelo que tem de se fazer uma renovao grande. Como se a RTP pudesse agravar a desastrosa eroso de memria e de experincia que a tem atacado, tal como generalidade dos rgos de informao. Ao mesmo tempo segundo o comunicado do Sindicato - Paulo Ferreira insiste na bem conhecida rbula da avaliao do mrito para premiar o desempenho dos melhores e separar o trigo do joio, que a desculpa usual para justificar avaliaes subjectivas, arbitrrias e clandestinas. Foi o que aconteceu com aquela que ele prprio insistiu recentemente em realizar, a mando da Administrao, revelia dos instrumentos em vigor e apesar de a negociao de um acordo de empresa contemplar esta matria, e que levou a que a Redaco, em plenrio recente, lhe retirasse a sua confiana, lembra o Sindicato. Segundo o Sindicato, uma pessoa que gere pessoas e que, alm do mais, o principal rosto da Redaco da RTP, deveria ter mais respeito pelos jornalistas que esto sob sua direco e at pelo seu prprio cargo, quando, apesar do desnimo e desorientao que reina na empresa, estes profissionais so credores do respeito e da preferncia do pblico. O Sindicato considera igualmente grave que, mesmo falando genericamente, o director da RTP, especialmente no actual contexto de ataque sistemtico RTP e aos seus trabalhadores, venha alegar que nos processos de resciso voluntria, as pessoas que saem sejam geralmente do grupo das mais talentosas e com lugar no mercado de trabalho e que raramente sejam as menos capazes, que ficam nas empresas porque tm menos oportunidades externamente. Manifestando a sua completa solidariedade para com os jornalistas e outros trabalhadores que legitimamente se sentiram ofendidos com aquelas palavras, a Direco do SJ entende que todos os trabalhadores ao servio da RTP so credores de uma retractao pblica de Paulo Ferreira, cuja atitude merece pblico repdio.

Audi j fez 25 milhes de motores na Hungria

28 . Automobilismo

11 Novembro 2013

Indstria europeia procura solues para barreiras na Coreia do Sul


a AutoFoco que o diz. Vrias associaes europeias esto a procurar solues para anular as restries de mercado na Coreia do Sul, aps o acordo existente e assinado entre a Unio Europeia e o Estado sul-coreano, a 1 de julho de 2011. A Associao Europeia de Construtores Automveis (ACEA), juntamente com a Associao Europeia de Distribuidores Automveis (CLEPA) e a Associao

Paulo Alves Carlos Moreira

Europeia de Fabricantes de Pneus e Borracha (ETRMA), apela agora Comisso Europeia e Unio Europeia que tomem providncias para que as barreiras de mercado na Coreia do Sul sejam desmanteladas. Tornando a poltica de mercado livre entre a indstria automvel europeia e o pas em questo uma realidade, referem as associaes europeias do setor automvel.

A Audi Hungria, em Gyr, acaba de anunciar a produo de 25 milhes de motores. A unidade produz para o Grupo VW h vinte anos. O marco foi conseguido por bloco a gasolina 2.0 TFSI com 272 cv que foi montado no Audi TTS Coup Competition, em amarelo-Imola. O motor nmero 25 milhes sublinha a longa histria de sucesso da produo Audi, na Hungria. Praticamente todos os motores dos modelos Audi saem de Gyr, salientou Frank Dreves, membro do quadro de gerncia para produo da Audi AG.

Nissan mostra BladeGlider


Concept em Tquio
A Nissan vai mostrar no Salo de Tquio, o BladeGlider Concept, um estudo que antecipa um futuro roadster. Com portas de abertura tipo asas de gaivota, o BladeGlider tem para um condutor e dois passageiros, que ocupam os lugares traseiros. O BladeGlider conta com dois motores eltricos no eixo traseiro, o que permite trao traseira. O chassis e o exterior so fabricados em plstico reforado com fibra de carbono.

Mercedes mostra S65 AMG

A Mercedes avanou as primeiras imagens e dados tcnicos do S65 AMG, topo de gama da linha S, com lanamento agendado para maro de 2014. A estreia, este ms, ser quase em simultneo nos sales de Los Angeles (EUA) e Tquio (Japo) O S65 AMG, desenvolvido a partir da plataforma do SL65 AMG, utiliza motor V12 6.0 biturbo com 630 cv e 1000 Nm associado a uma caixa automtica de dupla embraiagem 7G-Tronic. A Mercedes anuncia para o topo de gama acelerao 0-100 km/h em 4,3 s e velocidade mxima limitada eletronicamente a 250 km/h. O S65 AMG vem equipado com jantes de 20 polegadas e sistema de travagem em cermica 20% mais leve que o sistema de srie, com discos de traves com 420 mm. De srie ainda o sistema Magic Body Control e o ESP Dynamic Cornering Assist, entre outros dispositivos tcnicos e tecnolgicos destinados a apurar o comportamento e a conduo.

Vendas da Porsche continuam a crescer

A Porsche continua a crescer no nmero de unidades vendidas como provam os nmeros do ms de outubro. No ms passado, a marca de superdesportivos com base em Estugarda, Alemanha, entregou 13.393 veculos em todo o Mundo, representando acrscimo de 14,6%, em relao ao mesmo ms no ano transato. A popularidade da marca nos EUA continua bem viva com 3562 unidades vendidas em outubro 2013, enquanto na Europa foram comercializados 4442 veculos. Desta forma arrancamos muito bem para o quarto trimestre do ano e pretendemos dar seguimento a este crescimento em todas as regies, como em outubro, afirmou Bernhard Maier, membro executivo do quadro de vendas e marketing da Porsche AG.

11 Novembro 2013 As luzes de Natal j esto a piscar...

Ainda a tempo . 29

Passmos por l. Quase... casualmente. Assim como quem no quer a coisa... S que as luzes chamaram-nos. Exactamente. Chamaramnos as luzes e o barulho que, entretanto, se ia ouvindo l dentro. que o acordeo ou os acordees falava-nos como que ao ouvido a dizer que o tal Natal no est longe. Est quase ao virar da esquina. De tal maneira... que as luzes j nos chamam... j nos esto a chamar. A iluminao natalcia parece que apareceu, pela primeira vez, este ano, por c, ali no Jacks Bakery, na Oakwood. Apareceu e... ficou.

Na Oakwood o Natal parece querer chegar mais cedo...

As pessoas das redondezas e muitas outras que vieram desta comunidade que gosta destas coisas j por l passaram. E no sbado at pararam, para assistir ao espectculo que estava a animar a noite.

J todos o dizem: BOLOS e DOARIA connosco

Servir bem, para servir sempre... ABERTO 24 HORAS


Po de Vegetais Po de Azeitona Po de Milho Amarelo (mtodo natural, sem calorias) Bola de Carne * Bola de Sardinhas *Bola de Vegetais * Bola de torresmos

PADARIA NICA

Tambm l estivemos. E vimos o bru de tudo aquilo. E o muito entusiasmo que anotmos. Sobretudo por parte do Jack Carvalho que entendeu dizer-nos que todos os anos vai fazer aquilo. Lembrase, sobretudo, dos seus tempos de menino em que delirava quando as luzes natalcias apareciam. Ainda lhe dissemos que isso era por outros motivos,... talvez por ser chegada a alttura de pr o sapatinho na chamin... E ele a dizer que no. Que , afinal, uma coisa que lhe alegrava os olhos... Pois...! No Jacks Bakery... as luzes convidam. Quanto mais no seja a fazer como eu fiz. Ou seja, ir l dentro e tomar uma bica, ainda que a adivinhar o que que ele ter pelo Natal...

... s e r o c s o c E os j provou?

PASTELARIA NICA: Pastis de Tentgal * D. Rodrigo * Chamarritas * Os Vulces * Queijadas da Ilha TUDO SERVIDO COM ESMERO E REQUINTE Sim... sim, pode telefonar antes de vir

Ah... e agora estamos s portas do NATAL! BOLO REI?! Sempre fomos os Reis do... BOLO REI!

(416) 651-1780

352 Oakwood Ave, Toronto, ON

30 . Ainda a tempo Lest We Forget... ainda hoje!

11 Novembro 2013

Remembrance Day em palavras e sentimentos


homens e mulhres que servem e continuam a servir as Foras Armadas para proteger o nosso pas e a liberdade. A cerimnia de Remembrance teve lugar s 11.00, do dia 11, no Memorial dos Veteranos, na zona fronteiria do edifcio da Assembleia Legislativa, no Queens Park. A cerimnia inclui dois minutos de silncio, a leitura do poema In Flanders Fields, e a deposio de ramos de flores, incluindo uma em nome do Povo.

Os mais novos guardam a recordao e aprendem a entender melhor...


Remembrance Day assim considerado como uma altura ideal para nos juntarmos e homenagear aqueles que, corajosamente, e com sacrifcio da prpria vida serviram e servem o nosso pas. Remembrance Day. A comemorar o fim da Primeira Guerra Mundial, precisamente s 11 horas da manh do dia 11 de Novembro de 1918.

DOCE MINHO
Po quente de hora a hora Broa de milho como se faz na terra

No Queens Park, todo o cerimonial se vai passar na frontaria da Legislatura, com um mural de granite de 30 metros, com cenas da histria militar Canadiana. O Memorial dos Veteranos do Ontario dedicado a cada homem e mulher que serviu com coragem para proteger a nossa liberdade em tempos de Guerra e de paz.

E se facto que Remembrance significa, afinal, recordao, no menos facto que empolga, sempre, nas cerimnias que esta manh, na Old City Hall, o conjunto de meninos e meninas que aprendem a honrar os seus maiores. A lembr-los. A entender o seu sacrifcio. Que talvez no tenha sido em vo. O mesmo se passa na zona do Queens Park e da Cmara Municipal de Toronto. Com gente de palmo e meio a distribuir os panfletos evocativos da cerimnia.

Agora tambem em Bradford!

Todos os anos o dizemos. A 11 de Novembro de 1918 era o fim da Primeira Guerra Mundial. Aquela que na altura foi chamada A Guerra do Fim de todas as Guerras. O aniversrio foi agora comemorado, uma vez mais, um pouco por todo o mundo. E tambm no Canad, como evidente. que aquele aniversrio o remembrance Day tornou-se, desde logo, em dia de recordao dos cerca de 20 milhes de pessoas que morreram na altura, incluindo segundo os livros sessenta e nove mil Canadianos e uns quantos milhares de Portugueses, estes simbolizados at pelo valente soldado Milhes, um homem simples, que lutou bravamente sem quase saber porqu. Todos os anos, frente ao Queens Park, j os veteranos Portugueses de outras guerras esto tambm presentes. Fazendo as continncias devidas. E lembrando porque eles, decerto, lembraram as guerras de frica em que muitos estiveram envolvidos.

Recorde-se que mais de cem mil Canadianos morreram num sculo de guerras, incluindo cerca de 69.000 na Primeira Grande Guerra, 47.000 na Segunda Grande Guerra Mundial, 517 na Guerra da Coreia, 112 em misses de manuteno de paz e 97 no Afeganisto.

Muitos anos depois


Muitos anos depois da Primeira Guerra Mundial... continuamos a no esquecer. A guerra de 14-18 no foi, no entanto, a guerra do fim de todas as guerras, como se dizia na altura. Outras se sucederam. Outras se sucedem no dia-a-dia dos nossos dias.

Pastelaria Fina Salo de ch Ambiente acolhedor


Uma casa com a tradio de bem servir porque sabe produzir melhor!

Para encomendas ligue-

No Queens Park
Como acontece sempre, o Governo provincial quer homenagear a memria dos

416 - 652 - 8666


2189 Dufferin St. Toronto (Entre a Rogers e Eglinton)

11 Novembro 2013 Benefcios da cnfora


Por: Antonio Custodio Barros Tel. 416 533-8907 (NhP 7132)
A Cnfora extrada da canforeira, que uma planta ornamental da famlia das laureceas, oriunda de pases como o Japo, a Ilha Formosa, a China Meridional e mais tarde cultivada em muitos outros, como o caso da ilha de Java, Brasil e Austrlia entre outros. Extrada da seiva dos troncos triturados da canforeira e aps ser submetida a vrios tratamentos extrado o material que designado como cnfora. As partes usadas na medicina natural so principalmente o leo de cnfora e os seus derivados, mais raramente as folhas. Existe uma frmula clebre obtida com vinagre de ma me do vinagre, misturado com lcool entre 95 a 99%, juntase com folhas de laranjeira, alecrim, rosmaninho, eucalipto, salva, hortel, e flores de lavanda (tudo triturado) ou com leos essenciais de tea tree , cravinho, eucalipto e salva, mantm-se a mistura durante 10 dias no escuro, no fim obtm-se uma ptima mistura na qual se dissolve a cnfora ou no liquido ou em cido actico (que depois se mistura no liquido), obtendo-se produto depois de filtrado , com propriedades anti-spticas, analgsicas, com excelentes resultados na massagem da pele sujeita a traumatismos , contuses e equimoses. Os mesmos resultados tambm se podem obter misturando lcool a 90 a 99% com Cnfora e os leos essenciais que atrs enunciei deixa ficarem no escuro, perto de uma semana, aps esse perodo massaja-se os msculos doridos. A cnfora pode usar-se noutro tipo de formulao, para melhorar as frieiras, para desinfeces na casa e para afastar as traas e outros insectos indesejveis das nossas casas. Quanto ao leo de cnfora um estimulante, melhorando a circulao, o metabolismo, as secrees (sudorfico) e as excrees. Descongestiona os brnquios, sendo muito usado em preparaes para o aparelho respiratrio, sendo tambm usado como calmante, anti-nevrlgico e anestsico assim como antiespasmdico. Deve ter-se ateno que a ingesto da cnfora em leo, para alm do que for indicado pode ser txico e perigoso. UMA BOA SEMANA

Coisas e loisas . 31

OFERTAS DE EMPREGO
-Empregadas de limpeza, com carro, para a rea de Brampton. Contactar Joe. 416-791-1248. -Empregado com experincia para companhia de condutas de ar. 416-536-3828. -Empregado com experincia em renovaes e com carta de conduo. Contactar Luis Vieira. 416-984-4084. -Empregados para companhia de telhados. Contactar John. 416-831-6252. -Empregados com experincia, para companhia de canalizaes, com carta de conduo. 647-502-3327. -Empregado com experincia em instalao de armrios de cozinha. 416-762-5591. -Serralheiro mecnico/soldador para companhia em Mississauga. 647-225-6918. -Talhante/cortador e ajudante para talho em Toronto. 416-294-5385. -Torneiro mecnico para a rea de Mississauga. 905-565-0767. -Vendedor para companhia de limpeza em Brampton. Contactar Eduardo. 905-457-8874.

Clubes e Associaes
ARSENAL DO MINHO - Sbado, 16 de Novembro, Festa de So Martinho no salo da Local 183, a partir das 19h30. Msica a cargo do grupo Irmos Justinos, vindos dos EUA e concertinas por Igor Monteiro e Simo Alves, vindos de Frana. Informaes: 416-841-1676 ou 416-738-2752. ASSOCIAO DOS AMIGOS DE RABO DE PEIXE - Sbado, 23, Celebrao do 15. Aniversrio a realizar no salo da Local 183, a partir das 19h00. Msica a cargo do conjunto musical Unique Touch e Eddy Sousa com exibio do bailinho tradicional de Rabo de Peixe Bailo dos Pescadores. Informaes: 905-7947517 ou 905-457-6058. CENTRO CULTURAL PORTUGUS DE MISSISSAUGA Sbado, dia 16, 39 Aniversrio. Jantar de Gala e Msica com o conjunto Mexe-Mexe. Informaes e Reservas, pelo tel. 905-286-1311. FIRST PORTUGUESE Sbado, 16 de Novembro, a partir das 7 horas, Jantar da Matana de Porco.Entretenimento a cargo de Raa Latina. GRUPO FOLCLRICO TRANSMONTANO Sbado 16 de Novembro, 32 Aniversario do Grupo, no Renaissance by the Creek (sala privada) s 6:30 da tarde. Jantar. Animao a cargo do DJ Five Star Productions e variedades. Para mais informaes, contactar Ana Costa, 905 279-2257. JEM PRODUCTIONS Dia 30 de Novembro, Segunda Noite Aoriana. Salo nobre da Casa do Alentejo. Jantar de Buffet confecionado com comida tpica Aoriana servido s 7:30 p.m. Cantigas ao Desafio e msica para danar pelo conjunto Duo Som Luso. Para marcaes e compra de bilhetes, contactar Maria Jose Martins, 416-450-1710 ou Jose Elio Martins, 416578-5708.

PENICHE COMMUNITY CLUB - Sbado, 23, Festa de encerramento da poca futebolista a realizar no Europa Catering. Som e entretenimento a cargo de DJ Oasis. PARQUIA DE S. SEBASTIO - Sbado, 16, Festa da Castanha. Animao a cargo de DJ M-T e do Grupo de Amizade. Haver castanhas, bingo e animao. Informaes: 905-265-2347 ou 416-531-1210. PORTUGUESE CULTURAL CLUB OF VAUGHAN Sbado, 30, no Ambiance Banquet Hall, Aniversrio dos seus Ranchos Folclricos. 17,30 h., Recepo, com a actuao dos Ranchos s 18 horas e jantar servido s 19.

Precisa-se EMPREGADO para trabalhar em limpeza de condutas de ar. Equipamentos de alta tecnologia. Com ou sem experincia. Falar para o 416 536 3828 ou 416 537 4296

FACTO - Peixe incrivelmente bom para nossa sade. Rico em nutrientes, os vrios benefcios mostraram ser extremamente benficos para nossa sade e bem estar em geral. Escolha ter peixe a sua mesa pelo menos 4 dias por semana. Seu corpo vai agradecer.

PARA ENCONTRAR PEIXE MAIS FRESCO... SOMENTE NO MAR.

Вам также может понравиться