Вы находитесь на странице: 1из 20

Manual de Instrues

Refrigeradores RE31 | RW35

Obrigado por Escolher a Electrolux


Neste manual, voc encontra todas as informaes necessrias para sua segurana e uso adequado do seu refrigerador. Leia-o por inteiro antes da instalao e uso do eletrodomstico e guarde esse guia para futuras consultas. Em caso dvidas, ligue gratuitamente para o servio de Atendimento ao Consumidor (SAC): 0800 728 8778. Guarde a nota fiscal de compra. A garantia s vlida mediante sua apresentao no Servio Autorizado Electrolux. A etiqueta de identificao onde constam informaes importantes como cdigo, modelo e fabricante, entre outras, ser utilizada pelo Servio Autorizado Electrolux caso seu refrigerador necessite de reparos. Por isso, no a retire do local onde est adesivada. Consulte o site www.electrolux.com.br e encontre informaes sobre acessrios originais, manuais e catlogos de toda a linha de produtos Electrolux. Dicas ambientais O material da embalagem reciclvel e, para o descarte, separe plstico, papel e papelo. Isso ajudar na coleta seletiva de lixo. Como contribuio preservao do meio ambiente, este produto utiliza gases tanto para espuma quanto para o sistema de refrigerao, em acordo com o protocolo de Montreal. Este produto no deve ser tratado como lixo domstico. Ao invs disso, ele deve ser enviado a um ponto de coleta aplicvel para reciclagem de equipamentos eltricos e eletrnicos.

ndice:
Dicas ambientais Segurana Apresentao dos produtos Principais orientaes Principais componentes Instalao Instalao eltrica Como usar
2

2 3 4 5 6 7 8 9

Descongelamento Caractersticas de operao do produto Limpeza e manuteno Dicas e conselhos Falhas e solues Especificaes tcnicas Certificado de Garantia

11 12 13 15 16 17 18

Segurana
Para crianas Mantenha o material da embalagem do refrigerador fora do alcance de crianas. No permita que seu eletrodomstico seja manuseado por crianas, mesmo quando ele estiver desligado. Caso seu refrigerador contenha algum pacote de slica gel ou argila Desipak em seu interior, jogue-o fora e no permita que crianas brinquem com ele. Este aparelho no se destina utilizao por pessoas (inclusive crianas) com capacidades fsicas, sensoriais ou mentais reduzidas, ou por pessoas com falta de experincia e conhecimento, a menos que tenham recebido instrues referentes utilizao do aparelho ou estejam sob a superviso de uma pessoa responsvel pela sua segurana. Recomenda-se que as crianas sejam vigiadas para assegurar que elas no estejam brincando com o aparelho. Para usurios e instaladores Desligue o refrigerador da tomada sempre que fizer limpeza ou manuteno. Para deslig-lo, no puxe o cabo eltrico; utilize o plugue. Se o cabo de alimentao estiver danificado, este deve ser substitudo pelo Servio Autorizado Electrolux, a fim de evitar riscos. No prenda, tora ou amarre o cabo de alimentao. Caso ocorram danos com ele, chame o Servio Autorizado Electrolux. No armazene medicamentos, produtos txicos ou qumicos no interior do refrigerador, pois eles podem contaminar os alimentos. No se apie sobre as portas pois as dobradias podem se desregular e desalinhar a porta, prejudicando a vedao do refrigerador e comprometendo o seu desempenho.

Pacote de slica gel ou argila Desi Pak

Ateno!
Jamais deixe velas ou incensos acesos sobre o refrigerador, sob risco de provocar incndios. Produtos em aerosol sob alta presso, identificados pela palavra inflamvel ou com o smbolo de uma pequena chama, no podem ser armazenados em nenhum refrigerador ou freezer, sob o risco de exploso. Evite tocar nas paredes do compartimento congelador com as mos midas ou molhadas, pois a baixa temperatura pode causar leses na pele. No coloque recipientes com temperaturas acima de 80C sobre seu refrigerador para no danificar o topo.

Apresentao do Produto
Modelo RE31 1. Controle de temperatura (termostato) 2. Congelador / evaporador 3. Compartimento extra-frio (gaveta de descongelamento) 4. Lmpada 5. Porta-ovos 6. Prateleiras internas ajustveis e removveis 7. Bandeja de frutas 8. Gaveta de legumes 9. Ps niveladores 10. Porta 11. Prateleira removvel 12. Prateleira porta latas reversvel 13. Reservatrio de gua removvel (somente para o modelo RW35) 14. Prateleira removvel para garrafas 15. Trava-garrafas (somente para o modelo RW35) 16. Pino indicador de degelo 17. Condensador 18. Compressor 19. Forma de gelo 20. Boto de degelo 21. Boto de regulagem de temperatura 22. Tampa de abastecimento de gua (somente para o modelo RW35) 23. Prateleira e tampa do reservatrio de gua (somente para o modelo RW35) 24. Acionador do reservatrio de gua (somente para o modelo RW35) 25. Reservatrio coletor de pingos de gua (somente para o modelo RW35) 26. Gaxeta removvel

Modelo RW35

somente para o modelo RW35

Principais Orientaes
Reservatrio de gua
(somente para o modelo RW35) Utilize somente gua prpria para consumo. O uso de qualquer outro tipo de bebida poder deixar resduos, gosto ou odor no reservatrio e na torneira. O reservatrio para gua somente deve ser abastecido quando estiver encaixado em sua posio na porta. Aguarde a gua resfriar por, aproximadamente, 12 horas. possvel ouvir alguns rudos causados pela entrada de ar quando a gua sai do reservatrio. Caso a gua no flua bem, aperte mais uma vez a alavanca de acionamento. Permanea com o copo abaixo da torneira por alguns instantes para assegurar que toda a gua seja coletada pelo copo. No utilize bebidas gaseificadas, tais como refrigerantes. A bebida pode vazar devido presso do gs.

Tabela Orientativa da Regulagem de Temperatura

Saiba mais sobre regulagem de temperatura no captulo Como usar.

Evaporador
O evaporador o componente responsvel pelo funcionamento do refrigerador. Pode haver formao de gotculas de gua ou de uma camada fina de gelo sobre o evaporador. Essa formao normal e no interfere no funcionamento do refrigerador. Evite tocar no evaporador com as mos midas ou molhadas. Nunca utilize objetos pontiagudos para realizar a limpeza do evaporador.

Ateno
Diferenas de temperatura entre o refrigerador e o ambiente externo podem causar rudos durante o funcionamento. Eles so normais e no interferem no desempenho do refrigerador. Saiba mais sobre rudos no captulo Caractersticas de operao.
5

Principais Componentes Prateleiras


Prateleiras internas As prateleiras internas podem ser reguladas ou removidas conforme sua necessidade. Para retirar a prateleira, segure a parte da frente e levante a parte do fundo para destrav-la. Para coloc-la novamente, encaixe primeiro a parte de trs e depois abaixe a parte da frente, at que a prateleira fique apoiada no suporte. Prateleiras da porta Todas as prateleiras que esto posicionadas na porta do refrigerador so removveis. Puxe as prateleiras para cima para retir-las e empurre-as para baixo se quiser encaixlas novamente. A prateleira removvel para garrafas mais larga, para comportar garrafas de at 2,5 litros, mas voc tambm pode utiliz-la para armazenagem de outros itens. Ela possui trava garrafas reposicionvel (somente no modelo RW35) para evitar quedas durante a abertura e fechamento da porta. Para retirar necessrio puxar para cima e para encaixar basta empurrar para baixo. Gaveta de Legumes A gaveta de legumes na parte inferior do compartimento refrigerador deslizante, permitindo o acesso aos alimentos sem a necessidade da retirada da gaveta.
6

Prateleira Porta Latas Reversvel: Esta prateleira possui funo multiuso: Voc pode utiliz-la como prateleira comum, para armazenagem de diversos itens ou como dispenser para latas, com capacidade mxima de 5 latas. Para passar da posio prateleira para dispenser de latas, ou vice-versa, remova a prateleira empurrando-a de baixo para cima, gire 180 e coloque a prateleira novamente , encaixando-a.

Reservatrio de gua
(Somente para o modelo RW35) Antes de iniciar a utilizao, lave o reservatrio com gua e sabo neutro afim de eliminar eventuais resduos. Desenvolvido para facilitar o consumo de gua, podendo ser facilmente removido para limpeza e abastecimento. Como Utilizar o Reservatrio de gua: 1. Abra a tampa do reservatrio, encha-o com gua prpria para consumo e em temperatura ambiente (observando o limite mximo afim de evitar vazamentos). Feche a tampa. 2. Para servir, coloque um copo junto torneira e empurre o acionador com o dedo.

Instalao
1 Retire a base da embalagem So necessrias duas pessoas para a retirada da base da embalagem. Incline cuidadosamente o refrigerador para um dos lados e quebre esse lado da base para remov-la. Incline novamente o refrigerador para o outro lado e retire o restante da base. Retire o calo do compressor que est na parte traseira do refrigerador e todas as espumas e fitas adesivas das prateleiras e/ou gavetas. 2 Escolha o local de instalao Respeite as distncias mnimas entre o refrigerador e as paredes: em cima: 10 cm / dos lados: 10 cm / atrs: 10 cm. No instale o refrigerador ao ar livre ou sob a incidncia direta de raios solares. Evite a proximidade do refrigerador com produtos qumicos ou fontes de calor (foges, fornos, etc.) e locais com frequente manuseio de gua (tanque, pia).

3 Nivele o refrigerador Feche as portas do refrigerador. Gire os ps niveladores at que todos estejam firmemente apoiados no cho. Se necessrio, incline o refrigerador cuidadosamente durante o nivelamento. Evite que o refrigerador fique inclinado para um dos lados ou para frente. A nica inclinao permitida para trs, para facilitar o fechamento das portas. Sempre que movimentar o refrigerador ser necessrio repetir o processo de nivelamento. O nivelamento importante, pois evita movimentos de balano, vibrao e problemas com seu refrigerador. No utilize ps diferentes dos originais.
7

Instalao Eltrica
Antes de ligar, verifique se a tenso da tomada onde ser ligado igual indicada na etiqueta localizada prxima ao plugue (no cabo de alimentao eltrico), ou na etiqueta de identificao do Refrigerador. Ligue seu Refrigerador a uma tomada exclusiva, no utilize extenses ou conectores tipo T (benjamim). Esse tipo de ligao pode provocar sobrecarga na rede eltrica, prejudicando o funcionamento resultando em acidentes. Cuide para que o Refrigerador no fique apoiado sobre o cabo eltrico. Para sua segurana, solicite a um eletricista de sua confiana que verifique a condio da rede eltrica do local de instalao do Refrigerador, e para maiores informaes entre em contato com o Servio Autorizado Electrolux. Tenha cuidado para que o Refrigerador no fique apoiado sobre o cabo eltrico. Os fios da tomada onde ser ligado o seu Refrigerador devem ser de cobre e ter seo mnima de 2,5 mm2, conforme NBR5410. Variao Admissvel de Tenso Tenso (V) Mnima (V) Mxima (V) Refrigerador 127 116 133 220 201 231 Caso a tenso de alimentao do aparelho esteja fora dos limites indicados na tabela Variao Admissvel de Tenso, solicite a concessionria de energia a adequao dos nveis de tenso e instale um regulador de tenso (estabilizador) com potncia igual ou superior a 1500 VA. Se houver, no local da instalao, variao de tenso fora dos limites especificados (vide tabela citada acima) ou quedas frequentes no fornecimento de energia, o aparelho poder sofrer alteraes no seu funcionamento. Caso isso ocorra, retire o plugue da tomada por 5 minutos e reconecte-o (verifique o Item Soluo de Problemas deste manual). Informamos que o plugue do cabo de alimentao deste eletrodomstico respeita o novo padro estabelecido pela norma NBR 14136, da Associao Brasileira de Normas Tcnicas
8

ABNT, e pela Portaria n 02/2007, do Conmetro. Assim, caso a tomada da sua residncia ainda se encontre no padro antigo, recomendamos a substituio e adequao da mesma ao novo padro NBR14136, com um eletricista de sua confiana. Os benefcios do novo padro de tomada so: Maior segurana contra risco de choque eltrico no momento da conexo do plugue na tomada; Melhoria na conexo entre o plugue e tomada, reduzindo possibilidade de mau contato eltrico; Diminuio das perdas de energia. Lembramos, ainda, que para aproveitar o avano e a segurana da nova padronizao, necessrio o aterramento da tomada, conforme a norma de instalaes eltricas NBR5410 da ABNT. Em caso de dvidas, consulte um profissional da rea. Fio Terra (No use o refrigerador sem ligar o fio terra) Para sua segurana, o fio terra (fio verde ou amarelo e verde), localizado na parte traseira do Refrigerador, deve ser ligado a um terra eficiente, e no pode ser ligado diretamente rede eltrica ou tubulaes de gua, gs, eletricidade, telefone, pra-raios, etc, evitando possveis descargas eltricas. Solicite a um eletricista de sua confiana que instale o fio terra adequadamente de acordo com NBR5410. Se seu produto estiver equipado com plugue de 3 pinos, ele no vai possuir o fio terra (verde e amarelo). O pino de aterramento do cabo de alimentao no pode ser cortado.

Como Usar
Ligar e desligar LIGAR: conecte o plugue na tomada e regule a temperatura desejada conforme o item 3. DESLIGAR: basta desligar o plugue da tomada. Sempre que desligar o refrigerador, aguarde 5 minutos antes de relig-lo. Carregar / Abastecer As instrues abaixo devem ser seguidas antes do primeiro abastecimento ou aps o degelo total do refrigerador. Deixe o refrigerador funcionando por duas horas antes de armazenar qualquer alimento em seu interior. Inicie o carregamento pelas prateleiras do refrigerador, deixando as da porta por ltimo. Respeite os limites mximos de carga descritos abaixo. No carregue alimentos que estejam em temperaturas superiores temperatura ambiente. Aps o carregamento, regule o seletor de temperatura na posio mais indicada, conforme o item 3. Observe os limites mximos de carga abaixo:

Modelo RE31

Modelo RW35

Regular a temperatura A regulagem do termostato especfica para os Refrigeradores RE31 e RW35, no devendo ser comparadas com a graduao de refrigeradores de outras marcas ou modelos. A temperatura interna do Refrigerador depende da temperatura ambiente, da quantidade de alimentos armazenados e do nmero de vezes que a porta aberta. Se houver necessidade de ajustes, faa-o com pequenas mudanas na graduao at que atinja a temperatura mais adequada de uso. Procure sempre usar uma regulagem de temperatura adequada para cada situao, pois o no cumprimento destas instrues poder acarretar frio excessivo (desperdcio de energia) ou altas temperaturas (suor interno, perda de alimentos). O compartimento congelador conserva os alimentos a temperaturas de at -6C. Respeitar os limites de carga descritos no tpico anterior. Recomenda-se ainda evitar abrir a porta com muita frequncia.
Tabela de Referncia para Regulagem da Temperatura
Posies do Termostato Frio Mn Md. Frio Mx Funes (uso do produto) Frio Moderado Uso Normal Frio Mximo Condies de Uso do Refrigerador Temp. Ambiente Carga Abertura da Porta Menor 20C 20C a 35C Acima 35C Pouca Normal Alta Pouco Normal Frequente 9

Controle Adicional da Temperatura Interna Damper Seu produto possui um sistema de controle adicional de temperatura interna damper, que j vem regulado de fbrica, e fica localizado na parte traseira do compartimento extra frio. O Damper possui duas posies: Fechado e Aberto, conforme ilustrado abaixo.
FECHADO
ABERTO

2. Em seguida, apoie o compartimento extra frio em uma bancada..

O produto sai de fbrica na posio fechado. O Damper poder ser regulado em funo destas duas posies conforme orientao da tabela de regulagem abaixo:
Condio Ambiente Temperatura ambiente inferior a 20C Temperatura ambiente entre 20C e 35C Temperatura ambiente superior a 35C Posio do "Damper" Fechado critrio do consumidor Aberto

3. Segurando a haste do damper pela extremidade, puxe-a levemente para cima at que esta se solte totalmente.

A regulagem correta do Damper proporciona uma melhor distribuio da temperatura no interior do refrigerador. Como alterar a posio do Damper 1. Retire o compartimento extra frio como se estivesse abrindo-a normalmente at que ela se solte totalmente.

4. Para fix-la na posio desejada, escolha a posio de encaixe conforme orientao da tabela de regulagem e encaixe o Damper novamente no compartimento extra frio. Veja figura ilustrativa abaixo..

10

Descongelamento
Degelo Prtico O degelo utilizado em seu Refrigerador permite eliminar o gelo formado sem que se necessite desligar o Refrigerador ou alterar a condio de funcionamento do mesmo. Voc pode definir o momento que pretende executar o degelo. Sugerimos faz-lo preferencialmente no perodo da noite, quando o Refrigerador est sendo menos utilizado. Este sistema evita o trabalho constante de limpar o congelador. Retire os alimentos do congelador antes de efetuar o degelo. Uma vez descongelado, o alimento no dever ser congelado novamente pois ele pode perder suas caractersticas. Procedimento para o Degelo 1. Proceda a operao de deGelo gelo sempre que a camada de gelo cobrir a faixa vermelha do pino indicador de degelo, localizado na parte superior do congelador. O excesso de formao de gelo no congelador prejudica o funcionamento do produto e aumenta o consumo de energia. Essa formao poder ser mais rpida ou lenta conforme a umidade do ar e a freqncia de abertura da porta. 2. Verificar se todos os alimentos esto em recipientes fechados para garantir que eles preservem o seu adequado teor de umidade. 3. Retirar os alimentos do congelador e do compartimento extra-frio (gaveta de degelo). 4. Pressionar o boto de degelo externo, que se encontra no painel de controle do Refrigerador. No desligue o seu Refrigerador e nem altere a posio de regulagem do termostato. Uma vez pressionado este boto a operao no poder ser revertida. Evite acion-lo desnecessariamente. Para saber se o boto de degelo j foi acionado, observe se a faixa vermelha no corpo do boto est aparente ou no. Se a faixa vermelha estiver aparente, porque o procedimento de degelo no foi iniciado. Se a faixa vermelha no estiver mais aparente, porque o boto j foi pressionado, e portanto, seu Refrigerador est com o procedimento de degelo em andamento. 5. Fechar a porta do Refrigerador. Se houver necessidade, a porta poder ser aberta normalmente. 6. O trmino do degelo se dar de forma automtica, sem que seja necessria a sua ateno. 7. Aps o degelo, retirar a gua acumulada na gaveta. 8. Recoloque os alimentos. Degelo Total para Limpeza do Produto Quando houver a necessidade de uma limpeza mais detalhada em seu Refrigerador, recomendamos que se proceda ao degelo total, observando os seguintes passos: 1. Desconecte o plugue da tomada. 2. Retire todos os alimentos, iniciando pela porta, e os acessrios (gavetas e prateleiras) do Refrigerador, mantendo, entretanto, o compartimento extra-frio (gaveta de degelo) em seu devido local. 3. Para acelerar o processo de degelo, mantenha a porta aberta e, se possvel, coloque um ventilador, ligado, direcionado para o interior do produto. 4. Depois de terminado o degelo, limpe o interior conforme o item Limpeza e Manuteno - Parte interna. 5. Enxugue o Refrigerador, ligue o plugue na tomada e regule o termostato conforme orientaes do procedimento Carregar / Abastecer deste manual.

11

Caractersticas de Operao do Produto


Excesso de umidade na superfcie externa (molhada) Em dias quentes e midos (temperatura superior a 32 C e umidade superior a 80%) pode haver a formao de gotculas de gua na superfcie externa. Tanto o aquecimento como a formao de gotculas de gua so normais e no interferem no funcionamento do refrigerador. Se preferir, enxugue a superfcie externa com um pano macio e seco.

Rudos normais de operao O refrigerador pode gerar alguns rudos normais durante seu funcionamento. Veja abaixo quais rudos so esses e porque eles ocorrem: Chiado: acontece, principalmente, quando a porta est aberta. Deve-se expanso do fluido refrigerante dentro do evaporador. Rudos no compressor: o compressor trabalha em alta rotao para obter maior desempenho e menor consumo de energia e pode gerar pequenos rudos. Estalos no termostato: ao ligar ou desligar o refrigerador, pode-se gerar um estalo devido ao funcionamento do termostato. Estalos no refrigerador: estalos podem ocorrer devido s dilataes normais do gabinete, principalmente aps o fechamento da porta, quando ocorre um sbito resfriamento do ar que est no interior do refrigerador. Aquecimento na parte traseira normal que a parte traseira do refrigerador apresente temperatura elevada, pois essa regio utilizada para eliminar o calor do gs refrigerante que passa pelos tubos. Evite contato com essa regio; no a utilize para secar roupas, panos de prato ou qualquer outra utilidade. Vedao da porta Ao fechar as portas do refrigerador ocorre a formao de vcuo interno, dificultando a abertura logo em seguida. Essa ocorrncia normal devido perfeita vedao. Portanto, no force a abertura da porta; aguarde alguns instantes antes de abr-la novamente.

12

Limpeza e Manuteno
Retire o plugue da tomada antes de realizar esta operao. No utilize esptulas metlicas ou agentes de limpeza como lcool, querosene, gasolina, gua sanitria, Tner, solventes, Varsol, cidos, vinagres, abrasivos ou outros produtos qumicos no recomendados neste manual. Desligue sempre o refrigerador antes de realizar essa operao, tomando cuidado para no tocar no condensador e no compressor, pois eles podem estar quentes. No jogue gua diretamente dentro ou fora do refrigerador. Limpeza da parte interna Antes de comear a limpar o refrigerador, lembre-se de que objetos midos podem aderir facilmente a superfcies extremamente frias, como, por exemplo, a superfcie interna do congelador. No toque as superfcies frias com as mos, panos ou esponjas midas. Para limpar as partes internas do refrigerador, use somente pano umedecido em uma soluo de gua e bicarbonato de sdio (dissolva 1 colher de sopa de bicarbonato para 1 litro de gua). Nunca use esptulas metlicas, objetos pontiagudos, escovas, produtos abrasivos ou alcalinos para limpeza das superfcies plsticas no interior do seu refrigerador. Limpeza da parte externa Para limpar facilmente a parte externa de seu refrigerador, utilize uma soluo de gua morna com sabo neutro e depois seque-o cuidadosamente com um pano limpo. A cada seis meses efetue a limpeza do condensador na parte traseira do Refrigerador, utilizando um aspirador de p ou um espanador. O p acumulado impede o correto funcionamento do condensador, afetando o bom desempenho do Refrigerador e acarretando um maior consumo de energia. Limpeza das borrachas de vedao das portas Limpe as borrachas de vedao cuidadosamente com um pano macio e mido. Aps a limpeza, seque-as tomando cuidado para no danific-las. As gaxetas (borrachas) so removveis, porm deve-se evitar retir-las. A retirada aconselhavel somente no momento da reposio por novas gaxetas. Substituio da lmpada Proceda da seguinte maneira: 1. Desligue o plugue da tomada. 2. Puxe a regio indicada da tampa para baixo e remova-a. 3. Troque a lmpada queimada por outra com as mesmas dimenses, tenso e potncia mxima de 15W. 4. Encaixe a tampa da lmpada.

13

Limpeza do Reservatrio para gua (somente para o modelo RW35) 1. Retire o reservatrio da porta do refrigerador, levantando-o e puxando-o conforme desenho ao lado. 2. Solte as 3 travas e a tampa de abastecimento com cuidado, pressionando a parte superior da mesma (A) e puxando a parte inferior (B). 3. Retire a parte superior do reservatrio. 4. Retire a torneira do reservatrio girando-a no sentido anti-horrio. 5. Remova as borrachas de vedao da torneira e limpe todas as peas com gua morna e sabo neutro. 6. Aps ter limpado todas as peas, enxge-as em gua corrente. 7. Encaixe a parte superior do reservatrio na parte inferior utilizando as travas laterais. 8. Coloque a torneira no reservatrio. Para evitar vazamento, aperte a torneira no sentido horrio at que encoste no reservatrio. Tomar cuidado em no inverter o sentido de montagem da borracha de vedao, conforme figura ao lado. 9. Encaixe o reservatrio firmemente na porta para possibilitar o perfeito funcionamento da vlvula. Limpeza do Coletor de Pingos de gua 1. Retire a tampa do coletor de pingos do dispenser de gua. 2. Enxugue a gua coletada no coletor, sempre que necessrio. 3. Limpe o coletor e a tampa com gua morna e sabo neutro. 4. Encaixe a tampa do coletor no dispenser de gua.

A B

No abrir a porta pelo acionador do reservatrio de gua.

14

Dicas e Conselhos
Em caso de ausncia prolongada (ex. frias) pretendendo desligar o refrigerador, remova todos os alimentos e limpe-o, deixando as portas entreabertas para evitar mofo e odores desagradveis (ver item limpeza e manuteno). No conserve alimentos com datas vencidas dentro do refrigerador. Os alimentos cozidos (ex. arroz, feijo, entre outros), com alto teor de gordura (ex. laticnios, salame, presunto, entre outros) e cidos (ex. vinagre, vinho, cebola, alho, entre outros) exalam odores que podem contaminar outros alimentos e gerar cheiros desagradveis ao longo do tempo de uso do seu refrigerador. Para conservar o produto: Evite o contato de qualquer tipo de leo ou gordura com as partes plsticas do produto para evitar o aparecimento de manchas e danos ao produto. No lubrifique a dobradia da porta em hiptese alguma para no causar danos nas partes plsticas. No coloque garrafas de vidro, plstico ou latas fechadas no freezer, pois os lquidos aumentam de volume quando congelados e esses recipientes podem quebrar. Em caso de falta de energia eltrica, procure no abrir as portas do produto. Isto garantir que a temperatura interna seja mantida por um tempo maior. Para economizar energia: Mantenha as portas abertas apenas o tempo necessrio. Se as portas no estiverem devidamente fechadas, haver aumento do consumo de energia e poder ocorrer a formao excessiva de gelo. No utilize toalhas ou plsticos para forrar as prateleiras e distribua bem os alimentos para facilitar a circulao de ar frio entre eles. Jamais pendure roupas, panos ou objetos no condensador (parte traseira do produto), pois prejudica o funcionamento e aumenta o consumo de energia. No coloque alimentos quentes no refrigerador ou no freezer. Para transportar o produto: Em caso de necessidade de transporte, no deite o produto para a direita (para quem olha o refrigerador de frente). Para pequenos deslocamentos, incline-o para trs ou para um dos lados com ngulo mximo de 30. Em longos deslocamentos (ex.: mudana), movimente-o em p. No arraste o produto puxando pelo condensador. Para congelar e descongelar os alimentos: Os produtos a serem congelados devem ser frescos e limpos. Embale os alimentos em pores adequadas ao tamanho da sua famlia e que possam ser consumidos de uma s vez. Alimentos descongelados no devem ser congelados novamente. Pacotes pequenos permitem um congelamento rpido e uniforme.
15

Falhas e Solues
Assistncia ao Consumidor Caso o seu Refrigerador apresente algum problema de funcionamento, verifique as provveis causas e solues. Caso as correes sugeridas no sejam suficientes, chame o Servio Autorizado Electrolux, que est sua disposio.
FALHAS Se o Refrigerador no Funciona (no Liga) CAUSAS Plugue desligado da tomada. Tomada com mau contato ou sem energia eltrica. Fusvel queimado, falta de energia eltrica ou disjuntor desligado. Tenso na tomada muito alta ou muito baixa (neste caso, o compressor dar vrios arranques sem funcionar). Se o Refrigerador Apresenta Rudos Anormais Refrigerador encostado na parede. Refrigerador desnivelado. SOLUES Ligar o plugue na tomada. Corrigir o defeito na tomada eltrica. Verifique, utilizando outro aparelho eltrico porttil, se existe energia na tomada. Trocar fusvel, aguardar retorno da energia ou ligar o disjuntor. Instalar estabilizador de tenso (no inferior a 1500 VA). Desencostar da parede, deixando 10 cm de folga (ver captulo Instalao). Ajustar os ps niveladores conforme instrues, deixando o Refrigerador perfeitamente assentado no cho (ver captulo Instalao). Aguardar alguns instantes para abrir novamente. Isto indica uma perfeita vedao, o que no defeito e sim qualidade do Refrigerador. Ajuste corretamente as vedaes.

Se a Porta no Abre

Porta fechada recentemente.

Vazamento no Vazando gua do reservatrio de gua. reservatrio de gua (somente no modelo RW35) A gua no sai aps O acionador no aciona a vlvula. acionamento da vlvula (somente no modelo RW35) Se o Refrigerador no Gela (Refrigerao insatisfatria) Excesso de gelo no congelador. Prateleiras cobertas com toalhas ou vasilhas que impeam a circulao do ar. Panos/objetos sobre o condensador. Condensador sujo (parte de trs do refrigerador. Seletor de temperatura (termostato) em graduao muito baixa. Seletor de temperatura (termostato) em graduao muito baixa.

Encaixar melhor o reservatrio na porta.

16

Realizar degelo conforme instrues do captulo Descongelamento. Retirar as toalhas ou distribuir melhor as vasilhas para evitar a m circulao do ar. Retirar os objetos. Efetuar limpeza conforme manual (ver captulo Limpeza e Manuteno). Ajustar para graduao mais alta conforme tabela orientativa (ver captulo Como Usar). Ajustar para graduao mais alta conforme tabela orientativa (ver captulo Como Usar).

Especificaes Tcnicas (**)


Modelo Capacidades (litros)(norma ISO8561) Degelo Altura mnima com p nivelador (mm) Largura (mm) Profundidade com porta fechada (mm) Profundidade com porta aberta (mm) Peso lquido (kg) Potncia da lmpada (W) Frequncia (Hz) Tenso (V) Consumo de energia (kWh/ms) (norma ISO7371) Gs refrigerante Peso mximo sobre o Refrigerador Armazenamento congelador Armazenamento refrigerador Armazenamento total Bruto congelador Bruto refrigerador Bruto total 26 214 240 38 214 252 Prtico 1416 550 613 1215 (*) 39,5 15 60 127 / 220 23,7 R134a 20 kg 26 236 262 38 237 275 Prtico 1520 550 613 1215 (*) 43 15 60 127 / 220 24,4 R134a 20 kg RE31 RW35

(*) inclui distncia mnima at a parede. (**) Todas as informaes da tabela so vlidas para 127V e 220V. Ateno: Este produto no bivolt, verifique a tenso (V) correta da rede eltrica antes de ligar o produto. possvel colocar at 20 kg sobre o produto. Caso seja necessrio, utilize um transformador com potncia no inferior a 1500 VA.

Esse refrigerador destina-se, somente, para uso domstico.

17

Certificado de Garantia
A fabricante Electrolux do Brasil S.A. concede garantia contra qualquer vcio de fabricao aplicvel nas seguintes condies: 1. O incio da vigncia da garantia ocorre na data de emisso da competente nota fiscal de venda ao consumidor correspondente ao produto a ser garantido com identificao, obrigatoriamente, de modelo e caractersticas de produto; 2. O prazo de vigncia da garantia de 12 (doze) meses contados a partir da data da emisso da nota fiscal preenchida conforme disposio do item 1deste certificado e divididos da seguinte maneira: a) 3 (trs) meses de garantia legal; e, b) 9 (nove) meses de garantia contratual. 3. A fabricante no concede qualquer forma e/ou tipo de garantia para produtos desacompanhados de nota fiscal de venda ao consumidor, ou produtos cuja nota fiscal esteja preenchida incorretamente (observar orientao do item 1 deste certificado); Condies desta Garantia: 4. Qualquer defeito que for constatado neste produto deve ser imediatamente comunicado ao Servio Autorizado Electrolux mais prximo de sua residncia, cujo contato e endereo pode ser encontrado na relao que acompanha o produto, no site da fabricante (www.electrolux.com.br), ou, informado pelo Servio de Atendimento ao Consumidor Electrolux. 5. Esta garantia abrange a substituio de peas que apresentem vcios constatados como de fabricao, alm da mo de obra utilizada no respectivo reparo. 6. Vidros, peas plsticas (botes, gavetas, capa dos puxadores, tampas, prateleiras, porta laticnios, frisos, acabamentos, emblemas, etc.) e lmpadas so garantidos contra vcios de fabricao apenas pelo prazo legal de 90 (noventa) dias, contados a partir da emisso da nota fiscal de compra do produto. A Garantia perder a Validade quando: 7. Houver remoo e/ou alterao do nmero de srie ou da etiqueta de identificao do produto. 8. O produto for instalado ou utilizado em desacordo com o Manual de Instrues e utilizado para fins diferentes do uso domstico (uso comercial, laboratorial, industrial, etc.). Tambm no tero nenhum tipo de cobertura pelas garantias (legal e contratual), indenizao e/ou ressarcimento, materiais ou alimentos armazenados no interior do produto utilizado para os fins citados. 9. O produto for ligado em tenso diferente a qual foi destinado. 10. O produto tiver recebido maus tratos, descuidos ou ainda sofrer alteraes, modificaes ou consertos feitos por pessoas ou entidades no
18

credenciadas pela Electrolux do Brasil S.A. 11. O defeito for causado por acidente ou m utilizao do produto pelo Consumidor. A Garantia concedida pelo Fabricante no cobrir: 12. Despesas com Instalao do produto. 13. Produtos ou peas danificadas por acidente de transporte ou manuseio, riscos, amassamentos ou atos e efeitos da natureza. 14. O no funcionamento ou falhas decorrentes de problemas de fornecimento de energia eltrica e/ou falta de gua no local onde o produto est instalado. 15. Despesas com transporte, peas, materiais e mo de obra para preparao do local onde ser instalado o produto (ex. rede eltrica, conexes eltricas e hidrulicas, tomadas, esgoto, alvenaria, aterramento, etc.). 16. Chamadas relacionadas unicamente a orientao de uso constantes no Manual de Instrues ou no prprio produto sero passveis de cobranas. Outras disposies: 17. As despesas de deslocamento do Servio Autorizado, para atendimento de produtos instalados fora do municpio de sua sede, obedecero os seguintes critrios: a) para situaes existentes nos primeiros 90 (noventa) dias seguintes data de emisso da nota fiscal de venda ao Consumidor, as despesas sero suportadas pela fabricante; b) para situaes existentes aps o 91 (nonagsimo primeiro) dia seguinte data da emisso da nota fiscal de venda ao Consumidor, as despesas sero suportadas nica e exclusivamente pelo Consumidor. 18. As despesas decorrentes e conseqentes de instalao de peas que no pertenam ao produto so de responsabilidade nica e exclusiva do Consumidor. 19. A Electrolux declara que no h nenhuma outra pessoa fsica e/ou jurdica habilitada a fazer excees ou assumir compromissos, em seu nome, referente ao presente certificado de garantia. 20. Este CERTIFICADO DE GARANTIA vlido apenas para produtos vendidos e utilizados no territrio brasileiro, sendo que qualquer dvida sobre as disposies do mesmo devem ser esclarecidas pelo manual de instrues, pelo site da fabricante ou pelo Servio de Atendimento ao Consumidor Electrolux. 21. Para sua comodidade, preserve o MANUAL DE INSTRUES, CERTIFICADO DE GARANTIA E A NOTA FISCAL DO PRODUTO. Quando necessrio, consulte a nossa Rede Nacional de Servios Autorizados e/ou o Servio de Atendimento ao Consumidor.

19

20

69500651 Jun/12 Rev.00

Вам также может понравиться