Вы находитесь на странице: 1из 2

RESUMO DO CAPTULO 3 Com a evoluo dos programas de computadores, mais espao de memria e processamento se fazem necessrios.

Porm uma memria rpida que possua grande espao de armazenamento algo inacessvel, para isso usa-se a hierarquia de memria para dividir as tarefas entre os diversos tipos de memrias existentes no computador. Quem realiza a hierarquia de memria o Gerenciamento de Memria, uma funo do Sistema Operacional. Quando um sistema organizado sem abstrao de memria, geralmente apenas um processo pode ser executado por vez. Para solucionar esse problema, podendo assim obter um grau de paralelismo, onde dois ou mais programas sejam executados, opta-se por programar com mltiplos threads, porm pode ser invivel, j que sistemas to primitivos dificilmente sejam capazes de fornecer abstrao de threads. Mesmo sem abstrao de memria, possvel executar mltiplos programas simultaneamente. O que o sistema operacional deve fazer salvar o contedo completo na memria em um arquivo de disco e, em seguida, introduzir e executar o prximo programa. Essa troca de processos denominada swapping. Outra sada o acrscimo de um hardware especial, que possibilita executar mltiplos programas simultaneamente sem a necessidade da troca de processos. No que diz respeito a abstrao da memria, a exposio da memria fsica a processos apresenta algumas desvantagens, como programas do usurio que podem enderear cada byte de memria, podem, intencionalmente ou acidentalmente danificar o sistema e paralis-lo facilmente. Alm disso, com esse modelo, difcil executar mltiplos programas simultaneamente. Para isso cria-se espaos de endereamento, que so conjuntos de endereos que um processo pode usar para enderear a memria. Uma soluo usada para solucionar os problemas de endereamento de memria a realocao dinmica, que mapeia cada espao de endereamento do processo em uma parte diferente da memria fsica de modo simples. Para isso so usados o registrador-base e limite, que consistem em limitar o endereamento de um processo, porm necessitam executar uma adio e uma comparao em cada referncia a memria. Quando a memria fsica do computador no grande o suficiente para armazenar todos os processos, necessrio o uso de algumas tcnicas de gerenciamento de memria. Uma das tcnicas o swapping, que consiste basicamente em trocar os processos em sua totalidade para a memria, execut-los e depois devolv-los para o

disco. Outra tcnica a memria virtual, que permite que programas sejam executados mesmo que estejam parcialmente carregados na memria principal. Quando as trocas de processos deixam muitos espaos vazios na memria, possvel combin-los em um nico espao contguo de memria, movendo-os, o mximo possvel para endereos mais baixos, a essa tcnica d-se o nome de compactao de memria. Quando a memria atribuda dinamicamente, o sistema operacional deve gerenci-la. De modo geral, h dois modos de verificar a utilizao da memria, so eles os mapas de bits e listas livres. No mapa de bits, a memria dividida entre unidades de alocao to pequenas quanto palavras ou to grandes como vrios kilobytes, a cada unidade de alocao corresponde um bit no mapa de bits, o qual 0 se a unidade estiver livre e 1 se estiver ocupada. Outra maneira de gerenciar o uso de memria mandar uma lista encadeada de segmentos de memria alocados e disponveis.

Вам также может понравиться