Вы находитесь на странице: 1из 32

Caderno de Orientaes para Educadores/as da Educao Infantil

Ribeiro Preto - 2013

Orientaes para Educadores (as) para a Educao Infantil um Caderno pensado a partir de intervenes metodolgicas no Curso de Extenso Gnero e Diversidade Sexual promovido pela Secretaria Municipal da Educao de Ribeiro Preto, e visa colaborar com a atuao destes profissionais, buscando a transversalidade na temtica sexualidade.

Tcnico Responsvel pela Elaborao deste caderno. Prof. Anderson George de Assis

Sumrio
Apresentao Educao Sexual para Crianas de 0 a 6 anos Fase oral Fase Anal Fase Flica Quadro de interesse mais frequentes das crianas Metodologia Especfica Recursos e Atividades Jogos Sexuais Masturbao Abuso Sexual: O que ? Dicas de leitura para Educadores Intervenes Pedaggicas 1 O patinho feio e as transformaes do nosso corpo 2 Somos todos iguais? Consideraes Finais Referncia Bibliogrfica 24 30 31 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 14 19 20

Apresentao
Discutir sexualidade sempre foi considerado pela escola, famlia e sociedade, um bicho de sete cabeas, principalmente quando os pequenos fazem aquelas perguntas desconcertantes sobre questes que veem na televiso sobre sexo, e tudo que, de certa forma, j faz parte do cotidiano de suas vidas e da sociedade nos tempos atuais. Hoje a sociedade absorve rapidamente os pequeninos, por fora do trabalho e ocupao dos pais, pela preocupao do dia-a-dia e pela distncia que naturalmente se estabelece com os filhos como consequncia da vida moderna. Berrios, creches, escolas, a socializao comea cedo, televiso, computador, internet... O mundo disposio. Os dias parecem menores, o tempo ocupado e voltado para a luta e pela sobrevivncia e, consequentemente, o que sobra para a famlia muito pouco. Brincar com os filhos... S no fim de semana. Conversar com eles... S com a televiso ligada. E assim a relao moderna entre pais e filhos vai se consolidando. Ento, diante de tudo isso, cabe a escola estabelecer esse elo e, claro que isso pode ser diferente. A relao escola e famlia, mesmo com a correria dos dias de hoje, pode ser saudvel. No entanto, para isso necessrio perceber o nosso papel de educador intervindo com prticas pedaggicas que contribuam no resgate das relaes entre pais e filhos. As questes sobre sexo, sexualidade e reproduo humana sempre provocam constrangimentos para os educadores, seja por desinformao, por preconceitos, por medos, por princpios filosficos ou religiosos. As perguntas das crianas so negligenciadas e as respostas so evasivas do tipo: Agora no, ainda no hora. Ou .Voc muito pequeno para entender. O melhor momento para conversar com as crianas sobre sexo o momento em que elas comeam a mostrar curiosidade. Responder claramente ao que a criana pergunta, sem fugir do assunto, o primeiro passo para uma relao saudvel, em que o dilogo prevalece. Assim, seu educando saber que pode contar com voc quando tiver dvidas ou problemas. O assunto mexe com valores histricos, culturais e principalmente pessoais, e muitas vezes abordado de forma distorcida ou confusa, causando muitas dvidas e construindo barreiras que podem durar a vida inteira. Os educadores so os principais responsveis pela educao sexual nos dias atuais, e para isso o conhecimento e a clareza na informao so vitais. Este material foi desenvolvido visando facilitar a abordagem do assunto, de forma simples, objetiva e adequada. Um material cuja leitura em conjunto importante e tambm esclarecedora.

Educao Sexual para Crianas de 0 a 6 anos Para trabalhar a educao sexual na escola, importante que toda a equipe pedaggica esteja em sintonia e que o Projeto Poltico Pedaggico esteja bem formulado e embasado em uma proposta inovadora e dialgica de educao. A Educao Sexual est prevista nos Parmetros Curriculares Nacionais. Cabe escola adequla ao currculo e dividir com os pais as expectativas e os objetivos a serem construdos pela filosofia da escola. O trabalho com a educao sexual uma parceria com a famlia, que deve ser informada e (por que no?) educada para entender a sexualidade como um impulso presente em todos os estgios do desenvolvimento humano. O professor, para se tornar um educador sexual, deve trabalhar interiormente as questes sexuais, livrando-se de preconceitos, superando os tabus e informando-se sempre, para ser um bom orientador e formador de valores. Neste caderno, voc encontrar algumas orientaes bsicas sobre o trabalho de orientao sexual, alm de diretrizes prticas e funcionais para a ao em sala de aula.

A sexualidade uma energia, uma fora vital, um impulso que pode encontrar vrias formas de expresso. Ela est presente desde antes do nascimento, na formao dos rgo genitais, e est em todas as experincias emocionais e construes afetivas do ser humano. A sexualidade se apresenta de diferentes formas, transformando-se ao longo dos anos. No est conectada somente aos rgos genitais nem tampouco relao sexual, mas compreende uma srie de processos psicolgicos e fsicos de sensaes, sentimentos, trocas afetivas, necessidade de carinho e contato e necessidade de aceitao. Aceitar a criana como um ser sexuado, ou seja, que apresenta esta sexualidade das mais diversas formas um grande passo para uma educao sexual saudvel e consciente.

Fase Oral Nessa fase, que compreende a faixa etria de 0 aos 18 meses, aproximadamente, a energia sexual se manifesta pela boca, ou seja, atravs da boca que o beb descobre o mundo e tem seus primeiros contatos afetivos. A alimentao, o contato com o seio da me, o sugar, o chorar as principais manifestaes se do via oral.

Na creche: Durante o banho e a troca de fraldas, converse com a criana nomeando e valorizando todas as partes do seu corpinho, incluindo os rgos sexuais (agora, estou lavando seu p, vamos limpar o bumbum?, vamos deixar o pnis bem limpinho!); Proporcione brincadeiras que estimulem diferentes sensaes atravs do toque: livrinho de feltro, engatinhar em plstico-bolha, brinquedos de diferentes texturas, mbiles coloridos; O beb adora colocar tudo na boca. Por isso brinquedos lavveis, macios, emborrachados, sem pontas ou partes soltas so fontes de divertimento e novas descobertas.

FASE ANAL a fase seguinte, compreendendo de 1 a 3 anos, marcada pelo controle dos esfncteres, sendo que a maior zona de satisfao a regio do nus. Esse estgio, de modo geral, representa o incio da autonomia da criana. Ela descobre que pode controlar o coc, e experimenta sensaes de independncia, controle, escolha e, principalmente, poder. As primeiras noes de higiene comeam a ser desenvolvidas. Na escola: Deixe a criana brincar de massinha, tinta, argila, massas de receita, terra. So ideais e substituem a consistncia do coc (que a criana costuma manipular nesta fase); Ensine a criana a nomear todas as partes do corpo, incluindo seus rgos sexuais, mesmo que seja com os apelidos aprendidos em casa: piu-piu, perereca, entre outros; Atividades que desenvolvam noes de higiene, respeito e cuidados com o corpo e conceitos simples sobre as diferenas sexuais entre meninos e meninas so ideais nesta fase.

FASE FALICA a etapa que acontece dos 3 aos 6 anos. A ateno da criana voltada para os rgos genitais. nesta fase que os pequenos comeam a descobrir as diferenas entre os sexos. O menino descobre o pnis e suas funes e quer saber por que a menina no tem. A menina pensa que o pnis lhe foi cortado. Assim, as curiosidades sexuais surgem. A partir dos 4 anos, aproximadamente, dvidas sobre a reproduo comeam a aparecer: de onde vm os bebs, como eu nasci, e assim por diante. Nesta faixa etria, a identificao com os papis masculino e feminino so bastante enfticas. O Complexo de dipo, que ocorre aqui, o nome dado ao desejo (comum e normal) da criana pelo genitor do sexo oposto e uma certa rivalidade com o genitor do mesmo sexo. a fase em que a menina vira a namoradinha do papai, e o menino o namoradinho da mame. Na escola: Brinquedos de simulao de papis so bastante interessantes para a criana dessa idade (bonecas, ferramentas de trabalho parecidas com as dos pais, maquiagem, etc); No deixe de responder s perguntas sobre questes sexuais que os pequenos fazem. Utilize sempre materiais concretos e atividades ldicas para construir conceitos; Esclarea as diferenas sexuais, sem mentiras ou preconceitos, atravs de palavras simples e sempre valorizando ambos os sexos, pois cada qual tem sua funo; Ao final desta fase a criana j deve saber de onde vm os bebs (relao sexual), como nascem os bebs (parto normal e parto cesrea), as diferenas entre o corpo da criana e do adulto (aparecimento dos plos, desenvolvimento das mamas), as diferenas entre meninos e meninas.

Quadro de interesses e perguntas mais frequentes das crianas 0 a 18 meses


Experimenta sensaes atravs da regio oral: sugar, mamar, chupar o dedo, levar coisas boca; Reconhece e brinca com o corpo, explorando as possibilidades;

Brinca com os genitais durante o banho ou


durante a troca de fraldas descoberta sexual.

18 meses a 3 anos

Comea a descobrir o controle dos esfncteres (controlar o xixi e o coc); Perguntas frequentes:

Por que o pipi do papai maior que o meu? Por que a mame tem cabelinho na perereca? O que so esses saquinhos?

Por que a mame no tem pipi? 3 a 6 anos


Desenvolve curiosidade sobre as diferenas entre meninos e meninas; Descobre que a regio genital proporciona prazer; Identifica-se com seu papel sexual (comportamento de homem e de mulher); Comea a questionar sobre a origem dos bebs. Perguntas frequentes: De onde eu vim? De onde vm os bebs? Por onde os bebs nascem? Como os bebs so feitos? Por que o piu-piu fica duro?

Metodologia especfica Adequar as informaes linguagem da criana; 2. Utilizar materiais concretos e figuras para que o aluno assimile a complexidade do assunto; 3. Priorizar o aspecto ldico (jogos e brincadeiras) nas atividades de educao sexual; 4. Lembrar que nenhum assunto proibido ou inadequado para a criana e nem leva erotizao ou iniciao sexual precoce. Muito pelo contrrio: educao sexual correta evita muitos problemas relacionados ao mau uso da sexualidade: gravidez precoce, abuso sexual, doenas sexualmente transmissveis; 5. Associar as informaes formao do senso crtico e de valores morais tais como o respeito diversidade, a tica, a responsabilidade, o amor prprio, entre outros; 6. Jamais trabalhar somente o aspecto biolgico da sexualidade. A educao sexual pressupe a construo de valores, a reflexo e a mudana de postura perante as questes sexuais;

Metodologia para o trabalho em sala de aula.

O tema sexualidade pode ser trabalhado: 1. Intencionalmente, ao se elaborar um projeto especfico para o contedo;

2. Quando a criana pergunta ou demonstra curiosidade sobre a sexualidade;

3. Quando alguma situao de manifestao da sexualidade (masturbao, jogos infantis, erotizao precoce) mostre a necessidade de um trabalho sistemtico;

4. Integrado s atividades cotidianas de sala de aula.

Recursos e atividades:

1 - Bonecos sexuados para mostrar a afetividade e os processos biolgicos da relao sexual;

2. Fantoches para representar histrias; 3. Desenhos das partes do corpo, recorte e colagem do desenvolvimento do beb na barriga da me;

4. Livros de histrias; 5. Jogos e brincadeiras;

6. Massa de modelar, para modelar as partes do corpo

10

JOGOS SEXUAIS Jogos sexuais entre duas ou mais crianas, explorao do corpo do colega, brincadeira de mdico costumam acontecer na escola, na maioria das vezes no banheiro e, embora sejam comuns, o professor deve estar sempre atento no que se refere a limites, utilizando o bom senso para resolver problemas. Depois de explorar o prprio corpo, a ateno infantil se volta para o corpo alheio. Jogos sexuais entre crianas da mesma idade ou idade aproximada devem ser entendidos como uma descoberta, uma maneira de conhecer o outro, comparar caractersticas fsicas e tambm sentir prazer. A atitude do professor perante os jogos sexuais entre coleguinhas, deve seguir os mesmo princpios descritos nas questes da masturbao: Evitar constrangimentos e repreenses, para que a criana no se sinta culpada; Chamar as crianas para mudana de atividade e, posteriormente, conversar apenas com os alunos envolvidos, explicando que no h nada de errado em descobrir o corpo e ter curiosidades, mas que a escola um lugar para brincar, estudar, etc. Alm disso, o professor deve orient-los a sanar as curiosidades atravs de perguntas e questionamentos, mostrando-se disposio para responder a qualquer dvida; Evitar transmitir valores reprovadores, como se a curiosidade fosse algo negativo; Adequar as atividades da sala de aula s curiosidades dos alunos. Um projeto bem elaborado sobre sexualidade pode ser trabalhado de maneira ldica com as crianas. uma forma eficaz de sanar dvidas e estabelecer laos de amizade com os alunos; Ficar sempre atento s seguintes situaes: jogos sexuais entre criana com idades muito diferentes, brincadeiras que envolvam coao ou violncia - a criana pode estar sinalizando atravs da brincadeira alguma dificuldade pela qual esteja passando (violncia, abuso sexual).

11

MASTURBAO A masturbao uma prtica presente em todos os estgios do desenvolvimento humano. Na infncia, est associada descoberta do corpo e de suas potencialidades, aparecendo com mais ou menos intensidade de acordo com o estgio de desenvolvimento psicossexual no qual a criana se encontra. Tocar os rgos sexuais e experimentar sensaes diferentes e gostosas so atividades que podem ocorrer desde alguns meses de vida e no esto relacionadas satisfao sexual (como ocorre em relao masturbao na adolescncia e na vida adulta). As atividades de manipulao genital na infncia apresentam carter ldico, ou seja, para os pequenos, um jogo, um brinquedo, uma curiosidade, uma descoberta. A forma mais comum de autoerotismo infantil (outro nome utilizado para a masturbao) quando a criana fricciona os genitais em brinquedos ou objetos (balano, bichinhos de pelcia, gangorra, cavalinhos, ponta da mesa, sofs). muito importante que os adultos saibam que, embora a masturbao seja uma atividade natural, ela tambm requer limites e vigilncia para que no se transforme em uma prtica compulsiva ou compensatria. Se seu aluno est deixando suas atividades normais e brincadeiras de lado para se masturbar, possvel que ele esteja mostrando que algo est errado com ele. A masturbao excessiva sinaliza alguma dificuldade ou frustrao da criana e mais comum nos seguintes casos: Crianas muito sozinhas podem estar sinalizando a falta de companhia e carinho; Crianas isoladas, com poucas oportunidades de convivncia com outros grupos; Crianas entediadas, que no so incentivadas ao gasto de energia com atividades interessantes e ldicas; Crianas que passam muito tempo em ambientes pequenos, como os apartamentos, sem muito espao para atividades mais agitadas; Crianas carentes, que utilizam a masturbao para o consolo; Nas escolas de Educao Infantil, so comuns a explorao do corpo e manipulao dos genitais. necessrio que o adulto tenha conscincia deste fato, para no agir inadequadamente, assustando e ameaando estas crianas; A escola deve investigar as causas da masturbao excessiva e agir de acordo com as necessidades da criana, sempre a protegendo de qualquer violncia e constrangimento.
12

Abaixo, algumas recomendaes sobre o que deve ser evitado quando a criana se encontra em atividades masturbatrias, a fim de no prejudicar o desenvolvimento psicolgico normal da criana. Ateno: No tire ou bata na mo da criana quando ela est se manipulando; No utilize frases mentirosas para impedir a masturbao; se mexer, o pingulim vai cair; tira a mo da, seno cresce cabelo nela; No repreenda a criana, fazendo com que ela sinta vergonha do que fez; que coisa feia, v lavar a mo; No faa ameaas. Lembre-se que para ela, tocar os rgos apenas uma brincadeira; No chame a ateno da criana em voz alta, evitando constrang-la na frente dos colegas.

Ento, o que fazer? Se algum dia voc flagrar seu aluno manipulando os rgos genitais, no faa escndalo e evite julgamentos que geram culpa. Proponha mudana de atividade, com discrio; Converse com ele posteriormente, explicando o que masturbao, que uma brincadeira gostosa e que no h nada de errado em faz-lo, mas que na escola, no lugar para essa brincadeira; Enfatize para a criana que, embora a masturbao seja uma atividade natural, ela um ato de intimidade, privacidade, e deve ser feita em lugar adequado (no quartinho ou banheiro de casa), em um momento em que ela esteja s; Deixe bem claro que voc no est bravo com ela, mas que, embora tocar o corpo seja natural, alguns limites precisam ser respeitados.

13

Abuso Sexual: O que ? Este problema tem sido motivo de preocupao para os especialistas, porque tambm falar de uma forma de maus-tratos infantis, com a caracterstica de se relacionarem com a sexualidade e com a infncia. Dentro dos maus-tratos a crianas distingue-se a primeira caracterstica a sexualidade o que o transformou num tipo de agresso caracterizado pelo esforo de manter o silncio. Forar ou incitar uma criana ou um jovem a tomar parte em atividades sexuais, estejam ou no cientes do que est acontecendo. As atividades podem envolver contato fsico, incluindo atos penetrantes (por exemplo: estupro ou sodomia) e atos no penetrantes. Pode incluir atividades sem contato, tais como levar a criana a olhar ou a produzir material pornogrfico ou a assistir a atividades sexuais ou encoraj-las a comportar-se de maneiras sexualmente inapropriadas. O abuso sexual em crianas pode ser violento, mas a maneira pela qual infligido no envolve violncia nenhuma. A maioria dos abusos sexuais implica uma lavagem cerebral sutil da criana, que recompensada com agrados ou com mais amor e ateno ou, ainda, subornada para se manter quieta. Aliciamento - conceito O aliciamento essencialmente o processo que pedfilos e abusadores sexuais de crianas usam para entrar em contato com a criana e prepar-la para o abuso sexual. O aliciamento tem como base a seduo emocional com o fim ltimo de ter contato sexual. O aliciamento ocorre tanto na escolha da famlia para obter acesso criana quanto na aproximao direta com a criana com a finalidade de conquistar a amizade dela. Ganhar a confiana da criana pode ocorrer tanto pessoalmente quanto pela Internet, meio cada dia mais utilizado e no qual o pedfilo pode fingir possuir a mesma idade da criana. Estgios do Aliciamento Selecionar a vtima (pais e crianas) Tornar-se amigo (pais e crianas) Confiana, relacionamento Envolver comida, bebidas, diverso, etc. Testar segredos coisas inofensivas Isolar melhor amigo, amigo especial Toques acidentais no sexuais Diminuir inibies - pornografia Manipular atos sexuais
14

Alguns Mitos Perigo dos estranhos 87% dos casos, o abusador algum conhecido da criana e que tem confiana dela. Mulheres no abusam de crianas 20% a 25% dos casos so perpetrados por mulheres. Ex.: mes, babs, m. + velhas. Todo abusador foi abusado na infncia 01 em cada 08 crianas sofreram abusos.

Chantagem emocional Assediar sexualmente Reforar o silncio e o segredo (ameaas, jogar com a culpa e o constrangimento) Trmino do relacionamento no mais inocente e desejvel, tambm no mais da idade de preferncia do pedfilo.
Saul foi aliciado e abusado sexualmente por um homem durante anos. Ele valorizava muito a relao de amizade com o pedfilo, pois se sentia incompreendido em casa e extremamente solitrio. No tinha autoconfiana e pensava que seus colegas no gostavam dele. Quando o abusador comeou a demonstrar interesse por ele, Saul passou a se sentir especial como nunca havia se sentido antes. Ele passava muito tempo com o abusador, o que era inconscientemente encorajado pelos pais, porque eles acreditavam que seria interessante para Saul desenvolver a autoconfiana. Durante anos, o abusador foi introduzindo cada vez mais material pornogrfico nas atividades que realizavam juntos e, depois de determinado tempo, iniciou os assdios sexuais. Quando Saul se tornou adolescente, o abusador comeou a perder o interesse por ele e a rejeit-lo. Saul se sentiu desolado, sem compreender porque seu amigo especial o estava rejeitando. No incio tentou manter o relacionamento, colocando-se deliberadamente em situaes de risco o que culminou em um grave acidente. Como resultado, o abusador foi visit-lo e Saul pensou que tivesse conseguido reconquistar o interesse do pedfilo. Quando o adolescente se recuperou do acidente, o abusador tornou-se a rejeit-lo. Saul sentia que a nica forma de manter o relacionamento era se tornar o cafeto de seu abusador ao recrutar crianas mais novas e lev-las casa do pedfilo para serem abusadas sexualmente. J adulto Saul se sentiu envergonhado e culpado pelo que fizera para manter a relao com o pedfilo. (Abuso Sexual em Crianas, Christiane Sanderson, Ed. M. Books)

Estratgias dos agressores No fcil definir o perfil de um abusador de menores, porque no existem caractersticas fsicas que possam denunciar o autor de tais atos. Um abusador tanto pode ser alto como baixo, tanto pode ser jovem ou idoso. Cada vez mais procurado um perfil deste tipo de agressor, mas em vo. Os agressores no tm qualquer caracterstica social tpica, nem um comportamento pblico identificado. Um abusador tem grandes problemas de socializao e carece de valores sociais. O abuso sexual tambm no se limita aos pedfilos, porque apenas 5% o so. A idade dos agressores tambm apresenta uma grande diversidade, mas segundo

15

estudos, na maioria dos casos, um agressor tem a sua primeira vtima antes mesmo de ter completado 18 anos. As estratgias dos agressores so basicamente as mesmas, eles utilizam presso, o engano, a mentira, a fora fsica e a surpresa para poderem realizar o abuso e para conseguirem o silncio das suas vtimas. Algumas destas atitudes denunciam a inteno abusiva, mas outras so sutis e tm por objetivo confundirem a vtima sobre a inteno do agressor. A reao da vtima tem sido um argumento utilizado pelos agressores para justificar que, de alguma maneira a vtima teve culpa na situao abusiva. A forma como a vtima reage depende de vrios fatores como a idade e da sua relao com o abusador. Havendo ou no resistncia por parte da vtima, haver sempre uma parcela de rejeio da situao, o que coloca sempre a culpa nas mos do adulto e define a situao como sexualmente abusiva. Apenas uma minoria das vtimas de abusos sexuais apresenta

Sinais do Abuso Sexual 1) Agir de uma maneira sexual inadequada com brinquedos, objetos, outras crianas, adultos ou animais de estimao. 2) Demonstrar conhecimento sexual e usar linguagem sexual de maneira explcita. 3) Comportamento agressivo e ataques de raiva. 4) Pesadelos ou problemas de sono. 5) Mudanas de personalidade. 6) Regresso a comport. (ex. xixi na cama) 7) Aumento de comport. de segurana como abraar, segurar na mo e outros. 8) Mudana de hbitos alimentares. 9) Medos inexplicveis (lugares, pessoas) 10) Recusa de atividades sociais comuns. 11) Recusa de ir escola ou falta de concentrao. 12) Alheia ou deprimida. 13) Doenas fsicas recorrentes sem explicao. 14) Feridas ou contuses em torno dos genitais; 16 D.S.T.

consequncias fsicas. Por isso os agressores atuam de forma psicolgica. A importncia do abuso sexual em menores relevante sob dois aspectos. Primeiro ao sofrimento indescritvel que imputa s vtimas muitas vezes silenciosas. Em segundo, porque, comprovadamente, os abusos sexuais a menores, incluindo a negligncia precoce e a violncia domstica, podem impedir um bom desenvolvimento fsico e mental da vtima. Sinais de perigo na Internet Ficar uma quantidade excessiva de tempo on-line; Agir de maneira reservada, on-line. (minimiza a tela ou tenta esconder); Diminuir outras atividades sociais;

Reduzir interaes sociais com amigos, colegas e familiares; Falar de um namorado ou namorada que conheceu on-line, ou de um amigo especial.
Eles se fazem passar por crianas sempre, porque os pais geralmente dizem para as crianas no conversarem com adultos estranhos, mas no fazem a ressalva de que um estranho pode estar mentindo, se fantasiando de criana (Jornal Hoje, 26.03.08)

O que fazer quando uma criana revela o Abuso? 1) Oua o que ela diz. 2) Mesmo perturbado com o que a criana revelou, no reaja de uma maneira que possa aumentar a angstia dela. 3) A criana precisa saber que no culpada e que acreditam nela. 4) Conceda criana a oportunidade de conversar sobre o que aconteceu, mas no a pressione. 5) Diga criana que ela est agindo corretamente ao conversar com voc. 6) No a repreenda se o abuso ocorreu porque ela desobedeceu a regras bsicas, como passear em um lugar o qual voc no havia autorizado. 7) Procure apoio (amigos, conselheiros, profissionais, policiais, etc.) 8) Crie segurana para que no acontea novamente e AME MUITO!

Nenhum sinal isolado indica abuso. o conjunto de sinais e sintomas den tro do contexto do ambiente da criana que precisa ser levado em conta.

Preveno Famlia e escola precisam ter atitudes preventivas no sentido de evitar ou extirpar a ocorrncia de abusos. Para muitos estranho ter que falar sobre sexualidade com as crianas, mas importante saber que no temos que estimular a sexualidade, mas sim ensinar a criana a gostar de seu corpo e aprender a respeit-lo, cuidando de sua sade, higiene e evitando acidentes, como por exemplo, no se machucar com objetos cortantes.

17

Para isso necessrio que a criana tenha um vnculo de confiana com essa pessoa que orienta e saiba que poder procur-la para perguntar ou contar algo sem tomar bronca ou ser criticada. Explique criana que o corpo dela precisa ser cuidado por ela e que ela deve ser cuidadosa e desconfiar se algum tentar toc-lo, inclusive as partes ntimas; ou ainda pedir para fazer coisas no seu corpo ou no de outra pessoa, que no seja brincar junto com todo mundo. preciso orientar a criana que se afaste dessa pessoa e procure a me, irm mais velha, uma av ou a professora e conte o que aconteceu. Orientar as crianas para no terem vergonha e se preciso at gritar ou correr em situaes em que se sintam ameaadas. Os adultos precisam ser respeitados, mas isso no significa que as crianas tenham que obedecer e fazer tudo que eles mandam. Principalmente se isso envolver tocar, manipular, beijar ou machucar o corpo e se a criana no se sentir bem. O velho ensinamento de no aceitarem convite por dinheiro, presente ou agrado, de quem conhecem ou no, para fazerem coisas com o corpo fundamental. difcil em muitas situaes evitar o abuso sexual, devido proximidade do abusador. No receie pedir que outros adultos ajudem a olhar as crianas. Procure conhecer os amigos de seus filhos e suas famlias e tambm estimule as crianas a no ficarem isoladas, procurando ficar em grupo.

DICAS:

Filmes: Mistrios da Carne; O Lenhador; Livros: Abuso Sexual em Crianas (Ed. M. Books); Como & Quando Falar de Sexo com Seus Filhos, (Ed. United Press

18

Dicas de Literatura para Educadores (as)


Livro Ceci tem pipi? Thierry Lenain Editora Companhia das Letrinhas Coleo Sexo e Sexualidade Cida Lopes Editora Todo Livro Mame botou um ovo Babette Cole Editora tica Ceci quer ter um beb Thierry Lenain Editora Companhia das Letrinhas Homem no chora Flvio de Souza Editora Formato Dr. Co Babette Cole Editora tica Por que meninos tm ps grandes e meninas tm ps pequenos? Sandra Branco Editora Cortez Mame nunca me contou Babette Cole Editora tica Maria vai com as outras Sylvia Orthoff Editora tica Tema Diferenas sexuais, papis sexuais. Relao sexual, concepo, diferenas sexuais, papis sexuais.

Homossexualidade, parto, puberdade e adolescncia, responsabilidade, amor, masturbao, camisinha.

Relao sexual, concepo, desenvolvimento do beb.

Gravidez, funes da sexualidade infantil e adulta.

Educao sexual, papis sexuais, preconceito.

Cuidados com o corpo, higiene, respeito ao corpo.

Preconceito, papis sexuais.

Homossexualidade, preconceitos, diferenas entre os sexos.

Auto-estima, respeito diversidade.

19

Intervenes Pedaggicas O patinho feio e as transformaes de nosso corpo. Estrutura Curricular Modalidade / Nvel de Ensino Educao Infantil Educao Infantil Educao Infantil Educao Infantil Componente Curricular Natureza e sociedade Natureza e sociedade Linguagem oral e escrita Linguagem oral e escrita Tema Organizao dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar. Os seres vivos. Falar e escutar. Prticas de leitura.

Dados da Aula O que o aluno poder aprender com esta aula Partilhar do momento de ateno histria juntamente com os colegas; Demonstrar os conhecimentos que possui sobre os animais, bem como, sobre as transformaes de seu prprio corpo; Reconhecer as diferenas e semelhanas existentes entre ela e seus familiares; Identificar as caractersticas de seu corpo e denomina-las. Durao das atividades Esta aula planejada para 3 dias, em que cada momento ter a durao de aproximadamente 30 minutos. Conhecimentos prvios trabalhados pelo professor com o aluno Esta aula indicada para um grupo de crianas de 3 anos de idade e para a sua realizao necessria a articulao entre professor e auxiliar. Estratgias e recursos da aula 1 Momento: Apresentao da histria Materiais Necessrios: Livro indicado no plano, tapetes e almofadas. Neste primeiro momento, o professor organizar o espao para a histria com o auxilio das crianas. Nesta ocasio os adultos devem auxiliar as crianas a se acomodarem e conversar
20

com elas explicando-lhes que ouviro uma histria especial e, para isso, devem ficar atentas a cada detalhe. A histria sugerida para este plano Patinho Feio do autor Mauricio de Sousa (Ver recursos complementares). Durante a narrativa, o professor dever envolver as crianas, instigando-as sobre o que poder surgir a seguir, criando uma atmosfera de curiosidade e de participao neste momento. As crianas que j conhecem essa narrativa podem contribuir para esse momento, adiantando alguns episdios ou verbalizando sua opinio. Escolhemos esta histria com o objetivo de sensibilizar as crianas em relao ao que compreendem sobre as diferenas, bem como, identificar as caractersticas de seu corpo. Histria do Patinho Feio Autor: Mauricio de Sousa A seguir, o professor ir promover uma conversa com a turma sobre a histria, inicialmente ir solicitar s crianas o que compreenderam sobre a histria, direcionando a conversa com os seguintes questionamentos:

Por que este pato era diferente dos outros? Quais diferenas existiam entre o cisne e os patinhos? Em uma famlia de bichos todos so iguais? E em nossas famlias temos semelhanas ou diferenas?

Este momento destinado escuta das crianas, buscando identificar o que ela compreende sobre semelhana e diferena e como se percebe na relao com sua famlia, bem como, sobre o entendimento da histria apresentada. A mediao neste momento de expresso fundamental, os adultos devem auxiliar enfatizando os momentos destinados ao falar e escutar, bem como, nas situaes de expresso, ajudando na articulao e na escolha das palavras adequadas. 2 Momento: As diferentes famlias Objetivos:

Identificar diferentes famlias e o grupo a qual pertence; Reconhecer as semelhanas e diferenas entre as diferentes famlias; Conhecer a importncia de uma famlia.

Contedo:

Famlia, diferenas e semelhanas entre vrios tipos de famlia.

Situao didtica:

Conversar com os alunos na rodinha o que venha a ser famlia para eles compreenderem a formao dos diferentes grupos familiares e discutir sobra importncia da famlia em nossa vida. Ressaltar que o grupo familiar, as pessoas que convivem na mesma casa. Demonstrar atravs de figuras, diversos modelos de
21

famlia. Propor que os alunos comentem oralmente como sua famlia e quais pessoas compes.

Em seguida pedir que os alunos ilustrem sua famlia atravs do desenho e depois socializem com o grupo realizando a comparao entre diversas famlias.

Figura 1: As diferentes famlias (para colorir) disponvel em: http://www.ensinaraprender.com.br/2011/04/livro-da-familia.html acessado em: 01/10/2013. Recursos didticos:

Lpis de cor, cartolina, piloto, lpis de escrever, lpis de cera, cola, figuras de diversas famlias.

3 Momento: Apresentao das fotografias da famlia, compreendendo as semelhanas e diferenas. Materiais Necessrios: Fotografias das famlias, tapetes e almofadas. Em roda, o professor ir questionar as crianas sobre a histria contada, do que mais gostaram, quais animais so parecidos com os seus pais e por que o pato ficou triste. Aps ouvi-las, ele ir solicitar que cada criana mostre aos colegas a fotografia de sua famlia (j solicitada, previamente, s famlias das crianas do grupo). Na apresentao as crianas devero falar algo sobre o lugar onde aquela fotografia foi tirada e quem aparece nela. Durante a apresentao de cada criana, o professor ir atuar como escriba do grupo, anotando as falas das crianas a respeito das informaes sobre a fotografia que esto apresentando. Ao escrever, o professor deve contemplar a fala das crianas e explicar que est anotando para no esquecer e para que outras pessoas possam compreender se as crianas reconhecem as semelhanas e diferenas existentes entre elas e seus familiares. 4 Momento: Reconhecendo minhas caractersticas.
22

Materiais Necessrios: espelho, mesas, cadeiras, papel A4, lpis de cor, caneta hidrocor. Aps conversar sobre as diferenas e semelhanas em nossa famlia, o professor ir convidar as crianas, em pequenos grupos, a se observarem no espelho e perceber sua fisionomia. importante que esta atividade seja realizada em pequenos grupos para que o professor possa mediar essa relao, nomeando as caractersticas das crianas. Depois da observao no espelho, cada criana ser convidada a desenhar-se, neste momento o professor dever mediar atividade, ressaltando as caractersticas individuais das crianas a serem representadas por meio do desenho. Concludo o desenho o professor poder expor os trabalhos com o objetivo de socializar com a instituio a proposta vivenciada pelo grupo. A escolha do espao da exposio pode ser realizada com as crianas. Painel de fotografias Recursos Complementares Vdeo da histria Patinho Feio: http://www.youtube.com/watch?v=liWISgGDr9M Avaliao O professor deve observar como as crianas se manifestaram, nos vrios momentos propostos, percebendo como se envolveram nas situaes e de que modo atriburam sentido e significado ao que viveram junto aos seus pares. Deve observar, tambm, como as crianas reagiram diante dos questionamentos, de que forma compreenderam a histria, como se comunicaram entre si e com os adultos e como relacionaram a histria com a atividade proposta. Com base nestes indicativos o professor ter a possibilidade de criar situaes que ampliem as reflexes sobre a temtica.

23

Somos todos iguais? Estrutura Curricular Modalidade / Nvel de Ensino Educao Infantil Educao Infantil Educao Infantil Educao Infantil Componente Curricular Movimento Movimento Natureza e sociedade Linguagem oral e escrita Tema Expressividade Coordenao Organizao dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar. Falar e escutar

Dados da Aula O que o aluno poder aprender com esta aula * Valorizar a diversidade na Educao Infantil; * Sensibilizar as crianas para as diferenas; * Trabalhar a histria: Orelhas de Mariposa; * Fazer um painel de registro da diversidade. Durao das atividades Atividade 1 - Dinmica da Escultura (30 minutos); atividade 2 - Clip "Cada um tem o seu jeito" (30 minutos); atividade 3 - Histria "Orelhas de Mariposa" (30 minutos); atividade 4 Painel da diversidade: personalizar os bonecos de cartolina (1 hora). Conhecimentos prvios trabalhados pelo professor com o aluno A proposta de atividade a seguir no exige conhecimentos prvios a respeito do assunto. Mas, exige do professor uma interveno qualificada e intencional para que os contedos atitudinais presentes na atividade sejam incorporados pelos alunos. Estratgias e recursos da aula Materiais: * Data show e Notebook; * Cartolina; * Canetinha; * Tesoura;
24

* Cola; * Revistas; * Tinta; * Canetinha; * Tecidos; * Livro: Orelhas de Mariposa; * Clip: Cada um tem o seu jeito; Atividade 1 - Dinmica da Escultura (30 minutos) O professor deve propor uma dinmica para aproximar fisicamente as crianas, de modo que eles possam se tocar, se olhar, e interagir usando os limites e as possibilidades do prprio corpo. Esta dinmica estimula a expresso corporal e a criatividade. Alm disso, trabalha com o respeito s limitaes de cada um. Pode ser composta por duplas ou trios. Uma criana trabalha como escultor enquanto a outra fica esttua (parada). O escultor deve usar a criatividade de acordo com a indicao do professor que pode ser: Uma esttua bem engraada! Uma esttua bem bonita! Uma esttua assustadora... (E assim por diante). Fonte: http://www.cdof.com.br/recrea5.htm Atividade 2 - Clip "Cada um tem o seu jeito" (30 minutos) O professor deve organizar um lugar para passar o vdeo com a cano da Turma da Mnica "Cada um tem o seu jeito". O professor deve pedir para que as crianas prestem ateno s imagens e ao contedo do filme que est passando, com destaque s diferenas presentes em cada criana. Caso o professor no tenha recursos para passa o clip em forma de vdeo, pode ensaiar a msica e cantar com as crianas. "Cada um tem o seu jeito (Turma da Mnica) A Mnica no leva desaforos para casa Resolve seus problemas na base da coelhada Casco morre de medo de qualquer coisa molhada
25

E diz para todo mundo que banho uma furada Refro 1: isso a Cada um tem o seu jeito Na base da amizade Trate todos com respeito Refro 2: isso Cada um na sua Que tal juntar a turma Pra brincar na sua rua Quando o cebolinha no est falando "elado" porque um novo plano est sendo bolado Magali come de tudo e no acha isso errado Come qualquer coisa, mas prefere melancia sua fruta favorita Chico Bento l na roa v o mundo sossegado (repete o refro) Marina gosta muito de pintar Franjinha acha que sabe de tudo A Deise quando est de fora fica muito chateada Astronauta vive muitas aventuras l no espao Anjinho tenta se tornar um menino de verdade E protege a turminha de uma enrascada (repete o refro) A turma da Mnica um resumo
26

Do que est acontecendo por a... Na terra ou no cu trate todos com respeito Voc tambm capaz Aceite os amigos como so Para conviver em paz s abrir o corao Nenhuma ofensa to grave Ou problema invencvel A amizade a chave Deste plano infalvel" Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=2DoiJxNBJnA Atividade 3 - Histria "Orelhas de Mariposa" (30 minutos) O professor deve organizar uma roda de histrias em um ambiente aconchegante, com tapetes e almofadas para contar a histria de Luisa Aguilar "Orelhas de Mariposa" (vide vdeo em recursos complementares). Depois da histria o professor deve problematizar algumas questes com as crianas. Fazendo perguntas do tipo: - Todos so iguais? - Por que somos diferentes? - Podemos ser amigos de todos? - certo debochar dos amigos? - legal ser diferente!

27

Fonte: https://www.google.com.br/search?q=orelhas+de+mariposa+livro&newwindow=1&t bm=isch&tbo=u&source=univ&sa=X&ei=uB0qUuunAZKK9ASo3IHYDA&ved=0CDMQsAQ&biw =1366&bih=667#facrc=_&imgrc=QLTtfl4KbGqeqM%3A%3BvXVQUeBOTOJAiM%3Bhttp%253 A%252F%252Fwww.fundacaobunge.org.br%252Fsemear-leitores%252Fwpcontent%252Fuploads%252F2013%252F05%252F6700829G1.jpg%3Bhttp%253A%252F%252 Fwww.fundacaobunge.org.br%252Fsemearleitores%252F%253Fp%253D1011%3B250%3B250 Atividade 4 - Painel da diversidade: personalizar os bonecos de cartolina (1 hora) Fazer 1 boneco com cartolina branca ou de papel pardo para cada criana, com o intuito de que elas personalizem de acordo com suas caractersticas ou vontade at formar um painel da diversidade. O ideal que os pequenos tenham canetinhas, tintas, tecidos, ls, olhos e bocas recortados de revistas disponibilizados para que cada boneco seja nico! Quando os bonecos estiverem prontos podem ser colados um ao lado do outro de mos dadas para simbolizar o respeito e amizade.

28

Fonte: Acervo institucional NDI - 2013 Recursos Complementares Site. Diversidade sempre, desde a Educao Infantil. Disponvel em: http://revistaescola.abril.com.br/educacao-infantil/4-a-6-anos/diversidade-sempre427144.shtml Site. A diversidade na Educao Infantil. Disponvel em: http://crescendoeaprendendonapreescola.blogspot.com.br/2012/06/diversidade-naeducacao-infantil.html Vdeo. Cada um tem o seu jeito. Disponvel em: http://www.youtube.com/watch?v=2DoiJxNBJnA Vdeo: Orelhas de Mariposa. Disponvel em: http://www.youtube.com/watch?v=OL2U9Pov7I0 AGUILAR, L. Orelhas de Mariposa. Editora Callis. Avaliao A avaliao na Educao Infantil deve ser processual. O professor o responsvel por pensar nela de forma intencional, mas pode tambm encontrar algumas respostas nas reaes das crianas. Durante o desenvolvimento das atividades propostas o professor poder avaliar vrios aspectos, dentre eles se as crianas aprenderam a valorizar e a respeitar as diferenas, se esto sensveis as limitaes deles mesmos e dos outros; se a msica e a histria foram por ele compreendidas e se o painel da diversidade fez sentido para o grupo. Sugere-se que o professor fotografe o processo a fim de registrar a atividade e o resultado do processo.

29

Consideraes Finais

A criana aprende pelo exemplo, e ao ser respeitada saber tambm respeitar seu semelhante em suas diferenas, e direitos. O educador poder contribuir para transformar seu educando em um indivduo consciente e crtico de suas aes e da sociedade. Para que ocorra essa mudana preciso iniciar este processo na educao infantil. Com uma educao de qualidade, onde valores so preservados o individuo tem a possibilidade de obter dignidade e sabedoria, podendo assim, viver melhor sua sexualidade e seu gnero, mas para tanto o papel do educador fundamental.

30

Referencias Bibliogrficas ARIS, Philippe. Histria social da criana e da famlia. Traduo de Dora Flaksman. 2. ed., Rio de Janeiro: Livros Tcnicos e Cientficos, 1981 BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional. Lei n 9394, de 20 de dezembro de 1996. Disponvel em http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/ldb.pdf. Acesso em: 26 nov. 2008. _______. Referenciais Curriculares Nacionais para a Educao Infantil. Braslia: MEC, 1997. CARIDADE, Amparo. Sexualidade: corpo e metfora. So Paulo: Iglu, 1997. COLINVAUX, Dominique. Crianas na escola: histrias de adultos. In: LOPES, Jader Janer Moreira. MELLO, Marisol Barenco de (orgs.). O jeito que ns crianas pensamos sobre certas coisas: dialogando com lgicas infantis. Rio de Janeiro: Rovelle, 2009. p. 43-62. CONSTANTINE, Larry L. MARTINSON, Floyd M. Sexualidade infantil: novos conceitos, novas perspectivas . So Paulo, Roca, 1984. FELIPE, Jane; GUIZZO, Bianca Salazar. Entre batons, esmaltes e fantasias. In: MEYER, Dagmar Estermann. SOARES, Rosngela de Ftima Rodrigues (orgs). Corpo, gnero e sexualidade. Porto Alegre: Mediao, 2004. p. 31-40. FOUCAULT, Michel. Histria da sexualidade I: a vontade de saber. Rio de Janeiro: Edies Graal, 1977. (Biblioteca de Estudos Humanos. Saber e Sociedade, n 2). FREUD, Sigmund. Trs Ensaios sobre a Teoria da Sexualidade. In: Obras psicolgicas completas de Sigmund Freud. Vol. VII. Rio de Janeiro: Imago, 1996.

31

Вам также может понравиться